Saltar para o conteúdo

Guterres, profeta do apocalipse

28 Setembro, 2022

António Guterres é um político que deslustra Portugal. O homem é, como se sabe, politicamente pantanoso que tenta disfarçar a sua falta de decisão e deserto de ideias com discursos palavrosos, redondos, de pura baboseira. Neste aspecto Guterres é em tudo igual ao seu amigo Marcelo Rebelo de Sousa, o nosso infantil e narcisista presidente da república. Com uma diferença: enquanto ninguém fora do nosso país tem de gramar as atitudes e comentários atolambados de “Narciso” Rebelo de Sousa, sendo secretário-geral das Nações Unidas António Guterres, expõe internacionalmente o circo de personalidades que brotam em Portugal.

Após tantos anos em Nova Iorque, Guterres poderia pelo menos minimizar o nosso embaraço de o ver discursar na ONU tendo aulas de pronúncia de Inglês, mas o bonacheirão nem a isso se dá ao trabalho. Pior: o seu sotaque ridículo e confrangedor também se nota em Espanhol (ver vídeo que acompanha este post)

Para além disso, o bondoso e alegre Guterres que conhecíamos deu lugar a um dos mais alarmistas profetas do fim do mundo, e ao contrário do que se esperaria nas suas actuais funções, está exclusivamente dedicado a espalhar ansiedade e promover o medo na sociedade.

No vídeo cujo link se deixa abaixo vemo-lo falar em “mares perigosos”, “inverno de descontentamento”, de um “planeta a arder” e de uma “crise que ameaça a humanidade” e coloca em causa a sobrevivência do nosso planeta. Depois repete que o “planeta está a arder” e dá conta da inutilidade da ONU e do seu trabalho porquanto considera que as convulsões sociais são “inevitáveis” e que um conflito (presume-se uma guerra) está próxima. Guterres assusta o mundo dizendo que vivemos “uma guerra suicida contra a Natureza” e, catastrofista, que a humanidade enfrentará um desastre climático. Depois o ex-chefe dos socialistas nascido no Fundão transforma-se em meteorologista encartado e diz que desde a Idade Média as temperaturas nunca estiveram tão altas. Como se não bastasse o deboche cómico desta afirmação, previne e sobressalta os povos para a sua terrível constatação de que “ainda não vimos nada”…

Com asneiras deste calibre é provável que os estrangeiros sejam levados a crer que os portugueses são uma cambada de pírulas dados a achaques apocalípticos. E não estão errados.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

19 comentários leave one →
  1. Chopin permalink
    28 Setembro, 2022 21:27

    O apocalip$e dele é outro. Não é o de S.João. O tal que o levou mudar de opinião $obre o alargamento da UE, apó$ uma viagem ao Le$te. Praticamente, dedica-$e em exclu$ivo a promover a agenda de un$ certo$ Klaus, Bill, George, Harry, etc.

    Gostar

  2. 28 Setembro, 2022 22:07

    Luta pela paz.
    Tal como os Papas do final do ótimo climático da idade média uniram a cristandade.
    Numa luta comum: as Cruzadas (que deram origem a Portugal)
    Se o António conseguir unir a humanidade numa cruzada pelo clima pode conseguir a paz.
    Quanto ao clima, parece que a atividade do Sol e dos vulcões é que foram responsáveis pelas alterações climáticas na idade média.
    Convém é não aquecer as ideias ao Putin.
    Ele ainda arrefece o planeta com um inverno nuclear.

    Gostar

  3. Maria permalink
    29 Setembro, 2022 03:58

    Uma crónica brilhante, como sempre. Parabéns.

    O Guterres é uma completa nódoa em tudo o que faz e diz. Nas línguas estrangeiras é uma dor d’alma ouví-lo; como presidente daquele organismo mundial idem aspas, aspas idem; como protector dos refugiados (ou coisa do estilo) não dizia nada que se aproveitasse e parecia mais coitadinho do que os verdadeiros coitadinhos com que falava. Ele já havia sido uma perfeita desgraça como presidente do PS e depois como primeiro ministro socialista, cargo que abandonou por total falta de competência mas arranjando uma desculpa esfarrapada que ficou para a história “isto está um pântano”. De facto ele sempre foi e continua a ser um atadinho que só visto e os cargos políticos que sempre foi obtendo ao longo da sua vida – bem como este com que agora se arroga o direito de afirmar ser o melhor presidente das N.U. dentre todos os que o antecederam e claro, com os camaradas do partido a aplaudirem o destempero em uníssono – só lhe foram parar às mãos por estar protegido até ao fim da vida pelo PS. As razões são várias, mas pelo menos uma à qual o PS lhe ficou eternamente agradecido, deixo-a para uma próxima oportunidade.

    Gostar

    • Chopin permalink
      29 Setembro, 2022 16:32

      Bow to the future president !
      Depois de anos de hagiografia por parte da imprensa comprada, vai ser um passeio até Belém.

      Gostar

    • 8 Outubro, 2022 10:38

      Longe de mim defender o Guterres, que anda todo estremunhado, mas lembre-se de que ele perdeu a mulher para o cancro enquanto era primeiro-ministro. Disse-me quem o conhece que aquela história do ‘façam vocês as contas’ aconteceu horas depois de saber que a sua esposa não teria mais possibilidade de cura e iria morrer — e assim aconteceu, infelizmente.

      Por vezes temos de calçar os sapatos do homem para conhecer o que sofre enquanto caminha.

      Dito isto, ele bem podia ir plantar batatas para descarbonizar a atmosfera. Por cada quilograma de batatas é menos quase um quilo (contando também o resto da planta) de dióxido de carbono sequestrado. E ajudava a matar a fome ao Mundo.

      Gostar

  4. Antonio Lamas permalink
    29 Setembro, 2022 07:58

    Brilhante.
    Cada vez mais me convenço que as instituições internacionais que nomeiam portugueses para estes cargos são só para poderem gozar connosco.

    Gostar

  5. RC - beirão permalink
    29 Setembro, 2022 10:17

    Uma dor de alma estes dois figurões, como políticos portugueses: o catavento – ainda conheci o seu pai, ministro de Salazar, com o seu chapéu preto na mão, avenida da liberdade abaixo, sem peneiras, com a postura de um cidadão comum -, com as suas permanentes infantilidades e conversas de chacha, se um dia tiver de falar de um assunto sério para o país, ninguém o levará a sério; o homem do Fundão, meu conterrâneo de pé de porta, para além de cavar pântanos danosos e de nos dar cabo do juízo com as suas Jeremiadas castratofistas, é um belo pandego dorminhoco e palrador.

    Gostar

  6. JgMenos permalink
    29 Setembro, 2022 12:00

    Entre má-língua irrelevante e a constatação de uma irrelevância institucional de há muito estabelecida, para concluir o quê? … que não há destruição do planeta por acção humana?

    Gostar

  7. João Lopes permalink
    29 Setembro, 2022 18:37

    As alterações climáticas e a covid-19 já mataram 99% da população mundial, a avaliar pelas idiotices debitadas por certos figurões. Ah… mas afinal não!

    Gostar

  8. carlos rosa permalink
    29 Setembro, 2022 21:21

    Quando o Guterres foi para a ONU eu disse que era bom porque nos livrávamos de um Bosta inútil.
    Mas hoje concordo que o fulano contribui muito para o descrédito de Portugal no estrangeiro.
    Longe vão os tempos em que um grande estadista estrangeiro afirmava que Portugal, país pequeno, tinha um governante com categoria para governar uma grande potência mundial. Era Salazar.

    Gostar

  9. freakonaleash permalink
    30 Setembro, 2022 09:29

    Que o Gugu é incompetente já o sei há muito tempo…mas a parte das temperaturas e idade média é um novo baixo para alguém que só discursa lugares comuns e outras baboseiras.

    Gostar

  10. lucklucky permalink
    30 Setembro, 2022 14:15

    Guterres transformou-se num extremista.

    Gostar

  11. voza0db permalink
    30 Setembro, 2022 18:56

    Está apenas a fazer o que lhe MANDAM… Enquanto a manada é entretida com o Cherne Tuga os Terroristas fazem a FESTA!

    Próximo ALVO…

    Gostar

  12. Azeitona de Moura permalink
    30 Setembro, 2022 19:03

    E o que diz a isso tudo o Pe Melícias?
    Será que perdeu o pio?

    Gostar

    • carlos rosa permalink
      30 Setembro, 2022 19:52

      E o D. Ximenes Belo que é católico como o Guterres e como o Marcelinho.
      E tal coisa e coisa e tal?

      Gostar

  13. Chopin permalink
    2 Outubro, 2022 14:39

    Ia jurar que a sabotagem do Nordstream causou uma fuga de milhões de metros cúbicos de gás para a atmosfera. Nomeadamente, metano.
    Os ponteiros do relógio para o apocalipse gutérrico devem ter dado umas voltas.
    Só falta o anúncio oficial. Vou esperar…sentado!

    Gostar

  14. Zé Manel Tonto permalink
    2 Outubro, 2022 15:03

    “poderia pelo menos minimizar o nosso embaraço de o ver discursar na ONU tendo aulas de pronúncia de Inglês”

    Vá lá, que não sou o único a quem isso irrita solenemente.

    O homem tem a mesma atitude relativamente a fazer-se entender em inglês que o seu correlegionário Ferro Rodrigues tem pelo segredo de justiça.

    Gostar

Indigne-se aqui.