Autoridade inútil
27 Maio, 2008
Não percebo porque é que a Autoridade para a Concorrência demora tanto a decidir se há ou não concertação de preços no mercado dos combustíveis. Há quem tenha chegado a essa conclusão muito mais rapidamente. Por exemplo, Mário Crespo, Carlos Fiolhais e Paulo Portas. Tenho apenas uma dúvida. Não sei se se deve encerrar a Autoridade para a Concorrência por incompetência ou por inutilidade. Talvez pelas duas coisas. A Autoridade para a Concorrência demora demasiado tempo a prestar um serviço por técnicas demasiado complexas. Qualquer um pode prestar o mesmo serviço muito mais rapidamente através da inspiração do ar do tempo.
27 comentários
leave one →

Se não há concertação é porque tem havido muitas coincidências…
GostarGostar
Certamente por modéstia, o João Miranda não se citou a si próprio, que em menos de 2 segundos descobriu que não havia concertação de qualidade nenhuma…
GostarGostar
1. Quando há aumento/ redução na GALP, todas as outras que a seguem, é mera coincidência.
2. Se o Nunes da ASAE estivesse na Autoridade da Concorrência, já tinha havido uma transmissão em directo na SIC, com os Inspectores do Nunes a questionarem o Murteira Nabo da GALP.
GostarGostar
O joão Miranda está felicíssimo.
Tem assunto para mandar bitaites durante várias semanas.
GostarGostar
“O joão Miranda está felicíssimo.
Tem assunto para mandar bitaites durante várias semanas.”
O joão Miranda não precisa de assunto para isso.
GostarGostar
A AAC limita-se a deixar o mercado funcionar e a levar o ordenado chorudo ao fim do mês
GostarGostar
no ps em vez de dizerem que são necessários estudos, deviam afirmar que são necessários “tachos” para familiares e amigos.
estes organismos estâo cheios de inutilidades
GostarGostar
Susoeito de que essa tal Autoridade está apenas à espera de instruções do Governo sobre o que pode e deve dizer.
GostarGostar
Rectifico a gralha no post anterior: “suspeito”.
GostarGostar
Como tenho andado desligado deste problema, porque para mim a gasolina custa 0,60/litro (foi só para provocar, mas é verdade…).
Desculpem lá a minha ignorancia e digam-me se o ISP pode ou não ser visto como um imposto percentual sobre o valor de PVP? (só por curiosidade, não vejo que seja de outra forma)
É que pela maneira como falam parece que ninguém sabe muito bem o que isso é ou o que representa.
Aqui na minha terra não se nota nenhuma descida no consumo de combustivel, existem até umas más linguas que dizem o contrário.
Gato.
GostarGostar
Não se pode fazer uma vaquinha para comprar gasolina onde não tenha havido concertação de Preços?
GostarGostar
Vamos todos de bicicleta, encomendamos uma cisterna, e vendemos. Com o lucro compramos uma bicicleta nova!
Será que não vão concertar o preço das bicicletas?
GostarGostar
esses tipos dessa ótoridade devem ter estagiado a fazer inquéritos na A.R.
GostarGostar
O problema será se o dolar valorizar e o petroleo ficar na mesma. Em Fevereiro o euro valia 1,26 dolar e o petroleo estava a 100 dolares.Agora o euro está a 1.57 e o petroleo a 130. Ou seja em euros o petroleo só aumentou 5 euros por barril.Será que isso justifica tanto aumento dos preços da gasolina?
GostarGostar
É mandar-lhes um e-mail.
GostarGostar
.. Se o bce aumentasse as taxas de juro e o euro valorizasse mais um bocado sei lá os 2 dolares, o petroleo até podia descer substancialmente de preço para os europeus.
GostarGostar
.. Será que os preços da gasolina nao estao apenas a aumentar e a aumentar por causa das renováveis?
GostarGostar
.. Fazendo as contas por alto tendo em conta o euro-dolar acho que até a descida de 1% do iva que vai acontecer daqui a 1 mes seria suficiente para baixar os preços e nao aumentar, mas quem sou eu para fazer contas.
GostarGostar
eu tenho uma dúvida a apresentar ao blasfémias. Porque é que quanto mais se liberaliza o mundo mais tudo isto se parece afundar?
GostarGostar
Isto é tudo uma cambada de incompetentes.
http://www.palavrazzi.com
GostarGostar
A imcompetência é algo que esta sempre presente quando falamos de governantes em portugal..
http//www.palavrazzi.com
GostarGostar
94% das reservas de petróleo são controladas por companhias nacionalizadas. Por isso Mario Crespo quer nacionalizar a Galp para combater os 6% Malvados Especuladores que controlam o mercado.
GostarGostar
Penso que também devem protestar contra os Ambientalistas, industria de Turismo e votos das populações que impedem a prospecção em grande parte das costas os EUA:
http://gatewaypundit.blogspot.com/2006/05/thanks-to-democratic-no-zones-us-is-in.html
GostarGostar
E quem sobe o preço quando o crude sobe e não o desce quando o crude desce…
E, sabemos ambos, que o custo do crude que está a ser vendido é,em média,muito mais baixo do que os custos actuais.
GostarGostar
Desculpem, mas quem vende combustível em Portugal: as gasolineiras ou a GALP? Eu nunca comprei combustível à GALP. Quem me vende combustível diz que não controla o preço porque está refém da GALP. O que é isto?
GostarGostar
Se eu fosse crente (num deus designer), estaria profundamente desiludido com a forma que ele(a) desperdiçou matéria nos cérebros(?) de 99% dos comentadores deste post. Provavelmente eu incluido. Valha-me deus por tanta idiotice sem espelhos. tsss
GostarGostar
Autoridade da Concorrência (Adc).
De facto, as coisas são complicadas e nada passíveis desses simplismos de análise referidos.
De todo o modo, a brincar, a brincar, também não é menos verdade que começam a existir alguns exageros na metodologia da Adc. Tal como no caso da OPA da Sonae à PT (9 meses de estudo)….Havia quem dissesse que os técnicso da Adc não investigavam, mas faziam teses de mestrado, a propósito dos casos que iam surgindo….
Por outro lado, com uma nova composição e um novo Presidnte, vamos ver como é que se comporta a Adc (é que o novo Presidente e a nova equipa deixam no ar algumas reservas – em função dos respectivos percursos e em função da história da não recondução de Abel Mateus – quanto à respectiva e imprescindível independência. Vamos ver se se dissipam, com um relatório (bem) fundamentado…
GostarGostar