Três gerações, um mesmo dilema
4 Agosto, 2020
Para perceber o que está acontecer hoje em Espanha é preciso recuar a esta cerimónia: a renúncia do Conde de Barcelona a favor de Juan Carlos.
Anos depois foi a vez de Juan Carlos abdicar para salvar a monarquia.
A abdicação de Juan Carlos salvou a monarquia. Mas a crise do regime está lá. Felipe VI está cada vez mais só. O próximo alvo é ele.
19 comentários
leave one →
Tudo está a compor-se para uma inevitável Espanha Republicana. Os espanhóis estão, ano após ano, a compor o puzzle. Para eleger democraticamente um seu PR.
“Afinal”…há monarquias corruptas, destrambelhadas, não só em África e na Ásia.
GostarGostar
A crise do regime foi criada por podemitas que não se cansam de morder os calcanhares da monarquia, ignorando que foi graças a esta que partidos como eles podem existir. Ao melhor estilo marxista, mordem a mão que lhes deu de comer.
Será por pouco tempo, pois Iglesias tem a casa a arder com escandalos de corrupção e a paciencia dos espanhóis tem pavio curto. Não são mansos como os vizinhos do lado.
GostarLiked by 3 people
Bom a Espanha é o que é…. a história não perdoa…. os galegos não têm nada a ver com os bascos, estes com os catalães…. castilla y Léon , muito menos Castilla la Mancha com a estremadura e Andaluzia.,,,um país colado por cacos… nem monarquia nem república quiseram reflectir sobre isso…. e agora um Rei embolsou… um Rei é diferente de qualquer outro? deram-lhe oportunidade, embolsou …. para ele está tudo bem, para os outros, o ultimo que feche a luz… vendo as coisas friamente um Bourbom y Bourbom Duas Sicílias não é diferente de um Paco que serve uns “bocadillos” e uma cañas…e eu quando vou a Espanha prefiro os “bocadillos” e as Cañas”
GostarGostar
Com cañas e bocadillos eles lá têm uma economia que é seis vezes a “nossa” e cada “Paco” produz anualmente mais 6000 mil euros que cada tuga. E nem vou comparar o valor bolsista do IBEX35 com a anedota que é o PSI20…
GostarGostar
Milhões, loiras alemãs & virtudes SA.
Por um punhado de dólares, versão spanish Kingdom.
GostarGostar
Conciso e na mouche !
Até hoje e desde há muitos anos, nenhum dos meus quatro amigos monárquicos conseguiram explicar-me que “democracia” há na sucessão sanguínea em monarquias.
GostarGostar
Visite as monarquias europeias, veja que mal vivem por lá e compare com o paraíso na terra que é a República da Lusitânia.
GostarGostar
André Miguel,
A vigente crise na monarquia espanhola nada tem a ver com partidos do centro ou de esquerda, de direita, republicanos, independentistas ou anarcas — é uma crise criada pela monarquia, no caso pelo Juan Carlos.
Nem todas as monarquias na Europa estão limpas de escândalos, corrupções, más governanças, políticas impensáveis, etc.
Os cidadãos de um país com regime monárquico têm obrigação de sustentar reis, rainhas, príncipes, infantes e mais vastíssima prole, & seus apêndices, ceder-lhes propriedades e outros bens, reverencia-los como se fossem deuses, etc, etc ?
Quantos milhões/mês não esbanja uma monarquia para sustentar essa gente e manter por exemplo propriedades ?
Descendentes directos de monarcas, de príncipes, têm direito a ficar automaticamente ricos logo após o seu nascimento e aumentar fortunas ao longo da vida ?
Por exemplo a rainha de Inglaterra é uma das mulheres mais ricas do mundo — e o marido tem dinheiro com fartura. É aceitável ? Pode em consciência um monárquico criticar ordenados de ministros e de deputados como os praticados em Portugal ?, mais abusivas entradas de familiares em lugares governativos e outros ?
É justo, democrático, que um país não tenha eleições para eleger o seu chefe de Estado ? Não há ditadura ao impô-lo ?
Que raio de descinhecidos atributos “divinos” ou outros (intelectuais, qualidades, conhecimentos, categoria até) têm garantidamente descendentes dessas famiglias para esses cargos ? Porque” têm sangue azul” ?
Etc., etc.
GostarLiked by 1 person
“Os cidadãos de um país com regime monárquico têm obrigação de sustentar reis, rainhas, príncipes…”
E numa republica não? Em Portugal v. exa sustenta “ex-presidentes”! O orçamento da casa real espanhola é metade da presidencia portuguesa…
E mais: a realeza tem património e fontes de receita, não são apenas sorvedouro de impostos.
Reverencia-los como se fossem deuses?! Onde vê tal coisa? É que eu vejo faltas de respeito e ataques a torto e direito a uma instituição que defende os valores tradicionais, a História e Cultura da nação que representa.
Se o MJRB é conservador então anda a apostar no cavalo errado, pois se prefere sustentar corta-fitas é lá consigo.
Pode não ser melhor regime, mas é certamente melhor que a republiqueta que temos em Portugal.
GostarLiked by 2 people
André Miguel,
Pena que Vc. não tenha respondido a tudo e tenha torneado casos.
Não duvido do que escrevi. E fui manso, conciso, para com o que tenho concluído sobre monarquias & seus indecorosos beneficiados.
GostarGostar
Uma triste sina, a de D. Juan Carlos… O monarca não podia ter começado pior o seu reinado.:
https://www.infobae.com/america/mundo/2019/03/29/a-sesenta-y-tres-anos-del-misterioso-episodio-en-el-que-el-rey-juan-carlos-asesino-a-su-hermano/
GostarLiked by 1 person
conheci a cabo-verdeana que cuidava do ‘mrnino João’ e que desmentiriam mas ninguém quiz ouvir
GostarGostar
Isto também lhes vai chegar
https://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/ainda-nao-vimos-nada-960476
GostarGostar
Confirma-se o próximo alvo:
https://observador.pt/2020/08/04/presidente-do-governo-da-catalunha-pede-ao-rei-que-abdique/?fbclid=IwAR09_2gO93d8HIDiIALrjERleRXdI0HqUkuVf5RIJn_fnh-Ak2bJCa4-IsE
GostarGostar
Com os problemas de Espanha posso eu bem.
Mas já agora que a esquerdalhada quer reescrever a História, pois que crie o Movimento “SOS Olivença” para exigir ao Rei de Espanha a devolução do território português.
GostarGostar
https://www.vidas.pt/a-ferver/detalhe/fernanda-cancio-lanca-farpas-sobre-juan-carlos-e-acaba-atacada-no-twitter
GostarGostar
“A jornalista Fernanda Câncio, que durante anos manteve uma relação com o antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de 31 crimes e de acumular milhões na Suíça, usou a sua conta do Twitter para se pronunciar com o escândalo de corrupção de Juan Carlos, que terminou com o seu exílio.
“Parece então que Juan Carlos andou anos a encher-se de dinheiro sujo e ninguém na família suspeitou. Nem ninguém estranha”, diz, questionando o facto de a família real espanhola se querer demarcar da polémica, garantindo desconhecer os negócios ilícitos em que está envolvido o rei emérito.
O comentário de Câncio gerou inúmeras reações no Twitter, com várias pessoas a compararem o caso do rei com o tempo em que namorava com Sócrates, envolvido igualmente em escândalos de corrupção.
“A namorada sabia. As namoradas sabem sempre”, escreveu um seguidor.
“Portanto, Fernanda Câncio ia comprar o T3 do Chiado e sabia bem de onde vinha o dinheiro para isso e para as férias e para tudo o resto, mas tal como a família real espanhola fez de conta que não sabia?”, escreveu outra pessoa.
“Imagine se isso acontecesse em Portugal com um ex-primeiro ministro, a sua família e namorada? Felizmente cá não temos disto”, pode ainda ler-se no Twitter.”
GostarGostar
Cara Senhora
Não sei porque afirma que Felipe “será” o próximo alvo?
Nem o Conde Barcelona, nem o seu filho Juan carlos, foram alvejados ou perseguidos.
O Conde de Barcelona croiu, ainda antes da guerra civil, durante a mesma , e após, tantos anti corpos em Franco que este nunca ao aceitaria, nem aceitaria ser posto de lado.
Juan Carlos era um garoto que foi criado e educado ( mal pelos vistos) por Franco, e que aceitou , para se manterem os Bourbon na coroa, fazer parte de uma “dinastia Franco”.
Por fim Juan carlos comportou-se como o mais idiota dos garotos reais da Europa; só que ele tem 90 anos.
Possivelmente será ele que o culpado do fim da monarquia, quando este ocorrer.
Cumprimentos
Vasco Silveira
GostarGostar
Por cá houve alguém que esteve no 25a e que depois fez assaltos, assassinou pessoas inocentes, foi amnistiado pelo nosso monarca m. soares e depois, até se ia divertir para a tv. Em Espanha houve um rei que desmantelou uma tentativa de golpe franquista, que conseguiu garantir a instalação de um regime democrático, onde os fundos da CEE deram lugar a um desenvolvimento formidável, com uma posição de domínio em varias áreas de comercio no Mediterrâneo e mesmo na Europa. Deviamos ter contenção no modo como nos armamos em críticos do que por lá se passa.
GostarGostar