Saltar para o conteúdo

Antes de mais nada…

27 Março, 2008
tags:
by

fa-hayek.jpg A atitude liberal face a qualquer tirania é ser contra. Sempre. Sem elucubrações justificativas que, tortuosamente, gerem a compreensão por aquilo que ao liberalismo mais repugna: a asfixia do indivíduo nos seus direitos elementares, que são os que o definem como tal; bem como o consequente esmagamento da sociedade onde o indivíduo existe, da sua cultura, dos seus modos típicos de perceber o mundo. Sobretudo quando essa violência é exercida por um aparelho estatal ao serviço de uma ideologia ou que, pura e simplesmente, se quer perpetuar no poder.

33 comentários leave one →
  1. JR's avatar
    27 Março, 2008 14:48

    excelente post. nunca é de mais lembrar. espero que tenha mandado cópia para o joão miranda e para o gabriel, esses liberais de segundas, quartas e sextas.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    27 Março, 2008 14:55

    CAA,

    Tudo isso é muito interessante, mas ainda não percebi qual é a utilidade de um boicote aos Jogos Olímpicos. O boicote aos Jogos Olímpicos baseia-se na ideia ingénua de que se isolarmos um regime os seus habitantes ficam mais livres. O que não faltam são exemplos de que isso é falso. Cuba, Coreia do Norte, Birmania e Iraque não ficaram mais livres por causa dos boicotes de que foram alvo. Ficram mais pobres, a sociedade ficou mais fraca e os regimes muito mais fortes relativamente à sociedade. O boicote dos EUA a Cuba dura há 50 anos com os resultados que são conhecidos. A abertura chinesa fez muito mais pela liberdade dos chineses do que qualquer boicote poderia ter feito.

    Gostar

  3. Gabriel Silva's avatar
    27 Março, 2008 15:42

    bom texto, com o qual concordo e nada tenho a opor.

    Gostar

  4. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    27 Março, 2008 15:43

    sou tão liberal que até sou libertino: marcham loiras, morenas, ruivas sem apoio viagreiro
    escapou-me uma chinesa

    Gostar

  5. Gabriel Silva's avatar
    27 Março, 2008 15:44

    questão diferente é como ser «do contra», que estratégias, que formas de luta, utilizar.

    Gostar

  6. Gabriel Silva's avatar
    27 Março, 2008 15:45

    O boitote aos JO não me parece nem eficaz, nem útil á projecção pública das causas. Pelo contrário.

    Gostar

  7. Gabriel Silva's avatar
    27 Março, 2008 15:45

    hoje é quinta…..

    Gostar

  8. JR's avatar
    27 Março, 2008 15:55

    sim, de facto tudo isto é muito interessante, joão miranda. mas uma coisa é achar que o boicote aos JO é um erro; outra, bem diferente, é comer do mesmo prato do regime chinês.

    Gostar

  9. JR's avatar
    27 Março, 2008 16:01

    “hoje é quinta…..”

    portanto, está correcto.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    27 Março, 2008 16:12

    A frase ,tb parece aplicar-se aos metodos da máquina de racket fiscal , ao serviço do adiantado mental que pretende perpetuar-se no poder.

    Gostar

  11. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    27 Março, 2008 16:20

    O combate às tiranias, carece de estilo.

    Gostar

  12. Oliveira's avatar
    Oliveira permalink
    27 Março, 2008 16:52

    Típico na forma de discutir do JM: tenta agora cingir a questão unicamente ao boicote esquecendo de forma propositada que este post visa directamente o prisma por ele adoptado em torno da questão de fundo: a do direito ou não á auto-determinação do povo Tibetano e a natureza de ocupação ou não por parte do regime chinês.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    27 Março, 2008 16:54

    Oliveira,

    Tem a certeza que tem lido o que eu escrevi?

    Gostar

  14. nacionalistas's avatar
    27 Março, 2008 17:35

    Nota-se, de Londres a Lisboa. O Sócrates nem a boca ainda abriu.
    Com ou sem liberais, boicote-se. A China como a Birmânia, por exemplo. E a encenação dos Jogos.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    tina permalink
    27 Março, 2008 17:40

    E se a maioria dos tibeteanos não quiser ser independente da China considerando que estão melhor agora do que antes da ocupação? Nesse caso boicotar os JO ainda seria mais desastroso. A única via é convencer a China a fazer um referendum no Tibete.

    Gostar

  16. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    27 Março, 2008 17:49

    Ei Ei aprovetem o balanço e digam a mesma coisa acerca do Iraque…

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    27 Março, 2008 17:53

    Aos milhões de chineses que a China exporta para o Tibete todos os anos daqui a pouco a opção referendo torna-se muito útil à China. 🙂

    É impressão minha ou isto faz lembrar a discussão sobre o conflito israelo-palestiniano? Só espero que a malta que anda aqui a dizer que atentar contra a vida de civis chineses é aceitável defenda o terrorismo palestiniano também…

    Aqui toda a gente é contra a ocupação chinesa. O que está em discussão agora é o boicote aos Jogos. Não confundam as coisas.

    Gostar

  18. CAA's avatar
    27 Março, 2008 17:57

    João,

    «… mas ainda não percebi qual é a utilidade de um boicote aos Jogos Olímpicos.»

    Quando se é ‘contra’ há sempre uma vantagem em o manifestar. Caso contrário, é-se um mero espectador, quase conivente (que está a um passo muito ligeiro da cumplicidade). O que, no caso concreto, para quem luta contra o asfixiamento da cultura tibetana, tem uma importância enorme: saber que se luta contra o poder de uma super-potência e o mundo não assobia para o lado ou, pior, até ‘compreende’ os motivos do opressor, é fundamental.
    Boicotar os JO também pode ser uma forma clara de apoiar os tibetanos, ou melhor, de transmitir à China que aquilo que fazem e como o fazem não é indiferente aos olhos do mundo

    Mas existe um outro interesse de carácter intrínseco (i.e. relativo aos chineses)- os direitos do povo chinês são diariamente cerceados mas há na China quem lute contra a opressão. Num evento com esta retumbância mediática, mostrar que os dirigentes chineses, sobretudo aquele cuja alcunha carinhosa entre os seus pares é “o carniceiro de Lhasa”, não têm a aprovação do resto do mundo, até pelo contrário, seria um enorme golpe no modo como a China tem sido governada,
    E todos ficariam a lucrar.

    Gostar

  19. CAA's avatar
    27 Março, 2008 17:59

    Gabriel,

    «bom texto, com o qual concordo e nada tenho a opor.»

    Nunca o duvidei. E não estou a fazer graça fácil.

    Gostar

  20. CAA's avatar
    27 Março, 2008 18:02

    Resumindo: do ponto de vista da liberdade, boicotar os JO seria um modo idóneo de demonstrar ao regime chinês que algumas pitadas de liberdade económica não são suficientes. E de trazer de arrasto as outras dimensões da liberdade para a ordem do dia da governação chinesa.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    tina permalink
    27 Março, 2008 18:10

    “Aqui toda a gente é contra a ocupação chinesa. O que está em discussão agora é o boicote aos Jogos. Não confundam as coisas.”

    Pode ser aqui mas quanto aos tibeteanos, ainda falta saber o que eles pensam.

    Gostar

  22. Carlos Rebola's avatar
    27 Março, 2008 18:12

    Também penso que os boicotes só prejudical os povos dos países a que são impostos.
    A pressão deve ser exercida sobre quem tem o poder e o exerce com prejuizo sofrimento do seu próprio povo, ou submete outros povos ao mesmo poder tirano.
    Um abraço
    Carlos rebola

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Filipe Abrantes permalink
    27 Março, 2008 18:20

    “boicotar os JO seria um modo idóneo de demonstrar ao regime chinês que algumas pitadas de liberdade económica não são suficientes.”

    Um dos inconvenientes deste tipo de práticas é os boicotados verem os defensores da liberdade como pessoas facciosas, que não hesitam em dar lições de moral e prejudicar milhares de pessoas injustamente pelas suas causas.

    Isto não dá boa imagem à liberdade. Se liberdade é misturar tudo e tomar partido em conflitos complexos e prejudicar pessoas inocentes, então a liberdade não é vista como um bem.

    Além disso, os regimes mudam por terem interesse em mudar, não por pressão externa (isso é dos mitos mais correntes que se ouvem). É ver Cuba. Ou os jogos de Moscovo, alguém acredita que o boicote resolveu alguma coisa?

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    27 Março, 2008 18:28

    Concordo com o Filipe Abrantes.

    Além de que é bom que os JO se realizem. É da maneira que vão multidões de jornalistas para lá. Se não houver JO ou se tiverem participação deficiente, irão menos jornalistas e o acontecimento terá menos atenção, bem como a realidade chinesa. Por isso, pela causa tibetana e pela liberdade dos chineses, até é bom que se façam mesmo os Jogos.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    27 Março, 2008 18:28

    Nem sempre de acordo com CAA, desta vez, este seu “post” merece nota 20.

    Mas, deixe haver os JO, tal como em Moscovo, em 1980, poderão servir para a “abertura” ou o “descalabro” do Regime, de “um país e dois sistemas”.

    Como é que se pode ser ultracapitalista em Shenzen e Xangai e castrador em Lhasa e em Beijing?

    Em Portugal, já se experimentou alguma liberdade económica, mas sem liberdades de cidadania, e nós não gostámos. Ou há ainda nostálgicos?

    Gostar

  26. Piscoiso's avatar
    27 Março, 2008 18:29

    Gordon Browm, em desacordo com Sarkozy, não é pelo boicote aos JO.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    JoãoMiranda permalink
    27 Março, 2008 18:32

    ««Resumindo: do ponto de vista da liberdade, boicotar os JO seria um modo idóneo de demonstrar ao regime chinês que algumas pitadas de liberdade económica não são suficientes. E de trazer de arrasto as outras dimensões da liberdade para a ordem do dia da governação chinesa.»»

    CAA,

    As reformas feitas na China nos últimos 30 anos são tremendas. Falar de “pitadas” de liberdade económica serve exactamente para quê? Quanto às liberdades políticas, a evolução foi notável, qualquer que seja o termo de comparção (Russia? Iraque? Indonésia?). E não há nenhum sinal que as reformas políticas tenham terminado. Se o processo político na China estivesse estagnado eu ainda perceberia a pressa em interferir. Mas a verdade é que os chineses têm-se saído muito bem sem a “ajuda” de quem não sofreria as consequência de uma possivel instabilidade política.

    Gostar

  28. jotabil's avatar
    jotabil permalink
    27 Março, 2008 18:45

    Caros

    Mas a mudança é uma realidade que está sempre no nosso horizonte.
    E mudança para onde?…..O que sabemos é que o liberalismo terá uns três ou quatro seculos….e sendo assim , terá de mudar…mais tarde ou mais cedo.
    Está a emergir um mundo mais racional e menos perdulário que o liberalismo…e é preciso estarmos atentos aos sintomas que indiciam uma nova organização politico-social do homem.
    As escolas-fábrica, a empresas produtoras de bens em série, a produção centralizada de energia….e sobretudo as grandes aglomerações de homens em cidades….são realidades em fim de estação.
    Deixará de haver Jardins de infância e lazaretos …e os pais começarão a educar e formar os seus filhos…pelo menos nos aspectos que a humanidade exige.
    Vai ser um modo de vida novo…..a emergência das novas tecnologias vão determinar o avanço…..e atirar para a história este liberalismo anquilosado e cheio de tragédias.
    É apenas um renovar do paradigma. Depois olharemos admirados para estes tempos que passaram, incrédulos perante a nossa cegueira…porque é disso que se trata.

    cumps

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    27 Março, 2008 19:10

    “Mas a verdade é que os chineses têm-se saído muito bem sem a “ajuda” de quem não sofreria as consequência de uma possivel instabilidade política”.

    Não sei porquê, mas isto cheira-me a “Primavera Marcelista”. E neste aspecto, antes D. Juan Carlos e Adolfo Suarez. É que as transformações não se podem fazer num só dia, mas também não se podem fazer em várias décadas….e Deng inicipou-as em meados de 80.

    Gostar

  30. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    27 Março, 2008 19:22

    Não consigo acompanhar o raciocinio dos meus companheiros blasfemos.Se todos fossem anónimos ía lá,agora assim, é como beber uma garrafa tinto Portalegre e sair-me tinto de Sacavém!

    Estou todo baralhado com a opinião de Vossas Excelências!(é melhor tratá-los assim que eu já não sei não…)

    Gostar

  31. rui a.'s avatar
    27 Março, 2008 19:30

    Carlos,

    Estou 100% de acordo com o texto. Mas acho que devias ter sido um pouco mais cuidadoso na escolha da fotografia, já que o velho Hayek teve alguma compreensão para com o regime do Pinochet…

    Gostar

  32. CAA's avatar
    27 Março, 2008 19:41

    Rui,

    Acho que foi o Friedman mas posso estar enganado.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    27 Março, 2008 21:29

    friedman não parece

    Gostar

Deixe uma resposta para honni soit qui mal y pense Cancelar resposta