Saltar para o conteúdo

Resumo de Mafra

14 Março, 2010
by

Aguiar Branco esteve bem. Provou a quem o desdenha que tem valor para estar onde chegou.
Paulo Rangel tentou empolgar e quase o conseguia no discurso da tarde – mas abusa de uma retórica vazia, proclama intenções sem se preocupar em como as vai atingir. Esteve pior à noite do que à tarde. O último discurso manteve a insuficiência de razões, sendo que a mensagem essencial acabou por ser o apoio a Cavaco Silva (que Aguiar Branco já tinha avançado). Pouco, muito pouco, para quem prometia muito.

Pedro Passos Coelho esteve quase sempre tranquilo. Nesta campanha,optou pela imagem de serenidade, consistência, confiança. As suas prestações de hoje estiveram nesse registo. Na primeira,  tudo estava a correr bem – mas falhou no esforço de fazer frente a Jardim. Deveria ter ignorado o ogre madeirense e deixado para outros a tarefa de o enfrentar no caso de este expelir alguma das suas atoardas habituais. Escolheu não o fazer. Não lhe correu bem e esse minuto poderia ter marcado o Congresso. Mas tal não aconteceu.Na segunda intervenção, Passos Coelho só falou do País. Colocou em cima da mesa problemas concretos e sublinhou a incoerência da (ainda) actual liderança ao atacar o PEC que vai viabilizar. Desafiou, ao mesmo tempo, quer o Governo Sócrates quer a táctica boçal dos restos da direcção de Ferreira Leite.
Ninguém vai poder ignorar o desafio de Passos Coelho. E é isso que vai marcar o Congresso e o calendário político até ás Directas. E não, afinal, o regresso de um D. Sebastião qualquer…

21 comentários leave one →
  1. Nalvic permalink
    14 Março, 2010 02:42

    Das várias análises que tive oportunidade de ouvir/ler, claramente a que mais se aproxima daquilo que penso ser a realidade.

    Gostar

  2. 14 Março, 2010 02:48

    Mr. CAA,

    O meu caro deve ter ouvido o congresso virado para a Disneylandia quando interviu JPA-Branco e sobretudo PPC, e virado para o Bolhão quando interviu PRangel.

    Gaita: é que desculpabiliza tudo, mesmo tudo, em PPC… Transforma um erro numa virtude, uma teatralidade numa “serenidade”, etc, etc. — está no seu direito, repito.
    Mas como comentador, isento…

    PRangel, com “retórica vazia” ? Foi, “muito pouco” ?

    Amanhã digo-lhe o que concluí sobre PPC em Mafra.
    Boa noite.

    Gostar

  3. 14 Março, 2010 03:03

    Ogre madeirense? CAA é detentor de texto mui refinado… só uma chamada de atenção PPC estava a pedir os votos da Madeira não estava a enfrentar Alberto João, só que meteu os pés pelas mãos que estava mais à mão.
    Parabéns CAA é um comentador isento 😉

    Gostar

  4. 14 Março, 2010 03:15

    «só uma chamada de atenção PPC estava a pedir os votos da Madeira não estava a enfrentar Alberto João»

    Pedir os votos ao Jardim? Para quê? Todos sabiam que o Chávez madeirense estava feito com Rangel desde há muito.

    Quanto ao remoque – a minha preocupação não é a da isenção formal e falaciosa que por cá faz escola: eu prefiro a análise lúcida à equidistância afirmada e nunca realizada.

    Gostar

  5. Anónimo permalink
    14 Março, 2010 03:19

    olhe , CAA , desculpe , mas acha mesmo mesmo que alguém vai trocar o socras pelo coelho ? eu dei uma olhadela no menino. e sinceramente , antes mau conhecido que “boa imitação ” por conhecer. não é com esse cromo imitativo que o psd vai seja onde for. Parabéns CDS !!! não nos resta mais nenhuma hipotese a quem não curte ps. Paulinho : estou contigo!

    Gostar

  6. 14 Março, 2010 03:43

    «Paulinho : estou contigo!»

    Está a falar do Portas ou do Rangel?
    Do original ou da imitação?

    Gostar

  7. Mariana permalink
    14 Março, 2010 08:34

    Passos Coelho revela falta de preparação e alguma ingenuidade, coisa que Rangel não revela. Passos Coelho ainda não percebeu que o PEC tem mesmo de ser aprovado, que não se brinca aos partidos com os mercados internacionais.

    Gostar

  8. 14 Março, 2010 09:41

    O maior cego é o que não quer ver.
    E você não quer, CAA. É bem feito para si!!!

    Gostar

  9. Luis permalink
    14 Março, 2010 11:10

    Caro CAA
    Infelizmente tive um jantar de amigos o que me impossibilitou de ver os segundos discursos, em relação aos primeiros, o Castanheira de Barros deus me livre, eu até me ria em casa, o homem é mesmo o Tino de Rans do PSD…
    O Aguiar Branco esteve acima de tudo sóbrio, mas acho que o discurso foi um flop, não empolgou de maneira nenhuma, quase que se desculpava por aprovar o orçamento, o PEC etc..
    Em relação ao Paulo Rangel “tentou empolgar e quase o conseguia” correcção, tentou empolgar e conseguiu, mais, por este discurso o homem demonstrou que tem capacidade para ser líder do PSD. Vossa excelência aqui há uns tempos disse que ele era optimo jurista, que era muito competente como lider parlamentar mas isso era diferente de ser um bom lider de partido, eu não concordo, ele seria um optimo lider do PSD e se nos debates esteve muito mal, neste discurso foi o Rangel em que eu votei nas Europeias. Numa coisa eu concordo com o CAA Rangel esta associado a esta liderança, ao Alberto João, e por isso não é o verdadeiro lider de mudança, não será o lider de mudança nem de ruptura, mas desculpe que lhe diga mas era um lider capaz de ganhar eleições.
    Em relação ao discurso vazio, certo, mas aquele tipo de discurso não é um discurso de dar soluções, eu nunca vi um discurso com medidas para o País a empolgar, eu deduzi que aquele discurso era para empolgar e depois vinham no segundo discurso as medidas e as soluções.
    PPC começou realmente tranquilo a responder a quem duvida do seu percurso pessoal, esteve quase sempre bem, mas sem empolgar, e realmente a ultima parte foi um falhanço, mas não por culpa exclusivamente própria, no meu entender ele queria dizer que perdoava Alberto Joao e esperava que ele o perdoasse também, e que nada era pessoal, mas foi vaiado e perdeu o fio…

    Resumindo, Aguiar Branco esteve mediano, Rangel esteve bem e mostra qualidades inegaveis, PPC esteve bem mas vacilou no ultimo momento, Castanheira Barros lol…
    No que eu discordo consigo é que tanto Rangel como PPC mostram qualidade, tem capacidades oratórias boas (principalmente Rangel) seriam bpns lideres, o CAA acha que apenas PPC pode ser um bom líder, está no seu direito, mas numa coisa tem razão, se calhar é melhor mudar a sério, e a ser assim devia ganhar PPC.
    Cumprimentos
    LT

    Gostar

  10. S.C. permalink
    14 Março, 2010 12:13

    Caramba! Como se pode ser tão faccioso?! CAA só viu excelência na mediocridade de Passos Coelho e retórica vazia nas propostas sérias de Rangel para estimular a mobilidade social, para não deixar cair as preocupações sociais em nome dos mercados, etc. cada um vê o que quer, claro, mas CAA exagera de tal modo o seu facciosismo que cada vez mais desilude quem o tinha por um homem sério e inteligente. É pena!

    Gostar

  11. 14 Março, 2010 12:14

    Gostar

  12. Ibn Erriq permalink
    14 Março, 2010 12:26

    A memória selectiva é lixada em CAA, confunde realidade com desejos, enfim. Cá para mim espreita uma oportunidade caída de uma eventual vitória de PPC!

    Gostar

  13. Morcão permalink
    14 Março, 2010 12:42

    Quem ignora “o ogre madeirense” ignora o povo que o elege.

    Este CAA não pesca uma…

    Gostar

  14. essagora permalink
    14 Março, 2010 12:44

    Segundo o CAA, PPC não teve uma vitória retumbante.

    Tradução: PPC perdeu em toda a linha.

    Gostar

  15. 14 Março, 2010 13:39

    Caro CAA,

    Desta vez você tem razão. Infelizmente!

    Gostar

  16. Imagem permalink
    14 Março, 2010 16:17

    “optou pela imagem” … PPC resumido em três palavras.

    Gostar

  17. enrabado pelo bullie permalink
    14 Março, 2010 16:25

    Gostar

  18. Prof. Canetas permalink
    14 Março, 2010 18:57

    MJRB disse
    14 Março, 2010 às 2:48 am

    … interviu …?

    Epá, não abuses do crioulo, que a pequenada baralha-se! LOL

    Gostar

  19. Vasco Rodovalho permalink
    14 Março, 2010 21:26

    CAA parece os comentadores futebolísticos das nossas tvs a fingirem de imparciais enquanto torcem intimamente pelo Benfica.

    Gostar

  20. 14 Março, 2010 21:41

    Castanheira de Barros não existe. Discurso longo, oportunista (procura os aplausos que não são seus), sem graça nem fulgor
    Aguiar Branco revelou aquilo que todos sabíamos. Certinho mas não convence ninguém.
    Passos Coelho: estudado nos gestos, contido e reservado nas palavras, nenhum golpe de asa. Não empolgou nem os apoiantes que se viram na contingência de “remediar” os deslizes. Digamos que foi patético ver Mendes Bota e o presidente das Caldas a conter os estragos.
    Rangel esteve bem. Assumiu o nervosismo. Foi eficaz e inteligente nas palavras, logrou galvanizar a plateia e convencer os indecisos. Congregou apoios, alguns dos quais não são fáceis. Este congresso correu-lhe de feição. Está (re)lançada a corrida à liderança.

    Gostar

  21. 14 Março, 2010 23:21

    Se fosse só o Rangel. O Problema é o JPP.

    Congresso PSD (3)

    E concordo.
    PPC é a mudança para o PSD e para o país.

    Congresso PSD (4)

    Gostar

Indigne-se aqui.