Saltar para o conteúdo

indignações selectivas

24 Outubro, 2013
by

Em 1974, por causa de um sistema de escutas que o Partido Republicano de Richard Nixon tentou plantar no interior da sede do Partido Democrata em Washington, o presidente republicano foi obrigado a renunciar ao seu mandato, para evitar uma mais do que certa aprovação de um impeachment, que seria certamente aprovado no Congresso poucos dias depois. Na altura, reza a lenda, o seu homólogo chinês, Mao Tsé-Tung, com quem Nixon e Kissinger tinham conseguido estabelecer uma forte relação política, terá manifestado o seu espanto por uma, para si, tão inusitada demissão, perguntando para que serviam, afinal, os gravadores senão para gravar. Não obstante esta amabilidade do Grande Timoneiro, o caso Watergate e Richard Nixon passaram a simbolizar o máximo a que a ignomínia política pode chegar num país democrático, e a esquerda nunca se cala em protestos de horror quando o assunto vem à baila.

Curiosamente, anda a esquerda muito caladinha com as inúmeras malfeitorias que o presidente Obama tem feito em situações muito semelhantes, embora muito mais graves em número (parece que são às centenas) e em espécie (pondo sobre escuta, inclusivamente, diversos chefes de estado de países democráticos) do que aquilo que Nixon fez. A última “grampeada” que se conhece terá sido Angela Merkel, embora seja quase certo que foram também “monitorizados” (o novo termo técnico, segundo a assessoria da Casa Branca, para as escutas ilegais) muitos outros chefes de estado, a camarada Dilma incluída.

Nada de muito surpreendente, porque, em regra, as indignações da esquerda são selectivas. E aposto que, daqui por uns anos, Nixon e o Watergate hão-de permanecer como exemplos de indignidade política, enquanto que Obama continuará em lugar destacado no panteão dos grandes líderes democráticos.

33 comentários leave one →
  1. O. Braga's avatar
    24 Outubro, 2013 20:04

    Ora… nem mais!

    Gostar

  2. Pedro Santos's avatar
    Pedro Santos permalink
    24 Outubro, 2013 20:06

    Caro Rui,

    Alguma informação sobre escutas aos nossos ilustres governantes?

    Gostar

    • JCA's avatar
      JCA permalink
      26 Outubro, 2013 16:20

      .
      Ou dos nossos governantes aos governados, não serve ? Entre os governantes e os que querem governar ? Ou entre os Governados ?
      .
      Em qualquer chafarica ‘martim moniz’ hé lá de tudo para coscuvilhar a vida da vizinha, do concorrente, da gaja ou do gajo que um do outro juram que matam se lhe põe os cornos, do politico de vão de escada que odeia aquele filho da puta que já está a sacar no banquete dos impostos dos outros e eu que sou tão bom não mamo nada e vou phodê-lo etc. Então se buscarem na net há lá equipamento para tudo, escutas por dentro por fora por cima por baixo, sejam nets, telefones, topos de gama, através de paredes, a 10cm até quilometros. Qualquer um pode comprar. Que isto não sirva para promover algum novo ‘desporto tuga’ ou moda ‘velhas coscuvilheiras.
      .
      Resumindo hoje em dia não há qualquer segurança. Mesmo daqueles que juram a pés juntos que sendo Estado ou Bancos toda a informação pessoal ou empresarial que propositadamente recolhem está assegurada ao Cidadão ou à Empresa, ninguém acredita nisso,
      . .
      quando é que acabam com a Hipocrisia e a Treta que só vos convence a vós ?
      ..
      E andam estes gajos pelos megafones da Comunicação Social com esta grande ‘novidade’ que não vale um tostão furado. Pois é, assim continua a ir tudo abaixo. Teorias não Vida, são sonhos e fantasias. Basta ver a procissão que está a desfilar para o adro.
      .

      Gostar

  3. Joaquim C. Tapadinhas's avatar
    Joaquim C. Tapadinhas permalink
    24 Outubro, 2013 20:14

    Independentemente da crise económica que está a destruir esta civilização, a crise moral e a postura selectiva de quem pode, ou não, desrespeitar os direitos básicos em que assenta a sociedade, são os cancros que se instalaram nas mentes dos “cidadãos”. Aos nossos, porque são imaculados, tudo é permitido. Aos outros, coitados, incapazes de perceber os altos valores, nada se admite e devem ser escorraçados, até porque são responsáveis pelos nossos não êxitos. Enquanto navegam nestes mares, os chineses, os angolanos e os brasileiros e outros países com economias emergentes, paulatinamente vão colonizando a Europa. Vaidosamente, muitos de nós, vamos tocando concertina, enquanto o barco se afunda, até porque julgamos que o barco não é nosso.

    Gostar

  4. neotonto's avatar
    neotonto permalink
    24 Outubro, 2013 20:31

    Volta Nixon estas perdoado com as escutas de merdagate pelos Ruizinhos da vida.
    Enquanto aos americanitos (tal e como apodreceu o assunto) quase seguro que perdoam tambem.
    Ate perdoam as mamadeiras. Mas ja as mamadas en casa Oval continuam sendo materia de delito.Aqui o tema continua todo como dantes…:)

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    24 Outubro, 2013 20:56

    De 1974 a 2013 passaram 39 anos de evolução tecnológica.
    Actualmente qualquer pessoa pode comprar na net material de escuta, banalizando tal acto, ainda que passível de acção criminal.
    Com Nixon foi uma novidade.
    Com Obama é uma banalidade.
    O resto são casos de polícia.

    Gostar

  6. @!@'s avatar
    @!@ permalink
    24 Outubro, 2013 21:05

    Rui, quem introduziu o “Patriotic Act”? Quem deu inicio a este programa:
    http://en.wikipedia.org/wiki/PRISM?

    Gostar

  7. tony's avatar
    tony permalink
    24 Outubro, 2013 21:27

    estão cegos por colagens de esquerda que nem sabem que assinou o inicio do programa

    Gostar

    • Deus perdoa, eu nao!'s avatar
      Deus perdoa, eu nao! permalink
      25 Outubro, 2013 00:37

      deixa lá o rui continuar a ensaiar as patetices dele.

      Gostar

  8. J. Madeira's avatar
    J. Madeira permalink
    24 Outubro, 2013 21:27

    Talvez seja necessário fazer um desenho para o Rui a. compreender
    qual a diferênça nas situações! Se as escutas fossem sobre o parti-
    do repúblicano … já o Obama estava a preparar a defesa para a co-
    missão do senado! Quero acreditar que, é mais uma tosca maneira
    de lançar a confusão e distraír os “fregueses” do Blasfémias!!!

    Gostar

  9. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    24 Outubro, 2013 21:30

    Bem me parecia que Obama era um perigoso comunista…

    Gostar

  10. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    24 Outubro, 2013 22:02

    Doc. atrever-se a apontar o dedo ao “colored” (American English…) ?
    É que nem se trata própriamente da criatura, mas sim de quem lhe organizou as “vitórias”, em termos domésticos, e depois a incalculável carneirada internacionlista do, lembra.se ? ” Yes, we can” que agora assobia para o lado a respeito do “Yes, we scan”…
    A velha bitola das “n” medidas de “avaliação” dessa canalha acéfala , ignorante e amoral, ainda mais reles do que uma mísera claque futeboleira.

    Gostar

  11. johnas's avatar
    johnas permalink
    24 Outubro, 2013 22:05

    Ó Rui, não culpe a esquerda ou a direita, quem faz essas regras, meu caro senhor, é a América, ela mesma, como, afinal, a respeito de quase tudo nesta vida, conforme o sítio para onde está virada, não é a direita ou a esquerda, nada .

    Gostar

  12. licas's avatar
    licas permalink
    24 Outubro, 2013 22:07

    Um comunista nunca deixa de ser, pela sua origem, objectivo, prática,
    sempre um corpo estranho às sociedades que se querem livres e plurais . . .
    Há muita gente que anseia, ou ao menos toleraria, outra maneira de viver em Sociedade?
    Pois há . . .

    Gostar

  13. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    24 Outubro, 2013 22:16

    os indignados com Soares, acerca de Cavaco, estão muito selectivos na indignação…
    http://www.publico.pt/politica/noticia/catroga-diz-que-socrates-devia-estar-a-ser-julgado-em-tribunal-1610220

    Gostar

    • ora's avatar
      ora permalink
      25 Outubro, 2013 01:00

      na realidade não há massas de indignados contra soares nem contra cavaco

      estão indignados contra os políticos em geral …..o sistema está à beira do golpe filha

      aqui no clube de oficiais….é só do que as velhotas e velhotes falam

      aspira-se a um sidónio que mantenha o status cu
      polarizam ódios presentemente

      o pessoal concentra-se em odiar quem está no poder em tempos de crise seja ele muito bom caso do assassino dos jesuítas ou muito mau….ou seja uma catrefada deles sem planos para o futuro além de pelourinhos de betão e mesas inquisitórias para torturar o cidadão

      não se odeiam as figuras do passado ou os seus métodos já foram esquecidos

      a apatia é a norma nas sociedades bem alimentadas e razoavelmente seguras nos tempos que s’avizinham

      somos espiados pelos US of A ? que nos interessa pá…

      Gostar

  14. A. R's avatar
    A. R permalink
    24 Outubro, 2013 23:24

    Já o outro, que foi ao livreco sobre o uso do calão fedorento na política daquele cujo nome não se pode pronunciar, também ouvia uns clicks. O PS andou aflito com as escutas: ele sabe bem porquê. O PSOE em Espanha dá muito a ganhar à Método 3. A esquerda é assim .. irreformável e hipócrita.

    Gostar

    • johnas's avatar
      johnas permalink
      25 Outubro, 2013 07:24

      Ó A. R. (arre!) , quem andou preocupado com escutas foi o cabaco da tua seita de direita bpn e ladrões, e já confundes tudo, toma o comprimido pro alzeimer, arre hipócrita !

      Gostar

  15. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    25 Outubro, 2013 01:03

    Parece-me que se sabe muito pouco sobre as anunciadas escutas a dirigentes ocidentais por parte do EUA, designadamente a Merkel.
    Mesmo que se prove ser verdade, teria de se provar o conhecimento de Obama.
    É evidente que se fosse provado o seu conhecimento e a sua autorização deveria ser responsabilizado de todas as formas previstas na lei.
    Mesmo assim, as escutas de Nixon e estas estão em planos diferentes. Não sei o que será pior, mas se fosse americano, depois do 11 de setembro, teria certamente opinião definida.

    Gostar

  16. André's avatar
    André permalink
    25 Outubro, 2013 07:55

    Rui, há uma grande diferença na política americana. Nos EUA, Obama só é criticado se espiar cidadãos norte-americanos (se ele fosse descoberto a espiar o Partido Republicano, evidentemente já não era presidente). Agora, espiar cidadãos e governos estrangeiros é algo que todos os serviços secretos fazem, pode até ser denominado de lugar-comum. Posso não gostar e não concordar, mas a diferença em termos políticos é abismal. Apesar de eu achar que o Rui até tem razão quando diz que Obama devia ser criticado por isto (devia, tal como Nixon foi criticado), considero que não devia andar a misturar alhos com bugalhos.

    Gostar

  17. JCA's avatar
    JCA permalink
    25 Outubro, 2013 08:14

    .
    Não e novidade que os Cidadãos são espiados da mesma maneira pelos poderes do seu próprio País.
    .
    Não há escandalo, quando os Países se espiam uns aos outros. Já vem dos confins da Humanidade. Alguns até dizem que os EUA nem são os mais sofistificados:
    .
    NSA spied on 124.8 billion phone calls in just one month: watchdog
    http://news.yahoo.com/nsa-spied-on-124-8-billion-phone-calls-in-just-one-month–watchdog-group-claims-213633988.html
    .
    por exemplo:
    .

    .
    Argentina’s Massive, Orwellian Biometric Database

    Meet SIBIOS: Argentina’s Massive, Orwellian Biometric Database


    .
    NSA Using YOUR Email Address Books, Contact Lists

    .
    .
    E cá ? Varre para esconder debaixo do tapete …
    .

    Gostar

    • JCA's avatar
      JCA permalink
      26 Outubro, 2013 15:54

      .
      Sim eu vi o eco desta copiada no megafona do mais alto novel mundial pouo menos de 24H depois. Quiçá agenciada pela mão pela rapaziada tuga vale zero do ‘copy and past’.´Não sei nem me interessa, apenas ‘safem-se, be happy’. Foi outra que dei à borla Há uns tempitos que contra a corrente eu digo sem duvidas ‘corre bem’.
      .
      Mas não se equivoquem porque depois não vão ser de borla, acaba-se a janela de oportunidade, oportunistas, para os coy and past. Vi requerer Talento, por ora ainda é milho para os pombos. Sequer se trata de ditaduras, democracias, republicas, monarquias, marxismos, espécias nematelmintas do Capitalismo etc. É outra coisa mais por cima. E está a rebentar por aí.
      .
      ‘Orai’ (termo que uso sem qualquer critica ou blasfémia contra qualquer Fé mesmo de fás contra a Fé). Trata-se doutras coisas.
      .

      Claro comol sempre fui. E por ora necessariamente independente, sempre livre.
      .

      Gostar

  18. João Vasco's avatar
    25 Outubro, 2013 09:47

    A esquerda anda caladinha? Não é bem assim…

    O status quo – seja de esquerda ou de direita – anda caladinho. Todos estes ataques às liberdades civis, aos direitos das pessoas, toda esta atitude-stasi com a desculpa da guerra ao terrorismo é aceite pelas pessoas e pelo status quo.

    O Blasfémias, nessa medida, faz parte também do status quo. À excepção do Gabriel Silva, ninguém se preocupa ou critica estas questões, sendo mais fácil atacarem Snowden, Assange e Manning e outros que as denunciam, do que defendê-las.

    Em particular, a autora Helena Matos – que se é liberal (que piada), não existe qualquer distinção entre conservador e liberal – constantemente defende estas práticas. Em vez de criticarem a esquerda por supostamente ser inconsistente em não atacar Obama por estas práticas, sejam vocês consistentes e liberais e ATAQUEM vocês Obama por estas práticas. Bem o merece.

    Gostar

  19. Aryan's avatar
    25 Outubro, 2013 12:33

    Com o devido respeito aqui segue um artigo da Mehrnews sobre as canalhices da NSA. Assim talvez HM reconheça o nosso (neste caso meu com muito gosto) direito a Indignações selectivas!
    http://old.mehrnews.com/en/newsdetail.aspx?NewsID=1829670

    Gostar

  20. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Outubro, 2013 06:28

    .
    =On Spy Uproar, ‘Everyone Does It’ Just Won’t Do
    .
    But at the same time, it has allowed the Europeans, the Chinese and other powers to replicate N.S.A. techniques.
    .
    France has long been considered one of the most talented powers at stealing industrial secrets and intellectual property, intelligence officials say, although in recent years it has been pushed to the sidelines by the Chinese. Their daily cyberattacks have worked their way into the Pentagon and gotten them the blueprints for the F-35, the most expensive fighter jet in history.
    .
    The Russians have a reputation in the intelligence community for taking their time to infiltrate specific communications targets. “They are a lot more patient than the Chinese,” one former American intelligence official said recently, “and so they don’t get caught as often.”
    .
    The Israelis are well known for cooperating with the United States on major intelligence targets, mostly Iran, while using a combination of old-fashioned spies and sophisticated electronic techniques to decipher Washington’s internal debates, the officials say
    ,

    Gostar

  21. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Outubro, 2013 06:33

    .
    = Was ISRAEL behind the hacking of millions of French phones and NOT the U.S.? Extraordinary twist in spying saga revealed
    .
    · Agents said to have intercepted 70 million calls and text messages a month
    · .
    · France had previously blamed the United States of America
    · .
    · U.S. was first suspected of hacking into Nicolas Sarkozy’s phone in 2012
    · .
    · Americans insisted they have never been behind hacking in France
    · .
    · Comes after it emerged German officials are planning trip to U.S. to discuss allegations Angela Merkel’s phone was hack by the NSA
    · .
    · The German Chancellor said President Obama’s reputation has been shattered on an international scale because of espionage scandal
    .

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2477013/Was-ISRAEL-hacking-millions-French-phones-NOT-U-S–Extraordinary-twist-spying-saga-revealed.html#ixzz2itbl8rdp
    .

    Gostar

  22. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Outubro, 2013 06:44

    .
    Federal Intelligence Service; BND
    http://en.wikipedia.org/wiki/Bundesnachrichtendienst
    .
    Indispensible Exchange: Germany Cooperates Closely with NSA
    http://www.spiegel.de/international/world/spiegel-reveals-cooperation-between-nsa-and-german-bnd-a-909954.html
    .

    Gostar

  23. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Outubro, 2013 07:12

    .
    Confuso:
    .
    .
    Germany’s Secret Service Scandal
    http://www.thetrumpet.com/article/8892.7656.0.0/europe/germany/germanys-secret-service-scandal

    .
    Federal Intelligence Service; BND
    http://en.wikipedia.org/wiki/Bundesnachrichtendienst
    .
    Indispensible Exchange: Germany Cooperates Closely with NSA
    http://www.spiegel.de/international/world/spiegel-reveals-cooperation-between-nsa-and-german-bnd-a-909954.html
    .

    Gostar

  24. JCA's avatar
    JCA permalink
    27 Outubro, 2013 07:21

    .
    Para não falar quando no Verão Quente os KGB na Embaxada sovietica intervinham direta e pessoalmente pressionando Empresas ameaçando e exigindo informação. Testemunho, aconteceu comigo, foram despachados em grande velocidade e à bruta.
    .
    Pois é.
    .

    Gostar

Deixe uma resposta para tony Cancelar resposta