Skip to content

Condição de sustentabilidade da dívida II

13 Fevereiro, 2014

Li alguns posts na blogosfera em que se procura analisar se um juro de 5,1% torna ou não a dívida pública portuguesa sustentável (por exemplo, aqui). Por incrível que possa parecer, o juro das novas emissões a 10 anos é praticamente irrelevante desde que se mantenha num valor razoável. Há duas razões para ser assim, primeiro o juro a 10 anos é o juro máximo e não o juro médio e segundo o custo das novas emissões será diluido no custo dos empréstimos anterior, contratados a uma taxa média razoável. A taxa de juro média da dívida é actualmente de cerca de 3,7% e as novas emissões levariam muito tempo a fazer subir esta média. Note-se que entre a entrada do euro e a bancarrota Sócrates, a taxa de juro a 10 anos manteve-se numa faixa entre os 3,5% e os 6%. Ou seja, o valor de 5,1% está um pouco acima da média e não devemos esperar valores muito mais baixos que os actuais.

Para estabilizar o rácio Dívida/PIB_Nominal, tem que se verificar o seguinte:

Crescimento_nominal > (PIB_Nominal/Dívida) * défice

Se considerarmos inflação de 1,5%, crescimento real de 1% e que PIB_Nominal/Dívida é actualmente 0.75, chega-se à seguinte condição de sustentabilidade da dívida:

défice < Crescimento_nominal /(PIB_Nominal/Dívida)

défice < (Crescimento_real+inflação) /(PIB_Nominal/Dívida)

défice< (1,5+1)/0.75

défice < 3,3%

Atendendo a que o custo do serviço da dívida é actualmente de cerca de 4,5% do PIB, isto implica um superavit primário de cerca de 1,2%. Este valor tem que progressivamente aumentar à medida que o rácio (PIB_Nominal/Dívida) diminui, mas nada que não possa ser alcançável.

Claro que para haver uma margem mínima de segurança, o défice tem que descer para valores próximos de zero nos tempos bons para não haver risco de bancarrota quando vier uma recessão.

Advertisements
42 comentários leave one →
  1. Joaquim Carreira Tapadinhas permalink
    13 Fevereiro, 2014 13:57

    A teoria está apresentada conforme os cânones, mas a prática, nesta sucessão de aumento da dívida pública, com a bendita ida aos mercados, é que cada vez há mais gente a viver miseravelmente. O resto são tretas.

    Gostar

    • und permalink
      13 Fevereiro, 2014 14:29

      MISERAvelmente no teu caso é ter perdido 6 milhões no BPP?

      o pessoal aqui vive miseravelmente desde 1961 e obviamente antes nem chegavam a miseráveis eram sub-humanos mesmo

      TROMERO CALIMERO TRAGUDI – ΘΑΝΑΤΟΥΣ ΣΤΟΥΣ ΦΑΣΙΣΤΕΣ ,ΕΛΛΗΝΕΣ ΚΑΙ ΞΕΝΟΙ ΦΑΣΙΣΤΕΣ ΚΡΕΜΑΣΜΕΝΟΙ UM BLOGUE DE KOISAS INCOMPREENSÍVEIS PARA VER DURANTE GREVES GERAIS OU GREVES DE ZELO
      Πέμπτη, 13 Φεβρουαρίου 2014
      KONEC PROKRASTINACE AND HOW LIVE WITH IT – THE RECORD OF VARIATIONS OVER REVERSIBLE WEAKENINGS ….NEXT TOPIC TROPHIC FOOD-BORNE DISEASES…OR ARE WE NOW FACING SUCH A FOOD CHANGE
      Konec prokrastinace je nová kniha Petra Ludwiga o prokrastinaci, chorobném odkládání důležitých úkolů a povinností.
      Co je prokrastinace? and how we live with it
      Podívejte se

      Stává se vám, že odkládáte i věci, které opravdu dělat chcete?
      Snažíte si sami sobě poručit, ale neposlechnete se?
      Děláte místo důležitých věcí, ve kterých vidíte smysl, něco nepodstatného?
      Cítíte občas i vy, že jste se dostali do prokrastinačního začarovaného kruhu?

      Znáte pocit, když se vám nechce začít dělat na nějakém úkolu?
      Stává se vám, že odkládáte i věci, které opravdu dělat chcete?
      Snažíte si sami sobě poručit, ale neposlechnete se?

      Αναρτήθηκε από Αποστολή με μήνυμα ηλεκτρονικού ταχυδρομείου
      Ετικέτες NAVSTAR – ORBITAL FRIENDS AND FOES

      é como o garcia leandro responsável pelos maiores gastos do ministério da defesa desde 1975…..que agora vem dizer que está balhelhas

      Gostar

      • 13 Fevereiro, 2014 22:50

        und,

        Garcia Leandro balhelhas??? O que poderemos chamar á und???

        Gostar

      • und permalink
        15 Fevereiro, 2014 02:30

        garcia leandro é um oportunista militar como todos eles e subiu a escada hierárquica até Macau não é um inocente das manipulações político-económicas né de resto

        Former Macao governors Garcia Leandro and Carlos Melancia …
        isw.umac.mo/nrs/faces/pub/viewItem.jspx?id=16446
        Former Macao governors Garcia Leandro and Carlos Melancia lately visited
        Nasceu em Luanda, Angola

        Frequentou o Colégio Militar (Aluno nº 94/1950).

        Concluiu o Curso de Artilharia da Academia Militar, Curso Geral de Estado Maior e Curso Complementar de Estado Maior e o Curso Superior de Comando e Direcção do Instituto dos Altos Estudos Militares. Possui ainda outros cursos, de que se destacam o curso “Officer Air Defense Artillery Advanced Course” na “United States Army Air Defense School”, Fort Bliss, nos EUA, o 70° Curso do Colégio de Defesa NATO – ROMA 1987 e o General/Flag Officers Electronic Warfare Course – NATO SCHOOL (SHAPE) – Oberammergau, Alemanha.

        Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos desempenhando várias funções, nomeadamente como Director de Instrução e Comandante de Grupo do CIAAC, Chefe da Secção NATO da 3a Rep/EME, fez parte do Conselho da Arma de Artilharia, Comandante do Grupo de Artilharia de Guarnição nº 2-Funchal, Assessor de Estudos do Instituto de Defesa Nacional, Conselheiro Militar da Delegação de Portugal junto da OTAN (PODELNATO) Bruxelas, Chefe da Secção de Ensino de Estratégia do Instituto dos Altos Estudos Militares e em acumulação Chefe do Estado-Maior do COFT. Foi ainda Chefe do Grupo de Trabalho para a Criação do Comando de Tropas Aerotransportadas e da Brigada Aerotransportada Independente, 2° Comandante Operacional das Forças Terrestres, Comandante da Componente Militar da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) funções que desempenhou entre 1.4.96 e 30.11.96.Desempenhou ainda as funções de Sub-Director do IAEM, Comandante do COFT e Director do IAEM.

        Cumpriu cinco comissões de serviço no ex-ultramar, sendo duas em Angola onde desempenhou as funções de Comandante de Pelotão e Comandante de Bateria, uma na Guiné como Comandante de Companhia e uma em Timor como Chefe de Gabinete do Governador de Timor.

        Em 13.11.74 assumiu as funções de Governador de Macau, cargo que desempenhou até 1.2.79. Na altura, sendo Major, foi graduado em Coronel, desempenhando também as funções de Comandante-Chefe das Forças Armadas de Macau

        tendo em conta a idade do zé em 74 safou-se bem né

        de resto como todos

        Gostar

      • und permalink
        15 Fevereiro, 2014 02:33

        o und nem tem 1 centésimo da grana do senhor

        logo é estúpido

        Correio da Manhã, 10.02.2008
        A bitola das “mordomias” e dos “altos salários” do senhor General Garcia Leandro (os tais que ele entende que Sócrates deveria “moralizar”) deve ser bastante elevada. É o que o senhor general, só da Caixa Geral de Aposentações, recebe por mês 4556 Euros (ou seja, mais de 900 contos na moeda antiga). Agradeço a informação e a documentação ao leitor que teve a amabilidade de me esclarecer. Claro que fica ainda por saber que outras “mordomias” o senhor general acumula (ele que também é, por exemplo, professor convidado da Universidade Católica e director do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo)…
        Eu, no lugar do primeiro-ministro, não deixaria sem resposta (“moralizadora”, naturalmente) o senhor General…

        Categorias: Uncategorized
        9 Responses to “A modesta pensão de reforma do senhor Tenente-General José Eduardo Martinho Garcia Leandro…”

        Read below or Comentar…

        Anónimo says:
        Fevereiro 10, 2008 às 8:55 pm

        ?Eu, no lugar do primeiro-ministro, não deixaria sem resposta (“moralizadora”, naturalmente) o senhor General…?
        Acontece que o primeiro-ministro se chama José e não ousa sequer embaraçar os grandes. Ele é forte mas é apenas com os pequenos. Por isso é mais fácil o José lamber a gaita ao Garcia ?Malandro? ? que dar-lhe a tal resposta ?moralizadora?.
        Mas nem tudo é mau. Não consta que o Garcia ?Malandro? tenha passado pelo Banco de Portugal ou pela Caixa Geral de Depósitos. Nem pelo Parlamento. Nem pelo Governo. Nem pelas autarquias. Nem pelo BCP. Nem pelo ? . Senão eram pensões e reformas que nunca mais acabavam!
        Inicie a sessão para responder
        lígia says:
        Fevereiro 10, 2008 às 10:12 pm

        Por muita razão que se possa ter, perde-se toda ao descer o nível desta maneira referindo-se ao primeiro ministro de Portugal.
        Se queremos que ele nos respeite, temos que começar por o respeitar.
        Inicie a sessão para responder
        ana says:
        Fevereiro 11, 2008 às 9:08 am

        Assim é fácil dar lições, perorar sobre o SNS, etc.Cavaco faz o mesmo. Mas ninguém deixa de lado um cêntimo que seja daquilo que o sistema lhe permite arrecadar.
        Inicie a sessão para responder
        João says:
        Fevereiro 11, 2008 às 5:26 pm

        Há pouco não indiquei o órgão de comunicação social:
        Eis a transcrição do texto publicado no “Expresso”, da autoria do tg G. Leandro:
        “Tenho 47 anos de serviço ao Estado, nas mais diferentes funções de grande responsabilidade, sei como se pode governar com sentido de serviço público, sem qualquer vantagem pessoal, e sei qual é a minha pensão de aposentação publicada em D
        Eu nunca dei pela sua candidatura em qualquer lista eleitoral…
        Inicie a sessão para responder

        Gostar

      • und permalink
        15 Fevereiro, 2014 02:39

        ou seja ou está balhelhas como tu ou são os dois uns cínicos do caralho

        acho que é a 2ª né

        tamém limpas o pote….

        1
        O
        Tenente-General José Eduardo Garcia Leandro
        nasceu em
        Luanda, Angola em 1940.
        Frequentou o Ensino Secundário no Colégio Miitar en
        tre 1950 e 1957.
        Frequentou o Curso de Artilharia da Academia Militar
        entre 1957 e 1961….logo 48 anos de descontos até 2009…..e acumula 3 ou 4 reformas?
        Cumpriu cinco comissões de serviço no ex-Ultramar, se
        ndo duas em
        Angola (1962/64 e 1970/72) e uma na Guiné (1965/67),
        em situações de guerra, uma em
        Timor como Chefe de Gabinete do Governador de Timor (196
        8/70), aos 28 anos notável

        Governador de Macau aos 34…… entre 1974 e 1979.
        No âmbito do ensino foi Professor do Instituto de Alt
        os Estudos Militares e Professor
        convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais
        e Políticas entre 1999 e 2005, para o
        Mestrado de Estratégia, bem como, da Universidade Nova
        de Lisboa e da Universidade
        Autónoma de Lisboa., sendo desde 2003/04 Professor d
        o Instituto de Estudos Políticos da
        Universidade Católica Portuguesa, para o Mestrado d
        e Segurança e Defesa, e, desde 2009 do
        Instituto Superior de Ciências de Informação e Admini
        stração de Aveiro (ISCIA).

        Gostar

  2. YHWH permalink
    13 Fevereiro, 2014 13:59

    «O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal caiu quase 68%, em termos líquidos, no ano passado face a 2012, segundo dados da agência pública de investimento e comércio externo (Aicep) a que o Diário Digital teve acesso.»

    Com quedas assim em 2013 será fácil subir em 2014…

    E assim se anima o povaréu com «retomas» para eleitor ver…

    Gostar

  3. povão permalink
    13 Fevereiro, 2014 15:14

    sonhar é fácil … pagar …

    Gostar

    • und permalink
      13 Fevereiro, 2014 15:24

      PAGAR É FÁCIL….PAgam-se os juros e amortizam-se os net ou os netos na casa pia

      QUEREMOS TORNAR-NOS BIBiS
      – JÁ PENSARAM NO QUE VÃO FAZER?
      (APESAR DE NÃO GOSTAR DE COLORED PEOPLE ISSO ERA MAIS COM PASSOS COELHO DEU UM TOM AGRADÁVEL À VOZ) PODEM FICAR A DORMIR DURANTE CENTENAS DE ANOS.
      ….O MERCADO DE TRABALHO MELHORARIA?
      SEGURO POR SEGURO TINHA DÚVIDAS

      Gostar

  4. PiErre permalink
    13 Fevereiro, 2014 15:24

    Com papas e bolos se enganam os tolos.

    Gostar

  5. PiErre permalink
    13 Fevereiro, 2014 15:26

    Tout va très bièn, Madame la Marquise.

    Gostar

    • und permalink
      13 Fevereiro, 2014 21:49

      mais um maluco
      dijous, 13 febrer de 2014
      CLANS OF THE ALPHANE MOON – QUANDO OS LOUCOS ORGANIZAM UMA SOCIEDADE TEMOS VELHOS HEBEFRÉNICOS REPUBLICANOS E LAICOS A FAZER ARTIGOS DE OPINIÃO CONTRA PARANÓICOS QUE SÃO CHEFES DE ESTADO OBVIAMENTE TAL SÓ ACONTECE EM SOCIEDADES DE MANÍACOS-DEPRESSIVOS É AZAR NOSSO SE VIVEMOS NUMA
      NUMA SOCIEDADE ASSIM OS PARANÓICOS SÃO A CLASSE POLÍTICA POR EXCELÊNCIA E defender-se DE AMEAÇAS IMAGINÁRIAS É o seu único objectivo NA VIDA
      O QUE GARANTE O DIREITO A PERTENCER AO CLÃ DE PARANÓICOS PARTIDÁRIOS

      OS MAIORES MANÍACOS FORMAM O CLÃ MILITAR

      NO FIM DA VIDA TODOS RETORNARIAM AO MERO VEGETAL
      O QUE PARA UM POLÍTICO QUE ASPIRA À POSTERIDADE É O IDEAL
      OS HEBEFRÉNICOS FORNECEM OS DEUSES E OS SANTOS
      E OBVIAMENTE ADMITO-O OS ASCETAS SALAZARENTOS

      OS INTOCÁVEIS FARIAM O MESMO TRABALHO RITUALÍSTICO COMO VARRER

      OS OBSESSIVOS-COMPULSIVOS OCUPARIAM TODA A FUNÇÃO PÚBLICA
      UM FUNCIONALISMO RITUALÍSTICO SEM IDEIAS ORIGINAIS

      Gostar

  6. jazevedo permalink
    13 Fevereiro, 2014 15:28

    senhor joão miranda,o que significa para si bancarrota? que os bancos ficaram nas lonas,que o governo ficou sem dinheiro? se ficou sem dinheiro diga-nos porque motivo? a banca tinha para emprestar como é usual em qualquer pais do mundo? se tinha porque não o fez e se não tinha porque motivo chegaram a essa situaçao? já agora os 12 mim milhoes que foram pedidos para a banca,foi para festas e romarias ou para evitar a sua falencia,essencialmente pelo credito dado aos privados com uma divida superior à publica de 100%? como o senhor sabe melhor do que eu,os bancos recorrem tambem ao credito no estrangeiro. e pelos vistos… sabe uma coisa senhor joão miranda,vá-se lixar mais a sua narrativa da bancarrota que vai terminar com o abrir dos olhos do povo portugues já farto de mentiras.a europa queria o pec 4 até para evitar uma segunda grecia,mas o senhor que lá pusemos mais os seus amigos de cá trairam o pais. para terminar vou falar do memorando citando o dr.catroga numa declaraçao de 3 maio de 2011:a negociaçao do programade ajuda externa a portugal “foi essencialmente influênciada” pelo psd e resultou em medidas melhores e que vão mais fundo do que o chamado pec 4.palavras para quê isto foi a direita “pintelhos”.

    Gostar

    • anónimo permalink
      13 Fevereiro, 2014 15:45

      Estou impressionado com a sua intervenção. Ainda bem que há alguém com as ideias claras sobre estas matérias.

      Gostar

      • und permalink
        13 Fevereiro, 2014 22:25

        I-DEI-AS ÀS CLARAS? OUTRO PAEDOFILEIRO ?

        ESTAS MATÉRIAS? QUAIS?

        missatges amb l’etiqueta de comentaris A DÍVIDA? PAGO-A JÁ EM SUAVES DEPREDAÇÕES. Mostrar tots els missatges
        dijous, 13 febrer de 2014
        QUID EST VERITAS – DESDE O TEMPO EM QUE A ETIQUETA
        EXIGIU AOS VENDEDORES DE DÍVIDAS SEREM CHAMADOS DE BANQUEIROS
        E AS SUAS TRÍADES DE AGENTES COMERCIAIS EM TROIKAS DE CAVALGADURAS RUSSAS AO PORTEIRO DA BANCARROTA DEU-SE O NOME DE PRIMEIRO ENTRE OS MINISTROS E SALVADOR DA DÍVIDA TERNA E ETERNA
        A TENDÊNCIA DESTES EPÍTETOS ALTISSONANTES

        PARA OS CARGOS DE MAIORAL

        DAS RESES PARA ABATE

        COMEÇOU NAS UNIVERSIDADES DA NOÇÃO DE NAÇÃO

        DIVISA MAS PARADOXALMENTE UNA PELAS DIVISAS

        E OS CRAVOS QUE DÃO ALEGRES ESCRAVOS

        CHEGAM BREVEMENTE EM PEQUENAS MENSALIDADES

        OU COMENSAL IDADES

        UMA GERONTOCRACIA DESSAS

        Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      13 Fevereiro, 2014 17:09

      O rcas agora chama-se jazevedo. O pec 4 para além do mais era uma impossibilidade matemática. Não batia a bota com a perdigota, é só fazer as contas, como dizia o outro. Coisa que lá no PS como se vê todos os dias, não sabem fazer.
      Isto já cansa, mas diga lá ó azevedo como é que se baixava um defice de quase 11% em 2011 para 2% em 2013. Só lunáticos acreditam numa coisa destas. Só o facto de o governo do Socrates ter apresentado 4-pecs-4 no espaço de um ano, e não ter feito nada para cumprir os três primeiros, devia deixá-los, aos socretinos arrepiados. Mas pelos vistos, não. A chatice é que estamos todos a pagar a incompetência e a demagogia socialistas com lingua de palmo.

      Gostar

  7. 13 Fevereiro, 2014 16:34

    João Miranda,o serviço a divida cerca de 4,5% são os juros da divida a 10 anos?

    Gostar

    • JoaoMiranda permalink*
      13 Fevereiro, 2014 17:34

      Não. É o total de juros pagos por ano a dividir pelo PIB. Inclui todos os prazos e divide pelo PIB em vez de dividir pela dívida.

      Juros pagos a dividir pela dívida é o 3,7%

      Gostar

      • 13 Fevereiro, 2014 18:34

        Se o juro a 10 anos baixar para 4% ou menos ainda,o total de juros baixará não é?

        Gostar

      • JoaoMiranda permalink*
        13 Fevereiro, 2014 18:51

        Baixará pouco uma vez que a maior parte dos créditos já estão contratados.

        Gostar

  8. @!@ permalink
    13 Fevereiro, 2014 17:38

    Nem trocando isto por miudos consigo entender o funcionamento da “coisa”, mas deve estar no programa do partido para vender o sucesso do governo com vista às europeias, já agora convinha que o PSD esclarece-se qual vai ser a sua posição quando a extrema direita ganhar a maioria no parlamento europeu.
    O cavaco deu uma ripada do caraças na politica do governo quanto ás ciencias e ao ensino e como de costume olha-se para o céu em busca da…. caca de passaro que possa borrar a fatiota.
    Nunca mais o chamam para secretário de qualquer coisa.

    Gostar

    • YHWH permalink
      13 Fevereiro, 2014 17:58

      O PSD já está inscrito em termos europeus em algo bem mais à direita do que a Social Democracia… Logo, não surpreenderá se um dia destes o PSD aparecer inscrito no sector na menina Le Pen…

      Gostar

      • licas permalink
        13 Fevereiro, 2014 18:06

        e o VHWH não precisa de mais inscrições: Já está no
        partido Marxista-Leninista(Stalinista).

        Gostar

  9. licas permalink
    13 Fevereiro, 2014 18:04

    @!@ HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
    13 Fevereiro, 2014 17:38
    Nem trocando isto por miudos consigo entender o funcionamento da “coisa”, mas deve estar no programa do partido para vender o sucesso do governo com vista às europeias, já agora convinha que o PSD esclarece-se qual vai ser a sua posição quando a extrema direita ganhar a maioria no parlamento europeu.
    O cavaco deu uma ripada do caraças na politica do governo quanto ás ciencias e ao ensino e como de costume olha-se para o céu em busca da…. caca de passaro que possa borrar a fatiota.
    Nunca mais o chamam para secretário de qualquer coisa.
    ______________________

    Pois o analfabetismo fica patente no *esclarece-se* em vez do regular esclarecesse.
    Quanto aos passaros recordo uma quadra sediada num livro da Biblioteca da Faculdade
    de Ciências de Lisboa (há quantas dezenas de anos …)
    Dizia assim:
    _________________No tempo dos Celtiberos
    _________________Haviam homens barbaros
    _________________Que subiam às arvores
    _________________Para apanhar os passaros . . .

    Gostar

  10. economista permalink
    13 Fevereiro, 2014 18:50

    Tanta saliva gasta !!! …quando eu já ouvi dois corajosos Professores de Economia dizerem que a divida é impagável não só financeiramente como também carnavalescamente e ainda o Presidente do Tribunal de Contas (que no Abril deixou de controlar as contas !…) ele dizer que nem em 20 anos nos livramos destas piranhas usurárias que nos estão sugando e esfolando !… E a tudo isto acresce uma desgovernação rasca e corrupta , leiloeira e esbanjadora e já o outro dizia que pior do que um Ditador temos um mentiroso Ditador incompetente e lacaio dos interesses que o promoveram e sustentam para a nossa maior apocalyptica desgraça . Dixit

    Gostar

    • und permalink
      13 Fevereiro, 2014 21:55

      todas as dívidas são impagáveis

      como dizia o grande Socrates vão-se pagando em juros compostos ou decompostos

      isso depende

      no império centro africano pagam as dívidas com massacres ritualísticos

      logo phodia sere peore

      Gostar

  11. Monti permalink
    13 Fevereiro, 2014 18:59

    Nem Social-Democracia, nem Neo-Liberalismo encapotado.
    O guru ex-jota na AR, recente autor da proposta memorando,
    hoje DN:
    O financiamento partidário, deve ser assegurado integralmente pelo Estado.
    Um bingo liberal.

    Gostar

  12. 13 Fevereiro, 2014 20:19

    Como Cristo, também não sei nada de finanças,
    mas sempre me pareceu a dívida impagável.

    Gostar

  13. licas permalink
    13 Fevereiro, 2014 21:11

    Concordo – Desde que também se inclua o Piscoiso como impagável.

    Gostar

  14. J. Madeira permalink
    13 Fevereiro, 2014 21:47

    Pelos vistos vai ser uma saída à Portuguêsa! Com orquestra e
    passadeira vermelha, já agora uma “champanhota” … no fim a
    velha expressão – PORREIRO PÁ !!!!

    Gostar

    • und permalink
      13 Fevereiro, 2014 21:57

      bom uma saida à argentina como tu queres homem de pau-feito

      mata uma grande percentagem de velhadas e corta-te o fornecimento de viagra e de ganza

      Gostar

  15. Buiça permalink
    14 Fevereiro, 2014 01:28

    Donde se conclui que o crescimento negativo de 1.5% com défice de 5% que tivemos em 2013 nos faz saltar o rácio da dívida de 133% para cerca de 140%.

    Evidenciando a extrema urgência do sacana do Estado gastar menos do que arrecada para não continuar a aumentar a conta a pagar (pelos do costume e descendentes).

    Não confundir com arrecadar mais do que gasta, sff.

    Gostar

  16. Portela Menos 1 permalink
    14 Fevereiro, 2014 22:08

    conclusão, sobre a realidade e apesar dos desejos dos JM’s :
    a dívida é insustentável, deve ser renegociada e cada vez mais a saída do euro é um dos caminhos.

    Gostar

    • 14 Fevereiro, 2014 22:14

      Vai ser lindo viver com moeda desvalorizada em 50% para ai..ainda não sabem o que é a austeridade.

      Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        14 Fevereiro, 2014 22:24

        pois não, nasci ontem 🙂

        Gostar

      • 14 Fevereiro, 2014 22:49

        Não,existem pessoas que acreditam na Coreia do Norte e na URSS.Todos iguais mas pobrezinhos

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        14 Fevereiro, 2014 23:02

        esquecimento! outros idiotas costumam incluir a venezuela e cuba nos argumentos …

        Gostar

      • 15 Fevereiro, 2014 01:18

        Tanto faz Portela,é tudo a mesma escória..

        Gostar

  17. licas permalink
    15 Fevereiro, 2014 00:07

    Está indignado, não é verdade, com a mania em os apontar como
    *êxitos do Socialismo*

    Gostar

  18. Portela Menos 1 permalink
    15 Fevereiro, 2014 00:25

    este agora deu um falar sozinho 🙂

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: