Skip to content

oito anos de concórdia universal

9 Agosto, 2017
by

Durante os últimos anos, ficou estabelecido que tudo o que de mal sucedeu no mundo teve um só responsável: George W. Bush. A desagregação do Iraque, após a retirada das tropas americanas, foi culpa do Bush. O Ísis foi culpa do Bush. O terrorismo islâmico é culpa do Bush. A Síria foi, é e será culpa do Bush. A «Primavera Árabe» não resultou por causa do Bush. A Líbia foi o Bush. O Egipto foi provocado pelo Bush. E a Tunísia tem a cara do Bush.

Entretanto, apareceu este maluquinho da Coreia do Norte, com ogivas nucleares prontas a disparar a torto e a direito, e de quem será a culpa? Do Bush, por mais que nos custe, é difícil, porque a Península Coreana não fica exactamente no Médio Oriente, nem os seus nativos são muito propensos ao Islão. Ora, sendo quase impossível atribuir, aqui, culpas directas ao Bush (remotamente, ele será sempre responsável), como terá o Kim Jong tido oportunidade de montar semelhante arsenal nuclear virado ao Ocidente? E como permitiram os EUA que se desenvolvesse uma tão grande ameaça? Bom, neste caso só há um culpado, óbvio, por sinal: o Trump!

181ca218dcec4502_GettyImages-645132776

Anúncios
19 comentários leave one →
  1. Arlindo da Costa permalink
    9 Agosto, 2017 22:48

    Por acaso não é o Trump que tem culpa. O pobre coitado pouco pode fazer. O nosso PR Marcelo, comparativamente, tem mais poderes do que ele.

    A culpa é essencialmente do sistema politico-militar-industrial dos EUA. Os presidentes são verbos de encher e o Trump foi a melhor coisa que a máfia americana tem para desviar as atenções do que estão a fazer na sombra.

    Gostar

    • JMS permalink
      9 Agosto, 2017 23:29

      Tal como as mafias dos cartéis de droga com o Chavez e o Maduro.

      Qualquer foice e martelo vos deixa com o pito aos saltos, Arlindo.

      Gostar

  2. Procópio permalink
    9 Agosto, 2017 23:17

    Desculpe rui a.
    Esqueceu-se do Passos.

    Gostar

  3. Procópio permalink
    9 Agosto, 2017 23:45

    Palavra de “cão raivoso”, como ele é conhecido.
    “The US defense secretary, James Mattis, has warned the North Korean regime that it risked the “end of its regime and the destruction of its people” if it attacked Washington or its allies.
    Sosseguem, não vai haver nem fogo, nem bombas, não vai haver nada disso.
    Acontecerá o inesperado.

    Gostar

  4. 10 Agosto, 2017 00:25

    De facto, dizer que foi tudo culpa do Bush é tão ridiculo como nestes sites de propaganda neoliberal dizerem que as nossas três bancarrotas foram devidas ao PS como se os outros partidos do arco da governação não tivessem nada a ver com isso e o país fosse imune ás grandes crises internacionais.

    Mas não deixa de ser um facto que a intervenção no Iraque foi um desastre e até a intervenção no Afeganistão está a dar em nada, depois de anos de esforços.

    Gostar

    • Narciso Miranda permalink
      10 Agosto, 2017 04:01

      Realmente, para ser exacto, as nossas 3 bancarrotas não são culpa do PS, mas do socialismo tão querido dos nossos políticos, que acham que o “desenvolvimento” e mudança estrutural se faz por decreto, a golpes de “investimentos”e “intervenções” do Estado. As contas das “conquistas de Abril” e dos projectos PIN do Sócrates estão aí para se “gerir”.

      Liked by 1 person

    • A.lopes permalink
      10 Agosto, 2017 16:33

      Ó pedrocas:já que não podes atribuir as bancarrotas de Portugal ao Bush e muito menos ao sócrates, culpa lá o Passos!

      Liked by 1 person

  5. Luis permalink
    10 Agosto, 2017 04:28

    De onde saiu este comentador chamado Pedro? Mas que grande cromo! E mais um parolo para quem tudo o que nao encaixa na cartilha da Esquerda portuguesa e sinonimo de extrema Direta ou neo-liberalismo. So por aqui se ve a ignorancia e a cegueira desta canalha, pois qualquer pessoa culta e sem palas ideologicas saber perfeitamente que aquilo que convencionalmente se designa de extrema Direita (nacionalismos como a Frente Nacional) defende exactamente o oposto de uma Tatcher ou um Reagan!

    Gostar

  6. Luis permalink
    10 Agosto, 2017 04:35

    Quem acha que a Europa e os EUA devem ficar quietinhos sem mexer uma palha nao conhece o mundo em que vive. Africa e o Medio Oriente sao bombas relogio as portas da Europa. Indices de fertilidade elevadissimos, ausencia de recursos naturais que sustentem tantas almas, conflitos religiosos internos, e acima de tudo isto: o Islao e uma religiao que na sua essencia visa a expansao global, e os seus membros mais fieis tudo farao para que nas proximas decadas o Islao se expanda na Europa. Por tudo isto a Europa precisa urgentemente de lideres com fibra e de um plano comum de defesa que feche totalmente as fronteiras no Mediterraneo e a Leste. Se tal nao suceder em breve teremos mais paises a abandonar a UE. E o desmembramento da Uniao e precisamente o que a Russia e a Turquia pretendem.

    Gostar

  7. Luis permalink
    10 Agosto, 2017 08:34

    Ja desembarcam em Cadis, ao lado do Algarve.
    https://politica.elpais.com/politica/2017/08/09/actualidad/1502305008_259513.html

    Se nao forem tomadas medidas serias, sera cada vez pior.

    Gostar

  8. Raghnar permalink
    10 Agosto, 2017 08:58

    Obomba, ou a prova viva de como mais vale cair em graça que ser engraçado…

    Gostar

  9. The Mole permalink
    10 Agosto, 2017 09:49

    Vejo que o Trump deve estar de férias, pois está muito bronzeado…

    Gostar

  10. Rocco permalink
    10 Agosto, 2017 10:58

    O preto obama é que não… Foram só coisas boas.

    Gostar

  11. piscoiso permalink
    10 Agosto, 2017 11:56

    Well, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares foi criado em 1970, em que só teriam direito a ogivas nucleares os países que já as possuíam: EUA, Rússia, China, Reino Unido e França. Acontece que atualmente esse Tratado foi quebrado por Israel, Índia, Paquistão, Coreia do Norte e talvez o Brasil. Não creio que os Bush sejam os culpados disto, mas cuidado com o pato Donald do twitter.

    Gostar

    • Pedro Oliveira permalink
      10 Agosto, 2017 22:46

      É só tirar Israel, India e Paquistão: que saiba os tratados com comprometem os países que os assinam. O Brasil teve um programa nuclear mas desistiu.

      Gostar

  12. 10 Agosto, 2017 13:48

    O comunismo é o principal culpado. Só esta ideologia permite que um partido não democrático tome um país como refém, escravize e mate à fome uma população inteira ao mesmo tempo que monta um aparelho militar com armas nucleares que ameaçam permanentemente os seus vizinhos a agora até o mundo.

    Gostar

  13. mosava permalink
    11 Agosto, 2017 06:44

    Quem abriu a porta ao Irão nuclear? Quem vendeu tecnologia nuclear à Coreia? Foi um tal de Bill Clinton… E já agora, quem vendeu 20% do urânio dos EUA aos russos foi a Hillary Clinton… Gente fina, meus caros!

    Gostar

  14. JCA permalink
    12 Agosto, 2017 17:42

    .
    = (LEAD) N. Korea is clearly advancing H-bomb development: Hecker
    .
    http://english.yonhapnews.co.kr/news/2017/06/27/0200000000AEN20170627007051315.html
    .
    Ah pois.
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: