PSD não sabe o que são preços
A mulher do ministro da saúde falou ao país e afirmou que aquilo que ela acham serem as margens de «lucro» dos alimentos têm sido “imorais”. Acrescentou a esposa de Manuel Pizarro que é imperioso que se fixe um “tecto máximo para os preços dos produtos hortofrutícolas”.
Hoje em dia qualquer matarruano sem noção do ridículo é capaz de defender a mais estúpida e errada das teses acerca de questões que não tem a mínima capacidade de compreender nem sobre as quais está mentalmente disponível para aprender. Portanto, não é preciso ter a manha ou ser mestre da velhacaria como Marcelo para dizer estas asneiras…
Neste tema do preço dos bens alimentares, se a maioria dos jornalistas rejeita a hipótese de eles próprios serem ignorantes, incompetentes e completamente impreparados para abordar temas muito básicos de economia, as únicas explicações plausíveis para darem erros grosseiros e veicularem conceitos defeituosos sobre “lucro”, “margem” ou “inflação” é a de os jornalistas serem meros serventuários do governo ou, então, estarem possuídos por um activismo marxista requentado.
André Ventura percebe tanto de economia como eu de física quântica e, na ânsia de ser popular, Chega a ser ridículo a ultrapassagem que faz ao Bloco pela esquerda propondo medidas chavistas como limitar a margem de lucro na venda de bens alimentares essenciais durante seis meses. Ventura diz que os preços dos alimentos são “pornográficos”, mas o que pôs a nu foi a sua intrínseca vertigem para o arrivismo e a demagogia.
Mas mais preocupante é a posição do PSD sobre a matéria. Este partido destacou um ex-jotinha que nunca deixou de ser tanso para comunicar aos portugueses a sua orientação política. Em vez de rejeitar liminarmente a contraproducente e criminosa proposta para impor limites às margens na venda de bens essenciais, este infeliz Pedro Duarte contemporiza e diz apenas ser algo “prematuro e precoce” defender tal coisa.
Dois ou três neurónios chegariam para perceber quatro coisas:
- O controlo de preços é equivalente a deixar de usar um termómetro para medir a febre.
- O controlo de preços nunca resultou e prejudica sempre, sobretudo, os mais desfavorecidos e pode deixar à fome os desvalidos.
- A inflação não é um aumento de preços, mas sim a perda do poder de compra da moeda.
- O aumento dos preços não é inflação. A injecção de dinheiro em circulação na economia é que gera aumento de preços.
A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:
A cura para preços altos é “preços altos” e a cura para preços baixos é “preços baixos” . Tudo o mais que se diga é ignorancia ou velhacaria populista.
Se não deixarem os precos funcionar , estes não irão cumprir o seu papel . Se os deixarem funcionar aos preços altos seguir-se-á maior produção e o consequente abaixamento de preços naturalmente. Da mesma maneira se os preços forem demasiado baixos , estes provocarão uma diminuição de produção levando a um equilibrio entre produção e preço .
Com preços estabelecidos administrativamente é muito provavel a escassez , o esvaziamento das prateleiras e consequentemente o aumento da pobreza.
GostarGostar
Estes jornalistas não só estão possuídos por um activismo marxista requentado e são meros serventuários do governo xuxa, como uma boa parte deles são igualmente burros e não apenas dão calinadas grosseiras em matéria de economia básica; no que se refere a incultura e a maltratar a língua portuguesa são uns ‘verdadeiros artistas’. Quanto ao mais que o Telmo refere com o seu habitual olho clínico, é a costumada prosaica ignorância e palermice da piolheira, como a classificou, e bem, o rei Dom Carlos.
Não saímos disto!
GostarGostar
Para qualquer ser humano com um palmo de testa que pense com a sua cabeça teria que saber que o que está a acontecer ainda será pior lá mais para a frente.
O Telmo descreve a realidade das coisas mas não consegue mudar as mentalidades de um povo que até parece que sempre foi rico.
As medidas impostas pelos governos para mitigar as TAIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS é o que nos vai levar a esta tragédia que se anuncia.
Os pequenos produtores e até mesmo aqueles que dantes tinham uma horta que produziam e vendiam diretamente ao cliente não vão sobreviver.
Hoje um velhote que sempre se governou com uma horta e produzia umas coisitas está em fase terminal pois eles pedem-lhe tudo e mais alguma coisa ele é cartão para aplicação de pesticidas, cartão para comprar pesticidas e outras tantas coisas.
Para ter acesso a estes cartões é quase preciso tirar um curso superior o que acham que os velhotes fazem? Desistem.
Isto tudo que estão a impor só vai tornar tudo mais caro e mais escasso.
Enfim fome muita fome vem por aí.
GostarGostar
Já estamos quase no PREC…
GostarGostar
Programa de Rapinação Escarrapachada do Costa?
Já está em curso há muito.
GostarGostar
O que nos trouxe aqui?!
Tudo começou com o ataque terrorista financeiro de 2007/8… Daí para cá foram criados triliões de dólares/euros/libras/francos suíços (QQE) em simultâneo os terroristas implementaram a ZIRP e logo de seguida veio a NIRP que facilitou a inflação das bolhas especulativas em bolsas e mercados imobiliários e nas empresas zombie (maioria da área tecnológica). Não satisfeitos decidiram DESTRUIR a economia mundial com confinamentos e proibições de circulação (por causa da gripe “especial”!). Enquanto a destruíam lembraram-se de lançar o QT e terminar com o ZIRP e NIRP!
E para acabar de vez com a economia decidiram inventar um sem número de sanções ao fornecedor de ENERGIA BARATA e outros bens…
Toda a INFLAÇÃO que já existe é consequência directa destes anos de terrorismo financeiro (efectuado apenas para beneficiar as SFD & Bilionários)… E já se vê que não importa as tangas que debitam que no final eles vão imprimir sempre mais biliões ou triliões para “salvar a banca”, caso recente do banco central suíço!
Enquanto isso podem continuar a ruminar os hortofrutícolas…
GostarGostar
O “ataque terrorista financeiro” foi os Governos terem baixado o custo do crédito para conseguirem crescer pela impressão de moeda pelo crédito, o que levou a um endividamento gigante começando por eles próprios.
2007 2008 é só mera consequência disso.
GostarLiked by 1 person
Os “governos” não MANDAM em nada… limitam-se a reproduzir para a MANADA o que os DONOS e seus representantes querem, e emitem DIVIDA pois sendo servos dos DONOS do SISTEMA MONETÁRIO nada mais podem fazer.
2007/2008 foi, tal como agora, um evento criado pelo BIS/FRS que aumentou os juros de forma agressiva

e causou o colapso das fraudes que entretanto os terroristas financeiros tinham inventado para enganar gado boçal.
E agora estão a fazer exactamente o mesmo e sempre com o mesmo objectivo.
GostarGostar
Enquanto nos entretemos com fruta e ervas…
Lá para os lados da Origem da Inflação…
A F.R.S. (FED) está a:
1. Aumentar os Juros
2. Reduzir o seu balanço via QT
3. A injectar até $2 TN em liquidez via BTFP que não é nada mais nada menos que QQE Camuflado!
Daqui a nada será o Banco Comunista Europeu a fazer o mesmo…
GostarGostar
O defici ente men tal do “Atento” morreu??? Querem ver que teve a hombridade de pôr em prática a eutanásia que defende?
GostarGostar
O Atento não era de-fi-cien-te mental. O deficit estava na atenção.
Os seus comentários tinham tanta pertinência quanto os de um amblíope de nascença sobre a obra de Rembrandt. Ou de António Costa sobre transparência e honestidade. Não esperamos que tenham razão, mas acabamos por formar a nossa opinião sobre os opinadores, e raramente sobre o opinado.
GostarGostar
hehehehe, muito bom!
GostarGostar
Percebo o suficiente para saber que quando o produtor desce o preço, no consumidor não desce logo – porque o que é vendido já existia no stock. Mas quando sobe no produtor, reflete logo no na comercialização – porque é preciso repor o stock. Olha abóbara.
GostarGostar
Sinais de um blog decadente:
— posts de frequência e qualidade decrescente
— diminuição drástica de leitores, comentadores e comentários
— os que restam, em desespero, começam a suspirar por trolls e críticos
Serei crítico ou troll? Pouco importa; já só escrevo para o trans André Silva, aka Salomé, para meia dúzia de velhos que ainda cá se arrastam (até o chupaminha se pirou) e para o Chico Colaço, intrépido empreendedor das Beiras, devotado fã da bruxa Rand, cultíssimo leitor de dicionários e manuais de rega.
Do neoliberoca Telmo que temos? O de sempre: deixar o mercado funcionar, deixar os mamões mamar, o resto que emigre ou passe fome, tanto lhe faz. ‘Oligopólio’ é palavra desconhecida por estes lados; ‘cartel’ também.
Talvez o Telminho, se precisar de emprego e não viver de rendas, ‘consultoria’ ou outras chupices, tenha uma carreira à espera no Estado: a Autoridade da Concorrência, a avaliar pelo que faz, deve estar cheia de Telmos.
GostarGostar
Sinais de um blog blá blá blá blá oinc oinc oinc oinc mamões mamar blá blá blá blá oinc oinc oinc oinc cheia de Telmos
GostarGostar
Fica tranquilo, tu não és crítico ou troll. És apenas um atra sado men tal. Bem, nesse caso, valha a verdade que não te deverias sentir tranquilo, mas como é próprio de um atra sado men tal, tu não tens plena consciência que o és – e por isso lá vais seguindo alegremente…
GostarGostar
Obrigado, Salomé. Também gostei de a ver.
GostarGostar
Muito bom.
GostarGostar