Espanha: 400 mortos por milhão. Bélgica: 383 mortos por milhão. ‘Bora falar do Trump e do Brasil
Este é o destaque de hoje do Expresso para o Coronavírus.
Coronavírus
«Em direto. Covid-19 no 🌏: Estados Unidos com 2.569 mortos, o pior registo global em 24 horas (e já há mais de 600 mil infetados)
Reino Unido com quase 5.000 casos e 761 mortes em 24 horas. Em França registam-se mais vítimas mortais, mas a quantidade de doentes hospitalizados desce. Bruxelas revela critérios para alívio das medidas restritivas: “Recomendamos uma abordagem gradual”. Todos os estados do Brasil com vítimas mortais. Petróleo afunda e consumo cai para níveis de 2012. Siga em direto»
Regra nº 1: Chamar todos os dias a atenção para a catástrofe norte americana. Note-se que os EUA registam 86 mortos por milhão de habitantes.A Espanha tem 400 mortos por milhão de habitantes. Também há sempre a possibilidade de alertar para o drama brasileiro: o Brasil que regista 8 mortos por milhão. A Espanha repito tem 400 mortos por milhão de habitantes.
Regra nº 2: A não ser nos casos em que está em causa um governo não friendly do ponto de vista do eixo Belém-São Bento os números nem são referidos: Onde estão os 383 mortos por milhãode habitantes atingidos pela Bélgica? Isso não interessa nada porque há o Reino Unido do Brexit com metade dos mortos por milhão de residentes da Bélgica mas esse é um detalhe que não interessa nada.
Regra nº 3: Anotar o dia em que se comprou o Expresso pela última vez.
“Regra nº 3: Anotar o dia em que se comprou o Expresso pela última vez.”
Já nem me lembro, há tanto tempo que foi…
A “aplicação financeira” mais inteligente que fiz…
GostarLiked by 4 people
Poucas coisas no nosso país são mais insidiosas que o nosso jornalismo. E a Helena é uma das pessoas que mais admiro por estar sempre à frente na denúncia das suas más práticas. (Onde anda a Cristina Miranda? Tenha saudades dela).
Mas precisa de ser dito, a Helena escreve para o Observador onde se passa precisamente o mesmo que relata aqui. Talvez a Helena não tenha que subscrever o “jornal” porque colabora para ele. Mas e os restantes de nós? Devemos também anotar o dia em que deixamos de pagar pelo jornal onde a Helena colabora?
Eu já o fiz. Há coisa de 2 meses atrás. E for precisamente por causa de um artigo seu e a forma como o jornal apagou mais de metade dos comentários dos leitores. Foi a gota de água, digamos. Porque a Helena não publica os seus artigos na integra aqui uma ou duas semanas após serem colocados no Observador, só não deixei de os ler porque existem outras maneiras…
Mas o estado do nosso jornalismo é tal, que pouco ou nada escapa ao desejo de terminar toda e qualquer subscrição. E jornalismo em papel, esse então nem pensar.
GostarLiked by 2 people
Já não compro o Expresso há muitos anos, e tinha começado no n 1.
Foi uma medida de saneamento básico, a partir de certa altura.
O teor deste post também é enganador, porque há que entrar em linha de conta com a população e área total . Vejam-se os números de San Marino e da Rússia, por exemplo (worldometers), todas estas estatísticas devem ser manejadas com muito, muito cuidado.
GostarGostar
Desculpe lá, para quem saiba alguma coisa de estatística só há um dado com interesse: número de população total, que dá nº de seja o que for/ população total x 100 ….
Depois em cada país pode ser feita análise a regiões com a sua população específica.
O que é incomparável é numero seja do que for nos USA com o mesmo numero em outro local porque a população dos USA é igual à CE inteira!!!!
GostarGostar
Coisas que realmente importam:
https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1457630/donald-trump-acusado-de-cometer-crime-contra-a-humanidade
Isto de deixar de financiar a agência publicitária da China, perdão OMS, não se aguenta.
GostarLiked by 2 people
Txe txe txe … num habia nexexidade!
GostarLiked by 1 person
Gosto da Regra n.° 3! A minha última assinatura já foi há bastante tempo.
O Expresso e a SIC estão completamente vendidos ao poder.
GostarLiked by 2 people
A TVI e o CM também e a RTP pertence ao Poder. Já o Público é pago para cantar com o poder … Sonae é uma Vergonha! Nem aos Continentes já vou!
GostarGostar
O espesso é um folhetim orientado por quem tem uma missão precisa.
Apoiar a super estrutura que disputa o pode global. Falta-lhe originalidade.
O Guardian, o NYT, o WP, o El Pais já seguem essa linha há muito com outro impacto.
No artigo de opinião de hoje no Observador, “a filosofia espontânea dos intelectuais, Paulo Tunhas descreve magistralmente essa pecha dos pseudo intelectuais bebem no espesso a última moda de dizer mal dos incorrectos.
Pois é. Em nove de Novembro do ano passado, o irmãozinho publico, rezava assim:
“Depois de ter deixado o conselho director do grupo de Bilderberg em 2015 passando a sua pasta a Durão Barroso, Francisco Pinto Balsemão decidiu agora criar um clube restrito semelhante em Portugal, que terá a sua sessão fundadora ainda este mês, com cerca de meia centena de participantes”.
Ao Trump e ao Bolsonaro não chegam os pivetes da iberia falida. Podem insistir no mau cheiro sem cuidar dos resultados. É de liminar prudência os cágados não se meterem búfalos. Quando menos esperam podem ser espezinhados. Vem a propósito o aperto de mão em Junho de 2018. Foi giro. Em relações internacionais tem outro nome.
“Portuguese president gives Trump the most Big Dick Energy handshake yet”, lê-se. Numa tradução livre para português, a manchete soa a algo como “Presidente português dá a Trump o ‘bacalhau’ energético mais bem aviado de sempre”.
Comentário assisado:
“Independentemente dos resultados deste encontro EUA/Portugal, a verdade é que este caricato episódio dificilmente será esquecido”.
GostarLiked by 1 person
Jornalismo Marxista é Marxista.
Basicamente lixo, é bom lembrar que o Expresso como influenciador e actor político sempre presente para lá dos ministros que vão e vêm é um dos grandes responsáveis pela impreparação do Pais.
Foi o Expresso que ao longo de décadas nos doutrinou que o perigo mais preemente era o “Aquecimento Global” , desviando milhares de milhões de recursos.
Deixei do comprar em 2003 quando mentiam descaradamente ao insinuarem que os EUA eram um dos grandes fornecedores de armamento ao Iraque de Saddam.
Foi só a gota de água.
Em 2023 vai fazer 20 anos que não compro um jornal. Um dos prazeres que tinha desde criança. Sujava os joelhos a ler as páginas de desporto do DN.
GostarLiked by 1 person
Sei bem do que fala. Há 30 anos lia o Público com o mesmo tipo de gosto. Adorava sentar-me nas manhãs de Verão na esplanada ao pé de casa e ler o recentement criado jornal. Fizeram uma cobertura fantástica da primeira Guerra do Golfo.
GostarGostar
…que os EUA eram um dos grandes fornecedores de armamento ao Iraque de Saddam.
Claro que eram. Qual a dúvida?
E claro que não só os EUA: também a Inglaterra, a Alemanha, a França… países muito bonitos e moralistas por fora, tremendos hipócritas por trás.
De certa forma, até piores que os EUA: da canalha americana não se espera outra coisa, da Europa espera-se muito mais.
Depois os seus heróis, os “campeões da liberdade”, já lá causaram centenas de milhares de vítimas.
GostarLiked by 1 person
O Pateta bastos, olhe que não! O Reagan vendeu armas ao Iraque velhas e a serem descomissionadas nos anos 70 para 80’s enquanto o Saddam desfazia cabeças de Ayatolas. Isso já nos anos 90 era como ter distribuído facas de mato contra metralhadoras ligeiras.
GostarGostar
Logo vi que estava tudo bem.
Se o Jorge tivesse levado com as tais “armas velhas” talvez tivesse outra opinião… mas é mais fresco e giro ser cheerleader da nação mais hipócrita e terrorista do planeta, sentado à frente dum teclado.
É como as centenas de milhares de vítimas que essa nação de mamões e cobardes já fez no Iraque… nas torres que eles mesmo mandaram abaixo, morreram menos de três mil. Mas continua tudo bem.
GostarGostar
“da Europa espera-se muito mais”
Essa deixou-me curioso.
Porquê?
GostarGostar
Porque devemos exigir mais de nós, Zé Tonto.
E porque a Europa, embora longe de perfeita, é o que de melhor há no planeta. Os EUA são apenas um filho bastardo, egoísta e atrasado.
GostarGostar
“Os EUA são apenas um filho bastardo, egoísta e atrasado.”
Diz o empresário de IT (ou será mamão?), cuja actividade não existiria sem Silicon Valley! LOL
GostarGostar
“…que os EUA eram um dos grandes fornecedores de armamento ao Iraque de Saddam.
Claro que eram. Qual a dúvida?”
Assim se demonstra a tua estupenda ignorância Filipe Bastos.
És bem uma criação dos Expressos, das BBC’s dos The Guardian, dos Publicos etc etc,…
Os EUA nem forneceram 1% do armamento Iraquiano.
Significativamente para um Marxista como tu não incluíste a URSS/Rússia e a China. Só 2 dos 3 principais fornecedores.
Vamos lá listar os tanques, radares, os aviões, as peças de artilharia, armas de infantaria.
Qual era a frota de tanques e outros blindados do Iraque?
GostarLiked by 1 person
Também acho piada ao pequeno marchista Filipe Bastos dizer que a Europa é o melhor que há no planeta. Estamos a falar desta Europa mesmo. Duas guerras mundiais e um continente que se construí com base no ódio e conflito constante entre si e com os seus vizinhos. Alguns bem recentes como a Guerra do Kosovo.
Mas felizmente sem nenhuma ditadura comunista. Por isso tem razão. Somos mesmo do melhor que há.
GostarGostar
Não é informação: é agenda ideológica. Disso dependem receitas do Estado: o Frente Popular de Sanchez rega com milhões esta gente para obter fidelidade.
Eles quando precisam ameaçam ser infiéis e inconvenientes e recebem mais: tudo pago pelo contribuinte.
Vem a “Direita” e mantém-lhes as regalias: assim vai vivendo esta casta de inúteis e até perigosos para a Democracia.
GostarLiked by 2 people
O Expresso é e sempre foi a voz do dono, o jornal da situação, do status quo, dos carneiros que se julgam mui ‘respeitáveis’ ao serem vistos com ele.
Claro que a carneirada direitalha o acha “marxista”: para alguns, tudo que não seja Rambo e Big Mac é Marx puro e duro. Alucinações.
Mas a atenção aos EUA, D. Helena, não é só pelo Trampa. Um artigo no Guardian – este sim, um jornal esquerdista caviar, mas deixa a milhas qualquer jornal português e quase todos os americanos – sobre o esperado desastre no obsceno sistema de saúde dos EUA:
https://theguardian.com/us-news/2020/apr/16/profit-over-people-cost-over-care-americas-broken-healthcare-exposed-by-virus
GostarGostar
Para os mais preconceituosos ou preguiçosos, alguns highlights:
Quando um paciente em estado grave era colocado num ventilador, perguntou à enfermeira: “Quem vai pagar?”. Foram as suas últimas palavras. Eis numa nutshell a mentalidade desta gente e de muita carneirada aqui.
Milhões têm pavor de ir parar ao hospital, sobretudo de lá ficar uns dias. Nos EUA isso é ruína certa para muitos. Antes disto já deixavam de usar inaladores, insulina e outros medicamentos devido ao custo.
Há ~30 milhões sem seguro, 60 milhões com Medicare (idosos e inválidos), 65 milhões com Medicaid (pobres). A restante maioria tem seguros privados, mas estes variam muito: uns 160 milhões são através do empregador.
Ora, algumas seguradoras já deram uma borla ao corona por pressão do governo, outras não; e na prática ninguém sabe como será. Quando o seguro é pago pelo empregador, este é que decide. A confusão que se espera de um sistema iníquo e mamão, onde quem se lixa são sempre os mesmos.
O Congresso destinou 100MM para os hospitais; mas os que aceitem o dinheiro não podem cobrar a doentes sem seguro. Está-se mesmo a ver.
Entretanto, os mamões da saúde até mamam mais: inúmeras consultas e tratamentos foram cancelados, mas as pessoas continuam a pagar os seguros. E já começaram a despedir pessoal, mesmo durante a crise.
GostarGostar
“60 milhões com Medicare (idosos e inválidos), 65 milhões com Medicaid (pobres)”
Mais de 1/3 da população tem tudo pago pelo contribuinte…
Nada mau para um sistema em que, segundo alguns, os pobres morrem de qualquer constipação.
GostarLiked by 1 person
Outro ponto:
A saúde é cara, e quem não a paga do seu bolso, e a recebe do estado, é porque alguém a pagou.
Eu como relativamente saudável, e faço exercício. Porque tenho que pagar os tratamentos de obesos que não mexem a peida, e comem fast food a toda a hora?
Eu não bebo em excesso. Porque tenho que pagar os tratamentos das cirroses dos alcoólicos?
Eu não ando a fazer sexo desprotegido com desconhecidos. Porque tenho que andar a pagar tratamentos de DST de javardolas?
Num sistema de saúde socialista, à Europeia, as más escolhas do indivíduo afectam todos os outros. Num sistema de saúde por seguro, à Americana, as más escolhas do indivíduo afectam-no apenas a ele.
GostarLiked by 2 people
Zé Tonto,
A saúde lá é tão cara porque os mamões mamam de mais, incluindo muitos médicos merceários. É um sistema grotesco.
Que alguém a paga é uma lapalissada que só impressiona imbecis. Não repita isso, dá má imagem de si. Tudo se paga, a questão é as prioridades das pessoas e das sociedades.
Milhões de pobres e até da classe média prescindem de tomar medicamentos e até recusam ambulâncias. Já se imaginou na situação? Precisar duma ambulância e não poder pagar?
Porquê pagar pelos outros… Zé Tonto, ou v. é muito jovem ou é mesmo muito tonto. Acha que só quem ‘merece’ tem maleitas? E acha que vivemos sozinhos em cavernas?
Gente como v. quer ter o melhor dos dois mundos: viver numa sociedade civilizada, mas não pagar por ela. Isso tem um nome.
GostarGostar
Filipe bastos … sempre errado, sempre completamente errado! Que lástima!
GostarGostar
“Acha que só quem ‘merece’ tem maleitas?”
Não. Para isso existem seguros.
Que são mais caros consoante a pessoa tem um estilo de vida que a leva a ser mais propensa a maleitas.
Toda a gente pode ter um cancro de pulmão. Mas quem fuma tem maior probabilidade.
No sistema socialista Europeu, toda a gente paga em função dos redimentos que tem, independentemente do estilo de vida que tenha.
Isso não está correcto. Mas antes que se lembre de carregar nos impostos de quem tem um estilo de vida pouco saudável, eu prefiro aliviar os meus.
GostarGostar
“Gente como v. quer ter o melhor dos dois mundos: viver numa sociedade civilizada, mas não pagar por ela. Isso tem um nome.”
Isso depende muito do que uma pessoa inclui na definição de sociedade civilizada.
Já percebi que o Filipe inclui toda e qualquer necessidade de cuidados de saúde, grátis para o utilizador, independentemente da responsabilidade individual que possa ter nessa situação.
Terá que aceitar que há muito boa gente que não considera isso uma condição básica para se considerar um país civilizado.
GostarGostar
Relativamente ao Brasil seria mais moderado nas considerações, qual é a fiabilidade dos números que apresenta?
GostarGostar
Igual ao da China e do Irão … óbvio!
GostarGostar
Errado, claramente, caro @jorgercramos!
Comparar a China, o Irão, com o Brasil? Você está a brincar. Nunca na vida. Só se a esquerda totalitária tivesse a governar lá também, mas não está.
O chefe actual da WHO é um comunista e aldrabão, um criminoso, um mentiroso de primeira categoria. Ele mente quando abre a boca.
A linha vermelha é a cor partidária. Comunistas protegem-se uns aos outros. Isso sim. E a China trabalha em conjunto com os terroristas do Irão. Etc.
Nem sequer os números portugueses são correctos. É lógico.
GostarLiked by 1 person
Jornaleca seu bot mal programado LOLOLOL chamar-me de esquerda? Todos aqui sabem que eu sou anti regime e pró Estado Novo!
GostarLiked by 1 person
Eh, eh, o Jornaleca de vez em quando mete água, eh, eh (sem ofensa).
GostarLiked by 1 person
Também lia. Já não perco tempo. Detesto jornalixo. Ademais, tresanda a lagartada.
GostarLiked by 1 person
https://www.libremercado.com/2020-04-16/pueblos-teruel-test-rapidos-coronavirus-1276655959/
Melhores e mais baratos que os fornecidos pelos amantes da ditadura chavista onde não há água para lavar as mãos, detergentes, hospitais, médicos, enfermeiros, medicamentos, comida …. agora que tudo é do Povo.
Os escravos do regime cubano, a trabalhar como médicos e muito solidários, já partiram: sem dinheiro foi-se a solidariedade.
GostarLiked by 2 people
Neste caso concreto não estou de acordo com qualquer análise que minimize a ação do Bolsonaro.
Tem se comportado duma maneira inqualificável.
Até poderia aceitar que a sua visão fosse distinta, mas neste caso deveria ser homenzinho e assumi-la em toda a sua pelnitude, isto porque de fato ele é o presidente. Agora manter um ministro da saúde que tem uma politica definida (concorde-se ou não com ela) e simultaneamente transmitir/demonstrar ostensivamente que é contra essa politica e não destituir o ministro e nomear alguém alinhado com a sua politica, só pode resultar mal.
Nem quando confrontado diretamente pelo ministro Mandetta que perguntou-lhe numa reunião do governo porque é que o presidente não o demitia o Bolsonaro tomou alguma ação, tendo quedado quedo e mudo. No passado domingo o mesmo Mandetta numa entrevista num dos principais programas de televisão disse de maneira confrontacional que da maneira que as coisas estavam o país era ingovernável, isto porque o ministério da saúde diz uma coisa e o presidente diz outra. Até agora não foi demitido e a verdade que os candidatos para o cargo são poucos e os que melhor se posicionam são candidatos e terror.
Como se isto tudo não bastasse, surgem ainda comentarios trocados entre a Saúde e a Presidência que podem ser fantásticos para alguns, mas que para mim são de mau gosto. Exemplo disto é o comentario sobre a necessidade de encontrar uma solução para as favelas e o Bolsonaro dizer que não percebe para quê porque as nas favelas proliferam os traficantes, insinuando que isto é uma benção.
Estamos na presença de alguém cuja maior contribuição para o combate ao virus foi a realização e participação numa ação de jejum promovida por uma igreja evangelista.
Finalmente os dados. No Brasil virtualmente não se fazem testes, por isso os números são muito baixos. A UF Pelotas (RS) fez um estudo tipo sondagem e concluiu que os dados no Brasil estão cerca de 7 vezes abaixo da realidade. São Paulo, Manaus e Macapá já estão colapsando e ou já não têm ou estão quase a não ter mais camas de UCI.
GostarGostar
A que conclusões tem chegado o “grupo de acompanhamento” sobre o caso do escritor chileno que contraiu o vírus depois de ter estado em Portugal?
Qual a taxa de incidência do coronavirus em cidades como Pequim ou Xangai, não tão distantes de Wuhan, onde vivem os manda chuvas da tirania chinesa?
Perguntas incómodas?
GostarLiked by 1 person
O escritor parece que morreu ontem.
GostarGostar
Disse bem: o escritor contraiu o vírus depois de ter estado em Portugal, onde contactou de perto com muita gente e onde, que se saiba, não infectou ninguém. Infectado teria ficado o senhor quando, depois de regressado de Portugal, foi assistido, em regime ambulatório, num hospital espanhol, para cair dias depois doente do covid19. Portanto, não sei o que poderia ter concluído o tal grupo de acompanhamento.
GostarLiked by 1 person
So um pouco de veneno mais. O Estado de Nova York, santuario e paraiso dos alien governado pelo mafioso “democrata” tem metade dos mortos causados pelo vrus chines nos EUA. https://www.bing.com/search?q=how+many+people+died+in+new+york+city+until+now+because+coronavirus&qs=n&form=QBRE&sp=-1&pq=how+many+people+died+in+new+york+city+until+now+because&sc=0-55&sk=&cvid=C1B2E7A43AB04E22AC3B611693DBDB70
GostarLiked by 1 person
Alguém sabe de algum jornal que valha a pena ler, ou em quem se possa confiar? Isto é, há algum Jornal que não seja pasquim marxista?
GostarLiked by 1 person
Dentro de Portugal? O jornal “O Diabo”, por exemplo: jornaldiabo.com (salvo erro).
Fora de Portugal? Libertaddigital.com, libremercado.com (Espanha) e alguns bons nos EUA, Canada.
Eles existem. Se desejar uma lista, só dizer, caro @jorgercramos.
GostarLiked by 1 person
Mande que tenho pouco tempo para procurar, obrigado.
GostarGostar
A propósito:
https://www.libertaddigital.com/espana/2020-04-15/dolores-delgado-fiscalia-general-bulos-coronavirus-1276655952/
A Venezuela aqui ao lado… o “coletas” a mandar muito. E ninguém se “alza”… são muitas décadas a virar frangos, isto é: a martelar consciências com “aulas” de “educação cívica” e história ao contrário.
GostarLiked by 1 person
Com mais de 600 compatrioras nossos MORTOS nas condições que todos sabemos.
Com uma RECESSÃO nunca vista diante de nós.
Com MILHÕES de PORTUGUESES desempregados e talvez FOME à vista e a curto prazo.
Estes ENERGÚMENOS convidam a população de Lisboa a vir para a janela cantar!
https://www.jn.pt/local/noticias/lisboa/lisboa/camara-de-lisboa-pede-canticos-a-janela-no-25-de-abril-12075243.html
GostarLiked by 1 person
Os xuxalistas conhecem os tugas como ninguem.
tal como salazar conhecia o tuga (fado, futebol e fátima) também os novos donos dos portugueses (PS) sabem bem como manter o povo controlado. Chapeu lhes seja tirado.
GostarLiked by 1 person
Que comparação pouco inteligente e absolutamente errada.
E você, quando chegar ao poder, “controla” os como?
GostarGostar
Com dinheiro Jornaleca! Com muito dinheiro.
Eh muito mais simples do que parece.
GostarLiked by 1 person
Salazar também sabia bem ao que vinha a comunada!
GostarLiked by 1 person
Anda tudo alucinado.
O leitor foi colocado em casa aprisionado. Obrigado a assistir a cenas tristes dos nossos políticos. Esta semana apareceu mais vezes a duo cinotécnico presidente ministro, formando um conjunto tão perfeito que não consegue discernir qual deles é o primata.
Para agravar o Rio Rui quer entrar para formar um trio.
O importante neste caso são os pormenores e os comportamentos parvos continuam. Acabo de ver na televisão uma senhora na América a lavar os dentes a um rinoceronte. Para isso introduz a sua mão com uma escova gigante na boca do rinoceronte até ao antebraço.
Se o corona do morcego, causa este efeito imaginem o corona de um rinoceronte!!!!
Informações importantes passam por dar. Por exemplo lavar as mãos. Deve-se lavar as mãos antes ou depois de fazer chichi?
É preciso pensar bem. Para não contaminar tem que ser antes! Logicamente.
Quando se usa luvas não é necessário lavar as mãos porque se torna escorregadio e para alguma coisa estamos com luvas.
Espero é que o teste com o comprimido para os piolhos que o Bolsonaro implementou resulte.
Pois é! Na América latina usam há muitos anos um comprimido que se toma e mata os piolhos por dois anos. Aqui na Europa andamos com champôs.
Espero que também surja um comprimido para evitar a lavagem de mãos. Com tanto sabão nos esgotos os peixinhos já devem estar inférteis
GostarLiked by 2 people
A parte redentora destas conversas é que já se desistiu de convencer o outro lado. Mais curioso ainda é que já e desistiu de sequer dar ou ceder qualquer ponto ao outro lado.
Daqui para a frente só há um caminho – Cavar as trincheiras (metaforicamente) e preparar para a guerra – Pois é, que seja o Ventura.
GostarLiked by 2 people
Olympus só duvido que seja … metaforicamente ….
GostarGostar
Se tiver que ser, pois que seja.
GostarLiked by 1 person
E natural que um país sem Serviço Nacional de Saúde de acesso generalizado e quase gratuito tenha mais dificuldade em reagir ao impacto de uma epidemia. Quem não tem seguro e pertence a um grupo de risco, pode despedir-se da família…
Não penso que seja má vontade contra os EUA. É a realidade, que só será devidamente avaliada quando a pandemia for extinta… A ver vamos…
GostarGostar
Teixeira,
Os dados são públicos, estão por todo o lado ao alcance de um clique!
Os dados do rácio de mortalidade estão espalhados por todo o lado, por isso é possível verificar qual a percentagem de Marias, Ian, pierres, Pablos e gianlucas que não sobrevive quando internado nos hospitais… versus os John da terra do tio Sam.
Terra do tio Sam onde se diz, se não és pobre, nem idoso paga a merda da tua saúde ao invés de comprar um carro melhor! – 4,41%
Itália (SNS – 13.11%) , Espanha (SNS – 10.46%) frança (SNS 11,61%), UK (SNS – 13,32%) Bélgica (SNS 14%) holanda (SNS 11.35%), Suécia (SNS 10,63%), etc, etc.
Por isso não. Os sítios onde existe SNS não demonstraram rigorosamente nenhuma vantagem sobre o sistema americano. NADA!
Basta olhar para o Canada, poupado em grande parte a tudo isto a nível de volumetria de infeções, por isso com todo o seu SNS completamente disponível para responder aos casos e tem uma mortalidade não tão diferente dos EUA (de 3,5%).
Mesmo o estado de Nova Iorque que tem metade das mortes nos EUA, por isso imaginem a pressão sobre o sistema médico, tem 5.40%. O resto dos sítios nos EUA tem à volta de 3% que é….a Alemanha.
GostarLiked by 1 person
Olympus, parece ter-se esquecido de falar de Portugal, que por acaso também está nos 3,3%, muito semelhante aos USA, e pouco acima dos “bem comportados” da UE !
Basta configurar o gráfico neste site para os países a comparar !
Ou ver aqui a situação em 12 Abr. !
GostarLiked by 1 person
Se a imbecilidade matasse o Pascoa nem tempo tinha para se despedir da familia.
O que alguns idiotas ignorantes aqui escrevem sobre o sistema de saude nos US da uma boa medida da cultura do portugues medio. ZERO!
Para alem da conversa de tasca sobre futebol nao sabem rigorosamente nada do que se passa da Lourinha para oeste e para la de Vilar Formoso.
Veja os numeros dos doentes curados nos US em comparacao com a Europa. Veja a inovacao terapeutica que esta a ser usada em hospitais Americanos, o numero de testes de vacinas em curso, o numero de medicamentos novos que esta a ser testados, etc.
Imagino que o Pascoa e o Bastos sejam o mesmo trol que aqui escreve.
Enquanto isto, em Pt… A avozinha da DGS ainda anda a discutir o tira mascara, poe a mascara enquanto a ministra ouve a Internacional.
Da pena ser de um pais com tais idiotas ignorantes.
GostarLiked by 1 person
Só tem que não cair nas esparrelas racistas (que não há pachorra) que confirmaria o estereotipo que lhe querem criar ou, por outro lado, começar a falar em politiquês (que não há pachorra) para agradar á imprensa e elite burguesa dos centros urbanos que vota BE e comanda editorialmente os media.
Por hora, assim não está mau.
TODOS JUNTOS PELO FUTURO. PELOS NOSSOS FILHOS E PAIS.
Neste momento tão sério, talvez o mais profundamente importante das nossas vidas em comum é fundamental mantermos a cabeça muita fria. Usarmos de todos os nossos recursos de organização, capacidade de partilha, respeito e dedicação aos mais fracos. Em primeiro lugar aos que nos estão próximos, Ascendentes e Descendentes. Mas, não esquecer também os cidadãos anónimos. Os que encontramos nas ruas vazias e podem precisar de nós, os que nos pedem uma palavra amiga nas redes. Solidariedade. Fortaleza de espírito muita Fé e Confiança na nossa imensa capacidade de superar as mais duras e piores das dificuldades em comunhão cívica. Contem connosco. Ontem, hoje e Sempre.
André Ventura
Concordo.
GostarLiked by 1 person
Se tiver que ser , pois que seja.
GostarLiked by 1 person
Vale mais um rico que um SNS falido
https://www.libremercado.com/2020-04-16/coronavirus-estado-alarma-andalucia-mascarillas–1276656031/
GostarGostar
Olympus Mons
Olhe que no tempo de Salazar não foi só (fado, futebol, fátima).
Sempre se fizeram também umas “coisitas” mais de que todos os Portugueses ainda hoje beneficiam.
Disponho de uma lista (incompleta) com 114 items!
Posso exemplificar, SÓ para a SAÚDE:
Construção do Hospital Escolar de Santa Maria. (em Lisboa) – Construção do Hospital Escolar de São João. (no Porto).
Construção do actual Edifício do Instituto Ricardo Jorge.
Construção da maior parte dos edifícios do Instituto Português de Oncologia. – Construção da maior parte do Hospital Júlio de Matos (mais de 30 pavilhões). – Construção do Hospital Egas Moniz.
Construção do novo Edifício do Instituto de Medicina Tropical.
Construção do actual – Edifício do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
Construção da Faculdade de Medicina de Coimbra. – Construção da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra.
Construção do grande Hospital da Tocha (para Leprosos, fortemente apoiado pelo grande benemérito Rovisco Pais).
Construção do Hospital Sobral Cid
Construção ou beneficiação de diversos Hospitais locais, um pouco espalhados por todo o País. – Conclusão e apetrechamento da Maternidade Alfredo da Costa.
Criação da Escola Superior de Enfermagem.(Instalada, quatro anos após a sua criação, no perímetro do IPO, com gestão administrativa, financeira e pedagógica independente). – Criação de Escolas de Enfermagem (Curso Geral, Curso complementar e Curso de Auxiliares) (em Lisboa, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Évora, etc.) – Desenvolvimento e apetrechamento sofisticado dos Hospitais Militares e do Laboratório e Farmácia Militar.
Apoio a todos os Sanatórios existentes e aos que então se construíram.
Assistência aos tuberculosos com a criação de diversos centros de vacinação BCG e inspecção geral anual obrigatória à população escolar, ao funcionalismo público e aos comerciantes e seus empregados.
(Todas as construções acima referidas foram apetrechadas com suficientes equipamentos dos mais modernos e funcionais existentes à época)
Instituição da ADSE.
GostarLiked by 1 person
Viva o estado Novo! Viva Portugal!
GostarLiked by 2 people
Leunam.
O que é isso tudo comparado com os 10 euritos de “aumento” nas pensões do povoléu? Peanuts…
GostarGostar
Bora falar de Portugal?
Isso não, porque é socialista!!!
GostarGostar
Falar de Portugal – Para?
Vamos fazer o que os outros fizerem ou mandarem e depois vamos chorar que queremos mais dinheiro dos outros … e se não nos derem (que não vão dar) vamos ficar muito indignados.
GostarLiked by 1 person
Olympus o pretenso Imperador Costa dirá Repugnante ou distrai-se como outro dia sobre a Geringonça e as “vacas … gordas” … e dirá “Vergonha!”
GostarGostar
Nós o quê? eu não pedi nada a ninguém, se o Olympus pediu é lá consigo.
Eu quando não tenho dinheiro não compro. Nunca fui na conversa de comprar casa, carro, mobília, tudo dando como garantia só a casa. E mesmo assim por um valor que ela não valia…
Os responsáveis por esse estado de coisas foram os banqueiros. Esses, tenho a certeza que não são socialistas nem do Bloco.
São os novos cantineiros, como em África, que emprestavam aos trabalhadores muito mais que eles podiam pagar e isso garantia-lhes fidelidade ai patrão…
GostarGostar
Falou a experiência…
GostarGostar