Crónica anunciada dos próximos meses
A direita que se tornou oposição de si mesma vai andar entretida a fazer contas de somar e diminuir em torno dos votos que o Chega pode conseguir. A direita que se tornou oposição de si mesma é a herdeira daquela que em 2015 defendia a tese da vacina: não valia a pena a luta ideológica – garantiam – bastava que a esquerda governasse, mais a mais governando com a extrema-esquerda como era o caso, e as pessoas logo perceberiam a superioridade das outras opções. Ficavam vacinados! Foi quase com exasperação que esta boa gente viveu a tomada de posse do governo de Passos Coelho, a 30 de Outubro de 2015. E não apenas porque muitos deles não gostavam de Passos Coelho mas sobretudo porque os incomodava aquele exercício de poder, aquela afirmação de legitimidade
Chamar Direita ao PSD é algo meio absurdo. Desde quando a Social democracia Nórdica é Direita?
GostarLiked by 4 people
Quando o País está tão à esquerda que qualquer coisa ao seu lado, é de Direita.
GostarGostar
Recentremos para a Realidade então: o Centro está algures na Direita Interna do PSD, aquele lugar onde ficou o PPD.
GostarGostar
O PSD é apenas não Marxista … é pouco para ser Direita!
GostarLiked by 1 person
…aquele exercício de poder, aquela afirmação de legitimidade
Legitimidade? De um governo que incumprira tudo que prometera para chegar ao poleiro? Só mesmo nesta partidocracia.
Num país legítimo já nem havia PS: metade estaria presa, a outra metade não podia sair à rua sem levar um enxerto, ou pelo menos uns ovos podres.
Nenhum partido podia incumprir sistematicamente as promessas, ou coligar-se com outro depois das eleições, ou fazer o que lhe dá na gana sem regular avaliação e validação democrática.
Não havia subvenções vitalícias para ninguém, ou imunidade paralamentar, ou disciplina de voto, ou nomeações por ‘confiança política’, ou mordomias obscenas de uma classe inescrutável e inimputável.
Esquerda e direita são cantigas para embalar carneiros. O nosso problema nº 1 é este esgoto partidário, esta escumalha pulhítica. Da esquerda à direita.
GostarLiked by 5 people
Estou horrorizado Filipe Bastos: Apoiado! Sério Filipe: APOIADO 100%!!!
GostarGostar
Spot on! 👏👏👏
GostarLiked by 1 person
O truque que esquerda/ Direita não existe é um dos truques do século XXI da esquerdalhada!
Tu Nasces de esquerda ou de direita. Tal como nasces canhoto ou de destro. Não significa que não consigas usar a outra mão, significa que vais passar 90% da tua vida a usar a tua mão dominante.
Um texto meu de 2015….
“
Atenção (!):
Ser de esquerda é uma preferência neuro cognitiva, acentuada, pelos pathways dorsais () no neocórtex em detrimento dos processos inerentes aos pathways ventrais. Quanto mais à esquerda a pessoa é mais isola os progressos cognitivos (Ventrais- amygdala, VMPFC e OFC) que são responsáveis por estados autorreferenciais e autobiográficos.
No entanto sejas de esquerda, direita ou marciano quando o assunto deixa de ser uma narrativa abstrata e passa a ser um processo de decisões (decision making) toda a gente, mas toda a gente, usa a parte ventral do cérebro e acaba por globalmente tomar as mesmas decisões (com um determinado grau de variância).
Por isso se diz que a direita é egoísta (porque é sempre autorreferencial) e a esquerda é Hipócrita ( porque diz uma coisa mas depois faz outra). Já há mais de 2 séculos que o pai da direita, Edmund Burke, nos assegurava que ser de direita não é uma filosofia (como é a esquerda) é uma atitude de vida …
GostarLiked by 2 people
Neste meu texto de 2015, ao longo do tempo percebi que as pessoas não valorizavam um dos ponto mais importantes, que é:
Ser de esquerda é uma filosofia…. Ser de direita é essencialmente uma atitude de vida!
GostarLiked by 1 person
Interessante Olympus! Really this is food for thought! Da boa, vou investigar, obrigado pelo contributo.
GostarGostar
O Olympus Chupaminha tem razão. Conheço um tipo que nasceu do CDS.
É verdade. Em vez de pathways ventrais usa as regais (do rego). É cagão, borra-botas, egoísta e patologicamente ganancioso, mas tem um talento especial para lamber o cu a mamões.
Cheira sempre a peixe: passa os dias em feiras e lotas a dar beijocas a peixeiras; à noite vai à caça de rapazes bem constituídos. Consta que usa uma cabeleira loura como um seu ídolo (desconheço).
Não é mau tipo, mas ultimamente anda abatido: passa a vida a lamentar a falta de ‘pote’, não sei o que significa. Chama-se Jacinto. Adora leite.
GostarLiked by 3 people
Outros, nem filosofia é…são apenas neurologicamente gatunos.
Ou se preferir….Resíduos autossomais de epigenética paleolítica. Falta-lhes expressão genética do neolítico para cá.
GostarLiked by 1 person
Uns verdadeiros chupistas como obsessivamente se manifesta. Só pensam em chupar tudo o que é dos outros .
GostarGostar
Resumindo de uma forma prosaica. Os chupa cabras são uns direitalhas de manha e de tarde onde põe em prática a sua ganância (palavras deles) em prática e depois quando relaxa, não sentindo a sua ganância satisfeita, passam a ser filósofos daquilo que desejariam ter feito e que por limitação própria não foram capazes, justificando nela a sua incapacidade.
Os casos mais graves revelam que geneticamente desde o neolítico o “desenvolvimento” neurológico os tornou gatunos puros de manha de tarde e de noite
GostarLiked by 2 people