Saltar para o conteúdo

o que é “refundar a direita”?

23 Março, 2019
by

https://cincopontosete.pt/wp-content/uploads/2019/03/img003.jpg

Por mim, é dar consistência axiológica e política ao espaço eleitoral que não seja necessariamente socialista. Não significa que esse espaço não seja, ou tenha sido, ou continue a ser circunstancialmente socialista, ou que não se tenha subsumido, durante décadas, a um pragmatismo de conquista e manutenção de poder(es) inteiramente desprovido de qualquer valoração ideológica, que resultou, como invariavelmente resultará sempre, em exercícios de governos estéreis e praticamente indistintos daqueles que se diziam combater. Pelo contrário, é exactamente por as coisas, no espaço dito não socialista, terem quase sempre sido assim, e evidenciarem uma elevada probabilidade de assim continuarem a ser, que se torna necessário contribuir para que possam vir a ser diferentes. O Miguel Morgado percebeu isso. E percebeu, também, que não basta juntar votos e deputados nos soi-disant partidos da direita para que um futuro governo que dela venha a sair possa mudar Portugal. É verdade que se torna necessário eleger, pelo menos, cento e quinze deputados mais um,  mas é necessário muito mais do que isso: é preciso que esses deputados, e os futuros membros de um governo por eles apoiado, tenham bem claro o que farão com o poder que eventualmente lhes venha a ser confiado. Em 1979, Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa perceberam que era urgente colocar o país no espaço das democracias liberais europeias e ocidentais, e expurgar da Constituição o terceiro-mundismo socialista de leste que lá tinha sido deixado em tempos difíceis da revolução. Hoje, há que demonstrar aos portugueses que Portugal não pode continuar a ser um estado sem país e que este não se faz com um estado omnipresente e asfixiante. A ideia de criar um movimento que contribua para realização desse objectivo, ainda por cima inspirado nessa ideia luminosa que foi a criação da AD de 1979, não podia deixar de me entusiasmar. Foi por isso que aceitei, com gosto, o convite que o Miguel Morgado me dirigiu para integrar o grupo dos fundadores, apesar de estar bem ciente do limitado contributo que lhe poderei prestar.

 

Anúncios
38 comentários leave one →
  1. 23 Março, 2019 12:20

    Rui A.,

    Na lista dos fundadores há um nome que –se é o tal–, não recomendo que lhe entreguem “a pasta” dos necessários recursos financeiros do MOV 5.7… Quem será ?

    Cinco horas antes da apresentação, um post esclarecedor dos objectivos não só do Rui A..
    Votos para que as decisões, posicionamentos, intenções do MOV sejam sempre do conhecimento público e não fiquem num grupo restrito tipo SEDES.

    Gostar

  2. MJRB permalink
    23 Março, 2019 12:24

    Rui A.,

    Escrevi e surgiu um bitaite acerca. Depois desapareceu !…

    Gostar

    • rui a. permalink*
      23 Março, 2019 12:26

      Não vi. O que foi?

      Gostar

      • MJRB permalink
        23 Março, 2019 12:34

        O meu bitaite ressurgiu. 12:20
        Grato pela pergunta.

        Liked by 1 person

      • LTR permalink
        23 Março, 2019 14:02

        Os bitaites estroboscópicos andam esquisitos e não é só aqui.

        Gostar

      • MJRB permalink
        23 Março, 2019 14:29

        LTR,
        Pois “andam” esquisitos, os bitaites estroboscópicos. Causados pela inconsolável exibição e empate da “selecção de todos nós”, que recorde-se Jorge Sampaio, é “um desígnio nacional”.
        Mais uma apoquentação, pois.

        Gostar

  3. Mario Figueiredo permalink
    23 Março, 2019 12:29

    Olá. Velho do Restelo, aqui.

    Mas a ver vamos. Esperarei o manifesto, mas mais importante ainda o que daqui vai sair. Estarei certamente atento. Mas francamente desconfiado. Principalmente de alguém que se apresenta inatacável do ponto de vista ideológico, mas que por outro lado não se incomoda em ser deputado de um partido que se afirma de esquerda e socialista.

    Gostar

    • Velho do Restelo permalink
      28 Março, 2019 09:40

      Não percebi ! Na volta nem era para perceber …

      Gostar

  4. MJRB permalink
    23 Março, 2019 13:20

    Tanta, mesmo tanta “sorte” a de alguns políticos tugas por o Francisco Sá Carneiro ter desaparecido…
    Continuo a concluir que com FSCarneiro algo teria transformado e sido feito para evoluir Portugal.

    Entretanto, notícia surgida hoje do país da “nova paz” bolsonariana: a líder do Movimento dos Atingidos por Barragens, o seu marido e uma terceira pessoa foram assassinados.

    Gostar

  5. MJRB permalink
    23 Março, 2019 13:48

    Vale a pena ler a opinião do Vasco Pulido Valente no Público de hoje sobre a ida da Assunção Cristas a um programa televisivo… o Cabaret da Coxa !… Vale tudo para certos políticos subita e interesseiramente “modernaços” e “prá frentex”.
    40 avés-marias mais 40 pais-nossos tudo seguidinho sem respirar para a Cristas, é o mínimo.

    Gostar

    • André Silva permalink
      23 Março, 2019 14:17

      Essa do “sem respirar” seria noutras circunstâncias, certo…? 😜

      Gostar

      • MJRB permalink
        23 Março, 2019 14:33

        40 avés-marias e 40 pais-nossos para si, seu blasfemo André Silva ! Isso diz-se da senhora tão prendada e religiosa ?

        Gostar

  6. André Silva permalink
    23 Março, 2019 14:15

    FORA COM TUDO O QUE É SOCIALISTA. FORA COM TUDO O QUE É ESQUERDA. NUNCA, MAS NUNCA E JAMAIS EM TEMPO ALGUM SEJA EM QUE CIRCIPUNSTÂNCIA FOR.
    Veja o que aconteceu no pós-Ii Guerra Mundial, em que o mundo inteiro ficou com um problema ainda mais grave do que antes.

    Gostar

  7. LTR permalink
    23 Março, 2019 14:16

    Antes de a direita se refundar e para se refundar vai ter de aparecer a lidar com questões basilares, como é o caso dos estranhos silêncios de que se queixa hoje Paulo Rangel, e com as afrontas como a agora perpetrada pelo Jerónimo em nome do PS, que num discurso de odioso contido faz desaparecer a parte da CRP que dita o modo de indigitação de um PM e da formação de um governo. Convém não fazer política partindo do princípio de que estamos entre democratas e de que o PS é quem se julga ser, como se as ideias para o futuro chegassem por si só quando os atropelos, a podridão e a falta de vergonha entram pelos olhos adentro, ainda por cima acompanhados desta figura fotográfica que colocaram em Belem e da nulidade funcional que aquilo representa. Mais do que somar, há que trabalhar para não se andar a contar pelos dedos na hora dos papelinhos à custa daqueles que olham para este filme e já nem analisam as hipóteses porque lhes parece tudo a mesma coisa. Isto já lá não vai só com ideias.

    Gostar

    • MJRB permalink
      23 Março, 2019 14:38

      Isso !

      Ouvi o Jerónimo sobre aquela da votação para A ARepública que não elege PM’s. Não há um jornalista que em próxima ocasião e em directo nas TV’s o questione como o AC-DC chegou ao poder !?…

      Gostar

  8. MJRB permalink
    23 Março, 2019 14:58

    Ora aí está um tipo controleiro que eu não me importaria de colocar a trabalhar entre o Palácio de Belém e o Palácio de São Bento: Uri Geller. Prometeu aos britânicos que vai impedir a saída da União Europeia através da sua força tepática.

    Gostar

  9. Carlos Rosa permalink
    23 Março, 2019 15:10

    O povo português leva nas lonas a toda a hora com a televisão do Estado ( do PS ).
    O povo precisa de quem o defenda e ………….ai se o povo percebe quem o defende!!!!!
    Que mal fizeram os pobres dos tugas para terem que gramar com injeções de hipocrisia, cinismo, incompetência, nojo, burrice, tática partidária,………….. de uma tal Felisbela Lopes, de um Miguel Val de Almeida, de um Pedro Adão e Silva, de uma Inês Pedrosa, de uma Ana Drago, de um Joaquim Vieira, de uma Fátima Campos Ferreira, de Um Outro Lado que afinal é o mesmo Lado, de diretores de jornais apenas quando estão ao lado do PS? Quem os elegeu para nos intoxicarem?
    Essa coisa de Refundar a Direita, pois tá bem, refundem lá o que quiserem, façam muitas e frutuosas reuniões.
    Está à vista de toda a gente o falhanço da ideologia que levou ao 25 de Abril de 1974 e se manteve até hoje. Em Portugal, na Guiné, em S. Tomé e Príncepe, em Angola e em Moçambique. O resultado da morte do Dr Salazar e de não ter havido ninguém que pudesse continuar o trabalho desse grande estadista. Os bacocos agarraram-se ao Marcelo Caetano como tábua de salvação, mas este com as suas conversas em família apenas ajudou a abrir as portas ao que veio a seguir. A tábua de salvação afinal era de pedra.
    O que faz verdadeiramente falta em Portugal é coragem para pegar o touro pelos cornos.
    E isso quer dizer que os portugueses que sabem o que Portugal precisa têm que “sair dos gabinetes” e ir para a rua (podem ser as redes sociais, tudo o que é sítio) e dizer o que é preciso ser dito para despertar o bom povo português que não merece ser tão maltratado pela Esquerda.
    Mostrar o abandono dos campos, a miséria e a ignorância cultivadas pelos caciques comunistas e não só nas autarquias onde estão instalados, o desleixo e abandono de milhares de propriedades e instalações do Estado…….. Há muito para desmascarar. O povo sabe, mas não tem voz.

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      23 Março, 2019 16:13

      Não dou para esse peditório que Portugal é um país incrível e os portugueses os maiores, mas por um azar daqueles os três ou quatro mil na política são uns bandidos que lixam tudo.

      Os políticos e seus acólitos reflectem a quaidade média do portuguesinho.

      O povo é este, com estas limitações, e não passa disto.

      Gostar

      • Jornaleco permalink
        23 Março, 2019 18:08

        E quem (!) é você? Por favor não vá para o lugar do Costa. Nunca!

        O povo? O povo não existe. Há povo excelente, muito bom, da melhor qualidade, e depois há os porcos, os maus, que só enganam e não querem ser castigados, e mesmo apanhados em flagrante, esses cabrões negam tudo, tudinho e esperam poder untar o juiz e travar o inferno.

        O Carlos Rosa falou muito, muito bem.

        A direita? Os instrumentos estão lá. Já existem. A direita, que palavra, não existe. Existe honestidade, fidelidade, dizer não aos preservativos, ser corajoso com muito cuidado, ser melhor no melhor, não roubar, não mentir. Nadinha precisa de ser re-inventado. Nadinha.

        Dizer a verdade, defender com respeito a aqueles, que a querem proferir, sem ofender o outro. E ser firme. Dizer não e ficar por ai. Dizer não à invasão planeada dos racistas e terroristas muçulmanos. Ser firme no não, sem compromissos.

        A direita é uma coisa inventada pela canalha fascista da esquerda só para fingir, que aquele que mente é tão bom, com o outro que diz (sempre) a verdade. Que vigarice. Não senhor. A direita é muito, muito melhor que a esquerda. Muito!! É como a luz e a escuridão.

        As palavras direita e esquerda enganam. E foi só isso a intenção, para esse efeito que elas foram postas em cima da mesa.

        Eu quero um governo que procure produzir energia o mais barato possível. Que defenda a família, que a apoie, que lute contra a matança de bebés, só em Espanha matam 100.000 (cem mil) por ano, e que proteja a nação contra esses filhos da puta em Paris, Berlim e Bruxelas e Londres, que proíba a droga, que castigue os criminosos bem duro, e protega a vítima e assim. É tão difícil?

        Fazer bem ao próximo é difícil?

        Portugal, este povo já dominou o mundo inteiro, com menos de um milhão de pessoal. Depois tivemos que dividir o mundo com a Espanha.

        Os valores para conquistar o mundo continuam a estar em cima da mesa. É preciso só alguém que os queira defender.

        E as putas da esquerda fascista não o querem. Por isso merecem o rótulo: maus. Estes que estão a governar são maus. É tão simples. Não é preciso ser doutor de espingardas ou de alfinetes.

        A verdade nua e crua: eles (da esquerda) não valem um corno. Nem um corno valem.

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        24 Março, 2019 09:29

        Jornaleco é um lírico de todo o tamanho.

        Acha possível que haja em Portugal mais de 10 milhões de pessoas honestas, trabalhadoras, sérias, correctas, que não partem um prato, e terem o azar de os 3-4 mil que estão na política serem os maiores sacanas do mundo e lixarem os restantes?

        Claro que não, os políticos são iguais ao resto da população, os mesmos defeitos, as mesmas qualidades.

        Gostar

  10. 23 Março, 2019 15:36

    A melhor ou unica forma de “refundar “direita” ” em Portugal, é semelhante à melhor ou unica forma de restaurar uma frigideira queimada.

    Deitar fora, e arranjar uma nova.

    Gostar

  11. MJRB permalink
    23 Março, 2019 16:32

    Há minutos, na TVI, Santana Castilho arrasou completamente a incompetência, hipocrisia, mentira, do AC-DC e do ministro da Educação a propósito das negociações dos professores.

    Liked by 1 person

  12. jorge permalink
    23 Março, 2019 20:18

    Refundar a direita democrática passa por descartar Manuela Ferreira Leite e sobretudo o guru Pacheco Pereira.

    Liked by 1 person

    • Arlindo da Costa permalink
      24 Março, 2019 03:44

      Refundar a direita passa por colocar pessoas como você no jardim zoológico.

      Gostar

  13. Mario Figueiredo permalink
    23 Março, 2019 21:16

    Ok… ok… ok! Isto sim senhor parece ter sido um evento fora do discurso sem sabor, mentiroso e aborrecido da classe politica do costume. Se comecei o dia critico e desconfiado, poucas horas depois do Manifesto na página do movimento e o lançamento do oficial do movimento, estou agora muito mais entusiasmado!

    Aqui à discurso que julguei nunca ouvir da boca pública de gente que 44 anos me levaram a perder o respeito. E saíram com a força de quem quer realmente mudar o rumo deste país e com a coragem de quem recusa deixar-se vencer pelo clima de medo e opressão instituído pela esquerda autoritária.

    Muito bem o Morgado, a Cecília Meireles e o Carlos!

    Liked by 1 person

    • Mario Figueiredo permalink
      23 Março, 2019 21:18

      errata: Aqui discurso…

      Normalmente não quero saber de erros gramaticais, mas para este abro uma excepção.

      Gostar

    • Mario Figueiredo permalink
      23 Março, 2019 21:25

      Acabei de aderir ao movimento. Parabéns a todos e que se faça Portugal!

      Gostar

    • 24 Março, 2019 00:22

      Não vi diferença com o partido do Santana, salvo a concisão das palavras e a declaração de antagonismo ao socialismo .

      Gostar

  14. CASTANHEIRA permalink
    23 Março, 2019 21:46

    A direita portuguesa é apresentada pelos idiotas das TVs e jornais como sendo o PSd e o cdS , os quais confirmam o epipeto. Mas ,pasme-se , os primeiros dizem-se de esquerda e socialistas , e os segundos são liderados por alguém que enquanto governante implementou muitas medidas socialistas . Portanto a sua credibilidade para mudar o ambiente politico , social e economico de cariz socialista é nula pois em todos estes anos de democracia nunca mostraram essa vontade , limitando-se a gerir este socialismo bafiento e retrogado .
    Esta iniciativa do Morgado não passa de um ” faits divers” , pois pertence ao PSd e este é liderado por rio que não corre para algo de bom , não corre não ( impostos , justiça , com rio ui ! ui! )

    Gostar

  15. Arlindo da Costa permalink
    23 Março, 2019 23:03

    Sá-Carneiro era um social-cristão ou social-democrata; por sua vez, Adelino Amaro da Costa é um democrata-cristão. Ambos seguidores da doutrina social da Igreja. Obviamente que nenhum era de direita, quanto muito centro. No caso de Sá-Carneiro, centro esquerda liberal.

    Gostar

    • Jornaleco permalink
      23 Março, 2019 23:18

      Mas um facto inatacável é: o socialismo é incompatível com os valores cristãos. E uma igreja que não respeite isso, com o rigor necessário, deixa de a ser. E vai desaparacendo ao longo do tempo. E um cristão tal igual. Agora isto é a teoria. Como devia e deve ser.

      A realidade é diferente. E aqui está um problema grave. Eu sei. Mas eu não respeito esta realidade, que é uma falsa cópia, morta, do que podia ser. Eu também não respeito este falso pápa, que está a dar cabo da igreja católica e é um traidor dos valores mais augustos.

      Os ladrões estão metidos dentro da igreja. Eu sei. E deviam levar um pontapé na parte trazeira. Ou ensinam correcto, começam a ensinar correcto a doutrina ou ali é a porta: adeus. E nunca mais apareçam aqui! Se não levam!

      E eu, pessoalmente, estou convencido, que mataram, assassinaram o Sá Carneiro. E o que os relatórios da esquerda fascista dizem, ignoro, por falta de qualquer credibilidade.

      O socialismo é uma doença perigosa, um veneno suave que vai parar mais tarde ou mais cedo ao comunismo. O diabo vai dar a conhecer a cara dele. O diabo encheu a igreja com muitos ateus. E ele vai pagar caro por isso. E é por isso, que o socialismo lá entrou onde ele nada tem a cheirar. Nadinha. Foram traidores, que deixaram o entrar na igreja cristã.

      As igrejas socialistas, comunistas, que se governem como queiram. Mas na ingreja cristã o socialismo é um veneno. E é o que se pode ver. É triste.

      Liked by 1 person

      • Arlindo da Costa permalink
        24 Março, 2019 03:42

        A tua doença é que é perigosa. Pior do que a lepra. Não fosse o nosso estado social já tinhas batido a bota há muito…

        Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      24 Março, 2019 09:24

      O Arlindo disse uma coisa com a qual concordo.

      O Mundo deve estar para acabar.

      Gostar

  16. 24 Março, 2019 00:48

    Jornaleco, os teus comentários parecem redacções de um aluno da primária-moderna-e ainda por cima com erros ortográficos de palmatória. Dedica-te só ao “face-coiso”. Ou então pede ao Emir Macedo que te arranje um corrector.

    Gostar

  17. Andre Miguel permalink
    24 Março, 2019 08:37

    A palavra “refundar” provoca-me urticária, lembra-me um remake com os actores do original. Não dou para esse peditório.

    Gostar

Trackbacks

  1. O que não é o Mov5.7 | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: