Skip to content

Não, não é a continuidade numa linha de tragédias

20 Outubro, 2017

“As questões por detrás destas tragédias nunca foram prioridade de nenhum governo” – declarou Jorge Coelho a propósito dos incêndios florestais deste ano. Esta frase visa apenas desculpar o governo de António Costa: nunca governo algum falhou em Portugal desta forma no combate aos incêndios.

Anúncios
26 comentários leave one →
  1. António C. Mendes permalink
    20 Outubro, 2017 10:25

    Ainda ouviremos os Coelhones deste país falar também nas politicas de direita dos últimos 40 anos! Era só preciso que a responsabilidade de ter dispensado meios de salvamento fosse apurada e trouxesse consequências.
    Os socialistas são piores que os comunistas, sempre foram! Os segundos não enganam, são aquilo, os primeiros são o que for preciso, quando necessário, até comunistas!

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      20 Outubro, 2017 10:39

      Deu muito jeito a muitos comunistas ter aparecido o PS, para eles lá saltarem para dentro e vestirem desbotado. 🙂

      Gostar

  2. LTR permalink
    20 Outubro, 2017 10:34

    Ele na semana passada descaiu-se e percebeu-se que o mal foi o caso sócrates ter aparecido nos jornais.

    Gostar

  3. 20 Outubro, 2017 11:23

    «“As questões por detrás destas tragédias nunca foram prioridade de nenhum governo” – declarou Jorge Coelho a propósito dos incêndios florestais deste ano. Esta frase visa apenas desculpar o governo de António Costa»

    Sem dúvida que é.

    O Coelho é o menos interessante participante na Quadratura do Circulo. Nem devia estar lá, pois é o mais politico partidário, ou seja, mais faccioso, dos participantes. Deveria estar lá o António Barreto.

    O mais independente, é o Pacheco Pereira, que é quem mais vale a pena ouvir, ainda que discorde dele por vezes.

    Gostar

  4. Eduardo permalink
    20 Outubro, 2017 11:24

    Jorge Coelho à procura de entrar no grupo de amigos de Costa
    Mas é tão poucochinho que o costa nem olha para ele.
    O que é que fizeram um ao outro não sei.
    Sei é que o espertalhão do Coelho já perceber que se quiser voltar ao tacho tem que entrar no círculo de amigos pois, caso contrário, nunca mais põe o pé na manjedoura.

    Gostar

  5. JCA permalink
    20 Outubro, 2017 12:25

    .
    À atenção especial dos Senhores Jornalistas, Chefes de Redação, Diretores de Informação das Televisões e demais intervenientes noutros quadrantes:
    .
    Exempo,

    o que é uma NAO NOTICIA no quadro de descredito instalado nos Portugues e respetiva Opiniao Publica, habitos transversais duarnte todos os Governos há tantos anos ?

    “Governo vai disponibilizar 15 de milhões de euros para apoio de emergência à catastrofe nacional dos Incendios deste mês de Outubro”
    .
    .
    NOTICIA seria para os Portugueses:
    .
    “Governo já entregou de emergencia 15 milhoes de euros às Autarquias atingidas pela catastrofe nacional dos Incendios deste mês de Outubro”
    .
    .
    Promessas,
    já queimaram grande parte do prestigio e confiança da Comunicação Social e demais intervenientes noutros quadrantes, incluindo a propria Democracia e Regime.
    .
    Os Portugueses passou a interessar-lhe Actos e não Palavas, coisas concretas no terreno, em suma EFICACIA.
    .

    Gostar

    • JCA permalink
      20 Outubro, 2017 13:46

      .
      Valido para Situação e Oposição:
      .
      nesta fase a inoportunidade da ‘moção de desconfiança’ surge no café entre a malta
      .
      ‘Lá tao os gajos outra vez feitos uns com os outros a meter a maquina de lavar para branquear as fezes obradas pela governação do Regime e pela Democracia deles;
      .
      a segurarem aqueles que dizem hipocritamente quererem atacat no fim é outra VITORIA dos que ‘desconfiavam ou censuram; os Partidos é só conversa de ´passa culpas’, atacar com medidas eficazes, eficiencia, eficiencia é bom pró preto, pudera sãop advgados, só palheta’
      .
      (e pior muita gente já diz que o discurso do estimado Presidente da Republica já tudo tinha sido combinado, demissao da Ministra e aquela coisa da AR é que tinha de decidir (aludindo entre linhas a mocao de censura ou desconfiança como lhe queiram chamar)”
      .
      É que se ouve nos cafés aí pelas cidades, vilas e até nas vendas ou convivios das aldeias; pois é; apenas relato
      .
      Para a realidada da catastrofe nacional em curso,
      .
      não é o Tempo de moçoes de desconfiança ou a peixeirada de palavreado tão longe da realidade, a passar totalmente ao lado dos Portugueses malgre os esforços da Comunicação Social para ‘impingir’ a coisa como sugere.
      .
      Cada um conclui o que quizer a gosto e tempera qb
      .

      .

      Gostar

  6. 20 Outubro, 2017 14:09

    É verdade que o ordenamento da floresta é trabalho para mais que uma legislatura, mas a resposta aos incêndios é da responsabilidade de quem está no poder. Coisa que o PS nunca deixou passar em claro quando era oposição. Sem contar as gaffes inadmissíveis face à tragédia.
    Quem recorda a patética “inauguração” da rotunda do Marquês – onde após milhões gastos inútilmente faltavam os esgotos pluviais – conhece a competência de António Costa. Como esta gente chega até aqui é um mistério para mim.

    Gostar

  7. 20 Outubro, 2017 14:51

    Pois . Se lá estivesse o passos não morria ninguém . Nem fogos havia .

    Gostar

    • 20 Outubro, 2017 21:03

      Salvo erro 22 mortos em 5 anos, na maioria operacionais. Contra mais de 100 num ano do teu controleiro, com apenas um bombeiro. E o Passos já não manda nisto há 2 anos. E nota-se bem a diferença. Só por curiosidade, até quando vem o Passos à baila? 5 anos? 10? Espero que não seja até a esquerda deixar de fazer merda, senão temos Passos até dia de S. Nunca.

      Gostar

  8. lucklucky permalink
    20 Outubro, 2017 15:02

    Mais de 100 mortos quase todos civis. Abandonados pelo regime socialista.

    Como não são da CGTP e não vivem nas grandes cidades…

    Gostar

  9. JCA permalink
    20 Outubro, 2017 15:24

    .
    À atenção do Conselho de Ministros de amanhã Sábado:
    .
    sobre medidas imediatas de emergência contra a destruição de Portugal do Tejo ao rio Minho da responsabilidade do ‘terrorismo incendiário’.
    .
    ..
    A)- INDEMNIZAÇÃO AOS SEM ABRIGO e FAMILIARES AOS MORTOS
    PELO ‘TERRORISMO’ INCENDIARIO (outros dizem da INDUSTRIA DOS INCENDIOS, outros Bêbados e Dtogados etc etc):
    .
    fallecidos en los incendios percibirán indemnizaciones de 75.000 €
    Las viviendas habituales serán beneficiarias de ayudas hasta cubrir “el 100%” del valor de la reparación o reposición del inmueble dañado
    http://www.elcorreogallego.es/galicia/ecg/familias-fallecidos-incendios-percibiran-indemnizaciones-75-000/idEdicion-2017-10-19/idNoticia-1078888/
    .
    (massa na mão por um simples governo regional de Espanha, e não dum PAÍS Potugal)
    .
    .
    B)- PREVENÇÃO e COMUNICAÇÕES:
    (em posts no Blasfémias em 17 e 21 do mês de Pedrogao/Maçao)
    .
    B1)- PREVENÇÃO,
    DRONES c/ visão noturna infra-vermelha comandados por cada Autarquia ou Bombeiros da Autarquia. Barato, expedito, rápido e perfeitamente já operacionais aquando da catástrofe nacional deste Outubro corrente (até um puto qualquer comanda e controla drones)
    .
    B2)- COMUNICAÇÕES/SIRESP,
    obvio o SIRESP é para o lixo não presta para nada; bastam baratas assinaturas muito mais baratas de telemóveis por satélite para equiparem todas as sedes e respetivos carros de bombeiros, problema resolvido. Neste Outubro as Comunicações já estavam eficazmente resolvias, e também muito barato.
    .
    .
    O que surge desde os Incêndios de Pedrogao/Mação à Catástrofe Nacional em curso este Outubro foram
    .
    compras milionários de 17 carros com satélite para o SIRESP etc ficando tudo na mesma agora em Outubro, propostas de mais despesas fixas para os nossos Impostos pagarem com salários de reativados guardas florestais e mais um molho de fantasias de passa-culpas para os cidadãos do interior e autarquias do Centro do País,
    (com silencio absoluto da Oposição, registe-se)
    .

    Gostar

    • JCA permalink
      20 Outubro, 2017 15:26

      .
      O TEMPO neste momento é outro, é o da eficiência, rapidez e massa na mão para soluções imediatas no terreno a tudo e a todos, sofram as alterações o que sofrerem no OE. Valores muito mais altos se levantam;
      .
      .
      só no TEMPO a seguir aerá o momento discutir, ouvir e refletir amadurecidamente fantasias inteletuais de teóricos ou propostas experimentais de reordenamentos e reestrutações florestais (pinheiro manso são 20 anos, sobreiro ou carvalho ou sastanheiro nem se fala)
      .
      ,
      Legislação da Galiza (uma região do País Espanha

      (exº el eucalipto y otras deben estar distanciada 50 metros de gasolineras o industrias; 30 de nucleos rurales, 15 de ríos y pistas forestales y 6 metros en áreas declaradas de alto riesgo incendiario.

      https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2012-11414
      .
      comparar com a do País Portugal )
      .
      .
      e sobre Regulamentos e Leis se realmente precisas pois à toneladas delas que aconselham ser simplesmente revogadas substituidas por uma legível ou entendivel em qualquer aldeia, vila ou cidade e não ‘codificada’ para ‘catedraticos’ entenderem enquanto nao se entendem sobre o que cada um lê no mesmo :))
      .

      .

      Gostar

    • LTR permalink
      20 Outubro, 2017 15:31

      Marcelo já avisou hoje que tem a certeza absoluta que algumas coisas vão ser clarificadas amanhã no conselho de ministros. Foi até mais a forma como o disse que deu nas vistas.

      Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    20 Outubro, 2017 23:04

    Nunca? Lembram-se do acidente ferroviário no tempo de Cavaco? e das mortes com a legionella no tempo de Passos? já para não falar da mortalidade provocada pela austeridade louca dos pro-troikistas…

    Gostar

  11. JCA permalink
    21 Outubro, 2017 17:04

    .
    Dois miseros ‘acidentes de percurso’ no caminho do bosque que não pode esconder a arvore:
    .
    nem 1 eurito os Sindicatos ou Partidos deram para a vaga grandiosa de dadivas dos Portugueses e Empresas deram para os peditorios publicos para Pedrogao ? Não há la 1 eurito ao menos para marcara presença ?
    .
    quem são os responsaveis pela matança da solidariedade dos Cidadãos e Empresas Portuguesas aquando de Pedrogao e hoje só um doido contribuiria ?
    .
    Bela gente que até a alma e o humanismo natural do Portuguese aniquilaram. Uma vergonha.
    ,

    Gostar

  12. JCA permalink
    21 Outubro, 2017 17:28

    .
    Mais à atenção do Conselho de Ministros em curso:
    .
    pelo que se vislumbra até às 17H parece que o que o Governo pode arranjar até ao momento serao uns 500 milhoes de euros, para socorro imediato uma semana depois.
    .
    Esperemos que o Comunicado final inclua o que não tem perigo ou segredo nenhum, uma primeira estimativa total já possivel dos prejuizos totais a PREÇOS REAIs, obviamente a atualizar.
    .
    Em eficiencia e eficacia que inclua a criação em todas as Autarquias destroçadas de ‘mini balcões do cidadão’ que centralizem, esclareçam e recebam as listas de prejuizos completos da cada Portugues das aldeias, vilas ou cidades do Concelho, e que sejam os pagadores das respetivas indemnizações pessoais,
    .
    para proibir essa coisa habitual ‘que isto é um do Ministerio dali, aquilo doutro acolá, aqueloutro da Direção Geral algures ou do Instituto em nenhures a 400 Km)’ para lançar a confusão, baralhar e dar de novo, e durante anos ficar tudo em aguas de bacalhau;
    .
    Têm se ser as Autarquias a assumir o comando e a gestao dos 500 milhoes mas a parada é da ordem dos 30 mil milhoes a PREÇOS REAIS;
    .
    apresentem diretamente à UE e deixem essa de andar ao colo de Espanha, salvo se a ideia for eles não sacarem indemnizações por prejuizos na Galiza for incendios portugueses que passaram o rio Minho para o lado deles ou outra qualqer oculta ou desconhecida mas favoravel; nos somos tao membos da UE como Espanha,
    .
    ou há unhas na nossa governação ou ajoelhamos a Espanha,. Mas expliquem-se, Situação ou Oposição. Ou é silencio para depois de queixarem disto daquilo e daqueloutro e acusarem levianamente os Portugueses disto e daquilo ???
    .
    Isto mudou tudo, se o Conselho de Ministros de hoje tiver unhas tira a ‘pedra angular’ que derruba o ‘arco ogival da Oposição,
    .
    se a Oposição tiver capacidade será ela que tira a pedra angular à Situação e derruba o ‘arco ogival’ à Situação que alguns chamam elogiosamente a palavra popular ‘geringonça’
    .
    Se Oposição e Situação se mancomunarem a Extrema Direita e Totalitarismo agradecem e riem-se;
    .
    (como ja se riem os oncendiarios perante tanta palermice, desculpas e estupidez do ‘inimigo’, o incendiado e os que se arrogam zselar pelos incendiados)
    .
    Isto tudo pia fino e muito fundo, mesmo nos alicerces do Regime e da Democracia. Excelencias têm tudo na mão hoje, sabado.
    .

    Gostar

    • JCA permalink
      21 Outubro, 2017 17:32

      .
      É claro que em termos comunicacionais podemos usar ‘varios milhares de milhoes de euros’ em vez de ’30 mil milhoes de euros como acima’; na politica estadista e4 macrfo dá no mesmo
      ,

      Gostar

  13. JCA permalink
    22 Outubro, 2017 05:16

    .
    Dois reparos dados como graves que escutei enquanto tomava a bica no café a ouvir na Televisão o Conselho de Ministros:
    .
    “-Quem é que entende que teimem enterrar mais 8 milhoes a comprar carros com antena satelite mais em 48% no capital do SIRESP ? Entao nao viram os carros a arder nas estradas ? Eh pá, assinaturas mensais de telemoveis por satélite (uns 30 ou 40€ mês) para os bombeiros não resolve eficazmente tudo ?
    .
    -Dizia outro, como é ? Morreram as pessoas e as arvores pelas mesmas razões. Então indemnizam as pessoas e as arvores não morrem também queimadas ?

    Responde outro, a desculpa que não estavam limpos os terrenos dos pinhais, eucaliptais, sobreirais, castanheiros, carvalhos, fruticolas etc só contaram para você, muitos e muitos estavam limpos e bem cuidados.”
    .
    Pois é, sugere que deve ser melhor ponderado. É muita a revolta e o descredito contra os politicos. Generalizado. E por coisas tão simples de resolver.
    .
    A razao de existencia da Oposição em Democracia, ‘checks and balances’, quando a Situação nao acolhe ou não funciona com Justiça e Eficacia. Crê-se.
    .

    .

    Gostar

  14. JCA permalink
    22 Outubro, 2017 05:40

    .
    Noutro angulo, mais global,
    .
    se não houver uma espécie de mini ‘Plano Marshall’ para esta Catastrofe em Portugal,
    .
    de dimensão destrutiva semelhante a um terramoto de grau 7 ou 8 da escala Mercalli ou dum tapete continuo de bombas lançadas por B52’s,
    .
    .
    do Tejo até pelo menos ao Douro desertifica definitivamente com o colapso economico e populacional
    .
    .
    os mais velhos, sem forças, refugiam-se nos Lares e os casais jovens ou emigram ou abandonam para o Litoral, Lisboa ou Porto.
    .
    Ninguém tenha ilusões estamos em presença duma situação, esta sim de salvação nacional que não se compadece com mais do mesmo; tudo mudou.
    .

    Gostar

  15. JCA permalink
    22 Outubro, 2017 14:55

    .
    Num ESTADO dum País, Portugal:
    .
    =Reconstrução de casas
    Para reconstruir todas as habitações afectadas, o Executivo separou uma verba de 30 milhões de euros. No total, são, pelo menos, 500 casas de primeira habitação que poderão ter de ser intervencionadas. Primeiro, quem teve danos terá de accionar os respectivos seguros. Caso não os tenha, o executivo entra com apoios (in Publico).
    .

    Gostar

  16. JCA permalink
    22 Outubro, 2017 14:59

    .
    Nnuma mera REGIAO AUTONOMA, Galiza, para a Reconstrução de casas:

    “OFENSIVA DO TERRORISMO INCENDIARIO

    Incendios en Galicia,
    .
    La Xunta habilitará ayudas de hasta 100.000€ por vivienda afectada por el fuego
    .
    Habrá una línea de 450€ de ayuda para alquiler para personas que han tenido que abandonar sus casas
    .
    La Xunta habilitará en próximos días ayudas de hasta 100.000 euros para cubrir el 100% del coste de las obras de viviendas afectadas por la ola de incendios en Galicia. Estas ayudas serán complementarias de las posibles compensaciones económicas que paguen las compañías aseguradoras
    .
    Para la reparación de viviendas ocasionales habrá ayudas de hasta 40.000 euros, mientras que las construcciones anexas y menaje doméstico recibirán unos 3.000 euros en ambos casos
    .
    http://www.farodevigo.es/galicia/2017/10/21/incendios-galicia–xunta-habilitara/1771453.html#cxrecs_s
    .

    .

    Gostar

  17. JCA permalink
    22 Outubro, 2017 21:19

    .
    Contributo para a reflexão já menos emotiva de todos:
    .
    Acabar con la barbarie antes de que quede sin monte

    .”Si a ello se le suma la entrada del volcán de fuego de Portugal que cruzó el mismísimo Miño”
    .
    “estamos ante un problema de orden público, de terrorismo indiscriminado, como coinciden Rajoy y Feijóo” “de terrorismo incendiario, a qué se espera para de una vez por todas resolverlo,”
    .

    “Lo que hay es que poner de una vez remedio a tanta barbarie. De poco vale toda la millonaria inversión en prevención y extinción mientras no se consiga “cazar” a los auténticos culpables y que paguen por sus fechorías.”
    .
    “Lo que sí no deja lugar a dudas es que detrás de tan desorbitado número de incendios -más de 300 en apenas 48 horas- está la acción criminal del hombre”
    .
    “Lo cierto es que el monte no arde de igual manera en todas las comunidades. En unas más que en otras. El País Vasco es, por ejemplo, un paradigma de las cosas bien hechas en este campo. Los montes exigen ayudas, medidas eficaces y reformas profundas que les den valor”
    .
    “Si a eso añadimos el envejecimiento demográfico, la despoblación del rural y el abandono de su explotación tradicional, el campo queda a su suerte, convertido en maleza y combustible en aumento.”
    .
    “Lo que hay es que poner de una vez remedio a tanta barbarie. De poco vale toda la millonaria inversión en prevención y extinción mientras no se consiga “cazar” a los auténticos culpables y que paguen por sus fechorías.”
    .

    “A qué se está esperando entonces? ¿Cuántas más desgracias tienen que ocurrir para que los homicidas paguen por ello”

    http://www.farodevigo.es/opinion/2017/10/22/acabar-barbarie-galicia-quede-monte/1771646.html
    .

    Gostar

  18. JCA permalink
    23 Outubro, 2017 00:31

    .
    Para que conste, sem direitos de autor publicação livre,
    .
    na semana depois do Domingo do ‘Furação ou Sismo ou bombardeamento em tapete continuo de B’s 52, como preferirem, dá sempre na mesma devastação:
    .

    relatos reais saídos das janelas da alma, especialmente dos beirões de genes formatados pela serra, chuva e vento vitimas da Catástrofe Necional, pessoas e bens, que parece a Politica ainda não levou bem a sério armada em ‘fortes arrogantes’ (atenção)
    .
    tão longe dos ‘fados da desgraçadinha de oradores e peroradores’, ou dos ‘chorões encartados’, dos ´meninos de copo de leite’ citadinos e a léguas das alcatifas dos corredores políticos, partidários ou académicos das grandes cidades (são gentes diferentes que em comum apenas têm Portugal):
    .
    .
    (expresso por um casal jovem com filhos que se levanta às 06 da manhã e regressa a casa às 23h, com frequência universitária sobre a devastação total numa aldeia de Coimbra)
    .
    “ durante a noite estive a pensar e se o pinheiro e se o pinheiro manso não secar por agora nem nos próximos tempos não o cortem porque é a única coisa com um pouco de verdura e os passarinhos que não morreram e nós precisamos muito de arvores, não há mais nenhuma aqui à volta, só aquele pinheiro, desculpe, obrigada”
    .
    “deve ter sido mesmo um ‘pesadelo’, mesmo. O medo que sentiram foi tanto que ao falarem do incêndio vêm lhe sempre as lágrimas aos olhos, tanto homens como mulheres, novos e velhos. As imagens não retratam a realidade’
    .
    Psicólogos necessários mas ´paninhos quentes’. Não chega, é muitíssimo pouco.
    .
    Impõe-se a salvação nacional com uma espécie de mini Plano Marshall imediato no terreno não em S Bento ou na S Caetano ou no Rato ou no Caldas ou na AR ou na Almirante Reis, as populações do Tejo ao rio Minho, e o resto, sentem-te ofendidas pelas politiquices politiqueiras e partidárias.
    .
    As mãos para a reconstrução estão lá, mas sem maquinas, materiais, equipamentos, pagamento do que ardeu, por enquanto as gentes ainda lá estão,
    .
    se a reconstrução em cada aldeia, vila ou cidade do Interior, dentro de pouco tempo abandonam porque foram abandonados por Lisboa.
    .
    As autarquias sabem-no muito bem e são quem pode ser o motor deste trabalho hercúleo de reconstrução nacional; as populações locais então sabem-no melhor que ninguém.
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: