Celebração a valer era o PCP fazer um cartaz com esta foto que está quase a fazer 45 anos
9 Março, 2021

Esta foto hoje algo esquecida consta do livro “Álvaro Cunhal, Herói Soviético” de Francisco Ferreira. Foi tirada no Congresso do PCP que teve lugar em 1976 e mostra um Cunhal rejubilante a transportar a bandeira do Comité Central do Partido Comunista da URSS. Após este Março ter transformado várias praças de Portugal numa espécie de Estalinegrado, o PCP bem pode fazer uns cartazes com esta foto para assinalar os 45 anos deste momento histórico.
10 comentários
leave one →
Cunhal morreu convencido de que os portugueses o traíram.
GostarLiked by 1 person
Claro que o traíram. Poucos meses antes das primeiras eleições democráticas (pluralistas) ele estava convencidissimo e a trabalhar para que nunca houvesse esse tipo de eleição por aqui. Afirmou-o com todas as letras. Mas também o fez para não ter que assumir que os seus patrões soviéticos na realidade o tinham traído. Que depois de terem dominado as colónias debaixo do seu poder deixavam o cantinho para a Europa,
Portanto ele foi traído duas vezes. As “forças vivas” do comunismo acobardaram-se e os soviéticos abandonaram-no nesse objectivo sonhado por ele de tornar Portugal na Cuba europeia
GostarLiked by 2 people
Caros Senhores
Os 100 anos do PCP merecem ser destacados: 100 anos, 100 milhões de vítimas do comunismo (+- 20 milhões).
Um herói soviético que sempre pôs o internacionalismo à frente de Portugal ( veja-se o envio para a U soviético dos ficheiros da Pide).
Mas ainda têm um capital precioso neste canto: o controlo unitário dos sindicatos do estado, que lhe dá uma poderosa alavanca negocial.
E o partido socialista não percebe que ao aumentar o estado só está a aumentar o poder do seu inimigo de sempre: Soares não cairia nesse logro.
Cumprimentos
Vasco Silveira
GostarLiked by 2 people
Agentes soviéticos foram, e sempre servirão quem lhes materializa as ambições de ‘democratas avançados’ também designados ‘sociais- fascistas’.
GostarGostar
O divertido da foto é que o salafrário da esquerda parece o actual salafrário e corrupto que está é actualmente o cabecilha do gangue PSD!
GostarGostar
Um dia isto (e muito mais) vai ser contado e ninguém vai acreditar.
GostarLiked by 1 person
O que é, ao mesmo tempo, de rir e de chorar é que, ainda hoje, o sucessor Jerónimo afirma, sem lhe tremer a voz, que o PCP é um partido “patriótico”. E o pessoal ouve e não passa nada…
GostarGostar
Vamos lá a ver, dizer que se é patriótico e de esquerda, é como dizer que a água e o azeite se combinam, só que o discurso deles está ultrapassado pelo tempo, quando evocam o patriotismo é o patriotismo à causa, ou seja à desaparecida URSS e ao comunismo internacionalista.
Mas isto de ser comunista não é fácil, se alguém disser em Portugal que é nacionalista, é logo apelidado de nazi, é de estrema direita, é fascista, mas, se estivermos a falar de alguém que foi um antigo “terrorista”, de alguém que nos combateu no Ultramar Português, é um grande nacionalista, vá-se lá perceber os conceitos da esquerdalha comuna e seus derivados, pois são um mar de contradições e de juízos dúbios.
GostarLiked by 1 person
O jornal Publico diz-nos que o Eça de Queiroz e os Maias devem pedir desculpa…
Depois faz uma edição hagiográfica de uma ideologia genocida: Comunismo.
GostarGostar
Sabiam que existe uma organização “Movimento Negro” em Portugal? Falem com a Katar…
GostarGostar