Aditivos
Há mais de um ano, rebentou uma guerra entre as petrolíferas que se dedicam ao retalho e os hipermercados que também vendem combustíveis, a propósito dos aditivos. As petrolíferas garantiam que os combustíveis vendidos nos postos dos hipermercados eram piores, pois não tinham “aditivos”, os segundos asseguravam que os seus combustíveis eram exactamente iguais aos vendidos pelas primeiras. Nunca percebi quem tinha razão nesta polémica (confesso que nunca notei grande diferença entre uns e outros, nem sequer entre os combustíveis comuns e os mais caros ditos “premium“, que experimentei por desfastio). Com o crescimento da quota de mercado dos hipermercados, a GALP teve uma ideia genial: criar um posto de abastecimento que vende combustíveis a preços de hipermercado, avisando, porém, os clientes que ali pretendam abastecer que estão a comprar produto de segunda categoria (ou terceira, considerando os premium), pior para os motores e para o ambiente. Como a generalidade dos consumidores não tem um laboratório de análises em casa e as diferenças entre uns e outros são difíceis de medir em condições de utilização normal (“mais 30 km por depósito” obtêm-se mais depressa reduzindo a velocidade do que mudando de combustível), acreditar ou não nas vantagens dos combustíveis aditivados é uma pura questão de fé (ou de marketing). A publicidade gratuita que a Galp obteve hoje (relançando, além disso, a dúvida sobre os combustíveis low cost dos hipermercados) vale bem os 15 cêntimos por litro que está a perder em Setúbal.

Devagar devagarinho, o boicote vai surtindo efeitos.
Mesmo a preços idênticos, vou continuar a consumir aquele horripilante gasóleo vendido no Pingo Doce.
GostarGostar
Há muito tempo que não via tanto cinismo e tanta hipocrasia!
GostarGostar
Há muito tempo que não via tanto cinismo e tanta hipocrasia!
A Galp é realmente asquerosa!!!
GostarGostar
Façam como eu.
Andem a pé e mandem essa corja das petrolíferas para aquele sítio que o C.Queiroz mandou!
GostarGostar
Quem estiver com problemas para adormecer, vá à RTP ouvir o JMF no Prós&Prós.
GostarGostar
Eu estou a ver um conjunto de nabos contratados para defender os pedófilos.
Quando a Fatinha falou nas vítimas o bastonário da coisa engoliu em seco, hesitou e quase perguntava «quais vítimas, quais vítimas».
Na América as correntes a esta hora já tilintavam nos presídios….
País de pedófilos, corruptos, maus, feios e porcos!
GostarGostar
Cinco em um.
Diz o representante da Galp que os aditivos, amigos do ambiente, benéficos para a saúde do motor, mais não sei que qualidade, ainda tornam mais rendível o mesmo litro da essência do oil, que, portanto, rende mais.
E com isto me convence a deixar os super às moscas para ir, finalmente, encher à Galp superior.
GostarGostar
Este país mete nojo. Quem o descreveu bem foi o Jorge de Sena. Está lá tudo, na sua obra. E esse bastonário… prefiro nem comentar.
GostarGostar
O bastonário se tivesse vergonha na cara, dirigia-se à Ponte 25 de Abril e dava um sato Tejo abaixo!!!!
GostarGostar
(meio off-topic)
Carlos,
se tiveres carro a gasóleo faz a seguinte experiência:
1) Limpa bem a ponteira do escape;
2) Durante 10.000km mete só o gasóleo mais caro – de qualquer gasolineira – e verifica o estado da ponteira;
3) nos 10.000km seguintes mete o gasóleo mais barato que encontrares e verifica o estado da ponteira.
4) como a ponteira estiver num caso e noutro é como estão filtros, bomba injectora e injectores
GostarGostar
É curioso que a vítima convidada para o Prós, é das pessoas com aspecto mais saudável.
GostarGostar
Helder,
conte-nos lá as diferenças que encontrou. Não me faça fazer uma experiência de 20.000 km.
Obr
GostarGostar
A gente percebe Arlindo, a sua projecção sobre os outros daquilo que lhe vai na alma.
Que lhe faça bom proveito, pois não sou consumidor da espécie.
GostarGostar
Prós&Prós na RTP1: Daniel Oliveira uma voz lúcida sobre o tema Casa Pia!
GostarGostar
Anti-Socialista 8,
“Pátria vil e canalha !”
Jorge de Sena.
Quanto a este bastonário, um catavento que, se necessário, se desdiz no minuto seguinte…
GostarGostar
Um país governado
GostarGostar
Errata:
Um país governado E SUPORTADO por muita gente merdosa !!
GostarGostar
Qual e a diferenca entre onde vivi e vivo? Onde vivi os pedofilos sao condenados ao fim de 7 anos e, quando condenados, saem em liberbade e apelam, permitindo a prescricao do crime. O mesmo acontece aos politicos. Onde vivo, os politicos e pedofilos sao investigados, julgados e condenados em menos de 1 ano e cumprem a pena logo apos a condenacao. Se quiserem apelar devem faze-lo enquanto cumprem a sentenca. Go figure!!!!
GostarGostar
No Prós e contras de hoje ajuda-se a criar condições para uma decisão de sentido contrário na Relação não quase “sensação”. Um mau serviço às inúmeras vítimas e a nossa desgraçada justiça.
GostarGostar
Desde há anos e sobretudo após a leitura da sentença, assiste-se a uma nítida e bem organizada campanha desculpabilizante dos condenados, os mais e menos mediáticos.
Não parará tão cedo, até formatar na opinião pública acéfala, o sentimento de que a juíz Ana Peres é incompetente –quiçá manobrável–, os pedófilos injustiçados e as vítimas “uns garotos”.
Tudo, já tudo é possível neste sítio !
GostarGostar
Amador 19,
Onde quer que esteja, nunca empreenda uma viagem de regresso total a esta “Pátria vil e canalha !” Ficará desenraízado e constrangido !
Venha ao sítio para ver familiares e amigos, comer um bom cozido à portuguesa e regresse.
GostarGostar
A maioria desta populaça-NADA, esta mesclada PATIFARIA (indigentes, “famosos” ou governantes) é a consequência duma aculturação caboucada durante séculos onde as vidas foram facilitadas pelo amiguismo, pelo favor, pelo esquema, pela corrupção. Pelo dinheiro mais ou menos fácil e muito fácil se provindo de ilicitudes, pequenas, médias, enormes e gigantescas se conectadas com o Estado…
O valor humano, social, profissional, o carácter, é já motivo de chacota pelos amanuenses e apparatchiks, pelos abusadores de poderes.
Portugal pariu isto ! — tríades e mais tríades !
GostarGostar
Ainda sobre o caso Casa Pia:
Tenho já uma certa percepção de que a chamada “opinião pública” (via net, TV’s, jornais e rádios, mais conversas), ‘sente’ que os condenados o foram injustamente…
Parabéns para os “injustiçados”: numa terra de ignaros, de parvos, de incultos, de novela-dependentes, conseguirão “a salvação”, a beijoca solidária, o apertado abraço digno de machos !
GostarGostar
O bastonário perde a Razão quando atacam o seu mui querido PS. Poderia ser grande se fosse independente. Mas o polvo estende-se a todos os cantos e recantos da sociedade portuguesa, e até as mentes mais educadas e instruídos defendem irracionalmente o indefensável. Ainda há-de vir quem escreva sobre a acção nefasta do socialismo no povo português, desde que a «religião» se começou a instalar na segunda metade do século XIX até ao golpe final no pós-25 de Abril. Este bastonário, se fosse elevado de espírito, não andaria a vociferar que o caso Casa Pia foi uma tentativa de decapitar o PS. Aliás, para que servem ordens e bastonários? Não deveria haver liberdade dos profissionais criarem as suas próprias organizações e colégios? A regulação não poderia ser feita pelo Estado em associação com as Universidades e as sociedades científicas?
Para que servem as Ordens?
GostarGostar
#24,
Plenamente de acordo.
GostarGostar
MJRB
Estive ai ha pouco tempo pois as raizes continuam fortes, e nao me deliciei com um bom cozido. Devido a experiencias dum passado recente, sou obrigado a ter muito cuidado com o colesterol. Quanto ao stress, nao o consigo controlar quando vou ai. As frustracoes e as desilusoes com muito do que se passa no nosso pais tocam-me e sou obrigado a sentir-me ofendido ainda que nada tenha a ver com tudo isso.
GostarGostar
Quem é que leva a sério o bastonário?
Até ver, só o macaco Tião.
Um mercenário do poder.
GostarGostar
MJRB, infelizmente penso que a pederastia e a pedofilia homossexual poderá ser mais prevalente na sociedade portuguesa do que à partida possamos pensar. A minha empregada relata que há décadas atrás, havia industriais cá do Norte e donos de quintas que tinham os seus rapazinhos para fazer os «favores». Em tempos de pobreza, fome, miséria, este canalhas roubavam a inocência a rapazes e raparigas. Para além disso, até rebentar o escândalo Casa Pia corriam boatos de prostituição de rapazes pobres na Ribeira, e consta que entre os clientes estavam dois conhecidos professores da UP. Tal como no Parque Eduardo Sétimo, toda a gente sabia, mas ninguém dizia nada. Impressionante, e assustador.
GostarGostar
MJRB,
a populaça não se incomoda porque ela própria é corrupta. E como a libertinagem escandaliza mais o libertino (frase do Marquês de Sade), o povão ulula vitupérios quando rebentam os escândalos de corrupção. Hipócritas! As cunhas nas autarquias, na Caixa Agrícola ou na CGD, os atestados comprados, as licenças de urbanismo, e tanta, tanta outra coisa… Hipócritas!
GostarGostar
Ainda sobre este bastonário: hoje, perdeu de vez o meu já relativo respeito, por se achar superior a tudo e a todos. Catalina Pestana, para ele, não tinha o direito de tanto tempo de antena desde há anos, mas ele próprio já contabilizou o tempo de antena desde os primeiros momentos em que comentava casos jurídicos ? Desde a pré-candidatura a bastonário ? Desde que entendeu –ou necessita– defender Sócrates ? Desde que ocasionalmente surge para dizer disparates ?
GostarGostar
O mais caricato é que ele comenta os casos, tira partido, e sem vergonha nehuma na cara, diz que que não conhece nem leu os processos…
Grande biltre!
Ele próprio disse em tempos que o Soares Jr. ia a África à cata de elefantes, ou dos cornos destes…
GostarGostar
Anti-Socialista 29
Sobre os casos “nortenhos” que menciona, quem sou eu para duvidar ?
Houve prostituição de menores no Parque Eduardo VII ? Em Belém ? Que provas tenho eu para duvidar ?
“Acho” preocupante a inalterável tendência da populaça-NADA para condescender –e quiçá ‘compreender’– os “famosos”, colocando “as mãos no lume” pelos mesmos (nunca tendo privado com eles…), e culpar, desconfiar, ostracizar de imediato o vizinho, o conhecido ou o amigo, indiciado pelo mesmo crime do “famoso”…
Pode-se contar com esta populaça-NADA para algo de interesse comunitário ou nacional ? Não !
(É a mesma populaça que vê a contestação na rua por detrás das persianas, dos seus ‘rendilhados’… Se a contestação é vencedora, assoma à porta; se a contestação(que até pode defender os seus direitos e bens) é massacrada, ‘apaga a luz’ e fecha portas e janelas…).
Raios partam tantos programas inócuos nas TV’s, que formatam o cérebro desta gente !
GostarGostar
Arlindo Da Costa 32,
A eleição deste bastonário é uma consequência muito directa do estado calamitoso, desinteressado, dos seus pares e da justiça tuga.
E esse estado desinteressado tem muitas nuances e interesses…
Provavelmente só muito poucos juristas restam neste sítio(mas sem poderem ascender a cargos decisórios, tamanhos são os entraves de partidos, de poderes, da economia, da finança, das seitas !…) para defenderem os verdadeiros interesses da sociedade.
(Tive agora um flash: até o cantor Vitorino é membro da Maçonaria…Ao que isto chegou ! Quem te viu e ouviu !…)
GostarGostar
O cantor Vitorino, o revolucionário?
Na Maçonaria?
Isto tá tudo doido!
GostarGostar
35,
Desde há uns seis, sete anos.
(Ora, ora, é o já ‘natural’ mercado de “transferências” num país com poucos públicos e saturados ‘palcos’…).
GostarGostar
E eu que pensava que os comunistas (penso que o Vitorino seja simpatizante do PCP, embora durante o PREC ele andasse mais na pedalada da UDP) estavam imunes a essa sociedade secreta de tráfico de influências (Maçonarias) que há muito devia ser investigada e indiciada como associação ilícita, para não chamar outra coisa que está elencada no C.Penal.
GostarGostar
Estou cada vez mais convicto que se a populaça-NADA soubesse, com provas irrefutáveis, como e por quem –incluindo sabujos que gravitam nos corredores do poder, do autárquico ao ministerial– é enganada, sugada, explorada, troçada, amesquinhada, NADA faria nem perguntaria.
(Está completamente anestesiada…).
GostarGostar
37,
V. se o conhecesse nos anos 1970’s, 1980’s…Não o reconheceria hoje !
O Zeca Afonso, se “o além” existe, decerto já lhe desligou o microfone !
(Nada tem a ver com o PC).
GostarGostar
#39:
Eu bem me parecia. O gajo agora é um burguesonho da socialite rosa choque e das capelinhas «artísticas» do poder.
Eu bem me parecia que o partido do tio Jerónimo não vai com esses aventaleiros, republicanos da treta, vulgares trafulhas e traficantes de influências.
Realmente se o saudoso Zeca «viesse» cá baixo à Terra, morria uma segunda-vez, quando visse tanto oportunismo e chulismo!
GostarGostar
Há comentadores que são autênticas pragas.
A Zazie ainda se suporta, pelo saber de História que verte.
Já o MJRB, é um pobre exibicionista que repete e repete sempre as mesmas ideias com as mesmas frases-tipo, “populaça-NADA”, numa tentativa ridícula de se mostrar elite, quando não passa de panache.
GostarGostar
Eu conheço n gente que utiliza combustíveis de hipermercado há já muito tempo.
Mesmo que venham a ter problemas (que ainda não tiveram) com injectores sujos, etc, a diferença de preço fase à carga / volume de quilómetros percorridos, continuará a valer bem a diferença.
GostarGostar
Prós&Contras
Foi um *gozo* ver o Daniel Oliveira expor EXACTAMENTE as MESMAS razões EXACTAMENTE pelas MESMAS palavras que o CCruz.
Haverá ALGUEM que duvide QUEM È O CHEFE?
GostarGostar
Lá veio o sobrinho das tias a fazer de Bibi nos comentários.
Estranhamente (e talvez não) não tem feito referência a elas (tias) que o violaram (mentalmente) anos a fio.
GostarGostar
De todas as maneiras eu gostaria de saber porquê que o combustivel nos postos das petrolíferas em Portugal é mais caro que na Suiça?! Alguém que me explica por favor.
GostarGostar
40.Arlindo da Costa disse
7 Setembro, 2010 às 2:18 am
. . . Eu bem me parecia que o partido do tio Jerónimo não vai com esses aventaleiros, republicanos da treta, vulgares trafulhas e traficantes de influências.
****
O Tio Jerónimo (Geronimo à Pele Vermelha) vai disputar a 1ª volta, obter os seus 10%zinhos da praxe e DEPOIS COLAR-SE AO PATETA ALEGRE, se este tiver a sorte de prosseguir: C´est la vie d´un Staliniste au XXIème siècle
. . .
GostarGostar
#10, Helder,
Dou-te um truque de oficina, para GASÓLEO:
1) Atesta com o combustível mais barato.
2) Em cada três atestações, num depósito completo, coloca cerca de meio litro de óleo 15W40.
3) Ponteiras limpas, etc.
O que é que pensas que são a essência dos tais propalados aditivos? Cadeias orgânicas mais longas e os mesmos aditivos que existem no óleo 15W40. Para fazer a diluição não vale a pena usar óleo sintético (o mais caro). Usa-se o mais barato. Já agora, o aditivo por excelência ao diesel é o bio-diesel em proporção 1/5. (deve ser por aí que ficam melhores para o ambiente)
O 15W40 era aditivo que eu usava (proporções adaptadas) nos jipes e camiões das empresas em que era o director de manutenção. Quanto ao filtro de gasóleo, o que te posso dizer é isto: não deixes o gasóleo chegar à reserva, pois é lá que se concentram as impurezas.
— Para gasolina há um procedimento análogo.
GostarGostar
Os aditivos existem para os mais variados produtos, com o fim de os potenciarem, ou artilharem.
A minha tia La Salette, por exemplo, não consegue beber o café sem um aditivo, um pingo de cognac.
GostarGostar
Mais um truque, um golpe de mestre da nossa GALP.
Primeiro compra tudo o que é bomba da concorrência, como só faltam as dos hiper,abrem-se novas, as ditas para o povinho…
Pena é que a nossa autoridade da concorrência continue a ser um exemplo de incompetência.
Já agora vejam os preços da gasolina em Espanha, se derem uma volta por lá, é só atestar…depois sai o totoloto, mesmo sem jogar…
GALP PORTUGAL
Gasolina 95: 1,399€ Gasoleo: 1,179€
ESPANHA
Gasolina 95: 1,174€ Gasoleo: 1,093€
Ainda falam da crise Espanhola!
GostarGostar
#19, Amador,
Os Estados Unidos têm uma imprensa forte e independente. Se um escândalo não for noticiado pelo New York Post, sê-lo-á pelo Washington Post ou pelo Chicago Tribune. Se não estiver nos alinhamentos da CNN, estará na Fox News. Se não estiver na Fox News, estará na NBC e na CNN. Ninguém, por isso, que prevarique está a salvo. O jornalismo de investigação é a consciência da nação americana.
Exactamente como em Portugal!
O Expresso é um jornal de recadinhos. O Público está agora amestrado e o I defende os interesses do Grupo Lena (TGV, Travessias, Parque Escolar). O DN e o JN já foram aceitáveis, agora são do PS. O Correio da Manhã, parece ser a aldeia gaulesa, resisitindo ao invasor socialista, mas continua a ser o jornal das catástrofes da tias e das avós. A isto estamos reduzidos, a papagaios da central de informação socialista.
Onde os jornalistas são fracos, os corruptos dormem descansados.
GostarGostar
Cum caraças, o tema não era sobre combustíveis???
GostarGostar
Dsvpg 41,
E logo eu, “panache”…
Sente-se arranhado pelos meus comentários ?! Não os leia, carago !
GostarGostar
50.Joe Bernard disse
7 Setembro, 2010 às 10:36 am
Cum caraças, o tema não era sobre combustíveis???
********
. . . e não acha que a submissão da Imprensa diária ao P.S. nao é um problema combustível?
GostarGostar
@ Licas
Tem toda a razão.
É combustível e de categoria!!!
GostarGostar
O Bibi dos comentários. violentado mentalmente pelas tias, já veio aqui dar o ar da sua graça.
GostarGostar
Como (re)establecer a concorrência, nos preços dos combustíveis:
Estão todos ao mesmo preço? OK. A partir de uma divulgada data, ninguém usa os combustiveis (por ex.) da Galp. Ao fim de uns dias a Galp não aguenta e baixa o preço. Todos mudam **SÓ** para a Galp. Os outros são “obrigados” a nivelar. Repete-se o processo. Simples.
Com a colaboração dos meios de Comunicação e com a redes sociais (internet, Tlmóvel) , este sistema obriga à “concorrência” entre as marcas.
GostarGostar
Vou repetir o meu comentário anterior:
Será algum projecto de dumping?
A ser assim baixem ainda mais os preços para serem mais eficazes. Nós, os consumidores agradecemos.
GostarGostar
27.Arlindo da Costa disse
7 Setembro, 2010 às 1:10 am
Quem é que leva a sério o bastonário?
Até ver, só o macaco Tião.
Um mercenário do poder.
************
JÁ HÁ TEMPOS QUE O CHAMO DE
________BESTANÁRIO
Também notei desde sempre que ele é sede de ideias basculantes, de tal maneiar que se quisermos seguir-lhe o raciocínio vêmo-nos às aranhas pois de uma frase para a seguinte é capaz de desdizer-se completamente.
GANDA ESPÉCIME . . .
GostarGostar
Num país de merd#,
não há uma ASAE,
uma inspecção,
uma autoridade da concorrência,
uma defesa do consumidor,
uma polícia criminal,
um Ministério Público,
um ministro,
um governo,
…
ninguém,
para esclarecer o consumidor e tratar dos abusadores? Se os há?
Ninguém?
Será preciso um maluco qualquer ajustar contas, pelas próprias mãos?
GostarGostar
A diferença entre o combustível aditivado e não aditivado pode ser comparada à diferença entre um azeite extra-virgem e um azeite corrente.
Todos cumprem a legislação mas um tempera melhor que o outro e todos achamos natural que tenham preços diferentes. Nalguns estomagos mais fracos o azeite corrente pode causar azia e um gasto adicional em Kompensam. No combustível não aditivado passa-se mais ou menos o mesmo. (Atenção: não vivo do petróleo, só gasto).
Quanto a uma recomendação de um leitor para colocar óleo lubrificante no gasóleo… Quem vier atrás que feche a ventilação para o fumo não entrar.
GostarGostar
GostarGostar
Obs: convém esclarecer que a muito ligeira melhoria que admiti na mensagem precedente deve ser entendida na comparação de um gasóleo “de marca” aditivado com um gasóleo “low cost” comum.
GostarGostar
PERCURSO DIÁRIO : V.N.GAIA-PORTO(centro)-PAÇOS DE FERREIRA
CONDIÇÕES E CONDUÇÃO IGUAIS EM TODAS AS FASES.
MOTOR 1600 HDI
6 DEPÓSITOS CONSECUTIVOS COM GASÓLEO ESPECIAL média 5,6/100
6 IDEM NORMAL 5,4/100
6 IDEM BARATO 5,1/100
OS ADITIVADOS SERÃO MENOS POLUENTES EM CONSUMOS IGUAIS.
GostarGostar
#62
«6 DEPÓSITOS CONSECUTIVOS COM GASÓLEO ESPECIAL média 5,6/100
6 IDEM NORMAL 5,4/100
6 IDEM BARATO 5,1/100»
Não terá trocado os valores?
GostarGostar
#63
Também achei um pouco estranho mas passível de ser explicado de várias maneiras. Repito o que disse: experiências reiteradas, atenta e rigorosamente observadas permitem-me assegurar que um carro igual ao que utilizo consome rigorosamente a mesma coisa, independentemente de se tratar de gasóleo aditivado ou gasóleo “barato”.
A explicação para o testemunho apresentado pelo Mário Almeida – pelo menos aquela que se me afigura como mais provável – é a seguinte:
1- as experiências foram realizadas precisamente na ordem em que as registou;
2- as primeiras experiências foram realizadas em meses com temperaturas médias baixas
3- as últimas experiências foram realizadas com temperaturas médias mais elevadas.
A razão para crer nesta hipótese: as diferenças registadas (apesar de se tratar de um veículo com características diferentes do meu) estão quase dentro daquelas que observo nos picos térmicos: +/- 0,4 l/100km. A temperatura ambiente tem muito mais importância enquanto factor de consumo do que aquela que geralmente se lhe atribuí.
(Havia muita coisa a dizer sobre este assunto mas não quero enfastiar ninguém…)
Mas gostava de acrescentar uma coisa: A GALP deveria ser coagida a demonstrar as “vantagens” que apregoa em publicidade enganosa. Deve haver legislação acerca do assunto, “autoridades da concorrência”.. Há, não há?
GostarGostar
não percebo isto sinceramente..é q há já duas semanas pelo menos que aqui em coimbra as bombas low-cost do fórum passaram a ter a designação de galp continuando com os preços ao mesmo nível..
hoje por exemplo, abasteci gasóleo 1,099 € …
puro marketing?
estratégia?
setubal será porventura um mercado bem mais importante..é por isso?
na percebo..
GostarGostar
#63
OS VALORES APRESENTADOS ESTÃO CORRECTOS.
#64
A ORDEM DOS RESULTADOS FOI A SEGUINTE :
GASOLEO BARATO- SET/OUT/NOV/DEZ 2009
GASOLEO ESPECIAL- JAN/FEV/MAR/ABR 2010
GASOLEO NORMAL – MAI/JUN/JUL/AGO
ANTES DESTE ENSAIO, TINHA OUVIDO A TRÊS CONDUTORES, NA OFICINA ONDE PRESTO ASSISTÊNCIA, QUE O GASOLEO ESPECIAL ORIGINAVA UM MAIOR CONSUMO. COMO ESTRANHEI, RESOLVI FAZER O TESTE. OS RESULTADOS NÃO ENGANAM,
PESEM AS ALTERAÇÕES DE TEMPERATURA QUE NÃO JUSTIFICAM TAL DIFERENÇA.
OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS.
GostarGostar
O gasóleo especial é, segundo sei, gasóleo com biodiesel na proporção de 1/5 ou 1/6. O biodiesel é normalmente produzido dos óleos usados pelos restaurantes, com o auxílio de soda cáustica e álcool metílico ou etílico.
Agora, se tentarem fazer biodiesel em casa (e podem), levam uma multa. Parece estranho, mas é verdade.
As fábricas diversas de biodiesel deste país vendem toda a produção para a Galp. Nos camiões que estavam sob o meu comando a cada mês quimavam um depósito de gasóleo com cinco litros de +oleo misturado. Limpa-se assim os injectores que é uma beleza.
GostarGostar