Saltar para o conteúdo

Costa não quer luta contra a corrupção

3 Setembro, 2018

Nunca as coisas foram tão claras como agora, ao tomarmos conhecimento que Costa não colocou na lista a apresentar junto do Presidente da República, o nome de Joana Marques Vidal para o cargo de PGR. E o mais incrível disto tudo é que ele nem sequer disfarça. Podia ter incluído o nome só para “inglês ver”. Mas não. O acto de omitir o nome é uma clara mensagem ao Presidente da sua intenção de não a ver renomeada. Clarinho como a água.

Assim, Costa declara que “não vê” qualquer mérito no trabalho de 6 anos da actual PGR.  É isso mesmo! Portanto, a brilhante “Operação Marquês” que pela primeira vez na história de Portugal coloca no banco dos réus políticos, banqueiros e  ex-governantes como José Sócrates, Ricardo Salgado e Armando Vara entre outros por fraude e branqueamento de capitais; a corajosa “Operação Fizz” contra ex-presidente angolano igualmente por corrupção; o megalómano “Processo Universo Espírito Santo” sobre o maior colapso financeiro registado em Portugal com ligações políticas nefastas para o erário público; e ainda a menos badalada “Operação O Negativo” de que já nem se fala, mas igualmente grave e que envolve o ex-presidente da Octopharma  e o ex-presidente do INEM, num esquema que envolvia a venda de plasma sanguíneo, lesando gravemente o Estado, não são currículo mais do que suficiente para reconduzir esta competentíssima profissional. Não senhor. É “currículo a mais” para o cargo que se deseja ser desempenhado por gente frouxa, “amiga do seu amigo”. Ao estilo daquele que safou Sócrates quando ele era ainda primeiro ministro. Percebem?

É preciso, portanto, chutá-la dali para fora por falta de “perfil adequado”. Porque para governos opacos que gostam de se mover em lodo, transparência, justiça e separação de poderes não interessa nem um pouco. Porque isso torna-se um obstáculo ao “safanço” dos amigos entalados na justiça  e que com uma “Joana Marques Vidal” no caminho, poderão ser uma ameaça, abrindo a boca, levando consigo outros para o banco dos réus assim que perderem a imunidade parlamentar. Estão a ver o problema? Assim,  Mulheres determinadas, isentas e sem qualquer hipótese de compadrio, não são desejadas no meio podre da máfia portuguesa, que ameaça todos de alguma forma, de tantos tentáculos que os ligam entre si.

O problema é que ao não reconduzir Joana Marques Vidal, Portugal perde credibilidade porque está a passar a imagem para o exterior, de que não privilegia o combate à corrupção, antes combate quem lhe faz frente de forma exemplar. Cá dentro passa a imagem de que não existe justiça igual para todos, nem separação de poderes mas sim, arranjos políticos tal como nos países do 3º mundo. É a desacreditação total de uma Nação que se diz democrática mas a toda a hora se comporta como numa ditadura.

O único que pode e deve salvar a honra deste país, é o Presidente da República com o poder de decisão que lhe cabe nestas circunstâncias, de acordo com a nossa Constituição. Será dele a última palavra. E dele, espera-se sentido de Estado que ponha ordem nesta bagunça. Falta saber se será essa a decisão, para dar continuidade a um trabalho louvável e irrepreensível ou se vai deixar que a política tome conta da justiça em Portugal.

Esperemos que a defesa pelos interesses da Nação e não outros, fale mais alto na hora de assinar.

 

 

 

Anúncios
34 comentários leave one →
  1. Sergio permalink
    3 Setembro, 2018 13:16

    Texto bem elucidativo do que se passa num pais,em que possivelmente vai ser mais fácil ainda ser corrupto,basta por lá um amigo?
    Entende se a necessidade de por um amigo no antro das decisões,quem sabe não são eles os próximos a verem se a contas com a justiça?
    E nada como salvaguardar as costas enquanto é tempo.
    Vergonha do costume em que viver num país com gente séria pouco compensa.

    Liked by 2 people

  2. 3 Setembro, 2018 13:23

    Está à espera que Marcelo reconduza Joana Marques Vidal? É melhor sentar-se.

    Liked by 4 people

  3. Manuel Peleteiro permalink
    3 Setembro, 2018 13:56

    O Prof. Marcelo vai fazer o que o outro individuo lhe mande fazer. Infelismente temos um presidente sem espinha dorsal, mais interessado em selfies do que saber o que se passou em Tancos. Mas o país tem o governo que merece, com tudo o que se passa (vejasse o caso dos passes em Lisboa, em o pais todo vai subsidiar os transportes) e, mesmo assim o PS está perto da maioria absoluta.

    Liked by 3 people

  4. LTR permalink
    3 Setembro, 2018 14:41

    Depois do PREC, a VEC (venezuelização em curso).

    Liked by 3 people

  5. 3 Setembro, 2018 15:39

    O Presidente Marcelo nunca mais passou férias na casa e no iate do Salgado, agora é obrigado a banhar-se nos riachos de pedrogão. Reconduzir a Joana Vidal ??

    Liked by 1 person

    • 3 Setembro, 2018 22:42

      Bem visto.
      O problema é essa gente, para tratar da sua vida pessoal, tramar um país. Não me admira que Marcelo lá no fundo deseje que o seu amigo se safe, nem que para isso se safem todos os salafrários do regime. Costa idem com Sócrates – aliás, creio que Costa inventou a Geringonça só para se safar, pessoalmente, depois da derrota eleitoral.
      Mas o perigo que isto representa.
      Costa pode ser um bonacheirão incompetente, mas um dia alguém deveras perigoso pode aproveitar a máquina montada – um presidente sem poder, um tribunal constitucional colaborante, um procurador dominado, e uma máquina estatal que nos espia a todos legalmente, com a desculpa das fraudes, e nada dá em troca – é que já nem o 112 funciona.
      Tirem o Costa e o Centeno e imaginem Louçã e Mortágua. Se já não se consegue limitar o abuso destes pavões, como limitar esses agentes do caos?
      Eu nasci numa ditadura, conheço-lhe o cheiro, e é este. É que já nenhum cidadão tem qualquer forma de responsabilizar o Estado por nenhum abuso. E o que é, por definição, um Estado que não precisa prestar contas ao povo? Pois…

      Liked by 1 person

  6. Procópio permalink
    3 Setembro, 2018 16:58

    Costa declara que “não vê” qualquer mérito no trabalho de 6 anos da actual PGR.
    Bolas, alvíssaras, é das raras vezes que o apanhamos a dizer a verdade.
    Quanto a Joana Vidal, o último escolho da geringonça e dos corruptos, é melhor não falarmos disso por agora.

    Liked by 1 person

  7. José Domingos permalink
    3 Setembro, 2018 17:08

    Não é por acaso que estão funcionários do partido, responsáveis pela terceira bancarrota, neste “ governo” são essencialmente funcionários que gostam de andar de avental, e fazem o que lhes mandam a começar pelo to da churrasqueira, que sempre foi um pau mandado do pinto de suza, indivíduo dotado de uma coragem que se havia problema ia de férias.
    Em relação ao pastel de Belém estamos conversados, quer o segundo mandato, já não fala do oe se não for aprovado.
    Estamos bem entregues, a Venezuela está a chegar, a censura chegou à muito tempo.
    Obrigado pelo texto.

    Liked by 1 person

  8. weltenbummler permalink
    3 Setembro, 2018 17:46

    GULAG

    Liked by 2 people

  9. 3 Setembro, 2018 19:02

    Eu acho que esta senhora devia ser condecorada por ter a audácia de processar os poderosos e de seguida devia ser demitida por ter deixado que esses processos fossem dissecados pornograficamente na praça pública, beneficiando as empresas de jornais, televisões, rádios, que promoveram julgamentos na praça pública ao arrepio das normas legais em vigor.

    Gostar

  10. Procópio permalink
    3 Setembro, 2018 19:13

    https://www.dgrm.mm.gov.pt/am-ec-zonas-maritimas-sob-jurisdicao-ou-soberania-nacional

    Sabe-se o que tem acontecido com a “soberania nacional”, bancos, companhias de seguros, empresas lucrativas, hotelaria …a soberania tem os seus dias contados.
    Os credores não dormem, por isso continuarão a emprestar até ver. Os abraços da Merkel são proverbiais. Eles sabem onde o irão buscar.
    Com a Grécia os bancos alemães não puderam esperar. Vão lá ver como se vive, o que o herói tsipras fez dos salários e das pensões.
    A venezuela é o modelo do dinossauro e dos berloques. Eles sabem que o maduro e sua clique continua com a barriga cheia, o narcotráfico avança sem obstáculos, a rússia dá o suficiente para a tropa, a china menos.
    https://www.bbc.com/portuguese/44205521

    Estou agora a pensar, as zonas marítimas têm alguma relação com esta notícia?
    Sopraram-me de Bruxelas que tem. O kosta e o celinho sabem, mas é segredo.

    https://www.publico.pt/2018/09/03/economia/noticia/divida-publica-aumenta-para-2482-mil-milhoes-1842849

    Liked by 1 person

  11. Leunam permalink
    3 Setembro, 2018 19:16

    Um texto oportuno, certeiro e de ALARME.

    Uma sugestão:

    Fazer-se uma petição legal, passando por todo o País e se possível junto dos nossos emigrantes, dirigida ao Sr. PR, com um número significativo de assinaturas, a pedir a recondução no cargo da actual PGR, caso esta aceitasse.

    É URGENTE começar. Quem se disponibiliza para tal?

    Infelizmente, por razões de saúde graves, pessoais e familiares, apenas poderei dar o meu contributo assinando.

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      3 Setembro, 2018 20:18

      Há dias, quando um cidadão tentava falar de coisas que não queria ouvir, dizia o Senhor das Fotografias continuadamente: “ouça, ouça, ouça, ouça, ouça, ouça…”.

      Gostar

  12. Isabel permalink
    3 Setembro, 2018 19:24

    Os cães ladram e a caravana passa. Quando será que algum partido passa à acção nem que seja simplesmente « berrar »?

    Liked by 1 person

  13. carlos alberto ilharco permalink
    3 Setembro, 2018 19:50

    Não vai mexer uma palha.
    Não quer ondas, muito menos feitas por ele.
    É a vida deixou que o metessem no bolso, agora tem que aguentar caladinho.

    Liked by 1 person

  14. Procópio permalink
    3 Setembro, 2018 19:51

    O kosta não quer lutas dessas numa geringonça a tornar o sítio um mercado emergente. ´
    O que é um mercado emergente? O sabido Paulo Portas alertou recentemente para isso.
    Os Mercados Emergentes são pequenos, fracos e incapazes de se defenderem. Acabam em estados falidos como o nosso, com as mudanças de regime induzidas por oligarcas donos dos merdia. São obrigados a aceitar sanções económicas e golpes de especuladores na bolsa e a vender as empresas mais lucrativas. Os governos deixam-se infiltrar por máfias corruptas, passam a depender do canibalismo dos “empréstimos” do FMI ficando reféns da escravidão perpétua. A culpa é sempre dos outros…
    Curiosamente a teatral oposição mais não oferece do que um contraponto sanguinário, quando por detrás alguns dos seus mentores recebem as gorjetas. Nisso o ddt era mestre.
    Uma das razões por que nunca será julgado. Cala-te boca.

    Liked by 1 person

  15. raCSt14CrAmirocarrola@sapo.pt permalink
    3 Setembro, 2018 19:53

    fdp fdp fdp!

    Gostar

  16. cachecol permalink
    3 Setembro, 2018 22:16

    Reconduzir JMV !!!! IURD , SUBMARINOS , segredo de justiça , um MP em roda livre , corrupção dentro do MP , etc.
    Quantos corruptos existem em Portugal que não se sentaram nos bancos da Justiça ???
    Tenham juizo …Atacado de leucemia social este País não vai ter bom fim …

    Gostar

  17. JgMenos permalink
    4 Setembro, 2018 02:11

    Por isso o 44 calou a sanfona; tem o camarada Costa a trabalhar para ele.

    Liked by 1 person

    • Observador endiabrado permalink
      4 Setembro, 2018 08:50

      É vetdade. Triste povo, tem aquilo que merece. Também não quer saber de msis. Siga a desgraça.

      Liked by 1 person

  18. Arlindo da Costa permalink
    4 Setembro, 2018 06:31

    Se ela nem sequer resolveu um processo de fuga ao segredo de justiça como é que tem condições para ficar?

    Gostar

    • JgMenos permalink
      4 Setembro, 2018 13:16

      Para mordaças faltam iniciativas legislativas. Trata disso, treteiro, junta os teus amigos e organiza uma petição.

      Gostar

  19. André Miguel permalink
    4 Setembro, 2018 07:38

    O golpe começou em 2005, está quase concluído. Não abram os olhos…

    Liked by 1 person

  20. Observador endiabrado permalink
    4 Setembro, 2018 08:52

    Lancemos uma petição dirigida ao calhau, perdão pastel, perdão anomalia de Belém. j

    Liked by 1 person

    • Andre Miguel permalink
      4 Setembro, 2018 13:38

      De petição em petição a caminho da 4ª bancarrota em 40 anos.

      Ainda não perceberam que só saímos disto quando formos para a rua?! Quando dermos um murro na mesa e “berrarmos” contra esta podridão de regime??? Enquanto não ocuparmos a AR e exigirmos responsabilidade criminal contra os “donos” do regime nada feito. Resta venezuelar.

      Liked by 1 person

  21. 4 Setembro, 2018 09:05

    “(…) E dele, espera-se sentido de Estado que ponha ordem nesta bagunça.” A Cristina espera sentido de Estado do homem que se deixa entrevistar em calções de banho e boné na cabeça? Esperar sentido de Estado de Marcelo? Seria o mesmo que pedir moderação a uma criança de cinco anos que se deixe sem vigilância numa gelataria.

    Liked by 1 person

  22. Rão Arques permalink
    4 Setembro, 2018 10:07

    O TRIUNFO DO CHIQUEIRO
    O figurão que retrata está simplesmente a marimbar-se para o país, e nada mais faz do que tratar da própria vidinha com a conhecida pose javarda de vigarista profissional.
    Sobre o agora auto intitulado primeiro ministro, sem mais delongas e passando à frente de um histórico de apregoar uma coisa e num estalar de dedos fazer o seu contrário, fica este recente e imperdoável pecado e ato de cobardia.
    Quando pelos resultados eleitorais percebeu que não iria passar de um nauseabundo cadáver politico, enquanto simulava negociações com o então chefe de governo andava camuflado nos subterrâneos da lama com os inimigos da véspera, que lhe fizeram o frete, a preparar o pulo para a cadeira do resgate feita poder.
    É forçoso acrescentar que tal criatura tem cobertura a raiar o infantil de um supremo rei mal posto, sempre de frente para a pandega das diversões e de costas voltadas para as inerentes obrigações.
    Só lá dentro com cancelas trancadas a ferrolho..

    Liked by 1 person

  23. Leunam permalink
    4 Setembro, 2018 20:48

    “Enquanto não ocuparmos a AR e exigirmos responsabilidade criminal contra os “donos” do regime nada feito.”
    Andre Miguel

    Gosto e concordo plenamente com o seu alvitre!
    Mas pergunto:
    Está disposto a DAR O PRIMEIRO PASSO?
    Quantos portugueses estão assim, nessa ardente disposição, convictos e capazes de o seguir e secundar?
    O SR. conhece bem o povo português?
    Uma chusma de covardes, de traidores e de medrosos, sem um ideal de Pátria, que sempre preferem o silêncio ou a fuga em vez de lutar por esse ideal?
    O português médio, além de pouco culto e esclarecido é, por natureza, individualista, invejoso do seu vizinho e oportunista.
    Não se associa nem participa em grandes movimentos ideológicos em prol do Bem – Comum, mesmo que sinta que está a ser prejudicado.
    Fecha-se em copas e só grita quando está certo de que tem muita companhia.
    Conhece aquela passagem da Bíblia em que S. Pedro é questionado se também pertence ao grupo de Jesus Cristo?
    E sabe qual foi a resposta?
    S. Pedro parecia um português!

    Liked by 1 person

  24. PiErre permalink
    5 Setembro, 2018 08:47

    O pastel de nata não irá andar à bulha com o chamuça.

    Liked by 1 person

  25. Paulo Lemos permalink
    5 Setembro, 2018 20:23

    Em democracia a defesa da honra do país é da responsabilidade dos cidadãos. O Costa foi e será reeleito, apesar dos graves problemas de corrupção gerados pelo seu partido. Os eleitores têm aquilo que pedem.

    Liked by 1 person

Trackbacks

  1. Costa não quer luta contra a corrupção – PortugalGate

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: