Não sei porquê mas isto não me parece um bom negócio
8 Fevereiro, 2020
Um funcionário da EDP bate-me à porta. Ao que parece a EDP quer propor-me que instale painéis solares: entre dois a trẽs mil euros. No fim pouparei 20 por cento da factura da luz. Tudo para ajudar o ambiente, diz o senhor.
Na verdade parece-me que é para ajudar a EDP: em primeiro lugar o investimento é enorme face à poupança. E em segundo e não menos importante se a EDP quer ajudar o ambiente compre ela os painéis solares, pague-os e produza energia solar que depois vende aos seus clientes.
Eu optaria por comprar paineis solares para me ver livre na medida do possível da EDP não para continuar a pagar-lhes uma brutalidade com o ónus de ter arranjado mais um encargo material e logístico – os painéis solares em si mesmos.
16 comentários
leave one →
E não é porque 20% de desconto é nada! Deviam deixar-nos produzir a nossa própria electricidade, isso sim.
GostarLiked by 3 people
E onde é que anda o Partido Liberal?
Pois: preocupados com a nobreza e solenidade da eutanásia.
Pategos.
GostarLiked by 1 person
E acho que deixam, embora apenas a potência de um painel fotovoltaico… Pelo menos era (mais ou menos) assim há uns anos, quando andei a pensar nisso. Fiz algumas contas e recuperaria o investimento (os painéis não eram baratos) em 15 a 20 anos, acho (se os painéis não avariassem, etc.). Não me admiraria nada que agora fosse mais difícil ainda de poder fazer isso…
GostarLiked by 1 person
A EDP está a fazer com os paineis solares aquilo que fez com o aquecimento doméstico aproveitando a opção de consumo bi-horária. As pessoas que aderiram foram na conversa e sujeitavam-se a pôs as máquinas de loiça e roupa a lavar à noite, e a usar a noite também para fazer a comida de forno. Um incómodo! No meu caso NUNCA consegui uma fatura mais barata. Mudei. Conclusão: fiquei com equipamentos de aquecimento da casa que foram muito mais caros que os aquecimentos normais, comprados a uma associada da EDP, e que fazem precisamente o mesmo que os aquecedores normais.
E ninguém questiona as barragens do alto Tâmega, que a Iberdrola está a construir.
No início do projeto aquela empresa de eletricidade, declarou que necessitava da energia daquelas barragens porque do lado espanhol a energia chegava muito cara (estava a muitos kms de aonde era produzida). Hoje fala-se em que a cidade do Porto pode ser abastecida na totalidade por energia elétrica verde, graças a essas 3 barragens da Iberdrola.
No futuro, quando as 3 barragens estiverem a produzir, veremos nos jornais a notícia que o CONSUMO de energia elétrica verde em Portugal aumentou em 6%, como se CONSUMO fosse sinónimo de PRODUÇÃO…
GostarLiked by 1 person
É um excelente negócio… para a EDP!
GostarLiked by 2 people
E o Costa acha bem. Nem se mexe.
GostarLiked by 1 person
Fala-lhe do IVA. Até pincha!
GostarGostar
Velhos tempos em que quando o sol nascia era para todos (e de borla).
Já não falta muito para pagarmos o ar que respiramos!
Essa da EDP faz lembrar a paranóia dos carros eléctricos. Os yuppies, correm e pagam uma pipa de massa para serem os primeiros a alinharem na modernice. Quando no fim da garantia a bateria pifa, descobrem que só a bateria custa quase metade do valor do carro !
GostarLiked by 3 people
Por isso mesmo é que se põe o Estado a comprá-los.
https://visao.sapo.pt/atualidade/2020-01-11-ministros-vao-circular-na-capital-exclusivamente-em-carros-eletricos/
GostarGostar
O que a EDP quer de nós com as fotovoltaicas domésticas (uma analogia):
Traz-nos uma vaca para nós tratarmos dela e todos meses vem a nossa casa tirar o leite à vaca para seu próprio usufruto.
GostarLiked by 2 people
Vou explicar, para os meninos da urbe entenderem, em casas isoladas e terrenos de produção agricola dá muito jeito usar paineis solares, na urbe dá jeito o discurso.
GostarLiked by 2 people
Contudo no mundo rural onde vivo uma geringonça de painéis solares só se rentabiliza em 15anos, mesmo que cortemos com a REN.
GostarLiked by 1 person
Peça cotações hoje. Os tempos de amortização são muito menores, uma vez que o preço dos sistemas caiu a pique nos últimos anos. Hoje produz kWh no seu telhado a preços inferiores a €0.04/kWh. Faça as contas para o que ganha comparativamente a cada kWh que não consome da rede.
GostarGostar
Penso que há por aqui gente mais credenciada que eu na matéria, mas das conversas de café parece-me que o uso de painéis solares para consumo próprio só é permitido em locais onde o fornecimento via REN/EDP não está disponível, ou estando implicaria custos elevados no acesso (ditos locais remotos).
Resta portanto a modalidade “cogeração”, em que o “pato” faz um contrato com a EDP, que instala os painéis na sua casa, mas atenção:
» O “pato” paga a instalação.
» O “pato” continua a consumir energia da rede.
» Toda a energia produzida pelos painéis é injectada na rede.
» A facturação é feita com base na diferença entre a energia produzida / consumida, com umas regras que garantam a vantagem da EDP.
GostarLiked by 2 people
se a EDP quer ajudar o ambiente compre ela os painéis solares, pague-os e produza energia solar que depois vende aos seus clientes
Exatamente.
Tal como as empresas de telemóveis arrendam os telhados de alguns prédios para neles instalar antenas, a EDP também poderia arrendar telhados de alguns prédios para neles instalar painéis. Se não o faz, é porque não é rentável.
GostarLiked by 2 people
Alguma vez eu haveria de concordar com o Luís Lavoura.
GostarLiked by 1 person