Saltar para o conteúdo

Ai Obama, onde estás?

5 Novembro, 2008

Rússia vai enviar mísseis para Kaliningrado para responder ao escudo antimíssil americano

Presidente afegão anuncia morte de 40 civis em ataque das forças internacionais

Vitória de Obama não impede queda de quase de 2% em Wall Street

Nota: Se Obama tivesse perdido, o título seria “Derrota de Obama causa queda de Wall Street”

107 comentários leave one →
  1. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 17:39

    Parece aqueles ressabiados do fóculporto, vociferando contra outra capa de SLB nos principais desportivos nacionais…Sabe que o futuro presidente só vai assumir funções em 20 de Janeiro certo?

    Gostar

  2. Giuliano's avatar
    5 Novembro, 2008 17:39

    O importante é que Obama é o protagonista

    Gostar

  3. rxcorreia's avatar
    rxcorreia permalink
    5 Novembro, 2008 17:41

    O seu amigo Bush ainda vai a tempo de fazer muito estrago até lá.

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 17:42

    Se Obama tivesse perdido, os títulos seriam:

    Rússia já não envia mísseis para Kaliningrado.

    Presidente afegão anuncia nascimento de 40 crianças fruto do relacionamento com as forças internacionais.

    Morreu uma velhinha atropelada em Wall Street.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    LPedroMachado permalink
    5 Novembro, 2008 17:44

    Hoje de manhã a notícia foi: Bolsas asiáticas reagem positivamente à vitória de Obama; bolsas europeias no vermelho por causa do anúncio de maus resultados das empresas. É hilariante.

    Gostar

  6. Pizarro's avatar
    Pizarro permalink
    5 Novembro, 2008 17:46

    As americanas é tomada de mais valias 🙂

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    5 Novembro, 2008 17:49

    O João Miranda voltou à infência: “ai o Obama era assim tão bom, é, ai é? Porque é que ele não faz a paz no mundo e não nos faz mais ricos, heim, heim? Digam lá, digam lá!”

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 17:54

    No mercado das ideias, o especulador Miranda está com Wall Street, em queda.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 17:55

    Uii se o Ricardo Araújo Pereira pega nesta personagem bio-tecnológica…Era um fartote de rir com o anafado mental!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Arsénio permalink
    5 Novembro, 2008 17:55

    A esquerda, imprensa incluída, que goze bem estes dois meses de lua-de-mel com o Obama, até à tomada de posse. Depois, como as palavras, por si só, não mudam a realidade, a relação é capaz de se tornar mais amarga…

    Gostar

  11. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 17:58

    A debate no Parlamento está interessante. O PM disse agora que os depósitos do Estado estão garantidos, assim como os dos depositantes individuais. Quem garante os depósitos do Estado?

    Gostar

  12. Sofia Ventura's avatar
    5 Novembro, 2008 17:58

    «Nota: Se Obama tivesse perdido, o título seria “Derrota de Obama causa queda de Wall Street”»

    Já como ganhou, imputa-lhe o JM todos os males do mundo. Está visto, sim Senhor.

    Gostar

  13. rb's avatar
    5 Novembro, 2008 18:04

    É pá tive uma avaria no carro.
    Ai Obama, onde estás?

    Gostar

  14. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 18:06

    «Nota: Se Obama tivesse perdido, o título seria “Derrota de Obama causa queda de Wall Street”»

    Pensava que o Miranda, como bem nos demonstrou com o problema da (in)segurança estival, só trabalhava com a realidade, de preferência com base em estudos e análises estatísticas com gráficos a acompanhar. Afinal o homem também adere à especulação subjectiva, que denunciou de forma tão aguerrida! E esta hein?

    Gostar

  15. rxcorreia's avatar
    rxcorreia permalink
    5 Novembro, 2008 18:08

    É altura de JM se assumir. Ou é um brincalhão, ou é um hipócrita com bias mental.

    Gostar

  16. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    5 Novembro, 2008 18:08

    Para Joao Miranda:

    A velocidade a que hoje está a postar é reveladora da sua tremenda azia. Posta textos curtos em série, seguidinhos, para que a malta nao tenha tempo de os comentar. Ao ter as caixas vazias, cumpre-se o seu exercício onânico: ter A SENSAÇAO de proferir verdades insofismáveis. PARECE que a malta nem tem argumentos a opôr a tamanha argúcia.

    Caso contrário, por que razao nao se acalma, toma um copo de água, e depois escreve tudo de uma forma clara e estruturada, em vez de andar a soltar estes eguichos de má bílis? Arrume o assunto em dois ou três posts, nao estejam a lançar farpas de mau perder.

    Gostar

  17. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 18:11

    Se a eleição era dos americanos, porque razão está o Miranda tão preocupado (como foi bem apontado em 16.) com a vitória de Obama?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    EMS permalink
    5 Novembro, 2008 18:16

    Coff… Não é que o raio do preto ainda nem tomou posse e já é culpado destas desgraças todas?

    Gostar

  19. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 18:17

    A Rússia já está a fazer a intimidação de Obama…Começam cedo a testar as águas. Se outros condidatos usam a mesma táctica para ver até onde vai Obama isto ainda vai acabar mal e Obama terá de partir algumas cabeças…

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
  21. Pedro Duarte's avatar
    Pedro Duarte permalink
    5 Novembro, 2008 18:25

    O mau perder desta gente…como se o Obama já fosse o presidente!

    O que não faltam no mundo são JM’s, falam, falam, falam e nada!

    Gostar

  22. Miguel Marujo's avatar
    5 Novembro, 2008 18:35

    o João Miranda gostava que o mundo fosse tão liberal, tão liberal, que o melhor era ser destruído todo, implodido pelo Bin Laden ou na versão democrática pelo Bush, para poder dizer que assim é que era: em paz e sossego, e livre. até de homens, como o Miranda

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Arsénio permalink
    5 Novembro, 2008 18:35

    Sofia Ventura

    “Já como ganhou, imputa-lhe o JM todos os males do mundo. Está visto, sim Senhor.”

    Não era isto que acontecia (acontece) com o Bush? Todo o mal do mundo vem das suas mãos? A ironia do JM desmonta bem essa fixação.

    Gostar

  24. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    5 Novembro, 2008 18:38

    Ó Miranda
    Como é que se chama o equivalente ao Miguel Bombarda, no Porto ???
    E que tal uma terapiazianha de sono ???
    A biotecnologia pode esperar se é que não está em repouso !!! Com esta actividade ???
    E nós no Blasfémias descansávamos

    Gostar

  25. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    5 Novembro, 2008 18:41

    Ai Obama, onde estás?

    Uhhh!!!huuuuuu!!!

    Gostar

  26. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 18:43

    Interessante tantos que preferem a “Paz” de Saddam e dos Taliban. Explica muito porque tivemos décadas de Paz Salazarenta e se não tivesse havido a Guerra nas Colónias talvez ainda estivessémos com algum Delfim político..

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 18:50

    Cuidado com as emoções. Está a começar a perder credibilidade e… reputação.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Mirando permalink
    5 Novembro, 2008 18:51

    “Nota: Se Obama tivesse perdido, o título seria “Derrota de Obama causa queda de Wall Street””

    Alguns dos blasfemos do Blasfémias procuram rebater ou ignorar críticas racionais através de comentários decalcados do futurismo. Detalhes que não interessam a quem tem pela política um interesse meramente emocional e de facção.
    🙂

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    5 Novembro, 2008 18:52

    Uii se o Ricardo Araújo Pereira pega nesta personagem bio-tecnológica…Era um fartote de rir com o anafado mental!

    ===
    Isso é que ele quer, projeção nacional e internacional

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    5 Novembro, 2008 18:54

    Ele quer ser o Obama lá no bairro

    Gostar

  31. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    5 Novembro, 2008 18:58

    A sua segunda tarefa será estancar a crise que afecta o país, lá para Janeiro.

    A sua primeira tarefa será a desparatização da Casa Branca da mosca neo-con

    Gostar

  32. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 19:04

    “Interessante tantos que preferem a “Paz” de Saddam e dos Taliban.”

    Sim, como os americanos. Afinal quem apoiou a tomada do poder por estes movimentos senão Reagan, Bush pai (que era director da CIA) entre outros? Esses é que preferiram a paz de Saddam e dos taliban.

    PS- Se fosse americano, o JM já estava no lugar que merece: no olho da rua; afinal a Sarinha é contra toda a investigação genética (quem não souber pesquise por Sarah Palin+ mosca, o Público tinha um vídeo, mas não o encontro). Mas o que esperar de alguém que diz que os dinossauros e os humanos coabitaram?

    Gostar

  33. Pedro C.'s avatar
    5 Novembro, 2008 19:14

    O Bush está em gestão corrente até Janeiro. As pressões anti-mísseis, agora, só podem pessionar Obama. Lembro-lhes que a América nunca foi tão enxovalhada como com o pacifista Carter. É que pombas, sejam de que cor forem, não lutam com falcões.

    Gostar

  34. Luís's avatar
    5 Novembro, 2008 19:15

    Há alturas em que não concordo consigo, mas admito que o seu raciocínio tem fundamento. Neste caso, acredite, não é o caso que o mundo esteja todo errado e você tenha visto a luz. O seu caso não tem fundamento. Você não tem razão. Sim, o Obama não vai alterar nada de fundamental, mas as pessoas não são estúpidas. Vêem o facto dele ser negro, e vêem o facto dos americanos parecerem ter finalmente reconhecido a estupidez crónica do último presidente o que, isso sim, provocava genuina preocupação intelectual à europa. Vá, guarde a viola. Não tem razão.

    Gostar

  35. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    5 Novembro, 2008 19:18

    Ó Miranda, porra

    Vamos aturar isto até Janeiro ??
    É um massacre

    Pareces o Honório Novo do PCP: “Está tudo mal”

    E a biotecnologia ???
    Como é que é tratada com todo esse frenezim ???
    Já sei, passou para segundo lugar
    O Primeiro, agora é o Hussein

    Gostar

  36. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 19:20

    Já só nos faltava um episódio do National Geographic.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    5 Novembro, 2008 19:35

    O JM é duma indigência metal aflitiva. Será que não tem mais nada para fazer que fazer figuras destas?

    Gostar

  38. alice's avatar
    alice permalink
    5 Novembro, 2008 19:50

    Causa queda, muita boa!

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 19:53

    Hehehehe, realmente já chateia. Epa, JM já sabemos que isto foi muito marketing, muita gente mas afinal aonde não é ? As pessoas querem acreditar nalguém, não é mau que assim o seja. As democracias não funcionam assim ? Confiar em alguém ? Oiça atentamente os dois discursos, o da derrota, e o da vitória. Dois excelentes discursos, mas repare no primeiro, da derrota, o comportamento da audiência, por sinal bem pequena, que McCain teve que mandar calar ao assobiarem à referência de Obama. E oiça a multidão de milhares e milhares de pessoas, completamente caladas a ouvirem Obama a elogiar McCain. Nem quando referiu a Palin se ouviu um assobio. Isso foi um momento notável, uma enorme multidão a ouvir o seu novo líder.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 19:58

    Para quem não teve oportunidade de assistir aos dois momentos referidos no comentário anterior, aqui vão os dois videos:

    Gostar

  41. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 20:00

    Já agora, o Obama só toma posse em Janeiro.

    A diarreia mental do JM deve ser dirigida ao seu mentor espiritual, o Bush. Ele é que é responsável pela queda de WStreet, dos misseis russos, dos ataques americanos no Paquistão.

    Gostar

  42. Aires's avatar
    Aires permalink
    5 Novembro, 2008 20:03

    caro senhor… trate esse trauma, que assim ainda arranja uma depressão…
    relaxe descontraia…
    vida é feita destes “contratempos” para si…
    tire umas ferias
    a ver se volta com melhor animus…
    abraço

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 20:04

    Correcção:

    McCain:

    Obama

    Gostar

  44. Bruno - Planetas's avatar
    5 Novembro, 2008 20:10

    Caro João,

    Há maneiras mais subtis de provocar comentários a um Post!

    Gostar

  45. orabolas's avatar
    orabolas permalink
    5 Novembro, 2008 20:30

    O “Neo-Messias”podia era convidar o delegado de propaganda da Intel pró grupo dele: isso é que era obra.

    Gostar

  46. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    5 Novembro, 2008 20:43

    À beira da apoplexia, este Miranda. Para além disso, perdeu toda e qualquer noçao do ridículo que lhe restasse…

    Gostar

  47. osborne's avatar
    osborne permalink
    5 Novembro, 2008 20:43

    é só idiotas a comentar

    Gostar

  48. osborne's avatar
    osborne permalink
    5 Novembro, 2008 20:48

    e há algo de compulsivo nestes comentadores. nenhum deles gosta do miranda, daquilo que ele posta, das ideias do homem e no entanto não lhe largam o rabo e mal sai um post lá vêem comentar como se não houvesse amanhã. mas há amanhã, um amanhã glorioso para estes papagaios que nem sabem ler. esse amanhã é o obama. amén

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    LPedroMachado permalink
    5 Novembro, 2008 20:49

    16 & 46

    Já experimentou olhar-se ao espelho?

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    LPedroMachado permalink
    5 Novembro, 2008 20:50

    48

    Assino por baixo.

    Gostar

  51. piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 21:14

    Caro Osborne, que estória é essa de gostar do Miranda ? Se vc gosta, bom proveito. Eu não gosto nem deixo de gostar.
    Usufruo de liberdade de expressão. Não gosta ? Não leia.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 21:49

    Eu o JM até o compreendo, mas o tipo que escreve isto:

    «é impossível retirar qualquer lição ou mensagem deste resultado»
    http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2008/11/margens-mnimas.html

    dá mesmo vontade de rir !

    Gostar

  53. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    5 Novembro, 2008 21:54

    they’ve been banished to the wilderness.

    Krugman

    Gostar

  54. A. R's avatar
    A. R permalink
    5 Novembro, 2008 21:55

    A eleição de Obama foi mais mais uma questão de racismo que racionalismo. Ao Obama os parabéns e melhor sorte ao governar a América que a vitória “de mierda” que teve. Com várias vezes o orçamento de MCain, um apoio maciço dos media e a intimidação na rua ganha com apenas 3%. É muito pouco..para tanta benesse.

    Gostar

  55. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 21:55

    “no entanto não lhe largam o rabo”

    Está encontrada a razão dos posts do JM. Ele faz tudo para que nós não lhe larguemos o rabo…

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    José C. Menezes permalink
    5 Novembro, 2008 22:01

    Caro João Miranda,

    As bolsas subiram durante a última semana porque já sabiam que Obama ia ganhar! Como o mercado é muito inteligente e tudo sabe as bolsas hoje começaram a cair outra vez…E pergunta o João Miranda (que é quase, quase tão inteligente como o seu querido mercado): porquê? E respondo-lhe eu: porque os mercados tiveram a noção que até dia 20 de Janeiro ainda vão ter que aturar Bush.

    Abraço e continue a escrever. O João apesar de não ser divertido consegue divertir.

    Gostar

  57. piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 22:15

    Decididamente os liberais americanos não têm nada a ver com o “liberal” JM.
    Vejamos os resultados da votação dos liberais:
    Obama – 89%
    McCain- 10%
    in: http://edition.cnn.com/ELECTION/2008/results/polls/#USP00p1

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 22:30

    New song in paradise
    Yes We can

    Gostar

  59. Ricardo Guerra's avatar
    Ricardo Guerra permalink
    5 Novembro, 2008 22:31

    Que eu saiba o presidente até Janeiro continua a ser aquele imbecil que você tanto idolatra. Bush, Bush, onde estás?

    Gostar

  60. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    5 Novembro, 2008 22:31

    estou a recordar o discurso de McCain de ontem, após os resultados e comparo a DIGNIDADE do dito com os (que nome ainda não vos chaamaram?) ELEFANTES do Blasfémias! … nomeadamente JMiranda, um tarefeiro, desde a madrugada de ontem que não tem sossego!

    Gostar

  61. Ricardo Guerra's avatar
    Ricardo Guerra permalink
    5 Novembro, 2008 22:32

    Enfim.
    A tragédia! O drama! O horror!

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    LPedroMachado permalink
    5 Novembro, 2008 22:32

    56

    Os mercados asiáticos devem ser muito estúpidos, pois não incorporaram a vitória esperada do Obama, abrindo hoje a perder.

    57

    Você diz essas coisas por ignorância ou faz-se de ignorante mesmo? Confesso que ainda não percebi.

    Gostar

  63. António's avatar
    5 Novembro, 2008 22:48

    Há qualquer coisa de absurdo em querer atacar-se a vitória de Obama a qualquer custo… Será assim tão difícil perceber que Obama soube ler os sinais de mudança que os EUA (O Mundo) exigia?… Nem santo, nem profeta – mas também: nem fraco, nem artificial. Obama – depois de Kennedy, o Presidente de Todas as Esperanças.

    Gostar

  64. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    5 Novembro, 2008 22:53

    “… resultados da votação dos liberais:
    Obama – 89%
    McCain- 10%”

    O que é espantoso é que 10% dos que se consideram “liberals” tenham votado McCain !!… O que mostra que a auto-classificação tem os seus limites !!
    Aparentemente o restante 1% votou pelos outros cndidatos, incluindo o “libertarian” Ron Paul.

    Os “liberals” americanos correspondem à “esquerda” europeia. Sendo que a grande maioria se aproxima sobretudo das ideias das esquerdas moderadas e modernas europeias.
    Os “liberais” no sentido europeu da palavra, mais à direita no espectro politico-partidario, incluem-se normalmente nos “conservatives”. Os “neo-conservadores” são apenas uma das componentes.
    Os liberais tipo “libertarians”, que são uma referencia para muitos dos liberais europeus mais doutrinais e radicais, são uma corrente com escasso peso eleitoral.

    Gostar

  65. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    5 Novembro, 2008 22:53

    Só espero que o Bush deixe umas prendas tão apetitosas ao escolhido como as que lhe deixou o Clinton…

    De resto o que e o Obama? Apenas o produto da máquina politica mais corrupta dos Estados Unidos: o aparelho do partido Democrático de Chicago. Mas até pode ser que consiga elevar-se às circunstâncias. E de qualquer modo os Estados Unidos são uma grande nação que já sobreviveram a muito pior que um socialista de pacotilha (mesmo com um congresso e senado à sua medida). Em 2010 estes vão novamente a votos e então se verá.

    Gostar

  66. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    5 Novembro, 2008 23:06

    95% dos “negros” (13% do eleitorado) votou Obama e 55% dos “brancos” (74% do eleitorado) votou McCain.
    O factor racial acabou mesmo por pesar nos resultados finais !!

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 23:15

    Caro Fernando S, o Ron Paul não foi votado de certeza. Deve estar a confundir com o Bob Barr, que esse sim correu pelo Libertarian Party.

    Pedro Oliveira, por falar em socialismo, já se apercebeu do que está a ocorrer nos EUA com a actual administração? A conta já vai nos trillions de USD! E suponho que a pandilha Cheney/Rumsfeld nada tenha de corrupto (e.g. Halliburton no Iraque…).

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 23:18

    E parece que 77% dos judeus americanos também preferiram o “messias”.

    Gostar

  69. luis's avatar
    luis permalink
    5 Novembro, 2008 23:27

    No Seixal http://pauloedsonc.blogspot.com/, o psd continua abaixo de zero.

    Gostar

  70. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    5 Novembro, 2008 23:35

    Caro Rxc, Obrigado pela correcção.

    Gostar

  71. bulimundo's avatar
    bulimunda permalink
    5 Novembro, 2008 23:35

    Aleluia …i have a dream…the people in Portugal….have a first minister with balls…not tomatos…

    UMA IMAGEM DO QUE ANDAM A FAZER Á CLASSE MÈDIA NO PORTUGAL ACTUAL…

    Gostar

  72. zé's avatar
    permalink
    5 Novembro, 2008 23:36

    O Miranda é um anti-americano primário.

    No entanto… quem financiou a campanha do Obama?

    Gostar

  73. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    5 Novembro, 2008 23:41

    Rxc,

    Ron Paul constava dos boletins de alguns condados do estado do Montana e do Louisiana e teve alguns milhares de votos, (creio que 1% no Montana).

    Gostar

  74. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    5 Novembro, 2008 23:48

    Caro Rxc, que me tenha apercebido, nem o Dick Cheney, nem o Donald Rumsfeld eram candidatos nestas eleições. O escolhido pode ter convencido alguns ingénuos que eles eram candidatos. Pois se o homem até centrou a sua campanha no GWB – que também não era candidato.

    Como disse, tenho esperança que o Obama se consiga elevar ao alto cargo para que foi eleito, mas na verdade prefiro esperar sentado. Um socialista, vindo que uma máquina de corrupção como o partido democrático de Chicago, e sem um programa definido excepto ‘mudança’ não dá grandes esperanças à partida. É mais realista esperar que nem ele nem a speaker Pelosi e o seu congresso democrata façam demasiados estragos nos próximos 4 anos. Ainda bem que a crise económica não vai permitir implementar a maioria dos planos extravagantes do escolhido.

    Gostar

  75. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    6 Novembro, 2008 00:00

    Gabriel Silva, Obrigado pela precisão. Bem me parecia ter lido algo sobre uma pequena votação no Ron Paul. Mas admito que o Rxc possa ter razão quanto ao candidato oficial do tal “Libertarian Party”.

    Gostar

  76. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    6 Novembro, 2008 00:04

    Sim, Bob Barr era o candidato do Libertarian Party, e havia ainda Chuck Baldwin do Constitutional Party, com uma plataforma (como eles dizem) semelhante e que RP apoiou.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Novembro, 2008 00:30

    Os “liberals” americanos correspondem à “esquerda” europeia. Sendo que a grande maioria se aproxima sobretudo das ideias das esquerdas moderadas e modernas europeias.
    Os “liberais” no sentido europeu da palavra, mais à direita no espectro politico-partidario, incluem-se normalmente nos “conservatives”. Os “neo-conservadores” são apenas uma das componentes.
    Os liberais tipo “libertarians”, que são uma referencia para muitos dos liberais europeus mais doutrinais e radicais, são uma corrente com escasso peso eleitoral.

    Yep, o Piscoiso acabou de dar um trambolhão assustador na sua reputação. Espero que invente uma rápida desculpa de que foi uma tia a postar e não ele.

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    LPedroMachado permalink
    6 Novembro, 2008 00:40

    Não percebi a jogada do Ron Paul. Tanto entusiasmo, tanta entrevista, tanta campanha, tanto vídeo, tanta convicção, tanta ‘revolution’… e depois nem se candidata a nível nacional? Não percebo.

    Gostar

  79. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    6 Novembro, 2008 01:04

    Na ânsia de falar mal do João Miranda (que, qual Lucky Luke, por vezes tem a pena mais rápida que o pensamento), alguns (muitos?) dos “comentadores” nem sequer lêem o que ele escreve e acabam a dar-lhe razão.

    Obama foi levado ao colo pela comunicação social e por uma certa esquerda acrítica, que o transformaram numa figura mítica. Figura essa que, com duas simples palavras (“mudança” e “podemos”) e sem sequer um programa, resolverá todos os problemas da América, incluíndo aqueles que só uma parte dos “não-americanos” vê como problemas.

    Como figura mítica que o fizeram, não tem defeitos e a sua eleição só pode trazer coisas boas. Todo o “bom” será “por causa” do Obama e todo o “mau” será “apesar” do Obama.

    Foi apenas isto que o João Miranda quis dizer. Mas, na linha do “quem não votar Obama é racista”, apontar a parcialidade despropositada e infantil dos media passou a ser “politicamente incorrecto” e indicador de “ressabiamento”.

    Gostar

  80. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    6 Novembro, 2008 01:39

    O mais patético da vitória de Obama é que apesar de todo o apio e suporte dos media tradicionais (com a excepção da Fox News, WSJ e poucos mais) é só ter conseguido 52% do voto popular.

    Mesmo firmas de polling tradicionalmente sérias, como a Gallup, alinharam no coro geral ao darem uma vantagem de 10% a 12% ao escolhido. Já não falo nos liberais da CNN, CBS, NBC, NYT, WP, LAT etc, etc, etc…

    Gostar

  81. Pedro Oliveira's avatar
    Pedro Oliveira permalink
    6 Novembro, 2008 01:41

    Conclusão da bem pensante esquerda: 48% dos americanos são racistas. Esses só ficariam satisfeitos com uma vitória à norte coreana.

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    LPedroMachado permalink
    6 Novembro, 2008 03:49

    80

    “Apoio” é a tradução de “support” para Português. Apoio e suporte são coisas diferentes.

    Gostar

  83. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    6 Novembro, 2008 08:57

    O sr. Obama ainda não assumiu funções e já clamam pela sus presença.

    Gostar

  84. Cientista Liberal-Conservador's avatar
    Cientista Liberal-Conservador permalink
    6 Novembro, 2008 09:06

    Caros Pedro Oliveira, L. Machados e outros que tais:

    Ligue a televisao, compre os jornais. Caso já o tenham feito, entao nao perceberam nada do que se está a passar. Ou entao, nem querem acreditar.

    Em todo o caso, acostumem-se: Bush passa à história como o presidente da mediocridade, da infâmia, da incompetência e os resultados destas eleiçoes reflectem essa mesma realidade. Aliás, a sombra do asqueroso reinado de Bush foi um lastro que McCain teve que arrastar ao longo da sua campanha e que, juntamente com a escolha infeliz de Sarah Palin, acabou por lhe restar qualquer possibilidade de eleiçao. Tenho pena disso, porque o debate ideológico teria sido mais enriquecedor, caso McCain nao estivesse sempre ocupado em arranjar maneira de descalçar a bota “Bush”. McCain foi um excelente candidato, com uma estratégia partidária completamente falhada. Aquela Palin convenceu muita gente indecisa, outrora da opiniao que McCain seria muito diferente de Bush, que os que o rodeiam conduziriam aos mesmo erros do passado. Pior: nao soube reconhecer a quota parte de culpa republicana na crise do sistema financeiro.

    O desejo de mudança nasceu no seio dos votantes e o seu rosto é Obama. Nao me diga que o record de 75 % de gente a votar foi por se terem mobilizado os rednecks….

    Gostar

  85. piscoiso's avatar
    6 Novembro, 2008 09:14

    Os “liberals” americanos correspondem à “esquerda” europeia. Sendo que a grande maioria se aproxima sobretudo das ideias das esquerdas moderadas e modernas europeias.
    Os “liberais” no sentido europeu da palavra, mais à direita no espectro politico-partidario, incluem-se normalmente nos “conservatives”. Os “neo-conservadores” são apenas uma das componentes.
    – Fernando S

    Ponha aí um link a sustentar isso.
    No Reino Unido, por exemplo, os “liberal democrats” situam-se entre os conservadores e os trabalhistas, com 63 deputados nos Comuns e 12 no Parlamento Europeu.

    Gostar

  86. Piscoiso's avatar
    6 Novembro, 2008 09:29

    Mas é certo que em França houve um partido Droite libérale-chrétienne (DLC), desaparecido em 2003, onde talvez encaixasse o JM.
    Finou-se.

    Gostar

  87. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    6 Novembro, 2008 09:30

    Ó meu caro iluminado joãozinho, o Obama já foi empossado como presidente? já detem ospoderes presidenciais?

    tudo isso acontece porque o BUSH que tanto idolatra (quase tipo messias) ainda está sentado na cadeira da sala oval na casa branca.
    E por mais irónico que seja o Secretário da Defesa, na governação de Obama vai ser um republicano (agora critique os republicanos pelas politicas militares).

    Gostar

  88. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    6 Novembro, 2008 10:17

    Está aqui um cartoon que retrata este post do JM. Até acertou nas trombas do mal-disposto.

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    PLoureiro permalink
    6 Novembro, 2008 10:22

    O JM, desde a confirmação da eleição de Obama como o novo Presidente, postou:

    – O facto de ter sido eleito uma pessoa mulata como Presidente dos USA, perderá o seu significado que actualmente detém quando um negro for eleito pela primeira vez;
    – Que os factores, na opinião dele, que levaram á eleição de Obama não são objectivos, mas sim, subjectivos de acordo com as leituras que os eleitores fizeram da mensagem da palavra “Hope” e da palavra “Change”;
    – Que Obama tem pela frente um desafio enorme para manter viva a “chama” que levou à sua eleição, baseada no ponto anterior;
    – Perguntou se o programa eleitoral de Obama é passível de ser realizado, tomando em consideração a discordancia do que é prometido (para quem não sabe, é um refinamento da velha questão Butter ou Bombs);
    – Comentou que em Portugal que as diferenças entre os partidos politicos portugueses são cosméticas, isto tomando em consideração o facto de um bloquista e um social democrata apoiarem Obama;
    – Que a maior parte dos comentadores, neste tema, demonstra um fanatismo e irracionalismo próprio de discussões de futebol ou de religião. O acefalismo da maior parte dos comentários deste post vem confirmar isto.
    – E o último de hoje, e presente no qual insiro este comentário, sobre de que forma é que seriam escritas certas noticias se outro tivesse ganho.

    Nada de especial. Se lerem a direito, e o JM não alinha em dinamicas de escrita “pós-modernistas”, é basicamente isto o que ele escreveu. Agora às reacções de algumas das pessoas a isto é que é uma coisa espantosa… Eu até acho que o Blasfémias deve começar a cobrar pelo efeito terapeutico que deve ter junto de certas pessoas, relativamente à libertação de tanta raiva e mau-estar. Não acreditam? vejam algumas das respostas em anexo:

    Prof CVT:

    “Este tipo sempre se julgou engraçado. (…) sem nada saber de nada, decidiu opinar – estupidamente, claro.”

    Jofer:

    “JM para você a vitória de Obama, é pior que chupar um limão daqueles bem ácidos e que dão uma valente azia…”

    Goodfeeling:

    “JM para a presidencia dos USA em 2012,já! parece que na verdade é ele o novo messias. Pelo menos, na sua cabecinha tem sempre razão.”

    Especialista (em má educação ao que parece):

    “fodei-vos! o mau perder é feio! falta de substância no discurso? depois do bush até um surdo-mudo analfabeto tem mais substância no discurso. caraculu!”

    Jose Manuel Santos Ferreira:

    “Grande dor ò Miranda
    Agora são só palpites ???
    Por que non te callas ????”

    Gothica

    “Eu deixei de ler este blog porque me põe doente. João Miranda em particular.
    Vir aqui foi um acto de masoquismo.
    Mas de vez em quando as pessoas realmente inteligentes (e não cerebralmente formatadas para determinada velocidade e RAM, como é o caso do João Miranda), tentam procurar mudanças nas pessoas que conheceram há uns anos para ver se aprenderam alguma coisa. (..) Não me dou com gente mentalmente doente e por isso não volto aqui. Porque me põe de facto doente. Da alma. Coisa que possivelmente nem sabe o que é.”

    Ricardo Geurra

    “Ó Miranda, habitue-se!
    É mesmo caso para dizer: é a DEMOCRACIA, estúpido!”

    Vou ali e já venho

    “Mas (mais uma vez) vindo de quem vem seria de esperar algo minimamente inteligente?”

    “Já que nasceu mais feio que a média, gostava de se saber mais inteligente, mas não JM.”

    Barraca Obama

    “(…) Com os meus conhecimentos nesta área direi que o JM está a projectar nos outros a sua própria realidade, ao mesmo tempo que a tenta negar. Um verdadeiro case study. Como um alcoólico em negação ou um homossexual não assumido…”

    RVB

    “acho que ir para a passadeira do solinca não lhe faria mal. aumentaria o amor próprio e diminuiria o seu rancor”

    Rxcorreia

    “É altura de JM se assumir. Ou é um brincalhão, ou é um hipócrita com bias mental.”

    Jose Manuel Santos Ferreira (esta é hilariante, sobretudo no final; é como convidar o dono da casa a sair para ficarmos á vontade)

    “Ó Miranda
    Como é que se chama o equivalente ao Miguel Bombarda, no Porto ???
    E que tal uma terapiazianha de sono ???
    A biotecnologia pode esperar se é que não está em repouso !!! Com esta actividade ???
    E nós no Blasfémias descansávamos”

    Barraca Obama (cúmulo do mau gosto)

    “Está encontrada a razão dos posts do JM. Ele faz tudo para que nós não lhe larguemos o rabo…”

    Com isto tudo, a maior parte das pessoas acaba sempre por dar razão a JM; encaram isto como uma oportunidade de ataque pessoal, visto provavelmente não terem capacidade ou interesse para debaterem as ideias propostas (embora existam excepções na lista acima). E quando se trata do JMiranda, o “ad hominem” é praticado até à exaustão, sendo quase irrelevante o quer que seja que ele escreva.

    Gostar

  90. Sofia Ventura's avatar
    6 Novembro, 2008 10:45

    «Não era isto que acontecia (acontece) com o Bush? Todo o mal do mundo vem das suas mãos? A ironia do JM desmonta bem essa fixação.»

    Não, desmonta mal.
    O amigo Bush exerce o poder executivo (com uma série de decisões a que não dá, sequer, para usar o eufemismo “duvidosas”) há OITO ANOS. O Obama, ainda NÃO TOMOU POSSE.

    Gostar

  91. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    6 Novembro, 2008 10:47

    PLoureiro o primeiro apóstolo do messias JM.

    Tudo o que o Jm postou até agora é “Nada de especial” é inócuo…
    “Se lerem a direito, e o JM não alinha em dinamicas de escrita “pós-modernistas”.
    O pior é quando se lê nas entrelinhas.
    O JM é já conhecido pelas suas humoristas correlações entre factos não não se correlacionam.

    “E quando se trata do JMiranda, o “ad hominem” é praticado até à exaustão, sendo quase irrelevante o quer que seja que ele escreva.” Ainda bem que é irrelevante, mal estavamos se as teorias do JM fossem relevantes para a sociedade portuguesa, ou quiçá , mundial.

    Gostar

  92. Sofia Ventura's avatar
    6 Novembro, 2008 10:51

    Comentário do Osborne às 8.43h:

    «é só idiotas a comentar»

    (sem resposta)

    Comentário do Osborne, às 8.48h:

    «e há algo de compulsivo nestes comentadores. (…)»

    I rest my case.

    Gostar

  93. Sofia Ventura's avatar
    6 Novembro, 2008 10:53

    «A eleição de Obama foi mais mais uma questão de racismo que racionalismo.»

    Eu acho que sim, que 62 % dos americanos são racistas. Mais, eu acho mesmo que não há democratas nos EUA e, portanto, esses 62% de votos iam todos, direitinhos, para o partido republicano.

    Gostar

  94. Desconhecida's avatar
    Laden bumbum permalink
    6 Novembro, 2008 10:55

    Barack Hussein Obama, reparem bem, ele é dos nossos, céguinhos!

    Gostar

  95. Piscoiso's avatar
    6 Novembro, 2008 10:56

    E que dizer do caro PLoureiro, arvorado em provedor do Blasfémias ?
    Devia saber que as tentativas de hierarquização na net
    são ridículas.

    Gostar

  96. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    6 Novembro, 2008 11:00

    “O facto de ter sido eleito uma pessoa mulata como Presidente dos USA, perderá o seu significado que actualmente detém quando um negro for eleito pela primeira vez;”
    perderá o seu significado quando um mexicano for eleito pela primeira vez. Os americanos tratam Obama como negro, quem somos nós para discordar.

    ” Que os factores, na opinião dele, que levaram á eleição de Obama não são objectivos, mas sim, subjectivos de acordo com as leituras que os eleitores fizeram da mensagem da palavra “Hope” e da palavra “Change”;”
    A promoção de politicos é hoje como a venda de detergentes. Obama arranjou um melhor slogan. contúdo de ideias era igualà de mccain. JM nunca falou da objectividade do discurso de mccain.fala sempre da parte que lhe interessa (deve ser giro ler os papers dele em Biotecnologia ou lá o que é)

    ” Que Obama tem pela frente um desafio enorme para manter viva a “chama” que levou à sua eleição, baseada no ponto anterior; ”
    verdade, mas aplicável a qualquer candidato. Só o PSL é que não precisou de manter a “chama ” viva porque não foi eleito.

    “- Perguntou se o programa eleitoral de Obama é passível de ser realizado, tomando em consideração a discordancia do que é prometido (para quem não sabe, é um refinamento da velha questão Butter ou Bombs);”
    Deveria também ter perguntado se o programa de Mccain era realizavel.foi mais um post tendencioso.

    “- Comentou que em Portugal que as diferenças entre os partidos politicos portugueses são cosméticas, isto tomando em consideração o facto de um bloquista e um social democrata apoiarem Obama;”
    deveria ter perguntado se um democrata e republicano também não apoiariam o Paulo Portas. A politica é cosmética em todo o lado, até em PORTUGAL

    “- Que a maior parte dos comentadores, neste tema, demonstra um fanatismo e irracionalismo próprio de discussões de futebol ou de religião. O acefalismo da maior parte dos comentários deste post vem confirmar isto.”
    o jm DEMONSTRA UM FANATISMO E IRRACIONALISMO contra Obama, já que nunca questiona o outro lado (mccain e palin). Quando deveria questionar a outra metade, para demosntrar insenção, nunca o fez. Mais fanatismo e irracionalismo, não conheço.

    ” E o último de hoje, e presente no qual insiro este comentário, sobre de que forma é que seriam escritas certas noticias se outro tivesse ganho.”
    Seriam escritas da mesma forma. O Bush AINDA é presidente do States.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Novembro, 2008 11:26

    PLoureiro, excelente comentário, resume toda a caixa de comentários.

    Nem quero acreditar que o piscoiso, armado em bobo da corte no blasfemias não sabia uma coia tão bãsica como que “liberals” tem um significado oposto no mundo saxónico e no mundo não saxónico. incrível!

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    Anónimo 1 permalink
    6 Novembro, 2008 11:27

    PLoureiro, excelente comentário, resume toda a caixa de comentários.

    Nem quero acreditar que o piscoiso, armado em bobo da corte no blasfemias não sabia uma coia tão bãsica como que “liberals” tem um significado oposto no mundo saxónico e no mundo não saxónico. incrível!

    Gostar

  99. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    6 Novembro, 2008 11:36

    Anónimo 1 6 Novembro, 2008 às 11:27 am – apóstolo do messias n.º2

    É pena é que o Ploureiro não tenha feito critica fundamentada ou com algum argumento às postas do JM. foi mais na onda: o JM disse, está bem, nem discuto.

    Gostar

  100. Piscoiso's avatar
    6 Novembro, 2008 12:05

    Nem quero acreditar que o piscoiso, armado em bobo da corte no blasfemias não sabia uma coia tão bãsica como que “liberals” tem um significado oposto no mundo saxónico e no mundo não saxónico. incrível!

    Aquilo que vc pensa, ou deixa de pensar a meu respeito, dispenso, porque não o conheço a si, nem vc me conhece.
    Interessante seria explicar à turba essa “coia tão bãsica” para si, sobre os opostos conceitos “liberals”

    Gostar

  101. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    6 Novembro, 2008 12:07

    teste

    Gostar

  102. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    6 Novembro, 2008 16:35

    Piscoiso (85. e 86.),

    Parto do principio de que não contesta que os « liberals » americanos não correspondem aos « liberais » europeus e que estes estão geralmente mais à direita do que aqueles no espectro político e ideológico.
    Um link ? Por exemplo : http://fr.wikipedia.org/wiki/Liberalisme
    Onde se diz, páginas tantas (sorry pelo francês mas é o que tenho mais à mão) :
    “…le terme « libéralisme » recouvre aussi des réalités diverses selon les pays et leur histoire politique.
    • Aux États-Unis, on appelle « liberals » des progressistes, à peu près équivalents aux sociaux-démocrates européens mais en moins étatistes, ce qui les place à la gauche voire à l’extrême gauche : l’accent est mis sur la liberté de mœurs et l’égalité en droits (notamment sur le plan racial). Par contrecoup, les adversaires de l’État ont créé le terme « libertarian » (dont une des formes les plus radicales est l’anarcho-capitalisme).
    • En Europe, au contraire, le qualificatif « libéral » sert la plupart du temps à désigner une personne favorable au libéralisme économique, sans nécessairement faire référence à la philosophie libérale. »

    De notar que, muito embora os « liberals » se situem à esquerda no espectro político americano, apoiando e votando no Partido Democrático (e votando esmagadoramente em Barack Obama), aderem com mais convicção à economia de mercado e são menos intervencionistas do que a esquerda europeia dita “social-democrata” e “socialista. Isto tem certamente algo a ver com o facto de, ao contrário dos “liberals”, esta importante área da esquerda europeia ser a herdeira politica e ideológica de movimentos e partidos de inspiração marxista.

    Dito isto, é verdade que, tanto os “liberals” americanos como os “liberais” europeus se sub-dividem em muitas correntes, com as suas especificidades.
    Os “liberais” europeus, ou pelo menos todos aqueles que utilizam a palavra “liberal”, vão de sectores nacionalistas de extrema direita a áreas centristas e de centro-esquerda passando por uma vasta zona de direita e centro-direita .

    O caso que refere, o dos “Liberal Democrats” ingleses, é precisamente um exemplo de um partido centrista. Outros existem no continente e integram no Parlamento Europeu um grupo parlamentar muito heterogéneo, onde têm cabimento outros partidos de centro e centro esquerda de inspiração “democrata-cristã”, “radical”, “republicana”, “liberal social ”, etc. Apesar de usarem o termo “liberal”, esta área tende a aliar-se politicamente com partidos de esquerda e centro-esquerda e a defender políticas de cariz fortemente “social” e por isso mais intervencionistas na economia.

    Mas, a verdade é que na Europa a maior parte das pessoas e das organizações que se reclamam abertamente do “liberalismo”, e em particular do “liberalismo económico”, defendendo o livre funcionamento dos mercados e opondo-se às políticas mais intervencionistas propostas e aplicadas pelas esquerdas “socialistas”, colocam-se e são colocadas políticamente à direita do espectro político.
    Também aqui existe uma grande variedade de situações. Uma parte dos “liberais” não se reconhece nem adere aos principais partidos de direita e centro-direita. São independentes ou integram organizações que se auto-proclamam “liberais”. Estas organizações têm por vezes uma real influência intelectual em certos meios mas têm um peso eleitoral insignificante ou nulo. Uma outra parte dos “liberais” prefere integrar alguns dos principais partidos de direita e centro-direita, conseguindo ter alguma influência, maior ou menor consoante os momentos e as circunstâncias. Mas permanecendo quase sempre relativamente minoritários perante outras componentes mais “conservadoras” e “sociais”. O que é mais ou menos indiscutível é que os “liberais”, embora com críticas e reservas, tendem normalmente a votar pelos candidatos dos partidos de direita e centro-direita.

    O outro caso concreto que refere, a “Droite libérale-chrétienne” (DLC), pode ser incluído nesta grande área politicamente mais à direita do “liberalismo” europeu. Trata-se de um pequeno partido criado por um antigo ministro de um governo de direita, Charles Millon, que podemos classificar como “liberal conservador” : “liberal” na economia ; “conservador” nas questões ditas de sociedade. É apenas uma pequena corrente entre muitas, nem sequer das mais representativas.

    Fala no JM. Não sou nem pretendo ser especialista em “JM”. Reparei que há muitos por aqui !… Mas é evidente que ele não tem nada a ver com os “liberals” americanos. Pelo que a posição crítica relativamente a Barack Obama não é nenhuma surpresa. Vejo-o mais na área mais doutrinal e intransigente (não é pejorativo !) do “liberalismo” europeu. Por isso também não me parece que possa ser, como sugere, aparentado ao “liberalismo conservador” da “Droite libérale-chrétienne”.

    Gostar

  103. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    7 Novembro, 2008 15:25

    Oh JM, o Obama já é presidente?

    Gostar

  104. JLS's avatar
    7 Novembro, 2008 15:42

    «95% dos “negros” (13% do eleitorado) votou Obama e 55% dos “brancos” (74% do eleitorado) votou McCain.
    O factor racial acabou mesmo por pesar nos resultados finais !!»

    Nas sondagens à boca das urnas, a CNN demonstrou que das pessoas que achavam que a raça importava, 54% votaram Obama. Das que não achavam que fosse importante, 55% votaram Obama.

    Das pessoas que achavam que a idade importava, salvo erro, mais de 70% votaram Obama.

    O factor “raça” não teve grande peso. Não tanto como o que se lhe quer atribuir.

    Gostar

  105. JLS's avatar
    7 Novembro, 2008 15:48

    «Mas, a verdade é que na Europa a maior parte das pessoas e das organizações que se reclamam abertamente do “liberalismo”, e em particular do “liberalismo económico”, defendendo o livre funcionamento dos mercados e opondo-se às políticas mais intervencionistas propostas e aplicadas pelas esquerdas “socialistas”, colocam-se e são colocadas políticamente à direita do espectro político.»

    Pessoalmente, tenho muita dificuldade em aceitar o “mero” liberalismo económico como liberalismo (político). Questões económicas e perspectivas puramente economicistas, mesmo que de outras questões, não fazem de uma pessoa um “liberal”, politicamente falando. Existe todo um outro espectro de questões que não podem ser reconduzidas e limitadas por uma perspectiva economicista. Infelizmente, em Portugal não há assim tantos “liberais”, no sentido que estou a descrever, quanto isso. O João Miranda e a generalidade do Insurgente, por exemplo, encaixam nos “liberais” com perspectivas puramente economicistas. Mas o Liberalismo tem séculos de existência e não remonta a nada que se pareça com a economia. Aqui no Blasfémias, quem melhor representa isso, creio ser o CAA. Não se pode ser “liberal”, sem esse liberalismo original.

    Gostar

  106. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    8 Novembro, 2008 00:56

    JLS : “O factor “raça” não teve grande peso.”

    Por sinal, eu não disse que teve “grande” peso. Apenas que “pesou”, que esteve presente.
    E esteve presente onde menos se esperava. Ou pelo menos, onde muitos dos “anti-racistas de serviço” não viram e não veem.
    Quando 95% de dos afro-americanos votam num candidato que, bem ou mal, foi largamente apresentado e reclamado como sendo “negro” !!… Não é “querer atribuir” … é um facto objectivo !!
    Quanto às sondagens referidas (que não conheço), o que as pessoas respondem depende do modo como a pergunta é feita e do significado que atribuem à resposta. Ou seja, é bastante subjectivo. Como é obvio, tirando uma minoria, onde se incluem naturalmente os “racistas sem complexo nem vergonha”, a maioria das pessoas não iria responder “sim” a uma pergunta do género “a raça dos candidatos foi importante no seu voto ?”
    A verdade é que foi perfeitamente visível a forte mobilização dos afro-americanos a favor de Obama. A esmagadora maioria dos que se expressaram, e foram muitos, não esconderam o orgulho e a satisfação pela eleição de um candidato “negro”, o primeiro na história dos EUA.
    De resto, a vontade de eleger um candidato “negro” terá sido também importante noutros grupos étnicos, incluindo o “branco”, fazendo com que eleitores que normalmente teriam votado pelo candidato Republicano acabassem por votar Obama. Claro que o contrário também terá acontecido mas certamente com menos peso.

    O facto de constatar objectivamente a presença do factor “raça” na votação não significa que atribua qualquer significado “racista” ao facto de os afro-americanos terem votado esmagadoramente por Obama, pelo candidato “negro”. A natureza humana é feita assim e não é um mal em si. Muitas pessoas tendem a identificar-se e a apoiar aqueles que sentem como estando mais próximos, que reconhecem como sendo um dos seus. Ainda mais sabendo-se que os “negros” americanos têm um passado histórico não muito distante durante o qual foram discriminados e humilhados. É perfeitamente natural que se mobilizem e se batam para vêr um dos seus no mais alto cargo de uma grande nação como a dos Estados Unidos da América. É natural que se emocionem e que sintam um grande orgulho por isso.
    Do mesmo modo que não atribuiria um significado racista anti-“negro” a uma eventual vitória de McCain sobre Obama. Seria simplesmente a vitória de um Republicano sobre um Democrata.

    Quem quiz à partida fazer um processo de intenções “racista” ao maior grupo étnico que compõe o eleitorado americano, isto é, aos “brancos” (74% do eleitorado), foram sobretudo os apoiantes e simpatizantes de Obama. Nos EUA e no resto do mundo. Para quém, o único factor que poderia fazer com que Obama não ganhasse era precisamente o … racial ! Falou-se no tal “efeito Braddley” (erradamente, de resto), e por ai fora !… Deste ponto de vista, ainda bem que o Obama ganhou porque senão imagine-se o que não se estaria agora a dizer sobre o racismo dos americanos. Tanto mais que 55% dos “brancos” acabou mesmo por votar pelo candidato Republicano … “branco” ! Ou seja, a América seria ou não racista consoante o resultado final das eleições !

    A vitória de Obama teve pelo menos o condão de mostrar que, ao contrário do que muitos dadores de lições de politicamente correcto insinuaram, o eleitorado “branco” americano não é mais racista do que outros e pode muito bem contribuir para a eleição de um candidato pertencente a uma das principais minorias étnicas do país.

    Gostar

  107. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    8 Novembro, 2008 02:39

    JLS : « … tenho muita dificuldade em aceitar o “mero” liberalismo económico como liberalismo (político). […] Questões económicas e perspectivas puramente economicistas, mesmo que de outras questões, não fazem de uma pessoa um “liberal”, politicamente falando. Existe todo um outro espectro de questões que não podem ser reconduzidas e limitadas por uma perspectiva economicista. […] … o Liberalismo tem séculos de existência e não remonta a nada que se pareça com a economia.”

    Claro que o “liberalismo” não se resume apenas ao “liberalismo económico”. Diz respeito a todas as esferas da vida social. Incluindo a política (o “liberalismo político”). Incluindo as questões ditas morais e de sociedade. É um todo coerente. Por isso se fala por vezes de uma “filosofia” ou de uma “doutrina” “liberais”. Os “liberais” sempre defenderam as liberdades políticas, a democracia pluralista, uma sociedade aberta, o Estado de Direito, as liberdades individuais. Poucas doutrinas alternativas podem gabar-se do mesmo. Algumas das mais influentes na época contemporânea nasceram e afirmaram-se inicialmente com modelos políticos autoritários. É nomeadamente o caso da “social-democracia” e do “socialismo” modernos, descendentes de ideologias e organizações de inspiração marxista. E que levaram o seu tempo a integrar a democracia política e o Estado de Direito.

    Mas, dito isto, não há “liberalismo” sem liberdade económica, sem “liberalismo económico”. Por isso é que as “meras” liberdades políticas não são suficientes para se falar de “liberalismo”. Uma parte importante das “esquerdas” modernas assimilou plenamente o “liberalismo político” mas não é considerada nem se considera “liberal”. De resto, para estes sectores os termos “liberal” e “liberalismo” têm normalmente uma conotação pejorativa. Os “liberais” não defendem apenas as liberdades políticas e a democracia pluralista (“burguesa”, diziam então os seus detractores). Defendem igualmente as liberdades económicas, uma economia de mercado livre. O “liberal” é necessáriamente um defensor do “liberalismo económico”.
    O “liberalismo” nasceu com a defesa da liberdade, das liberdades dos indivíduos. Em todas as esferas. As liberdades económicas, a liberdade de iniciativa e comércio, sempre fizeram históricamente parte importante do “liberalismo”. Adam Smith é seguramente um dos principais fundadores e representantes do “liberalismo” moderno. A sua obra é um exemplo da tese fundamental do “liberalismo” que considera que as liberdades em geral são inseparáveis das liberdades económicas.

    “Economicismo” é pensar que apenas contam as “questões económicas” ou que tudo se resume à economia.
    Os “liberais” não são à partida nem mais nem menos “economicistas” do que outros. Primeiro porque não se interessam apenas pelas “questões económicas”. Segundo porque, mesmo quando tratam das ditas “questões económicas” as consideram num quadro que está muito para além da economia. Não há mercado em abstrato, fora de uma sociedade concreta constituída por indivíduos, grupos, instituições, organizações, regras e direito, Estado. Por exemplo, dois autores modernos muito frequentemente conotados com o dito “liberalismo económico”, Ludwig Von Mises e Friedrich Von Hayek, escreveram duas obras monumentais com os seguintes títulos : “A Acção Humana – Um Tratado sobre a Economia” e “ Direito, Legislação e Liberdade : Vol 1 : Regras e ordem ; Vol 2 : A miragem da justiça social ; Vol 3 : A ordem política de um povo livre.”
    Seja como for, defender uma maior liberdade na economia não é nem mais nem menos “economicista” do que defender o contrário, isto é, uma maior intervenção do Estado na economia.
    Mas pior do que o “economicismo” ainda é a perspectiva “anti-económica”, ou seja, pensar que se podem tratar os principais problemas da condição humana, e não apenas os ditos “economicos”, ignorando ou indo contra os princípios básicos de gestão de recursos escassos perante necessidades e aspirações concorrentes e ilimitadas.

    Gostar

Deixe uma resposta para Sofia Ventura Cancelar resposta