Saltar para o conteúdo

Joe anda à gosma há 12 anos

17 Maio, 2019

Tem sido notícia esta semana que o José Berardo deve mil milhões à banca portuguesa. A bem dizer, não é sequer notícia, é algo que se sabe há 12 anos. A população desconhecia é que nesses 12 anos nunca ninguém fez nada para receber o dinheiro, nem ninguém penalizou os incompetentes que lhe deram o carcanhol. Tais incompetentes ou coniventes (não há terceira hipótese), na sua esmagadora maioria já foram várias vezes ouvidos na Assembleia, mas portaram-se todos com grande dignidade, afirmando sempre não se lembrar de nada ou que cumpriram a lei. Usaram de muito decoro e nunca foram incomodados pelas senhores deputados, nem pelo ministério público nem pelas polícias apesar de serem responsáveis por um dos maiores roubos do século. Mas o José é que irritou os deputados.

Foi no ano de 2007 que o José pediu esse dinheiro todo, essencialmente para comprar acções do BCP. Ele não, a sua fundação que é uma «instituição particular de solidariedade social» e uma associação a que preside. Nenhum dos banqueiros que analisaram e decidiram tal pedido (ou que o incentivaram a fazer esse pedido segundo o José) se incomodou por uma fundação/associação sem bens solicitar tais montantes, para fins em tudo contrários ao seu objecto social.

Como era natural, passado pouco tempo, a situação financeira era complicada. E, em 2009, foi feito um «um acordo muito favorável na negociação do reforço das garantias do empréstimo de cerca de mil milhões de euros que o investidor fez junto dos bancos para comprar acções do BCP», com 3 bancos (CGD/BCP e BES): Sim, a «Banca salva Berardo da falência».

O tempo passou e nada sucedeu, tudo se mantinha na mesma:  a dívida e a inacção dos bancos em executar as poucas garantias. O cliente José Berardo estava sossegado: nem lhe pediam o dinheiro nem o chateavam. Como aliás refere o actual presidente da associação de bancos (??), só em 2011 conseguiram ter uma ideia do património efectivo de José Berardo. O que diz muito sobre as fracas capacidades profissionais de quem dirige a banca portuguesa.  Mas contabilisticamente aquilo era complicado para os bancos. Foi feita nova negociação em 2012, um Acordo Quadro assinado a 16 de Março de 2012. José continuava seguro e sossegado: só ao final de 6 anos é que teria de pagar 30% da dívida e o restante no 7º ano. Quem não gostaria de ter credores tão simpáticos?

Apenas agora, ao final de 12 anos,  os 3 bancos accionaram o seu cliente devedor.

26 comentários leave one →
  1. Jorge Rodrigues permalink
    17 Maio, 2019 15:14

    Uma pouca vergonha, que envolve Sócrates, Santos Ferreira, Armando Vara, Ricardo Salgado e até A. Costa.

    Liked by 1 person

    • MJRB permalink
      17 Maio, 2019 15:43

      As pessoas que refere são todas do partido a quem tanto os portugueses devem. Tantos sacrifícios pessoais e profissionais essas pessoas têm feito para servir a causa pública…
      É tudo uma cabala metendo o caso –não há nenhum caso grave– do Dr. Comendador Berardo precisamente neste período de campanha eleitoral para influenciar portugueses a não votarem no Professor Doutor Pedro Marques.

      Liked by 1 person

  2. MJRB permalink
    17 Maio, 2019 15:32

    Porra, que vocês são chatos ! O Doutor Comendador Berardo já esclareceu tudo na Sala Não Sei Não Me Lembro.
    Tem duas comendas, é muito respeitado na banca, nos salões da alta sociedade, apreciado por políticos, apreciado e invejado por muitos portugueses (a maioria nem liga ao que lhe estão a fazer), homem culto, com mundo, para quê achincalhá-lo publicamente ?
    O Doutor Comendador Berardo afirmou que nada deve, não tem bens, é homem modesto (sempre vestido com aquela roupa), tem feito muito bem aos seus semelhantes, quis ajudar bancos naquele período de crise. Portanto, deixem em paz (e vai continuar em paz) quem em 2008 foi considerado personalidade do ano por quem hoje preside aos destinos da nação.
    Parece que ontem a Clara Ferreira Alves disse que é preciso prender “os Berardos”, para servir de lição. Prender !, isso não se faz, respondeu-lhe muito bem o Pedro Marques Lopes, que há algum tempo ficou indignado com a prisão do Engenheiro Doutor Sócrates. E tinha razão, hoje o Dr. Eng. está (e continuará a estar) livre, embora desterrado, só com a pensão como rendimento e triste para quem tanto conviveu com pessoas importantes, na Ericeira.
    E ponham os olhos no Doutor Salgado, vive também só com parcos rendimentos. Este país é muito injusto para com os seus ilustres cidadãos.

    Liked by 1 person

  3. ANTONIO MANUEL PAIXAO AFONSO permalink
    17 Maio, 2019 15:39

    Discordo no que diz respeito ao conhecimento que as administrações têm da banca.
    As administrações só falharam quando pressionadas pelos governos para fazerem o que não deviam. Os pouco grandes clientes é que deram cabo da banco, 99,99% dos clientes da banca sempre sempre deram muito lucro há banca.
    Por isso é que as administrações devem ser severamente punidas, por baixarem as calças aos poderosos.

    Gostar

    • Jornaleco permalink
      17 Maio, 2019 16:04

      Isso nunca vai suceder neste país da esquerda fascista. Algo, um pormenor ou dois, fazem falta no artigo em cima, para bater certo. Você está mais perto.

      Isto foi tudo uma intriga muito bem preparada.

      O que são mil milhões de dívidas para os credores? A contabilidade estica o período, o prazo da amortização para cinco anos? Depois eles poupam impostos.

      E os cabrões do Restelo conseguiram alcançar o objectivo, controlar bancos, que depois foram à falência. Igual. Os maçónicos nada disso querem saber.

      Mais perigoso para os que fizeram a intriga será, o que o Berardo sabe sobre eles.

      Qualquer coisa assim.

      Mil milhões não é nada hoje. Tramoços. Mais nada.

      As serpentes e os ladrões conseguiram o que queriam. E se o Berardo sobreviver, ninguém o matar, é porque ele também tem boas cartas na mão. Ele leva o segredo para o túmulo.

      Gostar

      • MJRB permalink
        17 Maio, 2019 16:26

        Esqueçam a hipótese de o Dr. Comendador Berardo denunciar banqueiros, administradores, políticos, escritórios de advogados, etc.
        Parte do regime estalaria, estilhaçaria poderes e canalhas, e o P”S” (se os tugas tivessem juízo) seria severamente punido em eleições pelo menos em duas legislaturas e… nas autárquicas, regionais, europeias e presidenciais.

        Gostar

      • Duarte de Aviz permalink
        17 Maio, 2019 19:35

        Mas porque iria o bom povo punir o peiesse se até o Doutor (não sei se também já é comendador) Rio caiu na esparrela da grande questão mealhística? A fina flôr do entulho – muito bem representada pelo Doutor Júdice – está incomodada por o Joe se ter rido da palhaçada que está encenada, para encobrir os verdadeiros criminosos no caso – a pandilha de ladrões que assaltou o governo e os cachorrinhos de colo que foram postos nos bancos para executar parte do plano global de tornar Pt numa Guiné Equatorial plantada na Europa.
        Portanto, só ficaria admirado se a Doutora Ferreira Leite devolvesse ao Doutor catavento o recado e dissesse que se o artista porno Ronaldo merece as medalhas, o conterrâneo dele também pode ficar com os berloques.

        Gostar

      • Duarte de Aviz permalink
        17 Maio, 2019 19:41

        a questão é a medalhística…

        Gostar

  4. Luís Lavoura permalink
    17 Maio, 2019 15:44

    Apenas agora, ao final de 12 anos, os 3 bancos accionaram o seu cliente devedor.

    Creio que se trata de um truque que os bancos fazem para evitar reconhecer que certo crédito está malparado, e portanto para evitar piorar a imagem que dão ao regulador.

    Se os bancos não fazem nada, então é como se o crédito estivesse porreiro, não está declarado como malparado e portanto o rácio de crédito malparado no banco é menor.

    Gostar

    • MJRB permalink
      17 Maio, 2019 15:54

      Os bancos, os administradores, neste caso, agiram sempre em conformidade, sem truques porque sabiam que o ilustre e atento regulador-mor Vitor Constâncio não deixaria prejudicar a banca, os bens públicos. Por isso e também pela ética republicana e socialista, foi para premiado com a vice-presidência de tão importante banco europeu.
      O Luís Lavoura quer assinar uma petição que está já a recolher assinaturas para a libertação do Doutor Armando Vara ? Aqui tem: www/tphhr.ps.varasaltalivre

      Liked by 1 person

  5. MJRB permalink
    17 Maio, 2019 16:30

    Jornaleco,

    claro, ironia.
    Esse gajo tem muitas, muitíssimas culpas na desgraça da banca, do país, dos portugueses.
    Hoje “deu-me” para ironizar…

    Gostar

    • Jornaleco permalink
      17 Maio, 2019 17:44

      @MJRB
      Muito bem. E faz bem.

      Cada vez que vejo a cara desse desgraçado e criminoso e irresponsável Vítor C. vêm tudo ao cimo.

      Um dia a justiça augusta não o deixa escapar.

      Gostar

  6. MJRB permalink
    17 Maio, 2019 16:35

    Jornaleco,

    claro, ironia.

    Gostar

    • 17 Maio, 2019 17:33

      O robot está desligado!

      Gostar

      • MJRB permalink
        17 Maio, 2019 17:52

        Tá no melhor restaurante de Lisboa especializado em caracóis a degustar os ditos com vinho verde Alvarinho. À nossa frente (noutra mesa, claro), um deputado “socialista” a ler a recente história do Estabelecimento Prisional de Évora e a comer peixe (com espinhas).

        Gostar

  7. 17 Maio, 2019 18:57

    Registe que o Alvarinho não é vinho verde 😉

    Gostar

    • MJRB permalink
      17 Maio, 2019 19:12

      Vinho ainda verde. Nova mistura, nova casta. Muito bom ! Já com quatro –4 !– medalhas de ouro.

      Gostar

  8. MJRB permalink
    17 Maio, 2019 19:07

    Mais contribuições para um próximo futuro “encantador” de Portugal: 31 arguidos (autarcas, técnicos, funcionários) por causa dos donativos para os incêndios de Pedrógão Grande.
    Se tal se provar, grandes bandidos ! Pão e água para os alimentar na prisa, durante 2 anos !

    Gostar

  9. 17 Maio, 2019 20:01

    O que fez o PPC quando era PM para reaver os roubos à Caixa ? Nada. Esconeu tudo para ter uma saída limpa, porque havia umas eleições para ganhar.

    Gostar

    • MJRB permalink
      17 Maio, 2019 20:27

      Primeiro, acertado e decisivo soco do PPCoelho: no RSalgado e na seita socrática-“socialista”, quando foi pedir-lhe “ajuda” para o ex-BES.

      Gostar

  10. jose guerra permalink
    17 Maio, 2019 20:04

    O que fez o Passos para cobrar as dividas dos roubos à Caixa ? Nada, porque queria ter uma saída limpa, já que havia umas eleições para ganhar-

    Gostar

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      17 Maio, 2019 23:35

      A Justiça ainda não tinha tomado conta desses processos. Como não lhe dão meios e ainda por cima a tentam travar…

      Liked by 1 person

  11. Arlindo da Costa permalink
    17 Maio, 2019 22:03

    E todos os outros capitalistas portugueses e chulos não andam à gosma há muitas mais décadas?

    Alguns até vocês trabalham para eles…

    Gostar

  12. 17 Maio, 2019 23:55

    “inacção dos bancos em executar as poucas garantias”. Noites mal dormidas… Andavam sem paciência para “executar coisas”… enganem-me que eu gosto!
    99% da culpa é de quem tem poder e toma a decisão de emprestar sem garantias. Isso é uma forma de roubar o banco. Infelizmente essas decisões ruinosas são tomadas com conhecimento dos acionistas, sendo eles os principais interessados em que o banco não seja roubado… mas há a corrupção… acionistas a fecharem os olhos a quem os está a roubar desde que parte do roubo lhes entre no bolso…

    Gostar

    • Jornaleco permalink
      18 Maio, 2019 07:12

      Desculpe ou não @Manuel, mas o que aqui afirmou não bate certo com a realidade, que é brutal.

      O problema já foi resolvido, mais acima. Trata-se de uma intriga não perfeita, mas bem preparada. Por enquanto.

      Gostar

  13. 18 Maio, 2019 20:35

    Ele pediu, e o banco, como é totó, emprestou-lhe!
    O Povo português não é totó, não acredita nisso…

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: