Saltar para o conteúdo

Perspicácia do Estado empreendedor

8 Agosto, 2012

A RPP Solar foi considerada Projecto de Interesse Nacional (PIN), o que lhe permitia facilidades burocráticas e apoios a que outros empresários não têm acesso.

O empresário esteve associado à falência da FNAC.

O projecto envolvia 1000 milhões de euros, mas nada indica que o empresário tenha dinheiro para um investimento dessa ordem de grandeza. Não há qualquer indicação de que existisse financiamento para o projecto ou  accionistas interessados.

O projecto incluía produção de silício para a indústria de semi-condutores e de células foto-voltaicas. O nível tecnológico era vários níveis acima daquele com o qual o empresário tem experiência (basicamente, a experiência da RPP é na construção e gestão de Retail Parks) e requer acesso a tecnologia e patentes que estão na posse de um número limitado de empresas a nível mundial.

O projecto tinha um elevado risco de fracasso por estar excessivamente condicionado pela procura e pelo comportamento de concorrentes com muito mais vantagens comparativas.

Ainda assim este projecto foi admitido para ser apoiado pelo Estado. Tinha as buzwords certas: energias alternativas, energia solar, exportações.

Outro do género é o Planit Valley. Também um PIN, igualmente megalómano.

74 comentários leave one →
  1. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    8 Agosto, 2012 11:10

    Sim, é verdade. Esse senhor esteve ligado a vários investimentos que- digamos- levantaram sempre muitas dúbidas, como o retail park de Leiria. Mas o principal problema é outro. É que ele, como uma miríade de outros, limitou-se a aproveitar o filão da onda do gasto de “fundos” sem controlo e de favores na esfera do poder. Como muitos outros. E se fosse feita a história de todos eles e dos diversos governos que os apoiaram, ficávamos como uma visão mais ampla da nossa história recente e do que nos levou ao estado em que estamos.

    Gostar

  2. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    8 Agosto, 2012 11:25

    Conho.
    Um montante de 1.000 milhoes de euritos por um pavilhao ainda que seja Atlantico…?O JM a tudo galope. Completamente desb(r)ocado…

    Gostar

  3. Pedro Martins's avatar
    Pedro Martins permalink
    8 Agosto, 2012 11:35

    Somos um belo país! Então o Planit Valley tresanda a vigarice, mas que importa isso quando temos os contribuintes dos países maus a suportar estas aventuras?

    Gostar

  4. trill's avatar
    trill permalink
    8 Agosto, 2012 12:03

    Mercados chumbam o ‘além troika’ de Passos e Gaspar

    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=56390

    Gostar

  5. tric's avatar
    tric permalink
    8 Agosto, 2012 12:05

    Portugal é mesmo uma Judearia!! está demonstrado…
    .
    “Syrian Arab news agency – SANA – Syria : Syria news ::
    http://www.sana.sy/index_eng.html – Traduzir esta página
    QNEITRA, (SANA)- The Israeli occupation authorities have blocked the website of the Syrian Arab News Agency (SANA) to prevent the citizens in the occupied …”
    .
    “os citizens in the occupied…” refere-se ao território do outrora Portugal…que não têm acesso à Syrian Arab news agency, bloquearam-no! em nome da free press…free syria…free al-Qaeda ( agora percebe-se porque o timming da Morte de Osama Bin Laden…o Ocidente não podia ir para a guerra ao regime Sirio com Bin Laden vivo…afinal havia que “transformar” a Al-Qaeda no exército do Free Syria…) enfim…
    .

    Gostar

  6. tric's avatar
    tric permalink
    8 Agosto, 2012 12:09

    Portugal é mesmo uma Judearia!! está demonstrado…
    .
    “Syrian Arab news agency – SANA – Syria : Syria news ::
    http://www.sana.sy/index_eng.html – Traduzir esta página
    QNEITRA, (SANA)- The Israeli occupation authorities have blocked the website of the Syrian Arab News Agency (SANA) to prevent the citizens in the occupied …”
    .
    “os citizens in the occupied…” refere-se ao território do outrora Portugal…não têm acesso à Syrian Arab news agency, bloquearam-no! em nome da free press…free syria…free al-Qaeda ( agora percebe-se porque o timming da Morte de Osama Bin Laden…o Ocidente não podia ir para a guerra ao regime Sirio com Bin Laden vivo…afinal havia que “transformar” a Al-Qaeda no exército do Free Syria…) enfim…
    .

    Gostar

  7. trill's avatar
    trill permalink
    8 Agosto, 2012 12:12

    afinal isto até é bom para as exportações da eurozona (por isso espanha e itália têm de ser resgatadas):

    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=56391

    Gostar

  8. trill's avatar
    trill permalink
    8 Agosto, 2012 12:16

    Ha!

    Porém, os efeitos deste ganho podem ser limitados no curto prazo. A maioria do comércio externo dos Estados-membros é feita com os outros parceiros do euro: em Portugal, 75% das exportações destinam-se à Zona Euro, e na Alemanha mais de 40%. «Os principais blocos mundiais (EUA, Japão e Europa) são menos sensíveis ao comércio externo do que aquilo que é o senso comum», lembra Diogo Serras Lopes. «A_desvalorização do euro tem um efeito positivo nas economias europeias, mas tal não deve ser visto como uma tábua de salvação», acrescenta o director de investimentos do Banco Best.

    Gostar

  9. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 12:35

    Citação: “Ainda assim este projecto foi admitido para ser apoiado pelo Estado. Tinha as buzwords certas: energias alternativas, energia solar, exportações.”
    Entre os bons e os maus projectos um facto é inquestionável: o crescimento das exportações começou durante a governação do “demonizado” Sócrates. Este indicador – o único positivo – começa a dar sinais de abrandamento.
    Outro facto: antes do actual governo vivia-se melhor!
    O Passos Coelho corre o risco de vir a ser o político que nada fez e tudo destruiu… Contra factos não há argumentos.
    Ultima nota: quanto é que o “Estado” gastou com os projectos citados?

    Gostar

  10. licas's avatar
    licas permalink
    8 Agosto, 2012 13:38

    tric
    Posted 8 Agosto, 2012 at 12:05 | Permalink
    Portugal é mesmo uma Judearia!! está demonstrado…
    _____________
    Para os historiadores competentes em genealogia
    proponho que se estude se tric e Heirich Himmler (Juden Frei)
    são consanguíneos. . .

    Gostar

  11. licas's avatar
    licas permalink
    8 Agosto, 2012 13:49

    . . . ou, pelo menos, se é filho das muitas putas
    que ele aliciou para produzir a *raça superior germânica * . . .

    Gostar

  12. licas's avatar
    licas permalink
    8 Agosto, 2012 13:51

    a partir dos soldados da sua SS, claro . . .

    Gostar

  13. tric's avatar
    tric permalink
    8 Agosto, 2012 13:52

    Gostar

  14. malpica's avatar
    malpica permalink
    8 Agosto, 2012 14:05

    Melhor que o Barão Vermelho, sr Alves, só o Baronette Verde, sr Roquette.
    .

    Gostar

  15. licas's avatar
    licas permalink
    8 Agosto, 2012 14:18

    LuisF
    Posted 8 Agosto, 2012 at 12:35 | Permalink

    Entre os bons e os maus projectos um facto é inquestionável: o crescimento das exportações começou durante a Este indicador – o único positivo – começa a dar sinais de abrandamento.
    Outro facto: antes do actual governo vivia-se melhor!
    ________________

    Áh que delícia quando se come fiado e o credor ainda disso se apercebeu . . .

    Gostar

  16. licas's avatar
    licas permalink
    8 Agosto, 2012 14:21

    __________não se apercebeu que está a ter negócios com a Máfia socialista.

    Gostar

  17. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 14:35

    @ licas
    Haverá conexões ocultas entre a Mafia socialista e a Mafia PSDista do BPN e do cambalacho da Madeira?! Será que comem todos do mesmo tacho?
    Essa de “credores” e tal é tudo treta virtual. Factos são factos: vivia-se melhor! O facto é esse… Tudo o resto é abstracção filosófica. E em matéria de cenários cada um monta o que quer. O que conta é a realidade.
    … com algum bom senso é fácil de entender que a “crise” poderia muito bem ter sido gerida de outra maneira. Por exemplo, sem “destruir” o País. Em matéria ainda de factos, a destruição efectiva é “obra” do Passos… Como ele me enganou com promessas que não cumpriu, não me vai voltar a enganar… Para mim é Primeiro Ministro dum governo ilegítimo.

    Gostar

  18. Rogério's avatar
    8 Agosto, 2012 14:39

    «O Passos Coelho corre o risco de vir a ser o político que nada fez e tudo destruiu…»
    Que boneco.
    Mais um para rezar com o Piscoiso e o Portela Menos 1.
    R.

    Gostar

  19. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Agosto, 2012 14:51

    pelo menos de ser acusado de mentiroso e ladrão, ninguém lhe tira.

    Gostar

  20. SoaresKafe's avatar
    8 Agosto, 2012 14:55

    “O empresário esteve associado à falência da FNAC”
    “O nível tecnológico era vários níveis acima daquele com o qual o empresário tem experiência”

    Quando alguém procura o sucesso, tem a iniciativa, se lança em novos desafios, logo aparecem os “velhos do restelo” a puxarem-nos para baixo, pois sempre foi assim e sempre será assim …. Se esta mau o melhor, é deixar afundar pois podemos agitar as águas e fazer entrar mais água …..

    Os velhos comentários invejosos e egoístas de sempre, a “outra senhora” bem que tinha razão ao Portugues basta saber assinar o seu nome e contar o ordenado. O post publicado representa o que Portugal tem de mais podre e que precisa rapidamente de se livrar.

    Gostar

  21. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    8 Agosto, 2012 15:09

    Nos ultimos dois dias, tivemos noticia de tres projectos considerados PIN pelo governo de Socrates que cairam de podres: em Abrantes , em Viseu , e hoje no Alqueva; de acordo com os media estes tres projectos envolviam investimentos superiores a 5000 milhões de euros, um bilião de contos na moeda antiga.
    Pondo de lado considerações de ordem pessoal em relação a alguns dos promotores, o financiamento destes projectos tanto quanto eu percebi, estava alicerçado em dois vectores: fundos europeus e credito bancário; os capitais proprios eram residuais, ou mesmo inexistentes. Como é que se podem fazer investimentos desta dimensão e depois rentabilizá-los e pagá-los, com recurso praticamente apenas ao credito bancário?
    Eu vivo no Alentejo e sempre defendi, ao contrário do PS e do PCP, que o Alqueva tambem deveria ter um aproveitamento turistico. Mas investir 400 milhões de contos em hotéis, aldeamentos turisticos e campos de golf teria alguma viabilidade? Isto tinha que dar raia, e antes agora do que mais tarde!
    Todos estes casos e outros que irão surgir nos proximos tempos, demonstram a leviandade com que o governo socialista encarava a maneira como se faziam investimentos de milhares de milhões de euros: desde que pingasse algum, a coisa estava garantida.
    E ainda não foi ninguem parar à cadeia.

    Gostar

  22. Rogério's avatar
    8 Agosto, 2012 15:13

    Sem dúvida AC da Silveira, sem dúvida.
    R.

    Gostar

  23. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Agosto, 2012 15:29

    um perigoso esquerdista e beneficiado pelo RSI, este Roquetet:
    http://economia.publico.pt/Noticia/cgd-atira-para-a-falencia-projecto-no-alqueva-considerado-por-este-governo-de-interesse-nacional-1558234

    Gostar

  24. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Agosto, 2012 15:31

    (…) O empreendimento foi classificado, em Agosto de 2011, pelo actual Governo como Projecto de Interesse Estratégico Nacional, com o apoio do Ministério da Economia, da AICEP e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.(…)
    .
    interessante, PCP e Bloco a governarem o país em Agosto de 2011!

    Gostar

  25. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 15:38

    @ A C da Silveira – Citação: “Todos estes casos e outros que irão surgir nos proximos tempos, demonstram a leviandade com que o governo socialista encarava a maneira como se faziam investimentos”.
    Os governos mudaram. A leviandade acabou?

    Gostar

  26. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 15:54

    Ac silveira, nao se esqueça que o alqueva não proporciona só turismo.Também dá vantagens em agricultura, pelo que a sua existencia tem um sentido

    Gostar

  27. tric's avatar
    tric permalink
    8 Agosto, 2012 15:55

    Gostar

  28. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 15:55

    Alexandre,“Todos estes casos e outros que irão surgir nos proximos tempos, demonstram a leviandade com que o governo socialista encarava a maneira como se faziam investimentos”.
    E o psd nunca fez nada é? Nunca faliu uma regia autonomia, nem um banco? Nem nos deixaram 6,8? Mas quem é que voce pensa que engana?

    Gostar

  29. MIGUEL's avatar
    MIGUEL permalink
    8 Agosto, 2012 16:24

    LUIS F

    SERIA BOM UTILIZAR COM PARCIMÓNIA A CRUZ DE CRISTO QUE REPRESENTA PARA ESTE POVO TUDO O QUE OS SEUS AMIGOS DESTRUIRAM NUMA GERAÇAO.

    BEM-HAJA

    Gostar

  30. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    8 Agosto, 2012 16:28

    Se bem entendo, passa-se o seguinte:
    Os projectos do governo PS, eram diferentes dos projectos que tem o governo PSD.
    Chegado ao poder, o PSD anula os projectos PS, porque assim e assado.
    Quando o PS voltar ao poder, se for anular os projectos deste governo, porque frito e cozido,
    fica-se com a sensação de que um governo (qualquer governo) não faz nada, porque o anterior deixou o país na bancarrota.
    A que horas é a preia-mar na Manta Rota?

    Gostar

  31. Rogério's avatar
    8 Agosto, 2012 16:31

    Ó Piscoiso, vai plantar macacos.
    R.

    Gostar

  32. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 16:33

    @ MIGUEL
    Conhece-me? Conhece os meus “amigos”? Já verteu sangue por Portugal ? A minha simbologia é opção própria, apenas a mim diz respeito.

    Gostar

  33. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    8 Agosto, 2012 16:59

    Os posts do Miranda são um fartote.
    Um fartote de demagogia e insinuações.
    Depois espreme-se e…….nada!
    E a maralha encabrestada de liberalóides que por aqui abunda é do melhor.
    Andam a marrar com uma esquerda que não existe e a tecer loas a um bando de putos tecnicamente mal preparados, que não conhece o país, mas que, juntos, formam o actual governo.
    Governo este que, enquanto vai chulando o contribuinte da classe média baixa, está a inundar os lugares de decisão da administração pública com outros tantos putuzitos criados nas berças do partido.
    Como se diz por aqui: só à lostra.

    Gostar

  34. castanheira antigo's avatar
    castanheira antigo permalink
    8 Agosto, 2012 17:24

    “projectos bons e maus”
    Quem classifica se são bons ou maus são socialistas que nunca nada produziram e vivem de rendas do estado .
    São os basilios horta , os cavacos , os socrates , os coelhones e outros mangas de alpaca .
    São os que tudo decidem e que colocaram o país na miseria em que vive com as dividas a serem pagas pelos mesmos de sempre , a classe média .

    Gostar

  35. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    8 Agosto, 2012 17:32

    LuisF,
    A leviandade ainda não acabou, mas parece que para lá caminha. Tarde e a más horas, mas vai acabando.
    E se este governo há um ano classificou o processo do Alqueva como PEIN, se calhar avaliou-o mal. Quanto ao apoio da camara municipal de Reguengos de Monsaraz, percebe-se melhor: sempre seriam umas centenas de empregos para o concelho que cada vez está mais deserto. E nunca se sabe se não estaria reservado um lugarzinho numa futura admnistração para o respectivo edil, como aconteceu em Abrantes. Ambos do PS, como sabemos!
    PS O Zorrinho continua igual a ele proprio: biblicamente estupido, como lhe chamou o VPV. Está nas TVs a mostrar o bronzeado, e ao mesmo tempo a desfiar um rol de patetices cujo significado ninguem entende, provavelmente nem ele proprio; e sempre com aquele sorriso imbecil afivelado.

    Gostar

  36. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    8 Agosto, 2012 17:51

    Há mais de um ano que este governo está em funções e continuam a falar do governo anterior.
    Quando for para lá outro governo, passaremos a falar do actual, ou seja, do anterior
    É um atraso de vida.
    A fuga à realidade.
    Na Manta Riota, como está a maré?
    Onde é que o Relvas anda a banhos?

    Gostar

  37. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    8 Agosto, 2012 18:03

    Luis F,
    Não entendo por que apareceu aqui a defender o governo do Sócrates. Defeito meu, com certeza.

    Gostar

  38. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Agosto, 2012 18:03

    “Não sei se este nono lugar me dá equivalência a alguma disciplina de fisiologia do desporto ou alguma coisa. Caso não dê, vou ter mesmo de voltar a estudar.”
    .
    João Silva, 9.º classificado no triatlo olímpico e estudante de medicina, no Público em papel. Ao cuidado do ministro que tutela o desporto, Miguel Relvas.
    in Arrastão

    Gostar

  39. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 18:04

    “A leviandade ainda não acabou, mas parece que para lá caminha. Tarde e a más horas, mas vai acabando.”
    Acabou a leviandade sim alexanfre tens razão.. do ps.A do psd: boys para a edp, para a caixa, para a aguas de portugal, aicep.Clusterb do pastel de nata, e do frango assado.Ameaças a jornalistas do publico, fins de programas criticos com o governo,e muita outra coisa.És a pepsi em relação á coca-cola chamada ps, silveira

    Gostar

  40. Portela Menos 1's avatar
  41. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Agosto, 2012 18:10

    conjugar o verbo IR … ao POTE:
    http://economia.publico.pt/Noticia/fundacao-edp-contrata-sobrinhaneta-de-catroga–1557176

    Gostar

  42. FR's avatar
    8 Agosto, 2012 18:10

    Este país só é chato e complicado para quem não tem ligações ao nível de Estado.
    Este projecto, azaradamente para alguns “ligados”, deve ter começado tarde e não teve tempo de ter tido “azar” e falir nessa condição ….

    Gostar

  43. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    8 Agosto, 2012 18:22

    João Miranda,
    Faço um esforço tão grande para aprender consigo que começo a temer que a energia gasta não compense.
    Não leve a mal, mas estou a ser sincero.
    “Perspicácia do Estado empreendedor”
    Então, o empreendedor é o Estado ou é o barão da cor que lhe der mais jeito? É que, pelos vistos, o Estado cumpriu o seu dever, não financiando o projeto.
    Quem parece não ter cumprido foi o “querido empresário privado”! Ou estou a ver mal?
    Já agora, desejo o maior sucesso ao empreendedor, mesmo sem o Estado… se é que tal é possível!

    Gostar

  44. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 18:26

    @ Tiro ao Alvo
    Não se trata de “defender” o Sócrates. É apenas afirmar que o governo anterior não terá sido tão mau quanto o tentam agora pintar, (embora sabendo que pouca gente entende as imensas gradações que medeiam entre tudo branco e tudo preto…). Mal estaríamos se os governos da república nada fizessem de positivo… E todos o fizeram. Relativizemos portanto “a coisa”…
    Por outro lado chateia-me profundamente que o actual governo e respectivos apoiantes continuem a atribuir ao anterior todos os males do mundo, quando eles próprios – e cada vez mais – começam também a ser parte do problema… Não esquecendo nunca que o “colapso” foi em grande medida orquestrado por eles. Nomeadamente quando fizeram o “golpe de estado”, prometendo o que sabiam não poder fazer. Mentira voluntária, e má fé, não tem desculpa nem atenuante. Sobretudo quando está em causa a vida de milhões de portugueses!…

    Gostar

  45. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    8 Agosto, 2012 18:34

    Piscoiso, até ao fim dos meus dias, que desejo ainda venha longe, hei-de sempre denunciar os governos do Socrates, porque quanto mais penso neles mais surrealistas e ao mesmo tempo criminosos os acho. O Socrates e a quadrilha que o acompanhou ao longo de 16 (DEZASSEIS) anos em varios governos, hão-de ficar na mesma galeria do que o Diogo Alves: a galeria da pior escumalha.
    Em todo o caso é melhor ir prá Manta Rota do que armar-se em novo rico e ir pagar mais de mil euros por dia no Pine Cliff. O ordenado de 1º ministro ao Socrates dáva-lhe para tudo e mais alguma coisa, desde fatos a 10 mil dolares feitos em LA até pagar o dobro do ordenado minimo por dia em estadias em hotéis de luxo. Ao Socrates, o dinheiro caia-lhe do céu!

    Gostar

  46. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 18:36

    ac, e nós denunciaremos até ao fim,a corrupção de um psd que chumbou o pec IV, por ambição e por querer mamar dinheiro do poder, e a sua incompetencia.E as mentiras que voce diz.

    Gostar

  47. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 19:06

    o luisf, é que diz das boas: um autentico golpe de estado!

    Gostar

  48. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    8 Agosto, 2012 19:37

    Piscoiso, LuisF, Portela-1, e outros saudosos do socretismo:
    Vi e ouvi agora mesmo no telejornal, o Zorrinho criticar a CGD por não ter financiado as empresas do Roquete no Alqueva em mil milhões de euros por falta de garantias.
    Percebem agora como e porquê o Partido Socialista pôs este país na falencia? se a CGD tivesse emprestado o dinheiro ao Sr Roquete e depois ele não conseguisse pagar, lá iamos nós todos através do orçamento geral do estado pagar os mil milhões emprestados ao sr Roquete. É por muitas coisas como estas que o PS fez enquanto governo, que este ano não há 13º e 14º mes para os funcionarios publicos.

    Gostar

  49. Pedro Martins's avatar
    Pedro Martins permalink
    8 Agosto, 2012 19:56

    A C da Silveira, tirou-me as palavras dos dedos! Como é possível termos sido governados por esta gente!

    Gostar

  50. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 20:16

    ASc silveira,
    1: De onde é que conclui, que eu por exemplo sou um saudoso do socratismo? Eu nao gosto nem dum nem doutro.Ps e psd são ideologicamente até muito semelhantes.Meu caro: voce está a ver as coisas pela dicotomia branco e preto.O mundo nao é assim.Se o alexandre for ver os restantes blogs, vai ver que ha muitos blogs de direita liberal que se opoem ao governo, o insurgente e o estado sentido por exemplo.E atrevo-mne a dizer que o psd é socialista.Quem tira dinheiro ás pessoas mediante corte no salário e aumento de impostos não é adepto de propriedade privada, isso é estatismo, e para alem do mais elimina qualquer diferença com o ps.O ps pode ser responsavel por muita coisa, mas o psd ao longo de 36 anos também teve a sua quota.Foi o partido que faliu o pais antes de 1983, e juntamente com o ps, continuaram um modelo de baixos salários, salazarento.São parte do sistema
    Chame-me arrogante, atrasado mental, mas antes atrasado mental do que mentiroso

    Gostar

  51. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    8 Agosto, 2012 20:17

    Ó Silveira, estou-me nas tintas para as suas obsessões, seja por Sócrates ou pelo Tio Patinhas.
    Já afirmar que é apoiante de Sócrates quem não come Coelho, é um abuso, ou melhor, faz parte do alimento da sua obsessão.
    Trate-se.

    Gostar

  52. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    8 Agosto, 2012 20:19

    E quanto ao Relvas, está a estudar?

    Gostar

  53. Tiro ao Alvo's avatar
    Tiro ao Alvo permalink
    8 Agosto, 2012 20:22

    LuisF,
    Li a sua resposta e fiquei na mesma.
    Li também o que escreveu o Silveira, a propósito dos empreendimentos do Roquete, no Alqueiva, e fiquei a pensar que o antigo banqueiro deve saber o que representam mil milhões de euros, mas, muita gente, incluindo muitos dos comentadores que por aqui aparecem, não faz ideia do que é isso. Portanto, é bom lembrar, que um milhão de euros corresponde a mil vezes mil euros, ou seja ao ordenado de mil professores no início de carreira; assim, o empreendimento do Roquete, que exigiria mil milhões de euros, corresponde ao valor dos ordenados de um milhão de professores em início de carreira. Isto num país com pouco mais de dez milhões de habitantes, incluindo crianças e velhos. É obra.
    Concluindo, estamos lixados, para usar a linguagem do nosso Primeiro.

    Gostar

  54. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 20:22

    @ Pedro Martins — Citação: “Como é possível termos sido governados por esta gente!” — acrescento: Como é possível estarmos a ser governados por esta gente? (com um mentiroso compulsivo – e mau feitio – à cabeça!).
    É que os “outros” já se foram! Já não racham lenha. O mal que fizeram (e fizeram…) está feito! Qual é a ideia de continuar a “malhar” nos que já não contam? Será para desviar atenções das asneiras do governo actual? Que diga-se de passagem, já não é o “novo” governo… Já começa a ter “barbas” e lama nos dedos… E muito do que está a acontecer já é claramente consequência da governação deles…
    @ A C da Silveira — Por favor não agregue em grupos os comentadores que não lhe agradam… Não pertenço a nenhuma equipa. Uma das coisas que mais me chateia, por ser também sintoma de subdesenvolvimento moral, é quando a expressão livre de ideias deriva para insultos e má educação. Há pessoas que usam o anonimato da “internet” para abusar das faltas de respeito para com os outros de formas que “ao vivo” jamais ousariam. Trata-se de um comportamento de pessoas fracas e sem carácter. Não será o seu caso com certeza…
    Confrontar ideias diferentes é bonito e enriquece. Andar à “traulitada” com palavras é coisa para a qual não tenho nem jeito nem paciência.

    Gostar

  55. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 20:46

    @ Tiro ao Alvo — Esclareça-me lá por favor: os 1.000 milhões (chiça, tantos zeros!) iriam ser pagos pelo contribuinte? É muito; daria € 100, por cada português (de todas as idades…). Bom, mas por estas contas, o actual governo — que já me tirou muito mais! –, bem que poderia investir alguma “coisinha”…
    Não obstante, seria leviandade da minha parte avaliar este projecto, que desconheço e pode mesmo ser asneira… Simplesmente não sei. E não tenho pejo em dizê-lo. Agora uma coisa eu sei. Sem ideias, sem projectos, sem investimento, não se vai a lado nenhum. E num país como o nosso, o Estado tem a responsabilidade de criar condições e facilitar a vida a quem queira fazer coisas. infelizmente nesta matéria estávamos mal e continuamos. Apesar dos salários baixíssimos (o que é mau para a economia!), a produtividade espelha a má qualidade da gestão, a energia é absurdamente cara, os tribunais não funcionam, etc. (toda a gente conhece o “quadro”)…

    Gostar

  56. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    8 Agosto, 2012 20:50

    A C da Silveira, Posted 8 Agosto, 2012 at 19:37 | Permalink
    Piscoiso, LuisF, Portela-1, e outros saudosos do socretismo…
    .
    apresenta aqui um comentário meu que mostre a “saudade pelo secretismo”. Na ausência do dito certifico-te como um bandalho.

    Gostar

  57. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    8 Agosto, 2012 21:07

    Pôr ao mesmo nível o investimento da empresa de Abrantes (RPP Solar) e o empreendimento de Paredes (Planit Valley) não será confundir actividades produtivas com mais betão (mesmo que arquitectonicamente enquadrado) ?
    Ou teremos de previamente ‘classificar’ politicamente os ‘empreendedores’ (vermelhos, laranjas, amarelos ou verdes) para depois avaliar a qualidade, a viabilidade e o interesse (nacional) dos projectos?
    Já agora os ‘investidores’ chineses (da EDP, p. exº.) são vermelhos ou amarelos (ou de ambas as cores)?

    Gostar

  58. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    8 Agosto, 2012 21:21

    Há gente aqui que se queixa de se falar do anterior governo.
    Seria bom que tomassem consciência que se falará dele mais 30/40 anos tal a herança deixada pelo condiscípulo do Relvas ao domingo.
    Outros dizem que se vivia melhor no anterior governo. É claro que se vivia, como não? Era só pedir emprestado e as dívidas não eram para se pagar. O problema foi que os que emprestavam começaram a dizer não (filhos da mãe).
    Projectos socialistas? aqueles que deixam encargos para os próximos 30 anos?

    Gostar

  59. whatever's avatar
    whatever permalink
    8 Agosto, 2012 21:29

    claro que o projecto falido do roquete no alqueva passa despercebido….

    Gostar

  60. malpica's avatar
    malpica permalink
    8 Agosto, 2012 21:31

    Com que então o sr Roquete só faz obra se o Banco do Estado pagar. Então e o Casino da Tróia também avança se for o Estado a pagar?
    .

    Gostar

  61. BorNot2B's avatar
    8 Agosto, 2012 21:33

    @ Tiradentes — Sugiro que não se deixe influenciar pela “lavagem ao cérebro” da cassete laranja. Ou então, procure a informação directamente. O endividamento não é fenómeno isolado do governo “Socratista”. Começou antes. Muito antes… Quando for no autoestrada – eventualmente um daqueles que está sempre vazio – procure saber quem o fez… A “desgraça” tem cores, duas: laranja e rosa! Alguém se lembra do ministro do alcatrão?
    Veja aqui:
    “Esta febre das auto-estradas começou no final dos anos 80, nos Governos de Cavaco Silva – cujo Ministro da Obras Públicas, Ferreira do Amaral, ficou conhecido como o “ministro do betão” ou “ministro das auto-estradas” -, os mesmos Governos sob cuja égide se ordenou o encerramento de grande parte da Rede Ferroviária Nacional, na sequência do ironicamente denominado “Plano de Modernização e de Reconversão dos Caminhos-de-ferro portugueses”, aprovado em Fevereiro de 1988. Isto numa altura em que nos países mais desenvolvidos da Europa se recomeçava a apostar no caminho-de-ferro, já então tido (de novo) como o transporte do futuro. A razia foi impressionante. Portugal tinha uma rede de caminho-de-ferro notável, embora muito carecida de remodelação, com uns impressionantes 3 580 km de via-férrea, distribuídos por todos os distritos do Continente. Quase 1/3 foi encerrada.”
    Fonte: http://anossaterrinha.blogspot.pt/2009/09/o-pais-das-auto-estradas.html

    Gostar

  62. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    8 Agosto, 2012 22:11

    Fonix, hoje anda tudo com os azeites, e a misturarem alhos com bugalhos.
    .
    O projecto do gajo da FNAC era imbecil, queria produzir para um mercado que nao existe produtos ultrapassados. Conseguiu apanhar uns papalvos com a treta das energias renováveis, felizmente era tão mau que nem os otários caíram.
    .
    O projecto do Roquete para o Alqueva pretendia trazer turismo ao Alentejo, um cluster desde sempre identificado como viável em Portugal, numa zona que tem um aeroporto às moscas, o maior lago artificial da Europa, com ideias muito inovadoras (como a rede de aguas residuais tratadas para rega), e foi apanhado a meio pela crise. Se calhar todos têm razão, e por isso ficou insolvente, quando nao era à partida. Os financiadores assumiam um risco e eram remunerados por isso, é isso a actividade bancaria, qual o espanto!, ou acham melhor o dinheiro que a CGD meteu nas mãos do Berardo e do Fino, para especulação? Isso sim um crime sem condenados.Nesta altura os bancos preferem receber menos e ter mais garantias, estão a fazer caro o dinheiro porque a oferta é baixa. Noutra altura até se comiam uns aos outros para financiar empreendimentos daquele nível, que seriam ancora para a região.
    Mas como nos gostamos é de v espanhóis enriquecer no Alentejo, é só cromos a criticar alguém que ousou apostar (sim, o terreno era dele, o projecto também, e o investimento tinha como garantia muitos outros bens do Roquete, pelo que nao se pode dizer que era tudo à custa da CGD)

    Gostar

  63. Me's avatar
    8 Agosto, 2012 22:18

    pois , tem toda a razão. conheco muitos , mesmo muitos , zés ninguéns , que asseguram postos de trabalho há décadas e em vez de receberem “subsidios” recebem legislação , daquela que o Cameron diz que está farto pq lhe estraga a economia lá da uk , vinda do mundo da maria antonieta , aquela dos croissants , aos molhos , molhos suficientes para os por à beira da falência . é que isto não se acredita , como é que o mundo da “insignificancia” anda a matar a importante sem que ninguém diga que o rei vai nu.
    não se arranja praí um jornal , um blog , uma tv , qualquer coisa que dê voz à maioria , pq somos a maioria , farta do politicamente e cientificamente correcto ? eles são em minoria , os padrecas do sec XXI , pessoal , só falta que a massa saiba que os cromos são poucos e que vivem disso , das missas. e deixem lá de ter vergonha de pecar , pás.

    Gostar

  64. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    8 Agosto, 2012 23:33

    Churchil, no comentário que escrevi às 15:09, está expresso o que eu penso em relação ao aproveitamento turistico do Alqueva: devem ser aproveitadas estruturas existentes, como montes desabitados p. ex. , construir dois campos de golf no máximo, alguns pequenos hoteis implantados na bela paisagem alentejana, aproveitar algumas aldeias que já lá existem como a Amieira, etc.
    O que lá não se deve fazer, e pelos vistos não se vai fazer, é uma mistura entre a Quinta do Lago e Quarteira.
    A quantidade de projectos entre hotéis, aldeamentos, e todo o tipo de aproveitamentos turisticos, é excessivo e insustentavel, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista economico.
    Não se podem reeditar os erros que se cometeram no Algarve desde os anos 60 para cá, desta vez nas margens de uma albufeira que tem caracteristicas muito proprias. É o que se está ali a preparar, com os améns da camara socialista de Reguengos, que está convencida que tem ali uma galinha de ovos de ouro!

    Gostar

  65. rr's avatar
    8 Agosto, 2012 23:50

    Ac: é engraçado que aquilo quese ve em muitos municipios do psd foi exatamente empreendimentos turisticos feitos á toa.

    Gostar

  66. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    9 Agosto, 2012 00:17

    A C da Silveira, Posted 8 Agosto, 2012 at 19:37 | Permalink
    Piscoiso, LuisF, Portela-1, e outros saudosos do socretismo…
    .
    apresenta aqui um comentário meu que mostre a “saudade pelo secretismo”. Na ausência do dito certifico-te como um bandalho.( Portela Menos 1, Posted 8 Agosto, 2012 at 20:50)

    estás certificado, ou ainda estás em pesquisas?

    Gostar

  67. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    9 Agosto, 2012 01:07

    Portela, sabes o que é que diz o melro pró picanço? pois é isso mesmo!
    Os palermas como tu nem são capazes de assumir aquilo que defendem, e vêm práqui escrever baboseiras!
    És igualzinho ao rr, os dois ficavam bem ao lado um do outro a puxar um carro de parelhas carregado com lenha que é o que voces têm na cabeça!
    Vai-te encher de moscas, pá!

    Gostar

  68. rr's avatar
    9 Agosto, 2012 01:51

    Ac silveira, por falar em baboseiras, acabas de dizer aquilo que eu acho que tu dizes.. que ao fim ao cabo não passa de baboseiras também.Se não queres ouvir as nossas baboseiras, tens bom remédio: é ires-te embora.
    O mal é teu porque só sabes insultar as pessoas e foges ao debate como quem foge da cruz
    Se dizer que aumentar impostos é forma de prejudicar o ajuste é uma baboseira, então desculpa-me lá, isso é ignorar o liberalismo!Isso é ignorar o que os paises mais ricos do mundo fizeram.

    Gostar

  69. Churchill's avatar
    Churchill permalink
    9 Agosto, 2012 07:08

    Silveira
    O projecto do Roquete nao incluía nenhuma Quarteira.
    Aproveitar montes tem sido feito, mas é muito pouco, e para rentabilizar só tendo escala.
    Mas nesta altura não há procura, paciência. Antes terminar agora que mais tarde.

    Gostar

  70. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    9 Agosto, 2012 12:05

    Caro Luis F.
    Sugiro que não se deixe lavar, cérebro incluido, pela propaganda rosa ou avermelhada.
    Pegue em números e diga-me quantos km de auto-estrada foram feitos pelo cavaquismo (nada tenho a favor dele). Terá uma bela surpresa se multiplicar por três mais tarde. Peque em números e veja a nossa dívida externa pública, e terá uma bela surpresa se multiplicar por 4 mais tarde.. Pegue em números e veja ajudas comunitárias e terá uma bela surpresa se multiplicar por 4.
    Peque nas PPPs prejudiciais ao contribuinte e terá uma bela surpresa se multiplicar por mais de 10.
    Nada abona o deslumbramento saloio do cavaquismo mas muito menos abona a petulãncia ignorante e criminosa do socratismo.
    Lavem o cérebro com o que quiserem. Tenham a opinião sectária que quiserem mas os números são números e não vale a pena iludir-mo-nos.

    Gostar

  71. BorNot2B's avatar
    9 Agosto, 2012 13:20

    @ Tiradentes — Vejo que estamos a dizer a mesma coisa: o “fenómeno” – independentemente da escala – é comum tanto a laranjas como rosas. E o que me chateia é os laranjas virem agora para aqui armar-se em virtuosos quando eles próprios estão enterrados no “problema” (e enterraram-nos a nós) até aos limites do insustentável. Se não lhe “lavaram o cérebro” – e o seu esclarecimento vai nesse sentido – garanto-lhe que a mim também não.

    Gostar

  72. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    9 Agosto, 2012 15:01

    A C da Silveira, Posted 9 Agosto, 2012 at 01:07
    .
    Tal como eu antecipei, és um bandalho.

    Gostar

Trackbacks

  1. A RPP Solar e as energias renováveis: um caso exemplar da acção do Estado estratega e empreendedor « O Insurgente
  2. Paradoxos « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Portela Menos 1 Cancelar resposta