Saltar para o conteúdo

O candidato roubalheira

2 Junho, 2009

«Este episódio de Vital com a “roubalheira” nem vale a pena sequer ser discutido nos termos em que  [Vital] o coloca, porque não sei o que ele fará quando lhe saírem na rifa uns PS no “banco do PSD”. Este era o banco onde uma parte considerável do dinheiro da Segurança Social estava depositada pelo governo Sócrates, até que foi retirada em circunstâncias pouco esclarecidas em Agosto de 2008 ,precipitando a crise do BPN. Ainda há muita coisa, muita coisa, por esclarecer e que se deseja, acima de tudo, que seja esclarecida com as devidas consequências, penais ou outras. Mas Vital deveria saber que existe uma regra de ouro nestes “negócios” em Portugal: é que sempre são feitos em tandem entre gente do PSD e do PS. Talvez neste caso, houvesse um maior desequilibrio do que o costume, mais PSD e menos PS, e talvez seja por isso que muitas protecções não se verificaram. Bem pelo contrário.

Dito isto, Sócrates deve estar a encolher os ombros e piscar os olhos de cumplicidade à corte de assessores, porque Vital está a fazer-lhe um serviço sem preço. Está a fazer circular os “argumentos” que ele deseja mais que tudo que circulem, que equilibrem o Freeport, que encontrem culpados políticos para a “crise” no PSD, que distraiam tudo e todos do seu papel e do governo. Haverá um dia em que, não é preciso ser adivinho, Vital ainda vai ter as suas palavras de volta, em dobrado. Mas elas irão para Vital, o candidato da “roubalheira”, que deu a face da grosseria populista, e não para Sócrates, o mentor escondidoPacheco Pereira

49 comentários leave one →
  1. nem estranho não estranhar permalink
    2 Junho, 2009 21:46

    Sem comentários.

    Gostar

  2. 2 Junho, 2009 21:57

    O raciocínio de Vital Moreira em relação ao PSD e ao BPN está ao nível do de um taxista-de-aeroporto:

    «Se todos os que me assaltaram são pretos, então todos os pretos assaltam»

    Essa falácia aparece amplamente abordada no excelente livro «O Cisne Negro» (de N. Nicholas Taleb), e é referida (na tradução para português) como a «falácia de ida-e-volta».

    Concretamente, refere-se uma questão semelhante, colocada nos Testes de Aptidão Escolar a adolescentes que querem entrar nas universidades norte-americanas, e que dá direito a chumbo quando os jovens respondem seguindo a mesma lógica de Vital Moreira.

    A pergunta é a seguinte (ou equivalente):

    «Todos os ‘zoogles’ são ‘boogles’. Viu um ‘boogle’. Esse ‘boogle’ é um ‘zoogle’?».

    Gostar

  3. 2 Junho, 2009 21:59

    Completamente de acordo. Sócrates queixa-se de ataques sujos (no caso da campanha de 2005, com razão) mas permite-os sem pestanejar.

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    2 Junho, 2009 22:10

    o pacheco cavalgou o freeporcos enquanto pôde e esqueceu-se que isto poderia ser um caso psd, agora levou com o bpn nos queixos e argumenta contra o que andou a fazer. estou para ver qual vai ser o argumento da próxima bronca. valha-me santo ovídeo, o do smith.

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    2 Junho, 2009 22:13

    Ena!
    Há muito tempo que eu não lia o Pacheco

    Gostar

  6. A. R permalink
    2 Junho, 2009 22:14

    Gostava de ter a lista de depositantes que levantou o dinheirinho a tempo. Eu acho que a roubalheira ia mudar de cor.

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    2 Junho, 2009 22:15

    começou a chover na s. caetano e o guru desata a fazer previsões meteorológicas para as altas pressões.

    Gostar

  8. Anónimo permalink
    2 Junho, 2009 22:19

    A verdade doi

    Gostar

  9. Anónimo permalink
    2 Junho, 2009 22:19

    Os da campanha da verdade não aguentam a verdade

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    2 Junho, 2009 22:23

    #2 – “O raciocínio de Vital Moreira em relação ao PSD e ao BPN está ao nível do de um taxista-de-aeroporto:”
    e este raciocínio está ao nível de quê? generalizar com taxistas não vem a propósito, não é educado e é zoogle/boogle. temos aprendiz de pacheco.

    Gostar

  11. 2 Junho, 2009 22:25

    Há políticos sentados
    à espera de sinais,
    com discursos enlatados
    de coisas tão banais!

    Há gente intocável
    neste regime moribundo,
    de aparência impecável
    e odor nauseabundo!

    O oásis é uma miragem
    neste país desertificado,
    secante tem sido a voragem
    deixando o país ressacado.

    Gostar

  12. lucklucky permalink
    2 Junho, 2009 22:32

    A única roubalheira são impostos que o “Estado, o PS” usa para meter no Banco que devia simplesmente ter falido.

    Gostar

  13. rui.baptista.ml permalink
    2 Junho, 2009 22:39

    Off the topic [ sorry, Helena ]

    Quem participou nisto? Com mais de 1000 participantes, algum visita o Blasfémias?

    Gostar

  14. Trinta e Quatro permalink
    2 Junho, 2009 22:52

    E não é a primeira vez. Já no comício de abertura da campanha para as legislativas que está a decorrer (em Guimarães), o senhor Sókas disse que era o PSD quem apostava o dinheiro da SS na bolsa. Pouco tempo depois surgiu o silêncio, total e repentino, sobre o BPN. Percebe-se muito bem o género de criatura com que lidamos. Boa para o PS, péssima para Portugal.

    Gostar

  15. Observador da Bufaria permalink
    2 Junho, 2009 22:59

    O Primeiro Gatuno do Reino inventou o Candidato Roubalheira vocacionado para tentar encobrir as roubalheiras do Primeiro.É um pobre papagaio sem jeito e sem graça cujo único aspecto saliente é o capacho de popa de arara albina no alto do toutiço.

    Gostar

  16. aristofanes permalink
    2 Junho, 2009 23:00

    ouvi dizer que é capaz de, este banco, também ter sido utilizado para fazer circular o dinheiro do “porto livre”. Porque será que o BdP propôs a privatização com carácter de urgência sem qualquer tipo de avaliação (os melhores dos melhores estão no BdP por isso são “bem” pagos)?

    Gostar

  17. anti-numenklatura permalink
    2 Junho, 2009 23:00

    Cá por mim acho muito bem que eles se guerreiem a mostrar todas as roubalheiras.Deveria ser sempre assim.Um caminho cheio de “mortos”…A ver se alguém se atrevia a meter a mão na massa…
    Agora divisões amigas do pecúlio á conta do pacóvio do contribuinte é que não…

    Gostar

  18. Kolchak permalink
    2 Junho, 2009 23:34

    O que estão a fazer pode levá-los, até, a ter boas sondagens. Não os levará, decerto, à vitória nas eleições de Domingo. Os Portugueses odeiam política: se for feita assim, muito pior!

    PSD- Miserável a deserção de Luís Filipe Menezes e de Marco António Costa, hoje, em Vila Nova de Gaia. Com «apoios» assim, só se está a ajudar o PS.
    Quando Manuela Ferreira Leite vencer as próximas eleições legislativas terá duas tarefas hercúleas: tentar superar o colapso económico que Sócrates deixará como legado; aniquilar de uma vez, alguns frustrados antigos e «ex-futuros» líderes do PSD, que funcionam como verdadeira «Quinta Coluna» socialista dentro do Partido.

    Gostar

  19. ourição permalink
    2 Junho, 2009 23:40

    #18 tem razão kolchak, cá se fazem cá se pagarão. Tipos sem dimensão política, um médico falhado, tripeiros com tripa cagarina quando a coisa treme, aliados dos ratos de pelo sujo que são a vergonha do socialismo.

    Gostar

  20. 2 Junho, 2009 23:59

    lucklucky

    Eu também concordo que o BPN devia ter falido. E se o governo o deixa-se falir? Muitos daqueles que dizem que deveria falir, seriam os mesmos a atirar pedras ao governo por o deixar falir.
    Deixem-se de tretas.

    Gostar

  21. Tolstoi permalink
    3 Junho, 2009 00:15

    Este é o exemplo de como o académico se transforma num arruaceiro, a distância é mais curta do que pode parecer, trata-se de um perfil desajustado para uma campanha que tudo está a fazer para que o PS perca estas eleições, se é que não o conseguiu já.

    Gostar

  22. Tolstoi permalink
    3 Junho, 2009 00:18

    Roubalheira é mais um imposto europeu.

    Gostar

  23. 3 Junho, 2009 00:32

    #22

    Parece que temos um apoiante da roubalheira no BPN

    Gostar

  24. BUFO permalink
    3 Junho, 2009 00:47

    A televisão tem mostrado milhares de pessoas a apoiar o candidato Paulo Rangel , ironia pois claro , o homem anda sozinho até mete dó , parece que tem a gripe , será que estou fora do contexto , agora ganham-se eleições porque alguns de vós querem? O Vital bem pode dizer baboseiras , pelo menos tem gente a ouvi-lo . A famosa Roubalheira , veio em má altura é um facto , é que os “otários” eleitores não es esquecem , já lá vão 2.500.000.000 , qual Maddof ?

    Gostar

  25. Tolstoi permalink
    3 Junho, 2009 01:04

    #23

    # Tenha juízo

    Gostar

  26. 3 Junho, 2009 01:22

    «Não nos resignamos a ter um incompetente no Banco de Portugal»
    Paulo Portas e Nuno Melo atacam Constâncio por causa do caso BPN

    «Não nos resignamos a ter um incompetente à frente do Banco de Portugal que obriga o contribuinte a pagar 2500 milhões de euros por causa de uma fraude», afirmou esta noite o líder do CDS, Paulo Portas, num jantar com militantes em Loulé.

    Depois de nesta segunda-feira, Nuno Melo ter apresentado o parecer que levou à nacionalização do banco, o caso BPN volta com mais força ainda à agenda de campanha do partido.

    Antes deste ataque de Portas, já Nuno Melo tinha falado no assunto. «Então o doutor Vitor Constâncio não deu o documento à Comissão Parlamentar, alegando segredo bancário, mas hoje já veio comentar. Já não importava o segredo bancário?», questionou o cabeça-de-lista do CDS, que considera «absurda» resposta de Constâncio ao documento. «Ficamos a saber que uma nacionalização, mesmo que custe milhões ao estado não faz mal nenhum porque foi uma decisão politica?

    O jantar desta noite foi mais breve porque Nuno Melo teve de partir para Lisboa, para estar presente esta quarta-feira na audição ao ministro da Justiça sobre o caso Lopes da Mota e as pressões sobre magistrados no caso Freeport. «Amanhã, o senhor ministro vai retirar as consequências que há mais de um mês disse que retirava, mas que até hoje ninguém conhece», afirmou. «O CDS não usa investigações judiciais como arma de arremesso para fazer política, mas também não aceita interferências políticas na Justiça», afirmou.

    Considerando que os portugueses estão cansados de ver as maiores faltas e de ver que depois as coisas continuam na mesma», Nuno Melo adiantou que «vai sendo tempo de exigir responsabilidades a Lopes da Mota e Constâncio, tal como os socialistas exigiram a Dias Loureiro».

    «O que eu não aceito como candidato do CDS e como português é que por causa de um membro português do Eurojust, hoje investigadores portugueses estejam a contactar directamente os congéneres ingleses porque não confiam, porque no Eurojust porque está lá um nacional que dá pelo nome de Lopes da Mota», afirmou, considerando que este caso afecta «a credibilidade da Justiça portuguesa».
    http://www.tvi24.iol.pt/politica/paulo-portas-nuno-melo-cds-bpn-constancio-tvi24/1067816-4072.html

    Gostar

  27. Observador da Bufaria permalink
    3 Junho, 2009 03:17

    O Constâncio ganha 250000/ano.Devia ficar no Banco de Portugal mais 10 anos e ser obrigado a entregar os ordenados à Caixa para tapar o buraco do BPN-250000×10=2500000.Já agora o Cavaco não devia esquecer de o condecorar no 10 de Junho com a Grã-Cruz da Ordem dos Merdosos Nacionais.

    Gostar

  28. 3 Junho, 2009 07:47

    “O mais difícil nessa altura era escolher entre os que se queriam associar ao projecto lançado e apadrinhado por Mário Soares (…). Com muitas dezenas de milhares de contos ‘oferecidos’ por Maxwell em 1987 e 1988, com consideráveis verbas oriundas do ex-MASP e uma importante contribuição de uma empresa próxima de Almeida Santos, houve o suficiente para aumentar o capital da Emaudio de 5 para 100 mil contos” – Rui Mateus

    A Procuradoria-Geral da República manteve sempre um silêncio sobre estas actividades criminosas.

    Gostar

  29. tina permalink
    3 Junho, 2009 09:07

    O PSD também deveria ter falado na pedofilia do PS nas últimas europeias.

    Gostar

  30. tina permalink
    3 Junho, 2009 09:10

    E ainda está a tempo de falar no socialista Constâncio, que foi o culpado de milhões e milhões de euros dos contribuintes gastos a salvar bancos devido à sua negligência. Apesar de ganhar uma batelada de dinheiro, é um socialista incompetente de primeira.

    Gostar

  31. ourição permalink
    3 Junho, 2009 09:11

    Cerimónia decorrerá em Santarém
    Cavaco Silva distingue 36 personalidades no dia 10 de Junho
    Então e o paulo poderoso ainda não vai ser desta?

    Gostar

  32. Antonio Cunha permalink
    3 Junho, 2009 10:00

    Duas coisas que gostaria de dizer:

    – Quero saber quem foram as pessoas/instituições que foram a correr tirar o dinheiro do BPN e BPP e deixaram estes bancos numa situação ainda pior. Ouve informação privilegiada ? Porque motivo a Seg Social tirou milhoes do BPN ainda antes disto tudo se saber ?

    – Segundo a lógica Vital, o PS é um partido de Pedófilos !

    Gostar

  33. tina permalink
    3 Junho, 2009 10:06

    Que deprimente pensar que vamos ter este bimbo a representar Portugal na UE. Será possível descer mais baixo do que isto?

    Gostar

  34. PKS permalink
    3 Junho, 2009 10:07

    Einstein terá dito um dia que o mal não é culpa de quem o faz, mas de quem o deixa fazer.

    Vital conclui portanto que Vítor Constâncio é secretamente membro do PSD.

    [Parabéns, verifico que já ultrapassaram os 5 milhões; eu fui o 5.000.003.]

    Gostar

  35. BUFO permalink
    3 Junho, 2009 10:22

    Temos o problema da superlotação das cadeias resolvido (graças ao Einstein). Libertem-se todos os criminosos e metam-se todos os policias na gaiola . Ele há cada um !

    Gostar

  36. 3 Junho, 2009 11:00

    “Este era o banco onde uma parte considerável do dinheiro da Segurança Social estava depositada pelo governo Sócrates, até que foi retirada em circunstâncias pouco esclarecidas em Agosto de 2008”

    Ufa … Ainda bem, senão era menos esse.

    Gostar

  37. OLP permalink
    3 Junho, 2009 11:23

    Na campanha não é que se verifique que um académico se transforme em arruaceiro.
    É precisamente o contrário.
    Como é que um arruaceiro se transforma em académico não deixando nunca de o ser.

    Gostar

  38. Kolchak permalink
    3 Junho, 2009 11:56

    É óptimo que Vital Moreira continue a fazer a campanha que está fazer. Avanço uma ideia, hoje, Quinta-Feira: O PSD acaba de vencer as eleições de Domingo!

    PSD – Obrigado Sr. Professor: candidate-se quando quiser!

    Gostar

  39. Anónimo permalink
    3 Junho, 2009 12:08

    #39 – “Avanço uma ideia, hoje, Quinta-Feira: O PSD acaba de vencer as eleições de Domingo!”
    deves ter feito bué de rotundas para chegares a essa conclusão. vai mas é consertar o parafuso horário.

    Gostar

  40. tina permalink
    3 Junho, 2009 13:51

    “Como é que um arruaceiro se transforma em académico não deixando nunca de o ser.”

    Não há dúvida que ele e a Ana Gomes estão um para o outro. O irónico é que pessoas destas odeiam sempre a sua imagem no espelho. Por isso, infelizmente nunca casarão um com o outro, nem nunca irão passar a lua de mel a Cacun, onde serão engolidos para sempre num tsunami. Oh, que pena…

    Gostar

  41. tina permalink
    3 Junho, 2009 13:57

    “Como é que um arruaceiro se transforma em académico não deixando nunca de o ser.”

    Mas para responder mais concretamente a esta questão, deve ser um problema genético, o gene bimbo, ligado covalentemente ao gene falta de chá, resulta assim num comportamento arruaceiro.

    Gostar

  42. OLP permalink
    3 Junho, 2009 16:34

    Eu proponho duas razões.
    A primeira tem a ver com a cultura do ódio. Não da revolta nem da indignação ou mesmo da “luta” contra as injustiças, como muitas vezes querem fazer passar.
    A segunda tem a ver com a aceitação do princípio de que os meios justificam os fins.
    Uma vez este caldo de cultura interno suficientemente interiorizado, nunca por nunca deixarão de o ser.

    Gostar

  43. 3 Junho, 2009 16:41

    #33 Antonio Cunha
    Se seguir a sua lógica os PSD’s são o partido dos vigaristas da roubalheira.

    Gostar

  44. Antonio Cunha permalink
    3 Junho, 2009 16:42

    JR

    O que são so PSD’s ?

    Gostar

  45. Tribunus permalink
    3 Junho, 2009 18:51

    Seguindo a escola do Vital, o que não è senão uma roubalheira a Freeport, o BNP, o BPP e uma justiça que não satizfaz os direitos dos cidadãos portugueses?

    Gostar

  46. tancredo permalink
    3 Junho, 2009 23:27

    Vocês têm que recordar, o Dr.Vital Moreira fez a sua formação política num outro partido.O PS pensou, que seria possível recicla-lo, mas enganou-se.A sua estrutura mental, foi formatada para agir como agora.Há um Instituto Superior que molda estas cabeças.

    Gostar

  47. Anónimo permalink
    4 Junho, 2009 02:16

    Para ajudar a decidir consultar o Euprofiler, ou ver aqui, aqui, aqui ou aqui.

    Gostar

  48. 4 Junho, 2009 15:27

    Queria que integrassem os órgãos sociais do Efisa
    Mail de Abdul Vakil para Oliveira Costa revela critério de recutamento de figuras socialistas
    04.06.2009 – 07h28
    Por Cristina Ferreira
    Pedro Cunha/PÚBLICO (arquivo)

    Abdool Vakil descreveu a Oliveira Costa vários nomes do universo socialista
    Abdool Vakil, então presidente do Banco Efisa, sugeriu a José Oliveira Costa, no início da década, a pedido deste e segundo critério definidos pelo ex-presidente da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), um conjunto de nomes do universo do Partido Socialista (PS) para integrarem os órgãos sociais do Efisa, a instituição financeira que funciona como braço de investimento do Banco Português de Negócios (BPN).

    O e-mail enviado a Oliveira e Costa por Vakil e que agora é matéria reservada à Comissão de Inquérito Parlamentar à supervisão ao BPN, foi trocado no início da década, quando era primeiro-ministro António Guterres.

    O Grupo SLN/BPN evidenciava-se antes da nacionalização por ser um projecto difuso, sustentado em relações pessoais de Oliveira Costa e Dias Loureiro, e que funcionava como um pólo de atracção de negócios não financeiros. O grupo desenvolveu-se apoiado numa base política, ligada sobretudo a uma facção do PSD, constituída por ex-membros dos governos de Cavaco Silva e de Durão Barroso, e com ligações ao mundo dos negócios. O banco caracterizava-se ainda por ter políticos no activo nos órgãos sociais e a desempenhar um papel determinante nos destinos do grupo.

    Para além de Oliveira Costa e de Dias Loureiro, pelos órgãos sociais do BPN passaram nomes como o de Daniel Sanches (ex-ministro da Administração Interna de Santana Lopes e antigo director dos serviços secretos no tempo em que Dias Loureiro era ministro), ou o de Lencastre Bernardo (ex-director dos serviços de estrangeiros e fronteiras). À frente do Conselho Superior esteve vários anos Rui Machete (presidente da Fundação Luso Americana) e dirigente do PSD. Entre os accionistas (e clientes), o grupo conta, por exemplo, com Joaquim Coimbra (da direcção de Manuela Ferreira Leite), Arlindo Carvalho (ex-ministro de saúde) ou Gilberto Madail.

    Apesar dos vários nomes do universo socialista sugeridos por Vakil a Oliveira Costa, apenas José Lamego, Augusto Mateus e Guilherme Oliveira Martins chegaram a assumir funções, mais concretamente, no conselho superior do Banco Efisa.

    O e-mail de Abdool Vakil para Oliveira Costa

    Meu caro,

    No tocante a este assunto, para além do nome que sugeriu que foi o do Doutor Oliveira Martins que julgo não ser o mais provável porque não é para Presidente, lembrei-me de alguns outros nomes que lhe submeto para uma apreciação prévia e para estabelecermos uma hierarquização para que eu possa então seguir a lista por essa ordem.

    Os nomes que me ocorrem dentro do critério que foi definido são:

    Vera Jardim – advogado com nome na Praça, Deputado pelo PS e ex-Ministro da Justiça; muito próximo do actual PR (e também amigo do Neto Valente dado que este foi há anos colega do escritório Jardim, Sampaio e Caldas);

    João Cravinho – nome bem conhecido, Deputado do PS e ex-Super Ministro do Equip Social, etc, conheço-o bem, já fez o favor de dar alguma colaboração ao Banco Efisa a título gracioso porque quando saiu do governo achou que não devia logo trabalhar para o banco que era prestador de serviços ao Ministerio que comandou. Entretanto, como isso já foi há algum tempo, pode ser que já possa aceitar. (Disse-me na altura que tinha aceite um lugar no Conselho Consultivo do Banco do Rendeiro).

    Prof. Augusto Mateus – PS muito bem inserido na máquina do Partido ; ex-Ministro da Economia; meu antigo aluno e com quem tenho excelente relação.

    Dr. Fernando Castro que foi Ch de Gabinete e ao que se diz o Mentor do então Ministro Pina Moura, muito bem inserido dentro dos meios políticos onde se move com muita discrição mas com grande eficácia. Dou-me bem com ele; veio há dias almoçar comigo ao banco; está de momento ligado à General des Eaux em Portugal.

    Alberto Costa – Deputado pelo PS, advogado e muito ligado ao António Vitorino com quem também me dou bem. Foi Ministro da Administração Interna e é também uma pessoa discreta.
    Também o Mário Cristina de Sousa poderia ser um bom nome mas está neste momento ligado à CGD e daí que, mesmo sendo um bom amigo, não possa. Mas fica aqui como uma mera sugestão mas que não me parece viável.

    Podemos falar sobre este assunto quando entender conveniente.

    Gostar

Indigne-se aqui.