Saltar para o conteúdo

em nome da alternância democrática

12 Outubro, 2014
by

Marina Silva fez o que lhe competia fazer e da forma mais correcta possível: declarou o seu apoio a Aécio Neves, em nome do princípio da alternância democrática, sem o qual a democracia será sempre uma mera falácia. Na verdade, se alguma coisa provaram os doze anos de poder pêtista, é que, como afirmava Lord Acton, “todo o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente”. Se, ao contrário do que as sondagens começam a indicar, o PT conseguir somar mais quatro aos doze anos de governo federal que já leva, o Brasil, que é um dos mais admiráveis países do mundo, ficará um sítio difícil de frequentar. É hora de arrumar com a “presidenta”, o “Lulinha-paz-e-amor”, os mensaleiros, os sanguessugas da Petrobras, do BNDES, os apoiantes de Cháves, Maduro e de Fidel, os importadores de mão de obra médica escrava de Cuba, etc.. Em Portugal, gente intelectualmente desonesta como Boaventura Sousa Santos insiste em negar a evidência da corrupção putrefacta do pêtismo, enlameando todos quantos os que querem uma renovação democrática no Brasil. Para o eminente sociólogo-da-trêta, Marina Silva era um “instrumento” que a “direita” estava a usar para “voltar ao poder”. Como se, em democracia, a direita suceder a um governo de esquerda com doze anos fosse coisa preocupante e contra-natura. Um grande democrata, este Boaventura. Esperemos que, daqui por duas semanas, o povo brasileiro lhes dê, a todos, a merecida resposta.

24 comentários leave one →
  1. A. R permalink
    12 Outubro, 2014 19:42

    O Brasil fede e está em plano inclinado. Após 12 anos as favelas cresceram e os pobres continuam pobres e sem emprego. A corrupção está ao nível máximo: quase igual ao da Kirchner

    Gostar

  2. Procópio permalink
    12 Outubro, 2014 19:45

    Este boaventura é um caso perdido de sociologia balofa. A quantidade de dinheiro que desperdiça no seu centro de estudos sociasi é incontável.
    Há quem o conheça de perto, há quem o louve pela sua ideologia serôdia.
    Considera que o novo conhecimento da ciência será feito através das ciências sociais, faz a previsão extrordinária de que a lei física das partículas será feita através do amor, ódio, organização social e solidariedade.
    Está convicto que o Brasil de Lula seguiu uma estratégia de sucesso Achará ele que a devemos imitar, incluindo o portugalão=mensalão, isto é a compra de deputados.
    Quem vive e trabalha atualmente no Brasil sabe que o país chegou a um ponto de difícil retorno. Só com óculos negros se pode negar a evidência e só iludindo e assestando o cabresto à populaça inocente se poderá elogiar a fraude travestida em apoio aos mais desfavorecidos. Uma falácia que está na moda em países atrazados.
    As últimas estatísticas dão 60/70% de brasileiros dispostos a emigrar – “Decoding Global Talent”, realizado pelo The Boston Consulting Group. Gente nascida num dos países mais ricos do mundo, guiado até agora por uma assaltante de bancos, veneradora dos parâmetros do passarinho de chavez e do seu descendente podre de maduro.
    Boaventura profetiza o fim do neoliberalismo, prevê explosões sociais, descortina intenções criminosas nos mercados, e assim consegue andar com os bolsos cheios e proferir tonterias.
    A sua habilidade está acima de tudo em conseguir prémios dados por instituições políticas que visam fomentar uma visão política tendenciosa que a realidade por demais contradiz.

    Gostar

    • PiErre permalink
      12 Outubro, 2014 21:02

      “… faz a previsão extrordinária de que a lei física das partículas será feita através do amor, ódio, organização social e solidariedade.”

      EhEhEh, parece que o BSS se inspirou na sapiência do Professor Bambo.

      Gostar

  3. Joaquim Amado Lopes permalink
    12 Outubro, 2014 20:34

    Nunca percebi essa da “alternância democrática”. O que é que a “alternância” tem de “democrática”?
    Democrático é os eleitores poderem escolher livremente quem os representará. Se quiserem que continuem os mesmos mas fôr imposta a “alternância” isso será a negação da democracia.

    Gostar

  4. Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    12 Outubro, 2014 20:44

    Da forma como o sistema está organizado e amadurecido, a democracia funciona, quase sempre, num simulacro de escolha, que é o de escolher entre dois males.

    Gostar

  5. Procópio permalink
    12 Outubro, 2014 22:19

    Com Fernando Henriques Cardoso não houve simulacro, Tapadinhas
    Hoje sim, o Brasil vive uma ditadura comunista-cubana-e-mensaleira, como se não bastasse o impune mensalão. Certos poderes falam em “democracia neste país” só porque dependem dos juros altos recebidos. Se esses mesmos investidores estrangeiros cobrassem essas taxas de juros absurdas e isentas de impostos nos seus países de origem, sujeitavam-se a prisão perpétua por crime de usura e sonegação de impostos. Cabe aos trabalhadores aviltados salários por meio de uma carga de impostos comparável ao que se passa em Portugal. Por isso emigram sempre que podem.
    Disse recentemente um político brasileiro: “Vocês não são diferentes de nós, o vosso país já tem é pouco para roubar!”
    Segundo a ONU há no Brasil 50.000 homicídios/ano, são 400.000 cadáveres na conta do PT, por absoluta falta de política de segurança pública. Existem 500.000 mandados de prisão não-cumpridos porque a polícia obedece ao governo e não prende bandidos.
    A DELTA é a empresa criminosa e braço do mensalão, cujo testa de ferro é o zéca-dica-de-róbar, empresa que recebe bilhões do PAC para cooptar gente dos três poderes da república, a fim de transformar o mensalão numa atividade “lícita” sob a falsa idéia de que os petralhas roubam para o bem do Brasil.
    Com Dilma dá-se um verdadeiro assédio de juízes, procuradores, políticos, polícia e qualquer um que possa ser arrigementado para defender o mensalão petista.
    Ameaçados nas eleições eles são capazes de tudo para falsear o acto. Veremos.

    Gostar

  6. vortex permalink
    12 Outubro, 2014 22:30

    boaventurados os pobres de espírito’

    Gostar

  7. Procópio permalink
    12 Outubro, 2014 22:36

    A lata da bicha:
    A campanha de Dilma Rousseff denunciou ontem as novas revelações sobre o caso Petrobras como uma “tentativa de manipulação” da segunda volta das eleições presidenciais.
    Em causa está a publicação, na sexta-feira, do depoimento do um ex-executivo da Petrobras, que acusou o PT de desviar milhões da petrolífera para financiar um ‘saco azul’.
    A presidente brasileira rejeitou todas as acusações e acusou a campanha do candidato rival, Aécio Neves, de estar por detrás da publicação do depoimento. “Eles (o PSDB, partido de Aécio) jamais investigaram, jamais puniram, jamais procuraram acabar com o crime horrível que é a corrupção. E agora, na véspera das eleições, querem dar um golpe”, acusou Dilma, considerando “estarrecedor” que depoimentos feitos na Justiça tenham ido parar à imprensa.
    Já Aécio Neves, que lidera as sondagens, acusou a rival e o PT de não terem mostrado a mesma energia no combate aos diversos casos de corrupção ocorridos no governo dela. “Estarrecedor são os crimes que foram cometidos de forma continuada na Petrobras. Assaltaram a maior empresa brasileira nas barbas deste governo e o governo não teve qualquer reação”, acusou Aécio.

    Gostar

  8. Procópio permalink
    12 Outubro, 2014 22:39

    O injinheiro, grande amigo do PT e escumalha.
    “Sócrates visionário – Está assegurada a dimensão internacional da PT
    Porreiro, pá ! “Com este acordo fica salvaguardado aquilo que era absolutamente essencial: a dimensão internacional da PT, a escala da PT, a presença da PT num mercado tão importante como o brasileiro e, sobretudo, confirma-se a vocação internacional da PT e a sua vocação para desenvolver projectos industriais e de inovação tecnológica neste sector”, salientou o líder do executivo.
    E a escala global : “Sendo a PT um parceiro tecnológico da brasileira Oi, é possível uma ambição e uma visão que consagra essa empresa nos mercados da América Latina, África, como um actor global”, acrescentou.
    O “menino de oiro”. O estadista. Que visão terá ele hoje para a PT ? O desmantelamento da PT é um dos maiores escândalos da economia Portuguesa”. do Banda Larga.

    Gostar

  9. Bolota permalink
    12 Outubro, 2014 23:29

    rui a.

    Boaventura Sousa Santos, até pode ser desonesto , mas rui a. não é menos na medida em que Marina Silva está muito mais perto de Dilma ideologicamente do que de Aécio Neves.

    Gostar

    • rui a. permalink*
      13 Outubro, 2014 00:00

      Tamanha é a proximidade, que ela até declarou o apoio ao camarada Aécio! Informe-se lá, primeiro, sobre a “ideologia” da Dilma e dos seus camaradas petralhas, e venha cá depois mandar os palpites do costume. A propósito, vc. acabou por não responder ao desafio que lhe fiz há uns dias. Anda com muito que fazer?

      Gostar

      • Bolota permalink
        13 Outubro, 2014 19:47

        rui a,

        Quanto a Marina Silva , penso que ficamos falados…

        ” Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima2 , nascida Maria Osmarina Silva de Souza3 (Rio Branco, 8 de fevereiro de 1958) é uma historiadora, professora,4 psicopedagoga,5 6 ambientalista,7 8 e política brasileira filiada ao Partido Socialista Brasileiro.9

        Iniciou sua carreira política em 1984 como vice-coordenadora da Central Única dos Trabalhadores no Acre. No ano seguinte, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. ”

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva

        Quanto á resposta que deixei de dar…sendo o rui a, um defensor acérrimo das politicas vigentes, artistas como o Bava são simplesmente os maiores da cantareira…mentira???? Se bateu palmas á sua politica, não é relevante, relevante é que não discordou do faz negociatas da quadrilha. Respondido????

        Gostar

    • 13 Outubro, 2014 10:41

      A ideia que eu tenho é que em Portugal estariam os 3 no PS.

      Gostar

      • Bolota permalink
        13 Outubro, 2014 19:50

        Se calhar estava 1 no PS, 1 n
        o livre e outro no MPT | Partido da Terra…

        Gostar

  10. Procópio permalink
    12 Outubro, 2014 23:38

    E não é que o inginheiro tem a lata de vir falar na PT!
    E não é que o márinho abraçou efusivamente o isaltino!
    Só falta vermos o costa abraçar o rio, falta pouco.
    A palhaçada é o género com mais êxito na porcalhota.
    Só falta saber que puxa os cordelinhos.
    Não será difícil para quem estiver atento.
    Voltaremos a falar disso.

    Gostar

    • LTR permalink
      13 Outubro, 2014 00:13

      Eu gosto é de ouvir o Marques Lopes a dizer que o Relvas não era doutor e depois a chamar engenheiro ao socas 🙂

      Gostar

  11. Procópio permalink
    13 Outubro, 2014 00:56

    Pela falta de vergonha dos que lhe chamam engenheiro e pala desfaçatez com que ele aceita ser apelidado de tal coisa, faz-se uma idéia de quão baixo desceu o protetorado.

    Gostar

  12. 13 Outubro, 2014 10:43

    Apesar de tudo, Sócrates tem um bacharelato em engenharia tirado regularmente (a polémica é a licenciatura) – também o meu pai tem um bacharelato em engenharia e toda a gente o chama “engenheiro”

    Gostar

    • 13 Outubro, 2014 12:42

      miguel madeira,socrates um esclarecimento ao teu texto.socrates fez o bacharelato em coimbra e em lisboa a licenciatura em engenharia.a estoria do ingles tecnico,foi para outro curso.lidei com engenheiros tecnicos na minha empresa mais competententes do que os licenciados.

      Gostar

    • Joaquim Amado Lopes permalink
      13 Outubro, 2014 13:33

      miguelmadeira,
      O termo “engenheiro” pode ser usado como título académico ou título profissional.

      O título académico de “engenheiro” requer uma licenciatura numa das áreas de engenharia (um bacharelato corresponde ao título académico de “engenheiro-técnico”).
      Por vezes chama-se “engenheiro” a “engenheiros-técnicos” por cortesia. O provincianismo tipicamente português, que leva a valorizar desproporcionada e despropositadamente os títulos académicos e a usá-los socialmente (como forma de estabelecer uma distinção de classe e “massajar” o ego dos visados), pode fazer (e normalmente faz) com que usar a expressão “engenheiro-técnico” seja visto como uma forma de menosprezo.

      O título profissional de “engenheiro” requer que se exerça essa actividade profissional.

      Se estiver enganado, faça o favor de me corrigir.

      José Sócrates tem uma licenciatura em Engenharia Civil “in name only”, já que foi concedida através de fraude (fraude essa provada para além de qualquer dúvida), e não exerce a profissão de engenheiro-técnico desde pelo menos 1987.

      Gostar

  13. 13 Outubro, 2014 12:33

    é lamentavel que uma mulher que se diz de esquerda,se alie numa segunda volta a um partido de direita.o significado de social democrata no brasil, mesmo depois do acordo ortografico, é igual ao social democrata em portugal.(direita)quanto ao poder corromper tens razao,só que aqui em portugal não cola.se colasse o psd não tinha quadros disponiveis, pois uma boa parte estava da cadeia! que bom que é ,estar em cabo verde a passar ferias prolongadas com os camelos a pagar.que se saiba dilma russef e lula não estaõ presos nem saõ arguidos.

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      13 Outubro, 2014 22:57

      Lamentável é dizer-se de esquerda

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        13 Outubro, 2014 22:59

        Aqui o peiésse é de esquerda quando convém sobretudo antes das eleições e quando as ganha pela derrotas que inflige às direitas e no dia seguinte prossegue as políticas das direitas.

        Gostar

  14. Juromenha permalink
    13 Outubro, 2014 16:04

    Suspeito que os insondáveis motivos que levam o charlatãozeco do boaventura seboso sebenteiro ( quem o topava era o Prof. A.M.Baptista…) a continuar a ser ( principescamente) financiado – e isto num “país” que vive de esmolas – são os mesmos que proporcionaram a ida do competentíssimo guterres para a onu e a colocação do não menos competente constâncio no bce…
    Além da nomeação, se bem que menos chamativa, de outra irrelevância, sampaio , para a chamada “aliança de civilizações”, criada(?) por outro idiota , o bambi de tristíssima memória.
    Mas , já dizia o outro , “isto anda tudo ligado”…

    Gostar

Indigne-se aqui.