Saltar para o conteúdo

nem só de chineses vive a amizade

2 Março, 2015
by

Desconheço os contornos reais deste novo «caso» de Pedro Passos Coelho sobre um eventual incumprimento das suas prestações para a Segurança Social, que terá ocorrido entre os anos de 1999 e 2004. Parece que o malandrim terá ficado a dever cerca de 4 mil euros aos cofres daquela benemérita instituição, o que já provocou a repulsa cívica do Partido Socialista, que, de modo circunspecto e grave, exigiu a Passos uma «explicação cabal» dos factos. O episódio valeu-lhe também uma pesada acusação de «evasão contributiva», esta a cargo de Edmundo Martinho, ex-Presidente do Instituto da Segurança Social, lugar a que foi guindado pela sua indiscutível competência profissional e por um invejável curriculum, atributos que não passaram despercebidos ao então chefe do governo José Sócrates, que em momento feliz o lá colocou. Desconhecendo, em absoluto, a realidade dos factos, há, contudo, duas conclusões que se podem imediatamente retirar:

1ª A absoluta inépcia dos serviços dirigidos por Edmundo Martinho, que permitiram que um contribuinte relapso tenha estado cinco anos seguidos sem pagar as suas contribuições, tendo as dívidas prescrito;

2º Que Pedro Passos Coelho não era amigo de Carlos Santos Silva, porque, se o fosse, certamente que este lhe teria acorrido nesse momento de aperto financeiro. Porque, no fim de contas, não são só os chineses que são nossos «amigos» e que se «chegam à frente» nestas «ocasiões». Nestas e noutras.

61 comentários leave one →
  1. Chopin permalink
    2 Março, 2015 05:03

    Depois de esquadrinhar toda a vida de Passos Coelho, encontraram este crime horrível.
    Évora com ele, Já!
    A propósito de esquecimentos, fica aqui esta à consideração dos indignácaros socialistas que comem queijo

    http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/lello-escondeu-conta-milionaria.html

    Gostar

  2. Eleutério Viegas permalink
    2 Março, 2015 07:43

    Já investigaram a situação das contribuições para o condomínio do Passos? Será que nunca se atrasou? será que esqueceu qualquer contribuição extraordinária para obras? Convém investigar, senhores “jurnalisttas”!… Este fulano tem que ter qualquer coisa de muito irregular… Se fosse na América já estavam a investigar o(s) casamento(s) e quantas vezes vai à igreja.

    Já o pretinho, não. Um santo, de facto. Um estadista amigo dos chineses, fabuloso inaugurador de pontes pedonais e chafarizes pagos por outros e muito contido a reduzir as dívidas quando são outros a arranjar o dinheiro (uma espécie de Grécia)…

    Gostar

  3. Revoltado permalink
    2 Março, 2015 07:58

    A situação não é tão grave, nem pode servir de antídoto para os 25.000.000,00€ amealhados pelo preso 44 mas não também deve ser branqueada! Descobrimos agora que temos um primeiro ministro que se “esqueceu” de pagar a segurança social durante 5 anos? Ele desconhecia as regras do país que governa? E o que mais choca nisto tudo é que, sem dúvida, PPC é o mais sério dos políticos que temos como alternativa para nos governar.

    Gostar

    • Nuno Magalhaes permalink
      2 Março, 2015 08:43

      O PCC é tão sério, tão sério, que, se o encontrasse num transporte público, agarrava logo a carteira com unhas e dentes, não fosse o gajo ter uma crise de “seriedade”.

      Para ale´m do festival de mentiras asquerosas que foi a campanha eleitoral com que nso ludibriou a todos, já é o terceiro caso de corrupção ou fuga a impostos em que esse gajo tão sério está envolvido.

      Gostar

      • Eleutério Viegas permalink
        2 Março, 2015 09:03

        Se te ludibriou é porque és um bocado ingénuo… Se ia pegar num país desgovernado pelo bandalho socras, num Estado sem cheta, atafulhado em despesas correntes, qualquer promessa (não me lembro de nenhuma em particular) tem que ser relativisada. Tudo o que nos e me aconteceu de desagradável no decurso da acção deste governo foi muito menos mau do que eu estava à espera.

        Gostar

      • José permalink
        2 Março, 2015 12:13

        Dos mais de 60.000 políticos no activo indique lá um que seja sério. Ou para facilitar a coisa: um que seja mais sério do que o PPC, para que a malta lhe vá esquadrinhar a vida a seguir, e confirmar se ele é mesmo mais sério…
        Já agora, pedi um exemplo de políticos no activo, porque se alargasse aos mortos, suspeito que o NM ainda tinha de fazer como o Otelo Saraiva de Carvalho e declarar que o único sério foi o «Botas»…

        Gostar

  4. Nuno Magalhaes permalink
    2 Março, 2015 08:39

    É bom que levem para a brincadeira.

    Para fingir que não tem importância nenhuma os vossos líderes serem uma cambada de aldrabões.

    Importância nenhuma.

    O que importa que os vossos líderes partidários e grandes empresários não apguem os seus impostos ?

    A gente paga-os por eles seu sacanas.

    Gostar

    • Eleutério Viegas permalink
      2 Março, 2015 09:07

      Sem essa conversa de “xeffes” (coisa de gente pequenina), será preferível “reviver o passado a gastar o que não é nossso”?

      Quanto ao “caso” das SS, eu próprio me esqueci de pagar essa treta durante um ano em que apenas trabalhei por conta própria. Alguém inventou que os independentes têm que pagar para trabalhar. Mas a mim os “serviços” (servem-se a si próprios) recordaram-me a dívida (que feio, dever dinheiro às SS).

      Gostar

    • 2 Março, 2015 11:02

      Olhe, também eu. Ao fim de 5 anos prescreve. Azar o meu e nunca usei a porcaria de benefícios de segurança- nem sequer hospitais ou baixas. Portanto, a treta da segurança é um saque que serve para alimentar RSI de inúteis.

      Gostar

      • Simão permalink
        2 Março, 2015 16:58

        “a treta da segurança é um saque que serve para alimentar RSI de inúteis.”

        Quem assim escrevinha nem sequer é um monte de esterco (seria uma ofensa para o esterco que, pelo menos, tem utilidade).
        Mentalidade binária, básica, ao nível de uma algoa primitiva (sem ofensa para as algas).

        Gostar

      • 2 Março, 2015 17:13

        Posso acrescentar que esrás incluído no monte de esterco.

        Assim sempre te sentes em melhor companhia

        Gostar

      • Simão permalink
        2 Março, 2015 17:34

        Ah…Pavlov tinha razão!
        Já não entrava em interacção com a Zazie desde princípios de 2006 (que saudades dos tempos do Dragoscópio)….
        Bem haja.
        Há cenas que nunca mudam!
        🙂

        NOTA: o Estado Português (um conhecido antro marxista-leninista/e/ou/faxxista-e-uma-mula-aos-coices-e-um-burro-aos-pinotes) gasta (aprox.) uns espantosos ……… 1,10% do Orçamento da Segurança Social com o RSI. (menos de 0,1% do OGE)
        UAU! Que esbanjamento! Que desvario! Que loucura! É o fim do mundo em cuecas!

        Uma social-democracia tem custos. Os nossos até nem são dos mais altos, longe disso (por comparação ao PIB per Capita).

        Por comparação, o “Sol e a Alvorada do Liberalismo” (os USA), cujos cidadãos não têm BI têm e, para além da Carta de Condução têm, como PRINCIPAL documento de identificação o….. Social Security Card. 🙂
        (já agora, tomara a malta do RSI por aqui ter as “benesses” que têm os seus pares nos “iuéssei”….com Republicanos ou Democratas….não interessa.)

        Gostar

    • José permalink
      2 Março, 2015 12:19

      O que aborrece nesta iniquidade das contribuições para a SSocial é que gente que nunca descontou um cêntimo, ou fez descontos simbólicos, hoje receba um subsídio; e em vez de dizerem pura e simplesmente «Obrigado!» a quem pagou, e paga, ainda tenham a puta da lata de dizerem que têm uma pensão, ou uma reforma, ou um subsídio «Muito baixinho que não dá para nada…», e a esquerdalhada venha defender a continuidade da chulice.

      Gostar

      • Simão permalink
        2 Março, 2015 18:01

        É assim, muita dessa gente que tu tanto desprezas não teve carreira contributiva porque, no tempo de Salazar, só meia dúzia (FP’s e pouco mais) é que faziam descontos e Segurança Social não existia e, por isso, mesmo que quisessem descontar não tinham para onde (os rurais são um vivo exemplo). Só a partir de Marcelo Caetano é que se introduziu, neste país, o “embrião” (tímido) do que seria a SS.
        É preciso fazer um desenho?!

        Gostar

      • José permalink
        2 Março, 2015 18:35

        Já cá faltava a manobra de diversão… Quem pagou tem direito a receber, quem não pagou não tem porque pura e simplesmente não pôs nada no pote. Já atingiu, ou é preciso um desenho ainda mais simples ?…

        Gostar

      • Nuno Magalhaes permalink
        2 Março, 2015 19:24

        Sim ? Por exemplo,um deficiente, tu deixáva-lo morrer á fome ?

        Deixa-me ver, aposto que és muito católico…

        Gostar

      • José permalink
        2 Março, 2015 21:23

        Continua a manobra de diversão… agora confundimos o cu com as calças. Mas o que é que os deficientes têm a ver com esta história? Ou vossemecê está a fazer o desenho que os que recebem e não pagaram são todos alejadinhos? Sabe qual é o problema: é dos deficientes que pagaram, e pagam, pela medida grande para sustentar os chulos que nunca pagaram! Mas o mais confrangedor e abjecto no seu comentário – que de tão troglodita só pode vir dum esquerdalhóide – é que subjacente ao mesmo está a ideia que um deficiente tem de ser um coitadinho… Cultive-se e, p.e., vá lá ver quem é o Stephen Hawking…

        Gostar

      • Eleutério Viegas permalink
        2 Março, 2015 23:35

        Os deficientes deste são como aqueles ceguinhos gregos…

        Gostar

  5. balde-de-cal permalink
    2 Março, 2015 09:04

    a sua ironia é uma delícia
    ‘e mais não digo por não saber ler nem escrever ….’

    Gostar

  6. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    2 Março, 2015 09:10

    Se vi bem a cópia do documento que as tvs passaram, o que está em causa é uma contribuição mensal de 76 euros/mês durante cinco anos, e admito, até pelo montante, que a falta seja involuntária.
    Mas isso interessa pouco, o que interessa é que uma pessoa que passa a vida toda a trabalhar para chegar aonde Passos Coelho chegou, não pode ter deslizes destes. Quem quer voar alto na politica tem de ter a vidinha toda muito bem escrutinada, e o que ele devia ter feito logo quando se candidatou a lider do PSD, que neste país se arrisca mais cedo ou mais tarde a ser 1º ministro, era mandar alguém verificar se existiam falhas deste tipo, para as tentar resolver.
    Como estamos agora a ver alguém o fez por ele e este assunto esteve bem guardado dentro de uma gaveta para sair na altura própria, ou seja, quando desse jeito a quem fez o trabalho de casa: Costa está a descer nas sondagens, só diz disparates, o último foi aquele papel no Casino da Póvoa, era mesmo a ocasião de pôr a história a circular, coisa a que o Publico como é costume, se prestou com muito gosto.
    Em politica estes amadorismos pagam-se caros, e como quem paga impostos se sente normalmente roubado, se já não estava fácil ganhar as eleições assim torna-se muito mais difícil, apesar das patetices do seu opositor.
    P. S. pergunta de um milhão de dólares: quem é que teria esta história bem guardada na “gavetinha dos segredos”?

    Gostar

    • Portela Menos 1 permalink
      2 Março, 2015 11:28

      Estiveste bem até ao “P.S”.
      Mas as teorias da conspiração são só à esquerda 🙂

      Gostar

    • 2 Março, 2015 11:37

      …E qual o jornal, tv ou rádio que se recusaria a ter como manchete um caso destes ?
      Só o Público é que é o mau da fita ? Que dizer do DN e do JN, controlados e nitidamente sequiosos por (mais) servir o P”S” ?

      Gostar

    • manuel permalink
      2 Março, 2015 13:08

      Concordo, comentário muito ponderado.

      Gostar

  7. adolfo Queiros permalink
    2 Março, 2015 09:15

    Bom dia.

    Percebe-se o incômodo. Mas não é preciso ” inundar ” a caixa de correio dos seguidores.

    Abraço

    Adolfo Queiros.

    Enviado do meu iPad

    No dia 02/03/2015, às 02:17, BLASFÉMIAS escreveu:

    > >

    Gostar

  8. António Costa é o salvador permalink
    2 Março, 2015 09:23

    latf.blogs.sapo.pt/arquivo/MILHOES%20E%20MILHOES%20(145)%20ANTONIO%20COSTA%20NAO%20PAGOU%20IMPOSTOS.jpg

    Gostar

  9. Marquês Barão permalink
    2 Março, 2015 10:46

    Tanto antes como além das questões jurídicas que o caso possa envolver prefiro ficar pelo crédito de honorabilidade que o envolvido possa merecer. Não acredito que Passos Coelho se fosse escaldar conscientemente por causa de milhões e muito menos por uns tostões. Anda por aí muita gente a querer torrar o homem em braseira que nem conseguem acender.

    Gostar

  10. 2 Março, 2015 10:59

    Montes de pessoas que não descontaram para a Segurança. Os tipos também nunca trabgalharam e não cruzavam dados com o IRS.

    Azar dele porque isso só afecta o próprio na reforma.

    Quanto muito não contribuiu para os que têm reforma sem nunca terem descontado um chavo.

    V.s confundem a porcaria do saque da segurança com os impostos. São coisas diferentes. Só agora é que ele legislou e tonou obrigatório o cruzamento de dados online.

    Gostar

    • Simão permalink
      2 Março, 2015 17:38

      ” os que têm reforma sem nunca terem descontado um chavo.”

      Muitos porque no tempo do Prof.Salazar não havia lugar a SS para a maioria da população. Só para a FP e pouco mais.
      Os rurais que se f…….
      Neste particular, um mínimo de CIVILIZAÇÃO (só) começou com o (tão INJUSTAMENTE vituperado e vilipendiado) Prof. Marcelo Caetano.
      A memória não é curta.

      Gostar

      • José permalink
        2 Março, 2015 21:32

        Continua com os argumentos de quem não quer ver o óbvio: se não pagaram é porque ficaram com o dinheiro… certo? consegue atingir onde eu quero chegar?… Garanto-lhe que eu não me importava nada de ficar eu com o dinheiro que o Estado me confisca todos os meses, e ser eu próprio a tratar da minha reforma.
        Assinale-se no entanto no seu comentário, o rigor no tratamento do título académico do Presidente do Conselho… chapéu.

        Gostar

  11. 2 Março, 2015 11:30

    A Segurança Social é um assunto muito sensível ao comum cidadão, cumpridor.
    Este é um caso que não deve acontecer a um político e muito menos a um PM.
    Se PPCoelho não esclarecer tudo de modo convimcente, perderá –já está a perder– apoios e votos.

    Entretanto surgiu um caso de ACosta, ver post de VC ou no Insurgente.

    Gostar

    • Portela Menos 1 permalink
      2 Março, 2015 11:36

      Se o “Portela” não estivesse impedido, democraticamente, de comentar nos posts de vitorcunha e helenafmatos, ia lá dar a minha opinião.

      Gostar

      • 2 Março, 2015 13:39

        O que é que eu tenho a ver com isso ?

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        2 Março, 2015 14:15

        Nada, a não ser o facto de ficar a saber que há censura nos postos recomendados por si.

        Gostar

  12. Portela Menos 1 permalink
    2 Março, 2015 11:33

    Um dos argumentos da direita para atacar a Grécia tem sido: “Os gregos não pagam e não gostam de pagar impostos”. Como “não somos a Grécia”, Passos está a horas de pedir a demissão.

    Gostar

  13. 2 Março, 2015 11:43

    Onde pára a vergonha? Num país onde houvesse alguma decência, problemas como este do PM, que se juntarmos ao da Tecnoforma, não se limpavam com facilidade, e tinham como consequência ser o próprio a pedir demissão. Aliás, os casos de nódoas no comportamento dos políticos tem um historial tão vasto, que qualquer cidadão atento detecta dezenas. Lembrar os casos das acções BPN e da troca da casa na Urbanização das Coelhas, para verificar que, afinal, em Portugal, “não se passa nada”. Onde pára a vergonha?

    Gostar

    • 2 Março, 2015 12:42

      Há muitos anos aprendi isto: sempre de pé atrás qb ou muito, quanto à vida cívica, ética, moral, de políticos. Depois, constato que uns afinal são sérios, outros assim-assim e os restantes ignoro-os.

      Estamos lixados com esta “classe” política, JCTapadinhas.

      Gostar

  14. Portela Menos 1 permalink
    2 Março, 2015 12:00

    Agora que começou o período para entrega do IRS2014 também temos que esperar uma “notificação” para a fazer?

    Gostar

  15. 2 Março, 2015 12:01

    Minimizar a gravidade do calote de PPC não demonstra apenas cegueira política.Mostra também a índole de quem escreve um post a defender PPC, desvalorizando o facto de termos um PM caloteiro.
    Mas o autor do post sofre de outros problemas graves- Sendo o período em referência, relativo a 1999/2004, o que tem Sócrates a ver com o director da SS? Talvez fosse mais honesto perguntar por que razão ele foi corrido pelo ministro da Vespa Audi.

    Gostar

  16. 2 Março, 2015 12:39

    Há minutos ouvi PPCoelho a esclarecer o caso. Convenceu-me mais ou menos. Mas o cidadão comum, cumpridor (e sofredor com a crise) não quer ouvir explicações e não vai perdoar-lhe.

    Gostar

  17. Portela Menos 1 permalink
    2 Março, 2015 12:45

    O homem caba de se explicar: “pensava que era facultativo”
    🙂 🙂 🙂

    Gostar

    • 2 Março, 2015 13:44

      Essa, foi uma das “conclusões” infelizes do PPCoelho ao explicar-se.
      Para quem já tinha sido deputado, funcionário, etc…E para quem hoje é PM, trata-se duma resposta forçada para-ver-se-pega…

      Não me convenceu totalmente

      Gostar

  18. 2 Março, 2015 12:49

    sei la , se o senhor nao se lembrava se recebeu cinco mil euros por mes durante nao sei quantos meses ( caso tenha recebido tb nao se lembrou de pagar o iirs ) eh natural q nao se lembre de cotizar pra ss . eh um desmemoriado , pobre.

    Gostar

    • 2 Março, 2015 13:16

      Claro que a estória desses 1.000 contos/mês não convenceu. E se não pagou IRS, pior. Agora, mais este caso, esclarecido qb há cerca de 30′.
      Eleitoralmente o P”SD” que se cuide.

      Gostar

      • 2 Março, 2015 13:18

        Vale a pena ler na íntegra…

        «O Estado, o Ministério da Cultura/DGArtes não tem o direito de descontar nadinha para impostos, nem exigir comprovativos fiscais, sociais e outros, a um premiado pela AICA/MC !»
        Ponto.

        Gostar

      • 2 Março, 2015 13:20

        Nós é que temos de nos cuidar com PSDs e quejandos, porque, para eles o comboio está sempre em andamento. O nosso é que já descarrilou há muito tempo.

        Gostar

  19. 2 Março, 2015 13:41

    Ó Zazie,

    acalme-se, carago !
    Já lhe respondi no post acima.

    Gostar

    • 2 Março, 2015 13:54

      Respondeu o tanas. V. defendeu isenções fiscais e de contribuição à segurança.

      Por lei, todo o cidadão tem de contribuir. Ponto. Só os do RSI é que não.

      O facto do prémio ser privado serve tanto como dizer-se que se é pago por empresa privada, logo ninguém precisa de descontar nada.

      Palermices. V.s defendem castas e o resto é paleio tribal.

      Gostar

    • 2 Março, 2015 13:55

      Para habilitação de herança tanto faz. Quem a recebe tem de pagar as dívidas de quem as deixou.

      Não interessa corno a que título se recebeu dinheiro ou se ele veio de entidade privada.

      O PIB é feito por entidades privadas, caso v.s ainda não tenham percebido isso.

      Gostar

    • 2 Março, 2015 13:57

      E esse tinha dívidas ao fisco. No caso foi à segurança que reverte a favor do próprio.

      V. defende fugas para uns e depois vem com choradinho de falsa virgem a apedrejar uma merda destas e apenas por contas de mercearia eleitoral.

      Isto é caca. E do alterne democrático é o tipo de caca menor que assim fosse tudo o resto

      Gostar

  20. 2 Março, 2015 13:58

    A única piada que tem é ver-se a hipocrisia dos defensores do 44.

    Agora já não há crime de fuga de informação.

    E 4 mil euros (entertanto pagos) ou 24 milhões roubados é a mesmíssima coisa para esta maltosa.

    Gostar

    • 2 Março, 2015 14:03

      Assunto encerrado por mim. Não se deve perder tempo quando vc. embirra.

      Gostar

    • 2 Março, 2015 15:59

      Você trabalha com o Passos, ou é da família dele, Zazie?

      Gostar

      • 2 Março, 2015 17:15

        Não sou da dele nem da tua mãezinha que trabalha no Intendente e também não contribui para a SS

        Gostar

      • 2 Março, 2015 17:17

        Estás a ver como as coisas são- há quem tome a dor das putas e dos filhos delas.

        Gostar

      • Simão permalink
        2 Março, 2015 19:04

        Deixe lá Carlos a Zazie gosta de ser um pouco “auto-biográfica” …. é isso ou das duas uma: ou se esqueceu da medicação ou lhe acabaram as pilhas ao vibrador.

        Gostar

  21. Simão permalink
    2 Março, 2015 19:05

    Pois é Zazinha Tontinha Tadinha…. i’m back!

    Gostar

  22. Simão permalink
    2 Março, 2015 19:07

    E podes continuar com a tua linguagem.
    É o melhor que podes fazer. Melhor é e mais gosto dá.
    (para FDP…FDP e meio) como a Vox Populi diz).
    É a vida…. estás bem mal habituada.
    (vmos fazer uma colecta p’ra te enviar as pilhas) 🙂

    Gostar

  23. Simão permalink
    2 Março, 2015 19:08

    Coitado do Dragão 🙂 😉

    Gostar

  24. Simão permalink
    2 Março, 2015 19:10

    Só uma pergunta: ainda coças a c*na a insultar os retornados, por exemplo, ó vacarrona?!

    Gostar

  25. 3 Março, 2015 12:39

    Até estou convencido, apesar de desconhecer os contornos deste novo caso, que o responsável por esse esquecimento do respeitável cidadão que nos governa, foi o presidiário José Sócrates.

    Gostar

Indigne-se aqui.