Saltar para o conteúdo

Familygate na DGS

20 Agosto, 2020

Sob proposta da DGS foi criada no início de Abril a “Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19”. Segundo a revista Sábado de hoje o Presidente desta nova Comissão é marido da sub-directora geral da DGS.

DGS-sabado

A peça jornalística é curta, mas aparentemente não estará em causa a legalidade e cumprimento dos regulamentos existentes. De todo o modo uma dúvida me suscita: atendendo à transparência e escrutínio que certamente todos nós desejamos que exista sobre entidades com responsabilidades como as da DGS, a Ministra da Saúde não entende que para uma resposta eficaz e credível ao surto epidémico seria politicamente mais prudente nomear para o cargo um especialista sem relações familiares directas com dirigentes de topo da DGS?

Por outro lado, o Decreto-Lei 14/2014 obriga os consultores da DGS a entrega de declaração de registo de interesses para aferir da ausência de eventuais incompatibilidades. A DGS está por este decreto obrigada à sua publicação no respectivo website e deverá actualizar anualmente estas declarações sob pena de o seu incumprimento determinar expressamente a imediata cessação de funções, conforme diz o DL. Todavia, aqui há imensas declarações com mais de 6 anos. O Ministério da Saúde está em condições de garantir que todos os consultores da DGS têm submetidas declarações actualizadas de registo de interesses? A DGS poderá actualizar a listagem online em benefício da transparência e escrutínio que certamente é do interesse público?

Entretanto, julgo também que não haverá nenhuma incompatibilidade quanto ao exercício da sua actividade profissional nem quebra de qualquer regulamento ou regra deontológica, mas teria interesse em que a Ordem dos Médicos comentasse se o facto de no seu “Gabinete de Crise para a Covid-19” dois dos respectivos elementos mais destacados, além de colegas, terem sido sócios desde 2011 até Julho/2019 numa empresa cujo objecto social incluía a “formação e investigação na área científica, designadamente médica” contribui para o sentimento de independência e liberdade individual nos conselhos e opiniões dos membros deste Gabinete (algo que a população com certeza valorizará), assim como se concorre para a confiança que o público em geral e os doentes em particular devem ter nesta classe profissional e para o reconhecimento que os médicos tanto merecem pelos inestimáveis e diferenciados serviços que prestam à comunidade.

16 comentários leave one →
  1. LTR permalink
    20 Agosto, 2020 12:23

    Essa comissão é que era mesmo boa para explicar onde estão os 500 ventiladores pelos quais o governo pagou 10 milhões e que o dr.Costa julgava e anunciava que vinham ali dentro, mas que, tal como em Reguengos e Tancos, não vinham porque ele estava mal informado (antigamente havia pessoas que nem da Sisa sabiam), em vez de andarmos por aí a misturar encomendinhas chegadas umas atrás das outras, tipo a baralhar as cartas com afirmações género “esperamos receber”, “contamos receber” ou “vamos receber”. Enfim, é mais uma para a pança do dr.Costa engolir em seco. E já agora, já que o Camilo Lourenço disse dele hoje o mesmo que o alegado velhote “do CDS” sobre a fuga durante os incêndios, por ter ido de pança para a praia apanhar sol enquanto andávamos com o caso Reguengos que agora desvaloriza de modo inacreditável, também vai atirar-se a ele?

    Liked by 1 person

  2. carlos rosa permalink
    20 Agosto, 2020 13:01

    O critério do Costa para as nomeações é só um; é preciso é ser-se desembaraçado a falar.
    O resto não interessa.
    Portanto faz algum mal ser marido ou filho ou a puta que os pariu?

    Liked by 1 person

  3. jppch permalink
    20 Agosto, 2020 13:30

    Muito bem, Telmo… noutro país isto daria aguas pelas barbas… aqui, infelizmente o que podemos esperar? Mesmo assim agradecido por expor a situação e desnudar este compadrio face se não à opinião pública (media) pelo menos aos seus leitores e comentadores. Obrigado

    Liked by 1 person

  4. Olympus Mons permalink
    20 Agosto, 2020 13:57

    Sei que me repito. Mas toda a gente percebe que a “cura” para este descaramento é…VOTEM NO CHEGA!!!. Certo?

    Alguem tem alternativa?

    Liked by 1 person

  5. 20 Agosto, 2020 15:28

    Não percebo o espanto, com o PSD e CDS é a mesma coisa, com o Passos o pagamento de favores até envolveu meter bloggers no governo… que até inclui um blogger ligado a comunistas.

    Gostar

    • chipamanine permalink
      20 Agosto, 2020 15:56

      Talvez porque aprendeu com o Sócrates que tinha blogers de serviço , ou não?

      Gostar

  6. castanheira permalink
    20 Agosto, 2020 16:32

    É verdade que a maior parte dos despojos da guerra contra os portugueses (impostos /e não me digam que os pobres não pagam ,pois pagam sem que se apercebam mais do que 50%do que ganham) é arrecadada pelos socialistas com estas nomeações e outros veículos de subtracção .
    Mas psd/be/pcp também se lambuzam com os despojos dessa guerra aos cidadaos portugueses . Veja-se por exemplo , a unanimidade da renacionalização da tap com argumentos falsos de interesse nacional , onde todos “mamam” ou pretendem “mamar” .

    Liked by 2 people

  7. Olympus Mons permalink
    20 Agosto, 2020 19:07

    Já qui disse várias vezes que vou votar no CHEGA.
    Já disse várias vezes que só voto no CHEGA se não forem completamente estúpidos.
    Esta conversa de um tal NUNO CARDOSO líder de um grupo associado às ameaças e patetices à porta do SOS racismo… é exatamente do que eu falo.

    Se pudesse dizer alguma coisa ao Andre Ventura, seria: Balde de merda, isto não é sobre ti! Isto é sobre nós todos. Por isso faz a porcaria do teu trabalho melhor.

    E, se esse merdas do Nuno cardoso está associado a grupos da bosta que ainda não percebeu que o CHEGA vai ter um oportunidade única em Portugal e por isso só tem que estar quietos, então, espero que o AV o expulse imediatamente. A ele, a toda a gente que se sentou al lado dele, aos amigos dele, aos primos dele, ao cão dele e ao periquito dele.

    São estes merdas o verdadeiro perigo – Não é o Bloco de esquerda ou o SOS racismo.

    Gostar

    • Carlos Gonçalves permalink
      20 Agosto, 2020 21:58

      Pode elaborar um pouco mais? Esse tal Nuno Cardoso tem rosto? É que tanto quanto julguei perceber das poucas fotos da “manifestação racista” – e não fui o único… -, foi roupinha passada a ferro, cabelo com amaciador, pele bem cuidada, tochas de jardim compradas à pressa no gato preto. Parece-me realmente um pouco fraquinho no capítulo dos adereços… Não vi tatuagens, não vi aquele ar roçado do subúrbio que retinta os rufias do mário machado. Vi os bétinhos antifas, filhos da alta burguesia urbana, foi isso que eu vi nas fotos.
      Adorava que a PJ (ou as “secretas”… os contribuintes não pagam essas coisas???) identificasse os “suspeitos” das ameaças “racistas”. É aliás um dever que o façam. Porque este género de guerrilha tem consequências sérias para a “paz social” (ou que lhe queiram chamar).

      Gostar

      • Olympus Mons permalink
        20 Agosto, 2020 23:38

        Caro, Como bom merdas, não se coibiu de vangloriar.
        E, além de se vangloriar… Ainda foi dizer que é quadro do chega ou algo do género.

        Cristo! São sempre os idiotas com dunning Kruger que estragam tudo. O chega pode ir à velocidade da luz tanto os 10% como para os 2%… É só o AV não mandar estes burros para o PNR e vai ver o que acontece ao chega.

        Gostar

      • Olympus Mons permalink
        20 Agosto, 2020 23:43

        O inteligente foi dar uma entrevista à revista sábado…

        Gostar

      • Olympus Mons permalink
        20 Agosto, 2020 23:49

        Revista sábado…
        garante à SÁBADO o líder Nuno Cardoso, antigo homem-forte de Mário Machado na NOS, onde chegou a ser detido na Suécia a caminho de uma conferência neonazi e esfaqueado da emboscada dos Hells Angels em Loures. Atualmente é militante ativo do Chega, a quem já terá sido pedido que “organize a concelhia da Covilhã”, como conta o próprio. “

        Gostar

  8. 22 Agosto, 2020 17:45

    Telmo, desta vez atrevo-me a dizer que compreendo a decisão da temida ao nomear esses dois acasalados !
    Com as restrições COVID, as dificuldades que os funcionários do estado têm para se adaptar às novas tecnologias, tele-trabalho … etc … etc, pelo menos assim não há desculpa !
    Podem reunir a qq hora, trabalhar na sala, no quarto ou no WC, e na pior das hipóteses podem até não fazer nada em prol da saúde pública, mas pode ser que com o entusiasmo de trabalharem com a libelinha e a temida façam um filho, o que é fantástico pois aqui pelas minhas bandas já só vejo crianças morenas …

    Gostar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: