Saltar para o conteúdo

Consciência

25 Setembro, 2008

Os deputados do PSD vão ter liberdade de voto na questão do casamento entre homossexuais. Parece que se trata de uma questão de consciência. Mas se é uma questão de consciência, porque é que o que conta é a consciência dos deputados e não a consciência do eleitor? Se os deputados não estão no parlamento a representar os eleitores, votam em nome de que legitimidade?

16 comentários leave one →
  1. simon's avatar
    simon permalink
    25 Setembro, 2008 02:24

    Parece que votam em consciência, conforme ao espírito da igualdade tendencial de direitos, que reza a Constituição, de forma a ajudarem a crescer, saudavelmente, os demais cidadãos, meros eleitores, ainda que com direito à sua opinião atrasadinha e reacionária, mais vezes. E assim o mundo lá pula e avança, mesmo que devagar.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 07:23

    Atenção! Os deputados estão no Parlamento a defender o “Partido”!!!!! somente isso!…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 08:56

    “Atenção! Os deputados estão no Parlamento a defender o “Partido”!!!!! somente isso!…”

    Exacto. Os partidos são organizações a quem o poder é dispensado para fazerem tudo aquilo que lhes apetecer, ainda que vá contra os princípios e ideias de quem os elegeu e dos que representam. Círculos uninominais é que nunca, porque isso estraga o esquema todo.

    Gostar

  4. ccz's avatar
    25 Setembro, 2008 09:45

    Bom ponto.

    Gostar

  5. Pedro Sá's avatar
    25 Setembro, 2008 09:54

    Por isso é que existe disciplina de voto. Em bom rigor, não havendo liberdade de voto, quem discorde da orientação do seu partido por razões de consciência deve sair da sala.

    Gostar

  6. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    25 Setembro, 2008 10:11

    “Mas se é uma questão de consciência, porque é que o que conta é a consciência dos deputados e não a consciência do eleitor?”

    Em política não há consciência. Há interesses.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    25 Setembro, 2008 10:42

    Até que enfim, JM.
    Totalmente de acordo. Quem vota “em consciência” vota de acordo com “a sua” consciência, e a consciência de um deputado não representa a consciência de mais ninguém, nem ninguém lhe deu essa deputação.

    Gostar

  8. Luis's avatar
    25 Setembro, 2008 11:55

    Muito bom post. Embora perceba a “agenda” que o JM tem por trás desta crítica, em termos gerais concordo em pleno.

    Gostar

  9. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    25 Setembro, 2008 11:58

    Questão de consciência é uma desculpa esfarrapada. Qual consciência qual carapuça!! Bom post.

    Gostar

  10. simon's avatar
    simon permalink
    25 Setembro, 2008 12:58

    Eh, se o eleitor herdou da Idade Média, da Igreja e da cultura sequente preconceitos de todo o tamanho, entre os quais o da homofobia, essa doença sectária, impregnada de ignorância, também os deputados devem permanecer assim preconceituosos e estúpidos, como a maioria que aqui acha estupendo o post do JM.

    E ora eu entendo que os deputados representam os seus eleitores, mas na qualidade dos melhores e mais preparados para bem interpretarem o q1ue deles necessita a sociedade de eleitores. Não para os secundarem na doença do atraso.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Setembro, 2008 18:15

    “Eh, se o eleitor herdou da Idade Média, da Igreja e da cultura sequente preconceitos de todo o tamanho, entre os quais o da homofobia, essa doença sectária, impregnada de ignorância,”

    Na china nao aceitam e nao sao catolicos A cultura do simon é pequena

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Mirando permalink
    25 Setembro, 2008 19:03

    “Se os deputados não estão no parlamento a representar os eleitores, votam em nome de que legitimidade?”

    Tens razão no que dizes João. No entanto, caso a questão do casamento homossexual não faça parte de nenhum elemento ideológico ou programático do PSD, o PSD não poderá ter uma posição que represente os seus eleitores. Assim, a liberdade de voto é a melhor amostra do pensamento dos eleitores do PSD, um pouco como tu tens falado sbre a regulação global dos mercados financeiros: na ausência de se saber qual é o voto “certo” uma posição em bloco é possivelmente a pior posição.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Pedro Lomba permalink
    25 Setembro, 2008 19:36

    Bem visto.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    25 Setembro, 2008 20:39

    Perguntas pertinentes e inteligentes postas pelo JM. Há lá mais?

    Gostar

  15. josé's avatar
    josé permalink
    25 Setembro, 2008 23:32

    Mas quando o PSD se apresentou a eleições, apresentou-se como um partido que repudia as ligações homossexuais?
    O casamento é uma coisa que só diz respeito às pessoas que se casam, o estado que se ocupe de outros assuntos.
    Tanta regulamentação inútil, tanta estupidez. Esta discriminação é uma anormalidade.

    Gostar

Trackbacks

  1. O deputado não é (não deve ser) um autómato « Vasco Campilho

Deixe uma resposta para Mr. Hyde Cancelar resposta