Saltar para o conteúdo

Ideais da República

5 Outubro, 2009

Hoje comemoram-se os ideais da República, isto é, a perseguição à Igreja Católica, a censura, a fraude eleitoral, a manipulação de cadernos eleitorais, o assassinato político, as milícias armadas, a revolução permanente, a ingovernabilidade, o regime de partido único (com apêndices) e a decadência económica (a pior década do século XX).

117 comentários leave one →
  1. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 16:08

    Em suma: a ética republicana, laica e socialista!

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    José permalink
    5 Outubro, 2009 16:09

    Acrescente ainda: o jacobinismo, a maçonaria, o regabofe.

    Gostar

  3. Levy's avatar
    5 Outubro, 2009 16:12

    E mais: o despesismo e o compadrio.

    Gostar

  4. rb's avatar
    5 Outubro, 2009 16:16

    E nada disso existia do tempo da monarquia à pré-história.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 16:21

    Isso podia ser a história de Inglaterra
    Não é a realidade da républica portuguesa.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    PKS permalink
    5 Outubro, 2009 16:22

    Por favor, ecreva-se assasínio e não assasinato.

    Gostar

  7. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 16:23

    Rb,

    Sabe qual é a destrinça, hoje, entre o olhar sobre o “antes” e o “depois”? É que, hoje, não há ninguém a defender o “antes” enquanto se continua, profusa e falsamente, a incensar o “depois”.
    Leiam o VPV!

    Gostar

  8. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 16:25

    #

    Em suma: a ética republicana, laica e socialista!
    #
    José disse
    5 Outubro, 2009 às 4:09 pm

    Acrescente ainda: o jacobinismo, a maçonaria, o regabofe.
    #
    Levy disse
    5 Outubro, 2009 às 4:12 pm

    E mais: o despesismo e o compadrio.

    E não esquecer o “pedofilismo”.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    5 Outubro, 2009 16:26

    ahahahahha

    Grande João Miranda.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 16:29

    #8 como é possível ser tão…. sem palavras

    ainda dizem mal da republica

    Gostar

  11. RM's avatar
    5 Outubro, 2009 16:35

    Portugal no seu melhor – debates políticos

    🙂

    Odivelas – Hernâni Carvalho recusa debater com Susana Amador
    http://www.youtube.com/watch?v=UNQHBI9OC88

    http://odivelas.com/activenews_view.asp?articleID=5800

    Gostar

  12. Rei Nu's avatar
    Rei Nu permalink
    5 Outubro, 2009 16:39

    Sr. João Miranda,

    Penso que, depois deste seu post, não val a pena continuarmos com a disputa monárquica. Eu desisto já. Fica o Sr. como reizinho de Portugal.
    Que tal? Gosta?
    Se responder afirmativamente vou já mandar fazer a coroa. Pode enviar-me a medida da sua grande tola?

    Gostar

  13. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 16:39

    Ah e não esquecer esse grande triunfo da República: o Amonónimismo.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 16:40

    Como é que é possível que Hernani Carvalho seja candidato a presidente da camara é que é um misterio…lol

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    5 Outubro, 2009 16:41

    Não posso acreditar!…
    O João Miranda fê-lo!!!
    O João Miranda disse que o rei(salvo seja) vai nú…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 16:45

    este post é uma manifestação da consanguinidade monárquica

    Gostar

  17. Zé fontinha's avatar
    Zé fontinha permalink
    5 Outubro, 2009 16:53

    A ética republicana acabou em 40 anos de estado novo. Ninguem aprendeu a lição. Os erros repetem-se; tentativas de control de poder, manipulação de orgãos de comunicação social, corrupção ao mais alto nivel do estado, control da independencia da magistratura atravez de jogadas políticas, entrega do poder a grupos organizados tipo maçonaria. (“lá porque usa avental, até a minha mulher a dias entende que pode mandar em mim”) Triste sina tem a democracia portuguesa…

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Zé Leitão permalink
    5 Outubro, 2009 17:03

    Perdoe-me a expressão mas… que post tão estúpido.

    Gostar

  19. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 17:07

    Zé Leitão #18,

    Não quer partilhar connosco os seus argumentos? Pela minha parte, perante argumentos válidos, estou sempre disposto a mudar de opinião.

    Gostar

  20. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 17:14

    Renovo a minha veemente indignação pelo facto de CAA continua a não permitir comentários nos seus posts. Deve querer evitar que lhe avivem a memória.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 17:16

    a rainha floribela, tinha piada, só mesmo os mongolóides da coisa mona.

    Gostar

  22. caodeguarda's avatar
    5 Outubro, 2009 17:20

    estou-me nas tintas para o sistema político desde que democrático.. o que não se passa com o arremedo de democracia que temos em Portugal… se é um rei ou um presidente… mais importante era poder responsabilizar os políticos pelas suas más prestações ou omissões, o que não acontece… aliás, vimos no consulado barroso de triste memória um ministro das obras públicas ser corrido por se recusar a ilibar o antecessor socialista…

    Gostar

  23. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 17:25

    Lacaio, Lacaio, Lacaio, Lacaio, Testing …. um dois, um dois, escuto…

    Gostar

  24. bulimundo's avatar
    5 Outubro, 2009 17:27

    Para quem quiser ver como era Portugal no seu grande período de desenvolvimento ente 1890 e 1910…http://bulimunda.wordpress.com/2009/10/05/portugal-monarquico-1890-1910-parte-13/

    Gostar

  25. bulimundo's avatar
    5 Outubro, 2009 17:27

    Ou como os ingleses filmaram a nossa revolução de 1910…

    Implantação da República (Lisboa 1910) 2 [British Pathe]…..imagens da época….

    Gostar

  26. bulimundo's avatar
    5 Outubro, 2009 17:28

    Agora sim..referente ao post 24..

    PORTUGAL MONÁRQUICO (1890-1910) [Parte 1/3]…

    Gostar

  27. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 17:29

    Eduardo F. disse
    5 Outubro, 2009 às 5:14 pm

    Renovo a minha veemente indignação pelo facto de CAA continua a não permitir comentários nos seus posts. Deve querer evitar que lhe avivem a memória.

    Pelo que li do seu texto tenho a sensação que o CAA sempre teve sempre o sonho de ser Guarda Republicano. Pode estar aí a explicação que explique o bloqueio dos seus comentários.

    Gostar

  28. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 17:31

    Então não veio o corrector? Escrevi cheio de erros e agora não veio o censor corrector? Mistério….

    Gostar

  29. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 17:35

    Hoje comemoram-se os ideais da República, isto é, a perseguição à Igreja Católica…” – JM

    Mas alguém anda a perseguir os padres? Nem sequer as freiras.

    Gostar

  30. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 17:35

    Bulimunda #24/#26,

    Tenho uma boa memória e, passe a imodéstia, tenho lido bastante.
    Seja na Rússia bolchevique, no Portugal Salazarista, na China de Mao, na Cuba de Castro, ou mesmo na Albânia de Enver Hoxha, creio que sempre foi usada a “mesma” fotografia para evidenciar os tremendos progressos “devidos” a estes regimes, quando comparados com os por si derrubados.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    EMS permalink
    5 Outubro, 2009 17:38

    João Miranda, o seu post não nos ajuda nada a distinguir o século XX republicano do século XIX monárquico.

    Gostar

  32. JCP's avatar
    JCP permalink
    5 Outubro, 2009 17:38

    Oh Miranda ele há coisas com que não se brinca!

    Gostar

  33. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 17:40

    “O conceito de república é ambíguo, confundindo-se às vezes com democracia, às vezes com liberalismo, às vezes tomado simplesmente em seu sentido etimológico de “bem comum”; mais recentemente, tem sido interpretado pelo senso comum como “respeito às instituições”.
    lê-se na Wiki.

    Mas se o Miranda acha que Salazar andou a perseguir Cerejeira, quem sou eu para o contradizer.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    5 Outubro, 2009 17:44

    #29
    Piscoiso, você é um imbecil!
    E gosta de mostrar que é!

    Gostar

  35. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    5 Outubro, 2009 17:44

    Entretanto as boçais e preconceituosas prosinhas de amanuense aventalício passam impunes. O socretino caa é um gajo cheio de ética repubicana, por ‘via urinária’, como diz o ignorante labroste.

    Gostar

  36. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 17:46

    Sempre inspirador o Piscoiso.
    E a sua boa fé topa-se a milhas!

    Gostar

  37. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 17:50

    E não me largam a braguilha.
    Como se eu abandonasse uma caixa de comentários pelo facto de me insultarem.
    eheheh

    Gostar

  38. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 17:52

    Vitimização do Catraio – PARTE IV. Nas livrarias a partir do dia 5 de Outubro de 1910.

    Gostar

  39. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 17:53

    Para atestar o desastre económico basta comparar a moeda de escudo de 1916 com a de 1924.De 25 gram de prata a um pedaço de bronze…

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    5 Outubro, 2009 17:55

    Você é que passa aqui a vida a insultar a inteligência de toda a gente e não gosta que lhe respondam à letra!
    Dizer que o tipo que faz os comentários 29 e 33, você, é um imbecil, não é um insulto, é uma constatação.

    Gostar

  41. tina's avatar
    tina permalink
    5 Outubro, 2009 17:55

    Bem, por outro lado, sempre somos poupados aos bigodes de D. Duarte.

    Gostar

  42. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 17:57

    Vítima?
    ahahah
    Estes gajos são uns tristes e pretendem transferir a sua tristeza para os outros.
    Tratem-se!

    Gostar

  43. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 18:00

    Vitimização do Calimero – PARTE V. Nas livrarias a partir do dia 25 de Abril de 1974.

    Gostar

  44. cascavel's avatar
    cascavel permalink
    5 Outubro, 2009 18:05

    Não levem a mal.O coiso,quer dizer,o piscoiso é pago para vir aqui fazer-nos rir.Só que o pobre palhaço não nos faz rir.Só nos faz pena.

    Gostar

  45. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 18:05

    Vitimização do Calimero – PARTE VI. por Aurelius Imprudentius
    ou como assediar o outro.

    Gostar

  46. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 18:09

    Por que razão estarão todos a chatear o coiso que quer piscar?
    «It’s an injustice. It is.»

    Gostar

  47. chiça penico's avatar
    chiça penico permalink
    5 Outubro, 2009 18:10

    Eu,por mim,abro aqui o peditório para pagar o internamento urgente do piscoiso numa casa de correcção ou num asilo para débeis mentais.

    Gostar

  48. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 18:10

    O Homem Que Copiava (2003) – Jorge Furtado Coitado Desesperado

    Gostar

  49. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 18:17

    #46.
    Ó Eduardo, o problema é seu.
    A mim ninguém me chateia virtualmente.
    Até gozo com isso.
    Insista
    Insista.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 18:18

    um asilo do debe & haber mental para acolhimento do défice monárquico

    Gostar

  51. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 18:19

    Ausência de contraditório é que não vão ter, até porque isto se trata de um blogue liberal, onde é suposto não haver pensamento único.

    Gostar

  52. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:26

    Falem mas é no melhor acolhimento do mundo.E como os lisboetas devem agradecer tamanha tarefa humanista ao candidato Costa.É que nada no mundo é de borla.E o gajo foi dum humanismo para os acolhidos que não tinha demonstrado na fase da “descolonização”… sem bens e com 5 contos do IARN…

    Gostar

  53. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:29

    Bem os 5 contos não foram da responsabilidade dele.Na altura os comunas, que era o que ele era,consideravam os “colonos” uns criminosos pois claro…
    Mas agora os novos colonos são o melhor que pode haver.Até os pagamos e tudo… só para nos fazerem companhia e nos animarem…

    Gostar

  54. Atanázio's avatar
    Atanázio permalink
    5 Outubro, 2009 18:30

    João Miranda,
    este post é a melhor resposta ao post (posterior, ao que parece) de CAA.
    O post de CAA não permite comentários, por isso deixos-o aqui, com a aprovação que faço do post de J.Miranda.
    Dá vontade de rir a passagem do post de CAA onde afirma que o mérito é apanágio do regime republicano…!
    Vê-se bem o “mérito” de tantas personagens das “democracias” republicanas, desde Fidel, passando por Chavez… e finalizando cá por casa… onde a mentira e a corrupção campeiam entre si na atribuição do prémio-mérito à personalidade política mais destacada do governo…

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 18:30

    o miranda confunde ideiais repúblicanos com salazarismo e os comentadores salazaristas disfarçam com monarquia

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    5 Outubro, 2009 18:30

    Os extremismos e maniqueísmos conduzem seguramente a opiniões pouco fundamentadas; não considero que a culpa do atraso do pais se devesse fundamentalmente ao facto do regime ser monárquico em 1910. Já tenho lido em muitos locais o que CAA escreveu ou seja que o último rei D. Manuel II saiu do país sem qualquer apoio , não posso deixar e contestar esta afirmação pois não é verdadeira. Que não mobilizou apoio suficiente para a sua causa é um facto, mas apoio sempre teve . Já agora aconselho a rever as fotografias das suas exéquias em Lisboa (após o regresso do seus restos mortais de Inglaterra) e o apoio manifestado pela população nesse momento. A população de Lisboa e do país depressa verificou durante a primeira republica, que o anticlericalismo primário sem qualquer respeito pelos direitos a manifestação de espiritualidade a que qualquer cidadão tem direito, que as injustiças e os atropelos ao estado de direito com assassínios sumários cometidos pela carbonária e outros grupos de exaltados, que a instabilidade e as intentonas a frequência vertiginosa com a consequente falta de capacidade de gestão e condução da economia , que a entrada na primeira grande guerra como estratégia para legitimar o regime, a conduziu a uma situação bem pior do que aquela que tinha previamente. Não quero com estes elementos defender um estado monárquico, mas apenas assumir a ideia que a evolução na monarquia para uma democracia constitucional (não esquecer o que já tinha sido feito durante todo o período liberal) à semelhança do que se fez por essa Europa fora teria sido possível, assim como a transição para a republica sem a existência do regicídio tal como sucedera em países bem ligados ao nosso.

    Gostar

  57. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    5 Outubro, 2009 18:31

    Mas, Mr. Piscoiso, vc. afinal é monárquico ou republicano? As suas profissões de fé são aparentemente republicanas, mas o seu estilo mais parece da ala monárquica do 31 da Armada. Ou será como o CAA, que lá no liceu era monárquico até ao dia em que levou um par de galhetas de um “conde” que ainda por cima era um falso conde?

    Gostar

  58. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:31

    Se quiserem SOBA votem António Costa!É garantido!

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    5 Outubro, 2009 18:32

    digo atraso do país

    Gostar

  60. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 18:34

    xAvançado disse
    5 Outubro, 2009 às 6:26 pm

    Falem mas é no melhor acolhimento do mundo.E como os lisboetas devem agradecer tamanha tarefa humanista ao candidato Costa.É que nada no mundo é de borla.E o gajo foi dum humanismo para os acolhidos que não tinha demonstrado na fase da “descolonização”… sem bens e com 5 contos do IARN…

    Isso já foi tudo explicado pelo primo afastado em meados dos anos 90.

    Iran Costa – Planeta dos Pimpolhos – 1997 – Vidisco

    Gostar

  61. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:34

    Agora a República é mais africana.O objectivo é atingir o nivel do Burkina Faso dentro de 2 anos…

    Gostar

  62. enfim....'s avatar
    enfim.... permalink
    5 Outubro, 2009 18:35

    Uma vez um gay estava em cima de uma árvore a roubar fruta. O jardineiro apanhou-o e disse “Se não vieres cá para baixo imediatamente, enfio-te esta mangueira pelo … acima”. Ao que o ladrão respondeu “Promessas, promessas”.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    5 Outubro, 2009 18:36

    Força Piscoiso. Dá-lhes na cabeça.

    Gostar

  64. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 18:36

    Só para esclarecer que IARN = IRAN!

    Gostar

  65. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    5 Outubro, 2009 18:39

    #57.
    O que um cibernauta é, ou deixa de ser, é irrelevante.
    A fulanização é apenas diversão para catálogos de coleccionadores de gavetas.
    A liberdade de ser ou deixar de ser um rótulo, é um exercício lúdico que expande o pensamento livre.
    Com uma saudável gargalhada.

    Gostar

  66. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:40

    A República africana tem como objectivo arranjar muitos mulatinhos para que desapareça o racismo e determinados meninos BEM se sintam muito bem acompanhados quando passearem entre os súbditos trabalhadores

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    5 Outubro, 2009 18:41

    Já aqui o escrevi , verdadeiro espírito monárquico tem Mário Soares; a nossa sorte é que o delfim não é dotado; não fosse o teimoso do Alegre e lá o teríamos nos palácios da realeza com uma corte de assessores.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 18:43

    #56 – “Já agora aconselho a rever as fotografias das suas exéquias em Lisboa (após o regresso do seus restos mortais de Inglaterra) e o apoio manifestado pela população nesse momento.”

    são funerais que legitimam as urnas reais

    Gostar

  69. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:44

    Os mulatos arianos que governam estão a construir a sua república laica, mulata, sem homofobia(quem não apanhar no cu lixa-se)ou seja o homem novo!O velho branquinho esse deve emigrar, mandar dinheiro para manter esses republicanos no bem bom

    Gostar

  70. Zé Preto's avatar
    5 Outubro, 2009 18:46

    “Os Jornais de Lisboa provocam todos a mesma aversão: é a pura ignomínia do abandono cobarde. Os Jornalistas que nos testemunhavam um servilismo apressado bajulam agora os revolucionários: é verdade que, agora, arriscam a pele, enquanto sob o nosso reinado se expunham a simples reprimendas ou a algumas multas” – Rainha Dona Amélia

    Gostar

  71. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    5 Outubro, 2009 18:47

    A Sic dá reportagens do Costa em Lisboa e contrabalança com o Rio no Porto.Esperto o mano amigo…

    Gostar

  72. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 18:48

    #57

    Riddle Me This, Riddle Me That

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    5 Outubro, 2009 18:50

    «A Monarquia Constitucional é a forma mais evoluída de República».

    Emmanuel Kant

    Gostar

  74. Hawk's avatar
    Hawk permalink
    5 Outubro, 2009 18:54

    # 65
    Como diria o “Bruxo Amazónico”: ” Yo digo lo que veo”.

    Gostar

  75. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    5 Outubro, 2009 18:56

    Kolchak disse
    5 Outubro, 2009 às 6:50 pm

    «A Monarquia Constitucional é a forma mais evoluída de República».

    Emmanuel Kant

    You Kan´t Go Wrong! Congratulations!

    Gostar

  76. per caso's avatar
    per caso permalink
    5 Outubro, 2009 18:58

    E tudo isto na República, a cada quatro anos sufragada, ou menos, mas não liberta de tais pechas, os mesmos males…
    Digam lá, então, senhores, o que seria, sem democracia, sem blogues e a pouca liberdade.

    Gostar

  77. Psicólogo Clínico's avatar
    5 Outubro, 2009 19:04

    Muito bem, João Miranda.
    Já agora, diga ao autor do post seguinte (“Ideais republicanos”, comentários interditos) que os conhecimentos dele em matéria de História Contemporânea de Portugal estão ao nível das Novas Oportunidades…
    Simplesmente deprimente!

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    5 Outubro, 2009 19:57

    Ainda ontem ouvi grau de corrupção dos Países do mundo.

    Os menos corruptos: Dinamarca; Noruega e Nova Zelândia.

    Três Monarquias Constitucionais!

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    5 Outubro, 2009 19:59

    A República Portuguesa é o dobro mais cara do que a Monarquia espanhola!

    Gostar

  80. Confucio's avatar
    Confucio permalink
    5 Outubro, 2009 20:04

    Dassssssssssssse… que criaturas mais tristes.
    Tragam daí a esfregona pra limpar as lágrimas aos marqueses.

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    Anti-Chulos permalink
    5 Outubro, 2009 20:11

    Se há pessoa que «corporiza» o ideal da I República, essa pessoa é o bem nutrido CAA: PALAVROSO, REPUBLICANO, LAICO, INCRÉU, MAÇON,SOCRETINO,ETC.

    Gostar

  82. António's avatar
    António permalink
    5 Outubro, 2009 20:13

    Devia ter vergonha por este post. Seguindo a sua lógica, tudo o que aconteceu de mau em cada regime pode ser transformado num seu ideal. Eu não entendo essa lógica, até porque falta explicar muitos dos passos que levam à conclusão final. Talvez o Cavaco consiga, mas esse é mais inteligente do que os outros. É presidente da república (por isso adepto da fraude eleitoral) e tudo.
    Vá mas é catar-se, e peça ajuda ao Cavaco.

    Gostar

  83. Fonseca's avatar
    Fonseca permalink
    5 Outubro, 2009 20:20

    Realmente como o anterior comentador escreve, “Devia ter vergonha por este post”.
    Vindo de alguém que trabalha para uma república que tem como ideais a perseguição à Igreja Católica, a censura, a fraude eleitoral, a manipulação de cadernos eleitorais, o assassinato político, as milícias armadas, a revolução permanente, a ingovernabilidade, o regime de partido único (com apêndices) e a decadência económica (a pior década do século XX)

    Gostar

  84. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    5 Outubro, 2009 20:36

    Fogo, piskinho, agora não há caixa de comentários em que tu não te vitimizes pá.

    Começas a ficar extremamente parecido com alguém que nós todos conhecemos.

    Que além de ser o teu dono, vai continuar, aparentemente, a melgar-nos mais uns tempos.

    Mas conta-nos lá. Expõe as tuas mágoas. Nós não te levamos a mal.

    Tu quando eras pequenino apanhavas muito no focinho, não apanhavas?

    Gostar

  85. Desconhecida's avatar
    Critico permalink
    5 Outubro, 2009 20:52

    Um largo Viva!!!! Hip Hip Hurra!!! É tão bom comemorar datas com um vazio interno, é tão bom ter um pais a precisar de virar o leme em maré certa e qualquer coisinha serve de festejo. Mas festejo porque? Pela ingovernabilidade actual? Pelo pais do chico esperto e dos tachinhos ? Pelos tecidos económicos de rastos? Pela excelsa educação que se frui? Ou mesmo de um pais no qual a duvida externa se encontra solvida? Ou seria mais sensato lacrimejar pelos fundos da união Europeia divididos em meia dúzia de bolsos chorudos?
    Ideais ….hoje estão em farrapos, continuamente pisados de acordo com as marés de interesses que vão e vem como se trata-se da ondulação inconstante do mar…. Tenho pena de facto …o meu País não mereceria tal fado.

    Gostar

  86. per caso's avatar
    per caso permalink
    5 Outubro, 2009 21:27

    #79
    “A República Portuguesa é o dobro mais cara do que a Monarquia espanhola!”

    Mas há lá monarquia inglesa, sueca, holandesa ou espanhola?
    Tirante o palácio de Belém, que hoje dizem do povo, há diferença de regimes, entre o cá e lá, afora as razões do clima e cultura?

    Gostar

  87. Gonçalo Marques's avatar
    5 Outubro, 2009 21:35

    Caro CAA

    Já que não me dá a possibilidade de responder ao seu “post” na sua caixa de comentários, faço-o por intermédio de um “post” próximo daquele que escreveu, em torno dos ideais e da ética republicana.

    Antes de mais, caro Carlos, tenho que fazer uma declaração de interesses: o regime em que verdadeiramente acredito para o país é a Monarquia …

    E acho que o tempo (e o modo) me vai dar cada vez mais razão, mas isso são contas de outro rosário …

    O que queria era contrariar uma e uma só frase (já tivemos um longo debate a propósito das questões de fundo no “post” Azul Eufémia, onde eu tive pena que o Carlos Abreu Amorim se enredasse nas superficialidades do costume sobre (muitos) dos apoiantes da monarquia e não discutisse aquilo que era essencial: as suas virtualidades – lembra-se?):

    “Tal como poucos tinham vertido uma só lágrima pelo rei assassinado dois anos antes […]”

    Esta ideia de que a monarquia não era popular e que a morte de D. Carlos não foi sentida pela população é – desculpe-me que lhe diga! – um patético lugar comum (da esquerda e dos pseudo-intelectuais esquerdizóides pouco sérios! não esperava isso de si, confesso …) e uma enorme mentira histórica!

    Como poderá constatar no post que hoje publiquei no meu blog “Verdades Portuguesas”, os funerais, quer de D. Carlos (cujas imagens em vídeo apresento), quer os de D. Manuel II e da Rainha Dona Amélia foram acompanhadas por dezenas de milhares de pessoas (relatos de jornais de vários quadrantes …) nas ruas de Lisboa (muitas delas deslocaram-se desde a “Província” para o fazer!)

    http://verituga.blogspot.com/2009/10/99-anos-depois.html

    A minha avó foi a Lisboa (e não era de nenhuma família de “fulanos de tal”) acompanhar, com uma Tia-Bisavó, o funeral da Rainha Dona Amélia e conta que foi das manifestações populares que mais a impressionou em toda a sua vida!

    Por isso, caro CAA – de uma vez por todas acabem-se lugares comuns tolos e ridículos!

    Um abraço amigo na área não socialista

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 21:40

    #88 – e a cambada de pacóvios à beira da estrada para ver passar a rainha de inglaterra? nem o alves barbosa mobilizava tanta gente.

    Gostar

  89. indigente's avatar
    indigente permalink
    5 Outubro, 2009 21:50

    O que está em causa neste momento em Portugal não é o poder representativo. É o poder executivo que deve ser alvo de todas as atenções. Aí reside a raiz do nosso problema.

    Gostar

  90. Artur Sequeira Portela's avatar
    Artur Sequeira Portela permalink
    5 Outubro, 2009 22:05

    90 comentários 90 mamões do regime

    fuck off

    Gostar

  91. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    5 Outubro, 2009 22:43

    até parece que eramos uma potência mundial em 1910!
    demagogia e folclore, eis a receita do rei JM.

    Gostar

  92. Joao's avatar
    Joao permalink
    5 Outubro, 2009 22:46

    Parabéns ao João Miranda.

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    5 Outubro, 2009 22:54

    # 92
    Sim mas em 1916 o país era a chacota para o Mundo civilizado.

    Gostar

  94. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    5 Outubro, 2009 23:12

    já me estou a ver a ser governado pelo ex-presidente do BCP com JM a primeiro ministro!

    Gostar

  95. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    5 Outubro, 2009 23:13

    Este post é tão cretino como dizer-se pelos 80 anos da eleição de Hitler: “hoje comemoram-se os ideais da democracia: o holocausto, o anti-semitismo, a eugenia. a tortura, a noite das facas longas, a noite de Cristal. “

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    Estrela Fixa permalink
    5 Outubro, 2009 23:21

    Não há dúvida que o republicanismo em Portugal tem gerado fanáticos e a democracia beatos.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    jiboia cega permalink
    6 Outubro, 2009 00:05

    Parabéns Srº João Miranda. O Inefável CAA é dos batem na tecla de que a Monarquia caíu porque estava podre.

    Já ouvimos isso centenas de vezes. A pobreza intelectual também se manifesta dessa maneira.

    As pessoas perdem a capacidade de melhorarem a argumentação.

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 00:11

    Esta coisa do “caíu de pôdre”, talvez. A monarquia pode ter caído de pôdre. Mas comparar 7 séculos com 16 anos, 48 e 35 é no mínimo uma conclusão modernaça. A república já caíu de podre mais vezes, ou não? Agora está pôdre e enjoa.

    Gostar

  99. chiça penico's avatar
    chiça penico permalink
    6 Outubro, 2009 00:14

    Entretanto,em Lisboa continuamos a ser governados e humilhados por um monhé híbrido.Nem sequer é um monhé puro.

    Gostar

  100. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    6 Outubro, 2009 01:43

    Caro Gonçalo Marques (88):

    Muito bem dito!

    A nossa Monarquia é aquilo que já designei em livro de «Monarquia Popular».

    O Povo ainda hoje diz: «Aqui d´El-Rei!».
    Faz hoje 99 anos, o mesmo Povo (pescadores da Ericeira!!!) assim terá pensado, quando, depois de se despedir da sua Familia Real com o maior respeito, viu chegar de Lisboa um grupo de façanhudos republicanos que o correu à bastonada, por não ter a boa gente da praia faltado ao respeito aos Reis de Portugal!
    Os «Barões» e os «Viscondes» passaram-se todos à República!!!
    Ainda hoje lá continuam!!!

    Gostar

  101. per caso's avatar
    per caso permalink
    6 Outubro, 2009 01:51

    #94
    sur le # 92
    “Sim mas em 1916 o país era a chacota para o Mundo civilizado.”

    Homem, em 1916, no coração da Grande Guerra (1914-18), essa calamidade, antes da outra tão grande, que chacota, sequer, pedia riso?

    Gostar

  102. Alfacinha's avatar
    Alfacinha permalink
    6 Outubro, 2009 03:28

    .

    Para já é um sossego ir até belém.
    Depois, é porreiro mandar a República às malvas e limpar o cú à bandeira verde e encarmada.
    Cem anos de chungaria, um regime de merda e estes sacanas ainda ficam contentes.
    Resumindo, estes cabrões comem merda, gostam e querem mais!

    Zé Nuno

    Gostar

  103. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 09:37

    Amigos, caros amigos, que nao se trata aquí de regimens políticos e de comparaçoes odiossas como monarquia ou república postos em causa. De sistemas de tao escassa proporçao e peso que nao da senao para minucias e menudencias variadas.
    Tratase de alguém que tem um dia megalomaniaco e de nostálgica saudade, disculpavel por outra banda, para quem faz pouco tempo estava cabalgando nas meles e glorias lado ao lado, ombro com ombro, bem armado e pertrechado junto de um insigne imperator…
    Hum. A nomeaçao de uns chamados assim senhores cavaleiros acho que foi uns minutos depois…pois foi!

    Gostar

  104. Desconhecida's avatar
    dói muito? isso passa permalink
    6 Outubro, 2009 09:57

    O que salva os republicanos é que Portugal é um país de ignorantes. E convém que assim para a maralha do avental continuar a enriquecer alegremente. Queres liberdade, democracia e igualdade? Vai mais é trabalhar!!! Enquanto eu visto meu fato preto e a minha camisa branca e vou a mais uma reunião da grande loja…

    Gostar

  105. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    6 Outubro, 2009 10:23

    102:

    Não posso afirmar que fosse em 1916, mas em França havia, no tempo da 1.ª República, uma expressão que significava desordem: «portugaliser…» Éramos, sem dúvida, a chacota da Europa! Será que 99 anos depois, deixamos de o ser?

    103:

    «Depois, é porreiro mandar a República às malvas e limpar o cú à bandeira verde e encarnada».

    A ideia de mandar a República às malvas, só pode colher a minha simpatia. Luto por isso desde os 13 anos e fá-lo-ei, até ao fim dos meus dias.
    Discordo, todavia, da ideia de limpar o «cú» à bandeira verde e vermelha (não é encarnada). Porquê? Porque, apesar da bandeira não ser de Portugal mas da República Portuguesa, apesar das cores nada significarem de relevante para a Pátria, tem no seu centro umas Sagradas Quinas que se tingiram de Sangue em tantas batalhas… Por Portugal!

    Gostar

  106. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 11:05

    #106 – “Luto por isso desde os 13 anos”

    bué de impressionante essa militância, só comparável aos sócios do benfas incritos na data de nascimento. nos 13 anos anteriores andaste a comer romãs e a beber pirolitos coroa.

    Gostar

  107. Gonçalo Marques's avatar
    6 Outubro, 2009 12:13

    Caro Kolchak, 101

    Completa e absolutamente de acordo!

    O país tem estado à deriva desde esse tempo … “Sem rei, nem roque” …

    E depois chegamos àquele ponto sempre curioso de vermos uma enorme massa ignara a ser manipulada por bandeiras panfletárias do tipo: a Monarquia é o poder absoluto … ou: não vais poder eleger o Chefe de Estado …

    Afinal, que garantia temos que alguém que, sendo “político profissional”, eleito por um (repito um – não deixa de ser uma facção ou várias) partido político é melhor que uma pessoa que, desde tenra idade, é educada e preparada para essa ingrata tarefa que é ser a cabeça simbólica do um Estado … uma espécie de grande timoneiro

    E, caro Kolchak, o país está tão necessitado de alguém que assuma este papel.

    Um grande abraço

    Gostar

  108. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    6 Outubro, 2009 12:22

    5 de Outubro de 2009: 99 anos sem Rei nem Roque!

    Comemorar o quê?

    Afonso Costa? NÃO!

    Salazar? NÃO!

    Mário Soares? NÃO!

    NÃO! NÃO! E 10000 vezes NÃO!

    Gostar

  109. Desconhecida's avatar
    Estrela Fixa permalink
    6 Outubro, 2009 12:33

    No dia da celebração do “evento” máximo republicano, constatou-se mais do que bicefalia; neste momento há duas Repúblicas. A República do sr. PR e a República do Sr. PM. Ambas acolhidas em edifícios que simbolizam a monarquia.

    Gostar

  110. Desconhecida's avatar
    Estrela Fixa permalink
    6 Outubro, 2009 12:42

    No dia da celebração do “evento” máximo republicano, constatou-se mais do que bicefalia; neste momento há duas Repúblicas. A República do sr. PR e a República do Sr. PM. Ambas acolhidas em edifícios, dois “Paços”, que simbolizam a monarquia.

    Diz CAA “Se o regime está podre basta um grupo de homens decididos….”

    Eu afirmo que “Um grupo de homens podres pode deitar abaixo o melhor regime.” tal como uma só maçá podre estraga todas as que estão no mesmo cesto.

    Depois convem sempre recordar que a questão do Regime é só uma questão de Regime. Não está em causa o princípio democrático, bem pelo contrário.

    E em nome do princípio democrático, que não é hostil nem a uma República nem a uma Monarquia, devia referendar-se a questão do Regime.

    Gostar

  111. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 15:05

    A 1ª republica foi uma trampa, só estancada pela intervenção do Salazar.
    A economia e a finança estavam de rastos, os assassinatos, eram as brincaderas dos anarco sindicalistas, nem o Otrlo, coseguiu fazer vtamanho terror! aquela besta do soares devia contar aos seus netos as vigarices da 1ª e dos comunistas! atenção que nada me liga à direita!

    Gostar

  112. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    6 Outubro, 2009 15:13

    111. Primeiro afirma “Depois convém sempre recordar que a questão do Regime é só uma questão de Regime”.
    Decida-se Homem!:) se é só uma questão de regime para quê referendar? Se é só um pormenor antes ficar como estamos pois como se vê nessa Europa fora, não são os Reis nem as Rainhas que determinam o rumo do países. O mal do regime não está na forma, está no conteúdo.

    Depois diz “E em nome do princípio democrático, que não é hostil nem a uma República nem a uma Monarquia, devia referendar-se a questão do Regime.”

    Então quer dizer que na sua opinião alguém ter o direito (herdado) logo à nascença de vir a ser o Rei de Portugal é que é democrático?

    A mim quer-me parecer que é apenas uma questão de parecer mais chique ou não (que me desculpem os monárquicos). Mas, ou se defende um regime monárquico “per se” em que Sua Alteza Real o Rei/Rainha legisla a belo prazer ou então estamos a falar apenas de uma figura de opereta (as minhas desculpas uma vez mais…) que na prática não tem influência nas leis e curso de acontecimentos do país e logo não acrescenta nada.

    Eu, tal como CAA já escreveu neste blog, não concebo um Regime onde alguém tem o direito adquirido à nascença de ascender à mais alta posição deste país sem fazer nada por isso.

    Viva a Republica!

    Gostar

  113. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    6 Outubro, 2009 15:22

    #108 “Afinal, que garantia temos que alguém que, sendo “político profissional”, eleito por um (repito um – não deixa de ser uma facção ou várias) partido político é melhor que uma pessoa que, desde tenra idade, é educada e preparada para essa ingrata tarefa que é ser a cabeça simbólica do um Estado … uma espécie de grande timoneiro”

    Antes de mais deixe-me que lhe diga que respeito a sua opinião, mas esta sua frase é uma exagero pegado, só falta o nevoeiro e uma banda sonora a acompanhar…algo ao estilo de Carmina Burana.
    Quanto à sua pergunta, não temos nenhuma Garantia, assim como não temos nenhuma Garantia de que o Grande Timoneiro educado desde tenra idade não se venha antes a revelar um rato do porão. E mal por mal, um ao fim de cinco anos é substituído por outro que as pessoas (prefiro uma maioria mediana do que um único Génio a quem todos fazem vénia) entendam mais capaz.

    O problema desta Republica está na falta de valores (que não são garantidos por nenhum regime) e na ausência de ideias num país em que os seus cidadãos queixam-se muito dos atropelos aos seus direitos mas que se esquecem dos seus deveres (eu incluído).

    Cumprimentos,

    Gostar

  114. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    6 Outubro, 2009 17:36

    A República enquanto forma de regime (não como «Réspublica», é claro!) parte da divisão partidária (apesar dos nossos Presidentes afirmarem serem todos independentes dos Partidos, são estes que lhes organizam e pagam as campanhas eleitorais!), para tentar alcançar a unidade que só excepcionalmente alcança.
    A Monarquia parte do que é uno (a Pátria Portuguesa: o seu Passado; o seu Presente; o seu Futuro; representadas estas três dimensões cronológicas pela Família Real); para permitir todas as diferenças de opinião. O que se verifica por norma, visto não existir qualquer sobreposição entre a função dos Partidos Políticos (apresentar programas eleitorais; governar; ser oposição, etc., etc.) e a função do Rei/Rainha que é a de representar toda a Comunidade, independentemente das opções de cada um dos nacionais.

    Gostar

  115. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    7 Outubro, 2009 18:23

    ètica republican do soares e socrates……

    Gostar

  116. BOM SENSO's avatar
    BOM SENSO permalink
    9 Outubro, 2009 05:08

    56.Marcus Aurelius disse
    9 Outubro, 2009 às 3:23 am
    .

    Caro Marcus,
    Tem toda a razão.
    Só não é caso de pedir perdão por que, como certamente compreendeu, a minha intenção nunca foi beliscar o sangue da nobre Pátria. Mas continuo a bramar que cago na bandeira da república que não tem o direito de usar o brasão que os tontos republicanos lhe impuzeram.
    Cumprimentos,
    Nuno

    Gostar

Trackbacks

  1. Uma medida simbólica… « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para chiça penico Cancelar resposta