Saltar para o conteúdo

a vergonha na cara não tem cotação política em portugal

13 Maio, 2013
by

Não serei eu a dizer que Paulo Portas não é politicamente um trampolineiro. Salta à vista desarmada que o é, e este episódio recente das pensões de reforma é apenas mais uma prova disso. Convém, contudo, que o histerismo gerado pelo caso não nos faça esquecer os outros trampolineiros que por aí andam, muitos deles ainda no activo e outros a prepararem afincadamente o seu regresso. Só três exemplos retirados dos anos mais recentes. Durão Barroso, que ganhou as eleições a prometer um «choque fiscal» (leia-se uma descida de impostos) e aumentou os impostos logo nas primeiras semanas de governo. A meio de um mandato em que pediu e impôs sacrifícios aos portugueses, em troca da promessa de um futuro radioso, pôs-se a andar para Bruxelas, por puro interesse pessoal e sem dar justificações ao pagode. Depois, Jorge Sampaio, de cognome «o terno», que falava despudoradamente do «défice» e agora vem perorar sentenças sobre o mesmo tema. Este foi também o único presidente da República Portuguesa que dissolveu um parlamento com maioria absoluta, para objectivamente entregar o poder, já não direi aos seus amigos políticos, mas, pelo menos, à oposição. Por último, o verdadeiro campeão português da falta de lata: José Sócrates, claro. Deixou o país falido e de pantanas, nem há dois anos, e aparece, agora, como se nada tivesse a ver com o assunto, a criticar quem tentou compor os sarilhos que arranjou e ainda a dar palpites sobre o que devemos fazer para sair do atoleiro em que nos meteu. A falta de vergonha é, em Portugal, um valor sem cotação política. Não vale a pena sermos muito exigentes.

46 comentários leave one →
  1. Portela Menos 1 permalink
    13 Maio, 2013 13:51

    e Cavaco? ok, que se saiba não está activo nem a preparar afincadamente o seu regresso 🙂

    Gostar

  2. Fincapé permalink
    13 Maio, 2013 14:02

    “Por último, o verdadeiro campeão português da falta de lata: José Sócrates, claro.”
    Não é falta de lata; é lata excessiva. Terá mesmo cara de lata. Não sei que culpa tem a lata, mas é assim. 🙂

    Gostar

    • RCAS permalink
      13 Maio, 2013 17:05

      ò Fincapé, falta de lata, falta de vergonha na cara, ignorância ,desonestidade intelectual são mato neste País, a começar pelo rui a. pela Helena, por você, e grande parte dos que por aqui andam a navegar nas aguas destes imbecis que governam este País!
      Alias a idiosincrasia mediocre de grande parte dos portugueses, principalmente afectos aos partidos não só como militantes mas tambem como simpatizantes, leva-os a ouvirem o que querem ouvir, a ler o que querem ler, a ver o que só querem ver!
      O problema é a incapacidade que os Portugas tem de se olharem ao espelho! esforce-se um bocado que talvez chegue lá…

      Gostar

      • Fincapé permalink
        13 Maio, 2013 18:35

        Obrigado, RCAS, no que me diz respeito quanto à falta de vergonha.
        Mas quanto a dizer que eu navego “nas águas destes imbecis que governam o país”, desculpe, mas tenho de discordar… bastante. 😉

        Gostar

      • RCAS permalink
        13 Maio, 2013 19:28

        A imbecilidade, e a desonestidade intelectual neste País não são só apanágio da direita, tambem o são à esquerda. Será capaz de me explicar porque não á um governo de esquerda?
        Eu antecipo-me… total incapacidade de pragmatismo! comportam-se como puras (falsas?) virgens ideológicas, sendo iguais á direita: os seus interesses acima de “tudo”, ou não será assim?
        Se não navega nas aguas da direita, as minhas desculpas, mas… vê? como a esquerda se confunde com a direita no ódio e diabolização anti -Socratica?
        Haja pelo menos um minimo de honestidade intelectual!…

        Gostar

      • Fincapé permalink
        13 Maio, 2013 19:40

        “… como a esquerda se confunde com a direita no ódio e diabolização anti -Socratica?”
        Se disser grandes discordâncias, ficará mais correto. Ódio, assim propriamente, não sinto. Muito menos em quantidade igual àquela que os socratistas têm pelos que não o são. Pelo vistos.
        Aliás, se Sócrates tivesse governado com maior sentido de esquerda, e de Estado também, sem necessitar de ir lá para a extrema, eu até teria gostado. Provavelmente.

        Gostar

      • RCAS permalink
        13 Maio, 2013 19:58

        Sócrates na extrema??? bem… na extrema andam estes…penso eu… ou para você estes e Sócrates são a mesma coisa? se pensa assim percebe-se a enorme dificuldade em constituir um governo de esquerda.
        Estes que lá estão agradecem! não é hostilizando o PS empurrando-o para a direita, que se consegue o que quer que seja!
        “Não se apanham moscas com prato de vinagre”… mas sim com pratos de mel lá diz o povo e eu acredito!

        Gostar

  3. 13 Maio, 2013 14:10

    Não esquecer o primeiro ministro que achava que os sacrifícios que Sócrates pedia eram demasiados e que ia resolver tudo cortando nas gorduras do Estado, sem atacar salários nem pensões.
    E o ministro das finanças que é tão competente que faz orçamentos para um ano que não se aguentam seis meses.

    Gostar

  4. André permalink
    13 Maio, 2013 14:21

    Se estamos a falar de falta de vergonha na cara, acho que há mais três importantes personalidades na política ativa (ou nem por isso).
    Comecemos pelo atual presidente da república, Aníbal Cavaco Silva. Desde a destruição de setores de produção, passando pelo escândalo BPN/SLN, até às declarações sobre a sua reforma e o típico “não sou político”, mais o “nunca me engano e raramente tenho dúvidas”. Já para não falar do coqueiro que teve de levar com o Cavaco em cima.
    Mesmo assim, sorte do coqueiro, foi o Cavaco e não o Mário Soares, esse, só em cima de tartarugas. Como devem ter percebido, Soares é o segundo da lista. Esse traste, enquanto governou com o FMI nos anos 80, fez mais ou menos o que este governo está a fazer. No entanto, para quem lê a Visão, parece que Soares só vê pontos maus neste governo. Ele é mesmo um escroque.
    Por fim, temos o ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois da m… (desculpem a expressão, mas não pode ser caracterizado de outra forma) de trabalho que lá fez, Marcelo critica tudo e todos (muitas vezes dentro do seu próprio partido) aos domingos à noite na TVI.
    Confesso que não partilho a opinião sobre Sampaio, mas compreendo-a, embora ache que quem a exprime parece-se com o Sócrates a dizer que ele saiu do governo porque o obrigaram. Ou seja, birras de putos.

    Gostar

  5. Zé da Póvoa permalink
    13 Maio, 2013 14:26

    Jorge Sampaio fez o que tinha que ser feito: acabar com o circo em que PSL tinha transformado o governo do país e, em especial, evitar o ressurgimento da censura que o ministro Rui Gomes da Silva afanosamente tentava impôr nos meios de comunicação social, tendo conseguido mesmo afastar a voz incómoda do prof. Marcelo da TVI, com processos inteiramente pidescos. E Sampaio não entregou o poder aos amigos, como mente o articulista; deu a voz ao povo que por voto secreto deu maioria absoluta ao PS. A democracia no seu explendor! Há quem não goste dela,mas é a vida!!!

    Gostar

  6. trill permalink
    13 Maio, 2013 14:31

    pois não, os políticos tugas não têm vergonha, talvez devido à bondade do sistema de “justiça” tuga que lhes garante impunidade…

    http://psicanalises.blogspot.pt/2013/05/no-vosso-pais-liberal-preferido.html

    Gostar

  7. 13 Maio, 2013 14:33

    Se o que pretende é diluir as trampolinices de Portas, há muitos diluentes.
    É só abrir as janelas da política.

    Gostar

    • rui a. permalink*
      13 Maio, 2013 15:02

      Quando vc. chamar, com todas as letras, trampolineiro ao José Sócrates, poderemos discutir o que eu pretendo fazer às trampolinices do Portas.

      Gostar

      • 13 Maio, 2013 18:54

        Caro Rui, eu vivo o presente, com um governo de que Portas faz parte.
        Trampolineiros passados há às resmas e não estou obcecado por nenhum.

        Gostar

    • trill permalink
      13 Maio, 2013 14:40

      há quem gostasse de aplicar cá… e está a “dar o máximo” para que assim seja…

      Gostar

  8. J. Madeira permalink
    13 Maio, 2013 14:55

    Quem pode defenir o carácter de P.Portas é o seu grande admirador e amigão sim,
    o tal Jacinto Leite Capelo Rego só cheques de 10.000 foram mais que muitos!
    O Durão Borroso foi para Bruxelas levando na idéia o ajudar Portugal, já na altura
    sofria de excesso de visão, até viu as tais armas de destruição massiva do Iraque,
    consta que se lhe está a acabar o reinado em breve estará de regresso pronto para
    continuar a servir-se!
    Dado que, a actual situação financeira e económica do País é muito pior do em Maio
    de 2011, estamos dentro de um buraco cada vez mais fundo … como é que há gente
    contaminada que ainda acredita que o Comentador/Farmaceutico levou a “choldra”
    à bancarrota ???

    Gostar

  9. Duarte permalink
    13 Maio, 2013 14:58

    Entao nao falta 1

    Vamos lá recordar

    Ja nao falo do Abreu Amorim que é uma figurinha meno apesar de ser o meatloaf

    Gostar

    • atom permalink
      13 Maio, 2013 15:42

      Para quem não tem memória, aqui está este vídeo do Duarte. Como diz o provérbio alentejano: “Quem tem telhados de vidro arrisca-se a ficar com os cornos partidos”.

      Gostar

    • Maria permalink
      13 Maio, 2013 18:17

      Ao ver este video, não sei se chore se ria! Para quem tem memória curta e para aqueles que querem à força toda meter nas cabeças dos portugueses que quem mentiu foi José Sócrates aqui está Pedro Passos Coelho, que nunca o fez!!!! (ironizo, claro). Obrigada. Gostava de copiar para partilhar, mas não sei como.

      Gostar

      • Fincapé permalink
        13 Maio, 2013 18:30

        Maria,
        clique junto ao canto inferior direito, onde diz “youtube”. O vídeo abre no “youtube” e depois pode copiar o endereço, em cima, que começa por www. (etc.)
        Para os comentadores de direita: informo que se o vídeo fosse de outra personalidade, de esquerda ou direita, eu daria a mesma informação. É para não serem mauzinhos.
        É este, mas sem os parêntesis reto na extremidade, postos para não abrir o vídeo.
        [http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gNu5BBAdQec]

        Gostar

      • Maria permalink
        13 Maio, 2013 18:33

        Obrigada, pela informação. está um trabalho muito bem feito.

        Gostar

    • J. Madeira permalink
      13 Maio, 2013 18:38

      Esta é a prova de que o Mundo gira cada vez mais depressa!
      O que hoje é verdade daqui a meia dúzia de horas passa a ser mentira!

      Gostar

  10. deluci permalink
    13 Maio, 2013 15:08

    Sim, deixou o país de pantanas, há dois anos e tal, conceda-se, ó Rui mau, numa situação de todo inesperada para ele como para maioria da gente, apanhados numa crise que pucos sinais deram a futurar.
    Entretanto, com a mesma desenvoltura de espírito, Rui mau, há que dizê-lo, J Sócrates, de uma visão superior, sumamente inteligente e prático, ao contrário do autista vaidoso que aí temos, jamais teria perdido as estribeiras, pois não é parvo e teria acautelado a vertente económica, em lugar de, infantilóide, se atirar a querer ir além da troika que nós vimos, você lembra?, com esse pomposo de atrasado mental.
    Pois foi essa, essa é ainda a nossa pouca sorte, o nosso azar, que um indivíduo sem escrúpulos, vaidoso, desonesto e incapaz, tenha tido acesso ao pote, após induzir o povo numa série de aldrabices e mentiras, que jamais se viu, certamente, neste reino de mais vasconcellos traidores .

    Gostar

  11. Pffff ! permalink
    13 Maio, 2013 15:11

    Este blog é muito engraçado.
    O que eles “gostam” do comentador farmacêutico…
    É giro atirar pedras ao telhado do vizinho, quando tem telhados de vidro.
    A propósito, quando sai o Isaltino ? Quando entra o Valentim ?

    Gostar

  12. 13 Maio, 2013 15:13

    Zé da Póvoa,

    O Sampaio acabou com o circo, encerrando os espetadores (acordo!) na jaula dos leões.

    Após seis anos de socrático governo, até o Pedro Santana Lopes parecerá Catão.

    Gostar

    • Fincapé permalink
      13 Maio, 2013 16:53

      Caro Francisco Colaço,
      Em Portugal, pode escrever-se “espectadores” ou “espetadores”, porque pode pronunciar-se dos dois modos. Suponho que no Brasil até se escreve apenas com o “c”.

      Gostar

  13. deluci permalink
    13 Maio, 2013 15:26

    “Por último, o verdadeiro campeão português da falta de lata: José Sócrates, claro.”
    E ai, então eu li mal, você, caro rui, quis dizer, na certa:
    “Por último, o verdadeiro campeão português da falta de lata, sem vergonha e nem caráter, o grande mentiroso, cínico, desonesto, incomparável Coelho, of course, cantor de ópera falhado, que um dia jurou que havia de ainda um dia por força ir ao pote, por padrinhos e nepotes .”

    Gostar

  14. 13 Maio, 2013 16:42

    Se “isto” continuar a agravar-se, se os tugas ripostarem e o governo estiver na antecamara da demissão, PPCoelho porque derrotado, imitará Jesus,Jorge e cai de joelhos…

    Gostar

  15. Maria permalink
    13 Maio, 2013 17:55

    Quem o lê não o leva preso, sr Rui a. Mas esquece-se de dizer que quem pôs o país nesta miséria não foi José Socrates mas o governo atual que não conseguiu dar volta à questão. Custa muito vermos os nossos a falhar, mas o que é, é! Não se vá eternamente limpar as mãos ao anterior governo e mais precisamente a José Socrates, pois digo-lhe: se ele tivesse vingado no PEC lV não estariamos agora a passar por este sofoco. Quantos PEC já não fez este mísero governo? Com certeza não estariamos no buraco onde nos encontramos. Este governo, sim, vão deixar-nos no lixo, na lama, na falência, por falta de competência e de saída em todos os campos, pois o que tem feito é destruir até o que já estava bem feito. Se não sabem ao menos seguissem o que estava feito faziam um brilharete perante o povo que não sabia se teria sido ou não feito pelo governo anterior.

    Gostar

    • 13 Maio, 2013 18:19

      «sim, vão deixar-nos no lixo, na lama, na falência, por falta de competência e de saída em todos os campos, pois o que tem feito é destruir até o que já estava bem feito.»
      É verdade. Este governo só sabe dar cabo do que já estava bem feito. Este governo dá cabo de tudo. De tudo!
      O seu comentário merece destaque.
      pois o que tem feito é destruir até o que já estava bem feito.
      Ainda há pessoas que pensam assim…
      R.

      Gostar

      • Maria permalink
        13 Maio, 2013 18:50

        Preferia, presumo, que pensássemos todos da mesma maneira e de preferência da sua e sem levantar muitas ondas. Há pessoas que pensam assim…

        Gostar

      • 13 Maio, 2013 19:34

        Acho que é do mais elementar bom senso. Do foro dos fatos e não de “pensamento” individual. Achar que tudo estava bem como referiu é o ponto máximo. É bater no fundo dos fundos.
        É estar no Zaire à beira da Guerra e achar que é o centro do mundo tudo está bem.
        R.

        Gostar

    • pedro permalink
      13 Maio, 2013 19:13

      esteve ausente do país durante os governos de sócrates? Parece. Este governo ,pelo menos ,não alimentou a cleptocracia instalada deixada pelos governos sócrates(PPP,swapp,rendas etc)e fez algum ajustamento mas continuou pelo aumento de receita( carga fiscal )e descurou o corte na despesa ,desta forma , destruiu economia ,boa e má . Agora que vai começar a cortar na estrutura e na nomenclatura ,não sei se ainda vai a tempo pois os danos sociais são imensos.

      Gostar

      • Maria permalink
        13 Maio, 2013 19:19

        Está muito mal informado…faz pena ver que há gente que fala só porque ouve outros falarem e aqui reside a ignorância.

        Gostar

  16. 13 Maio, 2013 18:04

    Mas há mais.
    Jorge Miranda.
    Pacheco Pereira.
    Daniel Oliveira.
    Bagão Félix.
    Marques Mendes.
    Anacleto.
    Fernandos Rosas.
    José Manuel Pureza.

    Enfim… a lista dentro de portas é interminável.
    Fora de portas é uma coisa do outro mundo.
    R.

    Gostar

  17. Duarte permalink
    13 Maio, 2013 18:10

    E o meatloaf? esse mesmo que costuma” escrever” aqui?

    Gostar

  18. Joaquim Carreira Tap permalink
    13 Maio, 2013 18:35

    O problema cerne deste país é que as pessoas, na sua maioria, não reflectem sobre as situações criadas e vividas. Só quem tem assento nas tribunas televisivas ou nos jornais são os responsáveis directos e indirectos da forma como Portugal tem sido governado. O compadrio e a falta de vergonha tornaram-se os veículos utilizados para atingir proventos pessoais, que destruíram, não só a economia do país, como toda a relação respeitosa e honesta que devia ser lastro duma relação normal entre as pessoas. Quase todos os que hoje têm lugar de alguma decisão, seja na comunicação social ou nas empresas públicas e outros institutos de supervisão politica, devem favores a quem os colocou e estão ali para servir grupos e não o país. Muita gente séria abandonou a política activa, porque se enojou da forma como, muitas vezes, ela é conduzida.

    Gostar

  19. YHWH permalink
    13 Maio, 2013 18:41

    Haja decoro. Nenhum dos citados (nem sequer o oportunista Durão Barroso!) conseguiu fazer tanta pilhéria nem tanta trampolinice quanto o actual governo co-liderado por Passos & Portas.

    Vai para 2 anos que temos um governo de biltres (só ainda saíu o biltre Relvas…) protegido pela cumplicidade do mais inapto dos presidentes biltre-mor da «democracia à portuguesa»: Cavaco Silva.

    Gostar

    • 13 Maio, 2013 18:46

      Só não são biltres os honestos da sua cor política.
      Lá está. Os Palestinianos são mortos, os Judeus “morrem”.
      Decoro…
      R.

      Gostar

  20. rui a. permalink*
    13 Maio, 2013 19:33

    “mas o governo atual que não conseguiu dar volta à questão”
    Qual questão?

    Gostar

    • Maria permalink
      13 Maio, 2013 19:42

      Não se trata de uma questão, trata-se de governar, ele, governo não teve unhas para tocar guitarra!!! Entendeu agora??? Espero que sim.

      Gostar

  21. rui a. permalink*
    13 Maio, 2013 20:10

    Não, não entendi.
    A que “questão” este governo”não conseguiu dar a volta”, simplesmente Maria? Ora veja lá se consegue lembrar-se?

    Gostar

    • Maria permalink
      14 Maio, 2013 00:17

      Aliás, este governo dá a volta a todas as questões, não acerta é no meio onde se encontram as virtudes!

      Gostar

  22. Artista português permalink
    13 Maio, 2013 23:30

    A falta de vergonha do Sampaio er ainda maior: ou será que já ninguem lembra quando ele dizia aos jovens que nem todos eles podem ser funcionários públicos e – bem prega Frei Tomás – lá ia arranjando tachos na FP para os filhinhos, coitadinhos…

    Gostar

  23. carlos reis permalink
    13 Maio, 2013 23:33

    Poupar-se-ia muito tempo e espaço citar só não-trampolineiros

    Gostar

Indigne-se aqui.