Saltar para o conteúdo

Onde estavam antes?

12 Dezembro, 2012
by

TAPVirtualDe repente, apareceram por aí uma série de especialistas no negócio da aviação a garantirem a pés juntos que a TAP vale uma fortuna. Mas porque não a licitaram? Bastariam uns tostões acima dos míseros 20 milhões do Efromovich e reverteriam a seu favor todo o enorme potencial da empresa. E a existir este, não se entende como o Estado não tirou partido dele nas últimas décadas.

Curioso que ninguém se interrogue porque ficou a privatização reduzida a um único concorrente. Ou que ninguém conteste este modelo de privatizações por negociação directa.

29 comentários leave one →
  1. tric's avatar
    tric permalink
    12 Dezembro, 2012 16:49

    o Miguel Relvas já “disse” que não vai vender as ligações aéreas portuguesas ao Estado Israelita…a não ser que ” Tomar” agora já seja Judaica…caso a venda siga em frente…isso só pode significar que Miguel Relvas representa o Tomar Judaico…e não o Tomar Cristão……é que a Cristandade no Médio-Oriente está a ser alvo de perseguições sanguinárias, por parte dos Judeus-Sauditas e Turcos…este negócio é a questão de Tomar…
    .

    Gostar

  2. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    12 Dezembro, 2012 16:54

    Todos (ou quase) ganhamos com as privatizações.

    Os administradores do Banco Espírito Santo Investimento (BESI) terão comprado acções da EDP e da REN dias antes das privatizações, avança o “i”

    Gostar

  3. zeca marreca's avatar
    zeca marreca permalink
    12 Dezembro, 2012 17:17

    Como tudo, depende dos ciclos económicos. Vamos a um exemplo de economia doméstica tão caro aos blasfemos:

    Ora experimentem vender o vosso apartamento por metade do seu valor de aquisição até ao fim do ano…

    Gostar

  4. MJRB's avatar
    12 Dezembro, 2012 17:39

    As mega-empresas e os magnatas tugas, (já) não têm cheta para intervir no negócio ? Para, “patrioticamente salvarem” a TAP ? Um consorciosinho, por exemplo…
    Quanto ao teor do post, de acordo.

    Gostar

  5. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    12 Dezembro, 2012 17:39

    LR deveria era contrariar – com números – esta afirmação e deixar-se de se atirar aos “especialistas”
    http://expresso.sapo.pt/tap-uma-proposta-inaceitavel=f773096#ixzz2ErOWPR6J
    “O economista português defende que o valor da empresa é de mil milhões de euros, sem descontar a dívida. Ou seja, para além dos 300 milhões que lá vai empatar, Germán Efromovich deveria pagar ao Estado português 700 milhões e não 20 milhões.”

    Gostar

  6. jvgama's avatar
    12 Dezembro, 2012 17:42

    “Mas porque não a licitaram?”

    Eu não a licitei porque não tenho dinheiro. Se o LR me emprestar com juros razoáveis, prometo que faço uma proposta melhor. Até disponho toda a minha riqueza como garantia.

    Gostar

  7. Trinta e três's avatar
    Trinta e três permalink
    12 Dezembro, 2012 17:57

    “E a existir este, não se entende como o Estado não tirou partido dele nas últimas décadas”.
    Não se entende, ou não quer entender?

    Gostar

  8. Duarte's avatar
    Duarte permalink
    12 Dezembro, 2012 17:58

    WALL Street Journal
    TAP is worth around €1.2 billion if valued on a multiple of eight times earnings before interest, taxes, depreciation and amortization in 2011, the average multiple of recent deals in the sector, according to government and airline officials.

    Gostar

  9. ZÉ DA LOTA's avatar
    ZÉ DA LOTA permalink
    12 Dezembro, 2012 18:17

    Quanto vai recebe pela porta do cavalo o Dr. da Mula Russa do gajo que fala brasileiro e que vai ficar com os aviões e rotas da TAP?????? Ele , O Dr. , anda tão sorridente, transpira alegria por todos os poros!!! porque será???

    Gostar

  10. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    12 Dezembro, 2012 18:19

    Eu não a licitei porque a Banca, essa entidade que financia o Estado e não a Economia, não me emprestou dinheiro.

    O Efromovich será um digno dono da TAP.

    Espero que não aumente demasiado as importações da Colômbia para cá, senão lá se vai o saldo da nossa Balança Comercial.

    Gostar

  11. Portela Menos 1's avatar
  12. economista's avatar
    economista permalink
    12 Dezembro, 2012 19:26

    Tal como na Lusoponte , quem vai para a Administração da novíssima e rentável nova TAP ?
    Este negócio também é financiado pela C.G.D. ?
    À TAP vai lhe acontecer o mesmo que à CIMPOR ?
    P.S.
    Se o valor da empresa é X não têm que descontar o passivo …. Assim deve pagar X e não X menos divida.
    Para onde foi o milhão de euros que vieram numa mala diplomática , segundo os jornais brasileiros ( e a ser verdade…) .
    O que logo após a tomada de posse do “colombiano” Alberto da Ponte/RTP , este mais o Relvas foram fazer ao Brasil ?
    Os jornais brasileiros dizem que o negócio está a ser feito pelo Relvas e pelo seu amigo Dirceu (conhecem-no?)
    Quanto valem as comissões ? O negócio dá prejuizo . Mais uma vez o tuga contribuinte paga !…
    O Estado nunca tirou proveito da TAP porque o Estado não existe . Aqui (por enquanto…) só existem contribuintes e aldrabões …
    ADENDA
    Quem se responsabiliza se o custo desta privatização TAP for superior ao custo da sua manutenção ?
    Nota
    Se este incompetente Governo não consegue sequer rentabilizar a TAP (ou resolver o grave problema da greve dos portos…) não esperem que eles resolvam a crise onde eles (Governo e Banca… não é discurso bloquista …)nos mergulharam . Ao fundo do tunel apenas uma espiral recessiva insanável e irreversível .
    Ponham as barbas de molho … s.v.p.

    Gostar

  13. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    12 Dezembro, 2012 20:57

    O economista descobriu governos que rentabilizaram a TAP. Pois se este não conseguiu , porque será que o anterior também não, e o antes do anterior e assim sucessivamente?
    Eu até estranho que o anterior governo não tenha criado uma rota extremamente rentável para a TAP que seria a linha Lisboa-Beja porque senão porque se investiria tanto naquele destino?.
    Deviam era estranhar que o candidato à compra da TAP não pedisse uma indemnização para ficar com ela.

    Gostar

  14. tric's avatar
    tric permalink
    12 Dezembro, 2012 21:23

    Gostar

  15. Manuel Queiroga's avatar
    Manuel Queiroga permalink
    12 Dezembro, 2012 21:27

    Estou num dilema: por um lado concordo com a privatização porque não quero, com os meus impostos, pagar os défices que gera. Por outro fico triste, é um activo que se fosse bem gerido dava lucro ao Estado. Tenho receio que se repita a história como quando D.Afonso V distribuiu pelos nobres os recursos de Portugal e depois teve que o seu filho D. João II ser obrigado a dizer que o pai o tinha feito rei das estradas de Portugal. A continuar assim , nem das estradas vamos ser donos porque estão por pagar.

    Gostar

  16. tric's avatar
    tric permalink
    12 Dezembro, 2012 21:34

    Gostar

  17. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    12 Dezembro, 2012 21:35

    Ora bolas Manuel, mas elas como qualquer coisa que ainda não se tenha pago na totalidade e nos termos acordados se não houver nenhuma revisão das condições pelo meio, nunca serão nossas.
    Só agora descobriu isso? Claro que se arrisca a nem das estradas ser dono pois elas só acabam de ser pagas lá para 2030.
    Chama-se, ou chamava-se a isso alavancar a economia com políticas de crescimento pelo estado.

    Gostar

  18. Artista português's avatar
    Artista português permalink
    12 Dezembro, 2012 22:39

    Também gostava que me explicassem porque motivo, antes de a privatização da TAP ser anunciada, a administração só apresentava resultados positivos: tudo era um mar de rosas! Assim que começou a falr-se de privatização, os resultados passaram a ser negativos; péssimos! A quem é que isto aproveitou? Dão-se alvísseras!

    Gostar

  19. JDGF's avatar
    JDGF permalink
    12 Dezembro, 2012 22:58

    Ninguém tem de dar dinheiro pela TAP. Nem portugueses nem estrangeiros. Ela não foi à praça.
    Mas nestas coisas, como nos leilões, tem de haver uma base de licitação. Se não fica para a casa (i.e., continua como está até existir uma boa oportunidade).

    Gostar

  20. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    12 Dezembro, 2012 23:26

    A TAP deve ser entregue aos portugueses. E cada português que faça o que quiser com as acções que receber.
    Não deve ser dinheiro para as mãos da economia política.

    Gostar

  21. economista's avatar
    economista permalink
    12 Dezembro, 2012 23:32

    “TIRADENTES”
    Questão Prévia
    O argumentum ad hominum
    Salazar alterou o nome de Ministério da Instrução para Ministério da Educação mas os Portugueses não passaram a ser mais educados . Para a maioria dos portugueses a educação resume-se apenas ao formal “bom dia” , “boa tarde” e “boa noite” e nunca “desculpe” q.b. . É vê-los nos campos de futebol ou nos picos de trânsito automóvel …
    Segundo os especialistas , a maioria padece de iliteracia numérica , ainda de iliteracia económico-financeira e social . E para Andrew Oitke , ainda de obesidade mental !… Consequentemente , imensas vezes , o insulto é o argumento de quem não tem razão !…
    PRIMEIRO : Reparo que tem por hábito responder bogalhos a quem comenta com alhos !…
    Quem lhe disse que eu já encontrei governos que tivessem rentabilizado a TAP ?
    A TAP apenas é um espelho do que é este País a quem já Eça dizia que é um Sitio muito mal frequentado . O que ele não diria hoje ?
    SEGUNDO :
    Quais são os seus conhecimentos de Economia da Empresa , Gestão e Racionalização de Empresas que lhe permitem (abusivamente?) dizer que a TAP não pode ser rentável ? Acha que o colombiano é louco ?
    Ou não serão os “tugas” que são loucos ?
    Se tiverem conhecimentos para isso , o que dirão os seus netos amanhã quando um dia analisarem as privatizações ?
    Ainda , responsabiliza-se se os custos da privatização (aliás , vendada…) forem superiores aos custos da sua manutenção ?
    (oculos habent et non videbunt)

    Gostar

  22. economista's avatar
    economista permalink
    12 Dezembro, 2012 23:40

    TIRADENTES
    ——————-
    Corrigenda

    Bugalhos em vez de bogalhos

    Gostar

  23. 7anaz's avatar
    7anaz permalink
    13 Dezembro, 2012 08:41

    Ou como diz o ditado: “depois do baptizado feito, não faltam padrinhos”

    Gostar

  24. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    13 Dezembro, 2012 10:20

    ECONOMISTA
    Não discuto “economia ” em caixas de comentários em blogs.
    Pelo que vejo e sentimos todos na pele os tais economistas, capazes de conceptualizar números não foram capazes, ao longo da nossa história recente (mais de vinte anos) ter e avisar, modificar e orientar em termos gerais a nossa “economia” para evitar o descalabro a que ela chegou. Em termos particulares ou mais específicos, os mesmos em empresas públicas nem é preciso dizer nada pois o descalabro delas é o que toda a gente conhece.
    Tirando raras excepções de homens que foram vilipendiados pelos seus pares durante anos, calaram-se e pactuaram.
    É nesse contexto que cabe a sua frase “Se este incompetente governo não consegue rentabilizar a TAP” especificamente sobre um governo e não sobre todos os outros, apesar de eu não querer ser advogado do diabo e deixar a ideia de que este governo possa porventura ser competente ahahahah.Inclusivé já ouvi de “competentes economistas” feitos gestores e ministros dizerem que até as SCUTS iam dar lucro (JCravinho) que tiveram intervenção directa na TAP também.
    No mesmo sentido de interpretação chegou à conclusão de que eu teria dito que a TAP não seria rentabilizada. Aonde afirmei isso?
    Os curricula podem servir para muita coisa mas também não são o santo graal de ninguém e que se permitem uma especialização em determinada área podem, como parece, deixar para trás muitas outras capacidades do conhecimento humano tais como a interpretação de um texto e sua conceptualização.
    Não se amofine na sua especialidade e pode chamar bugalhos ao que quiser. Fiz o mesmo logo a seguir com outro comentador, não porque o ache “ignorante” a tal ponto de achar que não saiba que enquanto não pagar uma determinada coisa na sua totalidade terá sempre uma reserva de propriedade sobre o bem em causa.
    Mais uma vez e tão só apenas porque acho que não é aqui o sítio da especialidade onde se possa discutir “economicamente” o futuro da TAP, mas chamando a atenção para aquilo que chama de bugalhos, com todo o direito que lhe assiste de ter essa opinião, assim como eu de ter e achar que discutir futuros de empresas falidas em blogs e na especialidade são outros bugalhos ainda maiores. Sobretudo quando e se serão capazes de na especialidade ter alguns conhecimentos se tornam incapazes de interpretar um pequeno texto provocador e de alerta para coisas que se afirma que podem ter interpretações escusas.
    Fique bem.

    Gostar

    • economista's avatar
      economista permalink
      13 Dezembro, 2012 11:59

      TIRADENTES

      Para já o mais importante : na medida do hoje possível , os meus sinceros Votos de Feliz Natal com tudo o que de Bom esta formal frase possa conter .
      Lamento , e se me permite , meu caro amigo , parece confundir economista com gestor !…
      Tambem , o que discute que não tenha um fundo de economia ? Quantos economistas em 2008 e em todo o mundo avisaram do que iria acontecer e aconteceu ? Muitos , mas ao mundo da banca (i.e. banqueiros…não interprete como discurso bloquista…)) não interessava sequer ouvi-los . E por cá , p.e. nunca ouviu o famoso Medina ? Sabe o que já aconteceu e agora acontece neste País ? Em sentido figurado ,dou-lhe um pequeno exemplo : Um empresário chama um consultor para lhe organizar a empresa . Este chega e ouve todos os trabalhadores e faz um Relatório com o que ouviu . O empresário paga e faz religiosamente o que consta do Relatório . Nunca ouviu os trabalhadores . Entendeu? Não defendo os maus gestores das empresas publicas .
      Mas censuro severamente os trabalhadores destas empresas que com salarios relativamente escandalosos façam greves causando prejuizos a estas empresas já deficitarias e à custa dos contribuintes e sobretudo prejudicando gravemente os restantes trabalhadores , sobretudo na presente situação …
      Note , Jcravinho não é economista . Apenas um politico socialista …
      Note que este Governo é incompetente , tal como os anteriores e com convicção também os futuros . E não é o Destino , mas 8im o Sistema… Permita-me , acorde . O PM aldrabão vem à tona de agua , agora para dizer que a média é de 12 dias . Vieram logo contraditar dizendo que é mentira !.. O Ministro da Saude que já foi Director dos Impostos (com salário principesco dado pela MFL e onde fez imensos estragos ao contrário do que a propaganda nos convenceu…) e depois Administrador do Millennium no tempo da “Vara Gang” e ligado ao sector privado da saude , e vem agora para ministro com perda de rendimento !!! pois vem agora dizer que há camas a mais…. Logo os especialistas e a OMS vêm dizer que é mentira “!… Não há economistas , há mentirosos. Se me permite , acorde . Como dizia o outro , também em relação à TAP , quanto mais sei , mais sei que nada sei . Mas resta uma singela pergunta do Zé Povinho : Quem se responsabiliza se o custo da privatização (i.e. vendada…) for superior ao custo da sua manutenção (e se possivel ,e é possivel rentabilizar..)
      E dou-lhe em primeira mão , a TAP foi considerada a melhor transportadora da Europa e da America Latina . Como diz o povo , “tome e embrulhe” (passe o humor…)
      P.S.
      E digo-lhe e até por experiência própria e também a ouvir os meus pares , no ultimo ano (5º ano e não o famoso 3º de Bolonha i.e. do famoso Relvas…) de um curso superior universitário publico , se encontram em numero significativo alunos que não sabem ler e sobretudo escrever (!) mas o que agora importa , são incapazes de
      analisar e criticar um texto que lhes é dado para o fazer !….
      O que já fizeram aqueles incompetentes pela Educação, pela Educação (i.e. sobretudo formação profissional…) , pela Natalidade (cujas consequências o vão afectar…; pelo contrário , gays , abortos , manutenção do subsidio do aborto , eliminação do subsidio de maternidade , abono de familia , etc… País de loucos) . E a Segurança Social , que não passa de mais uma novissima D. Branca , esta mais grave porque é feita pelos tais governos que já não cabem na prisão !…

      Gostar

  25. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    13 Dezembro, 2012 13:21

    Economista
    Com quase nada do que diz eu estou em desacordo. No essencial e em muitos pormenores concordo absolutamente consigo.
    Ouço MCarreira desde o dia em que Guterres o “mandou passear” com o seu famoso estudo sobre endividamento e reestruturação do estado assim como de algumas medidas para o relançamento da economia portuguesa.
    Corria o ano de 2001/2002 (?) se não me engano.Não me venham com aquilo que os “economistas” diziam antes de 2008 porque toda a crise a partir daí não justifica o que estamos e vamos passar por muitos e longos anos não fora o “economês” dos governantes portugueses que fizeram do país dois Lemonns Bros. Se não fosse a nossa enorme dívida e sobretudo a sua duplicação a partir de 2005 estaríamos mal mas nunca tão horrível e catastroficamente mal para muitas pessoas como hoje está.
    Sei perfeitamente do que está falar no que concerne à educação por experiência própria e de que desisti faz quase vinte anos exactamente pelas razões que menciona. Já eram os primeiros sinais, até no ensino superior do “eduquês”.Ainda estudante (ante-Bolonha) alguns dos meus próprios colegas já pediam “explicações” em determinadas cadeiras com precedência a outras do ano seguinte.
    Pode ser até que a privatização da TAP possa a vir a ser um encargo , mais um, criminoso, para as gerações futuras. Não tenho nem conhecimento próximo nem técnico para o discutir em pormenor. O que eu sei é que das gestões anteriores foi deixada uma herança que coloca este ou outro qualquer governo na corda bamba e provavelmente à beira de fazer mais uma asneira. Muito por herança outro tanto por incompetência e mais algum por “saque”. Não vejo muitas diferenças entre o actual governo e o anterior senão tão só e apenas o mercado internacional ter fechado a torneira do dinheiro fácil uma vez visto o descalabro do que aconteceu em 2008. Nós não somos um reflexo dessa crise, fomos um dos mais promotores dela,à nossa escala é claro.Os crimes de lesa-pátria começaram com o senhor de Boliqueime com a reestruturação das carreiras da função publica (para ganharduas maiorias), hoje chamada pelos velhos do restelo como ganhos civilizacionais, passando por parte de destruição do aparelho produtivo e não à sua reestruturação e também o sinal de partida para o eduquês Roberto Carneirista. A partir daí talvez embalados pela receita exponenciou-se o disparate com admissões engordando o estado com gente e com mais inauditas regalias (rendeu uma maioria e meia). Depois disso é melhor nem dizer mais nada porque a lista de crimes é tão grande que nem vale a pena aqui mencionar exaustivamente.
    Olhe sabe o que lhe desejo?
    Um Feliz Natal junto dos seus. Faça como eu, tente sobreviver e garantir o minimo de dignidade ao seu núcleo familiar próximo pois é o essencial que nos resta.
    Fique bem.

    Gostar

  26. JCA's avatar
    JCA permalink
    13 Dezembro, 2012 13:24

    .
    E tudo a navegar neste oceano que por cá pioneiramente anunciei logo em 2008 no meio da desorientação, há precisamente 4 anos … onde estavam antes …. ?
    .
    “Não há nada de muito especial salvo nas soluções atrapalhadas que tentam resolver a Crise.
    .
    Eis o que predisse o crash de 1929 baseado no crash de 1870, a “bolha hipotecária, mortgage buble, a insolvência do Fredie Mae&Mac etc.
    O “Dutch Tullip Crash” (1624-1636) repete-se sucessivamente:
    .
    Os preços dos Bens, Produtos e Serviços são artificialmente puxados para cima pelo Crédito Fácil provocando a corrida dos investidores. O Dinheiro vem durante um tempo. Depois disso os “insiders” saiem rápidamente.
    .
    Mas nas Instituições Financeiras e Finanças Publicas/Impostos há mais alguma coisa além e acima disso. A Onda de Kondratiev que dura cerca de 50 a 70 anos. Está em todas as Economias Nacionais onde o Crédito existe.
    .
    Estas Ondas expandem-se e contraem-se lentamente. Para cada um dos ciclos duma Onda de Kondratiev, “uma estação do ano”. Diferentes ideais de investimento governam durante cada uma destas Estações de Negócios. Cada ciclo dura cerca de 10 a 20 anos. Raras pessoas têm sensibilidade para predizerem estas mudanças de ciclo. Nestas mudanças de “estação de negócios” quem não alterar a sua estratégia de investimento e poupança sofrerá percas enormes.
    .
    A actual onda de Kondratiev – a “Primavera” – começou em 1948 com a reforma monetária. O Crédito é garantido com muita prudência. A inflação era minima. Os Estados, as Finanças Publicas/Impostos, lançaram as bases dos Direitos Sociais dos Cidadãos na Europa incluindo Portugal.
    .
    O “Verão”, ciclo de crescimento começou em 1966. As actividades de Crédito estavam em crescimento nas pelo lado positivo Os Estados, as Finanças Publicas/Impostos em consequência começaram a enriquecer e reforçaram os Direitos Sociais dos Cidadãos na Europa incluindo Portugal.
    .
    O “Outono” começou em 1980, ciclo da maturidade. O Tempo ideal para as transacções com papel-moeda, tais como Bolsa, “Bonds issues” e também todo o tipo de transacções de propriedades. A fixação dos seus preços dependia apenas da disponibilidade de mais Crédito. A Especulação, Riqueza vendendo papéis sem produzir nada, gerou os novos Bilionários do Estados acompanharam, as Finanças Publicas/Impostos acompanharam os novo Bilionários de papel com todos os abusos, vicios e exotismos Politicos que acarretou e teima continuar.
    .
    Acabou.
    .
    Estamos no “INVERNO” da onda de Kondratiev que começou em 1948. Com um dado real novo, uma nova competitividade mundial que necessàriamente arrasta um poderoso reajustamento planetário que envolve os interesses nacionais e/ou continentais em que cada um se defende.
    .
    A saída do “black hole” para abreviar e não agravar perigosamente os 10/20 anos de Inverno é o “Liberalismo Avançado com os Direitos Sociais dos Cidadãos” e “Muito mais Economia e menos Finanças” (suspensão do IRS, IRC e IMI bem como Amnistia Fiscal Completa). A forte resistência compreende-se. É o estrebuchar num Inverno que teima ser Outono e não pode ser Primavera.
    .
    No caso especial Português, não se pode perder tempo preciosissimo em utopias. As Tesourarias das Empresas Economicas e “Sociais” (Familias) estão exangues não sustentando o cumprimento de novos Creditos Bancários seja a que juros fôr nem empenhar-se com mais Dividas Fiscais. A menos que se queira acabar no Crash sem apelo nem agravo.”
    .
    Pois é.

    Gostar

  27. JCA's avatar
    JCA permalink
    14 Dezembro, 2012 15:20

    .
    Havendo já proposta na mesa seria oportuno refletir sobre a estrategia global em matéria de transportes aéreos em Português
    .
    Contactem-se os Governos ou as Companhias de Bandeira do Brasil, Cabo Verde, S Tome, Guiné, Angola, Moçambique, Macau e Timor e refunde-se a TAP, com esse nome ou outro, como um grupo de aviação mundial de raiz “Lingua Portuguesa”. Haja ousadia politica.
    .

    Gostar

Trackbacks

  1. A privatização e o real valor da TAP « O Insurgente

Deixe uma resposta para zeca marreca Cancelar resposta