Saltar para o conteúdo

O Presidente do Conselho

18 Março, 2020

Reúne hoje um conjunto de pessoas para aconselhar um cidadão sénior famoso por mudar de cuecas na praia em directo para os canais de televisão e por se refugiar em isolamento num bunker de Cascais, a partir do qual transmite mensagens vácuas aos portugueses via ligação skype de qualidade equiparável à de que dispõem os habitantes de Bujumbura.

Como não acompanho aqueles que acham que será uma espécie de sessão de terapia de grupo em benefício de um senhor hipocondríaco e, ao invés, sei que neste encontro se decidirá sobre algo excepcional, seria muito importante e de elementar transparência saber qual o sentido de voto de cada um dos conselheiros.

Qualquer que seja a decisão, gostava só de esclarecer que a declaração do estado de emergência não é um acto de contrição dos políticos, mas serve-lhes para disfarçar culpas e continuarem reincidentes.

Marcelo decidirá sobre esta questão porque neste momento é o único instrumento que tem para ainda tentar demonstrar a sua relevância (após o seu desaparecimento em combate) e ensaiar a inversão da curva da sua insignificância política de que muitos já estão conscientes e alguns distraídos agora rapidamente se aperceberam.

Como em muitas opções políticas, este será um daqueles casos em que por trás do que será apresentado como de “interesse nacional” estarão conveniências pessoais e uma infantil vontade de escrever pelo próprio punho o que a história recordará e como avaliará terem sido os momentos finais de um mandato presidencial.

carousel-bw

13 comentários leave one →
  1. 18 Março, 2020 10:19

    Que medidas podem tomar estas pessoas que nos governam?
    Ontem, ouvimos um exemplo: “Costa confirma suspensão de voos de e para a UE. Portugal estabelece exceções para países com comunidades portuguesas relevantes e CPLP”. Isto é, a esmagadora maioria dos voos vão continuar! (A menos que alguém queira ir ou vir do Burundi).

    Já agora, que fique bem claro para todos, a Economia nacional parou! Parou também a da UE.

    O que é vai fazer o tipo das cuecas que esteve escondido debaixo da sua cama? E, principalmente, o que vai fazer o fulano que se ri por tudo e por nada (o “optimista irritante”), o tal que afirmava que aumentando o consumo então aumentava o crescimento, para além que era preciso bater o pé à UE e ao BCE para resolver os nossos problemas?

    Liked by 1 person

  2. Cacim bado permalink
    18 Março, 2020 11:02

    Marcelo progride do tempo anatómico para a era digital.
    Deixou as luvas brancas e apito do sinaleiro antigo.
    Paira agora plantado numa estaca, como semáforo verde tinto alimentado a petróleo.

    Gostar

  3. vasco silveira permalink
    18 Março, 2020 12:02

    Caro Senhor
    Deixo , em baixo, meu comentário a artigo do Sr Buescu, actual “guru” do Estado de Emergência, mas que não considera as gravíssimas consequências humanas, sociais e económicas da decisão em causa.

    “Portugal já parou ( quase totalmente) com custos futuros, não só económicos, mas sobretudo humanos e sociais.
    Se pararmos TOTALMENTE o país esses custos vão ser avassaladores: perguntem aos Venezuelanos se uma crise económica não mata pessoas? Mata sim e muitas, além de deixar prolongadas sequelas sociais e económicas. A crise de 2011 irá parecer uma brincadeira.

    E entretanto o que se passa com a pandemia? De uma situação que atingiu um máximo de crescimento ( não contando com os primeiros 9 dias, até se atingir meia centena de casos, passou de uma taxa de crescimento de novos casos face aos existentes, de 51% a 14/03, para 26% a 17/03; se utilizarmos médias móveis de 3 dias, para expurgar casos atípicos, passou de passou de 47% , a 14/03, para 35%, a 16/03.
    è uma série muito curta para assumir já conclusões, mas para já podemos dizer que o crescimento JÁ NÃO É EXPONENCIAL, e que eventualmente se deu já a inflexão da curva de crescimento de novos casos , que já se encontram com uma taxa decrescente de novas ocorrências.
    Ou seja o pico pode já ter passado ( para os não iniciados o tão falado pico não se refere ao nº de casos , que naturalmente se vão acumulando e aumentando com mais um caso que apareça, mas tem sim a ver com a inversão de progressões de novos casos, passando a cur va de crescimento de côncava a convexa/ segunda derivada (???) passa a negativa. é isso que já aconteceu na China há quinze dias, apesar de os casos continuarem AINDA a aumentar ( agora já estão a decrescer).
    Os governantes fizeram bem em aguardar, e eu recomendaria que perante estes números, a serem confirmados nos próximos 3 dias, não passássemos ao Rstado de Emergência. A população, bem como o governo, já tomou as medias adequadas para termos ( queira Deus) já ultrapassado o pico de crescimento de novos casos.

    Gostar

    • 18 Março, 2020 12:34

      Hoje houve um significativo aumento, são agora 642 infectados (aumento de 44%).

      Infelizmente, ainda não assistimos à inflexão da curva do número de infectados.

      Por outro lado, o crescimento desta doença não poderá ser descrita como uma curva exponencial (há factores que não permitem isso). Deverá ser antes uma curva dita logística.

      Isto é, dever-se-á atingir um pico máximo de infectado (todos nós gostaríamos de saber qual é esse número) e antes de se atingir esse número haverá a tal inflexão (também todos gostariam de saber qual é essa altura).
      Depois de se atingir o pico máximo, o número de infectados irá descer continuamente.

      No fim, iremos ver o rasto de destruição que este vírus Chinês nos deixou.

      Gostar

    • Nulo permalink
      19 Março, 2020 10:37

      A secreta esperança!
      Certamente quando a curva dos mortos empinar vai haver repercussão “positiva” na curva dos infectados … lolll

      Gostar

    • 19 Março, 2020 19:15

      Caro Sr. Vasco Silveira, tendo em conta que gosta de trabalhar com números, e pretende apresentar factos, parece-me adequado que introduza na equação o valor duma “vida humana”!
      Só assim se pode avaliar as medidas tomadas.
      Quanto às suas previsões, voltamos a falar daqui a uma semana, mas fica sempre a dúvida quanto a um eventual achatamento da curva : como seria se não tivessem sido tomadas estas medidas que prejudicam tanto a economia ?
      Uma coisa é certa, se ainda assim o crescimento continuar exponencial, é melhor mudar de calculadora …

      Gostar

    • Velho do Restelo permalink
      26 Março, 2020 09:51

      Então Sr. Vasco Silveira, já deitou fora a sua calculadora ?
      Parece que o seu Deus também não lhe deu grande crédito, e a coisa continua galopante e se não tivessem sido tomadas as tais medidas tão impopulares para certas mentes mais débeis, estaríamos como a Itália ou pior!

      Gostar

    • 26 Março, 2020 16:20

      Os cangalheiros que se mexam porque até ao fim do mês podemos chegar aos 300 !!!
      A formula é simples : 20% dos infectados 10 dias antes!

      Gostar

  4. lucklucky permalink
    18 Março, 2020 13:29

    “Reúne hoje um conjunto de pessoas para aconselhar um cidadão sénior famoso por mudar de cuecas na praia”

    Correcção:
    “Reúne hoje um conjunto de pessoas para aconselhar um cidadão sénior famoso por ir visitar um Ditador Comunista que provocou mais de 1 milhão de refugiados e mandou matar milhares que estava contra o seu poder absoluto”

    Gostar

  5. 19 Março, 2020 09:23

    Pessoalmente apoio a iniciativa, quanto mais não seja para que o Kosta não tenha espaço de manobra para justificar o falhanço no combate ao corvid-19 !

    Gostar

  6. Vasco Silveira permalink
    19 Março, 2020 13:10

    É, afinal os números de hoje ( referentes a ontem) confirmam a inflexão: os de ontem terão sido os outliers/ atípicos, que não desconfirmam a referida inflexão ocorrida a 13, 14 de Março.

    Esperemos que se continue a confirmar, pelos doentes que não teremos.

    Gostar

    • Velho do Restelo permalink
      30 Março, 2020 13:48

      Sr. Vasco Silveira, se já mudou de calculadora (e óculos), faça lá de novo as contas!
      Agora sim, nota-se uma tendência de inflexão consistente desde 27-03-2020 com 902 novos casos no pico (dados publicados em 28 Mar).
      É o resultado da contenção gerada pelo estado de emergência, apesar de pouco respeitado!

      Gostar

    • Velho do Restelo permalink
      31 Março, 2020 15:41

      Ou então fui enganado pelos manipuladores de dados da DGS!
      Como já referi algures por aqui, sempre que o Kosta e o Celito se reúnem, a curva decai para haver alguma base que suporte o discurso optimista !
      Depois, os dados retidos são lançados e volta tudo ao normal !
      É já a 3ª vez que acontece, não pode ser mera coincidência, e explica o motivo pelo qual os dados não podem ser partilhados com os cientistas “fora do sistema” !

      Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: