Skip to content

Afinal, Sócrates era só a ponta do iceberg

11 Maio, 2018

Uma semana depois de escrever meu artigo “A Vergonha Súbita do PS”, onde afirmava que essa posição pública do partido não passava de mera estratégia , eis que agora  o Presidente do SMMP vem denunciar, em entrevista na Sábado, que “as  medidas legislativas em curso têm como objectivo reforço da influência no Procurador-geral e acesso à informação criminal“. Segundo este, ” tal plano se desenvolve em duas fases: mais influência sobre o Procurador-geral e acesso à informação criminal”. Como? Dado que o  “Conselho Superior do Ministério Público é um órgão democrático e plural em que grande parte dos membros é eleita já o Procurador-Geral da República é um órgão unipessoal e resulta de uma escolha politica, cuja iniciativa parte do Governo. Controlar o Conselho Superior do Ministério Público é mais difícil do que ter influência sobre o Procurador-Geral da República” diz António Ventinhas. E continua:”Como este Governo irá ter um papel muito determinante na escolha do novo PGR já em Outubro, está já a tratar de reforçar os seus poderes previamente no âmbito do Estatuto do Ministério Público. Um Procurador-Geral da República com os poderes reforçados pode tornar-se uma ameaça para a investigação criminal se não for escolhida a pessoa certa.” Mais adiante, termina: ” o “Ministério da Justiça pretende através do IGFEJ ( Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça), ficar com competência exclusiva da gestão dos dados do sistema judicial. Quem controla a informação tem a possibilidade de saber o que se passa em cada investigação criminal e parece-nos evidente que o executivo não possa ter acesso a esse tipo de informação. Tal facto compromete a independência e autonomia de quem investiga, em especial no que diz respeito à criminalidade económico-financeira”.  Bem, só não acerto mesmo no euromilhões!

Estava de caras que todo aquele alinhamento do Partido a demarcar-se de Sócrates com a ajuda até da ex-namorada ( com aquele texto ridículo mas que a mim nunca me convenceu) e que não provocou sequer a ira do “Pinto de Sousa” que calmamente só foi entregar o cartão de militante, acompanhado de um comunicado “soft e queriducho” cheio de… mágoa (ah! ah! ah!)”, sem arrancar um único cabelo, sem os  ataques verbais coléricos que ainda há pouco vimos no MP, não era senão estratégia combinada. Assim, PS podia agir pela retaguarda, ajudando a família socialista apanhada pela justiça sem levantar suspeitas. Esse foi o primeiro passo do plano. Isto porque alguém já sabia que vinha aí mais “bombas judiciais” e era preciso agir depressa.

E de facto, nem uma semana depois de Manuel Pinho, eis que mais três ex-ministros de Sócrates são apanhados na malhas da corrupção num processo de investigação às PPP’s Rodoviárias: Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos.  O Polvo não pára   mesmo de  crescer.

Agora já não se trata só do Sócrates e da sua vida de luxo como ex governante às custas de um amigo. Aos poucos começa a revelar-se que afinal o “Caso Sócrates” que durante anos estava confinado a um indivíduo de vaidades ilimitadas, é afinal a ponta do iceberg de uma organização tentacular criminosa, instalada num governo para roubar o erário público e enriquecer seus governantes e amigos”.  Em suma, uma máfia  “sócretina” portuguesa.

Para que esta “organização” fosse bem sucedida e pudesse crescer sem constrangimentos durante anos, foi preciso a ajuda preciosa de Pinto Monteiro que afirmou que ” o processo Freeport, que envolveu o nome de José Sócrates “é uma fraude e foi um processo inventado”. E que sobre o caso Face Oculta,  “as escutas feitas às conversas entre José Sócrates e Armando Vara foram destruídas porque não havia crime nenhum”. Assim como Cândida Almeida que afirmou em 2012: “Digo olhos nos olhos: O nosso país não é corrupto, os nossos políticos não são corruptos, os nossos dirigentes não são corruptos”. E da própria comunicação social que excomungou a jornalista mais activa na luta contra a corrupção, Manuela Moura Guedes, e que foi a primeira a fazer frente ao governo Socrático, denunciando-o.  Foi demitida pela TVI por Pais do Amaral que entretanto também ele foi apanhado no Processo Marquês por desvio de mais de  2 milhões de euros e faz parte ainda da lista de grandes devedores a fundo perdido da CGD.  Não é cómico?

Nesta descoberta,  ficou claro que não houve, cegos, surdos e mudos. Houve sim, gente que beneficiava daquela “organização”, directa ou indirectamente, e por isso andavam todos caladinhos.

É o maior caso de corrupção como não há memória em Portugal e que se o PS não for bem sucedido no silenciamento e posterior arquivamento judicial de todos os processos que envolvem membros deste partido, como o foi no passado, deixará cicatrizes profundas.

A única questão que se coloca agora é saber se nessa intenção, PS vai ou não conseguir seus intentos. Mais nada. Porque o plano, esse, já está em marcha.

 

 

 

Anúncios
24 comentários leave one →
  1. 11 Maio, 2018 11:57

    Banditismo instalado no Estado, é o que de quando em quando o P”S” faz ! Lambusam-se e atiram umas migalhas para os indigentes tugas pobretes mas alegretes que quase tudo lhes consentem.
    Um país novamente à deriva.

    Tantos são os casos de clara trafulhice e incompetência deste desgoverno admitidos pelos tugas (gostam dos seus carrascos) e apadrinhados pelo delirado tutor MCThomaz… E não há indícios de indignação generalizada.

    Liked by 2 people

  2. LTR permalink
    11 Maio, 2018 12:04

    A ocorrência disto, hoje, é ainda mais grave do que o passado recente.

    De todos os videos com sócrates, o de 14/10/2004 é aquele que melhor retrata os aspectos trapaceiros deste homem e deste partido que não é o PS, porque isto deixou de ser PS há muitos anos para se transformar numa aberração sem vergonha.

    Começa com “Queria-lhe recordar que o senhor [PM Santana Lopes] ocupa esse lugar sem ter ganho uma eleição legislativa nacional“.

    Mas o pior vem depois, quando confronta o governo com as pressões feitas a Marcelo Rebelo de Sousa, para colmatar dizendo: “Um elemento do seu governo fez uma pressão ilegítima junto de uma estação privada e que conduziu à eliminação de uma voz incómoda” (Moura Guedes relatou várias, e de fins de carreira)

    O defensor dos princípios, da comunicação social e das liberdades em geral, remata com uma ameaça: “esse episódio é um episódio indigno de um governo democrático e é um episódio inaceitável, e quero dize-lhe senhor PM que isso é uma nódoa que o vai perseguir, porque essa nódoa não vai ser apagada facilmente, porque é uma nódoa que fez Portugal recuar aos tempos em que havia condicionamento da liberdade de expressão”

    E diz mais: “peço-lhe que resista à tentação da comunicação social. Não vá por aí porque nós cá estaremos para evitar essas tentações

    Gostar

  3. LTR permalink
    11 Maio, 2018 12:06

    Estão aqui as patologias todas.

    Gostar

  4. 11 Maio, 2018 12:08

    O que interessa saber é se o Mecanismo vai conseguir aliciar o Rui Rio para um Pacto de Regime. Está quase.

    Liked by 1 person

  5. 11 Maio, 2018 12:35

    Ora aqui está algo MUITO bem escrito!

    Liked by 1 person

  6. André Miguel permalink
    11 Maio, 2018 12:37

    A máfia existe desde a sua fundação, basta ler o livro do Rui Mateus. Incrível é permanecer tudo manso e sem sinais de revolta…

    Liked by 1 person

  7. Mario Figueiredo permalink
    11 Maio, 2018 12:53

    Respondendo à pergunta se o PS vai conseguir os seus intentos, a resposta é um claríssimo “claro que vai!”. Mas há dúvidas? A palavra “esperança” serve apenas para imbecis continuarem a votar no mesmo regime que os consome. Eram o chicote e a esperança que mantinham os escravos mansos. Quem é que aqui ainda tem cara para acreditar que a democracia portuguesa é um processo ascendente?

    Liked by 1 person

    • Oscar Maximo permalink
      12 Maio, 2018 09:25

      Por isso, pouco depois do 25 Abril voltaram os jogos de azar. Para dar esperança ás pessoas, enquanto roubam mais de metade em comissões.

      Gostar

  8. LTR permalink
    11 Maio, 2018 12:57

    Quando se pensa que a criatura não podia bater mais fundo, Henrique Monteiro denuncia a origem dos mails que foram atribuídos ao assessor de Cavaco Silva. Algo me diz que do quartel vamos ouvir só silêncio de Pandora.

    Liked by 1 person

  9. Artista português permalink
    11 Maio, 2018 13:13

    Muito bem, Cristina! Faz bem em denunciar toda esta farsa. Tudo lagrimas de crocodilo para enganar o pagode. Nada disto seria possivel sem apoios quer de Belem quer de sociedades secretas que tomaram conta disto e pretendem continuar. Vai ficar tudo em aguas de bacalhau.

    Liked by 1 person

  10. Manuel permalink
    11 Maio, 2018 14:47

    Muito bom! Mas como sair disto?

    Liked by 1 person

    • Andre Miguel permalink
      11 Maio, 2018 15:58

      Com uma revolta a sério. Conhece algum regime socialista que tenha sido deposto sem violência? Uma manifestação, no mínimo, no largo do Rato já vai tarde.

      Liked by 1 person

      • 11 Maio, 2018 16:51

        AMiguel,

        Uma manif ? Alguém ou um grupo de cidadãos (credível neste país) que experimente convocar uma manif para qualquer local no momento do festival da Eurovisão, do final duma telenovela com bastante audiência ou dum jogo SLBenfica-FCPorto ou SLBenfica-Sporting e terá o resultado da adesão…

        Gostar

      • Andre Miguel permalink
        11 Maio, 2018 17:13

        MJRB, totalmente de acordo.
        Manifs só contra os fassistas da toika e Passos Coelho. Além disso os profissionais das manifs estao neste momento demasiado ocupados a procurar uma estratégia para não levarem por tabela de estarem atados ao cérebro da geringonça…

        Liked by 1 person

  11. Chopin permalink
    11 Maio, 2018 18:10

    Sr Manuel, antes de “sair disto” é preciso querer “sair disto”.
    Acha mesmo que os portugueses, na maioria, querem?
    Uma equipa especial de investigadores devia passar tudo a pente fino. Uma task force para a corrupção. A responder apenas a um Procurador. Autonomia total.
    Estão todos novamente a morder o isco. O problema deste país não é o Sócrates, é a máquina que o serviu e que passados 4 anos já está de novo no poder.
    Essa organização siciliana, fábrica de bancarrotas, vai renovando a imagem e mantendo o negócio há 44 anos.
    Enquanto o Sócrates vai consumindo a totalidade das atenções, a Camorra do Rato trabalha intensamente nos bastidores para subverter a pouca independência que resta ao sistema judicial.
    Como é previsível, há sintonia entre Sócrates e a Cosa. Só isso dá garantias ao polvo de que ele não põe a boca no trombone.

    Liked by 2 people

  12. Abrolhos permalink
    11 Maio, 2018 18:25

    ….e ainda vamos ter, ou muito me engano, uma ponte transatlântica rumo a Lula e Chávez, e uma aliança Ibérica. Fora claro está a parte da Justiça em Portugal, incluindo o presidente do supremo que mandou destruir as escutas. Tudo “bons rapazes” está bom de ver. O que é frustrante é que estes tipos deixaram o país na falência e os portugueses sofreram com isso, e todavia culpam o sofrimento aos que vieram resgatar o país. É pena ter o povo português tanta falta de discernimento.

    Liked by 1 person

  13. 11 Maio, 2018 19:51

    Desde há muito tempo (talvez desde 2015) tenho colocado no Blasfémias isto: Há um acordo tácito, comprometimento de sangue entre o P”S”, o AC-DC e o Sócrates, para se “separarem” perante a opinião pública desatenta e ignorante. Aconteceu há duas semanas, no tempo certo.
    O partido, muita gente na cúpula do P”S”, e outra que teve direito às migalhas durante as legislaturas do “menino de ouro”, estão-lhe agradecidos !…

    Liked by 1 person

  14. 11 Maio, 2018 22:10

    Outrora os tugas tinham o hábito de embeber a boneca em vinho para calar as crianças. Este acto degenerou em deficiências psico-mentais na formação de muita gente em Portugal até aos dias de hoje.
    Através da dita “liberdade” o polvo deu início á sua actuação activa no terreno em 1974, traindo a pátria, através da “revolução do cravo” com intervenções directas dos socialistas, dos comunistas e do C.Revolução, dando início á encapotada democracia.
    Os tentáculos são “duráré” e os actuais e presentes activos da política nacional são os seus representantes.
    Dou como certo, de que os ultimos “descobrimentos” da nação, mais uma vez, vão dar em saco roto. Não me iludo. A minha complacência a tanto disparate está á muito no limite.

    Liked by 2 people

  15. Arlindo da Costa permalink
    11 Maio, 2018 23:17

    Sócrates foi e é simplesmente o bode expiatório para não se investigar os governos de Cavaco, Durão Barroso, Santa Lopes e Passos Coelho…não esquecendo o hermafrodita Portas.

    Façam uma retrospectiva e uma biografia profissional dos ex-ministros do PSD e que chegaram à politica mais tesos do que um drogado do Casal Ventoso…e hoje em dia são milionários.

    Façam esse exercício mental… e matemático!

    Gostar

  16. A. R permalink
    11 Maio, 2018 23:47

    “Façam esse exercício mental… e matemático!” Continuas com crises de dissonância cognitiva. Usa os empréstimos do amigo para te tratares.

    Gostar

  17. rão arques permalink
    12 Maio, 2018 09:33

    costa à ponta:
    ELE TEM MUITOS CALORES,
    MAS NEM TODOS SÃO IGUAIS,
    SE A FLORESTA ARDE FICA,
    SE LHE ARDER O CU JÁ SAI

    Gostar

  18. Amora de Bruegas permalink
    12 Maio, 2018 11:13

    O PS é assim há mais de 44 anos!
    É co-responsável pelas democráticas independências, nacionalizações…, tráfico de diamantes com a UNITA…..

    Liked by 1 person

  19. carlos alberto ilharco permalink
    12 Maio, 2018 19:21

    Vou tirar parte para o meu facebook.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: