Saltar para o conteúdo

“Direito e Política” *

8 Dezembro, 2009
by

Na Bolívia, as sondagens dão a vitória ao presidente Morales, acólito de Fidel Castro e Chávez, um populista que se destacou pelo derramamento de apoios à sua clientela eleitoral.
Quando os tribunais quiseram refrear as suas arbitrariedades, Morales demitiu o presidente do Supremo.
Agora, anunciou que vai mudar a lei para poder prender o candidato da Oposição após as eleições. Poucos têm condenado este padrão de governação.
Boaventura S. Santos, uma espécie de jurista/sociólogo feito arauto dos exemplos daquela parte do Mundo, escreveu que Chávez e Morales são “a construção do socialismo do séc. XXI”, o que significaria o “desmentido do fim da história”.
Dá para ver que as tiranias deste século serão idênticas às de sempre. Tal como a má-fé dos seus defensores.

* Ontem, Correio da Manhã

19 comentários leave one →
  1. Zenóbio permalink
    8 Dezembro, 2009 12:19

    Se Evo Morales está a construir uma ditadura, a acreditar nas suas palavras, que comentários terá o CAA para aquilo que já está construído na Colômbia, pelo Sr. Uribe, um acólito da CIA?

    Gostar

  2. JJ Pereira permalink
    8 Dezembro, 2009 12:48

    Meu caro,
    Qual dos títulos prefere : “A Condição Humana” ou “A Oeste nada de Novo” ?…
    Quanto ao propagandista aldrabão de Coimbra, limita-se a fazer pela vidinha, segundo a moda vigente.
    Nada de muito importante – a não ser para os pobres bolivianos, a quem esperam tempos interessantíssimos…

    Gostar

  3. Licas permalink
    8 Dezembro, 2009 13:27

    . . . Quando os tribunais quiseram refrear as suas arbitrariedades, Evo Morales demitiu o presidente do Supremo.Agora, anunciou que vai mudar a lei para poder prender o candidato da Oposição após as eleições. ”

    Este Socialismo do século XXi tem parecenças com o Soviético do século anterior,
    NÃO TEM?

    Gostar

  4. tina permalink
    8 Dezembro, 2009 13:40

    Quanto mais atrasado é um país, mais cai em tangas de socialismo. É por isso que Portugal ainda está a meio caminho entre uns e outros.

    Gostar

  5. 8 Dezembro, 2009 13:41

    O dr. C.A.A.
    Sabe do que fala ou não fosse o dito Dr. especialista em casos de governação, dessa grande naçon que é o F.C.P. e desse estadista de nome Pinto da Costa.
    jojoratazana

    Gostar

  6. Guerra F. permalink
    8 Dezembro, 2009 15:32

    Boaventura… esse monstro sagrado dos estudos e análises profundos… Esse tachista do estado a que isto chegou… Sempre com considerações assaz pertinentes… sempre desfasadas no tempo, que, muito antes das suas perorações, já se sabia que eram um verdadeiro deisparate…!!!
    Mas o estudioso brilhante continua no seu afã de autêntico monge medieval fechado na abadia a estudar, a estudar, a estudar…

    Gostar

  7. Kolchak permalink
    8 Dezembro, 2009 15:55

    Anedota que se contava em 1989 nos países do Leste europeu:

    «O capitalismo é a exploração do homem pelo homem;
    O comunismo é precisamente o contrário…!»

    Gostar

  8. 8 Dezembro, 2009 16:01

    E é esta criatura que está à frente do Observatório Permanente da Justiça!

    Por que razão o dr. Boaventura não fica pelo Equador, pela Venezuela, por Cuba ou onde bem entenda e nos deixa de chatear com as suas alarvidades (pagas por nós em grande parte)?

    Gostar

  9. portela menos 1 permalink
    8 Dezembro, 2009 16:44

    há visões diferentes sobre o mesmo assunto:
    http://arrastao.org/sem-categoria/vitoria-da-democracia/#comments

    Gostar

  10. 8 Dezembro, 2009 17:51

    «Quando os tribunais quiseram refrear as suas arbitrariedades, Evo Morales demitiu o presidente do Supremo»
    Olha se fosse com o caso Aveiro X Lisboa, da Oculta.

    Gostar

  11. 8 Dezembro, 2009 18:43

    “Quando os tribunais quiseram refrear as suas arbitrariedades, Morales demitiu o presidente do Supremo.
    Agora, anunciou que vai mudar a lei para poder prender o candidato da Oposição após as eleições.”

    Isto são patranhas embrulhadas para que as pessoas colem com cuspo uma opinião que não fundamentaram. Porque é que não mete aqui o nome do ex-presidente da Corte Suprema e do “líder da oposição”, para que as pessoas possam ir pesquisar melhor sobre o assunto?

    Gostar

  12. 8 Dezembro, 2009 19:05

    11,

    Pesquise você. Aliás, deveria tê-lo feito antes de expelir qualificações acerca do afirmado que só o desqualificam a si.

    Gostar

  13. Sérgio permalink
    8 Dezembro, 2009 19:28

    Caímos mesmo no delirio quando num dia se defende Micheletti e no outro se ataca Morales. Estes liberais cada vez revelam ser apologista do Liberalismo inglês de à dois seculos atrás e da Democracia ateniense…

    Gostar

  14. croky permalink
    8 Dezembro, 2009 19:58

    “um populista que se destacou pelo derramamento de apoios à sua clientela eleitoral.”

    Lol, tipo mineiros, agricultores, gente sem terra etc … digamos 60% da população. É essa a sua “clientela eleitoral” ? Sabe que anos da elite no poder causa estas desigualdades. Para a elite oligárquica o real problema é mesmo a democracia, pois quando os pobres se tornam muitos eles chegam mesmo ao poder. De uma forma ou de outra. Ou assim, democraticamente, ou então via revolução. Se calhar assim é melhor não acha ?

    “Quando os tribunais quiseram refrear as suas arbitrariedades, Morales demitiu o presidente do Supremo.”

    Meus amigos, só estudando e entendendo a História da América do Sul é que se percebe que esta situação foi criada, anteriormente, por presidentes de direita corruptos e dedicados às várias oligarquias que, em minoria, sempre tiveram o controlo do país. As próprias leis que estes senhores corruptos e vendidos a interesses de poucos (latifundiários, multinacionais) criaram, têm agora que ser desmontadas para que a vontade da maioria do povo seja a cara do poder. Quando a justiça é feita só para alguns ela não é justiça, mesmo que esteja escrita em pedra. Logo demitir um supremo que defende uma constituição injusta é, em si, fazer justiça. De contrário só poderíamos acender cigarros com isqueiro debaixo de telha. Isso sim é uma arbitrariedade …

    Quando a democracia funciona, ou seja, quando o povo em sua justiça e maioria decide dizer “basta” e decide fazer-se representar legitimamente no poder, vêm os senhores dizer que Evo Morales é um ditador. A vossa lógica é simples, democracia não significa o poder da maioria, significa o poder dos vossos ideais em controlo. Desde que um presidente, mesmo eleito em maioria pelo povo de uma forma transparente e verdadeira, não pratique uma política neoliberal, virada para o capitalismo e controlada pela elite, então esse presidente é um ditador. Quando um presidente tenta desmontar séculos de controlo oligárquico, pela elite e para a elite, que asfixia o povo então esse presidente é um ditador. Quando um presidente é eleito pela maioria proletária, saloia e pobre, mas decida em criar um sociedade baseada em princípios solidários e socialistas, então esse presidente é um ditador. Mas deixem lá … já estou habituado a este raciocínio da vossa parte.

    Gostar

  15. 8 Dezembro, 2009 19:59

    Caro CAA,

    Acaba então por confirmar aquilo que eu disse.
    Por partes:

    1. Eddy Wálter Fernández Gutiérrez. Suspenso das suas funções pela Câmara de Deputados por retardar o processo contra o ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada. Vai ser julgado por isso mesmo.

    2. Leopoldo Fernández. Acusado de ser o autor moral do Massacre de Porvenir. Aguarda julgamento em prisão preventiva. Queria ser julgado sob a modalidade de privilégio constitucional, o que lhe foi negado.

    Já viu?! Retirámos a prenda do embrulho e não era nada daquilo que imaginávamos =)

    Cumprimentos

    Gostar

  16. croky permalink
    8 Dezembro, 2009 20:45

    “Agora, anunciou que vai mudar a lei para poder prender o candidato da Oposição após as eleições. Poucos têm condenado este padrão de governação.”

    E depois de investigar um pouco entende-se porquê … como o Miguel Lopes esclarece estes senhores pretendiam escudar-se numa lei para fugir à justiça. Inventam uma candidatura para não ir, ou para sair, da prisão. É para isto que serve a “justiça” para esta gente. Como já disse: nem que sejam escritas em pedra, arranja-se um martelo maior !

    A estas “personagens” da BD também se deve juntar Manfred Reyes Villa.

    Meus caros, isto da vossa retórica “desinformativa” não esclarece as verdadeiras razões do porquê. Lido assim de repente até parece ser o fim do mundo. Quando se vai analisar mais a fundo tudo não passa de uma frase com muita função estética e pouca verdade prática.

    Gostar

  17. sdfsdfs permalink
    8 Dezembro, 2009 22:46

    Enfim, entre massacres e torpedeamentos à justiça, o presidente do Supremo e acólitos são tudo bons rapazes. São uns liberais, tal como os generais das Honduras e outros amigos, nomeadamente aqueles que conservam neste blog.

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2009 23:50

    cada povo tem o governo que merece!!!!!!! e isto serve para nós!

    Gostar

Indigne-se aqui.