Saltar para o conteúdo

Lutando pela sua excepção

3 Novembro, 2013

«O Conselho de Repúblicas acusa a lei do arrendamento de ter forçado o fecho de portas da República 5 de Outubro, em Coimbra, estando mais sete outras repúblicas da cidade em risco de fechar devido à actualização das rendas. A República 5 de Outubro, com mais de 40 anos de existência, encerra no final deste mês, depois de a renda ter sido aumentada de 12,5 euros para 764 euros, a 1 de Agosto – um aumento de 6.012% –, tendo-se tornado “impossível” aos quatro estudantes da república pagarem a renda, saindo ao final de três meses de incumprimento

Miguel Cardina informa que «em Assembleia Magna, os estudantes de Coimbra aprovaram a realização de uma petição que visa introduzir uma exceção na lei do arrendamento que busque salvar as Repúblicas desta condenação à morte

Ou seja a salvação das repúblicas passa pelo patrocínio dos senhorios às repúblicas ou quiçá pela subvenção pública das ditas repúblicas. Enfim os estudantes republicos mais os que votaram a favor da excepção na lei do arrendamento pretendem ser uma espécie de casta, com privilégios próprios, sustentados pelos outros. O espírito republica em Portugal sempre foi muito oligárquico.

57 comentários leave one →
  1. zeca marreca de braga permalink
    3 Novembro, 2013 11:17

    ” O espírito republica em Portugal sempre foi muito oligárquico.”

    Já o espirito monarquico e liberal sempre foi muito democrático…

    Eu, que sou pós-estalinista, defendo residências universitárias para todos, com aquela qualidade de construção Brejneviana!

    Gostar

  2. JSF permalink
    3 Novembro, 2013 11:38

    Devia ter vergonha de publicar este post.HM! Acha que as universidades deviam ser só para ricos? É o que parece.

    Gostar

    • Joaquim Amado Lopes permalink
      3 Novembro, 2013 17:12

      Devia ter vergonha de escrever este comentário, JSF. Acha que frequentar uma Universidade obriga a fazer parte de uma república e que os proprietários de imóveis devem ser obrigados a arrendá-los às repúblicas de estudantes por valores simbólicos? É o que parece.

      Gostar

      • A.Silva permalink
        4 Novembro, 2013 11:12

        É preciso acabar com os direitos adquiridos dos senhorios!

        Gostar

    • Churchill permalink
      3 Novembro, 2013 19:32

      Ricos??.
      Dá menos de 200€ por aluno!
      Se não têm dinheiro para isso vão viver para habitações sociais.

      Gostar

    • colono permalink
      3 Novembro, 2013 23:43

      Uma Republica constituída por 4 alunos???? Aluguem um quarto… fica mais barato!
      A não ser que vivam na republica das berlengas!

      Gostar

  3. Tiradentes permalink
    3 Novembro, 2013 12:07

    Realmente é o que parece. Quatro marmanjos não podem pagar menos de 200 euros por mês de renda.Acho até que cada família coimbrã devia disponibilizar um quarto (para dois) pela módica quantia de 6.5 euros/mês democratizando os encargos. Assim se poderia distribuir a pobreza por todos. É que se todos pagamos para que se possa ter acesso à universidade porque é que só o senhorio daquela casa tem de pagar duas 6.000% a menos disponibilizando-a por 12.5 euros por mês?

    Gostar

  4. Renato permalink
    3 Novembro, 2013 12:17

    Na república 5 de Outubro só cabem 4?
    Se só pode acomodar 4… então não tem massa de república!
    Se puderem acomodar mais 3 a coisa fica 764/7=109.1!!!

    Gostar

  5. 3 Novembro, 2013 12:27

    Está de facto em risco toda uma riquíssima tradição, evocada neste vídeo onde por acaso não se vê ninguém a estudar

    No minuto 6:30 explica-se a essência da vida de estudante, balanço entre estudo e borga; aos 19:20 ficamos a saber como é cara a vida na Boa Bay Ela porque se fazem festas para 50 convidados mas são os Bays que pagam tudo; ao minuto 20:00 explica-se que ali a vida tem um nível estratosférico, contrastando com a vida mundanal, a corriqueira vivência lá fora. As palavras estão na banda sonora do vídeo. As legendas em inglês não conseguem acompanhar toda a profundidade da exposição.

    Gostar

  6. LTR permalink
    3 Novembro, 2013 12:28

    Ou seja, pagavam 1,6% da renda de mercado. O curioso é verificar que a malta “socialista”, à medida que vai herdando umas casas, vai ficando de direita.

    Gostar

  7. BELIAL permalink
    3 Novembro, 2013 12:59

    E porque não vão fazer “Repúblicas” em acampamentos?

    “República” é onde a corja quiser…

    Gostar

  8. BELIAL permalink
    3 Novembro, 2013 13:01

    E porque não vão fazer “Repúblicas” em acampamentos?

    “República” é onde a corja quiser…

    Gostar

  9. 3 Novembro, 2013 14:03

    As repúblicas coimbrãs deveriam fazer parte do património cultural.
    Os poderes públicos deveriam adquirir os imóveis das repúblicas (pelo menos as mais antigas) e criar condições para que as mais novas se consolidem.
    EF-ERRE-AAAAAAAAaaaaaaa……..

    Gostar

    • 3 Novembro, 2013 14:16

      De acordo !

      Gostar

    • manuel permalink
      3 Novembro, 2013 15:09

      De acordo também.

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      3 Novembro, 2013 15:16

      De acordo também desde que V. Exas. estivessem dispostos a pagar do vosso próprio bolso.”Poderes públicos” é muita gente e património cultural é muita coisa ….

      Gostar

      • 3 Novembro, 2013 15:30

        Tira,
        Por causa da javardice e ignorância intelectual e cultural de muitos autarcas e governantes, é que este país está bastante destruído e desvalorizado na sua identidade patrimonial.
        Se “os poderes públicos” administrarem bem as receitas, as dotações, podem e devem ter dinheiro para, no caso, VER a História da Universidade de Coimbra, à qual estão indiscutivelmente associadas as repúblicas !

        Mas a maioria dos tugas prefere dinheiro público(!) por exemplo para o futebol…
        Tira,,
        Este governo decidiu que o futebol é “de interesse nacional, pelo que a RTP está obrigada a transmitir 1 jogo/semana da I Liga. Sabe quanto custa ao erário público ? 350 mil euros/cada.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        3 Novembro, 2013 21:00

        Sim sim …o governo……esse que fez o 2004 não foi?……eita javardice.

        Gostar

    • tozezito permalink
      3 Novembro, 2013 17:15

      Os poderes públicos podem fazer muita coisa em benefício de quem andar a mamar nas tetas do Estado…desde que não vão mais ao bolso dos contribuintes para estes compensarem quatro marmanjos pseudo estudantes coimbrinhas que andaram estes anos todos a chuchar num senhorio a quem pagavam…pasme-se…12,5 euros como renda de um prédio inteiro no centro da cidade!!!
      Os poderes públicos também podiam dar ao Piscoiso uma tença anual para lhe pagar todas as javardices que escreve…

      Gostar

      • 3 Novembro, 2013 19:28

        tozito
        Não preciso que os poderes públicos me paguem o que escrevo.
        O que escrevo é de expressão livre, pro bono.

        Gostar

    • Churchill permalink
      3 Novembro, 2013 19:35

      Concordo que o Estado devia comprar todas, e depois demolir esses antros.

      Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      4 Novembro, 2013 02:17

      O Estado paizinho, sempre o estado paizinho. Quando é que pensam fazer-se à vida? E depois queixam-se que pagam muitos impostos…

      Gostar

      • 4 Novembro, 2013 19:19

        Pançudo pos 25 de Abril,

        O estado paizinho??? Deixa-me adivinhar vais prescindir da reforma…

        Gostar

  10. J. Madeira permalink
    3 Novembro, 2013 14:51

    Podemos dormir descansados! a D. Helena está em todas,
    e, isso significa que, gosta de dar o corpo ao manifesto!
    Agora, enxertar que o espírito da República em Portugal
    sempre foi muito oligárquico … só naquela cabecinha!!!

    Gostar

  11. 3 Novembro, 2013 15:21

    A senhora HM realmente vem-se transformando num aborto intelectual!

    Gostar

    • 3 Novembro, 2013 15:37

      Pelo que de vez em quando leio nos posts de HMatos (ignoro outros , não ligo a TVI nem leio o DE) está cada vez mais ao dispôr de, e pontualmente desatinada. Autêntica fuga para a frente…
      (Há anos, tinha uns posts entendíveis e realistas).

      Gostar

      • RCAS permalink
        3 Novembro, 2013 16:19

        MJRB

        Poie é… eram posts anti – Sócráticos não eram? o animal feroz era e ainda é uma fonte de inspiração, para o bem e para o mal…
        Mas à umas coisitas em que estamos “1000”% de acordo:
        a) – que o glorioso seja campeão!
        b)- que os Leões se tornem leãozinhos!
        c)- que o dragão arda nas chamas do inferno
        d)- que o jorge jesus vá depressa á vida… lá prós lados do capo… não?

        Gostar

  12. 3 Novembro, 2013 15:35

    Helena,

    Sempe a passar ao lado da verdadeira questão.

    .Já se deu conta que o problema não são as republicas mas a lei do arrendamento da lavra de Assunção Cristas??? Cristas que passou ao lado dos incendios do Verão mas que voltou em grande com a nova lei dos cães e gatos.

    Acho que o seu devario começa a ser fruto do sentir que foi apanhada na curva.
    Helena, não se esqueça que um destes dias voçês passa a exedentaria porque o sistema deixa de precisar das suas venenosas opiniões. Comerá tanta merda quanto eu, pense nisso.

    Gostar

    • Churchill permalink
      3 Novembro, 2013 19:38

      Concordo
      O problema é a lei das rendas, que devia ser feita em condićoes e devidamente aplicada.
      Essa aberração de existirem casa em que os donos só têm deveres e os inquilinos são sempre uns coitadinhos não faz nenhum sentido.
      Se não têm rendimentos vão ter com a segurança social e procurem habitação nos bairros camarários.

      Gostar

      • 3 Novembro, 2013 21:32

        Churchill,

        Com a aplicação da nova lei das rendas, o PSD foi despejado da sua sede por falta de pagamento…e por não poder pagar o valor actualisado.

        Em que ficamos????

        Gostar

  13. RCAS permalink
    3 Novembro, 2013 15:57

    A sensação com que fico, é que estes liberais, ou neoliberais, não têm puto de noção do desatino que esta lei das rendas tal como foi feita, sem periodo de transição, somando-se aos colossais efeitos desta “austeridade expansionista e virtuosa”, está a causar já nem falo das classes mais desfavorecidas, mesmo nas próprias classes medias, médias baixas que se vêem de repente em nitida desagregação,empobrecendo, a olhos vistos!
    Na internete é dificil encontrar casa para alugar, por menos de 400 euros, e segundo um familiar que trabalha numa imobiliária, mesmo essas, nem 200 euros valem!
    Antes era o miserabilismo, agora peca-se por nítido excesso e ganância!…

    PS – No comments!

    Gostar

    • RCAS permalink
      3 Novembro, 2013 16:04

      Ah!… o “ajustamento ” desta gentinha é um espanto!

      Gostar

    • Churchill permalink
      3 Novembro, 2013 19:40

      RCAS
      Ou não leu a Lei e está a falar de cor ou não sabe ler.
      Esta lei é marxista.
      Fale com alguém que tenha uma casa alugada há 20 anos, mesmo que seja comunista, e depois venha então fazer comentários, para não fazer figura de urso.

      Gostar

      • Churchill permalink
        4 Novembro, 2013 14:10

        Tira aos donos para distribuir pelos ocupantes
        Faz depender o custo da renda do ocupante e não do bem ocupado (é mais ou menos como ir comprar um gelado e ter um preço para ricos e outro para pobres)
        Dá direito de propriedade a quem distribui direitos (o Estado paizinho) e retira aos legítimos proprietários.
        Chega?

        Gostar

  14. A. R permalink
    3 Novembro, 2013 16:19

    A minha tia Eufrásia nunca me perdoou não ter conseguido um lugar numa república e agora que leu a notícia quer que eu lhe devolva tudo o que me deu a mais dos 12.5 Euros. Vou por um pedido de indemnização ao Mário Soares que me perseguiu uma vez em Coimbra num protesto estudantil do tipo “por muito menos”.

    Gostar

  15. EMS permalink
    3 Novembro, 2013 16:49

    Posso concordar que pagar 12 euros de renda era ridiculo. Mas pedir uma renda de 768 euros por uma casa já velhota. Desculpem lá, há algo de muito errado por ai.

    Gostar

    • Churchill permalink
      3 Novembro, 2013 19:41

      Mas alguém está a obrigar os petizes a pagar?
      Se não gostam do valor procurem outra, já que o valor é alto devem existir mais baratas com localização, dimensão e qualidade simlares.

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        3 Novembro, 2013 21:03

        Pois pois, os 12.5 durante décadas…..que fique com o prejuízo.

        Gostar

  16. Helena Matos permalink
    3 Novembro, 2013 16:56

    De modo algum as repúblicas se destinam aos estudantes com maiores dificuldades económicas logo pretender associá-las a uma resposta de cariz social é errado.

    Os senhorios não fazem parte das repúblicas nem são obrigados a sustentá-las.
    Tendo passado tanta gente pelas repúblicas certamente que não será difícil conseguir um mecenato de antigos alunos no sentido de perpetuar as repúblicas.

    760 euros por um prédio mesmo velho mas bem localizado em Coimbra é algo a não desdenhar.

    Gostar

    • RCAS permalink
      3 Novembro, 2013 17:22

      Ou muito me engano ou temos aqui uma senhoria…

      Gostar

    • Joaquim Amado Lopes permalink
      3 Novembro, 2013 17:31

      Se calhar o prédio até não vale os 760 euros por mês. Se é assim ou os estudantes não podem pagar esse valor, poderão certamente arranjar algo que lhes sirva e ao alcance das suas bolsas.
      .
      Pelo que se depreende da notícia, o valor do imóvel (suponho que segundo avaliação da Câmara para fins do IMI, normalmente inferior ao valor comercial) será de cerca de 137.520 euros e quase de certeza que o IMI desse imóvel é superior a 150 euros/ano. Mas, mesmo que não seja, como os rendimentos prediais são somados aos outros rendimentos para fins de IRS, a senhoria tem estado a perder dinheiro (mesmo não pagando a manutenção do imóvel) ao ser obrigada a subsidiar a “obra social” daquela república de estudantes.

      Gostar

    • 3 Novembro, 2013 17:43

      Helena,

      Se ” De modo algum as repúblicas se destinam aos estudantes com maiores dificuldades económicas ” porque empola aqui o exemplo, para defender o aumento descomunal das rendas ???

      Sabe porque o fez??? Para baralhar e voltar a dar, esquecendo-se que tambem vai na enxorada.

      Quanto aos senhorios aposto que muito deles nem vão saber como lidar com a situação, a não ser que seja um senhorio bem instalado na vida a viver á pala do sistema, Quer indagar???

      Gostar

  17. EMS permalink
    3 Novembro, 2013 17:08

    Helena, não sei se 760 euros é um preço razoavel. Eu por mim fico muito contente em não ter que pagar uma enormidade dessas.

    Gostar

    • Helena Matos permalink
      3 Novembro, 2013 18:08

      Quem precisa de um prédio inteiro bem localizado em Coimbra deve estar consciente que pagará mto mais que se alugasse um quarto ou um apartamento.

      Gostar

      • RCAS permalink
        4 Novembro, 2013 00:00

        Vês nem sempre estou contra ti…como agora por exemplo!

        Gostar

  18. Joaquim C. Tapadinhas permalink
    3 Novembro, 2013 18:43

    E eu a pensar que o problema maior deste país era a miséria em que vivem centenas de milhares de famílias, onde as crianças estão inseridas, que têm um rendimento médio de 300€ mensais (para um agregado de 4 e mais pessoas) e, possivelmente vivem em regime monárquico, tendo a desgraça como rainha e a indiferença como dama de quarto. Acordo, e desperto para o problema da “República” que, no centro da cidade de Coimbra, num prédio velho, pagava a exorbitância de 12,50€ mensais. Faça-se um peditório nacional para pagar a renda da referida “República”, porque tenho a certeza, que os utentes, saberão recompensar o país por tão sábia decisão.

    Gostar

  19. licas permalink
    3 Novembro, 2013 19:46

    Piscoiso HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    3 Novembro, 2013 19:28
    tozito
    Não preciso que os poderes públicos me paguem o que escrevo.
    O que escrevo é de expressão livre, pro bono.

    ______________________

    ATÉ ONDE TE CHEGA A POUCA VERGONHA?

    Querias dizer pro bolso, não é? Pro bono uma ova!!!

    Gostar

  20. ax solo permalink
    3 Novembro, 2013 20:13

    Não li os comentários acima (peço desculpa pela displicência) e pode ser que já me tenham respondido à minha dúvida sobre qual a razão porque as repúblicas deveriam ter benefícios (nas rendas e concedidos pelos seus senhorios por via de lei) que os restantes cidadãos ou empresas não tem (que eu saiba). Se calhar é uma questão de castas (confesso que ainda não percebi muito bem o sistema político vigente)

    Gostar

  21. 3 Novembro, 2013 23:29

    Com este aumento não vai sobrar dinheiro para encher as margens da escadaria monumental de garrafas de cerveja…vazias claro.

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      4 Novembro, 2013 11:26

      Nem trocar as jantes do carro, ou comprar mais uma capa e batina, trocar o smartphone por um 4G, discoteca só em fins de semana alternados…….tudo coisas que são património cultural até da humanidade.

      Gostar

  22. Balio permalink
    4 Novembro, 2013 11:36

    O mais curioso é que as repúblicas de Coimbra não são nada de excecional. Não passam de um conjunto de estudantes a partilharem uma casa arrendada – algo que também existe em qualquer outra cidade universitária. Se houver uma exceção para as repúblicas de Coimbra, também terá que se aplicar a todas as outras cidades universitárias – ou seja, a quase todas as cidades portuguesas.

    Gostar

  23. Joaquim C. Tapadinhas permalink
    4 Novembro, 2013 12:06

    E porque não para os que trabalham e alugam um apartamento para dividir despesas? Excepções para todos de modo a que seja a regra.

    Gostar

  24. 4 Novembro, 2013 13:55

    Entregue a capa e a batina à guarda da naftalina, ei-los prontos a cobrar 60, 70 ou 80 euritos por consultas de 10, 20 ou 30 minutitos.

    Gostar

  25. JDGF permalink
    4 Novembro, 2013 14:49

    O erro foi as Repúblicas combrâs não se terem transformado em IPSS. Neste momento não teriam qualquer problema…

    Gostar

  26. Joaquim C. Tapadinhas permalink
    4 Novembro, 2013 17:54

    As IPSS pagam rendas decentes aos senhorios e não os chulam porque não se julgam uma casta à parte, que merece usar capa e batina, para se distinguiram dos pobres que nunca passaram as portas das academias, ainda que as tenham construído. Se as mentalidades não se reformarem, como pedia António Sérgio, não vamos lá.

    Gostar

    • JDGF permalink
      4 Novembro, 2013 19:38

      As IPSS mais do que pagar rendas recebem-nas. Por alguma razão a Misericórdia do Porto é a maior proprietária imobiliária do País. Isenta de IMI…

      Gostar

      • Joaquim C. Tapadinhas permalink
        4 Novembro, 2013 21:54

        As IPSS (Misericórdias) recebem rendas das propriedades que alugam, como qualquer outro proprietário, caso dos hospitais que o Governo lhes retirou, e de outros edifícios que estão alugados para os mais diversos fins, cujos rendimentos são para sustentar lares e creches e prestam ainda outros serviços à população mais desprotegida.O facto de estarem isentas de IMI, tal como as Fundações,resulta de serem consideradas parceiros sociais, assim como as propriedades da Igreja ou das Câmaras e Juntas de Freguesia que também não pagam.

        Gostar

Indigne-se aqui.