Saltar para o conteúdo

Os mirós do BPN têm algum valor artístico?

8 Fevereiro, 2014

Os mirós do BPN têm algum valor artístico? Uma forma de responder à pergunta é analisando os mirós que os especialistas em arte da blogosfera escolhem para ilustrar posts.

Pacheco Pereira escolheu um quadro que está no Centro Pompidou em Paris:

7 de fevereiro de 2014a

 

O Luís M. Jorge escolhe um quadro vendido na Christie’s em 2007 a um coleccionador americano. O da direita não consegui localizar mas não está na colecção do BPN.

joanmiro19-sonnens

 

Maria Teixeira Alves escolheu um quadro de um museu de Bufalo, Nova York. A escolha anterior, à direita, não era um Miró.

www.albrightknox.orgMiro-Cat-300-100a

 

O Eduardo Pitta escolheu uma escultura que está em Barcelona:

Miro

 

Os jornais fazem a mesma coisa que os blogs. Por exemplo, esta noticia do Jornal de Negócios é ilustrada por um quadro que está no MoMA.

img_708x350$2014_02_05_00_09_18_214028

Em suma, parece haver um grande consenso na blogosfera e nos jornais de que os Mirós do BPN não são suficientemente bons para serem usados na ilustração de posts ou notícias. Também dá para perceber desta pequena amostra que há museus por todo o mundo a trabalhar as suas colecções há dezenas de anos de forma cuidada e racional. As suas obras são citadas e admiradas, mas eles também não as adquiriram por um acaso ou para bater o pé ao governo local. Pensem nisso.

37 comentários leave one →
  1. carlos s's avatar
    8 Fevereiro, 2014 11:21

    Agora o João Miranda deu em critico de arte. E para sustentar a sua sábia opinião forja um “consenso dos jornais e da blogosfera” quanto à qualidade dos Mirós.
    Desisto, vou mas é ali ao café da esquina tomar um café e juntar mais uma facturazita para o sorteio dos carros “topo de gama” das Finanças.

    Gostar

  2. zazie's avatar
    8 Fevereiro, 2014 11:21

    São uns pacóvios.

    É a pancada da superioridade em tudo. Quando lhes dá para a superioridade moral- é só pobrezinhos na boca; quando lhes dá para a superioridade cultural- é com duchaises na boca

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    8 Fevereiro, 2014 11:55

    Gostar

  4. José Peralta's avatar
    José Peralta permalink
    8 Fevereiro, 2014 12:27

    João Miranda

    Aquele quadro à direita do “escolhido” por Luís M. Jorge, o que não consegue localizar, mas não está na colecção do BPN, possívelmente está na posse do “secretário” xavier !

    É o retrato dele…

    Gostar

  5. Rui baptista's avatar
    Rui baptista permalink
    8 Fevereiro, 2014 12:41

    Ah, o João não lê imprensa de referência como o Record: http://www.record.xl.pt/fora_campo/interior.aspx?content_id=866449

    Gostar

  6. André's avatar
    André permalink
    8 Fevereiro, 2014 12:55

    Só por mera curiosidade, a coleção é pública? Já teve oportunidade de a ver? É que o comum dos mortais infelizmente não tiveram essa oportunidade, apesar do dinheiro que o estado português já gastou, entre outras coisas, com a referida coleção.

    Gostar

    • André's avatar
      André permalink
      8 Fevereiro, 2014 12:56

      É “o comum dos mortais infelizmente não teve” e não “não tiveram”.

      Gostar

    • JoaoMiranda's avatar
      JoaoMiranda permalink*
      8 Fevereiro, 2014 13:01

      Claro que é pública. Então vocês andam a mandar bitaites e ainda não viram os mirós?

      Gostar

      • André's avatar
        André permalink
        8 Fevereiro, 2014 13:25

        Apenas disse que se devia manter grande parte da coleção em Portugal e expô-la para se fazer algum dinheiro, sendo que se vendesse alguns quadros mas com um espaçamento temporal razoável para não os desvalorizar. Quanto a ainda não ter visto os quadros, o nome do artista chega para atrair visitantes, turistas (aquelas pessoas que gastam dinheiro quando chegam a Portugal e que acabam por contribuir satisfatoriamente para o nosso PIB), pelo que uma exposição temporária paga seria bem pensada (e lucrativa, como foi a da Joana Vasconcelos). Se gostava de ver os quadros, gostava, mas o governo português prefere que os portugueses não tenham acesso à propriedade adquirida com o seu próprio dinheiro.

        Gostar

      • luismiguelrainha's avatar
        8 Fevereiro, 2014 16:30

        Que parvoíce. Já se sabe que alguns são excelente e outros, sobretudo obras em papel, são menores. E depois? É a ocultação presente das obras que determina que devem ir com os cães?

        Gostar

      • JoaoMiranda's avatar
        JoaoMiranda permalink*
        8 Fevereiro, 2014 17:23

        luismiguelrainha,

        Ocultação presente das obras? Como assim?

        Gostar

  7. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    8 Fevereiro, 2014 13:40

    Um governo de chave na mão, não precisa de funcionários públicos, uma vez que os seus assessores, as empresas que contrata, para fazer o que o funcionalismo publico era suposto fazer, bem como os colectivos avençados, governam e bem pelos vistos todos eles com contrato de chave na mão.
    Como este, que em vez de fazer um serviço publico, que permita aos portugueses tomarem conhecimentos dos quadros, que pretensamente o governo quer leiloar por atacado, e publicar as fotografias dos ditos, se dá ao trabalho de analisar as fotos que tem sido divulgadas de algumas obras de Miró .
    Mas este é o trabalho para que foi contratado, de chave na mão.

    Gostar

  8. carlos's avatar
    carlos permalink
    8 Fevereiro, 2014 13:41

    hehe he

    Gostar

  9. carlos's avatar
    carlos permalink
    8 Fevereiro, 2014 13:45

    Vamos ser honestos. Ninguém quer saber dos 35M€. Nós queremos mesmo é livramo-nos destes mirós. Quadros fraquitos.
    Ao menos no blasfémias entendem.

    Gostar

  10. neotonton's avatar
    neotonton permalink
    8 Fevereiro, 2014 14:12

    Tirenos das duvidas, JM…
    Porque o governo tinha a necessidade imperiossa de que uma afamada (internacionalmente) casa leiloasse a historia de venda dos Miros?
    Nao achou nem havia alguma menos “exigente” da legalide no “mercado”$$$$$$$ da Arte?

    Gostar

  11. fado alexandrino's avatar
    8 Fevereiro, 2014 14:16

    Já há muito tempo que não me divertia tanto.
    A especialização dos tugas para se entreterem meses a fio com assuntos banais é surpreendente.
    A praxe, os Mirós, o que se seguirá?
    Primeira hipótese, os vinte penaltys que ficarão por assinalar amanhã.
    Segunda a palavra de Jesus, terceira a Madeira é um Jardim.
    Continuem entretidos.

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    8 Fevereiro, 2014 14:18

    Este, é um post (mais um) revelador da demagogia que certos apparatchiks do governo usam para se entreterem, tentarem fazer dos outros parvos e influenciar ignorantes.
    Nem já se importam por os seus posts serem considerados irrelevantes…Marcam presença com “matéria” ridícula e já tá !, marcam o ponto.

    E quando criam também sobre este caso Miró, fronteiras entre “esquerda” e “direita”, não vale o mínimo esforço demonstrar-lhes a importância daquela colecção. E da Cultura.
    São autênticos vende-pátrias !, com comportamento e filosofia yuppie primário ao dispôr do chefe.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      8 Fevereiro, 2014 14:39

      Concordo em absoluto .Isto é deprimente. Pessoas com currículo intelectual mandam às malvas a ética científica e sacrificam tudo pelo chefe . Como bem escreveu, isto nem é esquerda nem direita, é bom senso. Tirando algumas exceções, este blog está um “corporações” e em breve, esperemos que não avance a censura prévia.

      Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        8 Fevereiro, 2014 15:44

        Lol(ada).
        Tem toda a razão, nada de atacar o governo anterior.
        O engenheiro-filósofo.delegado de propaganda médica iniciou este nebuloso processo, mas o seu nome não deve ser invocado em vão.

        Gostar

  13. BorNot2B's avatar
    8 Fevereiro, 2014 15:45

    A questão Miró apenas se coloca porque este governo não consegue acertar uma! Faz trapalhada em tudo. Mete dó ver como os apoiantes e propagandistas blosféricos e blasfémicos não querem (ou não sabem) dar-se conta disso… É assim que nasce o fanatismo e lambe-botismo… Ou será que tem a ingenuidade de pensar que convencem alguém?

    Gostar

  14. Portela menos um's avatar
    Portela menos um permalink
    8 Fevereiro, 2014 15:52

    Miranda, especialista em generalidades, desde Excel à biologia, passando por analista do gosto e terminando no passismo.

    Gostar

  15. Portela menos um's avatar
    Portela menos um permalink
    8 Fevereiro, 2014 15:56

    Sobre o actual estado do Blasfémias e blogs do sistema , que saudades dos Boys Lomba, Poiares e amigos…

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    8 Fevereiro, 2014 16:17

    Manuel, 14:39,

    Essa gente encaixa perfeitamente nisto : “pobres e mal agradecidos”…:”Pobretes mas alegretes”.
    Provavelmente nem viram as 85 pinturas sequer na net. E/ou não sabem patavina de arte, não tiveram tempo para conhecer JMiró no YouTube, folhear um livro e avaliar a importância cultural das obras, muitas delas reproduzidas na bibliografia sobre o pintor.

    Continuo a pensar que o governo se tivesse na sua posse (“herança” dum banco intervencionado) uma muito boa colecção de pintura do Séc. XVII ou XVIII, também a vendia. Mas duvido que entregasse “com chave na mão” a uma leiloeira uma óptima colecção de arte sacra. Não tinha tomates para enfrentar a Igreja Católica, o patriarcado e a opinião pública sobretuido dos “fiéis”.

    E há este caso, indesculpável, próprio dum governo que pensa tudo poder fazer e decidir à margem da Lei e dos interessas do país : as obras não foram classificadas e avaliadas, sujeitaram-se a um montante estabelecido por outrem e enviaram-nas em mala diplomática — antes tinham afirmado que as obras não pertenciao ao Estado…

    Gostar

  17. licas's avatar
    licas permalink
    8 Fevereiro, 2014 17:12

    manuel HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    8 Fevereiro, 2014 14:39
    Concordo em absoluto .Isto é deprimente. Pessoas com currículo intelectual mandam às malvas a ética científica e sacrificam tudo pelo chefe . Como bem escreveu, isto nem é esquerda nem direita, é bom senso. Tirando algumas exceções, este blog está um “corporações” e em breve, esperemos que não avance a censura prévia.
    ________________

    Quer censura?
    Vá os 5Dias . . .
    (e depois venha-me dizer que Censura é inata à não-Esquerda . . .)

    Gostar

  18. licas's avatar
    licas permalink
    8 Fevereiro, 2014 17:17

    fado alexandrino HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    8 Fevereiro, 2014 15:44
    Lol(ada).
    Tem toda a razão, nada de atacar o governo anterior.
    O engenheiro-filósofo.delegado de propaganda médica iniciou este nebuloso processo, mas o seu nome não deve ser invocado em vão.
    _________________

    Mas ó fado alexandrino, vc. ainda (tal como eu) insiste
    em usar a razão com gente completamente *a-rebanhada* ?

    Gostar

  19. jojoratazana's avatar
    jojoratazana permalink
    8 Fevereiro, 2014 17:36

    Segundo a SIC, Canavilhas não desmente negociações para a venda dos Miró em 2008.
    Governo anuncia nacionalização do BPN
    PÚBLICO 02/11/2008 – 14:13
    Foi no dia a seguir à nacionalização.
    A comunicação social da seita, já não diz coisa com coisa.
    Mas o Expresso e a Sic estão em sintonia, a restante comunicação social, faz aquilo que tem que fazer eco.
    Este é o país que temos.

    Gostar

  20. joão viegas's avatar
    joão viegas permalink
    8 Fevereiro, 2014 18:01

    Psssssst, Oh João Miranda, chegue aqui perto…

    Veja se põe alguma coisa no seu post para explicar que as copias dos quadros do BPN estão disponiveis na net, e que é facil usa-las como ilustração. De contrario, o seu texto fica assim, como dizer, um bocado para o estupido, não acha ?

    Ora essa, não tem nada que agradecer.

    Boas

    Gostar

    • fado alexandrino's avatar
      8 Fevereiro, 2014 21:33

      Incrível, não sabia que coisa fabulosa.
      Ainda não experimentei mas quer o senhor dizer que escrevendo Miró na tal net podemos ver todos os quadros que ele pintou?
      Onde é que o progresso irá parar, até estou assustado.
      Qualquer dia escreve-se, sei lá, Diário de Notícias e podemos ler o jornal sem sair de casa.
      Uáu.

      Gostar

  21. um judeusito's avatar
    um judeusito permalink
    8 Fevereiro, 2014 18:45

    Uma coisa é de louvar. O empenho do Blasfémias e outros em recuperar o dinheiro perdido pelo BPN. Oxalá este empenho continue. 😉

    Gostar

    • MJRB's avatar
      8 Fevereiro, 2014 19:15

      Mas há blasfemos que não escrevem uma única palavra sobre a dádiva(!) do banco por parte deste maravilhante governo ao militante Mira & friends só por 40 milhões…

      Gostar

      • JoaoMiranda's avatar
        JoaoMiranda permalink*
        8 Fevereiro, 2014 19:26

        Por esta altura ainda não percebeu que o BPN faliu. Deve achar que um banco falido tem valor superior a zero.

        Gostar

      • fado alexandrino's avatar
        8 Fevereiro, 2014 21:40

        LOL(da)

        vc. anda destrambelhado, carago !
        O que é que eu tenho a ver com o JSócrates ou com o P”S” ??

        O algodão não engana.

        Gostar

  22. MJRB's avatar
    8 Fevereiro, 2014 20:11

    JMIranda,
    Toda a gente minimamente atenta sabe que o BPN faliu. Por violentíssima fraude !
    Se vc. já percebeu aquela negociata de favor que este governo protagonizou ao dar “aquilo” por 40 milhões ao Mira & friends, explique-a sff

    Gostar

    • JoaoMiranda's avatar
      JoaoMiranda permalink*
      8 Fevereiro, 2014 20:13

      MJRB,

      Então se faliu tem valor negativo. Qual o espanto de uma parte ser vendido por 40 milhões?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        8 Fevereiro, 2014 21:22

        Vc. sabe –e ignora aqui disfarçando mal– a negociata praticada. com o Mira & friends…
        Vá, explique os tais 40 milhões, parcos 40 milhões…..

        Gostar

  23. neotonton's avatar
    neotonton permalink
    8 Fevereiro, 2014 20:13

    Por esta altura ainda não percebeu que o BPN faliu.
    .

    O BPN faliu? comorrrrrrrrr?
    Ja sei. Andavam ( digo assim em plural) por nao achar que haja um unico responsavel atarefados na compra de Miros…:)

    Gostar

  24. Fincapé's avatar
    Fincapé permalink
    8 Fevereiro, 2014 21:09

    “…parece haver um grande consenso na blogosfera e nos jornais de que os Mirós do BPN não são suficientemente bons para serem usados na ilustração de posts ou notícias.”
    – João Miranda, os quadros estiveram guardados e ainda são mal conhecidos. Nem sei se há na internet fotos de quadros desses passíveis de publicação. Acabei agora de fazer mais uma pesquisa e aparecem quadros que eu sei que não fazem parte do conjunto do BPN, apesar da consulta ser feita nesse sentido.
    ————-
    “Também dá para perceber desta pequena amostra que há museus por todo o mundo a trabalhar as suas colecções há dezenas de anos de forma cuidada e racional.”
    – Pois há, João Miranda. Mas não é o que o João propõe quando se fala dos quadros do BPN. Eu até achei menos má a ideia de preservar em Portugal ao menos os dez quadros, mais significativos.
    Mas convenhamos que com um PM que diz que o negócio foi feito com “chave na mão” não há cultura que resista. Fazer uma exposição em Portugal de, digamos, três meses com os 85 quadros e com este PM é possível? Não, não é! Este PM, “líder honorário” da JSD, quer mesmo é despachar os quadros com “chave na mão”.
    Para o ano já não os tem. Nem terá os 35 milhões. Nem terá reduzido a dívida. Nem terá visto os quadros. Nem terá sabido o seu verdadeiro valor. Mas isso que lhe interessa, se nunca nada lhe interessou até meter na cabeça de que poderia ser PM? Mas se Santana Lopes e Durão Barroso foram e se Luís Filipe Menezes quase foi, porque não ele, formador de pessoal desnecessário para aeroportos? 😉

    Gostar

Deixe uma resposta para zazie Cancelar resposta