Primado da política *
Decifrar a realidade com palas economicistas é um vício que une marxistas e liberais autolimitados. No liceu, um professor tentou explicar-me que a crise de 1383-85 se devia a uma baixa do preço do trigo. Eu não via tal coisa em Fernão Lopes – mas quem usa um esquema vagamente lógico que elucida parcelas da realidade tende a aplicá-lo ao todo.
Donald Kagan (On the origins of war, 1995) deu uma machadada neste sistema de crenças quando concluiu que as guerras clássicas tiveram causas políticas.
O mesmo sucede com as intervenções estatais na economia: não há uma só, com alguma dimensão, que não seja politicamente motivada. As suas causas reais são políticas para além da sua roupagem e efeitos económicos.
O mesmo se passou com Bush ao salvar a AIG.
Caro CAA
Afirma que a decisão de Bush é política mas não justifica o que diz. Pode tê-lo feito noutro post mas como sou um visitante recente com certeza passou-me despercebido.
GostarGostar
O CAA continua na sua senda de ignorância arrogante. Mas, como já disse o seu colega de blog, é preciso mais do que cobardia para se mostrar um ponto de vista.
GostarGostar
Soooooo…?
GostarGostar
Welcome to the final stages of the coup…
http://www.huffingtonpost.com/larisa-alexandrovna/welcome-to-the-final-stag_b_127990.html
BAILOUT PROPOSAL PUTS “CONSTITUTION AT RISK”….
http://www.huffingtonpost.com/
GostarGostar
Subscrevo totalmente.
GostarGostar
Bom postal. Parabéns.
GostarGostar
Eu tive uma Professora de História no 10.º ano parecida ao seu Prof. Era uma ignorante que no primeiro dia nos disse que detestava dar aulas e gostava de ter ido para Direito!
Ao falar-se do tempo de D. Fernando e das guerras com Castela, tudo não passava de um tremendo novelo de incompreensiveis curvas e contracurvas de oferta e de procura, que tinham levado à guerra com Henrique de Trastâmara. Era uma visão materialista da História que sempre combati e que espero ter sido ultrapassada nas Universidades e nas Escolas.
GostarGostar
Ó CAA pareces um benfiquista a justificar o insucesso da agremiação com o “vilão” Pinto da Costa e o “sistema corrupto” dominado por ele e incapaz de perceber que o benfica tem sido gerido desde há mais de 20 anos por um sequência impressionante de incompetentes. ESte ano vais ganhar o óscar da idiotice.
GostarGostar
CAA :
Como dizia o outro “se os factos contrariam a teoria,nega-se a realidade aos factos…”
Os” órfãos” do tal tipo nunca irão concordar consigo- recusar-se-ão sempre a aceitar o óbvio.
Cpmts
GostarGostar
António Parente,
Eu não posso provar que a decisão de Bush é fundamentalmente política, é verdade – mas, como nenhum dos frequentadores deste blogue está na cabeça do dito e nos meandros da decisão governamental norte-americana, ninguém me consegue provar que esta é motivada, essencialmente, por razões económicas.
Mas no texto afirmo o seguinte:
«O mesmo sucede com as intervenções estatais na economia: não há uma só, com alguma dimensão, que não seja politicamente motivada. As suas causas reais são políticas para além da sua roupagem e efeitos económicos.»
São capazes de me indicar uma só intervenção estatal importante em que a fundamentação principal não tenha sido política?
GostarGostar