Saltar para o conteúdo

Um PR majestático e um PM jogador

2 Abril, 2021

Com esta argumentação Marcelo Rebelo de Sousa teria chumbado sem dó nem piedade na cadeira de Direito Constitucional. Aliás, estou certo que ele próprio chumbaria quem quer que fosse que se apresentasse argumentos tão distorcidos.

E daí, porque optou por chatear o Governo? Porque aceitou o desafio de Costa e vai sofrer voluntariamente a humilhação de ver o Constitucional a chumbar os decretos que aumentam despesa? Pretenderá incentivar a AR a legislar contra o governo? Creio que não. É mesmo só uma questão de ego presidencial. Está escrito na decisão: ele só pondera mandar alguma coisa para o TC se não for possível argumentar a sua constitucionalidade. Temos um presidente que diz sem se envergonhar que é ele que averigua da constitucionalidade e não o TC. Este, para Marcelo só serve para confirmar as inconstitucionalidades que ele Marcelo acha existirem. Diplomas com dúvidas? Marcelo resolve. Mesmo torcendo a Constituição. Só para chatear, que é coisa a que Marcelo não resiste.

Costa uma vez mais conseguiu fazer dos partidos da Assembleia gato sapato. A propósito de uns aumentos de apoios socais, partidos engalfinharam-se para chatear governo. Costa sorriu e no final passará por ser o cumpridor da Constituição e o rigoroso com as contas. É um finca pé que o favorece. Claro que quem como ele tem assegurado tantos milhares de milhões de apoios não previstos, lay-offs, não era por mais um pouco que faria especial diferença. É mesmo por questão de principio: é o PS que decide dar apoios, não são os partidos da oposição mesmo quando são maioria.

15 comentários leave one →
  1. Mario Figueiredo permalink
    2 Abril, 2021 10:40

    Parece-me que ao contrário do que o Gabriel pensa o TC não vai chumbar os decretos. O Professor Luis Valadares Tavares deixa bem claro porque não na sua crónica de hoje no Observador. Vale a pena ler.

    Liked by 2 people

  2. João Sousa permalink
    2 Abril, 2021 10:52

    Não sei quem vai sair vencedor deste pequeno medir-de-pilas entre Costa e Marcelo. A impressão que me fica é que Marcelo está a apostar demasiado depressa e demasiado alto para uma cartada tão baixa. Marcelo é tão apaixonado pela sua própria inteligência que me faz recordar os jogadores de futebol que, por tentarem mais uma finta ao adversário, acabam por perder a bola. Costa, por outro lado, tem a esperteza de sobrevivência das baratas e, embora também costume apostar alto, não tem por hábito fazê-lo sem pelo menos uma carta de trunfo escondida na manga.

    Gostar

  3. 2 Abril, 2021 11:20

    Quem se mete com o PS, leva!
    O Sr. Sousa terá começado mal as iniciativas que pensa levar a cabo para recauchutar a Direita portuguesa, neste seu novo mandato… a ver vamos se isto não é só mais do mesmo, isto é, iniciativa política para dar a sensação à populaça de que quem manda em Portugal são os portugueses…

    Liked by 1 person

  4. 2 Abril, 2021 11:25

    Gabriel está completamente errado.

    Marcelo está a provar apenas que não gosta do Autocrata esquerdalho KostaVirus e que, se mais ninguém faz oposição se não Ventura, então faz ele.

    KostaVirus, caro Mário Figueiredo, percebeu em 48h, como qualquer barata, que o “sapato” sobre a sua carapaça nojenta é muito maior do que ele.

    Ainda não perceberam que esses ademanes de corte de constitucionalidade são totalmente despropositados nos tempos que aí vem graças aos confinamentos, à fome e à pobresa, num mundo onde a maior probabilidade é tudo acabar num putsch de esquerdalhos que permitirá finalmente uma Revolução de Direita?

    Liked by 1 person

    • 2 Abril, 2021 11:33

      Desde que a dita revolução seja feita pelo voto maioritário, tudo a concordar.

      Golpes palacianos apenas trazem mais confusão àquela que os dois senhores em questão, da Marteladas e Cocosta, Destruição Económica Ilimitada, nos fazem passar por, espero, imbecilidade e incompetência. Detestaria pensar que os seus móbeis seriam a malícia e o sadismo.

      Liked by 1 person

  5. JgMenos permalink
    2 Abril, 2021 11:26

    Não é de excluir que dois manhosos tenham encontrado meio de a ambos satisfazer.

    Liked by 1 person

  6. voza0db permalink
    2 Abril, 2021 11:32

    Circo de Salafrários… Pelo menos oferecem bom espectáculo e entretenimento à Manada Boçal Tuga!

    A parte divertida é “sendo essencial o cumprimento da legislatura de quatro anos.” porque raio isto é essencial falta saber…

    Liked by 1 person

    • Chopin permalink
      2 Abril, 2021 19:27

      Qualquer sucialista lhe garantirá que é essencial o PS cumprir a legislatura. Uns tantos por psicopatia e outros por interesse nas muniçõe$ da bazuca.

      Liked by 2 people

      • voza0db permalink
        3 Abril, 2021 15:50

        Sem dúvida alguma… patas no POTE é o lema desse gangue de escumalha salafrária, e “temo” que de todos os restantes gangues!

        Gostar

  7. Carlos Ilharco permalink
    2 Abril, 2021 12:09

    Sintético e absolutamente certeiro.
    Obrigado

    Gostar

  8. Weltenbummler permalink
    2 Abril, 2021 12:52

    não dá para levar a sério

    Gostar

  9. Ana Vasconcelos permalink
    2 Abril, 2021 17:45

    Não sei se inconstitucional ou só ilegal. A lei travão é que pode ser inconstitucional porque limita os poderes do parlamento. A situação que vivemos hoje é excepcional e não previsivel na altura em que o orçamento foi aprovado. O que pode justificar o acto do parlamento. O povo não come constituição e não vai aplaudir o Costa por a cumprir, não lhe dando apoios. Quando lhe convém o Costa viola a constituição e ninguém diz nada. Haver milhares de milhões para a TAP e o Novo Banco e nada para uns desgraçados porque é inconstitucional, não creio que renda muitos votos ao Costa.

    Liked by 3 people

  10. 3 Abril, 2021 11:57

    Já agora, quem perceba de leis que me elucide porque é que, desta vez é que é mesmo necessário respeitar a CRP? Até ver, os direitos fundamentais dos cidadãos tem sido ignorados e espezinhados, sempre com a argumentação que estamos em estado de emergência…

    Liked by 2 people

  11. 3 Abril, 2021 15:28

    Ao escrever assim mais uma vez o gabri trol não esconde ser canhoto e apoiar o kostatoff.

    Liked by 1 person

  12. Anónimo permalink
    3 Abril, 2021 16:41

    Prova de vida entre políticos de segunda apanha e um PR de eleição directa mas que não risca, apenas se exercita num infindável vácuo constitucional. De qualquer modo para estes ocupadíssimos indispensáveis políticos, ao fim do mês lá na conta bancária nunca falta o deles. O resto é prova de vida.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: