costa cumplindo!
A primeira vez que fui à República Dominicana, já lá vão uns bons anos, percorri de carro, no país, algumas centenas de quilómetros, por falta de aeroporto na região das praias onde me alojei. A ilha era, na altura, razoavelmente selvagem, com extensões imensas de mata e descampado. De tempos a tempos, em regra nas imediações de uma povoação, apareciam gigantescos outdoors com anúncios de grandes empreendimentos públicos – um novo hospital, uma nova universidade, um novo tribunal – e, no fim, em letras garrafais, a frase ribombante: “Balaguer cumplindo!”. Apurando quem era o tal «Balaguer», percebi que se tratava de Joaquín Balaguer, um velho autocrata local, que, com idas e vindas para o poder, governava a ilha «com mão de ferro sob luva de pelica», como antigamente se dizia de alguns tiranetes aparentemente mais dóceis. Evidentemente, a única coisa que existia nesses espaços era o outdoor. O resto era a tal mata e os descampados. Felizmente, estas coisas pertencem ao passado e a outras geografias. Por cá somos uma democracia avançada e nunca as tivemos.
offshore ou longe do costa
cativações ao orçaminto
‘democracia amordaçada’
parece uma maluco que conheci na juventude e só falava em, milhões
ou o impotente sexual que gritava « É AGORA»
GostarGostar
Também vi esses outdoors em 1989 a caminho quer de Punta Cana em La Romana, quer depois a caminho, pelo centro da ilha para Puerto Plata.
Perguntei em amena cavaqueira ao motorista na lucidez dos meus 30 anos anticomunistas de gema e já então saudoso do Estado Novo: Se era um Diatador porque não dstroiem os cartazes? Ao que ele me respondeu no seu tipico crioulo eivado de português no meio do castelhano caribeño: Si, eres un Diatdor, pero com ele sabiamos que nunca dejaria Fidel venir aqui!
GostarGostar
Lá está o Rui a bater no ceguinho, um abuso.
«O primeiro-ministro diz que vamos receber em Abril tantas vacinas como recebemos nos últimos três meses»
A compensar o brilhante planeamento da Temido 2020,
memórias curtas da plebe felizmente para o Roseiral, este, beneficiado pelo silêncio Laranjal
agora com as TV em maré de Boa Nova.
E Costa como seu mensageiro.
GostarGostar