Saltar para o conteúdo

Marcelo por ele próprio

21 Maio, 2020

Maria João Avillez escreve hoje um texto crucial para se perceber a tactica de Marcelo: «procurei-o, apanhei-o num avião.(…) Apenas queria perguntar-lhe “então o centro e a direita nisto tudo?” (…) Havia um precedente que nada ajudava: Marcelo já me mostrara que o tema o irritava. Há uns meses, ainda no mundo ante-coronavírus, num dia em que eu voltara à questão, ouvira-lhe um quase ríspido “sempre quero ver se eu não me candidatar e ficar tudo nas mãos da esquerda, sim, sempre quero ver…” O argumento era ocioso, não me comoveu.. Insisti sobre a vantagem de um diálogo franco que desaguasse na explicação do persistente fastio que lhe causava o seu eleitorado natural mas a resposta foi desoladora “manda as perguntas por mail”.

Retenha-se:

1) o assunto irrita-o (Marcelo irrita-se e não, não é o Pai Natla!) porque na verdade ele acha que nem tem de prestar contas ao eleitorado de direita

2) Marcelo fez do facto de ser o único não socialista em cargos de poder a sua força:  «sempre quero ver se eu não me candidatar e ficar tudo nas mãos da esquerda, sim, sempre quero ver…”  Já vimos: Marcelo quer mesmo ser o único proveniente do espaço que não é de esquerda. Ele anda com Costa ao colo, troca elogios co Ferro Rodrigues, combina festejos com a CGTP… tudo o que for necessário para esvaziar politicamente o espaço não socialista. Marcelo não podia ser Marcelo com Passos Coelho ou qualquer outro líder do PSD  na política activa. Marcelo neutralizou a direita porque com uma direita com voz ele não existia. Ou existia muito mais condicionado.

3) Com Passos arredado e a oposição não socialista transformada num não lugar Marcelo conseguiu impor à direita a sua tactica: é o    «sempre quero ver se eu não me candidatar e ficar tudo nas mãos da esquerda, sim, sempre quero ver…

Mas Marcelo sabia que de algum lado algumas vozes surgiriam e então preparou o argumentário: é a lista. O que é a lista? Voltemos a Maria João Avillez:, no seguimento da resposta de Marcelo ela eviou-lhe um mail com sete perguntas, a resposta foi uma lista:  «Mandei o mail o pedido por Marcelo. Voaram de Lisboa para o Índico sete perguntas consistentes e sempre bem educadas. Dou um exemplo da boa educação: “com que argumentos fortes deveria eu contrariar os que me manifestavam preocupações e perplexidades face a sua actuação”; ou: “em que é que eu me enganara na apreciação negativa que fazia da sua relação com o centro e a direita” (cito de memória). Dias depois surgiu surpreendentemente (ou deveria dizer habilmente?) uma lista. Interessante de resto. Dela constavam os gestos, iniciativas, vetos, démarches, atitudes, deslocações, inaugurações, escrita de prefácios, etc. que ilustrariam a sua atenção criteriosa aos valores e temas caros ao espaço político supostamente mal tratado.»

Marcelo vai enumerar esta lista nos debates e entrevistas da sua recandidatura. A tal que terá como tactica o   «sempre quero ver se eu não me candidatar e ficar tudo nas mãos da esquerda, sim, sempre quero ver…»  Nós já estamos a ver tudo nas mãos da esquerda porque Marcelo lhe entregou tudo. Voluntaria e propositadamente: porque só assim ele se tornaria imprescindível.

 

27 comentários leave one →
  1. Manuel Assis Teixeira permalink
    21 Maio, 2020 16:53

    Absolutamente excecional este artigo de Maria João Avilez! Ela interpreta o sentimento de muitos milhares de pessoas que se sentem traídos pelos estranhos abraços ao sinistro Ferro pela estranha cumplicidade com o Costa e com tantos e tantos outros surpreendentes factos de ” amizade” de Marcelo com a esquerda que vai paulatinamente conquistando o aparelho do estado deixando-o capturado ao politicamente correcto esquerdista! Marcelo é cúmplice de tudo isto! E a voz autorizada da MJA põe como nunca ninguém pôs o dedo na ferida! Certeira, arrasadora, mas com uma enorme categoria! Marcelo hoje não vai dormir! Ele é inteligente e sabe que desejoso de consideração social como é, que independentemente de ganhar as eleições, vai perder a face ! Cheira-lhe a uma coisa que afinal ele nunca deixou de ser: o homem da vichissoise! E isso aterroriza-o! Obrigado Maria João Avilez por ter sido a ” voz” dos traídos! E são aos milhares! Ao menos que o seu texto, além de seguramente ir tirar o sono a Marcelo sirva para que algo novo começe a aparecer!

    Liked by 4 people

  2. Filipe Bastos permalink
    21 Maio, 2020 16:57

    Pois é isto tudo muito interessante, o diz que disse, as tácticas e as manobras, as traições e facadas, os actores e as suas personagens, as contas aos botinhos, toda a fonte inesgotável de peripécias que é a pulhitiquice.

    O que fará o Martelo, o que diz o Bosta, o que berra o Jerónimo, o que guincha a Catarina, o que escreveu ontem a Múmia Cavaca, o que comentará amanhã a Dona Portas ou o pigmeu Mendes.

    Para analisar esta vasta produção e dizer-nos o que pensar dela, temos 4986 bitaiteiros em permanente guerra de audiências: os Marques Lopes e Adãos e Silva e os Eixos do Mal e Quadraturas dos Chulos.

    Podíamos passar todo o dia nisto, e aliás passamos, e todo o mês, todo o ano, a bem dizer toda a vida – década após década, a discutir pulhitiquice. Não política.

    Antes isto que – deusnoslivre! – uma democracia mais directa; pôr esta canalha com trela; retirar-lhes o poder e tomar parte nas decisões relevantes. Não. Estamos muito melhor assim. Às ordens deles. Está a correr tão bem.

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      21 Maio, 2020 17:16

      Mas a nossa democracia é directa: os do BES e de Tancos estão em liberdade e o Rui Pinto está preso. Quer democracia mais directa do que isto? E alguns presos também porque não havia polícias suficientes nem as pulseiras para a oposição fornecer à ministra queixosa na TV e eles ficarem em prisão domiciliária, mas agora vai haver semáforos nas praias inundadas de policiamento e patrulhas de todo o género.

      Liked by 3 people

    • Zé Manel Tonto permalink
      21 Maio, 2020 21:36

      Algo me diz que, depois do Brexit, as “democracias” vão ser ainda mais comedidas com a democracia directa.

      Liked by 3 people

      • 22 Maio, 2020 01:48

        Caro Zé Manel, você não me parece nada tonto!

        Gostar

      • Filipe Bastos permalink
        22 Maio, 2020 15:47

        O Brexit: uma óptima demonstração de como não fazer um referendo. Uma fraude; uma perversão; uma cagada.

        Se isso chega para iludir os mais pobres de espírito, e assustá-los ainda mais sobre as óbvias e justas vantagens de uma democracia mais directa, realmente não merecem votar nela… mas é a carneirada que temos.

        Gostar

  3. LTR permalink
    21 Maio, 2020 17:06

    Fiquem desde já avisados que o senhor PR anunciou hoje perante as câmaras de TV, na presença de outra alta individualidade, que devido às condições climatéricas tomará banho de mar no próximo fim-de-semana, provavelmente acompanhado por jornalistas, a quem a mensagem era dirigida para o irem lá filmar. Aguardem para ver se o populismo vai ou não ser assim.

    Mais ainda, utilizou da sua especialidade de sabe-tudologismo multidisciplinar populista na hora para explicar que as ligeiras melhorias nos juros da dívida se devem ao governo da república e não às medidas anunciadas pela UE.

    “sempre quero ver se eu não me candidatar e ficar tudo nas mãos da esquerda, sim, sempre quero ver…”

    Olhe, senhor presidente, com o Henrique Neto, Ana Gomes ou Ramalho Eanes o Costa estaria lixado, não é verdade?

    Ou como diriam os batanetes, “bãhãaaan” !

    Liked by 3 people

  4. Albino manuel permalink
    21 Maio, 2020 17:22

    A velha perua ainda por aí anda? Julgava que já tinha sido posta no forno das Caldas. A última vez que a vi tinha uma flor na lapela quase tão espampante como as rugas no pescoço.

    Gostar

    • chipamanine permalink
      22 Maio, 2020 06:33

      A versão esquerdista da perua deve ser o Jerónimo a quem não lhe faltam rugas nem foice e martelo na lapela. Provavelmente não terá espelho suficiente para ver o seu próprio “peruísmo”

      Gostar

    • A.Lopes permalink
      22 Maio, 2020 17:35

      Perua só conheci uma:a sua mãezinha, quando andava pelo cais do sodré, à cata de marujos!

      Gostar

  5. Mário Miranda permalink
    21 Maio, 2020 17:48

    Foi mito bom a Maria João Avilez denunciar no Observador aquilo com que se pode contar numa reeleição do Marcelo Rebelo de Sousa. Mas acho ainda mais importante o papel que a Helena Matos tem vindo a desenvolver na denúncia de alguém que ainda ainda engana muita gente do espectro não socialista.

    Liked by 3 people

    • Manuel Assis Teixeira permalink
      21 Maio, 2020 17:59

      Bem verdade! O elogio que faço a MJA é extensível a Helena Matos cujo papel aqui e no Observador tem sido enorme

      Liked by 2 people

  6. JgMenos permalink
    21 Maio, 2020 17:52

    O ‘já lhe entregou tudo’ omite o facto de os acordos e os votos geringonços o terem feito.

    Isso nada tira ao irritante da ‘estabilidade’ e da cooperação com a farsa esquerdalha em que, valha a verdade, a ‘direita’ vem colaborando consistentemente desde há 46 anos.

    Em conclusão: não se peça à figura mais decorativa do Estado que faça o papel que os supostos representantes da direita se recusam a desempenhar.

    Gostar

  7. Prova Indirecta permalink
    21 Maio, 2020 18:22

    Só uma perguntinha : imprescindível em quê ?

    Gostar

  8. MJRB permalink
    21 Maio, 2020 19:01

    Este, é um dos posts no Blasfémias que ao ler o primeiro parágrafo não me apeteceu prosseguir. Não por desrespeito pela MJAvillez nem pelo post. “Simplesmente” após ouvir o MCThomaz (já perceberam por que é que eu o comparo ao sempre conivente e mórbido Américo Thomaz ?) pelas 17:30, em directo do Oceanário de Lisboa durante uns 20′ em todas as TV’s-15 milhões, concluí mais uma vez que o próximo futuro do país estará muito mal governado e presidido. Um caos com tugas hipnotizados.
    “Isto não vai lá” com diárias doses de pastelões (incluindo assessores serventuários) no Palácio de Belém e na lírica “residência” de São Bento.

    Entretanto, a oposição continua só com uns bitaites, raramente na mouche do governo. Está conforme o que a populaça-NADA gosta para subvive contetinha com osentranhedos “inhos”-e-cá vamos indo.
    Que tédio, este país…

    Gostar

  9. MJRB permalink
    21 Maio, 2020 19:38

    Adenda (por esquecimento): o MCThomaz será cada vez mais um membro do governo do que PR apartidário.
    Tenham bom proveito.

    Liked by 1 person

  10. Mario Figueiredo permalink
    21 Maio, 2020 19:40

    “sempre quero ver se eu não me candidatar e ficar tudo nas mãos da esquerda, sim, sempre quero ver…”

    Não deixa de ser representativo desta personagem, que só ele — e só ele mesmo — se considera o único contraponto ao poder da esquerda em Portugal. É que nem mesmo aqueles que o apoiam assim pensam. Como o José Manuel Fernandes, fazem-no apenas na irresponsável crença que será agora no segundo mandato que o Marcelo vai mostrar os dentes que nunca teve, nem quando foi líder do PSD naquela que foi uma passagem curta e sem história.

    Sem história será também a sua presidência. MJA diz muito bem que a direita se reformará e se reestruturará, e sairá certamente mais forte pela própria natureza do acto. Nada como a politica para nos mostrar que tudo são ciclos. E Marcelo nem para a história ficará. Apenas lembrado como mais uma vitima da curva descendente.

    José Manuel Fernandes desilude e apela às piores lições que a democracia pode dar a qualquer aspirante à politica. Quero acreditar que não o faz com más intenções, mas a sua crónica de há dois dias atrás no Observador, onde apela ao voto porque será finalmente agora no segundo mandato que Marcelo finalmente revelará ser presidente de todos os portugueses, só pode ser resultado de uma inocência a roçar o infantil ou de um pragmatismo irresponsável. Outra vitima da curva descendente.

    Não JMF. Não é assim que funciona. Na democracia é suposto penalizarmos quem não nos representa, premiarmos que nos representou. Melhor ainda, deixar clara a mensagem a candidatos futuros que estes tipos de malabarismos têm um preço que o seu eleitorado não hesita em cobrar.

    Certamente que outro debate será se essa mensagem é realmente eficaz se nem todos a praticam. Mas certamente nunca o será quando andamos por aí a defender ideias do estilo “à segunda é de vez”.

    Ele vai ter a sua segunda oportunidade, o JMF pode ficar descansado Nem precisava de escrever sobre o assunto. Sabemos bem disso pela forma como o país se deixou capturar pelo pensamento único a que Maria João Avillez faz referência. Mas não poderá nunca ser com os mesmo votos de quem o apoiou na primeira candidatura. Terá de ser com o apoio, declarado ou implícito, do PS.

    Liked by 4 people

  11. Leunam permalink
    21 Maio, 2020 20:15

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/1483480/a-atitude-e-o-vestuario-casual-de-marcelo-tambem-ja-chegaram-a-italia

    A perda da noção do Solene abre as portas à vulgaridade e ao rasteiro onde nada se distingue por superior.

    Liked by 1 person

    • chipamanine permalink
      21 Maio, 2020 21:36

      Anda esta gente a falar de populismo ….dos outros. A Cristina Ferreira já está no poder há bastante tempo e as pessoas é que não deram conta .Ou gostaram.

      Liked by 1 person

  12. António Vaz Tomé permalink
    21 Maio, 2020 20:43

    Enfim…não foi o PPC que lhe abriu as portas da candidatura depois de falar em cata ventos???
    Não foi o PPC a escolher Luís Filipe Menezes à CM Porto e Fernando Seara e a Teresa Leal Coelho à CM Lisboa???

    Todas estas escolhas estão a ser pagas, e bem pagas, pelo PSD. Embora honesto e um bom encarregado, há que reconhecer as suas limitações politicas.

    O único azar do Marcelo nesta altura é, efectivamente, ter à frente do PSD alguém que não pertence ao seu circulo, que não controla, e que não entra em jogos de corte.

    Liked by 1 person

  13. Manuel Antoni permalink
    21 Maio, 2020 23:32

    Com toda a veracidade sempre lhe digo que este homem nunca me enganou, e sempre4 achei que ele era efectivamente um cata vento.
    Já agora deixe-me dizer-lhe que a direita está de rastos, era muito importante aparecer um lider com carisma e um verdadeiro lider em que as pessoas se revissem.
    Não tarda o PS ganha as eleições com maioria absolutissima e com mais 60% de abstenção.

    Gostar

    • Andre Miguel permalink
      22 Maio, 2020 07:06

      O problema é que um “lider com carisma” para meter Portugal nos eixos tem de tomar medidas impopulares e os Portugueses não estão para aturar isso, nem os jornalistas o permitirão. Um líder assim acabaria com monopólios, subsídios, subvenções, contratos, consultorias, pareceres, ppp’s e afins. Jamé! como diria o outro.
      A malta quer o emprego seguro para a vida, o suficiente no bolso para o almocinho, o cafezinho e o benfica campeão. O povo é acefalo e as elites alarves. A esquerda percebe isto melhor que ninguém, por isso a direita não existe nem existirá jamais em Portugal. Cuba é já ao virar da esquina.

      Liked by 1 person

      • Jornaleca permalink
        22 Maio, 2020 10:01

        Para que país é que emigrou? Eu depois digo-lhe algo sobre os problemas e o futuro do mesmo.

        Você então esperava, que essa geração, que nada sabe, só passar os tempos no café , roubar, fornicar com tudo que permitir, que os faladores, os tagarelas, os fala baratos iriam ter em Portugal um futuro bom?

        Nada disso, que desenhou vai suceder.

        Ante disso vai esta UE implodir.

        Você já notou, que o tribunal europeu em Luxemburgo não tem qualquer poder, de se intrometer em coisas nacionais? Que é uma grande vigarice?

        E as putas do Largo do Rato obedecem aos burros do tal tribunal.

        Existem tantos factores.

        Porque é que o Reino Unido quis sair da UE? Porque as putas e os porcos em Bruxelas andam a enganar o povo. Eles, alemães, franceses, Bruxelas, não respeitam os próprios contratos. Os ingleses disseram basta e mostraram com sucesso o tal dedo às tais putas. E as putas ainda hoje estão danadas, porque percebem o que perdem. O barco já não está completo.

        E se Trump ganhar as eleições no fim do ano, os ataques contra esta UE profundamente falsa e corrupta, vão levantar de ritmo. Porque esta UE ainda é mais falsa, que os comunistas da China vermelha.

        Et cetera.

        Liked by 1 person

      • Ausente52 permalink
        22 Maio, 2020 11:21

        Real retrato de uma enorme franja da sociedade portuguesa.
        Dou-lhe 20 pontos!

        Gostar

  14. 22 Maio, 2020 10:39

    O problema dos argumentos ociosos é que são óbvios. E é óbvio que se o Marcelo não se candidatasse arriscávamos um presidente de esquerda…

    Gostar

    • Jornaleca permalink
      22 Maio, 2020 11:01

      E não seria talvez melhor?

      Do que um papagaio sem coluna vertebral e vergonhoso, chamado Marcelo?

      A tal parte do povo, que não quer ver, que veja.

      Para mim é igual. Mesmo estando em Portugal a viver. Eu crio riqueza em todo o lado, onde trabalho.

      Liked by 1 person

  15. Albino manuel permalink
    23 Maio, 2020 16:08

    Então Dona Helena, não gostou que eu dissesse que a velha é velha e revelha? E que presunçosa. Imagine um desgraçado calhar com aquilo como sogra. É mesmo caso para pedir o divorcio.
    .
    De resto, do que ouvi da tia, não pode com Marcelo. Devem ser animosidades do tempo do Expresso.

    Pensar que esta criatura ganhou tanta publicidade por causa de um biografia sobre Sá Carneiro.

    Percebe porque é que a imprensa está morta? Duvido que a Maria, a Flash, a VIP tebham dificuldades.
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: