Saltar para o conteúdo

Octopus

18 Dezembro, 2008

A ditadura angolana aperta o seu cerco em Portugal: 9,69% do BPI, 10% do BCP, metade da participação de 33% na Galp, 55% do BIC Portugal,  45% da Amorim Energia, e o que mais não se sabe.

59 comentários leave one →
  1. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Dezembro, 2008 19:39

    Mais numa consequência do Socialismo Democrático/Social Democracia que domina o regime Português e impede o crescimento da riqueza sem ser por cunhas e favores. Por isso quem consegue mexer-se é quem tem poder político.

    Gostar

  2. alice goes's avatar
    18 Dezembro, 2008 19:51

    … e sem que se saiba como foi produzida e de que forma essa tal riqueza!…

    Gostar

  3. Mula da comprativa's avatar
    Mula da comprativa permalink
    18 Dezembro, 2008 19:57

    E para impressionar os sobas africaniza-se o país a pedido dos testas de ferro que engordam enquanto o zé africaniza…

    Gostar

  4. Mula da comprativa's avatar
    Mula da comprativa permalink
    18 Dezembro, 2008 20:00

    Autarca da Amadora critica construção de bairros sociais

    LICÍNIO LIMA
    Casal da Mira. No mais problemático bairro da Amadora a maior parte não paga renda
    O presidente da Câmara da Amadora considera “errada” a construção de grande bairros sociais.

    As declarações de Joaquim Raposo ao DN foram proferidas no bairro Casal da Mira, um dos mais problemáticos do concelho onde reside o jovem suspeito de ter morto à facada, na sexta-feira, o aluno da Casa Pia de Lisboa. Ontem, foi ali inaugurado um centro de dia para idosos, com apoio domiciliário, resultante de uma parceria entre a autarquia, a Misericórdia da Amadora e a Chamartín, empresa proprietária dos centros comerciais Dolce Vita.

    Joaquim Raposo explicou ao DN que a opção pelos grandes bairros sociais surgiu, sobretudo, para atrair fundos comunitários. Em seu entender, a melhor decisão teria sido a criação de linhas de crédito que ajudassem as pessoas a comprar a sua própria casa. “Sentir-se-iam muito mais responsabilizadas”, frisou.

    Composto por 760 fogos, onde residem cerca de 2300 pessoas, originárias de diversos bairros degradados da Amadora como Azinhaga dos Besouros, Estrela d’África, Fontainhas, entre outros, no bairro de realojamento do Casal da Mira são poucos o que pagam renda. Todos os prédios têm lojas nos rés-do-chão, mas estão vazias e os vidros partidos.

    Enquanto conversávamos com o presidente da Câmara, quem passava pedia-lhe para que acabasse com a insegurança. “São roubos com caçadeiras todos os dias”, disse uma senhora a Joaquim Raposo, enquanto rogava uma casa noutro sítio.

    Gostar

  5. António de Almeida's avatar
    18 Dezembro, 2008 20:07

    Um destes dias a maior empresa portuguesa passará a ser o… MPLA Portugal SA.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    18 Dezembro, 2008 20:18

    Isto é que eles são uns Liberais.

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Dezembro, 2008 20:38

    “Joaquim Raposo explicou ao DN que a opção pelos grandes bairros sociais surgiu, sobretudo, para atrair fundos comunitários. Em seu entender, a melhor decisão teria sido a criação de linhas de crédito que ajudassem as pessoas a comprar a sua própria casa. “Sentir-se-iam muito mais responsabilizadas”, frisou.”

    Um que viu a luz. Os Serviços Sociais vivem da desresponsabilização só assim é que aumentam e infelizmente faz parte da educação na Escola Pública incutir a desresponsabilização.
    As crianças só devem suar, esforçar-se e sofrer para serem Cristano Ronaldos…e os resultados a sério que contam são os jogos de futebol no recreio.

    Gostar

  8. A. R's avatar
    A. R permalink
    18 Dezembro, 2008 20:56

    Entretanto 1/3 das crianças não chega aos 5 anos de idade. Mas essas não incomodam as associações de amizade Portugal-Angola.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    18 Dezembro, 2008 21:27

    O Marcelo Rebelo de Sousa já tinha avisado que de futuro Portugal seria um entreposto de Angola na UE .
    O capitalismo não tem côr, nem o dinheiro, já agora.
    Não pode ser mau só quando era capitalismo americano … como a comunage sempre disse.Evidente que agora vão estar calados.Habituem-se .Afinal não escolhemos ser servos desde 74 ?.
    Os senhores agora andam de armani e conduzem hummers .Lembram-se das retaliações acerca da detenção do Pantorras.Aquela malta não brinca em serviço quanto se defronta com o “colonialista”.Aliás tb vão bem acompanhados pelos testa de ferro portugueses.
    Real politik .It´s the economy , stupid.
    Afinal a malta do ANC , não arranjou logo criados boers para as suas novas mansões no Matabeland, e no Cabo ?
    Aguentem.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Dezembro, 2008 21:32

    este socialismo de merda e esta canalha dirigente de trampa entregam a republica aos
    angolanos e espanhóis

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo 2 permalink
    18 Dezembro, 2008 21:49

    “este socialismo de merda e esta canalha dirigente de trampa entregam a republica aos
    angolanos e espanhóis”

    O socialismo de merda e o psd de merda que não quer que o poder control. Quanto menos o estado estever presente melhor par os neo liberais

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Dezembro, 2008 21:49

    ó dezito, mas por acaso essas empresas são do estado?
    é cada bronco.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Dezembro, 2008 21:56

    porreiro pá!

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Dezembro, 2008 21:59

    quer dizer … se fosse uma participaçao de outro país tam´bém lhe chamava polvo?

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Kuito Kuanavale permalink
    18 Dezembro, 2008 22:05

    Mais vale…

    Ao menos em Angola anda-se para a frente

    Para trás mija a burra, e nós andamos há muito tempo a fazer de burra.

    Acordem, ainda não perceberam que é exactamente na lingua portuguesa e no mercado lusófuno que está o futuro?

    Nesta UE somos mais que um peso (peso leve) morto, que se arrasta e não faz a difernça em absolutamente nada. Apenas sobressaimos mais agora, por causa de ter um cherne na Comissão Europeia.

    A nossa UNICA mais valia é ter uma lingua que tem um mercado gigante, e é a nossa capacidade de alanvacar soluções para a Europa além fronteiras.

    Dêem-se por felizes dos angolanos estarem a comprar em Portugal e não na vizinha Espanha.

    E se têm muito que dizer mal, apanhem um aviãozito e venham aqui a Luanda ver o que é um país a andar para a frente.

    Nao venham é na rasca da TAP, que aproveita estas epocas para lixar as pessoas que querem ir à “santa metropole” passar o Natal.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    18 Dezembro, 2008 22:12

    Não me parece nada de especial!

    Se querem investir em Portugal isso até é muito bom!

    Se houver perdas financeiras serão dos investidores angolanos e não nossas!

    É melhor que sejam angolanos (irmãos de sangue, que falam a lingua de Camões) do que castelhanos que nos não dizem o que quer que seja, a não ser: guerra; morte; saque; roubo, etc.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    18 Dezembro, 2008 22:18

    15

    Sim .No Futungo andam para a frente…de hummer dourado.
    O resto é só miséria .

    16

    Espero que o Bin Laden também invista em Portugal .Isso até é bom .

    “País de servos .Os Portugueses são obsequiosos e desmesurados em amabilidades com estrangeiros , gostam de agradar.Excelente clima e comida muito agradável.”
    Viagem inglês do Sec XVIII

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    18 Dezembro, 2008 22:19

    o poder socretino começa a exalar um fedor superior ao que se sentia nos últimos anos do Estado Novo…para os narizes eternamente constipados, para os snifs ou intoxicados pelos vapores etílicos ainda mal se nota, mas está a chegar o tempo em que é preciso andar de máscara.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Kuito Kuanavale permalink
    18 Dezembro, 2008 22:28

    17: Se pensa que um pais que sai da guerra (alimentada sabe bem por quem), e de repente bate três palminhas e se torna um pais desenvolvido então recomendo a ALice in Wonderland.

    Angola vai demorar, e muito. E Felizmente está melhor do que estava. Obvio que para alguns está muito melhor. Mas sinceramente, haveria outra forma? ou ainda não passou a fase das utopias. É o caminho, quer se goste ou não. E nós, ou nos associamos a isto ou condenamos e somos uns dons kixotes para os outros, mas fechamos os olhos a toda alfrabice e fantochada que se passa na nossa casa.

    Se Angola chegou lá baixo, como chegou, também se deveu a muita gesnte a alimnetar a guerra. Então+ acho que está na hora de os ajudara a dar a volta por cima. Isso parece-me mais relevante do que qualquer futunguice, que não leva a absolutamnte nada.

    Olhe que muita gente tem ganho boas massas de formas muito duvidosas´no nosso querido país. E pode arranjar muitos hummerzitos.

    Gostar

  20. orabolas's avatar
    orabolas permalink
    18 Dezembro, 2008 22:29

    Todos os mobutus têm que lavar os capitais; antes cá q noutro lado qualquer.

    Gostar

  21. J. Oliveira Fernandes's avatar
    J. Oliveira Fernandes permalink
    18 Dezembro, 2008 22:29

    Não é o Gabriel (mais uns quantos) que defende que não interessa quem são os donos das empresas mas sim a qualidade da gestão???? Eu, que nunca defendi isso, por acaso estou preocupado que as maiores empresas portuguesas tenham uns donos pouco recomendáveis. Mas o Gabriel?

    Não terá o Gabriel (a par de outros notáveis blasfemos) acompanhado o candidato Passos Coelho, aqui há uns poucos meses, na sua ideia de privatizar a CGD? Para quê? Para depois escrever um post sobre a venda da CGD à Isabelinha. Bem queela preferia 3% da Caixa a 10% do BPI.

    PS: já agora, gostava que o Gabriel me esclarecesse as minhas perplexidades.

    Gostar

  22. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    18 Dezembro, 2008 22:34

    O Gabriel, passou-se!Mas então não há liberdade de investimento? O dinheiro não é igualzinho?

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    18 Dezembro, 2008 22:45

    19

    Obrigado .Confirmo .

    “País de servos .Os Portugueses são obsequiosos e desmesurados em amabilidades com estrangeiros , gostam de agradar.Excelente clima e comida muito agradável.”
    Viagem inglês do Sec XVIII

    Há já muito anos que nos associamos a isso , como diz.

    É só uma constatação .De resto poucas alternativas temos .
    Se escolhemos ser servos , acho que está na hora de os ajudar a dar a volta por cima, como diz… certamente os dividendos serão distribuídos ao restante Povo Angolano fora do Futungo.Aliás falam a lingua portuguesa e adoram os Portugueses como se tem visto ( visto … curiosa palavra ).

    Ora …

    Gostar

  24. tina's avatar
    18 Dezembro, 2008 22:48

    É caso para dizer que estamos a ser globalizados pelo 3º mundo!… Não percebo é porque é que noutro dia Teixeira dos Santos estava tão preocupado que os espanhóis comprassem os bancos portugueses e que por isso o estado devia ajudar a banca.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    mussulo permalink
    18 Dezembro, 2008 22:49

    E quando é que compramos o benfica?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    18 Dezembro, 2008 23:00

    25

    Essa é que era uma boa … já agora .E podiam pôr o Mantorras como CEO , que é um tipo fixe e de quem os benfiquistas todos gostam .E os não benfiquistas também .
    Se o José Eduardo dos Santos comprasse o Messi, o CRonaldo,o Adebayor, o Robben , e o Gerard para o Benfica , pode crer que entregavamos a independência de Portugal na hora … capital Luanda .

    “País de servos .Os Portugueses são obsequiosos e desmesurados em amabilidades com estrangeiros , gostam de agradar.Excelente clima e comida muito agradável.”
    Viagem inglês do Sec XVIII

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    zé da burra permalink
    18 Dezembro, 2008 23:03

    O benfica nunca que não tem jogadores portugueses seu burro.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Kuito Kuanavale permalink
    18 Dezembro, 2008 23:11

    25

    Há formas de o fazer claro…. e acredito que nos armemos em “servos” e não aproveitamos uam boa oportunidade…

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    a prima permalink
    18 Dezembro, 2008 23:12

    A verdadeira salvação dos tugas.
    Reuters “Portugal’s “Sorcerer of Fafe” opens exorcism ward
    Thu Dec 18, 2008 10:25am EST By Andrei Khalip

    FAFE, Portugal (Reuters Life!) – Surrounded by clean hospital beds in his new Occult Sciences Center in northern Portugal, Fernando Nogueira makes exorcism sound almost mundane.
    A metal plaque above one door says, matter-of-factly, “Exorcism room.” Inside, a pale, female patient lies under a blanket, a crucifix hangs on the wall alongside dozens of newspaper clips about Nogueira’s paranormal abilities.
    “She is suicidal. This is basically my emergency room,” says 46-year-old Nogueira, popularly known as The Sorcerer of Fafe. Fafe is the place where he started practicing trance mediumship, and later also exorcisms, around 25 years ago. Before that, he spent some time in a psychiatric clinic as a patient.
    There are six more rooms in Portugal’s first and only occult center with in-patient admission — and Nogueira plans further expansions. Patients normally stay up to three days.
    “Many of those who come here pass out during treatment and they used to spend hours on the floor on top of an overcoat while they recovered their senses,” said the bald, stout man wearing comfortable casual clothes.
    “Here they can be treated with dignity,” he said.
    Crucifixes and wooden statues of Catholic saints stand behind a large glass wall like in a museum in his modern reception office and a line of half a dozen patients forms outside. A testament to the sorcerer’s popularity.
    Nogueira pays his taxes as a parapsychologist although he considers himself a medium who communicates with spirits. The center functions in the backyard of his home and as a private, non-medical practice requires no special license, he says.
    Fafe municipal authorities declined to comment on Nogueira, saying only “that it’s a matter for those who believe in him.”
    Although the Iberian country is strongly Catholic, popular beliefs in spells, witches and evil spirits have endured for centuries in the north, full of semi-isolated mountain hamlets.
    Nogueira’s center, where he receives over 300 people a month, is a novelty which certainly has its critics”.

    Gostar

  30. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    18 Dezembro, 2008 23:15

    Angola está a progredir a olhos vistos e o resto é conversa, seus invejosos.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    18 Dezembro, 2008 23:30

    O Gabriel Silva já parece aqueles liberais do século XIX que publicavam manifestos sobre os malefícios da influência do Brasil . Reclamavam da posição favorável que os comerciantes brasileiros tinham no império. Se Angola tem dinheiro, porquê esse complexo? O dinheiro tem cheiro?

    Gostar

  32. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Dezembro, 2008 23:38

    “na sua ideia de privatizar a CGD”

    Que tal acções da CGD serem divididas pelos Portugueses em vez de ser dinheiro para o Estado?

    Gostar

  33. celestine's avatar
    celestine permalink
    18 Dezembro, 2008 23:40

    Olha, aperta o cerco a Portugal, então não queres investimento, meu? E se fosse lá da América, com esse tal de Baldoff, já servia? Ai, que caray, como se o dinheiro, pra mais BCP, não fosse o mesmo da gente!

    De resto, não temas que pra ditadura já cá temos que nos baste. E julgo eu que nenhuma vinda de fora afronta a nossa, sequer com ela se bate!

    Mas,m pronto, já é falar mal por falar, por dar aos queixos e ceder a esse jeito, ao tique irresistível dos colonizadores rebentados.

    E tá bem, se tal dá gosto, direi mais, muitíssimo certo.

    Gostar

  34. tric's avatar
    tric permalink
    18 Dezembro, 2008 23:51

    depois de Portugal ter chegado a acordo com Moçambique sobre cahora bassa, eis que surge um famoso negocio com uma empresa muito ligada ao Partido Socialista , Geocapital!!

    “O antigo presidente do parlamento português e actual presidente do PS de Portugal, António Almeida Santos, igualmente membro do Conselho de Estado naquele país europeu, um verdadeiro ponta de lança em assuntos empresariais do partido fundado por Mário Soares nas antigas colónias lusas, particularmente Angola e Moçambique, aparece igualmente destacado na lista dos accionistas na MOZA CAPITAL – GEOCAPITAL – Investimentos Estratégicos, S.A..”
    http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2005/12/os_accionistas_.html

    Em Angola , a famosa Geocapital ( empresa ligada a Almeida Santos e proxima dos Socialistas) faz uma parceria com a SONANGOL e

    “Uma primeira implicação da concertação entre Sonangol e Geocapital é no mercado bancário português: uma vez que os angolanos detêm 10 por cento do Millennium Bcp e Stanley Ho cerca de 3 por cento, tornam-se uma “força” considerável dentro do maior banco privado português.”
    http://www.angoladigital.net/negocios/index.php?option=com_content&task=view&id=1933&Itemid=47

    Xuxa Power

    Republica Popular Portuguesa

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    obama bin laiden permalink
    19 Dezembro, 2008 00:16

    ANGOLA É NOSSA!!!
    TUGALANDIA VAI SER NOSSA! O BRANCO NOSSO ENGRAXADOR DE SAPATO!!! É A VIDA…….
    CONFORMEM-SE O MUNDO É PRETO E MESTIÇO.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2008 00:59

    Não é o presidente de Angola que recebe uma percentagem de todos os lucros do estado, diamantes, petróleo,..? Comunistas modernos!

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    19 Dezembro, 2008 01:42

    25, 26 e 27,

    “Se calhar”, não foi por acaso que o Vieira mandou uma carta oficial do clube ao MPLA/José Eduardo dos Santos (ao arrepio dos Estatutos do clube, mas enfim, tudo lhe é permitido…) dando os parabéns pela vitória eleitoral em Agosto…

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    19 Dezembro, 2008 02:47

    24. Tina

    Entre o investimento angolano e o investimento espanhol, prefiro de longe o primeiro. Sorte temos nós de a Espanha ter entrado em recessão económica; abrandaram os seus ímpetos em relação à sua pretensão em nos colonizar em termos definitivos.

    Temos que “gramar” com tudo que é marca espanhola fabricada na China, de bens essenciais; o nosso Alentejo está praticamente tomado por eles; estão infiltrados em todas as grandes empresas portuguesas ligadas ao sector da distribuição, ao da produção e distribuição de energia, serviços (bancos), telecomunicações e muitas outras mais. Portanto, o Sr. Ministro das Finanças tem razão para estar preocupado.

    Portugal tem o know-how e os angolanos o capital. O tempero é os laços históricos que nos ligam desde há décadas.
    Portugal na qualidade de Estado-membro da União Europeia, possuindo uma posição geo-estratégica privilegiada, pode funcionar como a ponte de ligação – para já intercultural -entre a Europa e a África. Por outro lado, e com os devidos incentivos, Angola possui todas as condições para vir a transformar-se na Alemanha do continente africano. Neste aspecto, Portugal pode vir a ter um papel fundamental de apoio e participação activa.

    Lamentável foi o facto de ter sido este governo o primeiro a incentivar as relações bilaterais e de amizade com Angola, o que, de imediato, se reflectiu na oferta de emprego em larga escala para os cidadãos portugueses naquele país. (São muitos os casos de trabalhadores portugueses explorados e maltratados em Espanha, cuja oportunidade de trabalho se resume pratica e unicamente ao sector da construção civil).
    Contrariamente, em Angola, encontra-se um grande número de jovens licenciados em várias áreas, a laborar, encontrando-se igualmente presentes, altos e médios quadros técnicos portugueses, nos vários projectos de reconstrução, requalificação e implementação das grandes obras de infra-estruturas, na cidade de Luanda.

    Do ponto de vista comercial, as nossas exportações para Angola aumentaram e muito; de Espanha, importa-se quase tudo o que não é fabricado em Portugal, facto que contribui em grande medida para o desequilíbrio da nossa balança de pagamentos.
    Os executivos angolanos vêm a Portugal abastecer-se de todo o tipo de produtos. Experimente parar um dia na Worten e observe as filas de cidadãos angolanos “carregados” com todo o tipo de equipamento de tecnologia de ponta «high tech», e não só.

    É a isto que eu chamo de «Real Politik», nem todos sabendo aplicá-la ou desenvolvê-la.

    Gostar

  39. o sátiro's avatar
    19 Dezembro, 2008 03:18

    PRIMA 29, os jornais estãos cheios de anúncios de astrólogos, cartomantes, Bambos, etc, e Mayas na TV, alimentados por evoluídos urbanos cultos e cultivados.

    8- 1/3 das crianças não chega aos 5 anos de idade!
    Aliás, Angola é dos 5 primeiros países do Mundo em mortalidade infantil.
    Daí a diferença entre os capitais vindos de Angola e os que vêm de países civilizados: as riquezas de Angola não são utilizadas em infra-estruturas humanitárias mas nos interesses da cleptocracia.

    Gostar

  40. CATRAPILA's avatar
    19 Dezembro, 2008 07:02

    JA AGORA O CAMARADA JERONIMO A NACIONALIZAR OS BENS DO SEU AFILHADO
    POLITICO.QUE DIRÃO AGORA OS ROSA COUTINHOS QUE POR AI HA?
    ISTO DE VE SER PSRS RIR.
    O ALVARO DEVE DAR VOLTAS NA TUMBA.
    ISTO PARA NÃO FALAR NA CANALHICE QUE E O ROUBO AOS ANGOLANOS.

    Gostar

  41. Pericas's avatar
    19 Dezembro, 2008 09:25

    Quando os gajos tiverem uma maquia boa boa, fazemos aos gajos o que eles fizeram aos brancos e ficamo-lhes com o cacau….

    Gostar

  42. Piscoiso's avatar
    19 Dezembro, 2008 10:01

    Cheira aqui a racismo monetário.

    Gostar

  43. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    19 Dezembro, 2008 10:20

    J. Oliveira Fernandes (21)

    «Não terá o Gabriel (a par de outros notáveis blasfemos) acompanhado o candidato Passos Coelho, aqui há uns poucos meses, na sua ideia de privatizar a CGD?»

    Não. Há anos que defendo, e por aqui também, que não faz sentido um estado deter um banco comercial, agir em concorrência no mercado, numa perigosa e suspeita amálgama de funções de regulação com a de actor, e utilizando um banco para instrumento político. Defendia antes e agora. Passos Coelho foi ocasionalmente um «converso» a tal ideia que entretanto deve já ter abandonado, pois funciona um bocado conforme o vento sopra, como bom social-democrata que é…..

    «Não é o Gabriel (mais uns quantos) que defende que não interessa quem são os donos das empresas mas sim a qualidade da gestão?»

    para avaliar a empresa, sim, não tem pertinência. A minha posta não diz respeito á qualidade da gestão, ou de qualquer irracionalidade do investimento face aos interesses financeiros das instituições envolvidas. Diz sim respeito ao facto, que critico, de se aceitarem e permitirem investimentos com origem, não duvidosa (pois que não há qualquer dúvida), mas comprovadamente fruto de corrupção, esbulho e nepotismo. O que nada tem a ver com o normal funcionamento dos mercados e com o carácter incolor da circulação monetária ou dos investimentos. Os quais, reafirmo, em geral, não devem ser objecto de quaisquer restrições. Acrescento que me é indiferente, e julgo que deverá sê-lo para as autoridades, a nacionalidade dos investidores, sendo semrpe positivo a concretização de investimento estrangeiro.

    Já assim não é, como no caso presente, quando tal investimento resulta de verbas adquiridas e é praticado por pessoas/entidades com actividades, já não digo sob suspeita, mas comprovadamente resultantes de esbulho e nepotismo. Tal como não seria curial aceitar-se que um qualquer fundo de investimento pertença de uma máfia rússia ou italiana fizesse tais investimentos, o mesmo se deveria passar com as empresas ligadas a Eduardo dos Santos e sua entourage. Não é uma questão de controle politico, de intervencionismo ou de possidónio nacionalismo, mas meramente um caso de polícia.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    19 Dezembro, 2008 10:21

    A cleptocracia angolana, bem ao estilo africano, deixará cair umas migalhas para o povo que sofre, na medida estritamente necessária para que não se revoltem e lhes cortem as gargantas à catanada. O resto é tentar enriquecer o mais rápido possível, espezinhando quem se meter à frente. Admirável futuro que têm pela frente…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    obama bin laiden permalink
    19 Dezembro, 2008 10:36

    Comentário ao último comentário: A história repete-se vezes sem conta, lembremos as companhias das indias e as benfeitorias portuguesas nas colónias africanas….. são desde?……Ah quando começou a guerra….. pois é!!!

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    obama bin laiden permalink
    19 Dezembro, 2008 10:37

    Comentário ao último comentário: A história repete-se vezes sem conta, lembremos as companhias das indias. E as benfeitorias portuguesas nas colónias africanas….. são desde?……Ah quando começou a guerra….. pois é!!!

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Dezembro, 2008 10:51

    O Gabriel. Nao se incomode.

    Acavamos de entrar ja no post-neoliberalismo. Isto é …os paises pobres comprando as empresas dos paises mais ricos.

    E que o neo-liberalismo tinha issa dupla pratica, duplo risco e dupla direçao. Agora ja nao fica mais que se f**** e continuar.

    Gostar

  48. monárquico's avatar
    monárquico permalink
    19 Dezembro, 2008 10:55

    vejam-se ao espelho . portugal é tão corrupto ou mais que angola, deviam agradecer aos deuses o investimento angolano que evita ,por agora , a bancarrota, tipo islandia . E mordem a mão que lhes dá comer. A nossa ligação ao povo angolano tem seculos e se eles apostam em nós é porque ainda acreditam que este paía é viável e tenham sempre presente que não existe vazio,portanto escolham o fardo a suportar eu prefiro o do povo amigo angolano a qualquer país europeu.

    Gostar

  49. Mula da comprativa's avatar
    Mula da comprativa permalink
    19 Dezembro, 2008 11:32

    Vejo que paneleiragem é o que não falta em Portugal.Gostam mesmo de ser enrabados…e então se for por um preto ui ui…

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    chato permalink
    19 Dezembro, 2008 13:01

    Digam o que disserem, mas a Princesa até é uma linda mulher
    Não me importaria nada de lhe vender o meu Banco (se tivesse algum)

    Gostar

  51. Luís Marvão's avatar
    19 Dezembro, 2008 14:59

    Kuito Kuanavale,

    Tem razão, quando diz que muito tem sido feito, atendendo a um país que ainda há poucos anos estava mergulhado numa guerra fratricida.
    José Eduardo dos Santos consolidou o estado nacional, que detém o monopólio dos meios de violência ao interior de todo o território angolano, para utilizar uma formulação weberiana. Esse mérito ninguém lhe retira. Compara-se Angola com outros países da região, que não passaram pela guerra? Veja-se o Zimbabué ou o Quénia.
    E, em matéria de polvos, porque não preocupam com os nossos? Faço minhas as palavras de Freitas do Amaral: “Em matéria de corrupção, Portugal não dá lições a ninguém”.

    Gostar

  52. celestine's avatar
    celestine permalink
    19 Dezembro, 2008 17:01

    Eh, esta malta é anarca e, sem gosto do sangue azul, não suporta uma princesa.

    E então aí o Garvias, ex-colono, não pode ainda que os autóctones, ansi disant, já sejam os principais donos do que é deles.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Lionheart permalink
    19 Dezembro, 2008 17:39

    Calma malta. Com a crise internacional, o preço do petróleo está a baixar. E aí as “potências” emergentes como Angola, Brasil ou Venezuela, a quem o partido do regime português nos quer enfeudar, vão ter de baixar a crista. É a vida.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    19 Dezembro, 2008 20:49

    Lionheart,

    O Brasil não depende do petróleo para viver, é entre muitas coisas, a 1ª potência mundial agrícola.

    Gostar

  55. OLP's avatar
    OLP permalink
    20 Dezembro, 2008 12:26

    Comprar o Benfica?
    Porque raio acham que os angolanos seria estúpidos a esse ponto?
    Nem os chineses quanto mais os angolanos.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Dezembro, 2008 01:11

    E entao Gabriel? O que propoes? Regulacao por parte do estado? Ou so falas porque nao tens nada para dizer?

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Dezembro, 2008 01:16

    “Vejo que paneleiragem é o que não falta em Portugal.Gostam mesmo de ser enrabados…e então se for por um preto ui ui…”

    Tu que andas-te por la, diz ca a malta quantos e que te foram ao cu…e por isso que es um grande atrasado mental assim?

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Dezembro, 2008 08:06

    Para que serve os filhos se não para ajudar os pais na velhice…… Deixem lá o $ de Angola…. Nós já não produzimos “escudos” e precisamos de dinheiro para comer. Os €uros são da Europa civilizada.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Dezembro, 2008 01:21

    O mais que não se sabe inclui a Soares da Costa, há dois anos, nas mãos da Sonangol.

    Gostar

Deixe uma resposta para J. Oliveira Fernandes Cancelar resposta