Saltar para o conteúdo

A podridão do regime

16 Abril, 2009
by
Metro pagou 3,5 milhões a mais ao Salgueiros. Ministério Público não encontrou indícios de crime em venda de terrenos acima da avaliação e arquivou o caso.

Isto é bem exemplificativo (à semelhança do caso Freeport) dos “paninhos quentes” com que são tratados os casos em que há indícios de envolvimento de “figurões”. Do lado dos perdedores, estão sistematicamente os mesmos – os contribuintes que, perdendo cada um menos de 1 euro, não têm incentivo suficiente para se revoltarem. Da parte dos que ganharam, tudo aponta para a existência de enriquecimento ilícito. Será necessária uma lei específica para que tal se investigue?
Entretanto o Salgueiros, suposto beneficiado com o negócio, faliu.
35 comentários leave one →
  1. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    16 Abril, 2009 12:19

    A lei do enriquecimento ilícito não se aplicaria a este caso. A venda é legal, existem comprovativos, não há enriquecimento ilícito.

    Gostar

  2. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    16 Abril, 2009 12:19

    A maior parte da corrupção é perfeitamente legal.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    José permalink
    16 Abril, 2009 12:27

    “A maior parte da corrupção é perfeitamente legal.” Concordo, em parte. Por isso o Freeport é um caso perdido.

    Podia ser dito de outro modo: “A ética republicana é a lei”. Quem o disse foi um tal coiso e tal com nome de Pina Moura, acolitado por outros como Alberto Martins, um indefectível destas coisas e tal.

    Gostar

  4. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    16 Abril, 2009 12:28

    “Entretanto o Salgueiros, suposto beneficiado com o negócio, faliu.”…ora isto poderá querer dizer que os tais 3,5 milhoes a mais, não foram para o Salgueiros!
    Alguém não ficou falido no meio disto tudo!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Bin Ladino permalink
    16 Abril, 2009 12:31

    Vocês aí têem uma situação que é a seguinte: os vigaristas e corruptos passeiam na legalidade os outros apanham multas e podem ir presos. Nós cá de longe perguntamos se o vosso esfíngico pr não terá nada a ver com isso. O nosso tio bin não nos deixa dar passos em falso, tá quieto, além disso gostamos muito de conservar as nossas mãozinhas, não pensamos em roubar, o tempo do ali bábá já passou, no vosso sítio infecto as cavernas estão cheias.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Lusitana Antiga Liberdade permalink
    16 Abril, 2009 12:50

    O Salgueiros faliu.
    A seguir falimos todos a não ser que sejamos do PS.
    Eu vou falir de certeza.

    Gostar

  7. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    16 Abril, 2009 13:01

    E,não podemos saber o nome dos figurões ??
    E, de que partido serão eles ?
    OOOOOOOOOOOOOOO.. Marquês, anda cá abaixo outra vez !!!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Abril, 2009 13:03

    Migalhas. O TGV vai ser milhares de vezes pior do que isto e isto foi sempre assim, só que antes comia-se só papel de jornal.

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    16 Abril, 2009 13:19

    O Salgueiros faliu, mas temos o Metro do Porto.
    Nada impede o Metro do Porto de formar uma equipa de futebol com os jogadores do Salgueiros.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    16 Abril, 2009 13:33

    #9

    ……ahahahahahahah!

    Gostar

  11. Jorge Silva's avatar
    Jorge Silva permalink
    16 Abril, 2009 13:52

    Uma vez mais estamos no reino das insinuações. O MP não investigou? Mas certamente a investigação do MP não tem o mesmo valor que os seus juizos. E claro, não podia faltar uma alusão ao Freeport.

    Gostar

  12. anónimo's avatar
    16 Abril, 2009 13:58

    Entretanto … uma em cada 4 crianças que frequenta as nossas escola é (mesmo) pobre!

    Estudo revela: 24% das crianças portuguesas vivem na pobreza

    Há dois milhões de pobres em Portugal. Trezentos mil são crianças. As crianças portuguesas são as mais pobres da Europa Ocidental. Só as crianças da Lituânia, Roménia e Polónia são mais pobres do que as nossas. Os dados vêm num relatório do Banco de Portugal que compara os índices de pobreza em Portugal com os restantes países da União Europeia. O estudo foi feito antes da actual crise. Os autores do estudo afirmam que o aumento da taxa de desemprego vai fazer disparar o número de pobres. O fenómeno do aumento da pobreza em Portugal levou algumas escolas a manterem as cantinas abertas durante a pausa da Páscoa. A ministra da educação veio a público afirmar que as escolas têm mecanismos para resolver os problemas de subnutrição e que não há razões para alarme. Mas o número de crianças que chegam à escola sem dinheiro para pagar o almoço e o lanche não pára de aumentar. E há casos de professores que estão a ajudar algumas crianças a pagar as refeições.
    http://www.profblog.org/2009/04/estudo-revela-24-das-criancas.html

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    José permalink
    16 Abril, 2009 14:20

    Cada um pode pensar por si mesmo: como é que se investiga um caso destes? O verbo investigar, em modo policial, tem os seus quês. O Código de Processo Penal foi arranjado para impedir que se saibam muitos porquês.

    Portanto, cada um pense mesmo por si: seria possível investigar a coisa de modo a perceber inteiramente a razão concreta e definida do aumento de preço especulativo?

    Quem pagou aceitou pagar a mais. Porquê? Aparentemente porque se conluiou com o vendedor. Porquê? E quem beneficiou exacta e concretamente com isso? Como, em concreto?

    Será possível saber com os instrumentos de investigação que existem?

    E os beneficiários reais destas coisas, andam a dormir porventura?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    José permalink
    16 Abril, 2009 14:25

    Em quase todas as obras públicas se verifica este fenómeno: o Estado aceita sempre pagar obras a mais, sem discutir. Porquê? Quem são os engenheiros ( sem intenção esta, até porque o tal não é verdadeiro engenheiro…mas de fancaria) concretos que isto permitem? Que modo de vida fazem? Que bens têm? Quanto ganham?

    Estas coisas poderiam ser resolvidas com o tal “enriquecimento ilícito”. Ai podiam, podiam.

    A ponte da rainha Santa Isabel custou um balúrdio e mais outro tanto, quase. Na altura, o Jorge Coelho ( o catedrático destas coisas), disse que o governo estava disposto a fazer o que os privados não eram capazes…e foi.

    Alguém se importou verdadeiramente?

    No caso do túnel do Terreiro do Paço, outra vergonha e escândalo do tempo do mesmo Coelho. Alguém se importou verdadeiramente no DCIAP?

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    José permalink
    16 Abril, 2009 14:32

    Se há alguém que gozou a sério com esta democracia que temos, foi esse Coelho. Gozar no sentido de fazer pouco disto.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Maçã podre permalink
    16 Abril, 2009 15:03

    é sempre a somar…

    è pena ser sempre para os mesmos..aqueles que deveriam saber gerir os dinheiro publicos…

    andam a descapitalizar o povo…um pouco como se fez ao Brasil, e outras colónias..

    Andam a fazer palácios à custa dos escrtavos(nós o contribuinte)

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Abril, 2009 15:16

    #14 – A ponte da rainha Santa Isabel
    empreiteiro: somague/novopca

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    16 Abril, 2009 15:29

    O povo é que paga

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    José permalink
    16 Abril, 2009 15:38

    Somague-Vaz Guedes-PSD/PS-Bloco central

    O acórdão do TC, a que a Agência Lusa teve acesso, deu como cabalmente provado que a SOMAGUE, SA pagou, em 2002, uma factura no valor de 233.415 euros por serviços prestados ao PSD e à JSD pela empresa Novodesign.

    Este tipo de pagamentos configura, à luz da lei do financiamento dos partidos políticos, um donativo indirecto punível com coima e perda a favor do Estado dos valores ilegalmente recebidos.

    A investigação foi desencadeada por uma denúncia da Direcção-Geral de Impostos, e contou com a colaboração da Polícia Judiciária que recolheu depoimentos de funcionários e administradores da Novodesign, da SOMAGUE e do secretário-geral da JSD. ( Portugal Diário de 21.8.2007, Vaz Guedes saiu nessa altura

    Outra:

    Diogo Vaz Guedes, antigo presidente da construtora Somague foi o escolhido pelos accionistas da Privado Holding para liderar a companhia que controla o Banco Privado Português, onde também é accionista.

    Gostar

  20. fidel's avatar
    fidel permalink
    16 Abril, 2009 15:47

    Tropa na rua já, esta espelunca está a saque.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Abril, 2009 15:58

    #19 – batota, /ps bloco-central é para colorir as tuas fantasias com o s.
    dylan, com fragrância honestidade é o teu desodorizante favorito. aconselho-te lulu/cacharel que “isso” paça.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    José Manuel permalink
    16 Abril, 2009 15:59

    O Salgueiros faliu mas a massa foi abotoada pelo Linhares (presidente do Salgueiros na época) e por mais uns quantos.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Abril, 2009 16:00

    #19 quando não gostas dos gajos trocas-lhes os nomes nas sentensas.

    Gostar

  24. F. Teixeira's avatar
    F. Teixeira permalink
    16 Abril, 2009 16:10

    O João Miranda tem toda a razão:

    – a maior parte da corrupção é toda legal

    – os membros do Min. Público são portugueses.

    Gostar

  25. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    16 Abril, 2009 16:24

    O “Anónimo” #21 e #23 é que troca os “ss”” e os “c”.
    O recrutamento da “claque” pró – bacharel zézito não prima pela qualidade…

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    16 Abril, 2009 16:39

    “JoaoMiranda disse
    16 Abril, 2009 às 12:19 pm
    A maior parte da corrupção é perfeitamente legal.”

    Isto é para rir, ou é mais uma tirada hiperintelectual? Arre…

    Gostar

  27. JCP's avatar
    JCP permalink
    16 Abril, 2009 16:43

    Já vi que por aqui há muitos investigadores com certezas absolutas.
    Só não percebo é como tão brilhantes espíritos nunca fizeram uma investigação na vida.
    Mantém-se contudo o mesmo espírito portuguesinho: independentemente das conclusões retiradas pelas entidades competentes esses “alguns” é que têm razão… a velha teoria do aqui há gato e da presunção, nestes casos, sempre de culpabilidade!
    Alguns talvez o façam por sentirem que em situação idêntica tenderiam a aproveitar a oportunidade. Outros porque são do contra e têm dizer sempre mal (seja da decisão, seja da investigação, seja do que for)
    E oh JoãoMiranda aprenda a ler antes de mandar bacoradas do tipo “a maior parte da corrupção é legal”.
    Não! Eu não era presidente do Salgueiros na altura nem membro do Ministério Público, nem tão pouco da “Judite”. E também não fui fiel depositário do excedente monetário!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Abril, 2009 17:42

    #25 sim, tenho uma deficiênsia na fala. o resto é invenção tua.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Abril, 2009 17:54

    #27 E também não fui fiel depositário do excedente monetário!

    Se não foi ….parece

    Gostar

  30. BTM's avatar
    BTM permalink
    16 Abril, 2009 18:38

    Um voto de louvor ao Dr. Paulo Morais.
    Seria bom se todos fossem assim e tivessem a coragem de gritar aos sete ventos a podridão existente no regime.
    Somos um povo definhado, amordaçado, espezinhado e corroboramos e ainda batemos palmas.

    A razão e a verdade estão consigo.
    Força!!!

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    pessonha permalink
    16 Abril, 2009 22:39

    O ministério publico deveria averiguar onde está o dinheiro ou quem ficou com ele.
    O eventual crime, não está na falência (Alegadamente legal)do salgueiros, nem no negócio com o Metro do porto.
    Mas já nada nos surpreende, quando o “lobbying”, é cada vez mais uma prática comum, e uma forma de corrupção.

    Gostar

  32. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    16 Abril, 2009 23:22

    Olha
    Também têm um Fripó !!!!
    Mas aí não são os Rios e os Valentins que mandam nisso ???
    Nisso, o Porto e arredores

    Gostar

  33. Amêijoa Fresca's avatar
    16 Abril, 2009 23:35

    I Parte

    Com o regime doente
    destruindo as sãs emoções,
    a justiça é coisa ausente
    causando tremendas devastações!

    A noção de valores sociais
    há muito encontra-se perdida,
    nos confins existenciais
    de uma revolução iludida.

    O mexilhão tripudiado
    pelas regras de convivência,
    neste país extasiado
    pela mais abjecta subserviência!

    II Parte

    Embora não seja novidade
    o conteúdo das declarações,
    na justiça não há igualdade
    agudizando as proscrições.

    O mexilhão injustiçado
    na aplicação da legislação,
    fica amordaçado
    com tamanha ostracização!

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Aguia Real permalink
    16 Abril, 2009 23:43

    Não percebo!!! Tens que decidir se as decisões judiciais são válidas e sérias,ou não!!! Se forem decisões para beneficiar o teu clube servem e o organismo judicial é credível e competente; se for uma decisão que prova que não houve crime entre 2 entidades, sendo uma delas um clube de futebol essa entidade já não é credível e incompetente!

    Eu sei que escreveste este post com azia, pois já sabes qual será o futuro próximo do teu clube!!! DISTRITAL!!!

    Concordo que o regime está podre, mas discordo do exemplo que deste neste post.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    17 Abril, 2009 21:59

    Só concorda com a corrupção, quem a pratica e consente que ela
    seja praticada! muito estranho o video apresentado pela TV4
    O Sr. Socrates ficou indiferente?

    Gostar

Deixe uma resposta para José Manuel Santos Ferreira Cancelar resposta