Saltar para o conteúdo

A ler

6 Março, 2015

Há que matar o pensamento único MIGUEL ÁNGEL BELLOSO no DN

64 comentários leave one →
  1. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Março, 2015 10:36

    Excelente artigo. Nos media portugueses, existem honrosas excepções, que não é (ou diz que é) de esquerda, não é “bom chefe de família”. Em Espanha pelos vistos é igual.

    Gostar

    • António Costa é o salvador's avatar
      António Costa é o salvador permalink
      6 Março, 2015 10:52

      Em pensar que antes estava lá o Bsptista Bastos…

      Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        6 Março, 2015 17:06

        Este agora mudou-se para o cano de esgoto do DM.

        Gostar

      • PiErre's avatar
        PiErre permalink
        6 Março, 2015 20:41

        Do CM, quero dizer.

        Gostar

  2. Baptista da Silva's avatar
    Baptista da Silva permalink
    6 Março, 2015 11:09

    Este é o único comentador politico do DN que não entra pelo discurso radical de esquerda, o que é de louvar.

    Gostar

  3. Luís's avatar
    Luís permalink
    6 Março, 2015 12:05

    Um excelente artigo.

    Neste momento a zona euro é vista pelos EUA e pelo Reino Unido como um mercado sem futuro. Excesso de impostos, regulamentações e endividamento. No entanto, em Portugal, Espanha, Grécia ou França as elites políticas e a comunicação social clamam por mais regulamentações, taxas, apoios, por mais Estado! É de doidos.

    Gostar

  4. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    6 Março, 2015 12:41

    Que é isso do pensamento único?

    Já vi o pessoal da esquerda dizer que pensamento único é a escola neoclássica na economia. Faendo uso da vulgata jornaleira, o neoliberalismo.

    Já vi o pessoal da direita dizer que pensamento único é o politicamente correcto de uma certa esquerda (não sei se deva meter o PCP na coisa – o BE ponho de certeza).

    Donde que há pelo menos dois pensamentos únicos. A impressão que tenho é que acusar alguém de pensamento úncio é um pouco como aquele papagaio preso na varanda dum prédio em frente duma estação de comboios e que de vez em quando gritava: fascistas!também pode ser comunista, tanto dá.

    Gostar

  5. carlos's avatar
    carlos permalink
    6 Março, 2015 13:22

    em relação ao pensamento único que passa na Tv é bastante acertado. Salvo raras exceções, temos diariamente na TV a defender o aumento de despesa pública ( mais estado, mais impostos), o PCP, o BE, o PS, os Verdes, os sindicatos Cgtp, Ugt, os bastonários das várias ordens, as associações utentes seja do que for, associações de pais, o Frei Bento, mais on indignados do costume, os comentadeiros do regime, etc , sempre com a mesma cassete das desigualdades e da má distribuição da riqueza. Como se ter mais rendimento ou mais propriedade ou mais inteligência fosse um crime.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      6 Março, 2015 17:20

      Sem esquecer o S. Boaventura SS e mais aí uns 500 000 da mesma laia.

      Gostar

  6. carlos's avatar
    carlos permalink
    6 Março, 2015 13:28

    Como alguém dizia, a ser verdade a cassete comunista que repete ano após ” estamos muito piores do que estávamos”, Portugal seria hoje uma Coreia do Norte, com um povo faminto e roto a deambular pelas ruas à procura da próxima vitima de canibalismo. Ao contrário da velha cassete, as praias enchem-se no Verão, os restaurantes aguentam-se durante o ano, os grandes jogos futebol esgotam assim como os concertos musicais, a malta continua a comprar o ultimo modelo de telemóvel, os carros continuam a vender-se, as empresas reestruturam e seguem em frente ( fecham muitas abrem outras ), o estado social, a Cáritas, etc providenciam uma rede de apoio a quem está desempregado ou vive com mais dificuldades etc. A vida continua, mesmo com os saudosistas da boa e próspera Coreia do Norte.

    Gostar

  7. manuel's avatar
    manuel permalink
    6 Março, 2015 13:34

    Excelente artigo. Mas, não se desculpem com a comunicação social: os jornais quase não se vendem e na televisão os programas mais vistos são o futebol e casa dos segredos. Por outro lado, as ideias do autor, um liberal, não foram aplicadas em Portugal, considerando que tivemos um “enorme aumento de impostos” e a despesa pública que reduziu foi essencialmente o mau investimentos público (PPP,TGV,rotundas,etc) , estamos no que considero o grau zero, ou seja, estão criadas a condições para se começar a recuperar o país. Precisamos de descer impostos , mas para isso a despesa tem de descer uns 10000 milhões de euros e sem uma reestruturação da dívida, por exemplo, juros de 0,01% , não existe margem para investimento público em portos e ferrovias e deste modo impulsionar a economia privada. Por isto tudo, um futuro 1º ministro tem de colocar o tratado orçamental e a dívida pública na agenda eleitoral . Acresce a reforma do estado onde nada foi feito: a campanha eleitoral devia discutir o que queremos do estado.

    Gostar

    • PiErre's avatar
      PiErre permalink
      6 Março, 2015 17:33

      Eu do Estado só quero que não intervenha no funcionamento natural da economia. Mas parece que há muitos medrosos que não são capazes de fazer nada sem a ajuda do paizinho Estado.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      6 Março, 2015 20:35

      “sem uma reestruturação da dívida, por exemplo, juros de 0,01% , não existe margem para investimento público em portos e ferrovias e deste modo impulsionar a economia privada.”

      Ah, o “bandido” que sai pela porta da frente volta a entrar pela porta das trazeiras !!… 😉

      Não são certamente “ideias do autor, um liberal” !

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        6 Março, 2015 20:51

        Tem de haver investimento público porque não temos investidores desde o Marquês de Pombal e até os ministros de Salazar se lamentavam da qualidade dos nossos empresários. A época dourada do Estado Novo(década 60 e 70) foi feita com a nossa adesão à EFTA e veio o capital/empresários Belga, Francês, Alemão ,etc. e foi com base nesses investidores que tivemos crescimentos a atingir os 10%, melhor que as economias emergentes dos dias de hoje. Podemos acreditar numa teria económica, mas temos de conhecer as nossas idiossincrasias históricas e o “homem novo” não se faz nas folhas excel! Mesmo um estado liberal tem de investir na função afetação( assegurar a provisão de bens e serviços públicos )como infraestruturas (portos, aeroportos, autoestradas, etc.) e defesa, segurança e justiça, dispenso falar das funções redistribuição e estabilização.

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      6 Março, 2015 21:33

      manuel,
      Não contesto que, “mesmo num estado liberal”, haja algum lugar para investimento publico.
      Dito isto, não se pode dizer que não tenha havido investimento publico em Portugal desde ha muitas décadas, durante o “Estado Novo” e, em particular, nas ultimas décadas. Algum “bom” e justificado, outro “mau”, dispensável, com custos elevados e poucos beneficios. Mas que houve, houve. Este investimento está associado ao crescimento do peso do Estado na sociedade e na economia. O investimento excessivo, para além das possibilidades financeiras do pais, é uma das causas do elevado endividamento do Estado português.
      Não concordo, e a generalidade dos “liberais” não concorda, que o investimento publico seja necessário para colmatar as insuficiencias do investimento privado supostamente ligadas à má qualidade dos empresários. Em Portugal ou onde quer que seja. Onde houver liberdade economica suficiente haverá sempre empresários dispostos a desenvolver actividades e a investir nelas. E se não investem mais é porque falta … capital !… Nessas condições, o papel do Estado não deve ser o de retirar recursos à sociedade, nomeadamente aos que teem capital e investem, através tanto de impostos presentes como de impostos futuros para pagar no futuro divida publica, com vista a financiar investimento publico. Ao fazer assim, o Estado pode eventualmente aumentar o investimento total a curto prazo, mas fá-lo forçosamente reduzindo as disponibilidades para o investimento privado, e fá-lo com critérios que tendem a ser menos racionais do ponto de vista economico do que os dos investidores privados. Ou seja, a prazo, por melhores que sejam as intenções iniciais, o resultado final é perverso, com menos e, sobretudo, pior investimento. De resto, não é pondo o Estado a fazer o papel dos empresários que se pode contribuir para desenvolver … o espirito e a qualidade empresarial !
      De resto, o exemplo que o manuel refere, o da EFTA, nos anos 60 e inicios de 70, é muito interessante para se perceber o papel positivo que o Estado pode ter no sentido de favorecer o aumento do investimento privado. Na altura, o governo negociou e implementou um quadro comercial mais aberto e livre que atraiu investidores estrangeiros e que também, deste modo, por arrastamento, em parcerias, e por efeito de imitação, contribuiu para dinamizar o empresariado nacional e aumentar o respectivo investimento.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      6 Março, 2015 21:47

      O tempo da EFTA, os anos 60 e inicios de 70, foi inclusivamente uma fase em que o investimento do Estado português em actividades e infra-estruturas de impacto economico foi menos importante e foi, felizmente, compensado, com vantagem, pelo investimento privado, estrangeiro e nacional. Na altura, o esforço principal do orçamento do Estado estava essencialmente centrado em gastos ligados à guerra nas colonias.

      Gostar

  8. MJRB's avatar
    6 Março, 2015 13:55

    HMatos,
    “extraordinário não é ?” ; “a ler”:

    “Isto” está a ficar jeitosinho:
    Sócrates afirma a partir da prisão que PPCoelho “está próximo da miséria moral” — é preciso ter lata…
    Costa diz hoje que PPC tem “usado e abusado da imunidade política” — o futuro PM está amésivo…
    Coelho, depois do que disse há dias (incluindo que ele e a família estão preparados para mais polémicas da sua vida…) entretanto revela que pagou atrasado o IRS por “esquecimento” e “falta de dinheiro” — parece um peluche a tentar ser acariciado e entendido pela maioria dos concidadãos “esquecidos” e sem dinheiro…

    Ora, depois do xeque-mate “não sou um cidadão perfeito”, não há alguém que lhe sugira para ficar calado e não mexer mais no seu passado ? Pior: LMontenegro garantiu que Coelho vai esclarecer tudo aos deputados…
    (Hoje pelas 16:00 parece que vai de noco confessar-se).

    P”SD”, pensem já num novo líder para depois da derrota em Outubro.

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Março, 2015 14:04

      O problema já não é Passos( queimado politicamente) é termos de levar com Costa. Passos já não me merece uma palavra. Por isso, digo, Outubro é muito tarde, o PSD e o CDS deviam abrir a sucessão interna e dar espaço a caras não comprometidas com o “ajustamento”.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Março, 2015 14:12

        Exacto: outro problerma surgirá. ACosta como PM e o P”S” de novo a manobrar a administração central e tudo o que isso acarretará e…prejudicará.

        Outro ânimo desde há dias deve ter JSócrates: o seu P”S” no governo e a justiça, remodelada nos boss e magistrados na prateleira a actuar a seu favor…

        Gostar

  9. MJRB's avatar
    6 Março, 2015 13:59

    Mais “extraordinário não é ?” — um funcionário das Finanças garantiu hoje no telejornal das 13:00 (RTP) que tem havido desde há anos, ordens superiores para não colocarem na tal lista de devedores ao Fisco centenas de “notáveis” da política, da finança, dos negócios…
    (Portugal no seu pior. E para continuar assim…).

    Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Março, 2015 14:09

      Não fiques espantado: a PGR falou numa rede que utiliza o estado para proveito próprio, quando nós falávamos disso era conversa das redes sociais! Como tenho dito, ou a justiça vence , ou seremos uma cleptocracia(regime em que o estado é capturado pelo crime organizado).

      Gostar

  10. manuel branco's avatar
    manuel branco permalink
    6 Março, 2015 14:01

    Completei zazie. Mas tenho a certeza de que o meu Oolong não é igual ao seu pois suponho que no seu caso é feito à base de medronho das serras algarvias para poder ver melhor as mísulas.

    O papagaio já deve ter morrido. Aproveite para o substituir e comece a gritar à janela: comunistas!

    Mas como gosta tanto do Estado Novo também pode gritar “fascistas!”. Afinal de contas o botas meteu o Rolão preto na gaiola; ainda que desconfie que se fosse nesse tempo também a zazie marchava a caminho da choça pelas mesmas razões.

    Gostar

  11. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Março, 2015 14:02

    A presunção deste gajo só pode ser fruto da educação que a “mãezinha dele” lhe deu. A expressão é dele, e não tem nada de irónico. Como é filho único do lado da mãezinha, acha que o mundo gira à volta dele. Pobrezinho…

    http://observador.pt/2015/03/06/costa-ps-deu-uma-segunda-oportunidade-ao-primeiro-ministro/

    Este Costa é um mãos largas: ao Benfica deu, que se saiba, 4,6 milhões; ao Passos Coelho dá “apenas” uma segunda oportunidade. Eu acho é que os socialistas a ele não tornam a dar oportunidade nenhuma, e os portugueses muito menos.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Março, 2015 14:17

      O problema-mor num futuro próximo é a “oportunidade” que tugas lhe vão dar ao colocá-lo em S.Bento…
      Com todos estes recentes casos, tem a vitória garantida — “a não ser” que estoure “bomba” e coloque mais uns quantos “socialistas” a visitarem CAlexandre e RTeixeira…

      Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Março, 2015 14:53

      Costa está a gerir sensibilidades dentro do PS: existe gente séria no PS que o está a pressionar para se assumir, mas ele tem uma tralha socrática (ligada aos negócios) que o apoia e de quem ele não descola, nem sei se pode, as famosas leis da omertà.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Março, 2015 15:11

        manuel,

        coloque aqui nomes de “gente séria no PS”, socialistas (sem aspas) que hoje faz parte dos órgãos dirigentes e/ou que estão na ARepública. Chegam…cinco nomes.

        ACosta foi convencido a avançar pela segunda vez(!) para a chefia do P”S” precisamente por isto: AJSeguro (apesar de tudo melhor político do que AC) já estava desgastado pela oposição ao governo; os tugas fartaram-se de serem massacrados e a tendência de voto era (e é novamente desde os episódios recentes) para retirar PPCoelho de S.Bento; quem disse a AC que “é o maior” e o atirou/suportou para a cadeira no Rato foi precisamente o forte lobby “socialista” dos negócios, da maçonaria, do opus, da justiça. Mais a Internacional “Socialista”.
        A manjedoura estatal e outra já não alimenta tanto como necessário os esfomeados “socialistas”…

        Gostar

  12. manuel's avatar
    manuel permalink
    6 Março, 2015 15:24

    MRBB: como compreende não vou dar nomes, mas reitero que existe muita gente séria no PS, como nos outros partidos. Eu considero que o PS é o partido matricial da nossa democracia( apesar de não votar neles) e se as coisas fossem tão negras como generalizou , então, tal como disse alguém, talvez necessitássemos de interromper a democracia por uns tempos e permitir que a justiça fizesse a limpeza geral.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Março, 2015 16:07

      O P”S” (pronto, excepcionalmente refiro-me ao PS de 1973-74) é o “partido matricial da nossa democracia” ? Homessa !
      Então, e os outros, formados antes e por exemplo até finais de 1974 ?, mesmo que deles não se goste ou neles não votemos ?

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Março, 2015 16:09

        Não é preciso “interromper a democracia”, era o que faltava ! O que é preciso é juízo da maioria dos tugas !

        Ainda sobre o seu comentário anterior: manuel também entende que MSoares é “o pai” da democracia em Portugal ?

        Gostar

  13. manuel's avatar
    manuel permalink
    6 Março, 2015 16:49

    Mário Soares foi importante como foram Sá Carneiro, Freitas do Amaral, Amaro da Costa e milhares de portugueses que lutaram nas ruas para que o partido das amplas liberdades aceitasse este regime que temos, não esquecendo o contributo dos monárquicos como Ribeiro Teles.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Março, 2015 17:23

      OK.
      Derivas à parte, não tenho problema algum em juntar a esses nomes uns quantos membros do PC e do MDP/CDE.

      E, manuel, não se esqueça dos nomes de muitos outros que não tendo sido presidentes ou secretários gerais de partidos, contribuiram decisivamente para que houvesse Democracia e Liberdade neste país.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Março, 2015 17:44

        manuel,

        esqueci-me dum pormaior no meu co0mentário, 15:11: ACosta avançou também com o incentivo do maralhal&seitas a mando de JSócrates. AJSeguro seria cada vez mais incómodo, perigoso, drástico…
        Lembre-se do que AJS disse dos bastidores dos partidos INCLUINDO os do P”S”…

        Gostar

  14. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Março, 2015 17:38

    Manuel é um otimista. A sua frase é benevolente.
    “Como tenho dito, ou a justiça vence, ou seremos uma cleptocracia (regime em que o estado é capturado pelo crime organizado)”.
    Não escreva “seremos”, o protetorado já é uma cleptocracia desde há anos, antes mesmo do cavaco. Sei do que falo.
    Quando as comadres se zangam, sabem-se as verdades.
    Só por isso se vai sabendo qualquer coisinha, acredite.
    Estão a abrir-se caixas pequeninas em comparação com a Pandora.
    Mesmo assim existem lá jóias preciosa
    O sr. sousa e o sr. salgado estavam seguros da sua impunidade. Ainda estão.
    Por detrás deles há mais gente graúda.
    Exemplo: o corno já debitou alguma coisa contra o bava
    Por detrás deles há mais gente graúda.
    Essa gente vai sendo descoberta. Assenta-se nos espaldares da repúbliqueta.
    Quem serão?
    Os juízes e procuradores têm que ser homens altamente competentes e dotados de coragem inaudita. Há poucos portugueses com tais qualidades.
    Não haverá forma de lhes pagar o risco que correm e as ameaças a que estão sujeitos.
    Não sei se o Manuel compreende, isto até agora tem sido a brincar.
    Repare na sobranceria dos vilões.
    Para eles a realidade não conta, negarão tudo até ao último segundo e terão sempre miseráveis a seu soldo. E que soldo!
    Só quando chegar a palavra de um contra o outro, se chegar, se verá a estrumeira em que todos colaborámos involuntariamente, estupidamente, inconscientemente.
    Não sei se sabe o que é a omertá, a lei do silêncio.
    Falar, significa traição, quando é a sério, a resposta é implacável.
    Como o Manuel sabe em certos meios já é.
    Entre gente fina ela tarda, mas acabará por chegar.
    O que despoleta a ação é infringir a regra de não dizer nada, jamais colaborar, guardar segredo absoluto e acima de tudo não se intrometer nos negócios de outro.
    Há um juramento para o efeito no meio de uma cerimónia muito curiosa.
    Essa regra já foi infingida. Aguardemos.

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Março, 2015 17:51

      Subscrevo.
      Mas duvido muito que os gajos (estou a ser simpático) que encabeçaram todas essas fraudes e crimes económicos&outros (lesivos não só para o Estado) venham a ser punidos se o governo, como tudo indica venha a ser do P”S”. Estes episódios PPCoelho fizeram sorrir e esperançar bastantes bandidos de colarinho branco.

      Gostar

      • manuel's avatar
        manuel permalink
        6 Março, 2015 18:04

        Concordo. Mas o PS sabe que a situação é explosiva e o problema já não é o 44 , mas sim” reponderar” o equilíbrio entre o poder judicial e o político Penso que a nossa pré- falência e a vinda da troika evidenciou a corrupção quase sistémica e deu condições para que a justiça fizesse o seu dever.

        Gostar

    • manuel's avatar
      manuel permalink
      6 Março, 2015 17:51

      Concordo no geral com o que escreve, penso que a situação(assalto ao aparelho de estado ) se agravou no governo do Guterres e penso que a sua demissão e referência “ao pântano” refletiu o seu desencantamento com a situação. Mas não podemos esquecer o que se passava com o dinheiro dos fundos europeus no tempo do Cavaco.

      Gostar

      • MJRB's avatar
        6 Março, 2015 17:55

        AGuterres não os teve no sítio para combater e travar essa corrupção. E não quis.
        Portanto, também não tem “classe” nem tomates para ser PR. Aliás, faz parte das seitas maçõnica, opus e “socialista”.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo's avatar
        Tiro ao Alvo permalink
        6 Março, 2015 18:19

        Manuel, os fundos europeus, que começaram a vir no tempo do Cavaco, subiram muito no tempo do Guterres e atingiram o pico máximo no tempo do Santana Lopes. Se fizer um esforço de memória, e sem lhe tirar razão de que esses dinheiros foram (e são) frequentemente desviados, no tempo dos governos do Cavaco viam-se obras, auto-estradas, escolas, Alqueva, etc. Depois é que foi um fartar vilanagem.

        Gostar

  15. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Março, 2015 17:53

    Alguém pode fazer a caridade de me explicar o que é que isto quer dizer? Ou o Costa agora já fala só para não ficar calado?

    http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=4438260

    Gostar

    • MJRB's avatar
      6 Março, 2015 17:58

      Costa diz e faz o que lhe pedirem as seitas que o colocaram na sede do Rato.
      Não sei se nestas recentes intervenções, actua já conforme a linguagem, reacções e trejeitos que a agência de imagem impõe.

      Gostar

    • Bolota's avatar
      Bolota permalink
      6 Março, 2015 20:49

      Papa açorda.

      Esta é fácil de explicar…em Belém, mora um residente e não um presidente. Fosse ele Presidente e outro Galo Cantaria. No mínimo fazia prova de vida coisa que nem isso Cavaco faz.

      Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      6 Março, 2015 23:38

      O papel de um Presidente minimamente responsavel não é o de demitir um Governo que tem maioria no Parlamento apenas porque as oposições o pedem !!!

      Gostar

      • Bolota's avatar
        Bolota permalink
        7 Março, 2015 00:49

        Fernando

        Nem eu disse isso , vocês é que parece que estão mortinhos que isso aconteça.
        Mas um Presidente bem deve demitir o governo mas pelo menos dar umas dicas nem lhe ficava mal, até porque é Professor de economia, Neste ponto Costa tem razão, Passos tem sido levado ao colo

        Gostar

    • Fernando S's avatar
      Fernando S permalink
      7 Março, 2015 10:03

      Bolota,
      Então ainda bem que não disseste … Mas ha muitos como tu que o dizem.
      De qualquer modo, o papel de um Presidente também não é dar “dicas” ao governo. Ainda menos se as “dicas” mais do que “dadas” são impostas através de uma chantagem institucional do género : “Ou o governo segue as minhas dicas ou eu demito-o !” Cada um no seu lugar, o Presidente preside e o governo governa.
      Por sinal, Cavaco Silva até tem dado varias “dicas” ao longo do tempo. E por sinal nem sempre coïncidentes com as posições do governo. Do meu ponto de vista, a maior parte destas “chamadas de atenção” foram inapropriadas e erradas. Ser “Professor de economia” não é nenhuma garantia de qualidade. Ha professores de economia para defender todo o tipo de posições, mesmo as mais disparatadas.
      Mas é também verdade que, apesar de ter algumas divergencias relativamente a certas medidas e politicas economicas do governo, Cavaco Silva pecebeu que o pior de tudo seria mesmo ter dado maior projecção a essas divergencias contribuindo então para um ambiente de instabilidade politica com um risco de crise politica. Neste aspecto, esteve bem. Institucionalmente, politicamente, e até como … “economista” !

      Gostar

  16. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Março, 2015 18:22

    A. C. Siveira, permita-me que lhe faça uma obra de caridade.
    Você por acaso é dos que não precisavam mas a vida tem destes contrastes.
    O costa anda preocupado
    Além disso, “houve uma denúncia gravíssima, feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos”, revelando que “foi constituído um universo de contribuintes VIP, cujos dados revestem particular proteção e cuja consulta pelos funcionários da AT implica imediatamente o desencadear de mecanismo de alarme junto do respetivo diretor-geral”.
    Para o líder do PS “é necessário garantir que tudo isto decorre com total transparência”, mas “este clima não é nada bom para o dever de sentimento de responsabilidade, de respeito que todos querem relativamente às instituições democráticas”.
    Dir-se-ia que a preocupação do costa é com o clima, o dever, a responsabilidade e o respeito.
    Tudo o que menos o preocupa de fato.
    Conhecemos as blagues. O gajo está à rasca.
    Os pides foram para além do seu raio de ação.
    A omertá começa a tremelicar, o passos foi apanhado em trocos…a resposta não se fará esperar. É natural que se apurem as “demasias”

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    6 Março, 2015 18:35

    Pronto, PPCoelho arrumou os seus casos com as declarações feitas há pouco em Mirandela.
    Que não haja mais intervenções a propósito (não é preciso reagir conforme o Costa fez ontem a uma jornalista…), caso contrário “isto” não terá paz até às legislativas e enterrar-se-á ainda mais.
    O que disse hoje, já devia ter dito há dias. E não lhe cairiam os parentes na lama se tivesse pedido desculpa aos tugas.

    Gostar

  18. Juromenha's avatar
    Juromenha permalink
    6 Março, 2015 18:38

    Para quem se interessa por estas coisas : “La Noche en 24 Horas”, tertúlia política da TVE,no canal 24 Horas, de 2ª a 6ª, às 21.30 (hora portuguessa).
    Aparece gente como Ignacio Camacho, Antonio Papell,Fernando Jauregui, etc.
    “Isquierdas y derechas en plan civilizado”.
    O ambiente está a a tornar-se muito interessante, com as Andaluzas já a 22 deste mês

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    6 Março, 2015 18:58

    Sobre a oposição que o ACosta está a fazer ao PPCoelho, sugiro que vejam no SAPO o cartoon “oposição à séria”.

    Gostar

  20. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    6 Março, 2015 19:21

    Vamos a um supônhamos: se eu fosse amigo do Carlos Santos Silva e lhe pedisse dinheiro emprestado três vezes por semana durante anos a fio, se cada uma dessas transacções fosse e seria concerteza superior a 500 euros, teria de ser declarada ao fisco para pagar o respectivo impôsto de sêlo, de acordo com uma lei do Teixeira dos Santos no 1º governo do 44. Se esses “empréstimos” já fossem na ordem dos dois milhões de euros e não tivessem sido declarados, quanto é que eu já deveria ao fisco em impôsto de sêlo, coimas e juros de mora? Buuééé!

    Gostar

  21. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
  22. A. R's avatar
    A. R permalink
    6 Março, 2015 20:18

    Que diz o BE do BE espanhol e de Monedero que é caloteiro do fisco em centenas de milhares, Errejon que recebeu uma bolsa e nada fez e Pablo Iglésias pagar em negro 500 Euros a quem trabalha para ele?

    Gostar

  23. murphy's avatar
    murphy permalink
    6 Março, 2015 21:29

    É o resultado de um sistema de ensino – da primária à universidade – formatado para o fabrico de socialistas. A circunstância de Portugal e Espanha, terem saído de ditaduras de direita explica alguma coisa… mas isto não vai acabar bem.

    Com jornalismo assim, quem precisa de censura?…

    http://jornalismoassim.blogspot.pt/

    Gostar

  24. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    6 Março, 2015 23:13

    O poeta alegre saiu da toca da raposa e volta a fazer-se ouvir.
    A poesia dele não rima bem com a verdade. Temos aqui um monumento à Ética e à Moral.
    Rima mais com os pides que vasculham todo e qualquer documento incriminatório contra os seus oponentes. Já de outros camaradas de nada sabe.
    Diz-se “perplexo” com a reacção do PS e dos “outros partidos à esquerda” aos recentes casos que envolvem Passos Coelho. Perplexos estão muitos que o conhecem de ginjeira.
    Todos sabemos, em particular os que estiveram na mata, que aos microfones da rádio Voz da Liberdade, em Argel, alguém incitou os militares portugueses a desertar, a conviver com os líderes dos movimentos de libertação de Angola, Moçambique e Guiné e a ajudar a emboscar as tropas lusas que combatiam no Ultramar.
    O tenente-coronel João José Brandão Ferreira foi julgado por difamação, reiterou em julgamento essa acusação. A juíza dos Juízos Criminais, citando jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e o direito consignado na Constituição Portuguesa à liberdade de expressão, considerou que Brandão Ferreira emitiu a sua opinião sobre factos históricos e que não se verificou o crime de difamação.

    Gostar

  25. Procópio's avatar
    Procópio permalink
    7 Março, 2015 00:15

    1. Presidente de Camara de Lisboa.
    2. Secretário-Geral do PS.
    3. Profissional liberal que aufere mais de 90.000 euros anuais
    Sorte tem o dito cujo!
    Ver do Portugal Profundo.
    À falta de jornalistas.

    Gostar

  26. pvnam's avatar
    7 Março, 2015 02:00

    Três Direitos que, na minha opinião, devem ser salvaguardados:
    .
    1- O Direito à Sobrevivência de Identidades Autóctones : ver blog “SEPARATISMO-50-50“.
    .
    2- O Direito à Monoparentalidade em Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas: ver blog “Origem Tabu-Sexo“.
    .
    3- O Direito ao Veto de quem Paga: ver blog “Fim-da-Cidadania-Infantil“.

    Gostar

  27. BELIAL's avatar
  28. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Março, 2015 17:37

    .
    A proposito, os harmónios e adufes que fazem zonchar estes fandangos sandeus e viras noitibós tentado dar uns quifucus aos Cidadãos:
    .
    .
    =Get Ready for BRICS plus Germany
    Just as much of Europe is stagnant German economic ties with Asia are growing rapidly. Eventually politcs has to catch up with economics
    http://russia-insider.com/en/2015/03/04/4088
    .
    Greece’s Next Move
    .
    “When they went to the Ministry of Finance for the first time, there was not a document, not a computer. The Wi-Fi was not turned on.”
    .
    “Greece has so far negotiated without its most powerful weapon—the threat of leaving the euro and defaulting on its debts. Such a move, known as the Grexit, was off the table, because Syriza had campaigned on staying in the eurozone, and polls show that this is what most Greeks want. But they may soon need to reconsider.”
    .
    “The conventional wisdom is that returning to the drachma would be a catastrophe for Greece. Certainly, it would be traumatic: there would be an immediate devaluation; the value of savings would tumble; the price of imported goods would soar. But Greek exports would become cheaper and labor costs even more competitive. Tourism would likely boom. And regaining control of its monetary and fiscal policy for the first time since 2001 would give Greece the chance to deal with its economic woes.”
    .
    “For now, Syriza will try to change Europe from within. The fight over Greece’s budget isn’t just a fight about finances; it’s a fight about the ideology of austerity and about whether smaller countries will have a meaningful say in their own economic fate. As Weisbrot told me, “Countries like Greece have lost sovereign and democratic control over the most important macroeconomic policies that any country has. Greece is trying to take some of that control back.” The skirmish may have been successful. The real battles are yet to come.”
    .
    http://www.newyorker.com/magazine/2015/03/09/greeces-next-move
    .
    Follow the money instead…..
    .

    Gostar

  29. JCA's avatar
    JCA permalink
    7 Março, 2015 22:31

    .

    Follow the money instead ‘sacos de plastico’:
    .
    enquanto distraem com pasquinadas a matilha e a canzoada ladra, rosna e se morde atiçada pelos restos e lavagens que lhes atiram para roerem o que já foi, o Passado, os abancados à mesa da national nobless dos Banquetes Orçamentais,
    .
    depois de já terem bem forrado, arrotado e feito o quilo das igualhas keynesiam e manjares apoios da CEE do melhor e mais fino da Tugalância,
    .
    os echacorvos comensais tratam dos Banquete Orçamentais Hoje e Futuros. Salivando pelos cantos dos beiços apedrejam-se uns aos outros mas sá às partidoiras, rosnentos de invejas e ameaças como gentios sandeus esganados como lapónios pelo saque aos melhores nacos, póstas e partidões que vão estar ao dispôr na Grande Farra dos próximos Banquetes Orçamentais Hoje e Futuros,
    .
    os tais 20 mil milhões que obductam dos Empregados, Empregadores e Familias que não manjam à mesa do Banquete antes na chiqueira dos casebres que ainda os não proibem,
    .
    tais baldes de mais miles de milhões que vão despejar na Tugalândia e que parece agora para os ‘novos sóis’ nesta terra vão ser baldados em mais cimentos e ferrovias lenas, costas, duartes & Cª Lda (o quem zola o quê tá dificil né ….) e respetivas importações de máquinas e equipamentos que já se sabe donde que esta coisa de mandar dinheiro não é bilhete de ida simples, é de ida e volta,
    .
    tudo a Bem da Nação como em todo o tempo desde o principio do sec XVIII passando pelo botas até hoje mas o raio da Nação continua mal nunca mais se endireita,
    .
    20 mil milhoes que acrescidos das comparticipações obrogatórias nacionais etc dizem que enchem com um PIB de 100 milhoes o SACO AZULa guarda e disposição dos centenários echacorvos acusados de estarem nas Forbes e por esses offshores fora tudo a Bem da Nação em termos de Investimento e Empreendedorismo.
    .
    Vale a pena. São paletes de guita à borliu, quasi um PIB.
    .
    Pois é. É a vida. Não resistem por razoes de aparaelhamentos cerebrais a comporem assim a carteira no principio de cada vez,
    .
    Para a zola de sairem dos seus novos Taj Mahals em coches topo de gama e arroupados de lilazes e purpuras em trapos dos melhores teares e alfinetes mundiais,
    .
    Fidalguelhos vezos, zoipeiras zizanistas e ribeirinhos convencidos que ainda convencem e embasbacam alguns desprevenidos e sandeus sansofinando e socavando a Tugalandia.
    .
    Virem o disco. Mas se gostam de musica riscada por mi sejam felizes mas por favor não se armem em virgens estrupadas.
    ..
    .Em alternativa, depois de tanta treta, tanga e fórró, quando subimos o nivel desta coisa toda ? Quando fazemos a Libertação dos Cidadãos revolucionado essa coisa toda do Estado parido pelo sec XVIII hoje forrado de loiro armani e artilhado de Guess, só embalagem mas o mesmo produto OBSCURANTISTA e totalitário ?
    .
    Virem o disco. Superem-se. Mas se gostam de conservar a musica riscada por mi sejam felizes mas por favor não se armem em virgens estrupadas ou revoltados de mesinha de cabeceira.
    ..

    .

    .

    .

    Gostar

Deixe uma resposta para BELIAL Cancelar resposta