BLASFÉMIAS

A Blasfémia é a melhor defesa contra o estado geral de bovinidade

Sai da frente

Publicado por helenafmatos em 20 Março, 2008

Um mail de Gabriel Mithá Ribeiro chama-me a atenção para um video que no YouTube dá conta da agressão a uma professora A cena é pungente. Mas mais pungente ainda que a cena  em si mesma  é o tempo em que os alunos se mostram quase divertidos com o sucedido e sobretudo o que se ouve naquela sala de aula.

“Sai da frente” “Ó gorda sai daí” “Altamente” - são algumas das expressões ouvidas produzidas por um dos alunos espectadores. Talvez o mesmo que filmou tudo isto e que alguém intitulou como  “9º C em grande”

163 Respostas para “Sai da frente”

  1. jcd Diz:

    E isto teve algumas consequências? Desconfio que não. Afinal a aluna estava apenas a expressar o seu modo de estar, a encontrar caminhos na construção da personalidade e a desenvolver livremente o seu espaço de inserção sociológica na comunidade. Não é o que se pretende da escola pública?

  2. Anónimo Diz:

    Adolescentes
    Há cenas bem piores de adultos nas assembleias de futebol, nos parlamentos de certos países.

    As pessoas gostam de ver e divulgar este tipo de videos, mesmo que seja para criticar. E assim eles aparecem.
    Hoje há uma noticia da condenaçao a 2 anos de prisao a uma jovem em Inglaterra que filmou uma agressao que levou à morte de uma pessoa e colocou no youtube.

    Se estes filmes nao fossem republicados em emails, em blogs, nas tv’s, nao os faziam.

  3. Anónimo Diz:

    A culpa é, obviamente, da professora.
    Ainda não descobriu que a 1ª prioridade de qualquer professor que queira sobreviver é agradar aos alunos, não é afrontá-los.

    A propósito: a 2ª é dar o maior número de positivas possível; a 3ª é agradar aos pais; a 4ª é ter a burocracia em ordem; e, por último, estando satisfeitas as anteriores, é tentar ser um bom professor.

    Quem inverte esta ordem só pode esperar o pior.

    Porque os professores estão sozinhos, terrivelmente sozinhos. E impotentes.

    Obrigado sra. ministra.
    Obrigado, sr. 1º ministro.

  4. anti-comuna Diz:

    Que se passa com a contabilidade pública? Parece que a DGO esqueceu-se que deve apresentar contas até ao dia 15. Parece que as coisas estão a correr mal ao desgoverno, no tocante às receitas fiscais. Pois é. Eu bem avisei. ;-)

  5. Afonso Azevedo Neves Diz:

    De apreciar o facto do video arrumadinho na área de “comédia” porque imagino que seja disso que os meninos julgam que se trata.

  6. Olha c’a belha bái cair! « Diz:

    [...] c’a belha bái cair! Pela Helena Matos chega-se a esta coisa de nome “9C em grande”, alojado no youtube, na área de comédia [...]

  7. Anónimo Diz:

    Já sei é um anúncio ao telemóvel!

    A profesora confiscou-lhe o telemóvel, e pelo telemóvel faz-se tudo. Até se luta com a professora!!

  8. Anónimo Diz:

    Gosto da parte inicial em que a miúda grita

    Dá-me o telemóvel , Já!
    E nao consegue aguentar o riso

    Grande teatro
    O miudo que posta o video no youtube, tem como preferido outro video chamado ” a conversao do irmao José” , um tocador brasileiro a falar de Jesus, paz, amizade…

  9. Pedro Sá Diz:

    Pois aqui está tudo mal. TUDO.

    A começar (ou a acabar, tanto faz) pela professora que se acha no direito de apreender propriedade alheia (mais simples e prático era mandá-la para a rua se o telemóvel fizesse barulho, porque se não presta atenção é lá com ela) e a acabar (ou a começar, tanto faz) por uma atitude completamente histérica. Mas que está ao nível dos disparates que p.ex. o João Miranda diz em nome do direito de propriedade.

  10. Confrade Diz:

    Se virmos os comentários ao video, a critica à atitude da “pita” é constante. É um infeliz caso, há piores. Agora, que raio de escola é aquela que perante tal algazarra não aparece ninguém?

  11. piscoiso Diz:

    Não vejo que haja agressão à professora, mas sim uma disputa por um telemóvel.
    Sendo o telemóvel, propriedade da aluna, que não queria despojar-se dele, a professora só tinha que ejectar a aluna da aula, com todos os telemóveis que possuisse.

  12. Confrade Diz:

    Quando a pita diz “Dá-mo o telemóvel já!” até parece que a stora se ri. O telélé é da pita, a stora está com inveja do modelo, devia ter colocado era a pita fora da sala de aula, e cenas assim se evitavam.
    Isto vai passar na TVI, ai vai, vai!

  13. Assim vai a Educação em Portugal… « ** Ideal Social ** Diz:

    [...] via blasfémias [...]

  14. rxc Diz:

    Quando o ME faz tudo o possível para manter os alunos dentro das salas de aula, vêm uns iluminados dizer que a professora é que estava errada por não ter expulso a desprezível criatura. Devem ser os mesmo que acham que os professores ser os educadores/pais/psicólogos/assistentes sociais/babysitters desses adolescentes, fazer tudo com um sorriso e ainda pedir desculpa quando o menino os agride. Esquecem-se que se lhe acontecer alguma coisa durante esse período de aula, o professor é chamado à responsabilidade.
    Dêem-lhes condições sérias para fazer aquilo que devem (ensinar) e não lhes atribuam as funções de que outros se demitiram (nomeadamente muitos encarregados de educação, que vêem o sistema de ensino como um depósito, onde basta lá colocá-los em estado bruto aos 3 anos e esperar que os professores os devolvam bem formados e educados aos 18…).

  15. Anónimo Diz:

    “acham que os professores ser os educadores/pais/psicólogos/assistentes sociais/babysitters desses adolescentes”

    Se o professor nao quer ser babysitter nao tira o telemóvel ao bébé, isso é com os pais. Nessa cena o professor faz de “papá”. E a cena parece uma cena de adolescente zangada com a mama aos berros.

  16. nacionalistas Diz:

    http://nacionalistas.wordpress.com/

  17. Pois Diz:

    Uma boa parte dos comentadores já foi (des)educada por este sistema educativo.
    Só pode!

  18. Pois Diz:

    Só falta aparecer aí um blasfemo a dizer que o problema é não termos as escolas dirigidas pelas autarquias, ou os paizinhos a receberem cheques-ensino…

  19. Assim vai a Educação em Portugal… « Arrochadas (2.0) Diz:

    [...] via blasfémias [...]

  20. Anónimo Diz:

    “Pois Diz:
    20 Março, 2008 às 11:40 am
    Uma boa parte dos comentadores já foi (des)educada por este sistema educativo.
    Só pode!”

    O “pois” nao se apercebe da quantidade de insultos que adultos brindam outros adultos em comentários, artigos de jornais,manifestaçoes de rua, parlamentos.. etc? Assim ficam escandalizados com a liberdade de expressao e a birra de adolescentes?!!!

    Nao entendo.

  21. johnes Diz:

    A coisa tinha solução, punha-se lá os pais a tratar da canalhada, se não o socrático, ou a freira gorda e má, que também dizem sinistra, e já taba.

  22. Anónimo Diz:

    johnes Diz:
    “ou a freira gorda e má, que também dizem sinistra,”

    Estao a ver? Acham que o johnes é adolescente ou adulto?

  23. Carlos Diz:

    Aqui uma boa oportunidade da ministra mostrar trabalho.
    Com toda a certeza a ministra já tem conhecimento deste vídeo. É obrigatório abrir um processo disciplinar as este grupo de alunos e erradicá-los do ensino público depois duma queixa apresentada nos tribunais por agrassão à professora.
    Era justo e mostrava que se preocupava com o ensino.
    Se ficar insensível às imagens, é co-responsável nas agressões!

  24. faialense Diz:

    É nestas alturas que eu gostava de ser professor. A minha carreira docente não ia durar um dia mas as cicatrizes no focinho destas bestas iam durar a vida inteira.

  25. rxc Diz:

    Oh anónimo do 15. não seja ridículo. E se o aluno trouxer uma gaita de beiços e a começar a utilizar na sala de aula, o professor nada deve fazer e esperar que os encarregados de educação venham resolver o problema?
    Quem afinal deve ter a autoridade na sala de aula, o professor ou o aluno? Com os desvarios do ME nos últimos anos, infelizmente a balança pesa cada vez mais para o lado dos meninos, e há muitos “românticos” que concordam com essa filosofia, querendo colocar o professor como um “colega” ou “companheiro” dos alunos.

    A mim nunca me passou pela cabeça, durante os 17 anos que estive na escola/Universidade, pôr em causa a autoridade de um professor dentro e fora da sala de aula (mas isso aprende-se em casa, e não na escola…).

  26. Lololinhazinha Diz:

    “Quem afinal deve ter a autoridade na sala de aula, o professor ou o aluno?”

    O problema dessa coisa da autoridade é que não se impõe por decreto. Ou as pessoas têm capacidade de exercer autoridade ou não têm. Uma pessoa que se presta a esta palhaçada de tentar sacar um telefone a uma aluna totalmente histérica e desequilibrada em vez de mandar a menina calar-se e ir para a rua apanhar ar, obviamente não tem nenhuma espécie de autoridade e jamais vai ter.

  27. rxc Diz:

    Tentei fazer uma análise mais geral da questão obviamente. Ora se o ME prepara legislação em que quem é penalizado pelas falhas dos alunos é o professor, não acha que isso pode promover, indirectamente, uma transferência de autoridade do professor para o aluno? Os meninos não são assim tão burros sabe, e eles sabem que os professores têm de os manter dentro das salas de aula a todo o custo, que os têm de passar a todos até ao 9º (e agora no secundário também, estatísticas a quanto obrigam), que têm de fazer um teste extra caso o menino falte, que têm de compensar a aula em que o menino faltou, etc…Se tudo gira à volta do aluno, quem é que, de facto , passa a mandar na sala de aula? Penso que a resposta é evidente, e os resultados são previsíveis.

  28. Lololinhazinha Diz:

    Caro Rxc,

    Todos nós já fomos alunos e todos nós sabemos que o mesmo aluno tem diferentes tipos de comportamentos perante professores distintos. É verdade que os putos de hoje podem ser tendencialmente mais mal educados, mas a culpa da incapacidade de imposição de autoridade numa sala de aulas não é dos governos nem dos ministros.
    A cena teria durado trinta segundos se a única adulta da sala a tivesse sabido gerir. (e, obviamente, antes desta cena terão havido centenas de outras, porque isto não acontece de um dia para o outro). O facto é que nem todas as profissões são para toda a gente.

  29. Anónimo Diz:

    Rxc, a professora nao tem que sacar o telemovel à aluna à força, e depois acabar por ser ela a sair da sala. Nao é assim que se impoe respeito na sala de aula.

    Mas pensando bem, até creio que esta miuda demonstra coragem, num acto supremo de desobediencia civil. É um direito constitucional. Ela nao se resigna a ficar sem o telemóvel. Luta pelos seus direitos sem pesar as consequencias, numa acçao de protesto contra a prepotencia da autoridade que lhe quer impedir a liberdade de expressao de usar o telélé!

  30. Pi-Erre Diz:

    “O problema dessa coisa da autoridade é que não se impõe por decreto.” decretou a lololinhazinha.

    Pois, tásse mesmo a ver, não tásse?

  31. Anónimo Diz:

    ..Prevejo um futuro brilhante na política

  32. Lololinhazinha Diz:

    Anónimo Diz:
    20 Março, 2008 às 12:49 pm
    “..Prevejo um futuro brilhante na política”

    Ou nas telecomunicações.

  33. mariadosol Diz:

    E a professora deixa chegar a cena a este ponto? Qualquer episódio desta natureza numa sala de aulas é marcado, obviamente, por tensões anteriores ao próprio episódio e que nos escapam. Mas, nunca uma professora poderia deixar chegar as coisas a este ponto. Numa sala existem dois estatutos diferentes… pressupõe-se que o professor tem uma diferença de competência (também comportamental) em relação ao aluno…hum! Porque não saú da sala? Permite-se um braço de ferro literal com a malcriada da aluna? hummmm
    Estas palavras não são de mínima desculpa da aluna. São de condenação total da cena e dos seus intervenientes. Professora incluída.

  34. CD Diz:

    A professora não é muito inteligente, se trata os alunos como criancinhas é natural que seja enxovalhada.
    O que é que a impediu de suspender a aula enquanto a rapariga não fosse expulsa com falta disciplinar? Em vez de fazer figuras tristes?

  35. CAA Diz:

    Depois disto enfiar um filho na escola pública só é mesmo admissível por motivos económicos.

    Este tipo de casos, que se ouvem falar há muito mas aqui, finalmente, se vêem, e o espectáculo daqueles ‘professores’ aos saltos e disfarçados em jeito de Queima das Fitas retardada na manif., estão a matar o pouco que resta de dignidade na escola pública. A Helena Matos já disse que a classe média se está a afastar do ensino público. É verdade. É cada vez mais uma enorme verdade.

    Só tenho pena que a maioria do ensino privado entre nós sejam escolas com nomes de santos e titulados pela entidade que mais se aproveita deste descalabro.

  36. CAA Diz:

    CD,

    «A professora não é muito inteligente, se trata os alunos como criancinhas é natural que seja enxovalhada.
    O que é que a impediu de suspender a aula enquanto a rapariga não fosse expulsa com falta disciplinar? Em vez de fazer figuras tristes?»

    A pobre professora nem conseguiu sair da sala quanto mais fazer isso…

  37. piscoiso Diz:

    O telélé é uma coisinha que pode ter mensagens ou imagens privadas, tal como um diário.
    O telélé é quase uma prótese.
    Haja respeito.

  38. Anónimo Diz:

    CAA
    “A pobre professora nem conseguiu sair da sala quanto mais fazer isso…”

    A pobre professora,nao largava o telemóvel! lol

    Creio que talvez ela nao esperasse essa reacçao da aluna e ficou indecisa, coitada. Se largasse o telemóvel, lá achou que a aluna “ganhava”. Mas o que ela tinha a fazer era largar o telemovel e tomar a atitude certa. Que é obvia.

  39. carneiro Diz:

    Não sei se estou mais impressionado com o video se com alguns comentários.

    Aquilo resolvia-se com um estalo nas trombas. Ponto final. Aquela menina nunca mais fazia aquilo, nem os outros que assistiam. Prevenção especial e geral.

    Agora, crucifiquem-me por ter verbalizado aquilo que é óbvio. Mas enquanto a “legítima defesa” do professor não for alargada…

    è como a legítima defesa dos polícias: O polícia não tem que esperar que o fulano lhe aponte a arma; se tem a arma na mão, se ouviu a ordem policial de mandar a arma fora e se o não faz, o polícia passa a estar ameaçada. Logo, dispara legitimamente.

    Aluno que não se sente, apesar da ordem do professor e que toque fisicamente no professor está em situação de agressão que legitima que o professor se defenda. legitimamente.

    Isto já não vai com palavrinhas.Ainda menos a querer aplicar à totalidade dos nossos jovens regras que só fazem sentido em abientes de muito superior nível económico, familiar, social e educacional. E porque a minha mulher é professora numa escola onde uma das turmas de 22 consegue ter um aluno branco e porque estou farto de ouvir histórias destas acontecidas a outras colegas dela, eu só estou á espera de ter que ir à Escola resolver um assunto destes quando a sorte tocar á minha mulher.

    Aliás, quando os maridos das professoras começarem a resolver directamente estes assuntos, garanto que os adolescentes vão acalmar.

    Fica-me o comentário ” Olha, a velha vai cair”… rapazinho filho da puta, hein? Ou acham que o adolescente merece outro carinho na qualificativa ?

  40. Lololinhazinha Diz:

    CAA,

    Não conseguiu sair da sala porque não quis largar o telemóvel rebaixando-se ao nível da adolescente!!
    Isto não mostra apenas que os putos são mal educados. Mostra também porque é que os putos são mal educados.
    Se os professores não conseguem manter um comportamento que evite este tipo de cenas qual é a alternativa? requisitar um polícia para cada sala de aula?

  41. anti-comuna Diz:

    Afinal existe ou não existe verdadeira consolidação das contas públicas?

    Basta ver como começou o ano. Mal. O Estado já está a aumentar muito mais os gastos do que as receitas. E, note-se, ainda a recessão económica portuguesa entrou em “velocidade cruzeiro”. Porque, quando a recessão bater forte, o Estado vai conhecer uma explosão no défice orçamental, atirando o seu valor bem para cima do que o desgoverno imagina. Se o ministroda despesa pública já anda em pânico, porque não consegue aumentar as receitas extraordinárias, imaginem quando as receitas fiscais começarem a ter decrescimentos homólogos negativos. Basta atentar ao comportamento do IVA…

    O momento da verdade está a chegar. Enquanto lá fora a economia mundial crescia fortmente, estes matraquilhos que nos desgovernam, andaram a enganar as pessoas, através dos aumentos dos impostos. Mas como essa mama se esgotou, e não se reformou as despesas públicas, o Estado irá voltar a conhecer défices galopantes.

    Mas atente-se já nesta desgraça:

    http://img386.imageshack.us/img386/303/portugalfalidorb4.gif

    Fonte http://www.dgo.pt/Boletim/0208-bol.pdf?

    Este ministro também foi co-responsável pela má gestão orçamental, do período 1995/99. Lembram-se?

    É Portugal a atingir quase o fundo. :-(

  42. Lololinhazinha Diz:

    “Agora, crucifiquem-me por ter verbalizado aquilo que é óbvio. Mas enquanto a “legítima defesa” do professor não for alargada…”

    AHahahahah

    De acordo com o direito a única pessoa que estava em legítima defesa era a aluna. Estava a defender a sua propriedade contra um ataque ilegal.
    Pode ser triste, mas é verdade!

  43. Lololinhazinha Diz:

    Além disso a miúda tinha motivos para reclamar. O princípio da igualdade estava a ser flagrantemente violado. Afinal, enquanto a professora pretendia sacar-lhe o telefone a ela havia pelo menos um coleguinha que estava a usar outro telemóvel para fazer o vídeo!! Então como é? Só uns é que podem?

  44. Anónimo Diz:

    Seria muito interessante, para um programa prós e contras convidar os intervenientes nesse video para explicarem o sucedido no video e debaterem o assunto. Jovens, professores e pais. Se aceitassem ia ser muito educativo.

  45. Lololinhazinha Diz:

    Anónimo Diz:
    20 Março, 2008 às 1:29 pm

    caro anónimo,

    Ainda corríamos o risco de chegar à conclusão que, afinal, o telemóvel era da professora!!

  46. Anónimo Diz:

    lololnhazinha

    quem sabe! ou entao continha imagens da professora que a aluna tinha filmado!

    mistério.

  47. Al-fenos Diz:

    Estas situações são relativamente comuns e não são resultado das politicas específicas deste governo ou deste ministério.Porventura as novas orientações poderão ainda agravar mais.
    Ao longos destes ultimos anos retirou-se ao professor a autoridade do saber, a ultima e a mais importante autoridade que deve ser autorizada e aplicada.
    Ao longo destes mesmos anos os professores foram aceitando e muitos até colaborando com uma suposta partilha de “saberes” a que o professor se sujeitava “entendendo” “aceitando” e “compreendendo” tudo o que as “prolongadas” vidas de ganapos lhes poderiam ensinar em termos de comportamentos sociais. O mesmo para a transmissão dos conhecimentos já que cada aluno antes de lhe explicarem (ex) a gravidade e o atrito terá de demonstrar por experiencia propria o que ele conhece desses dois conceitos para depois e só depois o professor “ajudar” nessas “competencias”.
    A aceitação ou o silencio dos professores ao longo destes ultimos vinte anos sobre isto creio, lhes retirou até a autoridade moral para estarem contra esta reforma apenas porque enquanto não lhes mexeram nas avaliações dos seus desempenhos e progressão de carreiras, não “tugiram nem mugiram”
    Aos “experts” que falam de propriedade privada (o telele) da “pita” não lhes ocorre que estando os alunos em instalações publicas com regras defenidas não possam fazer uso da respectiva “propriedade privada”.
    O que está em causa não é a atitude da professora que poderia tomar outras atitudes que porventura poderiam resultar numa melhor solução do problema mas primeiro a utilização indevida do telele na sala de aula e depois toda a atitude da “pita” assim como de todos ou quase todos os seus colegas.

  48. carlos Diz:

    Importante mesmo é saber que seguimento teve esta ocorrência.
    Importante também saber que meios tem a professora para resolver um caso de indisciplina antes de chegar a este ponto.
    - Será que pode “convidar” a aluna a sair da sala por estar a violar uma regra (não usar o TM dentro da sala) ? E se a aluna se recusar a sair o que deve fazer ? Chamar a GNR ?
    - Será que a professora pode abrir um processo disciplinar à aluna por desobediência e mau comportamento? Será que as “DRENs” deste país levariam o caso até à expulsão ?

    Este caso mostra bem a autoridade que foi retirada aos professores. Reparem que um caso destes só acontece numa escola pública. Numa privada, aluna já não entrava mais nas instalações. É que na privada alguém manda!

    Curiosamente alguns professores defendem a inimputabilidade das “crianças”. Defendem que as “más educações” e indisciplinas estudantis devem ser atribuídas aos pais, ao meio, à escola, aos “outros” professores, mas nunca à vítima-aluno! Também neste ponto aqueles senhores da 5 de Outubro só fizeram asneira desde o 25 de Abril.

  49. johnes Diz:

    Rapazinho filho da puta? Oh, diria mais filha da puta de gandulo que socrático e a sinistra não deixam ir trabalhar.

  50. carlos Diz:

    A Lolozinha deve ser a mãezinha da pitinha. É ainda mais reprovável a atitude de adultos que de cabeça fria subscrevem a atitude da gaiata. Por termos gente a mais a pensar assim, nomeadamente os experts da 5 de Outubro, que as coisas têem resvalado para esta tristeza.

  51. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    De facto vejo que os defensores do costume não enganam como o algodão.São objectivamente defensores do que assistimos.E que eu nunca antes tinha visto nos anos todos em que estudei.São os “avanços” civilizacionais propiciados pela esquerda igualitária e niveladora por baixo.As merdas que defenderam aqui os energúmenos alunos deveriam saber que esta excelsa ministra “DECRETOU” não dever haver telemóveis na sala de aula.
    Esta bandalheira em que mergulharam Portugal ainda um dia lhes vai sair cara.Por mim estou á espera de votar num partido da ORDEM da FAMÍLIA da NAÇÃO.Sei que não estou sózinho e que todo este folclore desaparecerá ao 1º tiro…

  52. António Diz:

    A professora deve andar confusa e desorientada, porquanto não terá ainda compreendido que a relação pedagógica se faz - há alguns anos - ao nível institucional.

    Os adolescentes, alheios à relação pedagógica, comportam-se e actuam autonomamente e segundo as regras de grupo, o qual tem um líder. Toleram ainda (!) esse espaço de clausura - a sala de aula, como toleram a casa/família, como repudiam a aprendizagem intelectual ou dos valores.

    Recomenda-se o visionamento por algum ministério da educação e da justiça próximo daqui.

  53. Helena Diz:

    Que vergonha!
    Fiquei sem palavras…
    Não consigo ver razão alguma que argumente a atitude daquela adolescente.
    O que me parece mais grave… é que o mais provável é isto acontecer impunemente em muitas outras situações sem que ninguém tenha “postado” algum vídeo no Youtube.
    A noção de disciplina e dever perdeu-se definitivamente para dar lugar a uma suposta noção de diversão e espectáculo gratuito e pelos vistos provomovido.
    Parece-me provável até que os encarregados de educação desta “imberbe” opine a favor dos actos que a mesmo provocou e a sua repreensão seria até ofensiva.
    Compreendo agora melhor a atitude dalguns colégios privados em limitar o uso de telemóvel nas aulas.
    O gosto em aprender, com algum custo, está a desaparecer e a atitude de tomar estas crianças como vítimas de alguma coisa é a meu ver uma completa estupidez. Não se constroi nada assim.

  54. Espada Diz:

    As muitas “DREN” que há pelo país fora andam a escutar “charruas” e a fazer outras coisas muito mais importantes dentro dos seus gabinetos do que acompanhar, planear, organizar e corrigir a máquina do ensino. Isso dá muito trabalho. Nos anos 70 e oitenta isto resolvia-se com um pontapé no rabo daqueles deixar o coxis de molho durante uma semana, mas agora estamos na era dos pareceres.

  55. Anónimo Diz:

    Para mim é tao estranho ver alunos jovens a dizer “a velha vai cair” referindo-se à professora, como ver professores a dizer ” a sinistra” ou a lulu , referindo-se à ministra.

  56. Para serem respeitados deviam dar-se ao respeito « Farmácia Central Diz:

    [...] estou longe de querer desculpar os comportamentos dos adolescentes do vídeo mostrado neste post da Helena Matos (são adolescentes e não bebés de 9 meses que ainda não têm noção de certo e errado), contudo [...]

  57. coutinho Diz:

    Inacreditável!
    uma professora rouba um bem pessoal de uma aluna na frente de tanta gente e ninguem faz nada.
    Se isto já vai assim nas salas de aula como não estará nas ruas?!?
    É um problema de geração. Esta malta à volta dos cinquenta não teve a preparação e educação que hoje há. Eu queria ver se fosse uma aluna a roubar um telemovel a uma professora no meio da sala dos professores. Era o fim do mundo…

  58. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    Anónimo Diz:
    20 Março, 2008 às 2:45 pm
    Para mim é tao estranho ver alunos jovens a dizer “a velha vai cair” referindo-se à professora, como ver professores a dizer ” a sinistra” ou a lulu , referindo-se à ministra.

    TEM RAZÃO ANÓNIMO. AS COISAS DEVEM SER CHAMADAS PELOS NOMES. A SUA MINISTRA É UMA MERDA!

  59. CAA Diz:

    Carneiro,

    «Aquilo resolvia-se com um estalo nas trombas. Ponto final. Aquela menina nunca mais fazia aquilo, nem os outros que assistiam. Prevenção especial e geral.»

    Se a professora fizesse isso nunca mais exerceria a sua profissão. E os alunos bem o sabem. Por vezes, é fácil falar de fora.

  60. JP Ribeiro Diz:

    A Questão é esta: Numa escola privada passava-se uma cena destas? A resposta é um enfático NÃO porquanto todos os alunos conheceriam quais as consequências.

    Então porque não se atribuem as culpas ao sistema público de ensino em vez de estar a responsabilizar ora a aluna ora a professora.? Ora, porque essa resposta não faz parte da cartilha que nos martelam na cabeça.

  61. CAA Diz:

    Lololinhazinha,

    «Não conseguiu sair da sala porque não quis largar o telemóvel rebaixando-se ao nível da adolescente!!»

    E se ela o tivesse feito dir-se-ia que tinha cedido, que se tinha vergado, que não tinha imposto a sua vontade, etc.

    Este vídeo identifica muitas das falhas do sistema público de ‘ensino’:
    - Indisciplina generalizada, falta de autoridade, falta de civismo, confusão absoluta acerca dos papeis em causa, docente e discentes, no fundo uma enorme falta de vergonha dos protagonistas.
    Mas tudo irá ficar na mesma mesmo depois dos telejornais, logo à noite, mostrarem o vídeo…

  62. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    PJ segue romeno perigoso

    Sabem quem é mas não podem colocar a foto na televisão por causa das garantias “totais” do novo e brilhante Código do Processo Penal cozinhado nas costas do pessoal trabalhador…

    A maior parte dos crimes, mesmo de morte, em Portugal fica impune porquê?
    Porque a bandalheira não é só nas escolas.É no controlo de fronteiras, é na legalização e nacionalização de meio mundo, enfim como diria o drogado, coisa que abunda por todas as esquinas,andam a “derrubar” a NAÇÃO.

  63. JP Ribeiro Diz:

    A mesma cartilha que faz os portugueses aceitarem os relatos da imprensa que reporta que o governo “deu” mais um subsídio, ou um desconto, ou uma benesse, quando todos sabemos que todos os governos não “dão” nada: meramente tiram a uns e distribuem por outros, (ficando nalguns casos com uma comissão de intermediação).

    Somos todos umas crianças e precisamos do Estado e seus capatazes. Felizmente que temos alguns que se sacrificam pelo bem de todos. Para bem do país e dos seus dogmas. Amen.

  64. CD Diz:

    «Aquilo resolvia-se com um estalo nas trombas. Ponto final. Aquela menina nunca mais fazia aquilo, nem os outros que assistiam. Prevenção especial e geral.»
    A menos que o aluno fosse um boi (todos sabem que os bois dão cabo dos carneiros)

  65. coutinho Diz:

    Realmente, é extraordinário!
    Agora que li os comentários verifico que as criticas recaem sobre a aluna.
    há com certeza aqui alguma perversão no respeito pelas regras comuns e pelas diversar ordens que conseguimos estabelecer entre todos.
    Em qualquer parte do mundo o acto de subtrair propriedade de outrem é sempre mais grave do que a perturbação simples da ordem dominante, através de ruidos, poses, provocações, etc.
    Onde é que este país quer chegar quando toda a gente acha aceitavel que um professor se abarbate com um telemovel? E se aluna tivesse uns sapatos daqueles que dão luzes? Tambem achavam aceitavel que a professora os tirasse e a miuda ficasse descalça?

  66. CAA Diz:

    O vídeo foi rerirado do You Tube. Não percebo muito disso mas julgo que só quem o publicou está autorizado a fazê-lo. Os miúdos, portanto…

  67. CAA Diz:

    Coutinho,

    Tenha vergonha pela pouca-vergonha que escreveu.

  68. coutinho Diz:

    eu pergunto-me mesmo se o caso se passasse numa aula com alunos adultos se a professora iria retirar o aparelho a qualquer dos alunos.
    Vamos supor que eram alunos adultos e que o telemóvel tocava ou algo assim, se a professora faria o mesmo.
    Não consigo compreender o porquê da necessidade do exercicio da autoridade de forma distinta quando se trata de crianças.
    Deve ser o mesmo principio que leva certos pais a darem umas bofetadas aso filhos quando estes cospem para o chão mas convivem a vida toda com os colegas de trabalho a cuspir para o chão e não abrem a boca.

  69. Anónimo Diz:

    O video já estava na primeira página do expresso

  70. coutinho Diz:

    É que nem no plano moral consigo entender esta perversão…
    Então o espaço da sala de aula é distinto no que diz respeito às liberdades e garantias?
    Qual enclave no meio do país, em cada sala apenas o professor dita a lei.
    Deve ser por isso que se proibem simbolos religiosos. Alguns deles são de ouro e ás tantas o professor tem o direito de ficar com eles.

  71. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    coutinho Diz:
    Vc é mesmo parvo ou quer fazer de…

  72. Cirilo Marinho Diz:

    Link actualizado

    http://www.youtube.com/watch?v=asp3G9pokuA

  73. Assim vai a “educação” em Portugal « O Insurgente Diz:

    [...] muito bem assinala Helena Matos: A cena é pungente. Mas mais pungente ainda que a cena em si mesma é o tempo em que os alunos se [...]

  74. pfig Diz:

    da noti’cia no expresso:

    “… a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) disse que só hoje teve conhecimento do caso, através de um e-mail enviado por uma cidadã. (…) E adiantou que o Conselho Directivo da escola soube do caso através da DREN.

    (…)

    O sindicato de professores do Norte não tem conhecimento do caso.”

    se uma a’rvore cai na floresta…

  75. Assim vai a “educação” em Portugal (2) « O Insurgente Diz:

    [...] como: Educação, Política, Portugal, Videos — André Azevedo Alves @ 4:06 pm (via comentário no Blasfémias de Cirilo [...]

  76. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    Como se vê existe toda a vantagem dos pais dos alunos poderem avaliar os professores.Contribui para o “sucesso” e a posse dos tele também… pois são úteis na resolução dalguma dificuldade do teste…

  77. Ferrinhos e Rodriguinhos Diz:

    eis a barraqueira do video: http://soraia07.hi5.com

  78. Rui Baptista Diz:

    CAA e outros velhos:

    O que o Coutinho diz é verdade. O que se vê no vídeo seria uma tentativa de roubo, em qualquer outro local. Que regras concretas invocam para condenar a aluna? Obediência cega ao mestre?

  79. lololinhazinha Diz:

    “A Lolozinha deve ser a mãezinha da pitinha. É ainda mais reprovável a atitude de adultos que de cabeça fria subscrevem a atitude da gaiata. Por termos gente a mais a pensar assim, nomeadamente os experts da 5 de Outubro, que as coisas têem resvalado para esta tristeza.”

    Eu não subscrevo a atitude da adolescente histérica e urgentemente necessitada de tratamento mental. Limito-me a não subscrever a atitude da professora, única adulta na sala, reveladora de total incapacidade de se fazer respeitar.
    Se não percebe a dferença entre as duas coisas, o problema é seu e não sou eu quem lhe vai explicar.

  80. faialense Diz:

    A insanidade alastra neste país a níveis alarmantes. A professora apreendeu o telemóvel? E o que é que a levou a fazer isso? Provavelmente se o video recuasse uns minutos, concluiríamos que essa sanção pecou por defeito. O que essa animália discente merecia era que a professora esborrachasse o aparelho contra a parede da sala e ,se no Conselho Directivo houvesse alguém à frente com eles no sítio, como os “principals” nos E.U.A., esse exemplar bovino com B.S.E. seria imediatamente expulso ou suspenso com obrigatoriedade de cumprimento de serviço cívico.

  81. lololinhazinha Diz:

    “Este vídeo identifica muitas das falhas do sistema público de ‘ensino’:
    - Indisciplina generalizada, falta de autoridade, falta de civismo, confusão absoluta acerca dos papeis em causa, docente e discentes, no fundo uma enorme falta de vergonha dos protagonistas.
    Mas tudo irá ficar na mesma mesmo depois dos telejornais, logo à noite, mostrarem o vídeo…”

    CAA,

    Os adolescentes são igualmente idiotas em qualquer geração. Os professores é que talvez tenham mudado. Relembro que nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90 (não sei como é agora)entrava-se nas faculdades para cursos que desembocam directamente no ensino com médias de 10, 11 e 12. Conheço imensa gente que decidiu ser professor apenas porque as notas que tinha no licéu só lhe permitiam aceder a cursos que `têm no ensino a sua única saída profissional. Como se pode imaginar os alunos medíocres não costumam gerar excelentes professores.
    Percebo que esta é uma realidade desagradável de se dizer (e injusta para com aqueles que são professores porque querem e não porque não tiveram notas para entrar noutro tipo de cursos superiores), mas por mais desagradável que seja não se pode ignorar a qualidade profissional, ou falta dela, de muito boa gente que anda por aí a dar aulas.

  82. DCSA Diz:

    Caros,

    os telemóveis já são proibidos em várias escolas, públicas e privadas.

  83. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    lololinhazinha Diz:

    Mas agora existem as ESE particulares que dão umas GRANDES notas que vão obrigar ao “exame” de acesso ao professorado, pois que tais notas !afastam” os licenciados das boas faculdades públicas, os verdadeiros “prof”;
    Desculpas esfarrapadas de quem quer continuar a defender o status quo do caminho para o abismo da irracionalidade.
    Is to é mais comum do que nos querem fazer crer.As escolas são creches em ponto grande.

  84. lololinhazinha Diz:

    Beirão, o Velho do Restelo,

    Por acaso engana-se porque eu até me estava mesmo a referir ás universidades públicas. Ao lado da minha faculdade havia a faculdade de letras e tendo tido oportunidade de conhecer muitos alunos de lá até consigo perceber bem porque é que existe uma crise grave no ensino. Os próprios professores - os bons (sejam de públicas ou privadas)- reconhecem este problema e não o negam.

    E eu não estou a defender status quo nenhum porque não tenho nessa defesa qualquer interesse. Estou apenas a dizer que os adolescentes das duas últimas décadas não foram substancialmente diferentes destes. Sao cretinos e portam-se tão mal quanto os deixam portar. E depois crescem e tornam-se pessoas normais…é a vida!

  85. Maria Marques Diz:

    Muitos comentários que aqui se lêem fazem-me perceber a falta de noção que traz esta ideologia igualitarista que nos impingem há três décadas.
    1. Numa sala de aula os papeis de professor e aluno não estão ao mesmo nível; há uma relação de hieraquia que deve ser respeitada e se esse respeito não é imediatamente apercebido pelos alunos, deveria constar do programa de aprendizagem logo no 1º ano.
    2. Uma aula não é ocasião para ter um telemóvel ligado, pelo que se a aula foi incomodada pelo dito elemóvel (vou assumir que a professora não andou a vasculhar as coisas da dita adolescente porque sim) a professora fez muito bem confiscar o telemóvel até ao fim da aula; estava a ter um comportamento muito mais simpático para a aluna (e se esta fosse equilibrada resolveria o assunto) do que enviá-la para fora da sala - se o tivesse feito não sabemos se a aluna teria saído ou se teria agredido na mesma a professora.
    3. A falta de autoridade da professora pode advir de hábitos e procedimentos de que tanto professores e ME são responsáveis (não do comportamento do video), os primeiros por darem maus exemplos aos alunos ao só se preocuparem com a sua carreira e ordenado e o segundo por tudo fazer para diluir as hierarquias e por se recusar a premiar os melhores, de forma a mais se conseguir uma escola igualitária, valor supremo para a educação pública.

  86. marini Diz:

    onde é que estamos? pode-se roubar coisas as pessoas e fica-se? a professora tinha era que levar um soco nas trombas para aprender a exercer a sua autoridade pelo veículos normais e não usar a coação e a agressão física. sem contar roubo. a única pessoas lúcida aqui é o Coutinho.

  87. lololinhazinha Diz:

    Maria Marques,

    Claro que não se contesta o direito de a professora confiscar o telemóvel (só mesmo por ironia). O que se aponta é o desnorte de quem, percebendo que náo está a ter êxito naquilo que está a fazer, insiste num braço de ferro físico com a aluna em vez de a mandar a ela e ao telemóvel para o meio da rua. No limite, seria preferível dar-lhe o telefone, ignorá-la e depois queixar-se do que sujeitar-se áquela cena. Aliás, é de crer que esta cena só aconteceu porque antes a mesma professora já se deve ter prestado a outras parecidas. Qualquer pessoa que já tenha dado aulas na vida sabe que é assim.

  88. lololinhazinha Diz:

    O que temos aqui é uma professora que se deixa envolver numa luta física com uma adolescente a fim de exercer a sua autoridade de lhe confiscar o telemóvel.
    Sou só eu que acho que isto não é normal?

  89. José Chouriço (sem telemóvel) Diz:

    Sim sr (idiota) Marini, os alunos até podem trazer facas, quem sabe uma pistola devidamente registada em seu nome, e sim o professore não dever confiscar nada disso, porque se trata de propiedade privada. É por causa de idiotas como o sr e o tal Coutinho que assistimos a cenas destas. Desconfio até que se calhar aquele rebento deve ser sua familiar. E para que conste, idiota é um ser com muitas ideias… Viva a república das bananas… e os seus macaquinhos amestrados

  90. Beirão, o Velho do Restelo Diz:

    Conheço uma professora do preparatório que anda constantemente com problemas de garganta.É que quer manter a disciplina falando mais alto do que os seus”rebentinhos queridos” incapazes de aceitarem as regras da boa educação que nunca ninguém lhes deu em casa.E como se sabe na escola nem tocar nos meninos se pode…
    Por acaso no meu tempo a gajo que falhasse na tabuada levava e forte… e eu nunca me senti complexado e ainda hoje a sei…

  91. Piscoiso Diz:

    Da filmografia sobre a “matéria”, o filme que me tocou mais fundo, foi “To sir with love” (1967), soberbamente interpretado por Sidney Poitier, como professor (negro) de uma escola difícil do East End londrino.
    É um retrato da escola em que eram alunos os que agora são professores.
    Cenas como a do vídeo agora badalado, são peanuts.

  92. coutinho Diz:

    Maria Marques

    1. Claro que ninguem diz que os papeis do aluno e professor são os mesmos mas quanto a isso do nivel, teriamos muito que conversar… Quanto ao respeito pela hierarquia, nada tem que ver com a subtração de bens pessoais. Quem é que pode ter respeito por outro alguem que acaba de lhe subtrair um bem pessoal?

    2. “Uma aula não é ocasião para ter um telemóvel ligado” Bom, sabe com certeza que estamos a entrar na era do m-learning, ultrapassado que vai estando o e-learning. Isto quer dizer que algumas instituições educativas americanas elegem já o telemóvel como instumento de aprendizagem preferencial. Se maomé não vai á montanha…

    3. “Autoridade”, “Confiscar”, etc. parecem palavras mais próprias para actuação da policia do que da comunidade educativa. Enquanto insistirmos neste modelo educativo do burro que fala e os outros baixam as orelhas, nunca conseguiremos dar o salto que o país precisa. Mas isso é outra conversa.

    Ultimo. Eu encaixo a do idiota e outras aqui escritas, mas a força da razão está bem patente no video. E o que se vê no video é uma senhora a subtrair (crime) um telemóvel a uma criança e uma criança a reagir com indignação, tal e qual como qualquer um de nós faria. Tudo o resto é especulação moralista.

  93. coutinho Diz:

    Parabens Beirão,

    Se a sua referencia de conhecimentos (cuja metodologia de obtenção não o complexou) é a tabuada, optimo, ainda bem que ainda a sabe. E já agora, sabe mais alguma coisa?

  94. coutinho Diz:

    Ó meu caro chouriço,

    Você anda embrulhadinho, não? Chame lá idiota à vontade e sem sentir necessidade de amenizar o insulto.
    Mas não, a menina não é minha familiar. No entanto, como professor já estive em situações bem proximas daquela, o que me levou a refletir um bocadinho sobre o assunto.

  95. António S G Diz:

    Pela observação do vídeo, pela leitura dos diferentes comentários, poderemos concluir com toda a facilidade, que se perdeu completamente o senso. Parece óbvio que, embora por diferentes razões, o comportamento da professora e da aluna foram muito semelhantes. Uma (a aluna) porque sente que,faça o que fizer, tenha o comportamento que tiver, não lhe acontecerá nada; o outra, (a professora) revela não ter comportamento adequado ao desempemho das suas funções. Só uma palavra para os pais ou responsáveis por esta adolescente: será que não sentiram uma enorme vergonha pela grande manifestação de falta de educação desta criança? Que tal umas palmadinhas no ‘tutu’ da menina? Provàvelmente, far-lhe-iam bem.

  96. lololinhazinha Diz:

    Palmadas no “tutu” é pouco. A miúda precisa é de tratamento psiquiátrico!

  97. Piscoiso Diz:

    Não creio que o problema da adolescente em causa, se é que tem algum problema, possa ser resolvido com castigos físicos, ou com internamento psiquiátrico.
    Os profs lavam mais branco.

  98. CAA Diz:

    Coutinho,

    Eu até pensei que . estava a tentar ter graça. Mas agora percebi que julga estar a falar a sério:
    «“Autoridade”, “Confiscar”, etc. parecem palavras mais próprias para actuação da policia do que da comunidade educativa. Enquanto insistirmos neste modelo educativo do burro que fala e os outros baixam as orelhas, nunca conseguiremos dar o salto que o país precisa.»

    O ’salto’ que V. advoga já o demos: foram os Robertos Carneiros, as Anas Benaventes e os inúmeros teóricos do eduquês, os dizem que ‘autoridade’ deve parar à porta da escola, como V., já nos obrigaram a dar esse salto: para o abismo em que está a nossa Educação, bem entendido…

  99. Rafael Ortega Diz:

    Há aqui muitos comentários que são sinceramente de levar as mãos à cabeça. Caramba, a professora não está a retirar propriedade privada à aluna. Eu vi muitas vezes um aluno estar agarrado ao telemóvel na aula a professora tirá-lo, poisá-lo sobre a sua secretária e devolve-lo no final da aula. As coisas normalmente processam-se assim e os alunos podem considerar-se com sorte, porque em muitas escolas, a regra no papel é telemovel que toca, telemovel apreendido, vai para o conselho executivo e só se os papás forem lá buscá-lo é que é devolvido.
    Quem acha que a coitadinha é a aluna que só estava a defender a sua propriedade é o tipo de pessoas que contribuem para que o sistema de ensino seja uma bandalheira que nos envergonha.

  100. CAA Diz:

    Concordo com o que diz a Maria Marques.

  101. CAA Diz:

    Bem lembrado:

    http://www.youtube.com/watch?v=pSEFc6_f8hE

  102. piscoiso Diz:

    Diria que muitos dos comentários estão ofuscados pelo corporativismo.

  103. Ivanvs Diz:

    Coutinho, lololinhazinha:

    Deixo-vos aqui este comentário:
    Cheira-me que vocês ou são pais dos alunos presentes na vergonhosa cena ou então estão presentes na dita cena, por um simples motivo. Por detrás d