Saltar para o conteúdo

Antes pelo contrário

4 Novembro, 2012

DNA antiga líder do PSD e ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite disse hoje, em Coimbra, que a resolução de problemas complexos ou a afronta a corporações “não é muito possível, na prática”, de ser feita em democracia.

O desafio do nosso tempo é precisamente esse: sermos capazes de o fazer em democracia. Caso contrário por mais que aparentemente o problema complexo seja resolvido cria-se outro bem maior: o do regime.  Por outro lado esta frase parte do princípio que quem governa fora da democracia está ou pode estar acima das corporações. Não só isso não é necessariamente verdade, antes pelo contrário, como esse é o caldo de cultura ideal para o medrar das corporações. O que nós temos é falta de democracia – veja-se o dramático caso da construção europeia – e não o contrário.

31 comentários leave one →
  1. trill permalink
    4 Novembro, 2012 10:03

    “O constitucionalista Jorge Miranda considera que ainda é possível cortar muitas “mordomias” do Estado e evitar assim mexer nas funções sociais.”
    .
    toda a gente sabe que passús/relvas sempre viveram à custa de artimanhas para sacar $$$ público mas fazerem-se passar por “empresários privados”. Cortar nas mordomias do Estado não lhes convém dado que sendo falsos empresários privados estão a contar exactamente com esses cargos e postos inúteis, nos IP’s e EP’s, nas fundações e “entidades”, para terem jobs onde meter os boys que os suportam e são a sua base de sustentação.

    Gostar

  2. trill permalink
    4 Novembro, 2012 10:09

    quanto à dona Leite parece éne enervada porque aparentemente lhe estão a ir à sua aposentação dourada, por isso a sua opinião deve ser lida num contexto relativo. Ora, se há que ir às aposentações há que ir ás “douradas”, aliás se se fosse mais a essas evitava-se cortar naquelas que nem o limiar da sobrevivência com alguma dignidade conseguem garantir. Quanto à ideia de que a “classe média” é o sustentáculo da democracia parece-me uma ideia ad-hoc, um pouco esquizofrénica até, porque a “classe média” a que a dona Leite de está a referir, e na qual se sente integrada, em Portugal é uma classe privilegiada e, no contexto português, não é classe média mas sim “classe alta”.

    Gostar

  3. trill permalink
    4 Novembro, 2012 10:15

    quanto à nova PGR e ao MP, leia-se o artigo no público de hoje que iz que nada mudará no MP. De facto o sistema português não tem paralelo. Nos outros países o PGR é nomeado e sai com o governo eleito. Aqui, sob o pretexto de uma independência que todos sabemos não existir, tem ciclos diferentes e na prática o MP costituiu-se num poder não eleito, auto-regulado, não transparente, acima das instituições eleitas, que coloca em causa o funcionamento da democracia e nenhuma vantagem tem trazido no combate à corrupção de Estado, antes pelo contrário dado que todos os “corruptos de Estado” saem impunes dos processos, quando os há, ao contrário do que acontece nos outros países onde o MP responde ao poder democraticamente eleito.

    Gostar

  4. trill permalink
    4 Novembro, 2012 10:21

    quanto ao outro poder com elevada autonomia, o “poder académico”, deixo este “re-comentário”, como exemplo:
    .
    Na minha terra todos queriam ser professores-doutores, porque dá status, ganha-se bués e trabalha-se no máximo 4 ou 5 de horas semanais, porque o resto dizemos que é dedicado à investigação.
    .
    então até os educadores de infância trataram – depois de um ano numa escola privada para terem o grau de licenciados – de ir fazer doutoramentos a Salamanca em ensino, disto, ensino daquilo.
    .
    Agora são profs-doutores da univ local, ganham “bués”, e têm o tal “prestígio académico”…
    .
    É grave quando, por exemplo, um mestrado, por exemplo, tem como coordenador um destes chicos-espertos, que não teve qualquer actividade relevante na área (tirando a sua actividade num grupo de cariz recreativo da própria univ…) e não tem formação de base na área, nem outra que se saiba (só se fôr um pos-doc espanhol…) , quando nesta país há gente com grande carreira meritória na área que, sem doutoramento espanhol e sem supostos pos-docs espanhóis, poderiam dar grande formação e “substância” aos futuros mestres.
    .
    É simplesmente patético (e os contribuintes pagam que isto é uma univ pública).

    Gostar

  5. balde-de-cal permalink
    4 Novembro, 2012 10:21

    impossível cortar as ‘merdomias’ às corporações.
    deram demasiado poder às corporações (sindicatos, ordens)
    Salazar ficaria orgulhoso de ver um estado tão corporativo

    Gostar

  6. antonio permalink
    4 Novembro, 2012 11:21

    a sra ferreira leite está equivocada…..é possivel alterar o estado social em democracia, haja vontade e liderança sem medo da rua que faz barulho ( extrema esquerda ). Se o país não entra em convulsão com os despedimentos colectivos e as falências de empresas privadas, muito menos o fará pela privatização da RTP, TAP, Estaleiros Viana, empresas de transportes, etc. Quanto aos salários da função pública, os funcionários públicos já se tinham habituado à ideia de perder os subsidios o que prova que são sensatos e responsáveis….mas os srs juizes não me toquem nas regalias, deitaram tudo a perder. O povo portugues já percebeu que não há dinheiro para manter tudo como está. Está na hora de reformar o estado, sem medo dos pcp, otelos, soares, expressos e outras iluminárias que pensam que a republica lhes pertence……………..

    Gostar

  7. javitudo permalink
    4 Novembro, 2012 11:33

    O regabofe
    Presidente dos EUA recebe por ano $400.000,00 (291.290,417 Euros);
    O Presidente da TAP recebeu, em 2009, 624.422,21 Euros;
    O Vice-Presidente dos EUA recebe por ano $ 208.000,00 (151.471,017 Euros);
    Um Vogal do Conselho de Administração da TAP recebeu 483.568,00 Euros;
    O Presidente da TAP ganha por mês 55,7 anos de salário médio de cada português.
    A Chanceler Ângela Merkel recebe cerca de 220.000,00 Euros por ano
    O Presidente da Caixa Geral de Depósitos recebeu 560.012,80 Euros;
    O Vice-Presidente da Caixa Geral de Depósitos recebeu 558.891,00 Euros;
    O Presidente da Caixa Geral de Depósitos ganha por mês 50 anos de salário médio de cada português.
    O Primeiro-Ministro do último governo recebeu cerca de 100.000,00 Euros por ano;
    O Presidente do Conselho de Administração da Parpública SGPS recebeu 249.896,78 Euros;
    O Presidente do Conselho de Administração da Parpública SGPS ganha por mês 22,3 anos de salário médio de cada português.
    O Presidente da República recebe cerca de 140.000,00 Euros por ano;
    O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal recebeu 205.814,00 Euros;
    O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal ganha por mês 18,4 anos de salário médio de cada português;

    O Presidente Hollande recebe cerca de 250.000,00 Euros por ano;
    O Presidente de Administração dos CTT – Correios de Portugal,S.A. recebeu 336.662,59 Euros;
    O Presidente de Administração dos CTT ? Correios de Portugal,S.A. ganha por mês 30 anos de salário médio de cada português.
    O Primeiro-Ministro David Cameron recebe cerca de250.000,00 Euros por ano;
    O Presidente do Conselho de Administração da RTP recebeu 254.314,00 Euros;
    O Presidente da Assembleia da República recebe cerca de 120.000,00 Euros por ano;
    O Presidente de Administração da ANA Aeroportos de Portugal SA. recebeu 189.273,92 Euros;
    O Vice-Presidente de Administração da ANA Aeroportos dePortugal SA. recebeu 213.967,23 Euros;

    AUSTERIDADE PARA QUEM?
    Isto vai continuar assim ou vai ser refundido? A bem ou a mal?

    Gostar

  8. 4 Novembro, 2012 11:37

    Cara Dra.

    Para quando um post/investigação sobre este verdadeiro escândalo nacional, repetido até à exaustão, que é o lançamento de alertas amarelos e laranjas por tudo e por nada.
    De cada vez que um alerta deste tipo é lançado, quem ganha e quanto paga o país? Que tipo de interesses se movem neste pântano? Que ligações existem entre o Instituto Nacional de Meteorologia, a Protecção Civil, os Bombeiros e claro as televisões/jornalistas promotora(e)s de tal espectáculo? Quem paga o quê a alguém e que favores recebe em troca?
    A mim (pagador de impostos) parece-me uma questão de polícia.

    Gostar

  9. javitudo permalink
    4 Novembro, 2012 11:40

    Antes pelo contrário…
    “Nada do programa patriótico que o povo ardentemente desejava foi realizado: nem auditoria geral das contas públicas (só as da Madeira… nem as dos Açores…); nem renegociação a sério das parcerias público-privadas, nem limpeza da administração pública; nem responsabilização criminal da corrupção de Estado durante o socratismo.

    Quem impediu Pedro Passos Coelho de governar? Quem impediu o chefe do executivo de promover a auditoria geral das contas públicas? Quem impediu o primeiro-ministro de levar à justiça os responsáveis políticos pelos contratos manhosos das parcerias público-privadas e de outros negócios ruinosos para o Estado? Quem impediu o primeiro-ministro de mandar para investigação judicial todos os contratos de parcerias público-privadas? Quem impediu o primeiro-ministro de fornecer ao Ministério Público a relação detalhada das despesas, e de levantamentos, com os cartões de crédito do Tesouro do Estado durante o socratismo? Quem impediu o primeiro-ministro de limpar a administração pública dos dirigentes socratinos? A resposta é ninguém.

    Não se queixe, então, quem por conveniência, não quis – nem quer -, a mudança de sistema. O Governo de Passos Coelho foi uma enorme desilusão para a ânsia do povo de correção dos assuntos da Pátria. Num momento em que se discute abertamente a demissão do executivo e a substituição de Passos Coelho por outra personalidade com força, coragem e efetiva responsabilidade, o Governo cai, na prática, no estatuto de governo de gestão, impotente para fazer qualquer coisa, além da tradução parcelar do diktat da troika”. (Balbino Carreira – do PP).

    Gostar

  10. the lost horizon permalink
    4 Novembro, 2012 11:49

    A culpa é do SNS.
    Antes, do SNS, o trabalhador era reformado e morria. Depois do SNS é o que se vê. O trabalhador reforma-se e dura, dura.
    O sr Renaud Santerre, na sua Análise Social, perante a nova realidade, estabeleceu o seguinte;
    .
    velhos jovens….65 a 75 anos
    velhos adultos….75 a 85 anos
    velhos…………….mais de 85 anos.
    .
    É esta a bota que temos de descalçar. Como? Desatar os atacadores!

    Gostar

  11. Pancho Roble permalink
    4 Novembro, 2012 12:20

    Ó dona Helena, explique-me algo que ainda não percebi.
    .
    Gostaria que me explicasse, se souber, para que serve um governo anestesiado por um padrão económico que, por mais se esforce, não controla a despesa?
    .
    Com a Grécia não resultou e já alteraram o “esquema”… A “opressão” que estão a exercer em Portugal com este “comité nacional e internacional da finança” é para nivelar por baixo o nível de vida dos europeus e pôr em prática o tal modelo federalista?
    .
    E já agora, quem defende e representa Portugal estará em condições de poder falar ou já foi “abafado” por este governo?
    .
    (O caso dos 4 mil milhões, em cortes 2013/14)
    Não estou a imaginar conseguirem privatizar o ensino, mas acha possível que venham a pedir aos alunos do 2º e 3º ciclos e secundário o pagamento de propinas?

    Obrigado.

    Gostar

  12. piscoiso permalink
    4 Novembro, 2012 12:21

    Compreendo que nos States seja muito difícil enfrentar a corporação das armas (National Rifle Association), porque andam armados.
    O armamento das nossas corporações,
    são os políticos…
    que fazem parte delas.

    Gostar

  13. hem permalink
    4 Novembro, 2012 12:30

    A resolução de problemas complexos é possível em democracia, mas é difícil, especialmente quando pessoas que deviam ser responsáveis só dizem asneiras e lançam a confusão. E pior é quando o fazem por despeito. De qualquer forma, MFL já ganhou o estatuto de D Januário, o de “idiota da aldeia”. Diz os seus disparates, as pessoas riem, mas ninguém liga.

    Gostar

  14. JDGF permalink
    4 Novembro, 2012 12:38

    Descredibilizar, neste momento, MF Leite é a nova tarefa da Direita (não por motivações ideológicas mas tão somente porque se tornou ‘incómoda’).
    Sem subscrever as ideias dessa senhora considero que se existisse algum resquício de ética deveria ser sublinhado que as declarações em referência foram porferidas num ambiente de discussão, supostamente livre e aberto, sobre o ‘Contracto Social’ escrito por J. J. Rousseau, há muito tempo (1762) e desde sempre objecto de mútiplas ‘advertências’ (incluindo do seu autor).
    Até quando continuaremos (por conveniência política) a valorizar a forma fora do contexto?

    Gostar

  15. Tiro ao Alvo permalink
    4 Novembro, 2012 12:53

    Será por isso que já falam, por aí, em “ditador democrático”?

    Gostar

  16. C - 14 permalink
    4 Novembro, 2012 12:59

    A Drª. M. Ferreira Leite terá toda a razão. Mas para ser coerente não deveria ter aceite os cargos políticos que exerceu em democracia e, já agora, prescindir das pensões que lhe advêm dessas passagens como deputada da Nação e ministra de governos em que participou tão brilhantemente. A tentação de sacudir a água do capote, quando se tem culpas no cartório, é enorme. Pobre democracia a nossa, onde estes democratas de pacotilha fogem como ratos aos primeiros sinais de temporal.

    Gostar

  17. Paulo permalink
    4 Novembro, 2012 13:19

    JP
    Os alertas são isso mesmo, prevenção.
    .
    Qual espectáculo degradante é que viu?

    Gostar

  18. Paulo permalink
    4 Novembro, 2012 13:30

    Ainda não percebi este drama todo com as declarações da MFL!
    A Sra. tem obviamente razão, este nosso regime democrático promove a mediocridade, os politicos são na sua maioria merdosos, e como o são inventam regras e esquemas para impedir a progressão dos competentes, e depois temos os Sócrates, Seguros, Passos, Relvas, Jerónimo, etc., que nunca passariam de chefes de seção num pais em que o mérito e competência fossem critérios de promoção política.
    De vez em quando aparece um político competente, mas é rapidamente ostracizado pelos demais que se sentem ameaçados.
    A comunicação social e quase todos os jornalistas são igualmente deprimentes. Os principais órgãos de comunicação estão tomados pelas lojas e partidos, e ninguem tem opinião própria por muito tempo, ao primeiro desvio vão fazer reportagens na Cova da Moura ou apresentar jornais às duas da manhã.
    Com tudo isto qual a admiração, realmente para tomar decisões difíceis mas justas teria de se congelar a pandilha de boys e girl, que subvertem todas as reformas, conseguindo castigar os que ainda trabalham para manter o tacho dos pendurados.

    Gostar

  19. javitudo permalink
    4 Novembro, 2012 14:08

    Paulo,
    Nem mais!

    Gostar

  20. 4 Novembro, 2012 14:09

    JP
    Os alertas são isso mesmo, prevenção.
    Chamar prevenção a uma sementeira de preocupações para o zé pagante sem qualquer motivo, é no mínimo abuso de confiança.
    Prevenir pelo facto de choverem menos de 20 litros no espaço de 48 horas é descrebelizar a palavra prevenir (a velha história do falso lobo), para mim é corrupção, em que uns recebem horas extra e outros recebem favores presentes e futuros.
    Explicar isto a alguém ligado a um dos lobbis em causa pode não ser fácil, mas não deixa de ser um escândalo
    que se vai repetir dezenas de vezes por este inverno sem que ninguémponha cobro à situação.

    Gostar

  21. Tiro ao Alvo permalink
    4 Novembro, 2012 14:21

    JP,
    Embora esse assunto seja para aqui chamado um bocado a despropósito, eu também penso que há muita corrupção à volta dos alertas amarelos e vermelhos, decretados pela protecção civil. Tem, por isso e a meu ver razão, quando diz que “é um verdadeiro escândalo nacional, repetido até à exaustão, o lançamento de alertas amarelos e laranjas por tudo e por nada” e que muita gente se anda a governar à custa disso.
    Espero que alguém, com poder para mudar estas coisas, o ouça.

    Gostar

  22. JOSÉ DIAS permalink
    4 Novembro, 2012 15:30

    COITADINHA. Nunca foi bonita. Agorao FREUD explica tudo. Sejam tolerantes. Porque não a levam para a TV para ajudar o mabno nos comentários ao futebol
    Querem ver que a feiosa senhora e derrotada pelo Passos teria tido era vocação para o futebol?

    Gostar

  23. Basto_eu permalink
    4 Novembro, 2012 15:47

    A dra. Ferreira Leite adquiriu um estatuto a que não tem direito…encheu a mula e, agora é uma defensora acérrima dos direitos adqiridos, é um caso tipo, ela é pela manutenção daquilo que está, e aquilo que está não tem viabilidade prática, ela própria disse em tempos que não há dinheiro para nada.
    .
    Passos Coelho tem uma oportunidada histórica de fazer história: tirar os direitos adquiridos a esta franga e aos outros galos todos, só assim consegue fazer as pazes com os portugueses, se não o fizer corre o risco de além de perder as eleições ficar na história como mais um igual (ao litro) a juntar aos anteriores.
    .
    Acredito que Passos Coelho é uma pessoa inteligente, quando fez o convite ao PS já sabia ( e sabemos todos nós que ao PS não interessa nada o País) que AJS não ia aceitar o desafio e, em devido tempo mobilizou os técnicos do FMI e BM para fazer aquilo que se impõe, que é cortar nas despesas desta tropa fandanga.
    .
    O socialismo já deu o que tinha a dar, foi chão que deu uvas e então com o Seguro, a fazer aqueles gestos todos com os dedos e com as mãos…valha-me Deus.

    Gostar

  24. Paulo permalink
    4 Novembro, 2012 16:07

    JP e Tiro ao Alvo
    .
    Os critérios para os alertas estão definidos e são claros.
    São também conservadores, mas em segurança é sempre assim.
    A prevenção é e será sempre um custo. Seja para os incêndios ou para as cheias, para ventos ou ondulação, a questão está em se a previsão cientifica indica um valor maior ou menor que um valor guia estabelecido. Repito que a questão da previsão é cientifica, baseada em modelos comprovados (nem sempre consensuais, mas é assim a vida terrena!)
    .
    A corrupção que julgo estarem a sugerir é outra coisa.
    O problema não são os meios disponibilizados, são os esquemas criados para que esses meios só sirvam a alguns, normalmente ligados a empresas com conexões na proteção civil e corporações de bombeiros.
    .
    Mas que não se confunda tudo, e não “deitem fora o bebé com a água do banho”.
    .
    A história do “Pedro e do lobo” partia do principio que o Pedro anunciava um facto falso para conseguir benefícios. A chuva desta noite foi real.

    Gostar

  25. Tiro ao Alvo permalink
    4 Novembro, 2012 16:21

    Paulo,
    Mantenho o que disse. A chuva desta noite foi igual à chuva de muitas e muitas outras noites de outono.
    Pelo que vejo, você sabe que há corrupção à volta disto, pois tocou na ferida. Por hoje fiquemos por aqui.

    Gostar

  26. Pseudónimo 1 permalink
    4 Novembro, 2012 18:53

    Este assunto merece discussão séria; a forma pouco democrática desta construção europeia
    com cedência de soberania nas costas dos cidadãos, sabendo muitos dos políticos europeístas que as identidades europeias se sobrepõem (hoje e no passado) à europeia, distorce muito do discurso em prol do país que paradoxalmente apregoam. A Europa é rica por ser diversa, e é bom que exista competição entre nações (também fiscal) a uniformização, a centralização a construção de uma Europa bloco quase imperial vai necessariamente restringir a liberdade dos cidadãos e das regiões; vai favorecer as grandes companhias e multinacionais e tirar margem de manobra às pequenas e média empresas tornando a mutação social mais difícil.
    Na verdade o sacrifício que está a ser feito é para salvar o euro e não Portugal, a opção da adesão ao euro não foi sufragada sequer por referendo (repare-se como a Dinamarca e a Suécia se posicionaram em relação à moeda única) no entanto a consequência dessa decisão está a ser paga pelos cidadãos.
    Como foi encontrado o valor de 3% de défice?
    Qual o estudo que sustenta esse valor de défice?
    Não percebo em Portugal a inexistência de um movimento não federalista forte, não associado aos Partidos comunistas PCP e Bloco.

    Gostar

  27. La_frontera permalink
    4 Novembro, 2012 21:14

    Reorganizar o Estado é sem dúvida imperativo, julgo que ninguém o põe em causa. Agora reorganizá-lo apenas e só com base no Estado social de direito, não fará sentido de todo, é igualmente preciso reestruturar serviços, vencimentos e empresas detidas pelo Estado e preferencialmente vendê-las ou extingui-las caso não haja interessados.

    Aliás, se recuarmos alguns dias, o Ministro das Finanças, em reunião com os deputados da maioria, desafiou-se a apresentarem propostas para um corte substancial do lado da despesa. E qual o resultado? Estão a pensar!!

    O pedido de ajuda à troika no sentido da reorganização do Estado, foi o modo de conseguir ultrapassar os grupos de poder. Se o conseguirem e se não se reflectir no contribuinte, como vem sendo hábito, o mérito é exclusivamente do Governo.

    Quero acreditar que as palavras da Dra. Ferreira Leite pretendiam transmitir que a tomada de decisões dessa índole, não podem ser postas em prática com base na opinião de cada um, daí a referência à democracia.

    Gostar

  28. JDGF permalink
    5 Novembro, 2012 00:00

    Porque razão se ‘misturou’ as declarações de M F Leite com os alertas da Protecção Civil?

    Gostar

  29. Adriano Volframista permalink
    5 Novembro, 2012 10:02

    A oligarquia nacional quando não consegue agir na realidade existente, tenta alterar a mesma.
    Trata-se de um traço nacional que se pode assisitir em qualquer campo de futebol: quando a nossa equipa perde o problema é sempre do árbitro.
    Não passa de mais um evento do estado actual da nossa oligarquia: não tem qualquer solução para o problema.
    Cumprimentos
    Adriano

    Gostar

  30. Floriano Mongo permalink
    5 Novembro, 2012 17:09

    MFL não se vem limitando a execrar este governo. O seu alvo, pasme-se, é também a democracia!

    Para MFL o problema não está naqueles que solapam a democracia, ou que têm governado mal. Não! O mal é a democracia!
    Poderemos depreender pelas suas palavras, que se as instituições fossem mais musculadas e atropeladoras de direitos e códigos, valores morais e normas éticas então tudo estaria nos conformes!

    De costas para a perplexidade da plateia, MFL esmerou-se na indigência argumentativa e na pose de inocente, foi em frente reafirmando que o Estado democrático e a reforma do país não nasceram um para o outro.

    Parece q MFL gosta de “flirtar” com as ditaduras. Alguma alma caridosa explique à senhora que não se servem ditaduras nem democracias “a la carte”. Hoje quero uma amanhã a outra. Sabe porquê dona. MFL? Porque as duas são incompatíveis! Uma é o contrário da outra! E a primeira quando se instala não sai quando se quer! A sra devia saber q depois de implantada, uma ditadura, não é possível num estalar de dedos, colocar o país, a sociedade e principalmente as suas VÍTIMAS a zero e num passe de mágica acordarmos numa esplendorosa democracia.

    Ou será q na retórica de MFL as ditaduras trazem em si mesmas alguma virtude? Ao apelar para uma ditadura MFL equipara esta à democracia nivelando-as!

    Não, dona Manuela, uma e outra não se equivalem!! Sabe porquê? Porque na sua essência uma é criminosa enquanto a outra é virtuosa!!!

    Haja estômago!

    Gostar

Indigne-se aqui.