Skip to content

Centeno no Eurogrupo é uma boa notícia para o país

4 Dezembro, 2017
by

Socialista, permitindo reequilibrar as lideranças de orgãos da UE maioritariamente nas mãos do Partido Popular Europeu. De um país pequeno, como foram quase todos os presidentes do Eurogrupo e da Comissão Europeia neste século. Ambicioso, por isso disponível para agradar aos poderes que podem fazer com que esta presidência seja apenas um degrau na hierarquia da UE. E, provavelmente, disponível para ser o primeiro presidente a tempo inteiro do Eurogrupo depois das próximas legislativas. Terão sido estas as características que tornaram Centeno num candidato vencedor à frente do Ministro das Finanças luxemburguês.

Mas Centeno tem outros méritos. Centeno conseguiu perceber muito cedo que o eleitorado da esquerda importa-se bastante mais com os salários da Função Pública do que com a qualidade dos serviços públicos, especialmente do SNS (o eleitorado BE tem seguros de saúde e os funcionários públicos têm ADSE). Mesmo beneficiando de um ciclo económico positivo, teve o mérito de não agravar o défice estrutural. De certa forma, acabou por ser bastante mais liberal do que Vítor Gaspar ao aumentar o peso dos impostos indirectos e, ao deteriorar a qualidade do SNS e da escola pública, deu um incentivo importante aos sistemas de saúde privados e colégios não incluídos na rede pública. Mais do que isso, conseguiu colocar a esquerda em peso a congratular-se pela baixa do défice, contribuindo para que se tornasse consensual na política portuguesa a ideia de que o défice das contas públicas deve ser baixo. Hoje concordamos todos, do BE ao CDS, que há pouca vida política para além de um défice excessivo. Melhor do que isso, daqui para a frente, todas as decisões tomadas pelo Eurogrupo liderado por Centeno serão racionalizadas internamente pela máquina de comunicação da esquerda como sendo as melhores para o país e a UE. Um novo Varoufakis será demonizado e não idolatrado pela nossa esquerda. Ter um PS alinhado com o Eurogrupo é um excelente cenário para o país, principalmente se for acompanhado pelo BE e CDU. De certa forma, a eleição de Centeno para o Eurogrupo é ainda mais importante do que a de Guterres para a ONU. Em termos de resultados prácticos de políticas internas certamente será.

Anúncios
25 comentários leave one →
  1. lucklucky permalink
    4 Dezembro, 2017 22:17

    Vai ver que a União não se preocupa assim tanto com défices…

    Gostar

  2. Weltenbummler permalink
    4 Dezembro, 2017 22:29

    die Welt
    Jean-Claude Juncker, Jeroen Dijsselbloem: a lista de ex-chefes do Grupo Euro é gerenciável, sua influência na crise da dívida da Europa foi ótima. No futuro, Mário Centeno encabeçará as reuniões dos países em moeda comunitária.

    Gostar

  3. Weltenbummler permalink
    4 Dezembro, 2017 22:33

    é cinzento
    eleito à 2ª volta
    o eixo franco-alemão de quem será escravo encontra-se na mó de baixo
    não lhe vão facilitar a tarefa para a qual não tem estaleca

    Gostar

  4. Weltenbummler permalink
    4 Dezembro, 2017 22:42

    El País
    Centeno, exprofesor de Harvard especializado en el mercado laboral, pone el punto final simbólico a la narrativa de austeridad: Europa, a su parecer, aplicó una receta “errada, parcial e incompleta”, según dijo hace apenas unos meses a este diario, y recetó reformas y recortes a mansalva para una crisis fiscal cuando la Gran Recesión era una policrisis originada en el sistema financiero y que solo fue puramente fiscal en Grecia. De la mano de la Alemania de Angela Merkel y Wolfgang Schäuble, el supuestamente socialdemócrata Jeroen Dijsselbloem imprimió el sello de los acreedores a las políticas económicas del Eurogrupo. Pero Schäuble ya no está. Y el sucesor del holandés Dijsselbloem, Centeno –apoyado por España en esa elección–, tiene la oportunidad de pasar página definitivamente. “Es la oportunidad de escribir un nuevo guión para la eurozona”, ha dicho en una comparecencia ante la prensa.

    Gostar

  5. Carneiro permalink
    4 Dezembro, 2017 22:49

    (tornasse) . Em bom rigor, Centeno vai ser o idiota útil. Quem manda é quem tem o dinheiro. Centeno é o eunuco escolhido para guardar as gajas (decisões). Vai apalpa-las.Mas nenhuma é dele..

    Gostar

  6. Procópio permalink
    4 Dezembro, 2017 23:21

    CGP saberá melhor que nós que as boas ou más notícias para o país passarão bem ao lado de centeno.
    NEWSDECEMBER 4, 2017 / 1:33 PM
    Fed rate expectations on the rise before tax cuts passed Senate: Reuters poll.
    https://www.reuters.com/article/us-fed-policy-poll/fed-rate-expectations-on-the-rise-before-tax-cuts-passed-senate-reuters-poll-idUSKBN1DY1LX

    Gostar

  7. Procópio permalink
    4 Dezembro, 2017 23:23

    O “legado” de Mario Draghi – (CVIII) J Negócios
    Mario Draghi está claramente com pressa, pois sabe que a âncora com que o BCE estabilizou a União Monetária é temporária.

    Gostar

  8. Eduardo permalink
    4 Dezembro, 2017 23:40

    Donde é que saiu este emplastro?

    Gostar

  9. Weltenbummler permalink
    4 Dezembro, 2017 23:54

    Net
    “No Livro dos homens monstruosos, de Thomas Cantimpré, que vem à luz no século XIV, os latidos dos cinocéfalos são associados à calúnia, e os homens sem cabeça, aos cobradores de impostos que só pensavam em encher a própria barriga”

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    5 Dezembro, 2017 01:11

    Para o país e principalmente para a Europa!

    Temos muito que ensinar àqueles bárbaros do norte e do leste…

    Gostar

  11. 5 Dezembro, 2017 01:12

    Parabéns Carlos! Análise sucinta e realista 😉

    Liked by 1 person

  12. 5 Dezembro, 2017 02:30

    O que é certo é que as oito principais bolsas mundiais subiram imediatamente após a eleição do nosso Ronaldo das finanças e alguém já garantiu que se manterão em alta enquanto presidir ao Eurogrupo.
    MCenteno nesse cargo mais a Madonna que finalmente comprou palacete para viver em Lisboa — que país tem tanta “sorte” ?

    Gostar

  13. Aventino permalink
    5 Dezembro, 2017 09:20

    Vai comê-los que nem macacos. Depois de os enrolar nos dedinhos, vai engolir os lentes “burucras” de Bruxelas que nem ginjas.

    Gostar

  14. Carlos Reis permalink
    5 Dezembro, 2017 11:28

    Custa assim tanto dar os parabéns ao homem?

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      5 Dezembro, 2017 11:42

      Da mesma maneira como custou dar os parabens ao anterior? está lembrado das “putas e vinho verde”?

      Gostar

    • 5 Dezembro, 2017 16:39

      Enviei-lhe um “parabéns Mário” por SMS; respondeu-me que aceita parabéns só de estrangeiros porque o cargo é internacional.
      (Já anda com o rei na barriga ou então está lélé da cuca…).

      Gostar

    • Carneiro permalink
      6 Dezembro, 2017 22:00

      Não sei porquê lembrei-me do Rapaz das Mijas do Mel Brooks

      Gostar

  15. Manuel permalink
    5 Dezembro, 2017 13:57

    Centeno alcançou o lugar por mérito próprio. Não acredito nos seus orçamentos nem na política económica deste governo, mas a vida também é feita de factores aleatórios e, no nosso caso, foi o turismo. Tal como a alguns lhe sai o euromilhões, Centeno teve o seu. Pode parecer estapafúrdio, mas escolher gente com sorte é um critério. Enquanto o turismo se mantiver, a estrela de Centeno brilhará e, eventualmente, quando chegar a nova bancarrota socialista, Centeno já será o presidente do eurogrupo a tempo inteiro.

    Gostar

  16. Procópio permalink
    5 Dezembro, 2017 15:29

    Eu já estou a dar-lhe parabéns ao homem dos três chapéus.
    Parabéns centeno!

    Gostar

  17. Ana Vasconcelos permalink
    5 Dezembro, 2017 16:41

    O Centeno é o Ferro Rodrigues do Europgrupo. É um cargo burocrático sem qualquer interesse ou poder. Não se iludam com a propaganda socialista

    Gostar

  18. Procópio permalink
    5 Dezembro, 2017 17:31

    Ana Vasconcelos. O centeno será um mistificador, um prestidigitador, um aldrabão a quem devia ser retirado o grau de doutor em Harvard, um esperto no meio de atrasados mentais, pode-se considerar tudo e mais alguma coisa quanto ao algarvio do sorriso parvo, mas comparações dessas não cabem! Haja cuidado.
    http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ferro-rodrigues-perde-recurso

    Gostar

  19. 5 Dezembro, 2017 18:16

    Lúcida e racional análise de Carlos Guimarães Pinto.

    Sobre o tema, o Financial Times pronunciou-se: https://eco.pt/2017/12/05/centeno-e-presidente-por-acaso-diz-o-financial-times/

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: