Trocas de Opinião

Vale a pena participar no Trocas de Opinião, um mercado de previsão de resultados eleitorais (em fase experimental). Neste momento a cotação dos principais partidos é a seguinte:

Votação do PS nas eleições legislativas: 18.75 %
Votação do PSD nas eleições legislativas: 30.63%
Votação do CDU nas eleições legislativas: 12%
Votação do BE nas eleições legislativas: 8 %
Votação do CDS-PP nas eleições legislativas: 9.4%

O Pedro Magalhães tem mais sobre o assunto aqui e aqui.

Nota: A baixa cotação do PS deve-se à falta de liquidez do mercado e a transacções que movimentam um baixa quantidade de acções. O sistema tem ainda um bug irritante que faz com que algumas ordens de compra/venda sejam ignoradas.

48 Comentários

  1. Golp(ada)
    Posted 23 Setembro, 2009 at 01:45 | Permalink

    Chips obrigatórios nas matrículas não vão avançar.

    Boa notícia finalmente.

  2. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 03:49 | Permalink

    JM, nenhum sistema desse tipo funcionará se não for a dinheiro vivo, penso que concordará. Se não me engano foi você mesmo que me ensinou isso na Net há muitos, mesmo muitos anos atrás.

  3. Posted 23 Setembro, 2009 at 08:11 | Permalink

    Já vimos este filme.

  4. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 08:52 | Permalink

    Caro JM, o Anónimo #2 tem razão. Se não envolver apostas reais com dinheiro real, este tipo de mercados podem ser facilmente manipulados pelos apoiantes dos vários candidatos.

    Pessoalmente não compreendo como os autores do projecto, que têm o mérito de tentar criar um mercado político de apostas, não tenham compreendido a importância fundamental do dinheiro a valer.

    Mas pode ser que seja o inicio, claro.

    anti-comuna

  5. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 09:01 | Permalink

    Mas uma coisa é certa. O PS e o PSD continuam empatadinhos. O PS não está a conseguir traduzir em ganhos eleitorais a ajuda do Cavaco.

    Esta eleição está tão renhida, que pode acontecer haver um número igual de deputados, para o PS e para o PSD. E aí vão ser o número de votos totais, a nível nacional, que podem fazer a diferença, entre chamar o PS ou o PSD, a formar governo.

    Quem desejar derrotar o Pinócrates vai ter mesmo que votar no PSD, pois a dispersão de votos de protesto está a beneficiar o PS. Os partidos pequenos não merecem, mas terão que ser sacrificados para derrubar mesmo o Pinócrates.

    É importante referir isto aos eleitores que desejam derrotar o Pinócrates. Todos os votos de protesto só terão qualquer eficácia se derrubarem o Pinócrates. Mas para que aconteça, o voto terá que ser no PSD, senão são votos deitados fora.

    anti-comuna

  6. Carlos Duarte
    Posted 23 Setembro, 2009 at 09:24 | Permalink

    Caro Anti-Comuna,

    Não sou homem de apostas, mas o que me está a parecer é que vamos mesmo para algo estilo bloco central, sem Sócrates e, possivelmente, sem Ferreira Leite. Tenho muitas sérias dúvidas que Sócrates sobreviva a este acto eleitoral. O único motivo para ele ainda ser Secretário-Geral do PS prende-se com uma aparente falta de oposição interna, que o próprio fez o favor de eliminar. A alternativa óbvia – António Costa – está embrenhando nas autarquicas, o que serve a Sócrates.

  7. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 09:30 | Permalink

    “Não sou homem de apostas, mas o que me está a parecer é que vamos mesmo para algo estilo bloco central, sem Sócrates e, possivelmente, sem Ferreira Leite.”

    Não acredito. Os dois grandes partidos têm tudo a perder e nunca irão arriscar tal coisa. Em especial o PS, que seria o que mais perderia para o BE.

    Não pense nisso. Isso são delírios de alguns, que pensam que está em causa apenas a governação. Mas não está. Está em causa a sobrevivência de partidos, neste caso em especial, o PS.

    anti-comuna

  8. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 09:36 | Permalink

    Repare, caro Carlos Duarte, como o PS está refém do BE e por isso vai tentar com que este governe, para perder a atracção que tem hoje, porque nunca governou.

    Há raposas velhas no PS que sabem isto. Sabem que, enquanto o BE não for governo, ele continuará a crescer, desde que não cometa erros básicos, como os PPRs do Louçã.

    E o BE está a crescer à custa do PS. Ora, o PS só se pode defender do BE se o chamar para o governo. E corresponsabilizá-lo na governação.

    É claro que a ala esquerda do PS tenta chamar o BE para uma coligação. E tenta evitar a fuga maciça de votos, do PS para o BE. Porque é mesmo uma questão de sobrevivência do próprio PS. Compreende agora porque tocou a rebate o PS e tivemos a brigada do reumático a apelar ao voto e a uma coligação PS/BE?

    anti-comuna

  9. Kolchak
    Posted 23 Setembro, 2009 at 09:45 | Permalink

    A minha previsão eleitoral é esta:

    PSD: 36%

    PS: 32%

    BE: 12%

    CDS: 10%

    CDU: 10%

  10. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 09:49 | Permalink

    Kolchak, o PSD não vai ter tantos votos, como parecia, antes da ajuda do Cavaco ao PS.

    Os dois devem andar pelos 31% e o Bloco voltou a subir, estando bem próximo dos 15%.

    Isto está muito renhido. E a Ferreira Leite safou-se bem do que o Cavaco fez.

    anti-comuna

  11. JoaoMiranda
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:30 | Permalink

    Anti-comuna,

    Fazer um site com apostas a dinheiro provavelmente seria ilegal em Portugal. Veja o caso da Bet and Win. Santa Casa tem o monopólio do jogo.

  12. Carlos Duarte
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:34 | Permalink

    Caro anti-comuna,

    Tem razão. Admito, mais a frio, que o meu post seria mais wishful thinking que outra coisa. Sinceramente a ideia do BE no Governo não me deixa de todo descansado, a não ser na teoria – que não tenho assim tanto fé nela – de que ainda temos que bater MAIS no fundo.

    Estou perfeitamente ciente que a “clientela” do BE é PS, especialmente em faixas etárias mais baixas (i.e. o BE é quase uma espécia de “JS”), mas o que me está a causar alguma estranheza é não existir uma maior transferência à direita (i.e. centro) de votos do PS para o PSD, malgrais a MFL – de quem gosto bastante mas admito que não tenha a melhor das imagens mediáticas. Especialmente no que diz respeito a classes tipicamente socialistas, como os professores, para onde vão os votos? Ou iremos ver uma subida da abstenção.

    Outra coisa interessante, e fugindo um bocado ao assunto, é a autofagia do CDS/PP. É absolutamente gritante a influência negativa que o PP tem no partido mas os seus militantes não conseguem ver isso. Oscila a agenda politica entre um liberalismo pacóvio e um nacionalismo marialvista, que apenas alcança feirantes e “betos” de Cascais e da Foz, e não consegue posicionar-se como um partido mais anti-sistema à direito (um bocado como o Bloco, mas com ideias de Governo, coisas que este último não tem).

  13. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:34 | Permalink

    Pois. Não tinha ideia disso, caro JM. Obrigado pela informação.

    Mas valeu a pena a ideia deles. Para a próxima podem criar o jogo num servidor fora de Portugal e registado num paraíso. ;)

    anti-comuna

  14. JoaoMiranda
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:34 | Permalink

    Anti-Comuna e Anónimo #2,

    Têm razão. Com dinheiro funcionaria melhor.

  15. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:39 | Permalink

    “mas o que me está a causar alguma estranheza é não existir uma maior transferência à direita (i.e. centro) de votos do PS para o PSD, malgrais a MFL”

    Essa é o grande mistério, sabe? E que retira credibilidade às sondagens publicadas.

    Na verdade, a Ferreira Leite está a conseguir conquistar o eleitorado perdido nos últimos anos para o Pinócrates. Mas não chega, pois há muitos do centrão que oscilam entre os vários partidos (para protestarem) e são dificeis de saber para onde cairão.

    Inicialmente pensei que iam cair no PS, com esta asneira do Cavaco. Mas não aconteceu e o BE sobe.

    O PS é que está em mais dificuldades e, dependendo destas últimas 72 horas (e eventuais bombas na Sexta-Feira), a Ferreira Leite ainda pode capitalizar muitos votos do centrão.

    O CDS sofre o problema do Portas. Faz uma campanha relativamente calma, mas não atrai eleitorado do PSD. Essa tem sido a sorte da Ferreira Leite.

    Isto ainda está tudo em aberto e nada está decidido. Pode acontecer uma coisa inédita: o PS e o PSD terem o mesmo número de deputados.

    anti-comuna

  16. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:40 | Permalink

    A conclusão é que há mais gente do psd completamente desocupado

  17. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:40 | Permalink

    Inutilidades

  18. chico esperto
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:42 | Permalink

    É o prémio de consolação

  19. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 10:56 | Permalink

    Os que desejam derrubar o Pinócrates têm que apelar ao voto directamente no PSD.

    Mas têm que o apelar pela positiva. Explicar porque votam nela, quais as razões fundamentais (por exemplo, realçar a seriedade dela, ou o trunfo da idade que a faz andar na política para servir a causa pública e não enriquecer; realçar que com ela o país não se endividará como pretende o PS; etc).

    Mas têm que apelar de um modo afirmativo. E mostrarem que é imperativo derrubar o Pinócrates.

    E fazer isso nos blogues, nas redes sociais (meter isso no HI5, facebook, usar o Twitter para apelar ao voto junto dos seus amigos, usar o email, na escola, nas empresas, nas reparitições, nos cafés e pastelarias deste país, etc.

    Quem deseja derrubar o Pinócrates vai ter que fazer campanha pela Ferreira Leite, pois se ela não ganhar com mais deputados ou o mesmo número de deputados mas com mais votos a nível nacional, o Pinócrates mantem-se no poder, com a ajuda do BE.

    Quem quer mesmo derrubar o Pinócrates não pode ter medo. Tem que mostrar coragem, arrojo e mobilização. Está em causa o futuro do país. E por isso vale a pena esta luta.

    anti-comuna

  20. JucaTorres
    Posted 23 Setembro, 2009 at 11:01 | Permalink

    Prognósticos só depois do jogo.

  21. Posted 23 Setembro, 2009 at 12:45 | Permalink

    Anti-Comuna, JMiranda, e anonimo #2

    1 – Em princípio concordo convosco. Havendo dinheiro há todas as condições para funcionar melhor.

    2 – No entanto, mesmo com dinheiro, dado os valores gastos em campanha, seria possível que alguns dos partidos dedicassem alguns fundos a tentar manipular o mercado de Trocas de Opinião.

    3 – Ao contrário do que possam pensar (e aqui também me incluo) sei que há um estudo feitoque compara as duas situações. Simultaneamente criaram um mercado de apostas a dinheiro a sério e com dinheiro falso. No fim, a capacidade prediditiva de um e de outro foram semelhantes. Este estudo foi publicado no Journal of Prediction Markets: http://www.ingentaconnect.com/content/ubpl/jpm/2008/00000002/00000002/art00004

    4 – Apesar do que disse em 2 e 3, até ver mais evidência em contrário, concordo convosco. Este comentário é só para dizer que isto não é tão óbvio como possamos pensar à primeira.

  22. Posted 23 Setembro, 2009 at 13:13 | Permalink

    A ginástica que certa gente faz, para pôr o seu Partido à frente dos outros.
    Assim a modos de tapar o sol com uma peneira.
    Apesar da sombra que Cavaco lançou nessa gente.

  23. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 13:49 | Permalink

    O psd vai ganhar. Infelizmente
    As pessoas caem sempre na esparrela do MEDO esse grande Papão
    Os Vigaristas são muito poderosos.

    Foram 4 anos de insinuações, esquemas, acusações e ataques ao caracter. Foi a licenciatura, as casas, o freeport, a asfixia, a MMG, e as escutas. É demasiado para ua população aguentar.

    Ganharam. Bom proveito.
    Depois algum dia vão prestar contas

  24. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 14:10 | Permalink

    estão felizes, descobriram uma sondagem onde se podem valorizar.

  25. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 14:13 | Permalink

    “O psd vai ganhar. Infelizmente”
    só se for no trocas e é preciso que os socras não se lembrem de lá ir fazer o mesmo.

  26. JMLM
    Posted 23 Setembro, 2009 at 14:29 | Permalink

    É por estas e por outras que o PSD está como está.
    Destas vitórias não reza a história.
    VIVA PORTUGAL

  27. Posted 23 Setembro, 2009 at 14:54 | Permalink

    23-09-2009 @ 14:50
    Votação do PS nas eleições legislativas?
    34.5

    23-09-2009 @ 14:45
    Votação do PSD nas eleições legislativas?
    27

    Moral da história: JoaoMiranda é um palhacinho que não hesita a expor-se ao ridículo.

  28. anómino
    Posted 23 Setembro, 2009 at 15:17 | Permalink

    #8

    “Porque é mesmo uma questão de sobrevivência do próprio PS. Compreende agora porque tocou a rebate o PS e tivemos a brigada do reumático a apelar ao voto e a uma coligação PS/BE?”

    A recíproca também é verdadeira, só que as siglas dos partidos são diferentes. Ambos os partidos estão na corda bamba, mais problemática para o ppd que para o ps e os comentários feitos neste blog falam por si.
    Depois da CAVACADA, não acredito que o ppd vá lá das canetas.Só se Cavaco cometer outra CAVACADA DE SINAL CONTRÁRIO, para ajudar a velhota.
    Parece que todos os santos estão contra, excepto os doentes que comentam no Blasfémeas.

  29. Posted 23 Setembro, 2009 at 15:20 | Permalink

    Olá, deixei aqui um comentário, com um link, que não aparece pulicado. Não o poderão libertar?

  30. Gabriel Silva
    Posted 23 Setembro, 2009 at 15:32 | Permalink

    Caro LA-C,

    já está (21)

  31. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 15:36 | Permalink

    “E fazer isso nos blogues, nas redes sociais (meter isso no HI5, facebook, usar o Twitter para apelar ao voto junto dos seus amigos, usar o email, na escola, nas empresas, nas reparitições, nos cafés e pastelarias deste país, etc.”

    “Quem deseja derrubar o Pinócrates vai ter que fazer campanha pela Ferreira Leite, pois se ela não ganhar com mais deputados ou o mesmo número de deputados mas com mais votos a nível nacional, o Pinócrates mantem-se no poder, com a ajuda do BE.”

    O PÂNICO ESTA-SE A APODERAR DESTA MATILHA DE FANÁTICOS QUE NÃO OS DEIXA ENXERGAR.
    PORVENTURA ACHA QUE NOS DIAS QUE CORREM EXISTEM PAPALVOS NO HI5, facebook, no Twitter QUE EMBARQUEM NESTE TIPO DE APOIOS? AQUELES QUE EVENTUALMENTE POSSAM IR NESSE COMBOIO, OU SÃO ANALFABETOS OU SABEM ESCREVER O NOME E MAL.
    MEU CARO A MINHA MULHER É PSD E EU NÃO. JÁ MUITO ME APELOU PARA VOTAR NESSE PARTIDO E EU NÃO EMBARQUEI. QUER VOCÊ QUE OS AMIGOS TENTEM CONVER OS SEUS AMIGOS PARA VOTAREM NA VELHA?
    ACORDE HOMEM! PONHA OS PÉS NO CHÃO!
    EU SEI! QUANDO COMEÇA A CHEIRAR A OPEDER, OS PSD’S FICAM HISTÉRICOS.
    DEIXE-SE DE PREOCUPAÇÕES, POIS OS MAMÕES VÃO CONTINUAR OS MESMOS. O PSD MAMA PARA OUTRA OPORTUNIDADE.

  32. Posted 23 Setembro, 2009 at 15:36 | Permalink

    Perde-se ao golf.
    Ganha-se ao berlinde.

  33. "falso"anticomuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 15:37 | Permalink

    “E fazer isso nos blogues, nas redes sociais (meter isso no HI5, facebook, usar o Twitter para apelar ao voto junto dos seus amigos, usar o email, na escola, nas empresas, nas reparitições, nos cafés e pastelarias deste país, etc.”

    “Quem deseja derrubar o Pinócrates vai ter que fazer campanha pela Ferreira Leite, pois se ela não ganhar com mais deputados ou o mesmo número de deputados mas com mais votos a nível nacional, o Pinócrates mantem-se no poder, com a ajuda do BE.”

    O PÂNICO ESTA-SE A APODERAR DESTA MATILHA DE FANÁTICOS QUE NÃO OS DEIXA ENXERGAR.
    PORVENTURA ACHA QUE NOS DIAS QUE CORREM EXISTEM PAPALVOS NO HI5, facebook, no Twitter QUE EMBARQUEM NESTE TIPO DE APOIOS? AQUELES QUE EVENTUALMENTE POSSAM IR NESSE COMBOIO, OU SÃO ANALFABETOS OU SABEM ESCREVER O NOME E MAL.
    MEU CARO A MINHA MULHER É PSD E EU NÃO. JÁ MUITO ME APELOU PARA VOTAR NESSE PARTIDO E EU NÃO EMBARQUEI. QUER VOCÊ QUE OS AMIGOS TENTEM CONVER OS SEUS AMIGOS PARA VOTAREM NA VELHA?
    ACORDE HOMEM! PONHA OS PÉS NO CHÃO!
    EU SEI! QUANDO COMEÇA A CHEIRAR A OPEDER, OS PSD’S FICAM HISTÉRICOS.
    DEIXE-SE DE PREOCUPAÇÕES, POIS OS MAMÕES VÃO CONTINUAR OS MESMOS. O PSD MAMA PARA OUTRA OPORTUNIDADE.

  34. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 15:38 | Permalink

    Caro LA-C, obrigado pela informação. Desconhecia esse estudo.

    Mas pela minha experiência com outros jogos financeiros, os resultados são dispares, entre os obtidos em termos de simulação e aqueles que envolvem risco financeiro do jogador.

    Nunca me interessei pelo assunto em profundidade e desconheço estudos efectuados, mas é possível que eu esteja errado.

    Mas valeu a pena a iniciativa. E que continuem a engrossá-la com outros “contratos” de natureza política ou até mesmo desportiva, por exemplo. Acho que é bastante interessante. E até tenta contrariar um bocado a ideia que as massas não são capazes de prever melhor que os ditos especialistas. (O mais recente que eu li, mostrava que as massas previam melhor as taxas de inflação que os especialistas, nos USA.)

    Vou continuar a acompanhar. mais uma vez obrigado.

    anti-comuna

  35. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 16:03 | Permalink

    “O mais recente que eu li, mostrava que as massas previam melhor as taxas de inflação que os especialistas, nos USA.”

    e se for medida à saída do estádio da luz a margem de erro é zero.

  36. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 16:16 | Permalink

    Caro LA-C,

    Se por acaso dizer algum paper sobre esta experiência, depois publique-o, que acho que vale a pena conhecer.

    Dei uma vista de olhos a alguma coisa publicada e estou surpreendido com os resultados.

    Muito interessante, mesmo. Eis aqui uma área que vale a pena explorar.

    anti-comuna

  37. Posted 23 Setembro, 2009 at 16:17 | Permalink

    “Caro LA-C, obrigado pela informação. Desconhecia esse estudo.”

    Eu tb, foi o PMagalhães que me chamou a atenção para o mesmo. De qualquer forma, enquanto não houver mais evidência em contrário, concordo convosco. Com dinheiro a sério os resultados seriam mais sérios.

  38. Carlos
    Posted 23 Setembro, 2009 at 16:20 | Permalink

    Concordo com o Paulo Quintela; o João Miranda é um enviesado ressabiado que só vê aquilo que quer e pensa todos nós somos papalvos e acreditamos na conversa dele. Mas a vida é assim mesmo há-de haver sempre gente desta como o Miranda, coitados, para mim nem palhaços chegam a ser.

  39. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 16:25 | Permalink

    Os resultados há minutos atrás:

    http://img36.imageshack.us/img36/9536/extrap.png

    Embora a volatilidade do PS seja enorme. Durante o dia já o vi oscilar, entre os 18% e os 36%, se não me falha a memória.

    Interessante. ehehehehhe

    anti-comuna

  40. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 16:31 | Permalink

    #39 – aproveita compra agora e vende no dia das eleições

  41. Anónimo
    Posted 23 Setembro, 2009 at 16:40 | Permalink

    no dia seguinte ninguém vai querer ficar com stock options da velha, o cavaco já deu ordem para despachar os papéis a qualquer valor.

  42. Posted 23 Setembro, 2009 at 17:51 | Permalink

    Se o PSD já ganhoudeixem-se estar em casinha ou vão para a praia gozar os últimos dias

  43. Jorge Leme
    Posted 23 Setembro, 2009 at 18:04 | Permalink

    15.anti-comuna disse
    23 Setembro, 2009 às 10:39 am

    Inicialmente pensei que iam cair no PS, com esta asneira do Cavaco.

    Agradecia-lhe que me dissesse a qual das broncas do Cavaco se refere.
    Já são muitas…
    Jorge

  44. alfcinha
    Posted 23 Setembro, 2009 at 18:38 | Permalink

    23.Anónimo disse
    23 Setembro, 2009 às 1:49 pm
    .

    «Ganharam. Bom proveito.
    Depois algum dia vão prestar contas…»

    Engano, puro engano, caro anónimo. É verdade que o que mais desejo nestas eleições e correr com o pulha do Sócrates para bem longe. Quanto à contas, quem já as devia estar a pagar eram os chuchalistas todos e quem votou no Pinócrates, pagamento com juros elevadíssimos e uma multa que os arrumasse de vez.

  45. JoaoMiranda
    Posted 23 Setembro, 2009 at 19:00 | Permalink

    Anti-Comuna,

    Já viu que o contrato sobre o Santana Lopes está barato. Possibilidade de multiplicar por 100 o investimento.

  46. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 20:06 | Permalink

    Já. Eu não costumo entrar neste tipo de jogos. Mas que parece interessante, parece.

    Esse contrato e o do Bloco. Estão baratos.

    Esse jogo merecia ser divulgado pela imprensa, até pela novidade em Portugal. Mas esta nossa imprensa nunca pesca nada do que é importante. Glup!

    anti-comuna

  47. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 20:38 | Permalink

    O do Bloco já disparou. Mas tem que subir mais. A menos que eu não entenda o sentido do contrato.

    Segundo entendo, ele só dará dois resultados: 0 ou 100. Assim sendo, mesmo assim ainda está barato.

    O do Santana Lopes é mesmo o mais barato. Mas penso que há para ali manipulações, pois aquele número é irrealista.

    Se aquilo fosse a doer é que tinha piada. ehhehehehh

    anti-comuna

  48. anti-comuna
    Posted 23 Setembro, 2009 at 21:41 | Permalink

    O do Santana multiplicou por 10. O do bloco arefeceu e caiu quase 50%. ehehheheeh

    Grande jogatana.

    anti-comuna


Afixar um Comentário

Os campos necessários estão marcados com *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 22.203 other followers