“Mais um Mau Governo” *
Nesta remodelação disfarçada de novo Executivo, Sócrates esmerou–se em manter a Tradição mais estimada em Portugal: a do Mau Governo.
Novas figuras já com aspecto bolorento, velhos ministros que parecem ter ficado só porque não havia mais ninguém, soluções governativas estafadas, compulsivamente usadas por todos os Governos que nos assolaram nas últimas décadas.
Lembram-se do que se dizia aquando da tomada de posse do anterior Governo? Os ministros mais reputados eram Campos e Cunha e Freitas do Amaral – por acaso, quem os substituiu tornou-se imprescindível…
Não tenhamos ilusões: este Governo é Sócrates. Não há ideias, não existem políticas para além do primeiro-ministro.
Ah, já me esquecia: a Eslováquia acabou de nos ultrapassar nos índices económicos…

A eslovaquia todos os anos nos acaba de ultrapassar nos indices economicos.. é uma noticia recorrente todos os anos
GostarGostar
O governo é tao mau , mas tão mau que foi reeleito. É algo de extraordinário um governo mau e um primeiro ministro que não vale nada ser reeleito.
GostarGostar
«A eslovaquia todos os anos nos acaba de ultrapassar nos indices economicos.. é uma noticia recorrente todos os anos»
Ok, então somos nós que vamos à frente…
GostarGostar
«O governo é tao mau , mas tão mau que foi reeleito.»
Ganhou por falta de comparência, obviamente…
GostarGostar
Muito pior é a oposição, incluido o belfas, ou seja o PR
GostarGostar
Fait (pas tellement) divers
Pois eu regalei-me como um abjeccionista ao ver os fácies ou as fuças dos novos sinistros. Que quadros para um Goya! O olhar não sabia onde parar, se no saia-casaco de pied de poule monstruoso da ministra do Trabalho (promete!)se no ar clerical ancien régime do Dr. Serrano novo ministro da agricultura. Mas donde sai esta gente? Há um Monstruário secreto em Portugal?
Mas,a cereja no topo do bolo, foi a mãe de Sócrates, a caminho do seu automóvel, a espantar as moscas jornalistas, com ar azedíssimo. Nunca tinha visto a senhora. O que se percebe e o que se desculpa freudianamente (o perdão freudiano, enfim…) ao Sócrates. Aquela mãezinha reduzia em filetes à procura de narcisismo recompensante qualquer um.
Viu-se finalmente a Górgona. É ela, santos céus, the Matrix, the Bad Witch. Os jeovás ganharam por pessoa não tao interposta assim. Good luck Portugal, que vais precisar de muita sortinha com aquela mãezinha nossa. Ao pé dela a Dona Maria do Salazar é uma das Três Graças.
GostarGostar
“Este Governo é Sócrates”
Claro que é. Então não foi ele que ganhou as eleições?
Estavam à espera que ele fizesse um governo integrando todas as tendências do PS?
“Soluções governativas estafadas”.
Mas não foram essas soluções integradas no programa eleitoral que foram eleitas?
Mas o que é que estavam à espera?
O PPC no governo?
GostarGostar
E o nosso Benfica?
GostarGostar
Se é mau ou bom, só no fim do campeonato me pronuncio.
GostarGostar
O camarada CAA andou a “sabotar” a campanha do PSD favorecendo o PS.
Agora vem dizer mal do PS…
O BE dos PPM é o partido que lhe encaixa melhor 🙂
GostarGostar
Blá… blá… blá… blá… blá… blá…………. e blá.
GostarGostar
A mãe…o segredo sempre esteve aí: na mãe.
GostarGostar
É um filho da mãe, claro que é.
GostarGostar
É sempre um governo melhor que aquele ultimo em que a Dona(MFL) esteve.
Ainda bem que os portugueses tiveram a inteligência suficiente para não deixarem que fosse para lá a Dona, essa é que não tem ideias nem coerência
GostarGostar
Ganharam as eleições com base na africanidade importada e nacionalizada.Vide onde o Costa ganhou em Lisboa…
Portugal é ou não o mais africano país da Europa?
O MNE deve estar a pensar organizar mais uma cimeira para apresentar a candidatura à UA.Assim os índices melhoravam todos…
GostarGostar
O nucleo duro de Sócrates, Silva Pereira, Vieira da Siva, Teixeira dos Santos, Santos Silva, Luis Amado, ( tantos Santos, e tantos Silvas, até parece que são primos uns dos outros),estão no governo desde 1995, com o interregno de cerca de 3 anos do governo AD. Pelo trabalho realizado até agora, podemos bem imaginar o que nos espera. Estes homens, são os coveiros de Portugal. Como dizia Vitor Bento ontem à noite na RTP, os países não vão à falencia, mas podem ficar pobres para sempre, que é o nosso caso; e não fomos só ultrapassados pela Eslováquia: já só falta ultrapassar-nos a Roménia, e a Bulgária.
GostarGostar
Que o hospital Amadora-Sintra diga a quantos milhares de SIDOSOS dá medicação que custa mais de 2000 euros por mês e onde é que nasceram tais doentes…e qual é o seu contributo para a felicidade dos pretogueses…
GostarGostar
Qual o futuro dum país quando os “amigos” são quase todos ditadores?Chavez,Cadafi,O Moamed VI,O Fidel e todos aqueles eleitos africanos alvo de tantos carinhos e donde nunca vai sair nada de bom para os pretogueses?
GostarGostar
CAA, tens de ir pra lá tu.
Olha, não fazes nenhum post sobre o facto de o Futebol Clube dos Porcos já andar a ser levado ao colo ?
O que se passou com a Académica foi uma vergonha para o auto-proclamado dream team.
Se não fosse a máfia do Sistema vocês já estavam a pelo menos 5 pontos.
Mas disso não falas tu.
Meteste a viola no saco, meu cabrão.
GostarGostar
Ao fim de 1456 textos vazios, o CAA lá conseguiu escrever uma coisa com pés e cabeça.
Bom regresso e parabéns!
GostarGostar
“Se é mau ou bom, só no fim do campeonato me pronuncio.”
E quando é que é o fim do campeonato?
GostarGostar
CAA PIDESCO eheheheh ! Homem do tacho !!! eheheheh
Vá fazer censura para a terra do Chavez !!!
GostarGostar
Estou de acordo com a tradição de «mau governo» que Sócrates continua.
Há muito tempo que o «socratismo» terminou de facto. É verdade que foi reeleito como «Presidente do Conselho de Ministros», mas apenas para repetir a política errática dos últimos anos.
E isto perante o beneplácito acomodado de um Presidente da República, que se transformou no beneficiário mais caro do «rendimento mínimo garantido» da Nação. Não fala, não pensa, não intervém, não questiona. Limita-se a dar umas passeatas pelo País e pelo mundo à custa do depauperado erário público.
GostarGostar
Já agora é mau porquê? Por exemplo, o ministro das finanças, que o CAA chegou a elogiar, num dos seus rasgos de bom senso, e mesmo o ministro dos negócios estrangeiros, não é boa notícia a sua manutenção?
Quais os ministros mantidos que não deviam ter sido e nesse caso quem os podia substituir?
Era sobre isso que o CAA devia reflectir e opinar. Agora dizer é mau porque é mau não vale nada.
GostarGostar
O Belfas teve que meter “gasosa” ficou com os pistões secos
GostarGostar
O Luís Amado vem no you tube com o Sapo maior que teve que engolir, quando o Sócrates que estava de mão estendida para ele, ao ver aparecer o Sarkozy, virou de rumo a mão e estendeu-a ao Sarkozy deixando o Amado, e os seus impecáveis cabelos cabeleirarados com o maior melão de sempre.
o ministro das Finças no suspeitíssimo The Economist teve a cotação de pior ministro das Finanças da Europa.
Crise, qual crise dizia ele quando ele sobrevovava já todo o mundo ocidental. mas meter a cabeçita na areia faz bem ás meninges, aquece os neurónios, e poupa a vista a muita chatice.
GostarGostar
o ministro das Finças! Lol é umas melhores gralhas que eu deixo para a posteridade.
GostarGostar
A frente da Eslováquia vai o CAA…pesa mais 200 gr
GostarGostar
# 19
Senhor Lisboeta, tenha modos. Ataque as ideias do homem, e rebata-as, mas não o homem. Esses insultos, de tão triviais, aliás, fazem ricochete – lembre-se do popular e sábio “Cala a boca jacaré, quem o diz é quem o é.”
GostarGostar
#24 Bom o ministro das finanças? bom para quê? Este ano vai ter um defice perto dos 10%, e ele continua a dizer que são 5,9%. Mas como não tem para onde fugir, vai ser obrigado a fazer um orçamento rectificativo que ele anda a negar há muitos meses. O Parlamento vai obrigá-lo a mostrar o jogo, e os que andam nos jornais e nas tvs a dizer que ele é um EXTRAORDINÁRIO ministro, vão ver, se ainda não deram por isso, que o rei vai nu. É mau porque não sabe fazer contas, (em 2007 enganou-se em 0,6%), é mau porque anda com esquemas contabilisticos que normalmente dão muito mau resultado, como a desorçamenteção nas estradas, e na saude, e porque, como é incompetente, não consegue admitir que se enganou. A teimosia de Teixeira dos Santos, só ultrapassada pela do Sócrates, vai provocar a 1ª crise politica deste governo, e se não for quando se discutir o programa do governo no Parlamento, vai ser de certeza quando se discutir o orçamento.
GostarGostar
o CAA ainda não sofre de miopia, conseguiu ver o ar bolorento do novo governo. tem toda razão- Aquilo tudo já está fora de prazo antes de iniciar funções. E porquê? Porque tudo aquilo é roupa velha, recozinhada à pressa, numa caldeirada “dialogante.”
O discurso do PR, funesto, de auto-demissão. O pobre do homem também, segundo fontes indignas de crédito, está com uma doença neuropática.
Quem governa é a terrível mãezinha. The Matrix, a Jeová. Portugal finalmente governado pelos Jeovás, por interposta pessoa. Não se pode dizer que não se tenham esforçado ; -))
GostarGostar
Para a hodierna cultura de massas este governo até não está nada mal. Oferece todas as garantias de fornecer mediocridade a prazo.
GostarGostar
Sócrates no seu discurso reafirmou alguns dos seus mantras favoritos. “Quer modernizar”. hehehehe- Quer modernizar a sociedade.
Este conceito de modernizar a sociedade não consegui perceber. Vai modernizar as mentes, ou as aparências das mentes? Vai modernizar as classes sociais? Vai modernizar o proletariado? Vai modernizar o patronato?
O conceito é nebuloso, para mim. Help. Algum socialista caridoso que me ajude a decifrar um dos pontos essenciais do novo governo? Modernizar a sociedade, o que é isso?
GostarGostar
CAA, nada a dizer sobre o Benfica? ui ui… grande azia….
GostarGostar
#29 CAA tem tanto por onde ser atacado, que os insultos são dispensáveis. Vêem de um rapaz sem nome, embora diga que é lisboeta. Ainda ontem à noite na TV, estavam todos a discutir o novo governo, e CAA insistia em falar do PSD, e de MFL. O homem anda obcecado, ou então só sabe falar daquilo. Por exemplo o facto do Sócrates só ter conseguido levar pró governo um grupo de amigos que estão lá com ele desde 1995, e mais meia dúzia de funcionários públicos que ninguém conhece, o nome, ou a obra, mais um economista marxista/estalinista, para acabar com o resto do pouco dinheiro que ainda resta, nas obras publicas, isto a CAA não preocupa: só o PSD e MFL. E agora com o Benfica no 1º lugar, podemos esperar o pior.
GostarGostar
Tal como São Paulo na estrada de Damasco, e reduzidas as escalas para mim indigno pecador, e injustíssimo membro da classe baixa dos comentadores (os comentários estão “abaixo” dos veneráveis jornalistas desta casa) tive uma revelação.
A revelação foi ver a mamã do Sócrates. Baixinha, seca, azeda, mau feitio, mal vestida, sem um sorriso, com os cantos da boca descaºidos para baixo. Enxotou os moscas dos jornalistas com o maior desdém do mundo. Não é que os jornalistas não sejam moscas importunas. Mas ela que vive no anonimato, naquela modéstia e low profile cinzentinho jeová, não os deve ver senão quando o rei faz anos. mesmo assim parece que andam atrás delas.
Enfim. Finalmente sei donde provem o mau feitio, o ar arrogante, o porte desdenhoso.. Coitado, para filho de Hárpia, até se redimiu um pouco.
Doravante vou ser o Advogado de Sócrates.
GostarGostar
O Sócrates ainda vao distribuir uma pasta ao inefável CAA: a pasta italiana de rondele mozarella com presunto…
Digo eu….
GostarGostar
# 35
“CAA tem tanto por onde ser atacado, que os insultos são dispensáveis.”
Precisamente. Admira-me que seja lisboeta, sempre há um certo raffinement na nossa capital.
O CAA, no entanto, não é nenhum tonto. É um homem de obsessões, que periodicamente lhe toldam o entendimento, e lhe obstruem as razões.
Tem, agora ultimamente moderada, devido à minha acção propedêutica, uma clubite patológica.
Mas apesar de tudo, eu persisto em ver que nele há algo de bom. Há naquele personagem, atrás da persona, uma inteligência perspicaz. E tem um talento: o de irritar, de sacudir as águas, mesmo que se engane.
mas quem é imune ao erro, ó perfeitos deuses?
GostarGostar
Chamarem-lhe gordo (ao CAA) é uma prova de estupidez. Gordo era São Tomás, um génio da lógica, e Orson Welles, e gordo ficou Marlon Brando. E Louis Armstrong. São infintos os gordos com talento, como Churchill.
Mas há gente com gordura mental, e que nem sabe que a tem. E em matéria de ataques ad hominem, eu tenho principios. São inaceitáveis, em absoluto.
Em se tratando de figuras públicas claro que advogo o direito à caricatura, seja em prosa seja em desenho ou outro meio.
PS:
Vou deixar de dizer “media” e “midia”. Não gosto de medias- veiculam apenas cultura de massas. Não me interessa essa vulgaridade.
GostarGostar
#4
“Ganhou por falta de comparência, obviamente”
Por falta de comparência ou por falta de competência da oposição [PSD]?…
GostarGostar
#15
“Ganharam as eleições com base na africanidade importada e nacionalizada”
Este comentário só poderia ser de um indígena.
ehehehehe!
GostarGostar
E eu interrogo me,se os portugueses querem mudanças porque votam sempre nos mesmos, quando já tiveram 30 anos para comprovar a eficácia dos mesmos?
Existirão apenas dois partidos? Er..pois, parece que sim,ou votam nos dois tradicionais ou nos “bota abaixo sem conteúdo”, e até me tenho admirado com algumas boas ideias do PP.Mas volto a interrogar-me, porque são os partidos pequenos tão afastados dos média e do povo?
Depois, vêm com a ladainha que andam fartos, possivelmente o partido da abstenção que ganhou com 40% fará um bom trabalho digo eu.
E apenas espero um agravamento da situação actual do pais com este governo,não tenho ilusões.
GostarGostar
# 15
Portugal não é de todo o país mais africanizado da Europa. É a França; sem contar com os pieds noirs, tem dois milhões ou mais de magrebinos. Fora o resrto da população mais retinta da Frana colonial.
Portugal está africanizado desde que Diogo Cão chegou ao cabo Gué. Não há português, de origem fidalga ou não, que não tenha um genezinho negrito. Trouxeram-nos coisas boas, como o fado. O Fado é uma canção de negros, e bons temperos para a comida e sensualidade. Veja também a o lado bom, caramba, não se fixe só em bairros problemáticos e no mantra da droga.
O Costa não é propriamente africano! É monhé, e filho do nosso Vice- reino da Índia. karma do Império, se quiser.
GostarGostar
Não Frana, mas França. Se bem que Frana ficava muito bem àquele paisete hexagonal. Os franeses. hehehe.
GostarGostar
Os portugueres estão fartos de mudanças, e votam nos partidos que prometem fazer mudanças porque sabem que não vão mudar nada.
Sendo assim o voto último foi um voto pessimista, concerteza, e conservador. Os P- sabem da inoperãncia de base dos governos. Somos um país com 8 séculos de cepticismo em relação a quem nos governa.
Votar socialista foi votar conservador, qed.
GostarGostar
Portugueres! Bolas eu hoje só dou gralhas. mas esta também é gira. Portugueres. hehehe.
GostarGostar
Governo mentiroso e aldrabão. É natural que tenha sido re-eleito pelo indígena tuguinha, bronco e chico-esperto na sua maioria. Por alguma razão os rankings mantêm a tendência inexorável que representa o nosso retrocesso.
GostarGostar
Este, é um governo-próteses !
GostarGostar
foi o melhor que se conseguiu arranjar. se estes não têm programa, o que dizer dos que nem líder têm.
GostarGostar
o amorim tem síndrome de cavaco, essas afirmações gratuitas anti governo para desculpar qualquercoisita.
GostarGostar
O que espanta no meio de isto tudo, é o Presidente da Républica ter insultado o 1º ministro no discurso de tomada de posse do governo, quande lhe chamou aldrabão, e o acusou de não ter caracter, e praticamente nenhum jornalista ou comentador politico, ou até CAA, pelo menos neste blog, se ter referido e esse facto. Para quem informa os portugueses, isso não é importante; o importante, é a mãe do Sócrates ser testemunha de jeová, e ter sacudido as moscas aos jornalistas; ou a despedida comovida da ex-ministra da educação aos seus antigos colegas. Ou até o 1º ministro ter começado a sacudir a água do capote, e a partir de agora a culpa como sempre é dos outros, porque ele quer é fazer reformas, e fazer crescer a economia, e pelos vistos não o querem deixar. De resto, já há ministros a afirmarem que se as coisas correrem mal a culpa é da oposição.
GostarGostar
Bem…. que dizer.
Depois de tanta bacorada… nada!!!
O Povo Português deve ser muito estúpido. Não é que elegeu de novo para Primeiro Ministro o Engº. Sócrates. Será que pensavam que iria nomear para Ministros referência do PSD ou Fulanos a gosto do CAA. Tenham tento.
GostarGostar
52, há vários indicadores que apontam nesse sentido…exemplos não faltam na nossa longa história.
O “TGV”, p.ex., será um dos mais descomunais erros que alguma vez faremos. Quando ouvirem falar em 15 mil milhões, multipliquem por 2 ou 3 e terão o real valor do custo da obra, ao qual se deve juntar um déficit anual de várias dezenas de milhões, pago pelos do costume. Um pouco ao estilo das 10 auto-estradas que não chegam sequer a ter o mínimo de tráfego que justifica a sua construção (mas tenham a certeza que o remanescente é pago pelo Estado…).
GostarGostar
Muito português paulatinamente gozou com os americanos por terem colocado Bush na segunda ronda, parece que aqui no extremo ocidental da Europa também há apetência para dar mais hipóteses.
Isto da politica chega a um ponto que cansa.
GostarGostar
Por razões atinentes a uma pretensa superioridade cultural dos europeus face aos americanos, é comum apodar os presidentes americanos, especialmente se forem republicanos, de algo perto de débeis mentais, incultos e incapazes de formularem uma ideia própria. A política americana seria, assim, o resultado do confronto entre eminências pardas, repartidas por “pombas” e “falcões”, evoluindo de acordo com o equilíbrio entre estas duas espécies. Foi assim com Nixon, Ford, Reagan e os Bush.
Para quem não se deixar intimidar por um volumoso “calhamaço”, valerá a pena ler os «Diários de Reagan» e perceber que, uma vez mais, os estereótipos podem ser muito enganadores…
Espero, sinceramente, que os americanos tenham escolhido bem quando preteriram McCain. Ísto porque, se se enganaram, todo o mundo sofrerá com esse erro. Já o nosso hipotético erro (não hipotético mas certo em meu entender) se repercutirá apenas no Rectângulo e Ilhas Adjacentes.
GostarGostar
como é possível permitir comentários como o 19?
GostarGostar
Socrates não tem capacidade intelectual para governar! Nunca se viu um primeiro ministro tão agarrado à chucha de um nucleo duro!
Porquê esta obcessão? um individuo nasce e morre com as suas capacidades, melhores ou piores, mas vinca em todas as actividades a sua personalidade!
Este, não è uma farsa de marketing e de nucleo duro! durar 2 anos?
que prosápia!
GostarGostar
Nós. A caminho de um novo feudalismo. A duas classes. Por causa da globalização e de uma sociedade, demitida de pensar, a que já não interessam cernes dos problemas. Li num post anterior: Sócrates foi exonerado. Publique-se e faça-se saber.
GostarGostar
O governo de Socrates é mais do mesmo.
Depois de cumprir de forma arrastada a última legislatura sem fazer qualquer remodelação, a não ser aquelas em que foi obrigado, Socrates perde agora a oportunidade de realizar uma verdadeira mudança politica, escolhendo mal os seus ministros.
Vamos ter mais do mesmo, vai ser um governo que se vai arrastar até às próximas eleições, e é para isso que Socrates escolheu estes senhores.
O cenário ainda se torna pior quando olhamos para a oposição:
PSD desfeito, CDSPP ansioso pelo poder, BE silencioso, CDU mais do mesmo, Cavaco continua a justificar-se…
Este Portugal, merece mais e melhor, pelo menos mais respeito por quem ainda vota.
VIVA PORTUGAL
GostarGostar
Banda desenhada preferida: Bilal
Título: A Aridez da Falsidade
GostarGostar
Não sei exactamente como quando ou porque me distraí e permite que a Anónima33 se apropriasse de um nick que não é o seu. Os posts #58 e #60 são da autoria de Anónima 33. Fica portanto a correcção.
GostarGostar
Ao Anónimo as minhas desculpas.
GostarGostar
CAA em parte tem razão quando fala que são velhas figuras, acho inacreditável que um individuo como Augusto Santos Silva seja ministro de um Governo do meu País.
Mas há uma coisa que discordo de sí, a maior falha deste governo e ter demasiadas figuras “independentes” e o motivo é simples, falta de peso e de capacidade e experiência política.
Eu não gosto de Sócrates nem votei nele, mas já que o homem ganhou o Governo deve ser o mais estável possivel e isso só se consegue com ministros fortes e políticos capazes, e não estou a ver Isabel Alçada (gostei muito dos seus livros quando era puto) a conseguir impor politicas necessárias na educação.
Posso estar enganado, afinal Teixeira dos Santos também esra visto como “tecnocrata” e saiu-se um politico razoável, mas o que era necessário para um governo que tem que manobrar muita política era um governo de politicos.
Sim eu sei que voçê não gosta dos politicos profissionais, mas seriam a melhor opção. e o PS tinha lá alguns que podiam fazer um trabalho bem melhor que Santos Silva, Alçada e afins.
Cumprimentos
LT
GostarGostar
Diz Jorge Paulo “o importante, é a mãe do Sócrates ser testemunha de jeová, e ter sacudido as moscas aos jornalistas; .”
A mãe de Sócrates nunca aparece, tem um low-profile que é lowíssimo. E tem razão em o ter. Mas se quando aparece, se enfada terrivelmente com os jornalistas claro que isso tem significado polºitico e meta-político.
A mim interessa-me a psicologia, primum movens de todas as acções humanas. Ter visto aquela mulhereca, que não é nenhuma senhora, diz capítulos inteiros sobre a personalidade do PM. Portanto analisar e compreender a personalidade daquela mulher, seca, pequenina, amarga, com mau feitio e uma perfeita non-entity é crucial para entender a personalidade do PM.
GostarGostar
Perceber a mãe do Imperador é perceber o Imperador e todos os seus servos.
GostarGostar
E o governo que temos é composto de servos antigos e novos.
GostarGostar
Santa paciência !!!
Agora até a mãe do Socretino interessa para perceber e melhor compreender a figura !
GostarGostar
O sr. CAA esquece-se de um pequeno pormenor, a subsidio-dependencia é que ganhou as eleições para o PS.
S.G.
GostarGostar
# 67 OUTSIDE afirma recorrendo a uma Santa, já que pela razão não vai lá:
“Santa paciência !!!
Agora até a mãe do Socretino interessa para perceber e melhor compreender a figura !
Claro, ou você acredita na geração espontànea?
Leia Sófocles. Interprete Clitmenestra e Medeia. Explique-me o que faz Ariana em Naxos?
Só depois terei paciência de lhe responder.
GostarGostar
# 67 OUTSIDE afirma recorrendo a uma Santa, já que pela razão não vai lá:
“Santa paciência !!!
Agora até a mãe do Socretino interessa para perceber e melhor compreender a figura !”
Claro, ou você acredita na geração espontànea?
Leia Sófocles. Interprete Clitmenestra e Medeia. Explique-me o que faz Ariana em Naxos?
Só depois terei paciência de lhe responder.
GostarGostar
Luís Amado: “Só oiço dizer mal de Portugal em Portugal”11… http://bit.ly/9H5MpE
>–Não é de agora.
Em Portugal sempre se disse muito mal de portugal, o que é agora fala-se mais alto , que no tempo da outra senhora ninguém se atrevia a falar alto que os pides batiam muito.
GostarGostar