Saltar para o conteúdo

A propósito da indignação com a morte do Che na Bolívia

10 Outubro, 2009

muito gostaria de saber o que teria acontecido no  Estado Novo, no PREC ou na democracia a um espanhol, francês ou o que quer que fosse que se lembrasse de vir fazer uma guerrilha  de esquerda ou de direita  para Portugal.

62 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Outubro, 2009 20:25

    o que acha a helena acerca do derrube do governo de allende, por exemplo?
    depois de me responder, respondo-lhe ao post.

    Gostar

  2. _'s avatar
    10 Outubro, 2009 20:26

    e o que acha a helena do derrube do governo de allende?
    depois de me responder, respondo-lhe à questão do post.

    Gostar

  3. Pró comuna's avatar
    Pró comuna permalink
    10 Outubro, 2009 20:42

    o que acha a helena acerca do derrube do governo de allende, por exemplo?
    depois de me responder, respondo-lhe ao post.

    Gostar

  4. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    10 Outubro, 2009 21:02

    A minha aposta seria para uma resposta assimétrica entre o par Estado Novo e Democracia por um lado, e o PREC por outro.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Outubro, 2009 21:37

    esta mulher é outra tina, mas com poder para controlar as respostas. se você é historiadora e se anda informada do que se passa no mundo, mencione lá uma, só uma, guerrilha que não tenha mão de estranja.

    Gostar

  6. per caso's avatar
    per caso permalink
    10 Outubro, 2009 21:45

    Oh, fosse o Che,
    era imortalizado.
    Um simples mortal,
    estava esquecido,
    após bem escorraçado.

    Gostar

  7. OLP's avatar
    OLP permalink
    10 Outubro, 2009 22:06

    Se fosse europeu seria um cruzado a expandir a fé.

    Gostar

  8. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    10 Outubro, 2009 22:14

    Se fosse um árabe, também.

    Gostar

  9. OLP's avatar
    OLP permalink
    10 Outubro, 2009 22:29

    Se fosse arábe teria trazido cultura e conhecimento e se fosse roubada da india ou dos gregos ainda lhe dariam o nome como se fosse deles.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Outubro, 2009 22:30

    Que tal escreveres um post parvo a propósito de posts parvos?

    Gostar

  11. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    10 Outubro, 2009 22:42

    Logo, para OLP (#10), a Grécia fica (ou ficava, talvez tenha mudado de sítio) ali para os lados do Magreb.

    Gostar

  12. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    10 Outubro, 2009 23:01

    Um assassino mitificadoado pelo, e para,o “marketing”.
    Claro que a abnegada ignorãncia co consumidor ajuda – e muito.

    Gostar

  13. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    10 Outubro, 2009 23:03

    ” …do consumidor”…
    As desculpas habituais.

    Gostar

  14. MR's avatar
    10 Outubro, 2009 23:09

    Apesar de se situar na América do sul! A população da argentina é quase toda de origem europeia.
    Será porventura uma população mais “homogénea” (europeia/caucasiana) do que a da França actual.

    Quanto há morte de Che, o revolucionário teve o final de um guerreiro.
    Como dizia Jesus Cristo esse grande filósofo e comunista, pois defendia o ideal de viver em comunidade numa total partilha de ideias e bens.
    “Quem vive pela espada morre pela espada “
    Alias a revolução que Che apregoava só funcionaria se tivesse à sua disposição uma grande quantidade de clones de Jesus Cristo, para transformar todos os homens em anjos.
    Como os homens não são anjos, verifica-se em cuba, uma prova provada da utopia do comunismo, a existência uma ditadura tão prepotente que controla os seus cidadãos desde a carteira até à alma.

    A despropósito – parece que é neste cair de folha de Outono que vamos ficar sem Fidel. Ficaremos com mais um anjo/santo vermelho?

    Gostar

  15. bulimundo's avatar
  16. bulimundo's avatar
  17. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    10 Outubro, 2009 23:20

    «Quanto há morte de Che, o revolucionário teve o final de um guerreiro».

    Jonas Savimbi também, o que abre interessantes perspectivas de polémica.

    Gostar

  18. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    10 Outubro, 2009 23:42

    Belo texto este:

    O mito de Che Guevara 40 anos após a sua morte
    Passam hoje 40 anos sobre a morte de Che Guevara, figura controversa, que continua a ser idolatrada por milhares de jovens em todo o mundo. Mas quem foi Che Guevara, e porque razão continua a ser visto por muitos adolescentes como um Deus?

    Uma simples pesquisa no “Google” com as palavras “Che Guevara” e “assassino” dá de imediato resposta a esta questão, sendo apresentadas nada menos que 82700 entradas.

    Che Guevara foi um assassino frio e cruel, responsável por incontáveis mortes, que lutava por um mundo submisso ao Comunismo. Muitas vezes assistia às execuções sumárias levadas a cabo por sua ordem enquanto fumava charuto, outras ele próprio executava os assassinatos com as suas próprias mãos.

    “Disparei uma bala de calibre 32 contra o hemisfério direito do seu cérebro que saiu pela têmpora esquerda. Ele gemeu por uns momentos e depois morreu.” Esta é a fria descrição feita por Ernesto Guevara do momento em que executou Eutimio Guerra, um camponês que servia de guia aos “barbudos” na Sierra Maestra.

    “Estou na selva cubana, vivo e sedento de sangue.”
    Carta à esposa, Hilda Gadea, em janeiro de 1957

    “Fuzilamos e seguiremos fuzilando enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta até a morte.”
    Discurso na Assembléia-Geral da ONU, em 11 de dezembro de 1964

    “O ódio intransigente ao inimigo (…) converte (o combatente) em uma efectiva, selectiva e fria máquina de matar. Nossos soldados têm de ser assim.”
    Revista cubana Tricontinental, em maio de 1967.

    Estranhamente, este repugnante homicida converteu-se num ídolo para milhares de adolescentes. Como explicar tal facto? Bruno Garshagen, no seu blog, dá parte da resposta:

    “personalidade perversa, cruel, atroz de um homem que passou a ser endeusado por muita gente com titica de galinha na cabeça.”

    No entanto, a titica de galinha na cabeça dos simpatizantes de Che Guevara não explica tudo. É necessário encontrar a razão pela qual eles idolatram Che Guevara e não qualquer outro serial killer.

    A razão poderá ser a fotogenia de Che Guevara patenteada na sua mundialmente famosa fotografia, tirada por Korda em 1960

    A sua fotogenia associada a uma aura de mistério de alguém que quer mudar o mundo (embora para pior) é suficiente para exercer um fascínio irresistível sobre adolescentes que vivem na ignorância e que, como diz o Bruno, têm titica de galinha na cabeça.

    Gostar

  19. per caso's avatar
    per caso permalink
    10 Outubro, 2009 23:42

    Sim, fosse americano, judeu, tinha o prémio nobel da universalidade.

    Gostar

  20. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    10 Outubro, 2009 23:51

    O século XX foi muito farto em mistificações, muitas delas ainda por desmistificar.

    Quando à mistificação se junta o romantismo, os efeitos decorrentes são poderosos. E normalmente catastróficos. Não é preciso ser vidente para adivinhar que o mesmo se passará no século XXI que começou com o 11 de Setembro.

    Gostar

  21. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 00:05

    Si non, vamos al Google y, tal que recordar la deuda portuguesa, para el Che tenemos las 6.920.000 de entradas.

    Gostar

  22. BOM SENSO's avatar
    BOM SENSO permalink
    11 Outubro, 2009 00:14

    15.MR disse
    10 Outubro, 2009 às 11:09 pm
    .

    Você não tem nome e o que escreve são blasfémias. Ao menos, tema o Poder de Deus.
    Quando invoca Jesus Cristo, lembre-se que Ele tem Suprema Sabedoria que esse grande filósofo não entende e que, para Deus, um comunista é um pecador por quem nós rezamos para que tenha perdão.
    Você é uma besta em situação semelhante.
    Rezamos por si e que Deus lhe perdôe.

    Nuno

    Gostar

  23. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 00:16

    O século XX foi muito farto em mistificações, muitas delas ainda por desmistificar.

    Y mayor de todas, después del Pai Natal, será la Virgen de Fátima. No más, asimismo, que las del primer século, con Cristo e más San Pablo, como al entorno de Idade del oscuro, para otros Medieva.

    Más por encima, me lo creo, va a poner-se la política portuguesa, desde ahora.

    Gostar

  24. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 00:22

    15.MR disse
    10 Outubro, 2009 às 11:09 pm

    E contudo MR diz muito bem, culto que tem de ser, ao poder de reflexão e estudo, pessoa íntegra e inteligente.

    Já Bom Sendo não tem senso que se veja, se fala mais de cartilha.

    Gostar

  25. BOM SENSO's avatar
    BOM SENSO permalink
    11 Outubro, 2009 00:27

    .

    Por outras palavreas, os cabrões dos cu-banos devem ser todos capados enforcados e pendurados nos candeeiros da ruas depois de se lhes enfiar um pau valente no cú.

    Nuno HEHEHEHE

    Gostar

  26. Gabriela Mattos's avatar
    11 Outubro, 2009 00:30

    Pobres cubanos!

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    11 Outubro, 2009 00:32

    «Quanto há morte de Che, o revolucionário teve o final de um guerreiro».

    Quanto morte de Che ficamos a saber que à vida depois da morte.

    Gostar

  28. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 00:35

    Viva Che
    no Google
    escriba y
    le sale esta sonrisa

    Gostar

  29. alfacinha's avatar
    alfacinha permalink
    11 Outubro, 2009 00:44

    Mas então o que vem a ser esta merda. Uns paneleiros ascorosos, de nojo e de vómitos, a serem elogiados, se calhar, por maralha por paneleiragem do mesmo jaez.
    Todos doidos para ir mamar no grande pederasta Fidel Castro.
    Que nojeira do caralho…

    Nuno

    Gostar

  30. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 00:47

    #26
    Já Bom Senso, de mau humor,
    despeitado, não resiste aos fixos termos
    de cabrões, de cú (com acento), capados,
    palavrões de catequese, que se fala de amor
    é por mandar os mais ao inferno.

    Gostar

  31. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 00:49

    E que moiro que é esse Alfacinha!

    Gostar

  32. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    11 Outubro, 2009 00:50

    Q,

    Sem dar muito importância às subtilezas das preposições e do verbo haver, evitando também entrar na polémica sobre a vida no Além, o facto é que o mito pode durar muito para além da morte. Nesse sentido, mesmo vida depois da morte.

    Gostar

  33. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    11 Outubro, 2009 00:54

    Quanto ao Alfacinha, esse, não o apodaria de moiro. É simplesmente malcriado, boçal. Os papás esqueceram-se, em devido tempo, de usar a pimenta na língua. Também duvido que tenham usado, como deveriam, a técnica do óleo de fígado de bacalhau.

    Gostar

  34. Bom Senso's avatar
    Bom Senso permalink
    11 Outubro, 2009 01:20

    33.Eduardo F. disse
    11 Outubro, 2009 às 12:50 am

    Não vale a pene ensinar estas bestas. Para eles a, á, à, ã, ä, é tudo igual ao litro.
    Quanto à vida depois da morte, eles só entendem a morte depois da vida.
    Uma tristeza.

    Nuno

    Gostar

  35. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 01:26

    Nesse sentido, há mesmo vida depois da morte.

    Há, como dizem namorados, amar-te é dizer que não morres para mim, nunca. Até ao dia que esqueces, se não me esqueceres primeiro.

    E pois que nada se perde e tudo, enfim, se transforma, a exemplo da Natureza, que, sobre o esterco de cavalos engendra cogumelos lindos… Assim, voltando ao sentido, Che Guevara não tem culpa, como a não tem o Cristo, se sempre haverá quem os celebre, entre devotos e íntimos.

    Gostar

  36. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 01:32

    #35 Nuno

    Este Nuno anda a ver filmes.

    Pois vê lá, Nuno, com a gente que aí vai, além da que vem e já foi, sem falar de outros planetas, milhões de biliões deles, se um dia a malta acabasse, toda, a acenar aos conhecidos.

    Gostar

  37. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 01:32

    Pior que ontem, no Benfica.

    Gostar

  38. Confucio's avatar
    Confucio permalink
    11 Outubro, 2009 01:33

    Se calhar sou eu que ando a leste do que por aí se diz por isso, não estou a perceber (também não é a 1ª vez) a que propósito vem este post da D. Helena.
    O coitado era um incompreendido, no Congo já tinha tido uma desilusão ao constatar que os seus “irmãos/camaradas” da África Negra se estavam a cagar para o marxismo-leninismo e que estavam mais interessados em saquear e violar mulheres, enfim, ainda não tinham atingido o nível de consciência necessário para avançarem para a Revolução Mundial.
    De maneiras que decidiu tentar a sorte na sua Sud-América natal. Estava ele lá na Bolivia a combater pelos seus ideais e, parece que, a caminho da sua Argentina, e ninguém, mais uma vez, o compreendeu e o PC lá do sitio parece que tinha outras prioridades e, por isso, não teve oportunidade dar o apoio internacionalista que lhe pediam, de maneira que foi apanhado, levou com uns balázios e marchou. Nada de mais, quem vai à guerra dá e leva.
    Para uns é um martir da revolução, para outros mais um terrorista comunista.
    Eu, por acaso, tenho alguma simpatia por estes lunáticos.

    Mas quem é que ficou indignado?

    Gostar

  39. Bom Senso's avatar
    Bom Senso permalink
    11 Outubro, 2009 01:34

    32.per caso disse
    11 Outubro, 2009 às 12:49 am
    ….
    33.Eduardo F. disse
    11 Outubro, 2009 às 12:50 am

    Que patetas a armarem em sabichões. Deviam ir aprender qualquer coisa, se é que ainda vão a tempo.
    Eu estou a queimar sebo com ruins defuntos.

    Nuno

    Gostar

  40. Bom Senso's avatar
    Bom Senso permalink
    11 Outubro, 2009 01:59

    32.per caso disse
    11 Outubro, 2009 às 12:49 am
    .

    Pois, vê lá tu, meu sacana de merda, tanta coisa gira à nossa volta e nós aqui a perder tempo com uma conversa de chacha.
    Tu não percebes – pois não… – que os cubanos, os Fideles de Castro, os Che Guevara e todo esse monte de assassinos não interessam nada a ninguém só por que são detritos mal cheirosos de encher fossas. Por isso, não devias ter tocado no assunto, a não ser que gostes de comer merda – ainda por cima criminosa.
    E o Allende, não foi bem apagado, pá? O que seria que esse filho da puta queria fazer no Chile? Lê bem, puto. Estava toda a gente com fome e, pouco depois de mandarem o Allende para o caralho, já havia comida.
    Naõ me contaram nem li: EU ESTAVA LÁ!
    Embirro com paneleiros mentirosos.

    Nuno

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    11 Outubro, 2009 02:14

    Nuno:

    Depois de cair o governo de Allende, importados os modelos liberais de Hayek (tão apreciado por Paulo Portas) vais-me garantir que estiveste lá e não se passou fome?

    Quanto ao post só tenho uma coisa a acrescentar: Puta que vos pariu.

    Gostar

  42. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    11 Outubro, 2009 03:57

    O CHE FOI O PAI DO BASTARDO MARADONA! MALDITA COCAÍNA!

    Gostar

  43. Bom Senso's avatar
    Bom Senso permalink
    11 Outubro, 2009 05:11

    24.per caso disse
    11 Outubro, 2009 às 12:16 am
    .

    Vai aprender castelhano.
    Não te esqueças que não há “español”. HEHEHEHEHEHEHEHE

    Nuno

    Gostar

  44. Bom Senso's avatar
    Bom Senso permalink
    11 Outubro, 2009 05:39

    42.Anónimo disse
    11 Outubro, 2009 às 2:14 am
    .

    Pois, meu caro anónimo, eu não gosto de modelos liberais nem de Hayek. Isso é parto de cabeças cheias de serradura.
    Para já, vais duvidar da puta que te pariu. Depois, o sul do Bráziu é relativamente perto do Chile. E eu nessa altura tinha um grupo que se divertia na caça de comunas… hehehehe
    Agora, despeço-me como tu e com mais propriedade: Uma vez mais, meu grande filho da puta, vai levar no cú e desampara a loja.
    Vai para o caralho e vê se encontras o Allende, esse paneleiro!

    Nuno

    Gostar

  45. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    11 Outubro, 2009 05:53

    Esta madame, continua doente por debaixo do escalpe …

    Se não fosses TÓTÓ , que gostarias de ser ?

    Gostar

  46. me's avatar
    11 Outubro, 2009 07:40

    fantastico!
    quem quiser aprender a escrever ordinarices venha aos posts desta senhora.
    nao ha ponta de discussao; so gente reles.

    Gostar

  47. OLP's avatar
    OLP permalink
    11 Outubro, 2009 09:54

    # 12 Logo a Grécia fica pros lados do magreb.
    Pelo que lhe ensinaram a soletrar e não a ler.
    E por que não a India também?
    Peça ajuda a um menino do 4º ano que possivelmente lhe fará a “tradução”.
    Definitivamente a sua iliteracia já não deve ser reversível.
    Para o menino do 4º ano eu dou uma ajuda:
    verbo trazer: ser portador de…
    Exemplo: por você trazer um diploma nas novas oportunidades não quer dizer que saiba ler.

    Gostar

  48. Falcão peregrino's avatar
    Falcão peregrino permalink
    11 Outubro, 2009 10:13

    Em Portugal nunca houve valas e assassinatos e tudo era tratado com muito humanismo.Mas pagamos a seguir ao 25 toda a merda que se juntou a desgovernar.De lava-pratos ao governo…
    O CHE foi para um país estranho fazer guerra e foi a melhor maneira de acabar com ele.Olho por olho deve ser a lei a aplicar a quem inicie hostilidades a tiro.Se tal não tivesse acontecido se calahr ainda hoje gozava da maltosa como o Peralta que tinhamos preso na Guiné…

    Gostar

  49. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    11 Outubro, 2009 10:16

    =”http://www.youtube.com/watch?v=v1-Ani0gyI4″

    Gostar

  50. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    11 Outubro, 2009 10:35

    5- Deixemos de lado esse tique de achar que os outros nunca sabem nada ou nem sequer ouviram falar. A confusão que estabelece é enorme e injuriosa para Delgado. Este não liderava guerrilha alguma e nos países estrangeiros onde tinha de viver procurou não criar embaraços diplomáticos a quem o acolhia. Delgado e a senhora com quem vivia foram assassinados num encontro. Ernesto Guevara era argentino, foi fazer uma guerrilha para a Bolívia com o mais alegado que real apoio de Cuba e do movimento comunista e sem apoio algum dos camponeses da Bolívia. Basta ler o diário que deixou. Não tem nada mas mesmo nada que o una a Delgado.

    Dúvida um pouco amnésica

    Gostar

  51. bulimundo's avatar
    11 Outubro, 2009 11:05

    O falcão nunca viveu cá..claro o humanismo era cobrir os corpos com cal vivo…

    Gostar

  52. Falcão peregrino's avatar
    Falcão peregrino permalink
    11 Outubro, 2009 12:01

    Cá em Portugal onde?

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    anódino permalink
    11 Outubro, 2009 12:22

    Che é um terrorista mitificado pelos média.

    O seu rosto com a aquéla boina é bastante fotogénico.

    Enquadrou-se muito bem na moda dos anos 70

    Gostar

  54. per caso's avatar
    per caso permalink
    11 Outubro, 2009 12:25

    #45
    Quê? “vai levar no cú”, dizes, ó Nuno sem senso?

    Oh, vai lá tira é o pau que trazes no cu com acento.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    sar permalink
    11 Outubro, 2009 12:45

    o che guevara é a prova que nem os comunas resistem ao marketing.

    Os bustos do Lenine também vendem bem.

    É pena é os milhões de mortos e oprimidos.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    11 Outubro, 2009 16:30

    No prec houve mais de uma duzia de mortos! a esquerda sabe matar

    Gostar

  57. António de Almeida's avatar
  58. Zé Preto's avatar
    11 Outubro, 2009 19:52

    Allende era um terrorista que tinha colocado o Chile à beira da guerra civil. Pinochet fez o que competia a qualquer militar patriótico, salvar o seu país! Estranho é que os crimes cometidos pela esquerda durante este tempo de caos nunca tenham sido investigados.

    Gostar

  59. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    11 Outubro, 2009 21:54

    Certo, e o que dizer daqueles terroristas cruzados que foram guerrear para o Iraque e Afeganistão, com o apoio da neoconeiragem internacional ? Churrasco com eles !

    Gostar

  60. Dr. João da Quinta's avatar
    12 Outubro, 2009 08:02

    Euroliberal
    Análise Existêncial
    Utilizámos as Tabelas de observação da Personalidade de Harris (At23UE2005)
    Relatório
    Adora ver-se ao espelho, a sua imagem é o seu bezerro de ouro e fá-lo por uma questão de sobrevivência. É desprezado, mas ele sabe que faz rir de gozo a maioria dos comentaristas. Está cansado, satisfaz-se com pouco. Mas há dias em que se olha ao espelho e não ri: confessa-se! Encontra no gesto uma gravidade inesperada, a voz é delambida e choraminga. Abre o monitor e vinga-se no mundo, deixando-se enredar por esquemas mentais megalómanos, previsíveis volte-faces e tiradas morais compradas na loja dos 300, que levam a um tom confuso durante situações de subjectividade.
    Este indivíduo é um ser radical cínico sem crença alguma, um sibarita pedófilo, pateta e ordinário, que tem nojo de si próprio, abomina a sua condição, é o que chamamos na gíria “um fumador antitabagista”. Deseja ardentemente um “estímulo” para que possa rapidamente abandonar as suas desconfortáveis posições de degenerescência física e moral. O irracionalismo vai-o destruindo.

    Gostar

Trackbacks

  1. Dúvida um pouco amnésica | Aventar
  2. Dúvida um pouco amnésica « Aventar

Indigne-se aqui.