Saltar para o conteúdo

Os homenzinhos que gostavam do vermelho *

7 Julho, 2011

O início do julgamento de quatro líderes dos Khmers Vermelhos no Cambodja gerou várias notícias. Quem as lê fica com a convicção de que aquele país foi governado durante um breve período por um grupo de gente que além de gostar do vermelho é agora acusada da morte de dois milhões de pessoas. O que unia esse grupo designado como Khmers Vermelhos? As notícias são quase sempre omissas sobre a pertença ideológica destes homens e da fundamentação política para o genocídio que levaram a cabo.

Sintomaticamente Denise Affonço, uma cidadã cambojana em cuja ascendência ainda existem portugueses e que em 1975, tal como milhares de cambojanos teve de abandonar a capital, Phnom Penh, acabada de conquistar pelos Khmers Vermelhos, na entrevista que em 2009 deu à Antena 1, começa precisamente por interrogar o entrevistador sobre a forma como os khmers são designados entre nós: “Eu não sei como é que dizem aqui, se Khmers Vermelhos ou Khmers Comunistas mas de facto os Khmers Vermelhos são os Khmers Comunistas.” (Aliás vale a pena ouvir a entrevista no siteda Antena 1 porque quando Denise Affonço expressa a sua condenação do comunismo o entrevistador não arranja nada mais adequado para lhe perguntar do que isto: “Tendo em conta tudo aquilo por que passou, nunca mais foi possível para si acreditar em sociedades perfeitas?” Ou seja, segundo esta pergunta, o comunismo continua a ser uma sociedade perfeita na qual Denise Affonço, por razões pessoais, não consegue acreditar. Imagina-se esta pergunta a ser feita a alguém saído dos campos nazis ou fascistas?)

Não só os Khmers Vermelhos eram comunistas como a experiência cambojana era enaltecida nos anos 70 do século passado nos meios intelectuais europeus como a versão mais pura do comunismo: a moeda fora abolida, toda a propriedade tinha sido nacionalizada e até as diferenças entre a cidade e os campos tinham sido extintas, pois os habitantes das cidades foram obrigados a partir para os campos para serem reeducados. Um número indeterminado acabou a morrer de fome e esgotamento como sucedeu a uma das filhas de Denise Affonço. Outros foram levados pelas autoridades sem que mais se soubesse do seu paradeiro, como aconteceu com o seu marido. E outros como ela mesma sobreviveram para contar e para se confrontar com a estranha condescendência da opinião pública ocidental perante os crimes do comunismo.

Quando se tornou impossível continuar a escamotear os dois milhões de mortos em consequência da fome e da violência a que o comunismo conduzira o Camboja, no Ocidente o regime deste país foi sendo cada vez menos identificado pela sua filiação no universo das ideologias para se tornar numa espécie de quadradinho no catálogo das cores: os Khmers deixaram de ser socialistas e comunistas para se tornarem exclusivamente Vermelhos, como se os seus crimes não fossem o resultado da sua ideologia mas sim do acaso ou quiçá por terem um problema de sarampo mal resolvido.
*PÚBLICO

45 comentários leave one →
  1. João Lisboa's avatar
    7 Julho, 2011 10:42

    Eles – les Rouges – estão por todo o lado!!!…

    http://lishbuna.blogspot.com/2011/07/estes-americanos-estao-cada-vez-mais.html

    Gostar

  2. D's avatar
    7 Julho, 2011 10:55

    Por que motivo, a partir de 5 de Junho, os números diários dos juros da divida pública e os cortes de rating deixaram de ser escarrapachados aqui com letras garrafais?
    A Helena, por acaso sabe?

    Gostar

  3. A. Silva's avatar
    A. Silva permalink
    7 Julho, 2011 11:03

    Este post é de uma desonestidade e de uma falsificação histórica a todos os niveis.
    Quando a helena diz: ” a experiência cambojana era enaltecida nos anos 70 do século passado nos meios intelectuais europeus como a versão mais pura do comunismo”, deve estar a referir-se à própria (helena matos) e aos seus amiguinhos fanáticos anti-comunistas, que polulavam em pretensas organizações comunistas (tal como os khmers) e que hoje se arrastam plos corredores dos poderes mais bafientos e reacionários.
    Helena omite propositadamente que khemers vermelhos, foram corridos pelos comunistas cambodjanos com a ajuda do Vietnam em 1979 , assim como omite que até aos anos 90, os khmers vermelhos apesar de já não governarem, mantinham a representação do país na ONU graças ao apoio do governo (comunista?) do EUA, país que também os apoiava na guerrilha que os khmers mantiveram contra o governo do Cambodja.
    Um pouco de seriedade não lhe ficava mal!

    Gostar

  4. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    7 Julho, 2011 11:05

    o socialismo é sempre fascista:
    o social-fascismo ou comunismo é igual a todos os outros.
    atenção Sr Ministr Nuno Crato:
    entem Lisboa temos ainda o gangue dos profs mais velhos e desactualizados que se atribuem os previlégios nas escolas.

    Gostar

  5. josegcmonteiro's avatar
    7 Julho, 2011 11:06

    Se houvesse sociedade perfeita a Terra seria o Céu.
    Texto confuso. Os comunismos e as inquisições tiveram os seu tempo.
    J. Gil

    Gostar

  6. certo's avatar
    certo permalink
    7 Julho, 2011 11:20

    Eu também digo, esses reds, rouges, vermelhos, c… estão por todo o lado, como quem quer tudo, matando a direito e a torto, porque, dizem eles, já somos de mais.
    João Porto
    http://lishbuna.blogspot.com/2011/07/estes-americanos-estao-cada-vez-mais.html

    Gostar

  7. certo's avatar
    certo permalink
    7 Julho, 2011 11:31

    E visto assim, como o diz A. Silva, trazendo à colação a verdade histórica que persegue a Helena Matos, de boa consciência como os pagadores de assassinos da América, está deslindada a questão, que os Kmers vermelhos foram uma fação de erxtremistas, avessos a comunistas, que perseguiram, a gosto dos invasores maricanos que o post, por exclusão, enaltece, com certeza.

    Gostar

  8. Contumaz's avatar
    Contumaz permalink
    7 Julho, 2011 11:41

    Helena
    Estás melhor do estômago, depois do murro que levaste?
    O Alforreca e o Esclerótico também se andam a queixar.

    Gostar

  9. José Manuel Moreira's avatar
    José Manuel Moreira permalink
    7 Julho, 2011 11:42

    Parabéns HM. Um excelente texto. Certeiro e corajoso como sempre. jmm

    Gostar

  10. trill's avatar
    7 Julho, 2011 11:45

    “Helena omite propositadamente que khemers vermelhos, foram corridos pelos comunistas cambodjanos com a ajuda do Vietnam em 1979 , assim como omite que até aos anos 90, os khmers vermelhos apesar de já não governarem, mantinham a representação do país na ONU graças ao apoio do governo (comunista?) do EUA, país que também os apoiava na guerrilha que os khmers mantiveram contra o governo do Cambodja.”

    eu sabia que tinha sido o Vietnam comunista que tinha libertado os cambojanos. Até vem nos guias de viagem.

    Gostar

  11. trill's avatar
    7 Julho, 2011 11:47

    eu sabia que tinha sido o Vietnam comunista quem tinha libertado os cambojanos. Até vem nos guias de viagem não comunistas…

    Gostar

  12. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    7 Julho, 2011 11:54

    Homezinhos está incluindo também mulherzinhas?
    Como sao estes ex-maoistas…meu deus como sao com é como nos sairam…de revisionistas sem “revisarse”.

    “No poder, o Khmer Vermelho realizou um radical programa que incluiu o isolamento do país das influências estrangeiras, o fechamento de escolas, hospitais e fábricas, a abolição do sistema bancário, finanças e da moeda, a proibição de todas as religiões, o confisco de toda propriedade privada e a transferência da população de áreas urbanas para fazendas coletivas, onde o uso de trabalho forçado era generalizado. O intento desta política era transformar os cambojanos em um “Velho Povo” através do trabalho agrícola. Estas ações resultaram em mortes em massa devido a execuções, fadiga, doenças e fome”.

    Ou seja que os khmeres vermelhos nao faziam más que aplicar o librito vermehlo de um tal Mao. As receitas do grande timoneiro. Querese dizer que erao portanto super-maoistas…

    E olha até onde estes ex- chegaram a influir na Europa. Até a dirigir (bom na realidade real dependendo do que a generosa Merkel as vezes ) lhe deixa até nas reuniones lideres da Europa…como se chama, este, este…um tal Durao.

    Gostar

  13. licas's avatar
    licas permalink
    7 Julho, 2011 11:56

    E foi bonito de se ver no AVANTE em 1975 , com Cunhal, os persistentes,
    e violentos artigos acusando de genocídio os tais Kmers Vermelhos . . .
    NEM PIO. (Tal como os assasinios nos GULAG).
    O que é assustadsr é que por mera questão (bolha) idiológica (para o Chávez
    é indiológica) se passe uma esponja por esses *episódios* .
    São Nazis , mas vrmelhos. . .

    Gostar

  14. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    7 Julho, 2011 11:56

    Porque cuando a HM comenza com os kmeres vermelhos si um busca rápidamente encontra uns parentes mais perto do occidente quais os kmers- talibans de Afganistao?

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    7 Julho, 2011 12:03

    Aliás, segundo o entrevistador da Antena 1, essa pessoa
    esteve inserida num estado QUASE PERFEITO, e vem
    agora com exaltações OBSCURANTISTAS, REACIONÁRIAS,
    e iMPUDENTES …
    Vão dar banho ao cão !!!

    Gostar

  16. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    7 Julho, 2011 12:09

    por acaso o tema é bastante actual, não se desse o caso de Portugal ir a caminho da sociedade perfeita, com juros a caminho dos 20% e as Moody´s a darem um baile aos liberais tugas
    eu quero que os líderes dos Khmers Vermelhos se f**** !

    Gostar

  17. Luís Ferreira's avatar
    Luís Ferreira permalink
    7 Julho, 2011 12:24

    Só sei é que a Helena Matos, de vez em quando, parte a loiça toda. E isso é bom. 🙂

    Gostar

  18. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    7 Julho, 2011 12:26

    O Comunismo quer controlar tudo na vida das pessoas. Pela sua natureza são Inevitáveis os massacres e o genocídio.

    Gostar

  19. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    7 Julho, 2011 12:26

    A Helena Matos tem razão : nos anos 70 os Khemers Vermelhos foram apoiados até bastante tarde pelos comunistas de todos os tipos, incluindo os vietnamitas, sem esquecer os portugueses, e vistos com simpatia e condescendencia pelos progressistas do mundo inteiro. Basta consultar os médias da altura para o confirmar. Trata-se de uma das paginas mais vergonhosas do movimento comunista e de todos aqueles que, mesmo não sendo comunistas, viraram a cara para o lado (era, na altura, politicamente incorrecto manifestar duvidas ou fazer criticas a uma “revolução em curso”).
    O que aconteceu depois foi que os Khemers Vermelhos aplicaram com excecivo zelo a ideologia comunista e a partir de certa altura tornaram-se um embaraço e um empecilho para outros movimentos comunistas. O que levou os comunistas vietnamitas, apoiados pelos chineses e soviéticos, a intervir no Cambodja para por fim ao regime dos KV não foi qualquer vontade de libertar um povo oprimido e martirizado mas antes a necessidade de neutralizar um parente incomodo e que fugira a qualquer controlo. De resto, o povo vietnamita estava na altura também ele sujeito a uma forte opressão de um regime comunista puro e duro (é a época dos campos de reeducação, dos “boat people”, etc).
    Desde então temos assistido a uma deliberada tentativa de disfarçar a filiação dos Khemeres Vermelhos com o movimento e a ideologia comunistas, e de esconder o efectivo apoio e simpatia que receberam durante uma boa parte do processo revolucionario em curso (quando ja se conheciam muitas das exacções dos KV e antes da ruptura politica com os comunistas vietnamitas).

    Gostar

  20. trill's avatar
    7 Julho, 2011 12:39

    isto: ” O que levou os comunistas vietnamitas, apoiados pelos chineses e soviéticos, a intervir no Cambodja para por fim ao regime dos KV não foi qualquer vontade de libertar um povo oprimido e martirizado mas antes a necessidade de neutralizar um parente incomodo e que fugira a qualquer controlo.”
    por acaso não contraria isto:
    na altura, politicamente incorrecto manifestar duvidas ou fazer criticas a uma “revolução em curso”). ?

    Mas todos sabemos que na Ucrânia o Staline tb matou uns milhões à fome (obrigando a Ucrânia a exportar toda a produção de cereais para cumprir a sua quota do plano quinquenal). Portanto, apesar das observaçõesque expressei, concordo que os Kmers seguiram a cartilha comunista da época até às últimas consequências.

    E não foi a MLR que, em Angola, como voluntária das ” juventudes revolucionárias portuguesas” assistiu impávida ás maiores atrocidades?

    Gostar

  21. Fernando S's avatar
    Fernando S permalink
    7 Julho, 2011 12:56

    trill : “por acaso não contraria isto:”
    .
    Por acaso não … referi claramente 2 fases distintas … mas a 2a fase começou muito depois de se perceber e se saber o que estava a acontecer no Camboja !…

    Gostar

  22. licas's avatar
    licas permalink
    7 Julho, 2011 12:59

    trill
    Posted 7 Julho, 2011 at 11:45 | Permalink
    “Helena omite propositadamente que khemers vermelhos, foram corridos pelos comunistas cambodjanos com a ajuda do Vietnam em 1979 , assim como omite que até aos anos 90, os khmers vermelhos apesar de já não governarem, mantinham a representação do país na ONU graças ao apoio do governo (comunista?) do EUA, país que também os apoiava na guerrilha que os khmers mantiveram contra o governo do Cambodja.”
    eu sabia que tinha sido o Vietnam comunista que tinha libertado os cambojanos. Até vem nos guias de viagem.
    __________________
    É o que chamaria uma guerra intestina (entre comunistas)
    SERÁ PORQUE CHEIRA A MERDA?
    As * libertações * praticadas por estados comunistas
    parecem-se sempre com a da URSS na Polónia
    durante a 2ª Guerra Mundial (o a dos Estados Bálticos:
    Estónia, Letónia e Lituânia . . .
    MAS QUEM APRENDE HISTÓRIA PELOS FOLHETOS DE TURISMO
    _________TUDO PODE ACONTECER . . .

    Gostar

  23. Pine Tree's avatar
    Pine Tree permalink
    7 Julho, 2011 13:53

    Deixemo-nos cá de grelos porque é um gasto de azeite…
    O Senhores Khmeres queriam criar um sociedade perfeita livre dos vícios e dos egoísmos humanos. Para isso tiveram que liquidar os maus elementos da sociedade, que aqui foram identificados a alguns milhões de citadinos.
    Aqueles que no Ocidente perseguem o mesmo desiderato aprovaram as acções dos Khmeres. É normal, é coerente e não têm que ter vergonha.
    Também o Senhor Adolph Hitler perseguia análogo desiderato. Por mim está tudo bem porque me adapto a todas as situações. Para os outros pode correr mal, melhor dito, o pedregulho que muitas vezes ajudaram a empurrar pode cair-lhes em cima. É assim a vida.

    Gostar

  24. António Vilarigues's avatar
    7 Julho, 2011 13:55

    Boa tarde Helena Matos,
    O que tinha de ser escrito sobre os comunistas portugueses e os chamados Khmers Vermelhos
    «Julgamentos dos facínoras dementes»: ocastendo.blogs.sapo.pt/1200160.html

    Gostar

  25. da-se's avatar
    7 Julho, 2011 15:16

    Estes Vilarigues sempre foi, é e será o fim da macacada… É genético, nada a fazer.

    Gostar

  26. da-se's avatar
    7 Julho, 2011 15:17

    Este

    Gostar

  27. PLus's avatar
    PLus permalink
    7 Julho, 2011 15:30

    «««“Tendo em conta tudo aquilo por que passou, nunca mais foi possível para si acreditar em sociedades perfeitas?” Ou seja, segundo esta pergunta, o comunismo continua a ser uma sociedade perfeita na qual Denise Affonço, por razões pessoais, não consegue acreditar. ” »»»

    Repugnante.

    Gostar

  28. Draguinho's avatar
    Draguinho permalink
    7 Julho, 2011 15:32

    Ó Dra. Helena, ponha-se a pau, qualquer dia começam a ser julgados os que, à beira Tejo, cantavam “aprende a nadar companheiro”…

    Gostar

  29. João Neto's avatar
    João Neto permalink
    7 Julho, 2011 16:01

    Muito bom.

    Gostar

  30. Não Interessa's avatar
    Não Interessa permalink
    7 Julho, 2011 16:18

    Ser-se desmentido ao 3º comentário deve dar moral a um(a) gajo/a.. Há pessoal que pensa logo “ah fiz figura de urso” mas com a HM e a sua falta de noção, estamos tranquilos.

    Gostar

  31. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    7 Julho, 2011 16:18

    Vai ver que os Kmers eram um “desvio” ligeiro do comunismo vietnamita e que a revolução cultural chinesa foi uma grande obra da humanidade e matou 20 vezes mais que os kmers.
    Outro “desvio” que os próprios comunistas corrigiram.
    Também foi assim com o nacional-socialismo. As potências burguesas e capaitalistas ajudaram o comunismo a acabar com o “desvio” Hitleriano?
    Há cada patusco por aqui……

    Gostar

  32. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    7 Julho, 2011 16:37

    Desde o Durão Barroso, JMF, Nuno Crato, Jorge Coelho, Maria J. Morgado, Ana Gomes, José Lamego, e toda uma pleide de ex-maoistas, foram apoiantes dos kmers vermelhos, esses assassinos muito piores do que os nazis ou os estalinistas.
    Devemos estar gratos aos vietcongs por terem ajudado a libertação do Cambodja, apesar da China de então (apoiante do Pol Pot) ter feito uma guerra contra o Vietnam.
    Hoje em dia esses apoiantes do Pol Pot e dos maoista andam aí livremente e ainda têm o descaramento de atacar quem combateu pela liberdade em Portugal.
    Grandes trafulhas ideológicos!

    Gostar

  33. D's avatar
    7 Julho, 2011 16:45

    Cuidado… o PCP come criancinhas…

    Gostar

  34. JPT's avatar
    JPT permalink
    7 Julho, 2011 17:21

    Factos: “Khmer Vermelho” era o nome corrente do Partido Comunista do Cambodja (depois Partido Comunista do Kampuchea) e Pol Pot foi o secretário-geral do Partido Comunista do Cambodja a partir de 1962, graças ao apoio do Partido Comunista do Vietname (do Norte, à data). O Partido Comunista do Cambodja, de Pol Pot, venceu a guerra civil que travou contra o governo militar de Lon Nol, aliado dos americanos, graças ao apoio dos comunistas do Vietname (do Norte), a quem Pol Pot, por sua vez, apoiou na guerra contra o Vietname do Sul e os americanos. A cisão entre Pol Pot e os comunistas do Vietname ocorre após o derrube de Lon Nol, como reacção à tentativa dos vietnamitas dominarem o Cambodja, retomando a sua centenária política colonialista sobre os Khmer, consumada no Século XIX e apenas interrompida pelo colonialismo francês. Em 1978/79, os comunistas vietnamitas “libertaram” o Cambodja com o mesmo ânimo “libertador” e “humanitário” com que os comunistas russos liberaram três países bálticos e meia Polónia (duas vezes: antes e depois da II Guerra Mundial). Conceda-se que, mal por mal, antes o comunismo burocrático e imperialista de Hanói ou Moscovo do que o comunismo perfeito de Pol Pol ou o nazismo. Aquilo que aconteceu a seguir à ocupação vietnamita (esforço solidário que perdurou dez anos), chama-se “Guerra Fria”, e, como qualquer guerra, implica sujar as mãos. Valeu a pena, porque, no fim, os comunistas perderam. Entre lições de história do Sr. Vilarigues e do Völkicher Beobachter não distingo (ao menos o segundo é uma fonte primária, muito embora, em certo sentido, o primeiro também o seja). Noto que deixei de ler o Público por não estar para subsidiar a publicação de falsificações históricas produzidas por “especialistas em sistemas de informação”. Se quiser, o Sr. Vilarigues pode-me identificar facilmente, pois queixei-me, mais de uma vez, desse facto.

    Gostar

  35. Diogo Velloso's avatar
    Diogo Velloso permalink
    7 Julho, 2011 17:24

    “khmer rouge” assim mesmo (e nao vermelho) foi uma expressao cunhada por Sihanouk. Os ditos nunca assim a eles proprios se chamaram… Agora ia jurar que houve uma representacao do “Kampuchea Democratico” numa Festa do Avante… Em todo o caso a ideologia dos KR e mais complexa que um suposto hiper-maoismo… Quem gerou o nacionalismo khmer nostalgico das glorias de Angkor foi o discurso colonial frances ( e a tese da decadencia irreversivel duma grande civilizacao do passado)… E Pol Phot, dizem-me, foi mais influenciado na sua estadia parisiense por Platao que por Sartre…

    Gostar

  36. Beirão's avatar
    Beirão permalink
    7 Julho, 2011 18:02

    Recomendo o “LIVRO NEGRO DO COMUNISMO”, com o seu estendal de horrores nos países dos ‘amanhãs que cantam’, com os seus mais de CEM MILHÕES de mortes às mãos dos camaradas marxistas/comunistas. Com o comunismo implodido, à excepção das miseráveis Coreia do Norte (onde há neste momento crianças a morrer à fome aos milhares) e de Cuba, os nossos queridos jornalistas esquerdóides continuam a tentar esconder os crimes e os horrores comunistas e a arranjar eufomismos idiotas como este dos Khemers Vermelhos. Haja paciência!

    Gostar

  37. O SÁTIRO's avatar
    7 Julho, 2011 19:05

    Sim
    é uma vergonha……e um sinal de que a esquerdalhada asquerosa e podre tudo faz (desde calúnias e encobrimentos..) para fazer esquecer os crimes contra a Humanidade, os genocídios da corja comunista/marxista.
    http://mentesdespertas.blogspot.com/2011/07/como-e-bom-viver-em-cuba-ii.html

    Gostar

  38. O SÁTIRO's avatar
    7 Julho, 2011 19:10

    Como o beirão, tb recomendo:

    “Stalin…a Corte do Czar Vermelho”

    “Os Ditadores” de Richard Overy

    “CHE a Vida em Vermelho” de Juan Castañeda

    Gostar

  39. certo's avatar
    certo permalink
    7 Julho, 2011 21:23

    Os homenzinhos, na sua pureza, gostavam do vermelho estreme e, quais cátaros, MRTPs, maoistas e quejandos que militam hoje nas elites do poder e da comunicação, perseguiam e odiavam comunistas.
    Ora, como é que uma pessoa vinda desde o seio dessas seitas, confunde a origem, dizendo que esses puros, quais cátaros das religiões, não são os seus ancestrais que ainda hoje odeiam colo eles comunistas?

    Gostar

  40. Bloody Mary's avatar
    Bloody Mary permalink
    7 Julho, 2011 21:58

    Helena Matos no seu melhor, chamando os bois pelos nomes, como sempre!

    Gostar

  41. Marco's avatar
    Marco permalink
    7 Julho, 2011 23:06

    Oh rapaziada, puxem da pistola…há por aí uns académicos a contar uma estória diferente…

    http://spectrum.library.concordia.ca/1080/

    Mas se calhar na Liberolândia, os USA foram um país comunista até ao presidente – vénia – Reagan…

    Gostar

  42. JPR's avatar
    JPR permalink
    8 Julho, 2011 16:56

    não era também vocemecê mulherzinha para idolatrar os vermelhos antes de desatar a marrar em tudo o que é encarnado* nos idos tempos de abril, isso mesmo antes do seu amor declarado aos mercados auto-desregulados?

    *para quem não conseguir proferir vermelho sem que lhe venha um escarro à boca

    Gostar

  43. PS's avatar
    8 Julho, 2011 18:48

    Antes de mais, o meu elogio a Helena Matos! Certeiríssima!
    De seguida, ajudar a explicar o “avermelhamento” dos Kmer comunistas: é que os seus apoiantes de então, de Nuno Crato ao presidente da Confederação do Comércio e Serviços, de José Manuel Fernandes a Hermínio Monteiro, de João Carlos Espada a Pedro Batista, estão hoje no poder. Eles “estão por todo o lado”, dizia aí um comentador… 🙂
    E, para substanciar, concordando que antes os comunistas do Vietnam que os maoístas para o povo kmer, a desbranquear a História teremos que também recordar que no Vietnam não houve “killing fields”, mas houve “boat people”. E que a invasão do Camboja pelo Vietnam nada teve a ver com alguma solidariedade internacionalista e muito menos com piedade “burguesa”, mas sim com o facto dos kmer vermelhos, na sua demência, terem começado a criar incidentes fronteiriços com o Vietnam. E que isso resultou de eles serem pró-chineses e o Vietnam pró-russo, e que então a China considerava a URSS o inimigo principal e, portanto, os aliados da URSS como inimigos também. E que tanto assim que, a seguir à invasão do Camboja pelo Vietnam, a China atacou militarmente o Vietnam e houve ali na respectiva fronteira uma guerrasinha em que os chineses, que foram lá para “dar uma lição aos lacaios do social-imperialismo”, levaram uma sova monumental, com umas dezenas de milhar de mortos e umas centenas de T-34 destruídos de ambos os lados. E que essa guerra entre comunistas (tão esquecida) acabou de vez com o mito do internacionalismo proletário. E que os americanos apoiaram os kmer rouges por partilharem o inimigo principal com a China. E que, portanto, nada do que ali se passou teve a ver com bons sentimentos, muito menos bons sentimentos comunistas fosse de que parte fosse! http://en.wikipedia.org/wiki/Sino-Vietnamese_War

    Gostar

  44. licas's avatar
    licas permalink
    8 Julho, 2011 20:25

    D
    Posted 7 Julho, 2011 at 16:45 | Permalink
    Cuidado… o PCP come criancinhas…
    _____________
    É MENTIRA (pelo menos não surpreendi nenhum a fazê-lo)
    MAS O QUE É CERTO é que as educa de tal maneira
    que chegadas a adultas : ESTÃO IMBECILIZADAS DE TODO
    ( a modos do Dino Soares, por exemplo . .. )

    Gostar

  45. PS's avatar
    9 Julho, 2011 10:08

    Já agora, e sobre a suposta piada de que os “comunistas comem criancinhas”: é que comiam mesmo!
    Foram as instruções dadas durante o cerco de Leninegrado, por causa da fome. Com uma certa lógica: antes morrer a criança, que podia ser substituída, que morrer a mãe, sem a qual a criança também morreria…
    Também se comiam preferencialmente as criancinhas durante as grandes fomes russas dos anos 20 e a chinesa do “grande salto em frente”, embora aí já não por instruções do Partido, mas por causa dele…

    Gostar

Deixe uma resposta para josegcmonteiro Cancelar resposta