Saltar para o conteúdo

mais uma vitória da revolução grega

18 Fevereiro, 2015
by

Esta: afinal, não vai haver aumento do salário mínimo para € 750,00 na Grécia. Trata-se de uma excelente notícia para os trabalhadores gregos, que assim evitam o alto risco de despedimentos em massa e que vão poder continuar a ser contratados pelos salários de mercado, os que algumas empresas podem pagar e que eles estão dispostos a aceitar. Não sei se isto se enquadra, ou não, na economia varoufakiseana, mas parece-me que o seu mentor, o ministro das finanças Yanis Varoufakis, tem aprendido mais de economia nas últimas três semanas do que nos últimos vinte anos de vida: nada como ter que pagar contas ao fim do mês, para perceber o que ela custa…

 

mulher-com-a-calcinha-na-perna-1392049457806_956x500

53 comentários leave one →
  1. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:04

    Como é que se chama mesmo o ministro das finanças do governo anterior na Grécia?

    Gostar

    • MJRB's avatar
      18 Fevereiro, 2015 17:21

      Para o maralhal que nota todo o actual drama grego devido ao Syriza, ao Txipras e ao Varoufakis, o anterior governo grego não existiu. A Grécia teve um hiato entre a fundação e 2015.

      Gostar

      • LR's avatar
        18 Fevereiro, 2015 17:43

        Ok meu Caro, admitamos que o anterior governo foi o pior do mundo. Qual era a sua má medida que o aumento do salário mínimo iria corrigir?

        Gostar

  2. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 17:09

    Portugal prestaria um grande auxílio ao governo grego e especialmente a Varoufakis se “emprestasse” durante 1 mês, como conselheiros, ECatroga e TeixeiradSantos.

    Gostar

    • Tiradentes's avatar
      Tiradentes permalink
      18 Fevereiro, 2015 17:57

      O Comité Central do PC Chinês não deixa desviar esses dois homens de mão deles, através das “três gargantas”
      Vcs ainda julgam que podem brincar com os chineses como faziam com os “maricanos”?.
      Habituem-se aos novos imperialismos.

      Gostar

    • Eleutério Viegas's avatar
      Eleutério Viegas permalink
      19 Fevereiro, 2015 00:10

      Melhor, enviar o filósofo 44 para vice do xipras… Seria um espectáculo!!!!

      Gostar

  3. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:10

    ditado alentejano

    ‘por cima tudo são rendas,
    por baixo não tem cuecas’

    Gostar

  4. insider's avatar
    insider permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:11

    calma! é só um diz que disse…
    ou alguém ouviu o ministro fazer essa afirmação?

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 17:28

    Rui A.,
    Então, Varoufakis (professor numa universidade nos EUA e conhecido economista) aprendeu mais nas últimas três semanas do que nos últimos vinte anos “de vida” ? “De vida” ? — mas há alguém que aprenda algo depois de morto ?
    Quer Rui A., tão preocupado com o momento grego (ou talvez ansioso por rotundo falhanço “da esquerda”-e-o-país-que-se-lixe…) dar um salto a Atenas para ensinar qualquer coisinha ao ministro ?

    Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      18 Fevereiro, 2015 17:33

      Meu caro, eu não «dou» aulas, «vendo-as». Se o Varous pagar bem, até que dou lá um salto, porque não duvido que um «marxista libertário» poderá sempre aprender alguma coisa com um «capitalista liberal», e eu estou cá para ser útil ao próximo. No que já não acredito é que haja dinheiro em caixa para me pagarem e, quando houver e se vier a haver, já não será necessário explicar-lhe o que alguém já lhe demonstrou. De resto, ele tem vindo a aprender muito bem.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 17:39

        OK ! Também porque tenho amigos (e amigas) na Grécia, não quero o mal de ninguém e muito menos de milhares com enormes privações, eu pago-lhe os seus habituais 50 Euros/aula para ensinar Varoufakis. Creio que o Estado grego ainda terá mais 50 Euros para lhe pagar outra aula.
        Pode marcar viagem.

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        18 Fevereiro, 2015 17:46

        Ironia ou presunção? Ambas?

        Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      18 Fevereiro, 2015 17:56

      Uma das coisas mais admiráveis que uma certa esquerda tem é a de, por debaixo de uma capa de um falso igualitarismo, ter uma profunda devoção submissa a certas figuretas políticas mediáticas, que considera «geniais». Então, afinal como é que é: somos ou não somos todos mais ou menos iguais uns aos outros? Eu, pelo menos, acredito que sim, pelo que, até prova em contrário, não me deixo intimidar, com facilidade, pela «genialidade» alheia. As 50 Sombras de Varoufakis não são a minha praia…

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 18:03

        Subscrevo parcialmente. Mas essa da devoção submissa, pode crer que não me atinge: recuso-me seguir modas fáceis, fúteis, “figuretas mediáticas”. Embora não seja difícil perceber que os media fizeram já de Varoufakis um político-star.
        Subscrevo totalmente o seu comentário se o aplicar também a “certa direita” e a “certo centro”.

        Gostar

    • rui a.'s avatar
      rui a. permalink
      18 Fevereiro, 2015 18:06

      Não atinge? Também não era para si.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 18:18

        OK, foi para Varoufakis e para Txipras. Estão em “reunião”, a secretária participa-lhes a farpa de Rui A. quando sairem.

        Gostar

      • Portela Menos 1's avatar
        Portela Menos 1 permalink
        18 Fevereiro, 2015 19:02

        Sabemos que por aqui há muitos admiradores dos anteriores financeiros gregos. Não se trata da beleza das gravatas ou dos casacos de cabedal. É de políticas, de ideologias. Até porque a sra directora do FMI também gosta de blusões de motoqueiros 🙂

        Gostar

  6. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:30

    Yanis Varoufakis
    ‏@yanisvaroufakis
    US Treasury Sec did indeed tell me that nonagreement would damage Greece. He added that it would also damage Europe. Advice to both sides!

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
      Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      18 Fevereiro, 2015 17:51

      Se o US Treasury Sec está tão preocupado com o que pode acontecer à Grécia e à Europa, em vez de mandar avisos, mande para cá 400 mil milhões de dólares, (é só pôr as rotativas a trabalhar) e resolve-se já o problema a contento de todos: os gregos não pagam as dividas como o Syrisa prometeu na campanha eleitoral e os credores recebem o dinheiro deles.
      E mais uma vez os Yankees cumprem a nobre missão de tempos a tempos virem salvar a Europa e os europeus. Desta vez sem disparar um tiro, o que já é uma enorme evolução.

      Gostar

  7. LTR's avatar
    LTR permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:31

    Há dias, ainda em plena fase de orgasmo eleitoral, debatia-se na TV a questão grega e um dos intervenientes dizia muito contente que a Grécia já tinha subido o salário mínimo. O outro ripostou que não. Percebia-se que estava a dizer que ainda não o tinham pago, nem o pagariam, nem poderiam. O ping-pong continuou, até à exaustão do segundo. Chegada a desilusão, que sempre vem a seguir à ilusão, devemos estar agora na fase da depressão, a que se deverá seguir a purga por Hollandização das personagens gregas, para salvação dos profetas dos sonhos políticos que só encontram alicerces em Cuba, na Venezuela e noutros locais paradisíacos do planeta terra, onde as pessoas conseguem estar já todas enterradas em merda e ainda assim terem força para esticar o braço para fora e fazer um “V” com os dedos.

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 17:33

    A foto deste post deve ser de meados dos anos 1990, talvez da empregada doméstica do ECatroga mijadinha por tanto riso depois de o patrão-ministro ter penhorado as retretes do antigo Estádio das Antas…

    Gostar

  9. manuel's avatar
    manuel permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:40

    RUI. A. : Numa negociação, parte-se de uma proposta com vários pontos, alguns terão de cair, no final, se houver acordo, veremos o resultado.

    Gostar

    • LR's avatar
      18 Fevereiro, 2015 17:47

      Então a promessa eleitoral de aumento do salário mínimo era apenas para ter margem de negociação? Será que os eleitores estão conscientes disso?

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        18 Fevereiro, 2015 18:00

        Eu não conheço as promessas eleitorais, mas entendo uma negociação. O simples facto de acontecer uma negociação é positivo e demonstra que não existem caminhos únicos para a recuperação de economias exauridas por uma dívida e uma carga de juros insuportável.

        Gostar

  10. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 17:48

    Repito: muita gente, para gozo pessoal, para justificar opiniões e previsões, só porque o governo grego é de “extrema-esquerda”, gostaria que a Grécia implodisse a todos os níveis…
    Hipótese dum entendimento com o FMI, BCE, etc ? — nunca ! Não pode acontecer !
    E até alguns tugas mandariam às malvas os 1000 milhões que Portugal perderia se a Grécia saísse do Euro, só para rebolarem de riso, satisfação extrema, quiçá colocarem no CV anteriores conclusões num jornal, numa rádio, TV ou post…

    Gostar

    • carlos's avatar
      carlos permalink
      18 Fevereiro, 2015 18:31

      solidariedade do tipo da manifestada pelos portugueses do continente aos portugueses da Madeira, certo ?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 18:42

        Os gregos, o Estado grego, tem um compromisso para com o FMI, BCE, etc. Não foram capazes de o cumprir minimamente. Segundo resgate. Crise social, financeira e económica agravada.
        Eleições: os partidos que tentaram governar perderam por culpa própria, podiam ter continuado se tivessem talento e não facilitassem o que foi repreensível; venceu o partido que prometeu melhorar a vida dos gregos, reerguer o país e simultaneamente renegociar o pagamento dos resgates.
        Caso madeirense: AJJardim fez e disse o que quis (marimbou-se para a “solidariedade” do “contenente”), sem que um PM ou PR o tivesse chamado para colocá-lo em sentido.

        Gostar

    • oscar maximo's avatar
      oscar maximo permalink
      18 Fevereiro, 2015 21:31

      No meu caso pessoal não é por ser da extrema-esquerda. É porque acho que nunca se deve esquecer o bem que nos fazem e o mal tambem não. A Grécia não nos quis a nós e aos espanhóis na UE, pelo que, a solidariedade de qualquer patriota, e outras pessoas como eu, deverá ser zero. E já cá temos uma boa fatia de chulice.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 21:40

        Chulice praticada por tugas a tugas, não falta.

        Não dou por encerrado nem irrelevante para a política europeia o diálogo e as negociações Grécia VS credores. O assunto deve ser discutido, a política é também o que está a acontecer.

        Gostar

  11. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:49

    “Varoufakis defende que dívida não é tão grande quanto parece e que tem medidas para ajudar à competitividade das empresas.”
    Não parece mas é (cientificamente falando).
    Quanto às medidas talvez os russos dêem uma ajuda, é só pedir.

    Gostar

  12. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:53

    Os “merdia” da paróquia têm tratado a questão grega sob a óptica das revistas cor-de-rosa – tal como as agremiações canhotas cá do burgo, aliás…

    Gostar

    • MJRB's avatar
      18 Fevereiro, 2015 18:07

      Não são só os media tugas que têm colocado Varoufakis como político-star. Se vc. ler ou ver medias estrangeiros…

      Gostar

  13. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    18 Fevereiro, 2015 17:54

    Quanto à tão falada sabedoria do Farukavis nos jogos de azar só me faz rir.
    O homem nunca esteve à mesa de uma negociação a sério (tirando as experiências na cantina da faculdade).
    Qualquer velhote chinês lhe diria que o lado dele é o mais fragilizado, por uma coisa muito simples:
    TEMPO (ou dead line).

    Gostar

    • oscar maximo's avatar
      oscar maximo permalink
      18 Fevereiro, 2015 21:34

      E quanto mais perto ela estiver, pior. Quais serão as cedências na sexta-feira? Estou curioso.

      Gostar

  14. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 17:57

    Caro LR, 17:43,

    O anterior governo grego foi certamente um dos piores desde os coronéis. Teve condições suficientes para governar bem conforme a situação e os apoios surgidos. Preferiu ignorar a realidade, manter rotas irrecomendáveis, manter-se no poder a todo o custo.
    Aguardemos (ainda é cedo) sobre a subida ou não do salário mínimo.

    Gostar

    • Pedro Oliveira's avatar
      Pedro Oliveira permalink
      18 Fevereiro, 2015 20:52

      ‘O anterior governo grego foi certamente um dos piores desde os coronéis.’

      … e o atual deve ser o pior de sempre… incluindo os dos coronéis…

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 21:42

        Claro, o actual (eleito democraticamente) tem três semanas, herdou o que se sabe, e para si já é o pior de sempre…incluindo os dos coronéis golpistas…

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        18 Fevereiro, 2015 22:41

        MJRB, eleito democraticamente mas apenas com 36% dos votos expressos e sendo um governo composto por uma união de vários partidos da extrema esquerda, tendo como parceiro um partido da extrema direita, todos julgando-se com o direito de mandarem na casa dos outros…

        Gostar

  15. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    18 Fevereiro, 2015 18:08

    Com a devida vénia ao Insurgente e ao autor:

    http://oinsurgente.org/2015/02/18/analise-do-tsipras-moreirense/#comments

    Assim se coloca o caso na perspectiva correcta!

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 18:09

    manuel,

    o aumento do salário mínimo foi uma das promessas eleitorais. Oxalá aconteça se as finanças gregas permitirem sem causar desequilíbrios ou rupturas.
    Aguardemos.

    Gostar

    • carlos's avatar
      carlos permalink
      18 Fevereiro, 2015 18:33

      rupturas ? das do tipo ” os cofres estão vazios ” ? os gregos querem solidariedade mas de fora e não são estúpidos…basta ver a corrida aos depósitos bancários das ultimas semanas

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 18:48

        Ora, transportemos “rupturas” para Portugal: vc. não faria o mesmo que os gregos, se o BdP, a CMVM e outras entidades (incluindo o PR e o PM) tivessem sequer indiciado as situações nos BPN’s, BCP’s, BPP’s, BES, BNovo & tais ?

        Gostar

  17. MJRB's avatar
    18 Fevereiro, 2015 18:14

    Portela, 17:46,

    Ironia da minha parte.

    Talvez presunção de Rui A. como “capitalista liberal” apto a convencer via aulas um ministro “marxista libertário”.
    (Gostaria ser mosca para assistir).

    Gostar

    • Portela Menos 1's avatar
      Portela Menos 1 permalink
      18 Fevereiro, 2015 19:15

      Eu, como “marxista keynesiano”, não retive nada de nadinha dos livros de finanças públicas do sr Cavaco mas tenho aprendido muito com Rui A. , nomeadamente que a economia (grega) aguenta um desemprego estrutural de 25% 🙂

      Gostar

      • MJRB's avatar
        18 Fevereiro, 2015 21:49

        Não percebo nada de mega-economia, mas por mera intuição sugiro-lhe que junte as lições de Cavaco com os pareceres de Rui A. e agite bastante. Talvez consiga um coktail económico qb borbulhante

        Gostar

  18. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    18 Fevereiro, 2015 19:26

    Independentemente das ideias do homem: para ficar com um bom cv só lhe falta ter passado por uma universidade portuguesa, de preferência privada, tipo lusófona, lusíada, Portucalense. Isto de Harvard já foi chão que deu uvas

    Gostar

  19. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    18 Fevereiro, 2015 19:48

    Por acaso, palpita-me que os “blasfemos” andam a falar de mais, a confundir a fumaça com fogo a sério e ainda vão ter que dar muitas cambalhotas. Teóricas, claro.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      18 Fevereiro, 2015 21:54

      Há quem dê como facto consumado, indiscutível, irreversível, péssimo, cada palavra, decisão, proposta ou contra-proposta do governo grego. Preferem assim do que pensar e analisar o que está a acontecer politicamente na Europa, na UE por causa de Txipras e de Varoufakis.

      Gostar

  20. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    18 Fevereiro, 2015 22:32

    Um bom trabalho do jornal online Observador; dava jeito a alguns trools perderem 10 minutos a ler para não dizerem tantos disparates:
    .
    http://observador.pt/especiais/o-que-quer-e-esta-disposta-dar-grecia/

    Gostar

  21. Almeida's avatar
    Almeida permalink
    18 Fevereiro, 2015 22:51

    Afinal, parece que não é só o Varoufakis que tem aprendido umas coisas:http://www.noticiasaominuto.com/politica/349647/pecamos-contra-a-dignidade-dos-povos-na-grecia-e-em-portugal

    Gostar

  22. Zegna's avatar
    Zegna permalink
    18 Fevereiro, 2015 22:58

    A Grécia parece que vai ficar sem dinheiro ……mas o nosso dinheiro que dizem que lhes empretamos vai ficar onde ? Parece-me que alguns credores vão arder mais que
    os outros do BES …..

    Gostar

Deixe uma resposta para manuel Cancelar resposta