Saltar para o conteúdo

Balanços (3)

21 Setembro, 2009

Os possíveis cenários pós-eleitorais parecem ser os seguintes:
1) governo minoritário do ps,
2) governo do ps com apoio do BE,
3) governo minoritário do psd;
4) governo de coligação PSD+PP;
5) governo «centrão» liderado pelo partido mais votado (ps ou psd) com apoio do segundo partido;

Assim:
Voto no BE poderá incentivar 2), 3) ou 5) e dificultará 1)
Voto no PS poderá incentivar 1) ou 2) e dificultará 3) e 4)
Voto no PSD poderá incentivar 3), 4) ou 5) e dificultará 1) e 2)
Voto no PP poderá incentivar 4) e dificultará 1), 2), 3) e 5)

122 comentários leave one →
  1. Anónimo's avatar
    21 Setembro, 2009 19:50

    O embuste

    O Partido Socialista prepara-se para estabelecer uma coligação com o Bloco de Esquerda, caso vença as eleições. Nos últimos dias temos assistido a um desfilar de declarações de membros do PS a clamarem por esta solução, e o próprio Bloco de Esquerda lançou um outdoor que não deixa margem para dúvidas.

    Neste momento a grande fatia de eleitores indecisos oscila entre o PS e o PSD. Estas pessoas, moderadas e centristas, ainda não decidiram o seu sentido de voto. O desfecho das eleições está completamente em aberto, e um voto no PS poderá transformar-se num apoio a uma coligação com a extrema-esquerda. Os eleitores indecisos devem equacionar este cenário quando decidirem o seu sentido de voto: será que desejam ver o Bloco de Esquerda a condicionar ou a participar no governo de Portugal?
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3107347.html

    Gostar

  2. atom's avatar
    atom permalink
    21 Setembro, 2009 19:52

    Para combater a crise, S. EX. antecipou a Páscoa oferecendo aos portugueses, não um cordeiro pascal, mas sim um carneiro pascal.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 19:54

    Se o psd está com tanto medo do BE. pode apelar ao voto no ps para ver se lhe dá a maioria e assim já não se preocupa com o BE.

    Se o ps por acaso governar com o BE não é por isso que vai passar a fazer as politicas do be. Até algumas são as mesmas pelo menos no liberalismo social. Assim não há problema e até há pessoas inteligentes e capazes no BE. Era só evitar os mais radicais da pesada.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 19:57

    Os eleitores indecisos devem equacionar

    … votem é todos no ps e assim pode até ser o pp o felizardo, ou o pcp ou até pode chegar o MEP. Tinha piada se o ps só precisasse de 1 gajo… o do mep que tinha sido eleito. eheh

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Zé Leitão permalink
    21 Setembro, 2009 19:57

    E o PCP?

    ah… pois, o PCP não conta não é?

    serão os mais sérios?

    Gostar

  6. orquideapreta's avatar
    orquideapreta permalink
    21 Setembro, 2009 19:59

    Tudo isto está muito nublado!

    Qual a intenção de Cavaco???? Beneficiar agora o PS?

    Cavaco não é parvo…nunca foi

    Aguardemos….

    Gostar

  7. Paulo Quintela's avatar
    21 Setembro, 2009 20:08

    Voce é um brilhante analista. Não teme expor-se ao ridículo com artigos deste tipo?

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 20:10

    Não é tão linear assim, caro Gabriel. E se mesmo com o partido mais votado for o PSD, mas não conseguisse fazer uma acordo com o CDS, por falta de deputados necessários?

    O partido mais votado deve ser o indicado para fazer governo. Não o podendo, pode o segundo ser indigitado para tal.

    Fazer estes cenários é mais complicado do que parece, até porque a PR está a jogo também.

    Já agora, se o Cavaco se mantiver calado até às eleições, está lixado. E só mostra que é um fraco.

    Agora não pode invocar que não pode meter-se numa disputa eleitoral. Agora discute-se abertamente a sua demissão. E se não perceber que discutir-se a sua demissão o enfraquece mais…

    anti-comuna

    PM E custa-me a acreditar que esteja mesmo a ser mal aconselhado. Se for esse o caso, vamos ter mesmo o chavismo em Portugal. Glup! É desta que eu peço asilo na Lapónia. ehehheheeh

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Pro-Comuna permalink
    21 Setembro, 2009 20:14

    Eu não levava a mal uma coligação do PSD com a CDU, dois partidos enraizados no Portugal profundo, conservadores e com elevado sentido patriótico.

    Socretinos e berloquistas pequenos-burgueses, jamais!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 20:16

    Entretanto o estoiro orçamental lá levou o défice, só até Agosto, de 8 713 milhões de euros. Um colapso completo.

    Despesas a crescer nos 4% (e um país em deflação, note-se) e as receitas com uma brutal queda de 15%.

    Agora não têm desculpas com devoluções de IVAs, IRSs, etc. Isto é mesmo a implosão do estado.

    Salve-se quem puder.

    anti-comuna

    PM A fonte é o Boletim da DGO.

    Gostar

  11. Ora bolas's avatar
    21 Setembro, 2009 20:21

    Relativamente ao post anterior, com o título “Lima despedido por Cavaco Silva” e sem direito a comentários, é caso para perguntar até onde chegará a atitude vergonhosamente rastejante do autor perante o falso engenheiro.
    Que nojo!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    21 Setembro, 2009 20:28

    Já podemos fazer um balanço da primeira semana de campanha.

    Assim todos ficamos a saber:

    Que para votações entre 30/35%, o partido vencedor vai formar governo sózinho;

    Que o próximo candidato da esquerda a PR é, definitivamente, Manuel Alegre;

    Que, também por isso, a guerra entre o PR e o engenheiro da treta não tem retorno. A Lena diz que “em Portugal as pessoas têm nome”, mas eu não quero saber e espero que o anti-comuna me perdoe esta falta de cavalheirismo;

    Que o PR se deixou envolver( envolveram-no ?) num romance de espionagem que parece saido do período da Guerra Fria… e que não está melhor da garganta;

    Que esta cena já teve consequências no Palácio e que o resto vai ter que ficar para depois;

    Que a Dra Manuela se viu obrigada a tirar o “sound bite” do Nacionalismo da gaveta e que o dito cheirava muito a bafio;

    Que o Dr Louçã não gosta de peixeiras;

    Que o Dr Paulo Portas, que adora peixeiras, vai outra vez brilhar imenso na campanha… para depois se apagar nas urnas;

    Que o Dr Mário Soares está diminuido e que o filho continua ordinário;

    Que o Pacheco Pereira desceu à terra e falou ao povo…que não entendeu nada;

    Que a MMG saiu da agenda e já lhe deram trabalho: vai fazer reportagens do tamanho da boca dela;

    Que o Telejornal da RTP vai continuar com aquela treta da “Pegada Ecológica”;

    Que, tirando a intifada do Bloco no Porto, ninguém atirou pedras a ninguém. Os danos são só morais;

    Que a troll…itada no Blasfémias foi mais que muita;

    Afinal a semana até foi produtiva ! Não???

    Gostar

  13. Fado Alexandrino's avatar
    21 Setembro, 2009 20:38

    Um artigo muito bom ao nível das sondagens.

    Gostar

  14. O Apolítico's avatar
    O Apolítico permalink
    21 Setembro, 2009 20:47

    Este é que o balanco, era sobre isto que deviam falar:

    Cavaco Silva só tem uma saída, fazer uma comunicacao ao país a anunciar a sua demissao imediata, a instituicao Presidência da República está ferida de morte, está claro que Cavaco Silva é o chefe de um grupo desconhecido de pessoas, que intentou um golpe de Estado contra o legítimo Governo Português, eleito pelo povo, a demissao do seu fiel servidor nao o limpa, antes o enlameia mais, atirando para a fogueira quem cumpriu ordens suas e lhe foi fiel, para tentar salvar a sua pele.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 21:00

    a notícia da demissão do lima também tem origem em fonte anónima da presidência. correram com o gajo mas mantêm os hábitos.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 21:01

    Impeachment já! fachos de merda

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 21:05

    O PS já reagiu oficialmente e acusa indirectamente a PR de alimentar campanhas contra o governo.

    O Cavaco que não abra os olhos, não.

    anti-comuna

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    José FERREIRA DA SILVA permalink
    21 Setembro, 2009 21:11

    OU AINDA O TRICOLOR COM PS + BE+ CDS
    TIPO BELGA

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 21:14

    O Ricardo Costa explica isto certinho:

    http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/9/o-pr-teve-todas-as-condicoes-para-matar-esta-historia-no-inicio-considera-ricardo-costa.htm

    Ou a PR clarifica este caso ou…

    anti-comuna

    Gostar

  20. O Apolítico's avatar
    O Apolítico permalink
    21 Setembro, 2009 21:15

    #16

    Nem mais, ou o PR se demite ou é demitido à forca, impeachment já, tentativa de golpe de estado é crime, que espera o PGR para abrir um inquérito???

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    21 Setembro, 2009 21:16

    CalmeX, que não será SimpleX partir o pireX !

    Faltam 6-dias-6 para acabar o festim !

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    21 Setembro, 2009 21:23

    A eleição do Prof Cavaco Silva para PR, foi um facto atípico.

    Em Portugal, aritmeticamente, não se elegem PRs de direita.

    Por um conjunto de circunstâncias, nas últimas eleições presidenciais,muito por culpa das divisões na esquerda,mas também por inépcia do engenheiro da treta,
    o Prof Cavaco Silva conseguiu ser eleito com 50,?? dos votos.

    Claro que agora para a reeleição há que contar com a embalagem que o exercício do cargo garante,se não se fizerem muitas asneiras.

    Cavaco, que quer ser reeleito, está nesse registo:não perder a embalagem que lhe advém do exercício do cargo e esperar uma reedição do facto atípico, que se tornaria típico.

    Esta cena do email é má para os objectivos do PR e creio que a vai tentar resolver em duas fases: a primeira está feita.

    A segunda será para fazer depois das eleições e está dependente dos resultados.

    Porra, eu hoje estou na indústria têxtil:só me saiem lençóis!

    Isto fica como primeira parte…depois logo vejo.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 21:27

    Dá-me a impressão que o estado-maior do PSD e dos que se opõem a este governo entraram em estado de choque. ehehheheh

    anti-comuna

    Gostar

  24. Piscoiso's avatar
    21 Setembro, 2009 21:29

    A avaliar pela tendência das sondagens, a CDU tem mais votos que o CDS.
    Então porque é que nos cenários do post entra o CDS e não a CDU?
    São mais bonitos?

    Gostar

  25. caodeguarda's avatar
    21 Setembro, 2009 21:29

    qualquer das combinações é má para Portugal, pelo que o ideal é votar nos partidos sem assento parlamentar para baralhar as contas todas…

    AB… o sr. silva não é nem nunca foi de direita… não conntribua mais para esse logro do psd…

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 21:29

    a joão avilez acaba de fazer um frete encomendado pelo cavaco no cresponews. o desorientanço é total a meter os pés pelas mãos e as explicações são confragedoras, tudo na base de convicções e amizades pessoais, os factos só atrapalham.
    dose dupla, agora saí a outra mana nazinha pinto.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 21:30

    #17
    “O PS já reagiu oficialmente e acusa indirectamente a PR de alimentar campanhas contra o governo.”

    A verdade é só uma! Esta!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    21 Setembro, 2009 21:30

    …E erros de ortografia (saiem/saem)desculpem…

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 21:41

    Se isto for mesmo um bluff do Cavaco, além de se perder, entalou a Ferreira Leite sem o querer.

    Coitada dela. Tem tudo contra ela. Glup!

    No PSD a coisa deve estar confusa. O Pinócrates laranjinha, hoje, vem dar um tiro no pé. Estão todos doidos.

    “Passos Coelho: «Todos percebem que só quero ajudar»

    Antigo candidato à liderança não coloca fasquias ao resultado do dia 27, mas frisa que só um voto mais é pouco para governar”

    In http://www.tvi24.iol.pt/politica/passos-coelho-psd-ferreira-leite-legislativas-eleicoes/1090595-4072.html

    Santa paciência. E esta é a aposta dos opositores internos da Ferreira leite. Glup!

    anti-comuna

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    21 Setembro, 2009 21:46

    Com esta decisão de Cavaco Silva, as lojas dos chineses já estão a lucrar: os “socialistas” começaram a comprar fogo de artifício.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    David Soeiro permalink
    21 Setembro, 2009 22:11

    Coitada dela. Tem tudo contra ela. Glup!

    No PSD a coisa deve estar confusa. O Pinócrates laranjinha, hoje, vem dar um tiro no pé. Estão todos doidos.

    Ela com aquela cara de máscara de carval, só engana os papalvos. è igual aos outros. Oportunista . Não mente? mas não diz a verdade qiu é a mesma coisa.
    Sábado pasadop atacou o governo por andar a espiar Belém. Agora o mentor dela põe na rua o homen do penico.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    David Soeiro permalink
    21 Setembro, 2009 22:12

    “Coitada dela. Tem tudo contra ela. Glup!

    No PSD a coisa deve estar confusa. O Pinócrates laranjinha, hoje, vem dar um tiro no pé. Estão todos doidos.”

    Ela com aquela cara de máscara de carval, só engana os papalvos. É igual aos outros. Oportunista. Não mente? mas não diz a verdade que é a mesma coisa.
    Sábado passado atacou o governo por andar a espiar Belém. Agora o mentor dela põe na rua o homen do penico.

    Gostar

  33. Gonçalo Marques's avatar
    21 Setembro, 2009 22:19

    Os vermes começam a rabear pensando que está no “papo” a eleição de Domingo …

    Esta eleição não vai decidir quem é que vence o campeonato dos oportunismos políticos de ocasião (aí o PS levava a maioria absolutíssima e esmagadoríssima), mas sim quem vai governar o país …

    Os portugueses são sábios e já provaram – por diversas ocasiões – que não deixam que lhes atirem para os olhos terra … nem que criem “factos políticos” e manobras de diversão para afastar da escolha essencial: a do governo de Portugal

    Gostar

  34. Luís's avatar
    Luís permalink
    21 Setembro, 2009 22:19

    Este país corre o risco de ter dois partidos comunistas com 20% dos votos sem ninguém para lhes fazer frente. O PSD, nisto, parece aliado da tropa comunista.

    Por isto, pela primeira vez na minha vida (voto desde 1991), VOTAREI CDS!

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 22:19

    não sei se sabem , mas na rua ninguém liga a este caso , não ouvi um único comentário. é mais uma cenita de vaudeville partidorite sem quaisquer consequências nas nossas vidas. espiem-se , não se espiem , façam o que quiserem , mas não chateiem.

    Gostar

  36. Luís's avatar
    Luís permalink
    21 Setembro, 2009 22:23

    Votarei CDS, contribuindo para que CDS+PSD tenham 116 deputados.

    Sou eleitor em BRAGA, e de acordo com a EUROSONDAGEM, em BRAGA será assim:

    PSD 8 deputados
    BE 1 deputado
    CDU 1 deputado
    PS 7 ou 8 deputados
    CDS 1 ou 2 deputados

    Em Braga, é útil votar CDS.

    Em Braga, votar CDS será menos um deputado PS.

    Gostar

  37. tina's avatar
    tina permalink
    21 Setembro, 2009 22:25

    Concordo com o Anónimo 36. Além do mais, não se percebe como continuam a acreditar em sondagens depois de todas terem dito que o PS ganhava ou empatava nas europeias e afinal acabou por perder e bem!…

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    O Puto Novo no Bairro permalink
    21 Setembro, 2009 22:29

    Há o discurso e as conjuras do palácio e o há o discurso da rua. O primeiro ignora olimpicamente o segundo, porque crê que é o único decisivo.

    Mas a demissão do sr. Lima, se faz construir paranóias de um lado e megalomanias do outro, e ainda depressão, passa alegremente ao lado. Sr. Lima? Quem é?

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 22:31

    #34 – “Os vermes começam a rabear pensando que está no “papo” a eleição de Domingo …”

    oh invertebrado barros! tás a pensar na lagarta da laranja podre?

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    21 Setembro, 2009 22:33

    Domingo, 27, começará o fim do festim !

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    21 Setembro, 2009 22:36

    A PR está completamente desprestigiada. Culpado ? O cidadão que ocupa o cargo. Que se meteu em intrigas com o mesmo jeito que tem para comer bolo rei.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 22:37

    nova versão de náo sei se há, nem quero saber, mas se não há rumores, não pode haver. elementary my dear new kid on the block.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 22:39

    “Domingo, 27, começará o fim do festim !”
    não te excites porque ninguém te come.

    Gostar

  44. Kafka's avatar
    Kafka permalink
    21 Setembro, 2009 22:41

    Caro “Ora Bolas” #11, eu diria mais:
    Qual o tacho que lhe foi prometido?

    Gostar

  45. tina's avatar
    tina permalink
    21 Setembro, 2009 22:43

    “O actual primeiro-ministro, José Sócrates, vai a votos no próximo domingo. Ainda que as sondagens mais recentes lhe dêem uma ligeira vantagem sobre Manuela Ferreira Leite, de uma coisa não se livra: do rótulo de pior primeiro-ministro desde 1985, ano em que Portugal aderiu à CEE.

    Sócrates é apontado por 27% dos inquiridos (num total de 800 entrevistados) como o pior chefe do Governo da era europeia, batendo por quatro pontos percentuais o seu antecessor, Pedro Santana Lopes.”

    Vêem, o povo português não é assim tão burro!…

    Gostar

  46. Gonçalo Marques's avatar
    21 Setembro, 2009 22:43

    A eleição de Domingo é a eleição da nossas vidas!

    Quem se resignar a um país pobre, endividado, sem esperança e hipotecado, deve votar no PS

    Quem quiser seriedade, competência e poupar hoje a pensar no amanhã, deverá votar PSD

    As restantes opções são igualmente válidas, ainda que seja de referir que uma maioria de esquerda (com CDU e BE) não vai resolver os problemas do país – pelo contrário: vai agravá-los.

    A(s) esquerda(s) quer nacionalizações (!) – sim repito: nacionalizações! – e a omnipresença do Estado (ainda mais) na vida do país. Se optarmos por esta via, estamos a andar para trás

    Notas para reflexão:
    – Nos últimos 14 anos, o Partido Socialista governou 11 e meio
    – Em 2005, o nosso défice externo era de 65% do PIB e hoje é de 100% do PIB (ou seja, toda a riqueza nacional – a manterem-se previsões – produzida num ano!)
    – O desemprego disparou da casa dos 7%, em 2005 para muito perto dos 10% em 2009
    – A pobreza aumentou
    – Os reformados tiveram as suas pensões reduzidas pela “reforma da Segurança Social”

    Votar no PS é deixar tudo na mesma

    Gostar

  47. MJRB's avatar
    21 Setembro, 2009 22:49

    Obviamente o “caso das escutas” ainda não terminou.

    Aguardemos pelo esclarecimento de Cavaco Silva.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    21 Setembro, 2009 22:58

    Anti-Comuna, esta decisão de Cavaco Silva deixou-me atónito. Ao princípio dizia que não iria dizer nada até às eleições mas que depois ia ter em atenção questões de segurança. Hoje demite quem em surdina apregoava que a Presidência da República podia estar a ser vigiada pelo Governo, num gesto que cai como uma luva nas hostes socialistas. O Cavaco parece estar desorientado de todo. Se não queria intrometer-se na campanha escolheu a pior forma de o fazer: intrometendo-se expressamente e de uma forma que poderá ser decisiva para uma das partes.
    Estou absolutamente chocado. Nunca esperei que fosse o PR a fazer inclinar o prato da balança para o lado pior.
    Com isto, já os comentadeiros de pacotilha e os directores dos jornais do regime (então aquele Martim Avilez Figueiredo é confrangedor, tal é a parcialidade que vem mostrando ao longo do tempo) estão a tentar passar uma esponja sobre TVI, PÚBLICO, LOPES DA MOTA, FREEPORT, ETC…
    O Cavaco ganhou muito com isto: daqui a 2 anos não só não leva um voto do PS como se o PSD perder agora as eleições não levará o meu voto e com certeza o de muitos mais que, como eu, votam neste partido.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Setembro, 2009 22:58

    #46 – “Sócrates é apontado por 27% dos inquiridos (num total de 800 entrevistados)”
    entrevistaram os sócios da revista exame e também votaram o cavaco como a melhor expressão facial. a tua sorte foi não teres passado por lá, pois tinhas sido eleita como a mais burra frequentadora do blafêmeas.

    Gostar

  50. MJRB's avatar
    21 Setembro, 2009 23:00

    Por causa da demissão de FLima, Louçã não descarta a hipótese de Cavaco renunciar — Público online.
    (Alegre já se imagina daqui a quatro meses em Belém…)

    Gostar

  51. MJRB's avatar
    21 Setembro, 2009 23:08

    Mr. João Rodrigues, 49

    Em 2011 Cavaco Silva terá como principal opositor Manuel Alegre, pelo que é natural que os militantes e simpatizantes do PS não votem em Cavaco….

    Creio que Vc, eu e muitos mais, ficaremos atónitos quando Cavaco esclarecer o que aconteceu.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    21 Setembro, 2009 23:08

    Ando a apreciar o tom. Parece que o cavaco foi ingenuo; que prejudicou sem querer a MFL, ajudando o inimigo; que está desorientado….etc. por aí. Pobre diabo. A tantos paternalistas, nao lhes passa pela cabeça que o Cavaco tenha falta de etica, pura e smplesmente, e que tenha simplesmente sacrificado, para salvar a face, alguem que lhe prestou serviços menos limpos. Ó amigos, com tanta festinha na cabeça do Cavaco, só o menoriza, pensem nisso. Querem um tótó na presidência?

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    21 Setembro, 2009 23:16

    Caro MJRB,

    Se o PSD perder as eleições no domingo, Cavaco Silva ficará sempre, e sublinho, sempre, intimamente ligado a esta derrota.
    E porquê? Porque a sua decisão nesta fase decisiva de formação de intenção de voto, para além de permitir a Sócrates e à sua turpe gozar com a tese que tem vindo a ser sufragada, e bem, por MFL, pode fazer com certo eleitorado acabe por condescender com Sócrates.
    Hoje até ouvi dizer, de uma forma tão peregrina como desonesta, que com os desenvolvimentos deste caso, até se poderá pensar que Sócrates, como se provou que terá sido mais vítima do que réu neste caso, não terá igualmente nada a ver com os outros casos e suspeitas que lhe são apontadas, tais como Freeport, Licenciatura, Lopes da Mota, TVI, etc, etc..
    O dislate é de tal ordem, e a decisão trouxe-lhes tanta moral, que até se dão ao luxo de utilizar graçolas como esta.
    Estou absolutamente chocado com a intromissão de Cavaco Silva nestas eleições.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 23:33

    “O Cavaco ganhou muito com isto: daqui a 2 anos não só não leva um voto do PS como se o PSD perder agora as eleições não levará o meu voto e com certeza o de muitos mais que, como eu, votam neste partido.”

    Não estou de acordo consigo nisto. Se o Cavaco não explica bem isto até ao dia das eleições, arrisca-se a ser corrido no dia a seguir ás eleições.

    Não sejamos ingénuos. Se o Pinócrates ganhar no Domingo, com a ajuda pateta do Cavaco (se andou a fazer bluff), ele, o PR perdeu toda a legitimidade política para continuar no cargo. Esta é a verdade. E os próprios adversários o lembrarão.

    Em termos de análise, isto é mesmo de loucos. Um PR tem que ter meras suspeitas para admitir que um assessor peça investigações jornalísticas e lhe dê cobertura. Se fez bluff, mantem o bluff até ao fim. Não se demite um assessor que deve ter cumprido o seu papel de uma forma impecável. Ao demitir o assessor está a admitir que isto foi tudo um bluff ou paranoia dele e dos seus. É um suicidio político.

    Se o Cavaco não entende isto, não entende nada. Se ele não entende que condicionou as eleições, está completamente desenquadrado das exigências para o cargo. Se ele não entende que grande parte do país acreditou que ele estava a ser vigiado pelo governo e por isso condicionou parte do país nestas eleições, ele não compreende nada do que estava em jogo. É preciso entender que não foi apenas a Ferreira Leite que fez declarações públicas no sentido de crer no que é transmitido pelo Cavaco. Até o Jerónimo de Sousa admitiu que o SIS estava governamentalizado. Denotando que grande parte do país acreditava que a PR estava a ser vigiada.

    Se o Cavaco demite o assessor e não diz nada ao país agora, acaba por dar uma grande ajuda ao governo. E acaba por cometer hara quiri, se o PS ganhar as eleições. Porque, daí para a frente, nunca mais o PR será capaz de enfrentar o Pinócrates. Não terá força nem legitimidade política.

    É bom que o Cavaco cante, o mais rapidamente possível. Senão, além de fraco acabará o mandato em desgraça ou será levado a demitir-se.

    Se isto foi um mero bluff político, pode-se dizer que o Cavaco foi o PR mais mentecapto que tivemos, desde a Velha Senhora. Depois do Sampaio, cair-nos esta abóbora…

    anti-comuna

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    21 Setembro, 2009 23:43

    Anti-Comuna, concordo com o que escreveu mas discordo de uma presunção que parece estar contida nas suas palavras: a de que Cavaco falará até Domingo.
    Não o fará pois se o fizer dá cabo do resto da campanha, passando esta para um papel absolutamente secundário ou irrelevante.
    Se bem conheço a personalidade de Cavaco Silva, não só não falará até às eleições como não falará depois, limitando-se antes, depois das eleições, a enunciar umas frases enigmáticas que não permitem leitura nenhuma.
    Cavaco vai deixar passar a onda e esperar que o barulho passe.
    Concordo mais com a sua última frase: “pode-se dizer que o Cavaco foi o PR mais mentecapto que tivemos, desde a Velha Senhora…”
    Nem mais.
    Cavaco acaba de fazer com que o PSD perca as próximas eleições.
    Para quem não queria intrometer-se na campanha, não está mal não senhor…

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    21 Setembro, 2009 23:58

    “Se bem conheço a personalidade de Cavaco Silva, não só não falará até às eleições como não falará depois, limitando-se antes, depois das eleições, a enunciar umas frases enigmáticas que não permitem leitura nenhuma.”

    Se ele fizer isso, suicida-se.

    Ele já condicionou a campanha. Se a condicionou, também vai a votos. Essa é a leitura que o Santos Silva fez esta noite, quando indirectamente acusa a PR de fazer uma campanha negra contra o governo.

    No Domingo, suponha que o PS ganha. Por um voto que seja. Ou deputado. A partir daí o PS vai exigir a cabeça do Cavaco. Porque se imiscuiu na campanha, se pôr ao lado dos opositores e perdeu. Deve pôr o lugar à disposição.

    Não tenha dúvidas que será isso que eles farão, se ganharem as eleições.

    Se o Cavaco vai tentar sobreviver politicamente, sacrificando a Ferreira Leite, está a avaliar mal o cenário político. Pior. Não terá sequer votos para ir a uma segunda volta, numas eleições presidenciais. Todos recordarão que ele deixou cair os que nele acreditaram, quando aproveitou-se da boa fé deles.

    Ele tem que esclarecer isto. Devia ter sido hoje, mas terá que o fazer o quanto antes. Mesmo que ele se queixe que o estão a chamar para a liça, ele é que se deixou cair na campanha eleitoral. Tentar sair de mansinho, sacrificando o assessor e a oposição que nele tinha fé… Sai a emenda pior que o soneto.

    Mais. É uma obrigação moral vir esclarecer o país, antes das eleições. Ele que meta a cabeça no cepo e se deixe de tantos tacticismos políticos. Não se fazem grandes estaditas só a pensar na táctica pura. O Marcelo Rebelo de Sousa nunca chegou a ser Primeiro-Ministro por causa da sua natureza tacticista. E no entanto é dos homens mais bem preparados da sua geração. Só que não basta tácticas, é preciso estratégia e assumir riscos.

    Vamos ver. Isto é mau demais para ser verdade. Vindo de um Pinócrates, não nos admira. Vindo dele…

    anti-comuna

    Gostar

  57. MJRB's avatar
    22 Setembro, 2009 00:01

    Mr. e Caro João Rodrigues, 53

    Se o PS explorar –e creio que vai fazê-lo até sexta-feira– o caso na senda do que ASantos Silva já hoje afirmou, não duvido que alguns eleitores incautos, manobráveis, pensarão em colocar o voto no PS.
    Cavaco Silva, como nada mais dirá nem fará até domingo, prejudicará, nesse ‘terreno’ dos indecisos, o PSD.

    CSilva não podia demitir FLima após as eleições — as reacções seriam bem piores. Fê-lo no momento certo.

    Por óbvio, ao PS e a Sócrates, esta demissão (e, repito, porque CSilva nada fará nem dirá até domingo), foi um ‘trunfo’ dado pelas circunstâncias do momento eleitoral.

    Vão também, como Vc. assinala, ‘lavar’ a imagem de Sócrates. Por enquanto.
    Por enquanto, porque CSilva esclarecer-nos-á sobre o que aconteceu. Está obrigado a retirar tanta ‘gelatina’ de Belém e quiçá de…

    Cavaco Silva, estou plenamente convicto, nada teve a ver com as “démarches” de FLima.
    Estranho, no mínimo, que FLima ou outrém, tivesse há 17 meses ‘soprado’ as escutas ao Público.
    Nada aconteceu ? FLima é ‘doido’ ? Inventou ? Ou, conhecedor de algo grave teve aquela iniciativa pessoal ?

    Aguardemos.

    Gostar

  58. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 00:06

    O PR demitui o seu assessor por “algo” que não lhe permitiria, após as eleições, ter a Autoridade para puxar a si o tema da Segurança. O modo como o vai fazer pode ser mais ou menos discreto, mas vai fazê-lo. Sobretudo se se deparar com resultados eleitorais em que afronta á sociedade portuguesa prossiga, vulgo pêsse. Num cenário desses poderia inclusivé, com justificação cuidada ao país, demitir o governo em funções ou até (caso o assunto seja de grande gravidade) indigitar para formar governo o líder de um partido político que não o com mais deputados na AR.

    Por outro lado, não veio “á luz” do dia através das palavras do PR algo que todos temos conhecimento – escutas ilegais, correspondência devassada – isto somente para falar deste tipo de casos a nível de segurança primária dos cidadãos.

    Em nada esta posição do PR altera o decurso da campanha eleitoral, creio.
    Em grande medida, a intenção de voto dos portugeses está tomada.

    A campanha de MFL tem sido excepcionalmente inteligente. Intuitiva. Conhecedora da matriz de pensamento “mais profundo” do povo português.

    A especulação reside muito mais nos chamados pseudo intelectuais do burgo.

    MFL e o PSD vão ganhar as eleições legislativas. Tal como ganharam as Europeias.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:09

    Anti-comuna, a sua leitura política desta caso é irrepreensível, mas ainda assim discordo dela.
    Cavaco esperava com esta decisão calar os críticos, fazendo passar a mensagem que o seu assessor tinha exorbitado o seu mandato.
    Com isto, Cavaco pretendia eximir-se de toda esta problemática.
    Ora, como o PS poderá ganhar as próximas eleições (isto de acordo com as sondagens) Cavaco viu agora uma janela de oportunidade por forma a não perder a face a um novo legitimado executivo que, por sua vez, poderá não ser da sua área política.
    Cavaco pretendeu ainda com isto retirar, no pós-eleições, argumentos ao PS que possam colocar em causa a sua posição estatutária. Basta atentar hoje para as declarações do Ministro da Propaganda para perceber que daqueles lados não virá problema algum para Cavaco, pelo menos até às próximas presidenciais.
    Assim sendo, Cavaco procurá recuperar terreno num futuro próximo, por forma a voltar a capitalizar o apreço do eleitorado do centro-direita, pois o do lado contrário já foi captado.

    Gostar

  60. Celtici's avatar
    Celtici permalink
    22 Setembro, 2009 00:19

    Muito sinceramente, os partidos do vulgo sistema (ps, psd, Be, cdu, cds) nada trazem de novo e não defendem aquilo que de facto interessa os portugueses. E neste fase do campeonato já se trata mesmo de sobrevivência, pois se nada mudar daqui a 25/30 anos ou menos, nós portugueses nativos seremos minoria no nosso porprio país, e os imigrantes e filhos deles serão cada vez mais. Trata-se de aritmética, e eu não quero que Portugal se transforme num novo brasil, alguem quer??

    Força cada vez mais ao PNR

    http://www.terraportuguesa.net/

    http://www.youtube.com/watch?v=t0Ca7jdh_a8&feature=channel

    Saudações

    Gostar

  61. Celtici's avatar
    Celtici permalink
    22 Setembro, 2009 00:20

    E não é o Be ou a cdu que vão mudar o que quer que seja.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:20

    MJRB, porque razão é que Cavaco Silva não podia demitir Fernando Lima após as eleições?
    O país já estava à espera que ele só adoptasse medidas após o dia 27 de Setembro.
    Aliás, no dia de hoje já nem se falava da problemática existente entre Belém e São Bento.
    Ao fazê-lo agora, deu um argumento de peso ao PS que até sexta-feira não mais deixará de fragilizar MFL com base, sublinhe-se, numa posição adoptada pelo PR.
    Com isto, receio que tenha tido uma influ~encia decisiva no próximo acto eleitoral.
    Basta atentar para o que nas últimas horas tem sido dito para se constatar que o branqueamento de toda a acção da turpe de JS (não os confundo com os verdadeiros socialistas) já começou e vai continuar em força.
    Cavaco só tinha duas opções: ou demitia logo na quinta feira Fernando Lima (por forma a esvaziar o mais rapidamente possível o assunto e, com isso, não possibilitar que nenhum dos candidatos fizesse da notícia uma arma de arremesso), ou aguardava a realização das eleições para o fazer posteriormente por forma a não interferir directamente com elas.
    Fazendo-o hoje, já mais nada se discutirá até sexta feira que não seja isto.
    Ainda estou estupefacto.

    Gostar

  63. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 00:23

    Na “hora da verdade”, dia 27, o povo português vai dar um chuto no cú do tirano.

    Todas as pessoas com quem falo no quotidiano nem a voz do sabujo conseguem ouvir.

    Mudam de “canal” …!

    Já não o suportam, nem ao gangue de mafiosos instalados na sociedade prtuguesa.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Setembro, 2009 00:24

    Caro João Rodrigues, a minha análise vale tanto ou menos que a sua. É apenas a minha visão do problema.

    A questão principal, com esta demissão, é que implicitamente a PR admite que nunca houve espionagem e que foi um erro. Mas um erro de quem? Do assessor? Todos nós sabemos que essa não é a leitura política. Por isso, volto a reforçar as declarações do Santos Silva, que são uma espécie de vitória política. E um sinal do que vamos ter se o PS ganhar.

    O PR ao demitir o assessor perdeu espaço de manobra. Não a ganhou. Este para mim é o ponto. Na prática admitiu que tudo isto foi alimentado pela PR, através de um assessor. Na prática admitiu que se imiscuiu na campanha eleitoral. E porquê? Porque podia ter matado o assunto.

    Vejamos isto. O Sampaio também suspeitou estar a ser espiado. Mas nunca foi tema de notícias ele estar com receio de estar a ser espiado. Resguardou-se politicamente. suspeitou mas guardou para os seus.

    Este PR suspeita estar a ser vigiado e não se importa em manter um assunto, a menos de 2 meses das eleições, condicionando a campanha eleitoral e leva metade do país, pelo menos, a crer que ele estava a ser vigiado, mas que não teve coragem de o dizer, porque poderia ser usado pelos adversários dele.

    Ora, ele se não tinha muitas provas que estava a ser vigiado, matava o assunto em Agosto e dizia que não estava a ser vigiado. O problema é que a notícia existe porque houve mesmo vontade da PR em que ela existisse. inquinou aí a campanha eleitoral. Foi mentecapto.

    O Soares fartou-se de maquinar contra o governo do Cavaco mas nunca caiu na asneira de usar determinadas tácticas. Preservou-se ao máximo possível e usava os seus peões.

    Neste caso o próprio cavaco alimentou o suspense e as dúvidas. Lixou-se. Era mais esperto ter acabado com a notícia e, aí sim, após as eleições pedia informações sobre a segurança. Assim… Implodiu politicamente.

    Mas posso estar enganado, claro.

    anti-comuna

    Gostar

  65. MJRB's avatar
    22 Setembro, 2009 00:27

    Mr. João Rodrigues, 63

    Insisto: Cavaco Silva fez muito bem em demitir FLima já hoje.
    Para começar a esclarecer o caso.
    Não podia continuar com um assessor que actuou à sua revelia.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:32

    Anti-comuna, infelizmente acho que não está.
    Cavaco lixou-se e tem consciência disso e por ter essa consci~encia é que está a tentar amenizar os estragos.
    Repare só: ganhe quem ganhar as eleições, ele estará sempre bem com o vencedor.
    Se for o PS é porque ele foi decisivo ao esvaziar o argumento de Ferreira Leite.
    Se for o PSD, é porque ele é da mesma ala política e porque o clima de guerrilha política que manteve com o Governo poderá ter beneficiado o PSD.
    No fundo, dar-se-á bem com deus e com o diabo.
    Chama-se a isto tacticismo político.
    O problema é que o eleitorado de centro-direita não esqueçerá se MFL perder, ainda que Cavaco venha a ser mais contundente com o próximo Governo de Sócrates.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Setembro, 2009 00:32

    “Fazendo-o hoje, já mais nada se discutirá até sexta feira que não seja isto.

    Ainda estou estupefacto.”

    É isto mesmo. Para que raio vai demitir o assessor hoje? Demiti-o depois, após as eleições. Seja o resultado que surgisse no Domingo, na Segunda-Feira demitia o assessor e pedia as tais informações.

    É isto mesmo. É verdadeiramente inacreditável se o Cavaco não diz nada ao país. Seja o que for. Porque, se no inicio condicionou a eleição, com esta demissão condiciona-a novamente. Impressionante.

    Custa-me a crer que ele seja tão mentecapto que o não percebesse. Ao demitir o assessor antes das eleições, sem uma explicação aos portugueses, dinamitou o próprio PSD, que se calhar nem tem nada a ver com esta trapalhada toda e foi crendo nos sinais que o PR ia dando. Vai penalizar o PSD, que nada tinha a ver com o assunto.

    De inicio, ainda pensei que ele ia falar ao país, após as reacções partidárias. Nickles! Logo, o mais provável é que ele ele não vai falar e a partir de Domingo tem a cabeça a prémio.

    Impressionante.

    anti-comuna

    Gostar

  68. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 00:33

    Concordo que o timing certo para a demissão de Fernando Lima fosse este.

    Primeiro, os tipos não iam “parar” até à véspera das eleições. A baixeza iria continuar (…)

    Segundo, após as eleições era conectado como tendo apoiado MFL (quer esta venha ou não a ganhar as eleições), não tendo margem de manobra para impor a sua Autoridade.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:38

    MJRB, mas acha que com a demissão de Fernando Lima, Cavaco esclareceu alguma coisa?
    Não só não esclareceu como lançou mais confusão para o assunto.
    Eu acho que Fernando Lima foi sacrificado, de comum consenso, a bem do PR.
    Anotem bem, Cavaco não dirá nem mais uma palavra acerca desta matéria, quer seja antes ou pós eleições.
    O Sócrates e a sua turpe (grupo Controinveste incluído) deram um cheque-mate a Cavaco e ao PSD.
    Tenho que admitir que até para se ser mafioso e crápula é preciso ter habilidade e profissionalismo, e a turpe de JS tem-no.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Setembro, 2009 00:38

    “No fundo, dar-se-á bem com deus e com o diabo.”

    Aqui estou em desacordo consigo. O PS vai-o comer vivo. A menos que tenha a ganhar algo com isso. Não o tendo, precisa de queimar o Cavaco, para que tenha mais espaço-de-manobra para formar e governo. Seja com o BE, com o BE, o Portas, ou quem quer seja.

    Além disso, as eleições são logo daqui a dois anos e eles precisam de queimar o Cavaco para garantir uma vitória da esquerda.

    Na minha opinião, se o Cavaco tentou evitar o desgaste de uma eventual vitória do Pinócrates, com a demissão do assessor, ganhar espaço de manobra, está bem enganado. A esquerda estará sempre contra ele. A direita não vai perdoar esta palhaçada toda. Nem apoiar um fraco.

    anti-comuna

    Gostar

  71. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 00:41

    Em quem acreditam as pessoas, em geral?

    No pinóquio ou no Presidente da República?

    No Presidente.

    Podem fazer TODAS as conjunturas possíveis, mas o tempo é escassíssimo para aldrabarem mais uma vez a população. Não têm tempo para «lavagem ao cérebro».

    E o PSD pode inventar um conjunto de factos, até 6ª Feira, para se sobrepor à xaxadas dos ratos e amigos Cª …

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    22 Setembro, 2009 00:42

    “Primeiro, os tipos não iam “parar” até à véspera das eleições. A baixeza iria continuar (…)”

    Agora até vai ser pior. Já dão como adquirido que isto foi uma intentona contra o amado líder, Pinócrates. É ver a reacção dos seus assessores nos comentários do Blasfémias. Até já lhe chamam facho e tudo. ehheheheheheh

    Para mim, esta demissão sem uma explicação ao país é haraquiri político.

    Mas vamos ver.

    anti-comuna

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:45

    # 69
    “Primeiro, os tipos não iam “parar” até à véspera das eleições.” – E agora vão????? Claro que não, bem pelo contrário. Vão-se socorrer como uns naúfragos na bóia que o PR lhes lançou, como aliás já está a acontecer nas últimas horas.
    “Segundo, após as eleições era conectado como tendo apoiado MFL (quer esta venha ou não a ganhar as eleições), não tendo margem de manobra para impor a sua Autoridade.” – ora aí está o reforço de peso da minha tese. Cavaco como sabia que corria esse risco, e como, passe a redundãncia, corre o risco de ver o PS ganhar as eleições, jogou por antecipação por forma a amenizar os estragos.
    Parece-me óbvio, indiscutível, que Cavaco com esta demissão procurou demarcar-se claramente do seu assessor e das suspeitas levantadas por este. Como uma virgem branca. Como se não soubesse o que Fernando Lima andava a fazer. Como se não fosse verdade que a equipa de Cavaco anava a ser vigiada…

    Gostar

  74. Gonçalo Marques's avatar
    22 Setembro, 2009 00:47

    Caros

    A decisão de Cavaco é inexplicável:

    1 – É tomada a escassos dias das eleições. Cavaco sempre disse que não falaria para não “desviar atenções”. Ao tomar este decisão, desviou mais atenção que em muitos discursos.

    2 – Esta atitude vem contrariar os sinais dados à saída do Museu Paula Rego, em que Cavaco afirmava´não ser ingénuo.

    3 – Não faz parte do “modus operandi” de Cavaco tomar uma decisão desta envergadura de forma tão precipitada e pouco serena. Porquê agora? Porquê condicionar a campanha (Cavaco é calculista e frio politicamente – ou, pelo menos, era).

    4 – Se a questão das escutas era um disparate (e já se levantou em Julho), porquê deixá-la arrastar-se em período eleitoral? E porquê esta estocada na fase decisiva da campanha?

    Cavaco já nos surpreendeu muito, mas nunca tanto como nesta tarde.

    Esta decisão prejudica a sua reeleição

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:52

    “O PS vai-o comer vivo (…)”
    Anti-comuna, simplesmente não pode porque Cavaco, com um governo minoritário, como será o caso, terá a faca e o queijo na mão.
    E até às próximas eleições presidenciais haverá com certeza novas legislativas.. se calhar causadas por decisão de Cavaco…

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 00:56

    Vejam as primeiras páginas dos jornais de amanhã e já vão perceber como Cavaco não mais deixará de ser o tema central da campanha.
    Parece incrível mas é verdade. E se a isto acrescentarmos que é pelos piores motivos para o PSD, estamos perante um verdadeiro mundo ao contrário.

    Gostar

  77. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 00:57

    Não se compreende absolutamente nada.

    Como estou em total acordo com a interpretação do anti-comuna, apenas se pode concluir de um modo.

    Cavaco é um mentecapto.

    Pior que isto, só se estiver totalmente prisioneiro.

    Em todo o caso, tudo isto é gravíssimo.

    Como ter sido dito, para lembrar eleições tão pouco livres, é preciso recuar a Humberto Delgado.

    Emigração não deve estar fora de causa.

    Gostar

  78. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 01:02

    Obviamente, ofereceu de bandeja as eleições a Socrates.

    Espero que não demorem muito tempo a aceitar isto.

    Com alguma pena minha.

    Confesso que ainda não me decidi se acho que foi azelhice, que foi voluntariamente propositado, ou coercivamente…

    Gostar

  79. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    22 Setembro, 2009 01:02

    Caro anti-comuna e João Rodrigues,

    Li os vossos comentários atentamente, mas estão a fazer o jogo que interesse aos socratistas. Não vale a pena estar a meditar sobre os muito absurdos desta novela, porque é isso que os socratistas esperam e é por isso que nos “media” a mesma tem ocupado todo o espaço noticioso. Há umas eleições no domingo e Ferreira Leite tem condições de as ganhar.

    Gostar

  80. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 01:04

    Zé:

    Lamento, mas é daqueles assuntos tipo alqaeda.

    Cavaco não terá condições de recusar um governo Socrates/Louça, mesmo que MFLeite seja a mais votada.

    Como deves imaginar, não digo isto satisfeito.

    Mas reconheço as implicações – Cavaco liquidou MFLeite.

    Ou seja dois amigos de longa data de um gesto só.

    Achas que foi de propósito?

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 01:09

    Estimado José Barros,
    Nós não estamos a fazer o jogo dos socialistas, apenas estamos a constatar o óbvio. Se atentar para todas as primeiras páginas dos jornais de hoje o que vai verificar é que há 2 notícias fundamentais:
    1 – Cavaco demite o assessor
    2 – Cavaco dá trunfo aos socialistas com o esvaziamento do argumento do PSD da asfixia democrática

    Não digo que MFL, em quem vou votar, agora mais do que nunca, não disponha de condições para vencer no próximo dia 27. Mas que ficou mais difícil graças à decisão de Cavaco, lá isso ficou..
    Quanto ao comentário anterior, dou-lhe uma ajuda quanto à sua dúvida: foi VOLUNTARIAMENTE PROPOSITADO. A política é como um jogo de xadrés em que se vão movendo as peças com base numa estratégia pré-definida.. ó, como eu sei…

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 01:11

    Corrigenda
    estou tão desnorteado que até já escrevo xadrez com s.

    Gostar

  83. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 01:12

    Obrigado João.

    Retenho a sua opinião.

    Estava um pouco inclinado para o coercivamente propositado, mas vou tentar observar alguns sinais que seja como diz.

    Veremos.

    Gostar

  84. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    22 Setembro, 2009 01:22

    Caro Cirilo e caro João Rodrigues,

    Se eu soubesse que era para isto que tinha votado em Cavaco, teria escrito um sonoro “f…you” (com sotaque madeirense) no boletim de voto nas últimas presidenciais. Como todas as pessoas que pretendem votar no PSD (ou, em geral, na direita), estou abismado com o empenho que o PR parece estar a ter em assegurar a vitória de Sócrates nestas eleições. Mas também por isso é necessário reiterar que o que vai a votos no domingo é apenas o governo mais fascista (e meço as palavras) do pós-25 de Abril, bem como o governo que piores resultados económicos apresenta nos últimos vinte anos. Para mais, trata-se também de um governo que se apresta a incluir a extrema-esquerda para assegurar uma maioria absoluta para os próximos quatro anos. Isto que acabo de dizer, Cirilo, é uma Al Qaeda pior que a Al Qaeda que se está a discutir. Até porque podem ser uma e mesma coisa, se as palavras de Cavaco ainda têm algum significado.

    Gostar

  85. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 01:25

    “Cavaco dá trunfo aos socialistas com o esvaziamento do argumento do PSD da asfixia democrática”

    DESCULPE. QUE IDIOTICE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    LIVRA.

    Então os portugueses são ATRASADOS MENTAIS?????????????

    MFL, muito bem, falou daquilo que TODOS comentamos – MUITO ANTES – DESTE episódio palaciano.

    Gostar

  86. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 01:26

    Não podia estar mais de acordo contigo.

    Mas partindo do princípio que Cavaco não ensadeceu, que opções nos restam?

    Vamos ser frios e cínicos:

    Ou está comprado a troco do apoio à reeleição.

    Ou está preso, a propósito do bpn.

    Não consigo ver outra opção, se quiseres retorquir…

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 01:29

    # 86
    “Cavaco dá trunfo aos socialistas com o esvaziamento do argumento do PSD da asfixia democrática”

    DESCULPE. QUE IDIOTICE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    Pois, mas na política o que parece é… e olhe que não fui só eu a pensar assim… basta ler os diários de hoje para se concluir que muitos esclarecidos concluiram da mesma forma.

    Gostar

  88. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 01:31

    O BE TENTOU CATIVAR MUITOS VOTOS DOS PROFESSORES, certo?

    Agora há grande problema para o BE …

    Voto útil para o PSD.
    Há uma transferência de voto.

    Gostar

  89. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 01:32

    O PSD ganha as eleições.

    Não tenho dúvidas.

    Gostar

  90. MJRB's avatar
    22 Setembro, 2009 01:35

    Não se pode descartar estas hipóteses/especulações(*):

    1 – FLima e alguém mais posteriormente, disse algo AO DE LEVE (tipo “há sons esquisitos em alguns telefones em Belém”), em conversa informal, a Luciano Alvarez, há 17 meses. Este, ABUSOU da sua imaginação, e começou a ‘trabalhar’ jornalisticamente o caso, à revelia da ‘fonte’, incluindo o tal e-mail.

    2 – Houve mesmo escutas em Belém, colocadas a mando de A ou B.

    3 – Cavaco Silva, para salvar o seu assessor e amigo Fernando Lima, não o demitiu, mas simplesmente afastou-o. Neste momento.
    (Hipótese hoje colocada por um meu amigo).

    4 – CSilva vai, ao contrário do que quase toda a gente crê, esclarecer-nos por exemplo na próxima quarta ou quinta-feira.

    (*) Não estou a chamar aldrabão a LAlvarez.

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    João Rodrigues permalink
    22 Setembro, 2009 01:35

    Pensemos todos:
    Cavaco tomou a decisão de demitir Fernando Lima depois de ouvir os seus assessores e conselheiros.
    Ora, afigurar-se-ia indiscutível na mente da task-force que aconselha Cavaco que esta decisão ia favorecer o PS, esvaziar (aos “olhos” dos incautos) os argumentos de MFL e, com isso, fragilizar o PSD e o seu consequente resultado eleitoral.
    Isto só um néscio é que não via..
    Mesmo assim Cavaco, devidamente aconselhado, deliberou demitir Fernando Lima nesta fase decisiva da campanha eleitoral.
    Cada um conclua como quiser..

    Gostar

  92. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 01:36

    ~# 88

    Grande percentagem de votos de professores e família iriam para o BE, dada a intervenção da Ana Drago na AR.

    Com o acordo coligatório com o tiranete … muito voto vai ser transferido para voto no PSD.

    Tudo depende da capacidade de mobilização e de informação que circule entre eles. E é uma classe instruída.

    Gostar

  93. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    22 Setembro, 2009 01:40

    Ou está comprado a troco do apoio à reeleição. – Cirilo

    Não creio. Com este “gate” das escutas, Cavaco assegura que o PS terá de apresentar um candidato (o partido não perdoaria Sócrates se ele apoiasse o PR) e a erosão da sua base de apoio de direita, visto que quem votar em Ferreira Leite não se esquecerá de que Cavaco tudo fez para ditar a derrota do PSD. Por isso, Cavaco é a maior vítima política deste caso, ainda mais do que Ferreira Leite. E como não creio que o homem seja maluco, a tese não colhe.

    Ou está preso, a propósito do bpn. – Cirilo

    Essa teoria da conspiração é mais curiosa, ainda que perversa.

    Mas não joga com as declarações de quinta (ou terá sido sexta?) do homem. Se ele estivesse comprometido com um escândalo qualquer que fosse objecto de chantagem do PS, então não teria proferido aquelas declarações sibilinas.

    Francamente, como comentador político, isto é “incomentável”. Não tem ponta por onde se lhe pegue. Não faz sentido, é um absurdo. E já é muito tarde para Cavaco emendar a mão. Por um lado, seria perigoso fazer mais declarações sobre o assunto a escassos cinco dias das eleições, por outro, não se vê o que poderia dizer para se salvar, tendo em conta a patente contradição entre o que disse a semana passada e o gesto de hoje.

    Gostar

  94. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 01:44

    # 92

    Não está a perceber que a intervenção do BE, em resposta ao PR, é um tiro no pé deles e do tiranete, do ponto de vista do dia 27?

    Acordo coligatório BE/PS?

    Muitos potenciais votantes no BE vão mudar imediatamente de voto.

    Transferência de voto (útil) para o PSD.

    Gostar

  95. Anónimo's avatar
    22 Setembro, 2009 01:49

    Défice: Diferença entre receitas e despesas sobe a 8,712 mil milhões de euros

    Buraco do Estado de 36 milhões/dia

    O défice do Estado regista uma média diária próxima de 36 milhões de euros, o que significa que em cada hora que passa o buraco entre as receitas e as despesas é de 1,5 milhões de euros. O ritmo do défice aumentou este ano 153% face aos primeiros oito meses de 2008. No ano passado o saldo negativo do Estado registava 3,436 mil milhões, este ano já ascende a 8,712 mil milhões.

    A culpa é da abrupta quebra de receitas de 15,4%. A recessão económica tem efeitos devastadores nos cofres fiscais, com o IVA, o imposto que mais reflecte o andamento da economia real, a perder 23,6%.

    A redução de receitas do IVA é dramática. De Janeiro a Agosto tinha rendido 9,28 mil milhões, enquanto em igual período de 2009 só gera receitas de 7,09 mil milhões. O imposto sobre veículos também sofre uma quebra de 28,1%.

    O Ministério das Finanças tem uma visão optimista da evolução do défice. Diz o comunicado do gabinete de Teixeira dos Santos que em Agosto registou-se uma “desaceleração muito significativa”. Explica ainda o Ministério que este “aumento do défice foi inferior, em termos relativos e absolutos, aos verificado entre os mesmos meses de 2008. O Governo acredita que a recuperação da conjuntura económica já se “estará a reflectir positivamente sobre as contas públicas”. Segundo o Ministério das Finanças, a manter-se este ritmo de evolução, a despesa não excederá os limites fixados no Orçamento de Estado para 2009.

    DESPESA COM O DESEMPREGO SOBE 27%

    A despesa do Estado com o subsídio de desemprego, social de desemprego e apoios ao emprego, subiu 27 por cento entre Janeiro e Agosto de 2009, face ao período homólogo de 2008. Foram gastos mais de 1,3 mil milhões de euros com os trabalhadores que perderam o seu emprego.

    Outro factor importante que influenciou o aumento da despesa da Segurança Social (mais 10,3 por cento) foi o acréscimo das pensões e complementos (que levaram 8,6 milhões de euros dos cofres do Estado), em particular as pensões de “velhice” e “sobrevivência” que aumentaram 5,3 e 6,5 por cento respectivamente.
    22 Setembro 2009
    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=464F8F12-07FE-46A5-AB93-DA13E39F5AEB&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011

    Gostar

  96. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 01:54

    “Francamente, como comentador político, isto é “incomentável”. Não tem ponta por onde se lhe pegue. Não faz sentido, é um absurdo. E já é muito tarde para Cavaco emendar a mão.” – José Barros

    Subscrevo. Temos a 3a hipótese então. Cavaco lost it. Achas plausível? Eu também não.

    Portanto ficamos com as outras duas. A menos que os próximos dias tragam novidades que só poderiam existir, caso Cavaco tivesse feito o que fez hoje.

    Mas ai já teriamos de aceitar que esta gente anda a brincar à eleições. E que o que se decidir de relevante para o país nos próximos 4 anos, não passou pelas urnas, mas por alguns gabinetes, restaurantes e telefonemas na zona de Lisboa.

    Gostar

  97. Piscoiso's avatar
    22 Setembro, 2009 01:57

    Vai ser difícil juntar os cacos em 5 dias.
    Se é que não vai provocar explosões sequenciais.

    Gostar

  98. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    22 Setembro, 2009 02:01

    Mas ai já teriamos de aceitar que esta gente anda a brincar à eleições. E que o que se decidir de relevante para o país nos próximos 4 anos, não passou pelas urnas, mas por alguns gabinetes, restaurantes e telefonemas na zona de Lisboa. – Cirilo

    É precisamente isso.

    O país está refém de certas constelações.

    São as construtoras com os bancos e as autarquias ou governo nas obras públicas.

    São os jornalistas com as polícias, ministério público ou advogados de arguidos nos casos judiciais.

    São os jornalistas com os assessores e as agências de comunicação a mando do governo ou da presidência nos escândalos da política.

    Etc…

    No dia 27 vê-se quem é mais forte: estes poderes ou o povinho. E eu que sempre fui elitista, neste momento, rezo pela sensibilidade e pelo bom senso do povinho.

    Gostar

  99. Desconhecida's avatar
    Piscoiso permalink
    22 Setembro, 2009 02:03

    O meu negão também me deixou a anilha borreira em cacos

    Gostar

  100. bandiduh's avatar
    bandiduh permalink
    22 Setembro, 2009 02:09

    Eu só quero que este regime imploda! E espero que o resultado destas eleições permita isso e trace o caminho a um novo panorama partidário.

    Gostar

  101. Anónimo's avatar
    22 Setembro, 2009 02:10

    Retirada estratégica

    O Presidente da República sacrificou Fernando Lima, um dos seus homens de confiança, para não ser arrastado para a campanha eleitoral. Ir mais longe seria comprometer Belém com os resultados do próximo Domingo, quaisquer que eles sejam. É também por isso que Cavaco continua em silêncio. Sabe que, agora, uma palavra a mais pode ter efeitos irreparáveis.
    Mas Cavaco não desmentiu as suspeitas que Fernando Lima fez chegar ao Público, aparentemente a seu pedido, e deixou no ar a ameaça de que vai querer “mais informações sobre questões de segurança” depois de dia 27.
    Como diz o Fernando, o “caso das escutas” ainda não acabou. Muito pelo contrário.
    http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/09/retirada-estrategica.html

    Gostar

  102. MJRB's avatar
    22 Setembro, 2009 02:11

    Mr. José Barros, 99

    …E se alguém, A ou B, mandou mesmo instalar escutas em Belém ?

    …E se Cavaco Silva vai mesmo esclarecer o caso antes de sexta-feira ?

    Leia sff o meu comentário 91.

    Gostar

  103. Piscoiso's avatar
    22 Setembro, 2009 02:12

    É bem possível que a sensibilidade e o bom senso do povo, seja diferente de quem lhe chama povinho.

    Gostar

  104. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    22 Setembro, 2009 02:13

    O que acabaste de dizer é uma grande lição de humildade. Neste momento, só escaparemos a um modelo fascistóide com a ajuda do povinho.

    Que irónico. Ao mesmo tempo que tristeza. Não dá pra imaginar, nesta pobre aldeia, como se poderiam juntar 50 ou 100 pessoas mais capazes e mais independentes que aceitassem a espinhosa missão de não dar o passo em frente… ao abismo.

    Enquanto escreviamos, lembrei-me do desmentido a uma frase do Fernando Nogueira. Da conversa da má moeda. Da negação da fotografia no cartaz de Santana. Enfim. Prefiro nem pensar que temos um presidente ainda pior que Sampaio.

    Gostar

  105. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 02:13

    # 99

    Espero, então, que o “povinho” lhe dê também a si uma lição. De sabedoria.
    Aprenda.

    Gostar

  106. Piscoiso's avatar
    22 Setembro, 2009 02:19

    #103.
    Se quer mesmo insistir nisso, pode-se arranjar.
    Há empresas especializadas que podem lá ir instalar algumas escutas, para depois serem encontradas. Convém é que isso seja feito antes das eleições.
    Convenhamos que o caso Freeport foi muito mais bem urdido.

    Gostar

  107. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 02:20

    # 105

    A instrução de nada vale se não tiver “à mistura” sapiência. Formação.

    E os professores também vão dar uma lição á trupe de malfeitores.
    Vão ter AINDA que colocar outro candidato a tiranete no “devido lugar” dele …

    “Francisco Louçã: “Campanha do PSD morreu hoje à noite”

    por LusaHoje

    O BE acusou hoje o PSD de ter “assentado baterias a partir” do caso das alegadas escutas em Belém e considerou que o afastamento de Fernando Lima “já tem uma consequência política”, “a morte da campanha” dos sociais-democratas. (…)
    http://www.dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1368513

    E assim acabou o início do BE.

    FIM.

    Gostar

  108. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    22 Setembro, 2009 02:21

    É bem possível que a sensibilidade e o bom senso do povo, seja diferente de quem lhe chama povinho. – Piscoiso

    Eu chamo-lhe povinho e acho que ele vai mostrar um manguito ao tirano no próximo domingo.

    O Piscoiso chama-lhe povo e acho que o mesmo vai direitinho votar num tirano.

    Olhe que ele é povinho, mas não é Piscoiso…

    Gostar

  109. Piscoiso's avatar
    22 Setembro, 2009 02:30

    Pelo teor dos seus comentários, até posso concluir que vc é um tirano, fazendo política com o medo a tiranos.
    Ou seja, o que vc acha dos outros, é tão só a sua opinião.
    E os seus interesses, seus interesses são.
    Ponto final.

    Gostar

  110. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    22 Setembro, 2009 02:32

    Enfim. Prefiro nem pensar que temos um presidente ainda pior que Sampaio – Cirilo

    O papel do PR no sistema de governo português é uma inutilidade perigosa. “Inutilidade”, porque não dispôe poderes de intervenção suficientes que lhe permitam determinar ou sequer influenciar o rumo da política do governo; “perigosa”, na medida em que, sendo eleito por sufrágio universal, sente que tem de ter esses poderes e ter uma papel determinante na vida política portuguesa, para além das suas competências constitucionais. Para agravar o problema, “as bombas atómicas” de que efectivamente dispôe (demissão do governo e dissolução da AR) dependem de avaliações unipessoais e discricionárias, o que tanto pode levar a uma actuação “trigger happy” do género da de Sampaio em 2004 ou a uma auto-contenção prejudicial ao país como aconteceu neste mandato de Cavaco relativamente ao governo mais tiranete que tivémos em democracia. Creio que o cargo tem muito a ver com o papel medíocre que os últimos presidentes têm tido na vida política portuguesa. Ou Cavaco diz alguma coisa antes das eleições e esclarece o assunto de uma forma satisfatória ou terei de te dar razão.

    Dito isto, enquanto não se mudar de sistema de governo é o que teremos…

    Gostar

  111. MJRB's avatar
    22 Setembro, 2009 02:36

    108,

    Essa afirmação/conclusão de Louçã foi precipitada, própria duma excitação.
    E os termos utilizados não abonam um líder de partido.
    (Claro: o PS agradece a Louçã).

    Gostar

  112. Anónimo's avatar
    22 Setembro, 2009 02:36

    Público: «Cavaco afasta assessor após polémica»

    «Fernando Lima deixa o cargo das relações com a comunicação social mas poderá permanecer em Belém»

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/imprensa-publico-revista-jornais/1090635-4555.html

    Gostar

  113. Anonimo's avatar
    22 Setembro, 2009 02:40

    # 112

    Sobretudo desagrada MUITO aos professores, juízes, enfermeiros, funcionários públicos, etc.

    Muito Voto útil transfere-se do BE para o PSD.

    O PSD ganha as eleições.

    Gostar

  114. MJRB's avatar
    22 Setembro, 2009 02:57

    114,

    Não muitos, não muitos votantes no BE mudarão por causa do que Louçã fizer ou disser.
    (O eleitor do BE está a ficar fidelizado).

    Gostar

  115. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    22 Setembro, 2009 03:09

    .

    Curiosamente, o PSD não tem um blog para saber opiniões de sociais democratas simpatisantes ou militantes, ou até para prestar esclarecimentos.

    Nuno

    Gostar

  116. bottomfeeder's avatar
    bottomfeeder permalink
    22 Setembro, 2009 07:01

    115,

    O louca sera um cavalo de troia para o PS… Como o estado social portugues ja nao aguenta mais nada e sabendo o que esse sujeito apregoa… vai exigir ao incompetente socrates ainda mais estado social! em breve os paises motores da europa vao retomar o crescimento embora isso nao aconteca em portugal dai a crise de crescimento economico portugues continuara e com agavo! E ainda com um agravante de que nenhum empresario estrangeiro que se preze de nao ser louco, ira investir em portugal!

    Gostar

  117. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Setembro, 2009 08:57

    Os possíveis cenários para o PS:

    a) Sócrates continauar a querer ser o partido, apesar da vitória do PSD.

    Gostar

  118. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Setembro, 2009 10:00

    #71 – “O PS vai-o comer vivo.#
    só se for o ps portátil da sony.

    Gostar

  119. Desconhecida's avatar
    transmontano permalink
    22 Setembro, 2009 10:44

    Tanta coisa com o CAvaco e não há uma alma que leia a notícia relativa ao jornalista Rui Costa Pinto, o seu livro por editar e a conteúdo do mesmo? Ou andam desatentos ou andam em campanha…

    Gostar

  120. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    22 Setembro, 2009 17:07

    Quais vão ser as relações do PS, com o bloco de esquerda?
    Vamos voltar ao Prec? ai ainda havia o ouro que o Salazar deixou,
    agora o Constancio vendeu muito!
    Portanto vamos ter uma guerra civil?

    Gostar

  121. Desconhecida's avatar
    chico esperto permalink
    23 Setembro, 2009 10:45

    Dei agora um balanço tão grande na cadeira que ia caindo como o outro

    Gostar

Trackbacks

  1. Cenários pós-eleitorais e voto estratégico « O Insurgente

Deixe uma resposta para Tribunus Cancelar resposta