Saltar para o conteúdo

Sentido de Estado

29 Abril, 2019

Oresultados das eleições espanholas confirma que a Espanha vai entrar numa daquelas fases histriónicas em que dilui as suas tensões internas falando cada vez menos de Espanha e mais de Ibéria. Em que coloca cada vez mais a tónica nas regiões e menos nos Estados. Ou seja vamos ter o habitual exercício em que a Espanha esconjura o seu risco de desagregação centrifugando nesses seus dilemas o que está à sua volta. Poucas vezes a expressão “sentido de Estado” fez tanto sentido como neste momento em Portugal no que a Espanha respeita.

4 comentários leave one →
  1. Martim Moniz permalink
    29 Abril, 2019 09:54

    O que parece quase certo(com sentido de estado ou não) é que a Espanha vai ter mais um “governo” socialista multi-coiso e tal,ironicamente com o apoio de nacionalistas regionais.Alguém terá dito uma vez que a demo-cracia leva inevitavelmente(mais tarde ou mais cedo) ao socialismo,assim parece (com a decadência da “direitinha” em todo o lado,e com o insuficiente resurgimento do tradicionalismo).

    Gostar

  2. Pedro Dias permalink
    29 Abril, 2019 11:13

    Espanha é um país perdido. Já nem Generais tem.

    Gostar

  3. 29 Abril, 2019 15:13

    Muito bem visto. Concordo inteiramente com a sua observação.
    Diria ainda que com sentimentos mais do que duvidosos, os espanhóis por estes dias adoram a Ibéria e idolatram a Europa.

    Gostar

  4. Arlindo da Costa permalink
    29 Abril, 2019 16:40

    Espanha é uma ficção geo-política. Existe na cabeça de alguns.

    Gostar

Indigne-se aqui.